Sie sind auf Seite 1von 5

Homologao

Novos Sistemas 1. O processo de homologao inicia-se com o estudo da documentao constante na pgina do sistema. 2. Aps o estudo da documentao, o homologador deve elaborar o seu documento de teste, onde sero descritos os testes a ser realizados bem como as respostas esperadas. 3. Em seguida, os testes sero efetuados de acordo com o documento de testes, documentando-se os problemas encontrados. 4. Caso o sistema no apresente erros, ser emitido o certificado de homologao. Esse certificado libera o sistema para uso no TCE-PE. 5. Caso erros sejam encontrados no sistema, o homologador elaborar o documento de problemas encontrados e o encaminhar ao responsvel pelo desenvolvimento do sistema. O prazo mnimo para a homologao de novos sistemas ser de 10 dias teis contados a partir do trmino da codificao pela equipe de desenvolvimento. Esse prazo pode ser estendido de acordo com a complexidade e a extenso do sistema. O documento de teste faz parte da anlise do sistema e dever ser includo na respectiva pgina. Manutenes 1. Avaliar o documento de alterao e, caso haja documentao do sistema, estud-la. 2. Se o sistema no possuir documento de teste, efetuar a construo do documento de teste de acordo com a funcionalidade pedida pelo usurio. 3. Executar os testes definidos no documento de testes e anotar as devidas respostas. 4. Com base nas respostas obtidas, verificar a ocorrncia de erros a ser reportados equipe de desenvolvimento; caso no ocorram, homologar a manuteno. O prazo de homologao de manuteno dos sistemas ser dado de acordo com: a classificao dos sistemas, a classificao da manuteno e esforo necessrio para a execuo. O prazo mnimo de homologao de 2 horas; o mximo, de 2 dias teis contados a partir do trmino da codificao pela equipe de desenvolvimento.

Teste e Homologao
Testes de Sistemas Aplicativos
Para garantir padres e qualidade no produto final, a RSI desenvolveu modelos de processos para a realizao de testes em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas aplicativos. Estes modelos reduzem os erros no processo, atuando das atividades iniciais (requisitos) at a homologao do produto.

Homologao de Sistemas Aplicativos


Uma das etapas da metodologia de desenvolvimento de sistemas e parte do processo de teste de software, a homologao antecede a implantao no ambiente de produo. Os testes so aplicados em ambientes controlados (ATH - Ambiente de Teste e Homologao) com infra-estrutura similar ao ambiente de produo.

Preparao do Ambiente de Teste e Homologao (ATH)


Tem o objetivo de preparar um ambiente (ATH - Ambiente de Teste e Homologao) com infra-estrutura tecnolgica similar ao de produo, com bases de dados reduzidas, descaracterizadas e ntegras, utilizando processos automticos de carga e validao de informaes. O resultado a realizao de testes integrados e com total visualizao dos processos de negcio da empresa.

Gesto do Ambiente de Teste e Homologao (ATH)


Inclui o gerenciamento e a administrao do ambiente e seus recursos, mantendo-os ativos e permanentemente disponveis para exercer as funes de homologao e contemplando os pacotes de mudanas de sistemas aplicativos, software, hardware e infra-estrutura.

Homologao de Sistemas Aplicativos


Uma das etapas da Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas e parte do Processo de Teste de Software, a Homologao antecede a implantao no ambiente de produo. Os testes so aplicados em ambientes controlados com infra-estrutura similar ao ambiente de produo. Seus principais objetivos so: Realizar testes integrados nos sistemas aplicativos, simulando o ambiente de produo. Melhorar a qualidade dos produtos finais, com reduo de impactos nas reas de negcio. Minimizar custos e prazos, atravs da organizao, otimizao, e automao dos processos de testes. Testar simulaes de carga e stress e o comportamento do software, simulando situaes para avaliar o desempenho em situaes crticas de processamento. Propiciar segurana e confiabilidade ao processo de implantao de mudanas e/ou novos releases no ambiente de produo. Garantir ou propiciar a formalizao dos SLAs (Service Level Agreements). Possibilitar a antecipao de medidas corretivas sobre eventuais impactos no ambiente de produo. Aumentar a visibilidade sobre os fluxos das informaes, objetivos, responsabilidades e relacionamentos entre as reas de tecnologia e negcios.

