Sie sind auf Seite 1von 5

Um caso de sucesso de inovao no setor metal-mecnico

Alessandro Pereira Ramos Acadmico do curso de Economia, bolsista de Iniciao Cientfica da UNIVILLE

alessandror.economia@gmail.com
Dra. Gelta Madalena Jonck Pedroso Orientador(a), professora do Departamento de Economia da UNIVILLE

geltape@gmail.com Resumo
O tema da pesquisa abordar a economia da inovao organizacional do setor metal-mecnico, focando principalmente sua relao de custo demonstrando atravs de um estudo de caso, como uma indstria do setor metal-mecnico de Joinville obteve xito na atividade inovativa. Assim como a sistematizao da qualidade foi na dcada de 90, no Brasil, uma das atividades geradoras de mudanas na indstria, a inovao hoje fator essencial para criar e manter essa liderana no mercado. Dessa forma, o objetivo compreender quais sos os mecanismos e caminhos para transformar as empresas em organizaes inovadoras e estabelecer diferenciais, diante de um mercado to competitivo. O tema foi aprofundado por meio de pesquisa bibliogrfica, complementada com a busca de patentes e entrevistas com responsveis pelo setor de inovao para a obteno de dados acerca da inovao na organizao em foco. O resultado da pesquisa evidencia o vnculo entre universidade e a empresa como fator crucial para o desenvolvimento do aparato inovativo, bem com a promoo de uma rede de informaes, que uma tendncia confirmada pela literatura consultada e utilizada por empresas de destaque no mercado global. Palavras Chave: Inovao, Metalmecnico, Indstria.

1 Introduo A inovao tanto pode ser um processo construdo empiricamente como pode ser fruto do acaso. Porm existem alguns fatores que incentivam a inovao nas empresas como: mudanas no mercado, mudanas demogrficas, mudanas de pensamento, ou seja, concepo de algo novo. O principal motivo da inovao nas organizaes a necessidade de gerar e manter riquezas, mantendo a competitividade. Enfim a inovao gera riqueza, gera novas oportunidades, gera crescimento e competitividade. Esta pesquisa est dividida em 4 tpicos, onde sero apresentadas as diferenas entre inovaes, invenes e descobertas, conceitos esse que confundem muitos empresrios que decidem investir em inovao. Em seguida sero apresentados alguns fundos governamentais especficos para a promoo da inovao, alm de apresentar a empresa que serviu de estudo de caso para este artigo, apontando possveis oportunidades para as organizaes inovadoras.

O objetivo principal deste artigo demonstrar qual o custo-benefcio que uma empresa enfrenta ao decidir inovar e obter patentes. Buscou reconhecer, na situao brasileira atual, a metodologia da inovao adotada e a formao de uma cultura inovativa dentro da empresa analisada e, se houve retorno econmico organizao. O estudo de caso foi efetuado a partir de uma necessidade de se investigar como uma empresa que est se iniciando na prtica da inovao utiliza seus recursos, e como articula a inovao nos setores internos. Para obteno de dados foram realizadas entrevistas e anlise de documentos tendo por base os referenciais tericos que sero expostos adiante. 2 Fundamentao terica O conceito de inovao pode assumir a forma de novidade e renovao, sobre isso Freeman e Soete (2008), apresentam conceitos que identificam a inovao e a incluem como atividade tcnica, concepo, desenvolvimento, gesto e que resulta na comercializao de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilizao de novos (ou melhorados) processos. Conceito esse que utilizado pela maioria das organizaes de fomento brasileiras. Outro referencial importante o Manual de Oslo (2005), elaborado pela Organizao para Cooperao Econmica e Desenvolvimento-OCDE, que utilizado como base para a medio do grau de inovao em vrios pases. Nele constam vrios critrios para verificar se um produto ou no uma inovao. Segundo o Manual um produto tecnologicamente novo um produto cujas caractersticas tecnolgicas ou usos pretendidos diferem de produtos produzidos anteriormente. Tais inovaes podem envolver tecnologias existentes em novos usos, ou podem ser derivadas do uso de novo conhecimento. Schumpeter (1985) afirma que a inveno a criao de novos artefatos, sejam eles de origem tcnica ou organizacional, e que a inveno inteiramente diferente da inovao em si, mesmo que provenha do mesmo autor. O autor investiga de onde vem as inovaes, quem as produz e de que maneira so introduzidas na atividade econmica, enfatiza que a inovao no sinnimo de inveno, e que a inveno por si s no produz nenhum resultado econmico. Drucker (1985) aprofunda o processo e define inovao como sendo um processo contnuo resultante da anlise, sistematizao e de trabalho rduo, sendo um dos primeiros economistas a defender a idia de que a inovao constituida em 90% das vezes por uma anlise cuidadosa de fatos, nmeros e pessoas, e que as inovaes podem ser conceituais e perceptuais, e um dos seus imperativos sair para olhar, ou seja perguntar e escutar a opinio de clientes e consumidores, afim de entende-los, identificando expectativas, valores

