Sie sind auf Seite 1von 13

Mudana Climtica Existe, S No Causada Pelo Homem

Por Francisco Roland Di Biase

Aquecimento Global, a grande maioria das pessoas acha que o assunto srio, que os cientistas chegaram a um consenso do que est acontecendo. As diferenas esto apenas na questo de quanto tempo ainda temos. A mdia junto com muitos ambientalistas nos levou a acreditar que se no tomarmos providencias imediatas vamos caminhar para um cataclsma ambiental onde o nvel dos oceanos subir fazendo milhes de refugiados pelo mundo. O ecossistema mudar quebrando as cadeias alimentares e levando extines em massa. Para todos aqueles que viram o filme Uma Verdade Inconveniente , do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, a impresso que fica que no h vozes dissidentes no meio cientifico, ou se existem, so pagos pelas grandes corporaes do petrleo. Alm disso, fica a idia que a cincia climtica, conhecida como climatologia, muito complicada, que para entend-la voc provavelmente precisar de um PhD ou coisa do gnero. Claro que a climatologia complicada, qualquer cincia para quem no foi treinado no campo complicada, ainda mas uma to recente. Ela baseada na observao do presente e principalmente do passado (atravs de amostras de gelo de vrios locais da Terra) na tentativa de determinar como o clima se comportou para possibilitar termos um vislumbre, uma idia, de como ele se comportar no futuro. Voltando ao filme do sr. Gore. Ele ganhou o oscar, o prprio Gore ganhou o Prmio Nobel da Paz por seu trabalho em esclarecer as pessoas. So apresentados vrios grficos e projees de computador dando a impresso de que tudo que ele fala baseado em fatos cientficos concretos e incontestveis. Bem, um fato sobre o filme que foi pouco divulgado que em 2007, o British High Court (Supremo Tribunal Ingls) determinou que Uma Verdade Inconveniente deixasse de ser exibido nas escolas pois foram encontrados pelos menos nove exageros ou erros factuais nos ditos fatos cientficos . Por exemplo, no filme mostra que vrias cidades costeiras no planeta sero inundadas devido ao aumento do nvel dos oceanos. O sr. Gore mostra uma projeo onde os mares subiro sete metros at o fim do sculo enquanto que o relatrio do IPCC fala em milhares de anos. Outra questo, nesse caso completamente sem fundamento, so que os ursos polares esto ameaados. A verdade que at a presente data no existe nenhum estudo cientfico indicando que a populao dos ursos polares est diminuindo, pelo contrario, na rea onde so monitorados tudo indica que sua populao est aumentando. Alm disso, cerca de 8.000 anos atrs houve um aquecimento na Terra, maior que o atual, chamado de perodo holoceno timo, que durou mais de trs mil anos e, como todos podemos atestar, os ursos polares sobreviveram. No podemos esquecer tambm, como h muito tempo de conhecimento dos cientistas, que na era medieval tambm houve um aquecimento que possibilitou os Vickings (nrdicos) a colonizarem a Groenlndia e desenvolverem agricultura. Possibilitando tambm o cultivo de

uvas no norte na Inglaterra. Agricultura na Groenlndia e uvas na Inglaterra hoje so impossveis por causa do frio. Assim como o planeta j foi mais quente no passado ele tambm j foi mais frio. Na ltima era glacial (12.000 anos atrs) o gelo cobriu praticamente toda a regio temperada do hemisfrio norte do planeta. Lugares como Canad, norte dos EUA, Rssia e norte da Europa ficaram cobertos por gelo. seguro concluir que houve um aquecimento, pois as calotas recuaram para suas posies atuais, as regies polares. Sabemos tambm que logo aps o aquecimento medieval ocorreu a pequena idade do gelo no sculo XIV quando a Groenlndia ficou coberta de gelo. No inverno o frio era tanto que at o rio Tmisa, em Londres, ficava completamente congelado possibilitando patinar na sua superfcie como mostrado na pintura abaixo.