Preparao do Ambiente de Teste e Homologao (ATH)


Tem o objetivo de preparar um ambiente com infra-estrutura tecnolgica similar ao de produo, com bases de dados reduzidas, descaracterizadas e ntegras, utilizando processos automticos de carga e validao de informaes. O resultado a realizao de testes integrados e com total visualizao dos processos de negcio da empresa, atingindo os seguintes objetivos: Preparar a infra-estrutura do ambiente de homologao e manter o controle sobre a utilizao de seus recursos. Eestabelecer infra-estrutura de hardware, software e testware. Definir o tipo de ambiente (sistemas ativos e sistemas por demanda). Definir as polticas, normas e padres do ambiente e dos processos. Estabelecer as regras e critrios para povoamento (Reduo e Descaracterizao das bases de dados).

A metodologia RSI estrutura o ambiente de testes e homologao de sistemas, atendendo aspectos como:

Normatizao:
Definio de normas de controle de configurao e verso, gesto de mudanas e problemas. Definio de padres de Nomenclaturas e Codificao (identificador de ambientes, estruturas de processamento, automao de processamento e scheduler).

Povoamento:

Definio da origem dos dados: laboratrio, produo ou simulado Definio dos critrios corporativos de reduo dos dados Definio dos critrios corporativos para descaracterizao dos dados Definio das ferramentas de produtividade

Gesto do Ambiente de Homologao


Inclui o Gerenciamento e a Administrao do Ambiente e seus recursos, mantendoos ativos e permanentemente disponveis para exercer as funes de homologao e contemplando os pacotes de mudanas de sistemas aplicativos, software, hardware e infra-estrutura. A gesto do ambiente de homologao tem o objetivo de preservar o conhecimento com documentao orientada a processos; garantir a segurana e a confiabilidade do processo de implantao de mudanas e/ou novos releases no ambiente de produo; dar visibilidade e antecipar medidas corretivas sobre eventuais impactos no ambiente de produo; realizar a homologao de sistemas aplicativos, software, hardware e infraestrutura; definir mtricas e indicadores de qualidade para acompanhamento do comportamento do ambiente; garantir a qualidade da documentao de desenvolvimento e de produo; e garantir a qualidade da documentao de testes, preservando a cultura de testes. Tambm aqui a RSI utiliza metodologia prpria, que leva em conta itens como:

Como gerenciar o ambientes de teste e homologao:


Anlise de necessidades Estabelecimento de mtricas e indicadores de qualidade para o gerenciamento Anlise dos indicadores de qualidade da produo e da homologao Anlise de impacto nos acordos de nvel de servio estabelecidos Coleta e documentao de evidncias

Como administrar o ambientes de teste e homologao:


Criao de estrutura de processamento Execuo dos fluxos de processamento Registro de ocorrncias e acionamento de responsveis Disponibilizao dos dados para testes de sistemas aplicativos no ambiente de desenvolvimento (caixa branca). Controle do sincronismo nas bases de dados do ambiente Controle dos sistemas aplicativos ativos no ambiente

Monitoramento dos recursos do ambientes de teste e homologao


Hardware Software Testware

Gerao e manuteno dos componentes de testes e homologao:


Estratgia, plano, roteiros e massa de testes Scripts automatizados de testes Inventrios de produo e sistemas

Gerncia de configurao e verso

Homologao funcional e tecnolgica de sistemas aplicativos

Bibliografia

SANTOS, Joao Carlos Duarte. Norma de Homologao. Disponvel em: <http://www.tc.df.gov.br/tcbrasil/tcepe/NormaHomologacao.pdf> Acesso em 21 mar.2008. INFORMATICA, RSI. Teste e Homologao de Sistemas Aplicativos. Disponvel em: <http://www.rsinet.com.br/> Acesso em 23 mar.2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen