Sie sind auf Seite 1von 8

Autor Prof.

Paulo Cristiano :
Resposta s objees dos crticos ao Antigo Testamento Vimos que muitas so as objees que se levantam contra a veracidade da Bblia; objees estas fincadas no naturalismo e ceticismo dos pressupostos da critica negativa. O pecador precisa eliminar a credibilidade na Bblia, pois sem ela ele se sente vontade para prosseguir em sua vida desregrada. A Bblia um tropeo na vida de tais pessoas, pois aponta e condena seus pecados que eles mesmos no querem largar. Como no conseguiram lograr xito destruindo-a por fora tentam destru-la por dentro. Um dos modos que os inimigos da Bblia tentam fazer isso criando heresias para deturpar-lhe a mensagem dando a ela uma nova interpretao fora do propsito para qual foi destinada, como fazem os espritas, os adeptos do movimento Nova Era, os Mrmons, Testemunhas de Jeov etc...quando no o lado mais intelectual, filosfico e cientfico explorado colocando em dvida sua confiabilidade. Mas justo perguntar: merece crdito o Antigo Testamento? A Bblia pode resistir aos ataques que constantemente os crticos lanam contra ela? Neste tpico adentraremos apologtica propriamente dita. Lanaremos mo de vrias descobertas cientficas principalmente arqueolgicas como meio de refutao s criticas levantadas contra o Antigo Testamento. Eles estavam errados Por muito tempo vrios episdios descritos na Bblia foram considerados no histricos. Contudo, descobertas aps descobertas foram confirmando, fatos bblicos que outrora considerado apenas lenda, era de fato historia real. Daremos um pequeno resumo logo abaixo: Pessoas Muitas personagens bblcas foram tidas como no histricas mas que recentemente as descobertas tem mostrado que eram pessoas reais como bem descreve a Bblia. Eis algumas: Sargo: o arquelogo francs Paul-mile Botta em 1843 fez escavaes em Corsabad e encontrou vestgios do "lendrio" Sargo. Belsazar: Tempos atrs o nome de Belsazar foi tido como lenda. Contudo no sculo 19 descobriu-se alguns cilindros com inscries cuneiformes. O escrito mencionava uma certa orao ao filho de Nabonido cujo nome era Belsazar. Tambm havia a discrepncia de que a Bblia mencionava-o como rei, enquanto as inscries o chama de filho de Nabonido, sendo ele na verdade um prncipe. Mas novas inscries encontradas em escavaes relatam a estreita unio entre Belsazar e Nabonido na regncia do reino. Tambm o nome rei podia ser dado mesmo a um regente abaixo do rei oficial. Escavaes arqueolgicas feitas na Sria descobriram uma esttua de um governante com duas inscries em lnguas diferentes, uma delas mencionava-o como governador a outra como rei. Joaquim: Importantes inscries babilnicas mencionam uma lista de raes dadas a um certo "Yaukin (Joaquim), rei de iahudu (Jud)". Davi: A existncia do rei Davi era considerada como lenda at 1993 quando foi descoberta uma pedra de basalto contendo a inscrio "Casa de Davi". Provando assim que se h uma casa (dinastia) de Davi, houve de fato um personagem real histrico que a deu origem.

Balao: Em Deir Al, localizado no vale do Jordo, foi descoberta uma inscrio aramaica de meados do sculo VIII, mencionando o vidente Balao (Nm. 22-24). Cidades Muitas cidades que outrora eram conhecidas apenas nos relatos bblico foram desenterradas por escavaes arqueolgicas. Eis algumas delas: Cidades antediluvianas: Eridu, Obeide, Ereque, Susa, Tepe Gawra, Sipar, Larsa tem sido desenterradas com utenslios da poca ainda intactos, com isso muito dos costumes daqueles povos primitivos foram expostos ao conhecimento moderno.

Ur dos Caldeus: O arquelogo Sir Charles Leonard Woolley descobriu Ur dos Caldeus. Cidades Bblicas como Faleg e Sarug, Nacor, Tare e Har foram mencionadas em textos cuneiformes encontrados em Mari uma antiga cidade do sculo XIX a.C. Pelos arquivos do palcio de Mari as cidades de Har e Nacor eram cidades florescentes em 1.900 a.C. Siqum: "Escavaes foram empenhadas em Siqum, primeiramente pelas expedies austraco-alems em 1913 e 1914; posteriormente no perodo de 1926 a 1934, sob a responsabilidade de vrios arquelogos; e, por fim, por uma expedio americana no perodo de 1956 a 1972 [...] A escavao na rea sagrada revelou uma fortaleza na qual havia um santurio e um templo dedicado a El-berith, 'o deus da conveno'. Este templo foi destrudo por Abimeleque, filho do juiz Gideo (Veja Jz 9) e nos proporcionou uma data confivel acerca do 'perodo teocrtico'. Recentemente, nas proximidades do monte Ebal (Veja Dt 27.13), foi encontrada uma estrutura que sugere identificar um altar israelita. Datado do 13 ou 12 sculo a.C., o altar pode ser considerado como contemporneo de Josu, indicando a possibilidade de o altar ter sido construdo pelo prprio lder hebreu, conforme descrito em Deuteronmio 27 e 28". (Horn, Siegfried H, Biblical archaeology: a generation of discovery, Andrews University, Berrien Springs, Michigan, 1985, p.40). Arade: "Escavaes realizadas por Y. Aharoni e R. B. K. Amiran no perodo de 1962 a 1974 comprovaram a existncia de Arade - 30 km ao nordeste de Berseba" (The New Bible Dictionary, Wheaton, Illinois: Tyndale House Publishers, Inc., 1962). "O local consiste em um pequeno monte superior ou acrpole onde as escavaes revelaram ser a cidade da Idade do Ferro". (Achtemeier, Paul J., Th.D., Harper's Bible Dictionary, San Francisco: Harper and Row, Publishers, Inc., 1985). Sus: "Escavaes conduzidas por Marcel Dieulafoy no perodo de 1884 a 1886 comprovaram a existncia da cidade de Sus". (Douglas, J. D., Comfort, Philip W. & Mitchell, Donald, Editors. Who's Who in Christian History,Wheaton, Illinois: Tyndale House Publishers, Inc., 1992.) Nnive: Em 1845, um explorador ingls A H Layard descobriu Nemrod que na Bblia se chama Cale. Betel: "W. F. Albright fez uma escavao de ensaio em Betel em 1927 e posteriormente empenhou uma escavao oficial em 1934. Seu assistente, J. L. Kelso, continuou as escavaes em 1954, 1957 e 1960" (Achtemeier, Paul J., Th.D., Harper's Bible Dictionary, San Francisco: Harper and Row, Publishers, Inc., 1985). Dafca: onde ficava a mina de Ramss II foi descoberta por Flinders Petrie, arquelogo ingls em 1904. Cades-Barnia: (Deut. 1.19) Esta antiga cidade Bblica tem sido identificada com Ain Kadees, um osis. Povos Hititas: Duvidava-se da existncia deste povo at uma escavao feita em 1905 descobrir uma enorme quantidade de inscries cuneiformes. A traduo mencionava um povo cuja Bblia chamava de filhos de het. Os escombros das cidades hititas foram expostos ao mundo novamente.

Notas explicativas: Muitos lugares e acontecimentos descritos na Bblia que outrora fora posto sob suspeita, podem agora, graas as recentes pesquisas na terra santa, serem verificados. Por exemplo, at hoje existe a fonte chamada na Bblia de Mara (Amarga). sabido que naquela regio os nmades atestam a existncia de fontes de guas salobras como registra as fontes bblicas. At hoje os bedunos conseguem tirar gua da rocha como fez Moiss devido a um fenmeno natural daquela regio. O Dr. Halley cita um interessante comentrio de Cobern em Recent Explorations in Palestine sobre o episdio de Nmeros 20.8-12. Diz ele que no lugar da antiga Cades existe at hoje ao lado de duas fontes que jorram gua viva uma fonte extinta: "Cobern pensa que Moiss feriu a rocha acima da fonte extinta...e estas duas fontes brotaram..." (p. 138) O mistrio da sara ardente que tanto intrigou crentes e cticos agora encontra sua explicao numa combusto de gases de certas plantas tpicas da regio que parece produzir o mesmo fenmeno bblico.