Durante a ltima era glacial mencionada a temperatura do planeta era em torno de 12C apenas 2,4 graus de diferena para os 14,4C atuais. Mas bom lembrar que na maior parte da histria do planeta a temperatura foi em torno de 22C. S existiam as regies tropical e subtropical, sem gelo nas calotas polares, e no teve nada de catastrfico nisso. Patrick Moore, membro fundador do Greenpeace, diz que quando analisamos o padro de biodiversidade nas regies do globo percebemos que passando da regio tropical para a subtropical e ento para a temperada, onde existem geadas e neve no inverno, h uma queda de 90% desta. Ele argumenta que o gelo pode ser considerado inimigo da vida e que no seria nada mal se o planeta aquecesse um pouco como j foi no passado. Nenhuma dessas mudanas no clima mencionadas foi causada pelo homem. Elas fazem parte de ciclos naturais de aquecimento e resfriamento que existem no nosso planeta. Se olharmos o grfico da variao de temperatura (abaixo grfico 1) vemos que ele oscila e no uma linha reta com um aumento repentino no sculo XX (abaixo grfico 2) como o IPCC colocou no seu 3 relatrio.

Grfico 1

Oscilao de temperatura

Grfico 2 - Hockey Stick (IPCC)

Esse grfico do IPCC chamado de Hockey Stick (basto de hockey) por causa de sua semelhana com o objeto em questo, foi completamente desacreditado por Stephen McIntyre e Ross McKitrick. Eles usaram os mesmos dados dos cientistas do IPCC (Mann et al.) em um mtodo prprio e obtiveram resultados muito diferentes. Ento eles analisaram o mtodo de Mann et al. e perceberam que esse mtodo procura justamente a seqncia de dados necessria para formar o grfico hockey stick. O que ele fez foi: eu quero esse resultado (temperatura constante e aquecimento no sculo XX - grfico hockey stick) ento crio um mtodo que a partir dos dados disponveis dar esse resultado pr-estabelecido. Quando ignoramos o mtodo cientfico no produzimos cincia mas alguma outra coisa sem valor cientfico nenhum. Outro fator que influencia no clima, descoberto recentemente, um pequeno ciclo de aquecimento e resfriamento que dura aproximadamente 30 anos relacionado com o ciclo de operao do oceano Pacfico, quente ou frio. Os dados mostram que nessa primeira dcada do sculo XXI o oceano passou do modo quente para o frio. E como o Prof Richard Lindzen do MIT, antigo membro do IPCC, atesta no houve nenhum aumento significativo de temperatura nesse perodo, contradizendo com as previses do prprio IPCC, e praticamente isentando o CO2 da culpa uma vez que a China aumentou significativamente suas emisses nas duas ltimas dcadas. bem provvel que estaremos entrando em um perodo de resfriamento.

Ciclos alternados de aquecimento e resfriamento desde 1470 DC. (Azul = frio, vermelho = quente) Baseado nas taxas de istopos de oxignio do ncleo de gelo GISP2 da Groenlndia.

O mapa acima mostra temperaturas mais frias do oceano em azul (note a costa da Amrica do Norte). O grfico mostra como o Pacfico ficou mudando entre seus modos quente e frio no ltimo sculo e uma extrapolao para os prximos anos baseada nos anos anteriores. Esse ciclo de 30 anos fica mais evidente quando olhamos os dados e vemos que a dcada de 1930 foi a mais quente do sculo XX e o ano de 1934 o mais quente e no 1998 e 2006 como o IPCC dizia. Em contrapartida na dcada de 1970 houve um resfriamento substancial que levou alguns cientistas a cogitarem que entraramos em uma nova era glacial. Um desses cientistas era Stephen Schneider, uma das principais vozes do movimento. Hoje em dia o mesmo Stephen Schneider um dos principais membros do IPCC e consultor especial de Al Gore (Schneider estava com Al Gore no recebimento do prmio Nobel). A mesma pessoa que h 30 anos atrs dizia que iramos congelar, hoje fala que vamos cozinhar. Um fato que a mdia gosta de mostrar bastante como prova do aquecimento global so as geleiras se partindo e consequentemente a reduo da calota de gelo do rtico. Mas de acordo com o Prof Ichi Syun Akasofu, diretor fundador do Centro Internacional de Pesquisas do rtico, o gelo comeou a diminuir em 1850 em no no sculo XX quando teve o aumento da concentrao de CO2 na atmosfera. E, alm disso, os ltimos dados de satlite mostram que a rea coberta de gelo no vero de 2008 foi maior que no de 2007 (figura abaixo).

sempre bom lembrar que o IPCC no um corpo cientifico e sim poltico. Ele foi criado pela ONU (uma organizao poltica) para analisar os impactos e as causas da mudana climtica. E como os seus financiadores, os mesmos da ONU (EUA o maior), tem objetivos especficos, os cientistas fazem de tudo para obterem os resultados esperados para as suas verbas continuarem fluindo. Um dos processos bsicos da cincia foi descartado, que seria submeter o seu trabalho a editores independentes para reviso. No IPCC voc o seu prprio editor e decide o que relevante revisar. Isso levou a publicao de concluses, no mnimo exageradas (grfico hockey stick ) e a vrios cientistas de reas como geologia, geo-fsica, astro-fsica, epidemiologia entre outras deixarem o IPCC por suas opinies serem contrarias as desejadas. Apesar disso seus nomes continuam a aparecer nos relatrios. Hoje o IPCC composto basicamente de meteorologistas e ambientalistas tornando as concluses apresentadas muito limitadas seno errneas. Um dos cientistas que saiu do IPCC o Prof Paul Reiter do Instituto Pasteur em Paris que s conseguiu que o seu nome fosse retirado do relatrio depois de ameaar com um processo legal. Ele afirma que a idia de um aquecimento maior aumentar a incidncia de doenas como malria falsa. A premissa do IPCC que como a malaria transmitida por mosquitos e mosquitos no sobrevivem no frio, um aquecimento aumentar a quantidade de mosquitos. Reiter afirma que isso no verdade, que mosquitos so extremamente abundantes no rtico e ainda que uma das maiores epidemias de malria aconteceu na Unio Sovitica (hoje, Rssia) na dcada de 1920, com 13 milhes de casos e 600 mil mortes. As suas concluses nunca chegaram a ir para o relatrio, mas o seu nome constava como um dos colaboradores. Como todos gostamos do Al Gore e ficamos chocados como lhe foi roubada as eleies presidenciais de 2000 vamos falar sobre o seu maior mal entendido para no dizer manipulao. No filme Uma Verdade Inconveniente mostrada a relao entre a temperatura e o CO2, mas apenas o grfico da variao dos dois (abaixo) e

explicado que a relao muito complicada e conclu-se que o aumento do CO2 na atmosfera causa o aumento de temperatura no planeta. Temos um problema grave aqui porque sem sabermos qual a relao entre a temperatura e o CO2 temos que simplesmente acreditar na palavra do sr. Gore, ou seja, de uma pessoa que no cientista mas um poltico (qual foi a ltima vez que voc acreditou em um poltico?).

A relao que supostamente muito complicada para o sr Gore no tanto assim para algum com um pouco de pacincia para entende-la. O primeiro fato interessante que se olharmos atentamente para o grfico perceberemos que existe um atraso no tempo entre a variao de temperatura e de CO2. Primeiro vemos o aumento da temperatura e depois vemos finalmente o aumento do CO2, como fica claro no grfico abaixo que mostra um atraso de aproximadamente 800 anos. Apenas esse fato nos leva a supor que a temperatura no conseqncia do CO2 mas o contrrio, primeiro a temperatura precisa aumentar para depois o nvel do CO2 aumentar. Mas voltemos a relao entre os dois. Hoje oceangrafos como o Prof Carl Wunsch do MIT sabem que um aumento de temperatura nos oceanos faz com que o CO2 dissolvido do mar seja liberado na atmosfera e no caso de uma diminuio de temperatura o CO2 passa a ser absorvido pelo mar. A oceanografia nos diz tambm que qualquer efeito que estejamos vendo no oceano hoje a causa foi a 800 anos atrs simplesmente pelo fato de que os oceanos so muito grandes e leva aproximadamente 800 anos para se aquecer ou resfriar.

