Sie sind auf Seite 1von 16

INSTITUTO Newton C.

Braga Escrevendo sobre Tecnologia para as principais revistas do mundo desde 1966

Home Contato Mensagens recebidas Dvidas dos internautas Conversando com os amigos

Eletrnica

Artigos Banco de Circuitos Circuitos Simulados Como funciona Dicas de PIC Eletrnica Paranormal Idias, Dicas e Inf. teis Instrumentao Matemtica para Eletrnica Meio Ambiente e Sade Microcontroladores Mundo das Vlvulas Novos Componentes Telecomunicaes

Eletricidade

Industrial - Eletrotcnica Instalaes residenciais

Prticas de Service

Aparelhos de TV Aparelhos de som Aparelhos diversos Como colaborar

Mecatrnica

Automao Kits PNCA

Robtica

Cursos On-Line

Eletrnica Automotiva Eletrnica Digital Eletrnica Bsica Curso de Reparao MultiSIM 11

O Autor

Mtodo de Ensino Parceiros Sobre o autor Palestras FotoLog Videolog Memria Histrica As trapalhadas de Eltron

Literatura Tcnica

Apostilas Livros Nacionais Livros internacionais Aventuras do Prof. Ventura Almanaque Tecnolgico Ingls para Eletrnica Livros para Download Li, Lendo e Recomendo

Colaboradores

Perfil

Localizar Literatura

Localizar Datasheet
Como usar este quadro de busca

Multiplexadores e demultiplexadores (ART159) Escrito por Newton C. Braga Os MUX e DEMUX ou ainda Multiplexadores e Demultiplexadores so sistemas digitais que podem processar informaes de diversas formas, funcionando como conversores srie/paralelo e vice versa. Neste artigo analisaremos o princpio de funcionamento destes circuitos de grande importncia na eletrnica digital, dando prosseguimento nossa srie que deve ser acompanhada por todos que pretendem entender um pouco do princpio de funcionamento dos circuitos dos computadores e de muitos outros equipamentos modernos.

MULTIPLEXADORES Um multiplexador ou abreviadamente MUX um sistema digital que possui diversas entradas diferena onde aparecem informaes na forma digital, uma sada de dados e entradas de controle, conforme mostra a figura 1.

Os sinais aplicados s entradas de controle determinam qual entrada vai ser conectada sada, transferindo assim seus sinais. Em outras palavras, com um MUX possvel selecionar qual entrada vai ser conectada a sada, isso simplesmente por meio de comandos lgicos. Uma tabela verdade pode ser associada ao multiplexador que demos como exemplo em que temos 4 entradas e uma sada:

Veja ento que, quando desejamos que a entrada E2 seja a conectada a sada, transferindo seus sinais, tudo que temos de fazer levar a entrada de controle C0 ao nvel baixo e a entrada C1 ao nvel alto. Perceba tambm que a quantidade de linhas de controle depende justamente da quantidade de entradas que devem ser selecionadas. Para um MUX de 4 entradas precisamos de 2 entradas de controle, pois com dois dgitos cobrimos as 4 combinaes possveis de estados de controle. Para um MUX de 8 entradas, como o mostrado na figura 2, precisamos de 3 entradas de controle, de modo a se obter as 8 combinaes de estados que definem qual entradas ser a ativada.

Uma tabela verdade para um MUX de 8 entradas, como o mostrado na figura 2 seria a seguinte:

A implementao de um multiplexador com portas lgicas pode ser feita com relativa facilidade. No caso do multiplexador de 4 entradas e uma sada que tomamos como exemplo inicial podemos usar portas AND e OR alm de inversores conforme mostra a figura 3.

A funo de multiplexador pode ser encontrada tanto em circuitos integrados de tecnologia CMOS como TTL e nestes componentes temos ainda a possibilidade de encontrar uma entrada adicional de inibio INHIBIT que serve para desativar o circuito em caso de necessidade, desligando-se assim sua sada de qualquer das entradas. Veja que esta entrada pode ser importante, pois em qualquer combinao de nveis lgicos da entrada de controle sempre teremos uma entrada conectada sada e pode ser

necessrio em algum tipo de aplicao que nenhuma entrada seja conectada sada em determinado instante. Na figura 4 temos o circuito lgico de um multiplexador de 8 entradas com 3 entradas de controle e uma entrada de INHIBIT.

Este circuito utiliza inversores, portas AND e portas OR.

DEMULTIPLEXADORES Um circuito demultiplexador ou DEMUX tem uma entrada de dados e um determinado nmero de sadas, alm de entradas de controle, conforme mostra o diagrama simplificado da figura 5.

Pela aplicao de nveis lgicos apropriados nas entradas de controle podemos transferir o sinal da entrada para uma das sadas. Qual sada receber o sinal depende dos nveis na entrada de controle conforme a tabela verdade dada a seguir, para o exemplo da figura 5.

Perceba que, neste caso tambm, precisamos de duas entradas de controle para selecionar uma de 4 sadas. Se tivermos 8 sadas, como no DEMUX da figura 6, sero necessrias 3 entradas de controle e a tabela verdade ser a seguinte:

Um circuito demultiplexador pode ser elaborado a partir de funes lgicas comuns. Para um demultiplexador de 4 sadas, como o tomado como exemplo inicial de nosso artigo temos a possibilidade de elabor-lo com apenas dois inversores e 3 portas AND de 3 entradas, conforme mostra a figura 7.

MUX/DEMUX INTEGRADOS Conforme explicamos as funes de multiplexadores e demultiplexadores digitais podem ser encontradas na forma de circuitos integrados tanto da famlia CMOS como TTL. Damos a seguir alguns circuitos integrados comuns dessas duas famlias que podem ser usados em projetos.

74150 - seletor de dados 1 de 16 Este um multiplexador TTL em invlucro de 24 pinos, mostrado na figura 8.

Na operao normal a entrada de habilitao EN deve ser colocada no nvel baixo. Se a entrada EN for levada ao nvel baixo o circuito inibido e a sada fica no nvel alto independentemente do que acontece em qualquer entrada ou nas linhas de seleo. Este circuito tambm tem uma caracterstica inversora: isso significa que o nvel do sinal da entrada selecionada aparece invertido na sada.

74151 - seletor de dados 1 de 8 Este circuito TTL tem 8 entradas de dados, trs linhas de seleo e duas sadas, sendo uma que apresenta o sinal da entrada na forma original e a outra que o apresenta invertido. Na operao normal a entrada EN de habilitao deve ficar no nvel baixo. Se esta entrada for levada ao nvel alto a sada Y se mantm no nvel baixo e a sada Y/ no nvel alto independentemente do que acontece nas linhas de dados ou de controle. O 74151 apresentado em invlucro DIL de 16 pinos com a disposio de terminais mostrada na figura 9.

74152 - Duplo seletor de dados 1 de 4 Este circuito integrado TTL contm dois multiplexadores de 4 entradas de dados, com duas linhas de controle que atuam ao mesmo tempo sobre os dois circuitos. Na figura 10 temos a pinagem deste componente que apresentado em invlucro DIL de 16 pinos.

Na operao normal a entrada EN deve ser mantida no nvel baixo. Com esta entrada no nvel alto, a sada do multiplexador correspondente se mantm no nvel baixo independentemente da entrada selecionada.

74154 - Demultiplexador 1 de 16 Este circuito integrado TTL apresentado em invlucro DIL de 24 pinos com a pinagem mostrada na figura 11.

Este tipo de circuito tambm conhecido como distribuidor de dados e na operao normal a entrada EN deve ser mantida no nvel baixo. Com esta entrada no nvel alto, todas as sadas ficaro no nvel alto, independentemente do que ocorre na entrada de dados e nas entradas de controle.

74155 - Duplo Demultiplexador 1 de 4 Este circuito integrado TTL apresentado em invlucro DIL de 16 pinos, conforme mostra a figura 12.

Na operao normal a entrada EN deve estar no nvel baixo. Com a entrada EN no nvel alto, todas as sadas dos seletores ficam no nvel alto, independente da seleo e dos dados da entrada.

4051 - Seletor 1 de 8 (MUX/DEMUX) Este circuito integrado CMOS apresentado em invlucro DIL de 16 pinos e pode trabalhar tanto com sinais analgicos como digitais, dependendo apenas da polarizao do pino 7, conforme mostra a figura 13 em que temos a sua pinagem.

interessante observar que este circuito pode funcionar tanto como multiplexador como demultiplexador j que as chaves usadas so bilaterais. Quando utilizado em circuitos digitais a tenso de alimentao pode ficar entre 5 e 15 Volts e o pino 7 aterrado. Se o circuito for utilizado para operar com sinais analgicos (udio, por exemplo), o pino de alimentao positiva Vdd deve ficar em 5 V e o pino 7 em -5 V. Os sinais chaveados devem ter amplitudes que no ultrapassem esta faixa. Com a entrada EN no nvel alto todas as chaves ficam abertas e nenhum sinal pode passar. Se EN estiver no nvel baixo, o canal selecionado pelas entradas de controle conectado a sada. O sinal tanto pode fluir de um dos canais de entrada (X1, X2, X3 ou X4) para a sada (X) como vice-versa j que a operao tanto como MUX como DEMUX, conforme explicamos. As chaves abertas para este circuito tm uma resistncia muito alta de centenas de megohms e na condio de fechadas tm uma resistncia da ordem de 120 ohms. A corrente em cada chave no pode ser maior que 25 mA.

4052 - Duplo Seletor 1 de 4 (MUX/DEMUX) Este circuito CMOS funciona exatamente como o 4051 com a diferena que no caso temos dois seletores (MUX/DEMUX) num mesmo circuito integrado em invlucro de 16 pinos, que mostrado na figura 14.

Como no caso anterior, o circuito pode operar nos dois sentidos, ou seja, tanto como multiplexador como demultiplexador e dependendo da alimentao pode operar com sinais analgicos ou digitais.

4053 - Triplo Seletor 1 de 3 (MUX/DEMUX) Temos finalmente um circuito CMOS que funciona como os anteriores, e que pode ser usado tanto como MUX como DEMUX tanto para sinais analgicos como digitais. A pinagem deste circuito integrado mostrada na figura 15.

As linhas de seleo de sadas/entradas dos trs seletores (MUX/DEMUX) deste circuito integrado so independentes, mas para inibio do funcionamento existe uma entrada comum. Esta entrada deve ficar no nvel baixo para o funcionamento normal.

Das könnte Ihnen auch gefallen