Sie sind auf Seite 1von 3

I

SRIE N 2 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 21 DE JANEIRO DE 2002


Decreto -Lei n 2/2002
de 21 de Janeiro

CAPTULOII Licenas
SECO I Artigo 4 (Princpio geral)

Decreto-lei n69/97 de 3 de Novembro visou disciplinar a extraco e a explorao de areia nas dunas, nas praias e nas guas interiores. A experincia de aplicao daquele diploma mostrou a necessidade de se alagar aquela disciplina ao mar territorial e faixa costeira e, permitiu, ainda, detectar um leque de insuficincias, designadamente em matria da concesso e processamento das licenas, e da definio de critrios a que se deve observar na extraco e explorao de areia. Noutro plano esteve, naturalmente, presente a intencionalidade de assegurar uma proporcionada compatibilizao do novo diploma com a Lei de base da poltica do ambiente e com o DecretoLegislativo n14/97, de 1 de Julho. Assim: Ao abrigo do disposto no nmero 4 do artigo 38 do DecretoLegislativo n14/97, No uso da faculdade conferida pela alnea a) do n2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULOI
Artigo 1 (mbito de aplicao do diploma)

1. A extraco e explorao de areia no mbito de aplicao deste diploma fica sempre sujeita a prvia licena. 2. Compete Direco-Geral da Marinha e Portos, tendo em o ateno o disposto nos artigos 2. e 3, conceder e emitir as licenas referidas no nmero anterior.
Artigo 5 (Processamento da concesso das licenas)

1. O pedido de licena de extraco e de explorao de areia no mbito de aplicao deste diploma ser formulado em requerimento fundamentado, do qual constar a identidade do requerente, a indicao das zonas e dos locais pretendidos, bem como os meios de aco a serem utilizados, no caso de extraco. 2. O pedido ser dirigido Direco-Geral da Marinha e Portos e poder ser entregue na Capitania dos Portos com jurisdio na rea. 3. A licena de extraco de areia prevista no artigo anterior no poder ser emitida se o interessado no apresentar, com o respectivo requerimento, o estudo de impacto ambiental. 4. A licena de explorao de areia prevista no artigo anterior no poder ser emitida se o interessado no apresentar, com o respectivo requerimento, o pedido de vistoria s unidades de explorao.
Artigo 6 (Precaridade e condicionalismo das licenas)

O presente diploma estabelece a proibio de extraco de areia nas dunas, nas praias, nas guas interiores, na faixa costeira e no mar territorial at uma profundidade de 10 metros, bem como a sua explorao, por um lado, e, por outro, define um conjunto de normas disciplinadoras de tais actividades, quando elas sejam permitidas.
Artigo 2 (Proibio)

As licenas sero sempre emitidas a ttulo precrio, com a condio expressa de no prejudicarem os direitos do Estado ou de terceiros e tendo em ateno o disposto nos artigos 1 e 2 deste diploma.
Artigo 7 (Contedo das licenas)

1. proibida a extraco de areia nas dunas, nas praias, nas guas interiores, na faixa costeira e no mar territorial at uma profundidade de 10 metros. 2. A extraco de areia nas dunas, nas praias, nas guas interiores e no mar territorial a partir da profundidade de 10 metros, bem como na faixa costeira entre a linha normal da mar-baixa e o territrio terrestre, s poder ser realizada desde que no crie situaes que possam afectar o equilbrio ambiental, observandose os critrios definidos no artigo 3. 3. igualmente proibida a explorao de areia extrada em violao ao disposto neste diploma
Artigo 3 (Critrios a que deve obedecer a extraco de areia)

Das licenas constaro, alm de outros julgados necessrios, os elementos seguintes: a) O volume de areia a extrair em cada zona ou local indicado; b) O respectivo prazo de validade; c) Os equipamentos e meios de aco a serem utilizados; d) A taxa a cobrar pela extraco da areia; e) O preo mximo de venda de areia ao pblico.
Artigo 8 (Prazo de validade das licenas)

A extraco de areias nas dunas, nas praias e na faixa costeira entre a linha normal da mar-baixa e o territrio terrestre e no mar territorial, no mbito de aplicao deste diploma, s poder ser realizada desde que no ponha em perigo a fauna e flora aqutica e marginal e, nas zonas e nos locais indicados numa lista constante do despacho conjunto dos membros do Governo responsveis pelas reas do Ambiente e da Marinha e Portos.

1. O prazo de validade das licenas no poder em caso algum exceder 1 ano. 2. O prazo de validade das licenas poder ser reduzido em qualquer altura, sem que os respectivos titulares tenham direito a qualquer indemnizao, sempre que se reconhea que o interesse pblico deva prevalecer sobre o interesse privado.

I SRIE N 2 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 21 DE JANEIRO DE


SECO II Transmissibilidade e cancelamento das licenas Artigo 9 (Transmissibilidade das licenas)

2002

3. O titular da licena no ter direito a qualquer indemnizao se durante o respectivo prazo de validade, e qualquer que seja o motivo, no conseguir extrair o volume de areia que consta da licena.
SECO II Taxas e preo de venda da areia Artigo 14 (Princpio geral)

1. A titularidade das licenas concedidas para a extraco e explorao de areia no mbito da aplicao deste diploma no poder ser transferida sem prvia autorizao da Direco-Geral da Maria e Portos. 2. Esta transferncia s poder ser considerada desde que seja requerida, por um lado, pelo titular da licena, declarando que dela desiste, e, por outro, por quem pretenda e assim o declare, assumir os direitos e deveres emergentes da mesma durante o respectivo prazo de validade, devendo este ltimo documento ser firmado com a assinatura reconhecida por notrio. 3. Por morte do titular da licena, os seus herdeiros substituem-se-lhe nos direitos e deveres inerentes mesma, at final do respectivo prazo de validade.
Artigo 10 (Cancelamento da licena)

A extraco de areia no mbito de aplicao deste diploma fica, em princpio, sujeita ao pagamento de uma taxa, correspondente ao volume global de areia a extrair.
Artigo 15 (Quantitativo da taxa e preo de venda)

1. O quantitativo da taxa a pagar pela emisso da licena de extraco e ou explorao de areia ser fixado por portaria conjunta dos membros do Governo responsveis pelas reas de Finanas e da Marinha e Portos. 2. A areia a ser extrada ser vendida pelo titular de licena ao preo que for fixado nos termos da portaria conjunta referida no nmero 1. 3. A Direco-Geral da Marinha e Portos emitir as guias de pagamento da taxa, devendo proceder conferncia da quantidade de areia extrada pelo titular da licena. 4. A taxa ser pago pelo titular da licena, atravs do depsito do respectivo quantitativo na conta do Tesouro, em nome do Estado, junto de uma instituio bancria. 5. Efectuado o depsito, o titular da licena comunicar Direco-Geral da Marinha e Portos a realizao do depsito mediante a entrega do duplicado da guia com anotao da instituio bancria e do documento comprovativo do depsito. CAPTULOIII
Contra-ordenaes e penalidades Artigo 16 (Contra-ordenaes)

1. As licenas podero, em qualquer altura, ser canceladas pela Direco-Geral da Maria e Portos, sempre que se verifique alguma das situaes seguintes: a) Se reconhea que o interesse pblico deva prevalecer sobre o interesse privado; b) Ocorrncia de qualquer das contra-ordenaes indicadas no artigo 16, independentemente das sanes aplicveis. 2. O cancelamento das licenas previstas neste artigo no confere aos respectivos titulares direito a qualquer indemnizao, nem prejudica a responsabilidade que lhes caiba nos termos do artigo 11 deste diploma.
Artigo 11 (Obrigaes dos titulares das licenas)

1. Os titulares das licenas de extraco e de explorao de areia no mbito de aplicao deste diploma so obrigados a ter e a manter um registo de cada acto de alienao ou fornecimento de areia, das pessoas ou entidades beneficirias, a emitir as facturas, o recibo de pagamento ou de quitao e a guia de transporte. 2. O transporte da areia deve ser acompanhado da guia de transporte.
Artigo 12 (Equipamentos e meios de aco)

Constituem contra-ordenaes s disposies deste diploma: a) A extraco de areia sem licena ou com licena cujo prazo de validade caducou; b) A extraco de areia em zonas ou locais diferentes daqueles para que sejam vlidas as licenas emitidas; c) A utilizao de meios de aco no autorizados pela Direco-Geral da Marinha e Portos; d) A falta de cumprimento de qualquer das obrigaes imposta pelo n1 do artigo 11 deste diploma; e) O transporte de areia desacompanhado da guia de transporte; f) A venda de areia sem licena ou com licena cujo prazo de validade caducou;

Na extraco de areia e em todas as operaes com ela relacionadas, s podero ser utilizados equipamentos e meios de aco que se encontrem discriminados na licena emitida, ou que posteriormente tenham sido autorizados pela Direco-Geral da Marinha e Portos, a requerimento do titular da licena, devendo esta autorizao ser considerada para todos os efeitos parte integrante da prpria licena.
Artigo 13 (Volume de areia)

g) A aquisio e a venda de areia extrada sem licena ou com licena cujo prazo de validade caducou; h) A venda de areia acima dos preos mximos de venda ao pblico.
Artigo 17 (Penalidades)

1. O volume de areia a extrair no poder exceder o que constar da licena. 2. O volume de areia extrada e ou vendida dever ser periodicamente indicado Direco-Geral da Marinha e Portos, quando tal for exigido nos termos da licena.