J sabemos tambm que as manchas solares esto intimamente ligadas a formao de nuvens na Terra. Quando a atividade do sol aumenta, aumentando a quantidade de manchas solares, o campo magntico do sol, onde a Terra est inserida, aumenta. Esse campo nos fornece uma espcie de escudo contra os raios csmicos, originados por supernovas muito distantes do sistema solar. Quanto mais forte o escudo (campo magntico) menos raios atingem a Terra. Esses raios esto diretamente ligados a formao de nuvens porque quando atingem o planeta fazem as molculas de hidrognio e oxignio, que se encontram na atmosfera, se juntarem formando micropartculas de gua e consequentemente nuvens. Se tivermos uma diminuio de raios csmicos (campo magntico mais forte e mais manchas solares) teremos uma diminuio de nuvens e mais raios do sol incidem diretamente na superfcie do planeta esquentando-o. Ento a relao entre temperatura e CO2 : Aumento da atividade solar que causa aumento do campo magntico do sol (observvel pela quantidade de manchas solares) resultando em menos raios csmicos atingindo a terra que tem como conseqncia menos nuvens no cu fazendo com que mais radiao solar incida na superfcie aumentando a temperatura da Terra. Consequentemente com o aumento da temperatura, os oceanos comeam a liberar CO2 aumentando a concentrao na atmosfera. Observando o grfico abaixo de atividade solar (manchas solares) e temperatura, produzido pela equipe do Prof Eigil Friis-Christensen, diretor do Centro Espacial da Dinamarca, fica clara a relao entre os dois.

Quando essa relao ficou evidente e o Prof Ian Shaviv do instituto de Fsica da Universidade de Jerusalm resolveu comparar o seus dados de raios csmicos com os dados de temperatura do Prof Ian Veizer que datam de milhares de anos no passado o resultado ficou ainda mais claro. No grfico abaixo a linha azul da temperatura foi invertida para mostrar a relao inversa entre temperatura e raios csmicos.

Portanto no de se espantar que o sr. Gore tenha falando que esta relao muito complicada porque se fosse explicar ficaria evidente que no o CO2 que faz aumentar a temperatura e sim o aumento de temperatura que faz aumentar o CO2. No conseguimos perceber que o aumento de CO2 ocorre antes do da temperatura no grfico de Al Gore porque ele usa o mesmo truque que os 9

mgicos utilizam, simplesmente desvia nossa ateno para a similaridade entre os dois e no olhamos a escala usada. O problema da escala de tempo utilizada que ela muito grande, centenas de milhares de anos, tornando difcil percebermos apenas 800 anos nela. Mas aumentado o grfico e olhando atentamente conseguimos ver que na marcao a o CO2 diminu enquanto a temperatura aumenta e na marcao b o CO2 aumenta enquanto a temperatura diminu, exemplificando que nem sempre quando o CO2 est aumentando a temperatura tambm est aumentando.

Outro fator raramente divulgado que temos gases do efeito estufa e no um nico gs. O maior gs do efeito estufa o vapor d gua, responsvel por pelo menos 75%. O CO2 tem pouca participao e mesmo a parte que gerada pelo homem (subentende-se queima de combustveis fsseis) pequena em relao a gerada na natureza. Os vulces, os animais, e as folhas em decomposio geram mais CO2 que o homem. Mas de longe o maior produtor de CO2 o oceano como j vimos. No podemos esquecer que o CO2, esse gs que falam que vai causar uma catstrofe, um dos elementos bsicos para a vida, sem CO2 no haveria vida na Terra. As plantas precisam dele para fazer fotossntese e no processo de respirao dos seres vivos ele liberado constantemente. E mesmo se o aquecimento atual fosse devido ao efeito estufa seria natural que a troposfera aquecesse mais rapidamente que a superfcie. Mas dados tanto de satlites e bales meteorolgicos no mostram esse aquecimento. Na verdade mostram que a superfcie est aquecendo mais rapidamente contradizendo a teoria do efeito estufa e confirmando a teoria de maior incidncia de radiao solar na superfcie. O movimento ambientalista hoje em dia como afirma Patrick Moore se tornou um movimento poltico. E sua parte mais extrema virou um movimento anti-desenvolvimento e consequentemente anti-humano. Porque uma vez que voc est dizendo para pases pobres no usarem petrleo, gs e carvo para gerar eletricidade que precisam usar energia solar e elica voc no fundo est

10

dizendo que eles no podem ter eletricidade. Se para pases desenvolvidos energias solar e elia so caras imagine para uma nao africana subdesenvolvida. E se voc est pensando que eletricidade no to importante assim, afinal de contas sobrevivemos milhares de anos sem, imagine ficar sem geladeira, luz, gua quente. Imagine um mundo sem siderrgicas. A eletricidade o principal fator no desenvolvimento dos pases e na melhora da condio de vida das pessoas. No Brasil no pensamos muito no impacto que teria se parasse a gerao de energia por combustveis fsseis porque a maior parte da energia gerada por hidreltricas. Mas no esquea que 85% da energia gerada no mundo vem de combustveis fsseis, inclusive em pases desenvolvidos. Grande parte na energia gerada nos EUA tem como combustvel o carvo. Energia extrada dos combustveis fsseis barata tornando-a acessvel para uma grande parcela da populao. Se restringirmos o seu uso o desenvolvimento de vrios pases estagnar podendo at regredir, principalmente na frica que, por sinal, tem grandes reservas de petrleo e carvo e s agora comeou a utiliz-las. Hoje os poucos cientistas que falam contra a teoria de que o aquecimento global causado pelo homem so marginalizados como se estivessem falando que o holocausto no aconteceu. Geralmente eles vem suas verbas minguarem e so incessantemente atacados pela mdia. Para as pessoas que acham que a discusso est encerrada bom lembrar que o debate cientfico nunca pode ser suprimido, contra o prprio principio do mtodo cientifico. Um bom exemplo disso no campo da fsica. Com a teoria de Newton se pensou que era apenas uma questo de tempo para tudo ser explicado at que surgiu Einstein com a Teoria da Relatividade e mostrou que a teoria de Newton era apenas uma aproximao da realidade. Temos a fsica quntica onde existem vrias correntes. Existe uma predominante, mas no quer dizer que as outras foram massacradas e descartadas. O debate j dura h quase um sculo e ningum sabe qual a correta, se at existe uma correta. Um grande cientista e divulgador da cincia uma vez disse: A teoria que for inconsistente com os fatos deve ser descartada ou revisada por mais que gostemos da idia , seu nome era Carl Sagan. No vejam Uma Verdade Inconveniente como a apresentao popular definitiva sobre o aquecimento global como Carl Sagan fez com a srie Cosmos . Al Gore no um cientista e muito menos um Carl Sagan.

11

Referncias:
Filmes documentrios An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente) de Davis Guggenheim http://www.imdb.com/title/tt0497116/ Not Evil Just Wrong (No Perverso Apenas Errado) de Phelim McAleer & Ann McElhinney; http://www.imdb.com/title/tt1493038/ The Great Global Warming Swindle (A Grande Farsa do Aquecimento Global) de Martin Durkin. http://www.imdb.com/title/tt1020027/

Artigos Global Cooling is Here - Evidence for Predicting Global Cooling for the Next Three Decades (Resfriamento Global est Aqui Evidencia para prever o resfriamento Global para as prximas trs dcadas) do Prof. Don J. Easterbrook - Departamento de Geologia, Universidade Western Washington http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=10783 Climate Science: Is it currently designed to answer questions? (Cincia Climtica: Atualmente destinada a responder questes?) do Prof. Richard S. Lindzen Programa em Atmosferas, Oceanos e Clima. Massachusetts Institute of Technology (MIT) http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=16330 There Is No 'Consensus' On Global Warming (No Existe Consenso no Aquecimento Global) do Prof. Richard S. Lindzen Programa em Atmosferas, Oceanos e Clima. Massachusetts Institute of Technology (MIT) http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=16396 Global Warming: A Convenient Lie (Aquecimento Global: Uma Mentira Conveniente) de Andrew Gavin Marshall Pesquisador associado do Centro para Pesquisa em Globalizao (CRG). http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=5086 75 Reasons to be Skeptical of "Global Warming" (75 Razes para ser Ctico sobre o Aquecimento Global ) de Josh Fulton Estudando de graduao da Universidade da Carolina do Norte. http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=17769 Climate Science: Observations versus Models (Cincia Climtica: Observaes versus Modelos) de Richard K. Moore Escritor independente. http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=16865

12

Copenhagen and Global Warming: Ten Facts and Ten Myths on Climate Change (Copenhagen e Aquecimento Global: Dez Fatos e Dez Mitos sobre Mudana Climtica) do Prof. Robert M. Carter Universidade James Cook (Queensland) e Universidade de Adelaide (Sul da Austrlia). http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=16467 Frosty, Frigid Global Warming (Aquecimento Global Frio, Congelante) de Ted Twietmeyer http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=16832

Francisco Roland Di Biase formado em Engenharia Eltrica com nfase em Telecomunicaes e Eletrnica e Ps-Graduado em Especializao em Comunicaes Mveis. Atualmente mora no Rio de Janeiro, Brasil e pode ser contatado no seguinte e-mail: fdibiase@ig.com.br.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen