Sie sind auf Seite 1von 24

DESENHO INSTRUMENTAL

Segmento ureo

Proporo
O objetivo da Geometria do Design no quantificar a esttica atravs da geometria, mas sim, mostrar as relaes visuais que tm seus fundamentos nas qualidades essenciais da vida, assim como, a proporo e padres de crescimento natural na matemtica. Seu propsito proporcionar um insight no processo projetual e conferir coerncia ao design, atravs de uma estrutura visual.

Proporo
Os elementos devem ser combinados com um sentido de ordem e unidade de forma, integrando o todo. O tamanho e peso de cada elemento deve estar em equilbrio com o tamanho e forma da composio. Deve existir uma relao entre as partes de uma composio e com respeito ao conjunto, para que o resultado seja agradvel.

Proporo
Nmero de Ouro (minscula: ) ou fai a vigsima - primeira letra do alfabeto grego, representa o n. de ouro Nmero de Fibonacci Os Nmeros de Fibonacci so uma seqncia definida como recursiva.

Na prtica: voc comea com 0 e 1, e ento produz o prximo nmero de Fibonacci somando os dois anteriores para formar o prximo.

Tabelas das Propores


A seqncia Fibonacci - So 0, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, 10946...
Retngulo ureo Quadrado

Duplo Quadrado

1:1

5:6

4:5

3:4

7:10

2:3

5:8

13:23

1:2

2:5

Uma grade preenchida com quadrados cujos lados so nmeros de Fibonacci, formando sucessivamente retngulos cada vez maiores e tendentes razo urea.

Construo da Proporo urea


A partir de um triangulo: Comece com um tringulo retngulo, cujos catetos esto na proporo 1:2. Trace um arco desde D, usando o segmento DA como raio, que cruza a hipotenusa. Trace um outro raio ao longo da hipotenusa, desde C, usando o segmento CE como raio, at interceptar a linha de base. Do ponto B, onde o arco intercepta a base, trace uma vertical, at encontrar a hipotenusa. Esse mtodo resulta em propores ureas, pois define os lados do retngulo AB e BC cuja razo de 1: 1,618.

D x A 2x E C

Construo da Proporo urea


A partir de um quadrado: Desenhe um quadrado. Trace uma diagonal, partindo do centro da base A, at o vrtice direto superior B. Esta diagonal ser o raio do arco de uma circunferncia, que se prolonga alm dos limites do quadrado, at o ponto C. As duas figuras assim formadas (o quadrado original e o retngulo obtido) formaro um retngulo ureo. Quando isso acontece, resulta em outro retngulo ureo proporcional, que lhe recproco, restando ainda uma rea quadrada. A subdiviso pode ser feita tantas vezes quantas se desejar, resultando em retngulos e quadrados menores de dimenses proporcionais.

Construo da Proporo urea


Construo de uma Espiral urea Usando o diagrama de subdiviso da seo urea, pode-se construir uma espiral urea. Use o comprimento dos lados dos quadrados subdivididos com o raio de um crculo. Corte e conecte os arcos de cada quadrado do diagrama.

Retngulo ureo

Sistema DIN de classificao de papis


Normas e Padronizaes

A0 = 1 m2

Retngulos possuem a especial propriedade serem divididos em nmero ilimitado de retngulos proporcionais menores. Se dobrada quatro vezes, a folha resulta em 8 pedaos de papel etc. Este sistema no s eficiente, como conduz a uma economia de papel. Cidades europias que mantm uma rica tradio de psteres e outdoors, normalizaram reas de colocao, nas ruas, destes produtos, na proporo da DIN. Alm de significar economia de papel, o mtodo do retngulo aproxima-se muito da razo urea.
Os formatos de papel utilizados no mercado brasileiro so padronizados pelo sistema internacional DIN srie A, aprovado pela ISO e recomendado pela ABNT. Partem do formato original A0, cuja medida 841x1189mm, que corresponde rea aproximada de 1 metro quadrado.

Construo de segmento ureo

Quadrados Proporcionais Os quadrados do diagrama de subdiviso da seo urea guardam, entre si, uma proporo urea.