e necesidades. Dessa forma, a organizao a empresa ou organizao vai construindo um dos pilares da cultura de inovao Somente na dcada de 70 teve incio a articulao da inovao dentro das empresa e organizaes brasileiras. E cada vez mais esse tema ganha destaque tanto no meio acadmico quanto empresarial. Hoje governos, empresas e instituies de pesquisa esto investindo cada vez mais em inovao, e a criao de novos fundos e formas de financiamento a evidncia mais clara deste amplo processo de mudana global. No inicio desta dcada, mais precisamente em meados de 2001, houve uma mudana nas polticas brasileiras sobre inovao. Ocorreu uma redefinio por parte das autoridades polticas em que o foco recaiu sobre cincia tecnologia e inovao. No foi somente o governo brasileiro que constatou essa perspectiva de mudana, outros pases da Amrica Latina tambm esto adotando essas polticas e esto investindo uma grande quantidade de recursos. Segundo dados do MCT( 2005), sobre investimentos em P&D, na Amrica Latina, o Brasil o pas que mais investe no setor da inovao. O percentual gira em torno de 1% do PIB, enquanto outros pases investem menos de 0,5%, variando entre 0,1% e 0,3%. J numa perspectiva internacional, comparando com os pases integrantes do BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China), o Brasil fica apenas na frente da ndia, que investe 0,8% do seu PIB, enquanto a Rssia investe 1,2%. A China recebe destaque investindo cerca de 1,4%. Os dados so uma mdia relativa ao perodo de 2000 a 2005. Muitos pases j identificaram a vantagem da participao em editais que geram subsdios que auxiliam no processo de inovao, gerando mais vagas de trabalho e crescimento econmico. As polticas industriais de apoio a inovao no Brasil, se firmaram com o apoio das agncias do governo como a Financiadora de estudos Pblicos (FINEP), Banco Nacional de desenvolvimento social (BNDES), e o Ministrio de Cincia e tecnologia (MCT), alm dos rgos de fomento estaduais. Para que as empresas possam dar prosseguimento s suas estratgias de inovao e consolidar o seu desenvolvimento, preciso que as polticas pblicas, os programas do governo, as formas de financiamento bem como as instituies de cincia e tecnologia, estejam acessveis a todas as empresas. Alm disso, importante que os interesses do estado e das empresas estejam alinhados dentro de uma perspectiva vantajosa para os dois. Em geral o investimento na atividade inovativa recebe mais linhas de crdito e financiamentos, por ser fator chave na competitividade das empresas brasileiras, frente ao agressivo mercado internacional. Porm, destaca-se que para essas medidas sejam bem sucedidas deve-se promover o alinhamento desses projetos, com outras polticas pblicas. Caso contrrio, existe a possibilidade de haver choque de interesses, fazendo com que a atividade torne-se emperrada.

3 A abordagem da empresa A empresa que serve de estudo de caso para este artigo, atua na fabricao de elementos de fixao, com atuao em outros ramos, alm de empreendimentos imobilirios e participao em outras empresas. Desde 1985, a companhia vem modernizando seu parque fabril, adquirindo equipamentos mais modernos, e em 1997 adquiriu um parque fabril, no Estado de Minas Gerais. Em 2008 a empresa entrou no segmento de materiais automotivo, lanando inclusive um prmio de inovao para as melhores propostas vindas das universidades. Diferente de outras empresas da regio, que j possuem uma poltica de inovao construda no longo prazo, a empresa estudada apresenta um desenvolvimento recente em relao a inovao. Tudo indica que no longo prazo a empresa conseguir chegar ao patamar das grandes indstrias inovadoras da regio catarinense. Na entrevista realizada com os responsveis pela inovao constatou-se que existem problemas quanto ao registro e manuteno de patentes decorrente do excesso de burocracia presente nas instituies jurdicas nacionais. A princpio, a empresa contratou uma pessoa responsvel pela gerncia dos projetos, bem como um tcnico com experincia na prtica da inovao. O planejamento das aes inovadoras teve o subsdio de uma empresa de consultoria na rea. Em 2008, a empresa analisada comeou a estabelecer vnculos com o Instituto Evaldo Lodi, atravs do projeto LOGIN. As aes planejadas de inovao esto alinhadas com a viso estratgica da empresa. O modelo adotado como espinha dorsal para a implementao da inovao no foi seguido em sua totalidade, respeitando as limitaes financeiras e estruturais da organizao. Devido ao fato de ser um projeto piloto ainda cedo para mensurar todos os investimentos feitos com inovao, pois ainda no existe um departamento especfico de P&D - Pesquisa e Desenvolvimento -, e a remunerao baseada em bnus aos seus colaboradores pelos trabalhos desenvolvidos. Segundo os entrevistados, o faturamento da empresa deve vir desta rea. Quanto aos custos relativos ao P&D foi identificado atravs da entrevista, que na solicitao de patentes, so desprendidos em torno de R$3.000,00 a R$4.000,00, gastos com a documentao necessria. Alm disso, os custos com pessoal tcnico como, por exemplo: engenheiros, montando o escopo descritivo da Patente e o descritivo tcnico passa por uma linguagem jurdica, por isto a necessidade da contratao de pessoal especializado de escritrios de patentes. Aps este estgio inicial para o registro de patentes, existem o custo com emolumentos para dar entrada na documentao, que so pagos ao escritrio de patentes, onde feito o pedido e o acompanhamento. Uma vez concedida a patente realizado o pagamento de anuidades. O investimento gira em torno de R$30.000,00, mas se houver extenso internacional o investimento muito maior. setor de engenharia, sempre est lanando novos produtos, sendo que em torno de 15 a 20% do

4 Consideraes Finais
A inovao entra como estratgia de outras empresas que atuam no mesmo ramo, porm a adoo de uma postura inovadora nem sempre facilmente assimilada por todos na empresa. Esta estratgia depende muito de pessoas criativas, de recursos obtidos principalmente atravs de editais e rgo financiadores, alm disso necessidades dos clientes e consumidores. No estudo de caso realizado com o objetivo de analisar o custo/benefcio da inovao e obteno de patentes, pode-se perceber que a empresa est criando uma cultura realmente inovadora, obtendo destaque na mdia como sendo uma empresa que investe em inovao e melhoria continua de seus produtos. Quanto s fontes de financiamento, a empresa est aproveitando parcialmente a oferta de editais e formas de crdito propostas pelo governo, mas em contrapartida est se mantendo vigilante ao mercado, tanto que uma de suas inovaes foi obtida atravs de uma visita ao cliente e atravs de uma simples observao foi proposto um novo tipo de produto. A anlise do caso desta empresa do setor metal-mecnico, demonstra que possvel implementar e conduzir uma cultura de inovao na empresa, cultivando caracterstica criativas em seus funcionrios e promovendo um ambiente organizacional propicio a inovao. Porm, uma das dificuldades apresentadas pela prpria empresa o custo elevado com a obteno das patentes. Mas, como foi destacado no texto, existem muitas oportunidades para a obteno de recursos e alguns deles so obtidos mais facilmente quando a articulao com centros de pesquisa em universidades so mobilizados para esta finalidade. 5 Referncias
Drucker, P. (1985). Innovation and Entrepreneurship, New York: Harper & Row. FREEMAN, chris. SOETHE, Luc. A economia da inovao industrial. Campinas: Ed. Da UNICAMP, 2008. MCT Ministrio da cincia e tecnologia. Disponvel em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/29144.html acesso em: novembro de 2010. MENEZES, E. M. E SILVA, E. l. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. 3 ed. Florianpolis: UFSC, 2005. OECD ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Oslo manual: guidelines for collecting and interpreting innovation data. 2005, 3. ed. European Comission: OECD. Disponvel em: www.oecd.org Acesso em: novembro.2010 SCHUMPETER, J.A. A teoria do desenvolvimento econmico. So Paulo: Nova Cultural, 1985. Coleo Os Economistas. GANASSALI, Guido; FOYTH, Alexsandro. Processo de inovao numa empresa do setor metalmecnico. Entrevista concedida a Gelta Madalena Jonck Pedroso, em 14 de outubro de 2010.

estar atento ao

mercado importante, pois muitas oportunidades estaro alocadas na observao das

bem

Das könnte Ihnen auch gefallen