1. As contra-ordenaes a que se refere o artigo 15 esto sujeitas s seguintes penalidades:

SRIE N 2 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 21 DE JANEIRO DE 2002


a) As contra-ordenaes previstas nas alneas a), b), c), f) e g) do artigo 15 sero punidas com a coima de 30.000$00 a 1.500.000$00;

b) As contra-ordenaes previstas nas alneas d), e) e h) do artigo 15 sero punidas com a coima de 10.000$00 a 1.000.000$00; 2. Acessoriamente, podero ser apreendidos e removidos, por conta e risco do infractor, todos os equipamentos e meios de aco utilizados na extraco e no transporte de areia, bem como a prpria areia extrada em violao ao disposto neste diploma.
SECO I Artigo 18 (Processo)

MINISTRIO DOS NEGCIOS ESTRANGEIROS, COOPERAO E DAS COMUNIDADES E SECRETARIA DE ESTADO DA REFORMA DO ESTADO ADMINISTRAO PBLICA E PODER LOCAL Gabinetes
Portaria n. 2/2001
de 21 de Janeiro

1. O processamento das contra-ordenaes e a aplicao das coimas e sanes acessrias cabero Direco-Geral da Marinha e Portos, mediante queixa, participao ou denncia de qualquer pessoa ou autoridade com jurisdio nas reas de extraco e ou de explorao de areia, designadamente a Polcia Martima, da Polcia de Ordem Pblica e da Guarda Costeira. 2. As autoridades que tomarem conhecimento de infraces previstas neste diploma devero levantar auto de notcias. 3. So competentes para a instaurao do processo relativo s infraces ao presente diploma as autoridades de polcia de ordem pblica, as autoridades martimas com jurisdio na rea e a guarda costeira. 4. Da deciso de aplicao de coima cabe recurso nos termo da lei geral, devendo o infractor prestar cauo de valor correspondente coima.
SECO II Artigo 19 (Policiamento e fiscalizao dos locais de extraco e ou de explorao de areia)

Tendo em conta o Decreto-Lei n. 86/92, de 16 de Julho que determina que o ingresso na Funo pblica se- efectua sempre mediante concurso. Considerando que o art. 12/3 do D.L. n. 57/98, 14 de Dezembro, estabelece que o concurso de ingresso na carreira diplomtica ser regulamentado por portaria conjunta do Ministro dos Negcios Estrangeiros Cooperao e Comunidade e pelo membro do Governo responsvel pela pasta da Administrao pblica; Considerando ainda o disposto no n.1 do art. 12 do D.L. n. 57/98, 14 de Dezembro que prev que o recrutamento para o preenchimento dos lugares de ingresso na carreira diplomtica fica condicionado ao concurso Manda o Governo da Repblica de Cabo Verde, pelo Ministro dos Negcios Estrangeiros Cooperao e Comunidade e pela Secretria de Estado da reforma do estado Administrao pblica e Poder local, o seguinte: CAPITULO I Objectoembito
Art.1 (Objecto e mbito de aplicao)

As zonas e os locais de extraco e ou de explorao de areia no mbito de aplicao deste diploma ficam sujeitos polcia e fiscalizao de todas as autoridades com jurisdio nos mesmos, obrigando-se os titulares das licenas a facultar o acesso aos agentes dessas autoridades, de modo a que estes possam exercer as suas funes com eficincia.
Artigo 20 (Revogao)

1. O presente diploma regula o concurso de ingresso na carreira diplomtica. 2. O ingresso faz-se sempre pela categoria de Secretrio de embaixada escalo primeiro. CAPITULOII (Jriemtodosdeseleco)
(SECO I Jri Art. 2 (Designao)

revogado o Decreto-lei n69/97, de 3 de Novembro.


Artigo 21 (Entrada em vigor)

O presente diploma entra imediatamente em vigor. Visto e aprovado em Conselho de Ministros, Jos Maria Pereira Neves Carlos Duarte Burgo Maria Madalena Brito Neves Jorge Lima Lopes. Promulgado em 9 de Janeiro 2002. Publique-se O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES. Referendado em 11 de Janeiro 2002. O Primeiro Ministro, Jos Maria Pereira Neves.

1. O Jri do concurso dever ser designado por despacho do Ministro dos Negcios Estrangeiros Cooperao e Comunidades ou quem tiver poderes por ele delegados para o efeito, sob a proposta do Director da administrao. 2. No mesmo acto ser designado o vogal que substitui o presidente nas suas faltas e impedimentos, bem como os vogais suplentes em nmero igual aos efectivos.
Art. 3 (Composio)

1. O Jri composto por 3 a 5 individualidades de reconhecida competncia sendo um a delas presidente e as restantes vogais 2. Os membros do jri devero ter cargo ou habilitaes de nvel igual ou superior queles para que aberto o concurso.

Das könnte Ihnen auch gefallen