Proporo urea e a natureza

Chambered Nautilus

Construo da Espiral da Seo de Ouro

Proporo urea no corpo humano


Estudadas por Vitruvius. A altura do corpo humano e a medida do umbigo at o cho. A altura do crnio e a medida da mandbula at o alto da cabea. A medida da cintura at a cabea e o tamanho do trax. A medida do ombro ponta do dedo e a medida do cotovelo ponta do dedo. O tamanho dos dedos e a medida da dobra central at a ponta. A medida da dobra central at a ponta dividido e da segunda dobra at a ponta. A medida do seu quadril ao cho e a medida do seu joelho at o cho. A medida do pnis humano e a medida da palma de sua mo.

Propores arquitetnicas

Alm de estudar as propores do corpo humano, Vitruvius, que era arquiteto, estudou as propores arquitetnicas harmoniosas. O Partenon (Atenas), um perfeito exemplo do sistema de propores gregas. Num simples exame, v-se que a fachada do templo compreendida num retngulo ureo subdividido.

Anlise da harmonia e das propores da seo urea, de acordo com os diagramas.

Proporo urea e o design de produto


Os arquitetos com formao em Belas Artes so muito conscientes dos princpios das propores clssicas, e os empregam, seja na arquitetura ou no mobilirio que projetam. Le Corbusier um destes arquitetos. A ateno que d ao detalhe e proporo podem ser encontrados em sua "Chaise Longue.".

Chaise Longue - Le Corbusier, 1929

Anlise
A estrutura em cromo tubular da "Cadeira" um arco deslizante que repousa sobre uma base simples. Este arco um sistema simples e elegante, que desliza em ambas as direes e se mantm em posio pelo atrito e pela gravidade, com os ps ou a cabea erguidos. Similarmente ao arco geomtrico da estrutura, a almofada a forma geomtrica de um cilindro, facilmente reposicionvel pelo usurio. O arco da estrutura tal que ela pode ser removida do suporte e ser usada como cadeira de balano reclinvel. As propores da cadeira so subdivises de um retngulo ureo. A largura do retngulo torna-se o dimetro do arco que forma a estrutura da cadeira. A base, guarda relao direta com o quadrado na subdiviso harmnica.

Pedestal Chair - Eero Saarinen, 1957


Eero Saarinen nutria amor pela simplicidade e formas unificadas, o que pode ser observado em sua arquitetura. Saarinen buscou a simplicidade dos interiores e a eliminao do que ele considerava como um desordenamento entre mesas e pernas de cadeiras. Suas formas eram to suaves, modernas e inesperadas que se tornaram cones do futuro. A verso de cadeira lateral do Grupo Pedestal est ilustrada aqui e faz parte de um grupo que inclui banquetas, cadeiras de braos e mesas laterais. As vistas frontal e lateral da cadeira inserem na razo urea, e as curvas do pedestal guardam uma relao com a elipse urea.

Anlise

Elipse urea: De forma similar ao retngulo ureo, o raio do eixo maior da elipse urea guarda uma proporo de 1:1,618 para o menor. Sabe-se que a preferncia cognitiva do olho humano para uma elipse urea. Vista Frontal e Lateral: A vista frontal da cadeira cabe perfeitamente na razo urea. A vista lateral tambm pode ser analisada como dois quadrados superpostos; o de baixo chega at o topo do assento e o superior at a junta do pedestal com o assento. As curvas do pedestal principal da cadeira adaptam-se, tanto na parte inferior como na superior, s elipses ureas.

Proporo urea e o design de produto

Volkswagen Beetle - Jay Mays, Freeman Thomas, Peter Schreyer, 1997

Proporo urea e o design grfico

Pster Mostra Bauhaus - Fritz Schleifer, 1922

Proporo urea e o design grfico

Pster Lintransigant - A. M. Cassandre, 1925

Proporo urea e o design grfico

Proporo urea e o design grfico

Revista Gula n. 122, dezembro de 2002

Referncias A Geometria do Design Lo Visconti http://www.mundovestibular.com.br/sistemas/absolutenm/t emplates/matematica.asp?articleid =892&zoneid=7

OBRIGADA

Das könnte Ihnen auch gefallen