O man mencionado de ponta a ponta na Bblia, ainda hoje pode ser colhido na regio do Sinai. Consiste, segundo a opinio de vrios pesquisadores, em uma secreo da tamargueira do tamanho do coentro e de cor branca com gosto de mel, como de fato descreve a Bblia. As codornizes tambm algo natural e no raro. Devido ao cansao por causa das longas jornadas em suas migraes, elas literalmente se deixam cair nas plancies da costa para recobrar foras. Permitindo assim serem apanhados to facilmente como fizeram os israelitas a milhares de anos atrs. A existncia de uvas enormes mencionadas em Nmeros 13.24 no de todo inverossmil como muitos pensam. At hoje aquela regio rica em vinhas. A faanha de Jonas na boca de um grande peixe considerada por muitos como prova real de lendas na Bblia, j foi constatada no Sculo XX, quando um marinheiro foi engolido por uma baleia e encontrado depois de muitos dias vivo, porm ferido. Tambm temos testemunhos escritos antiqssimos do templo de Marduque que atestam a narrativa bblica sobre a longevidade de muitos reis da poca do dilvio. Tambm povos como babilnicos, persas, hindus, egpcios gregos e outros tiveram tradies semelhantes a esta. Objeo 2 -Autoria do Pentateuco. Os crticos alegam que Moiss no foi o autor do Pentateuco. Contudo essa alegao no to nova como muitos pensam, de fato ela antiga, antecedendo mesmo origem da Alta Critica moderna, aparecendo em algumas seitas do II sculo d.C. Mas ganhou notoriedade com as teorias das fontes JEDS. Seus defensores acreditam que vrios autores independentes escreveram os cinco primeiros livros da Bblia. As principais razes apresentadas so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Os diferentes nomes divinos; Repeties de narrativas; Estilo diferente; A narrativa da morte de Moiss; O texto narrado na terceira pessoa; A questo da escrita.

Resposta Apologtica: 1. A resposta a este argumento no to difcil assim. A explicao mais convincente que os nomes divinos refletiam mais o carter de Deus do que o gosto particular dos supostos redatores (das fontes) por tais nomes. Por exemplo, quando aparece o nome Elohim em dado versculo, geralmente refere a idia abstrata de Deus. o nome para representar o Deus que a humanidade conhece. J Yahweh reflete o Deus do pacto. Quando Deus se relacionando particularmente com o homem num conceito israelita. Tambm a questo da juno dos nomes divinos, Yahweh-Elohim, no significa que duas fontes diferentes se uniram para formar este nome. Essa tese labora em erro pelo fato de as divindades pags do antigo oriente usarem tambm nomes duplos, por exemplo, Amon-R. Mas nenhum estudioso tentaria inventar duas fontes diferentes para explicar esse fenmeno lingistico baseado nesta suposta fuso de dois nomes egpcios. 2. Os crticos sugerem que narrativas duplas no livro do Gnesis so por vezes contraditrias, isto seria prova convincente de que houve mais de um autor para o livro. Mas narrativas duplas no quer dizer verses diferentes e muito menos que elas refletem reais contradies. Por exemplo, a dupla narrativa da criao em Gnesis 1 e 2, mostra que a primeira uma meno geral criao, enquanto que a segunda concentra-se em detalhar a criao especial do primeiro casal. No h contradies nas narrativas duplas. Muitos textos no oriente prximo mostra este mesmo tipo de repeties mas os crticos no se atreveriam a dar diferentes autores para cada um deles. Alguns estudiosos acreditam que narrativas repetidas pode ser apenas um peculiar estilo literrio oriental para reafirmar verdades importantes. 3. Quanto a mudanas de estilos, muitas vezes elas refletem apenas mudanas de assunto e no precisam ser necessariamente indcio de diversas fontes. Dependendo do contexto, um mesmo autor pode escrever em diferentes estilos. No era raro acontecer o mesmo em literatura antiga e at mesmo moderna. Por exemplo, A Divina Comdia de Dante um timo exemplo disso.

4. Outro ponto a esclarecer sobre a morte de Moiss. Concordamos que realmente houve enxertos literrios por terceiros na narrativa de do ultimo captulo de Deuteronmio. No h de supor que Moiss narrou sua prpria morte, isso no necessrio para defendermos a autoria mosaica do livro. Por outro lado, isto no significa que todo o documento tenha sido escrito por outros. Gleason Archer nos d um exemplo moderno disso citando a obra de um grande escritor na qual foi introduzido um obiturio de um outro escritor. Contudo ningum ousou fazer objees quanto a autoria da obra. 5. A questo de um texto ser narrado na terceira pessoa tambm encontra paralelo na literatura antiga e at moderna. No raro escritores como Flvio Josefo (Guerras dos judeus), Julio Csar (Guerra Glica) e outros escreveram na terceira pessoa. Tambm no podemos descartar a idia de Moiss ter ditado o texto a um escrevente. 6. Finalmente, os crticos acreditavam que na poca de Moiss ningum sabia escrever. Mas esta teoria caiu por terra quando foram desenterradas algumas tabuinhas de pedra com misteriosas escritas que lembravam os hierglifos egpcios. Decifradas estas escritas levou a concluso que eram de procedncia de trabalhadores cananeus das minas do Fara. Eles j possuam uma escrita por volta de 1500 antes de Cristo. Com isso conclui Keller "Desde ento sabemos que j a trezentos anos antes de Moiss haver conduzido por ali o povo tirado do Egito, havia homens de Cana que sabiam 'escrever', em sua linguagem intimamente aparentada com a de Israel" (p. 120) Mas novas descobertas colocaram em relevo o fato de que mesmo antes de Abrao j existia a escrita. O arquelogo Wooley em 1923 encontro inscries em um templo em Obeide 6 km de Ur. A inscrio dizia: "Anipada, rei de Ur, filho de Messanipada, construiu este para sua senhora Nin-Kharsag". Este foi considerado o documento mais antigo do mundo. Assim, fica provado que a escrita era comum na palestina e que Moises poderia perfeitamente ter escrito o Pentateuco pois segundo o relato bblico ele foi "educado em toda a cincia dos egpcios", segundo diz os estudiosos, isto inclua a arte da escrita. Compilao ou Revelao? Como Moiss soube disso se tais fatos aconteceram milnios antes dele? Resposta Apologtica: Esse um questionamento razovel de se fazer devido s implicaes dele advinda. Nem mesmo os crentes esto isentos. Todavia, a resposta a ele no to embaraosa como parece. Moiss poderia ter tido uma revelao especial de Deus: tudo leva a crer que os relatos da criao do cu e da terra foram revelaes especiais de Deus, pois no havia uma testemunha humana presente nesta poca. Entretanto, os acontecimentos emps criao, no precisa necessariamente ter sido fruto de uma revelao especial. Muitos acreditam que na poca de No j existia a escrita como parece sugerir alguns documentos cuneiforme referindo-se a livros ante-diluvianos. Tambm alguns acreditam, baseando em tradies judaicas que na poca de Enoque havia escrita, j que uma antiga tradio menciona livros escritos por Enoque. Seja como for, no errado supormos que Moiss compilou vrios relatos bblicos de seus ancestrais, passados oralmente ou escritos, atravs dos sculos, e os reuniu em uma s obra. Objeo 3 - A Data do Pentateuco Os crticos afirmam que o Pentateuco teria sido manipulado no sculo VII a.C. pelos escribas da corte do rei Josias e no Escrito no sculo XV a.C. Segundo essa teoria Josias teria mandado compilar vrias lendas de personagens isolados como Abrao, Moiss e Josu costurando tudo em um s texto formando o Pentateuco, ou melhor, um hexateuco da Bblia e inserido neles a histria do xodo com o fito de encorajar os israelitas a lutar contra os egpcios. Resposta Apologtica: A histria mirabolante, mas carece de respaldo histrico. Vejamos porque: O arquelogo Dr. Price conta que, "Grabriel Barkay descobriu em 1979, numa tumba do vale de Hinom, em Jerusalm, pequenos rolos de prata contendo um texto do Pentateuco - a beno de Aro (Nm. 6:24-26), datado de antes do exlio de Jud. O achado criou um problema para os eruditos que defendiam a autoria do Pentateuco como sendo de sacerdotes de poca posterior ao exlio. Como resultado, suas teorias devero ser abandonadas" (Price, R., Pedras que Clamam, Editora CPAD, 2001, So Paulo, Pgina 36). Ainda nos informa o Historiador Jaguaribe: "O mais antigo documento escrito da Tohah, o chamado Documento J, data do dcimo sculo a. C. A Torah, ou Pentateuco, contm cinco livros: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e

Deuteronmio ..." (Jaguaribe, H., Um Estudo Crtico da Histria, Vol. 1, Editora Paz e Terra, 2001, So Paulo, Pgina 217). Se h documentos do Pentateuco com datas anteriores ao sculo VII a. C., a pergunta bvia, como ento os sacerdotes judaicos teriam manipulado algo que j existia? importante tambm levarmos em conta o respeito que os sacerdotes e escribas tinham pela Tor e sua mensagem, desrespeitar a ordenanas de Deus seria trazer sobre si maldio de morte, veja: "Porm o profeta que tiver a presuno de falar alguma palavra em meu nome, que eu no lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrer" (Dt. 18:20). Ser que os zelosos sacerdotes e escribas, conhecendo a maldio aos que inventassem palavras que Deus no havia dito, teriam ainda assim coragem de acrescer algo a mensagem divina? Presumir dessa maneira , sem dvida, desconhecer a cultura dos tempos bblicos e desprezar a dedicao de um povo que preserva sua religio e f at hoje! Aps ter sustentado esse ponto de vista negativo quanto a este ponto acima, um crtico, especialista em interpretao arqueolgica admite: "Ainda h debates intensos sobre muitos dos temas...Muitas de nossas idias so altamente controversas e certamente no compartilhada por todos" Objeo 4 - A Criao Alega-se por vezes que as narrativas de Gnesis no passam de um refinamento de lendas de povos pagos. Resposta Apologtica: Os primeiros relatos de Gnesis sobre a criao, um jardim paradisaco, a queda do homem, a rvore da vida, o dilvio, a arca e a disperso das raas tem encontrado paralelo em vrios documentos extrabblicos. A queda do primeiro casal relatado em documentos da Prsia, Babilnia, ndia, Grecia, China etc... Os detalhes incrementados com cores politesta do o toque diferencial entre estes e o documento mosaico. No entanto, de modo geral, a mensagem central transmitida sempre a mesma: o primeiro casal eram livres, andavam nus, mas em dado momento ofenderam os deuses e caram no desfavor destes. Dois antigos sinetes babilnicos mostram a figura de um homem e uma mulher nus seguidos por uma serpente. Apesar de documentos como Enuma Elish, e os picos de Atrahasis e Gilgamesh mostrarem um paralelo incrvel com Gnesis, no entanto, no podemos ver nisso nada mais que distores de eventos reais. No h de supor que os eventos descritos em Gnesis so apenas plgios refinados ao gosto mosaico destes documentos. Contudo, estudiosos ao analisarem tais documentos viram que existem mais diferenas que similaridades. "No Oriente Mdio antigo, a regra que relatos ou tradies simples do lugar (por acrscimo ou adorno) a lendas elaboradas, mas no o inverso." Merryl Unger explica que "Suas semelhanas se devem a uma mesma herana, onde cada raa de homens manteve, de gerao em gerao, os histricos orais e escritos da histria primeva da raa humana." Tambm a incrvel preciso cientifica do livro atesta contra todas essas alegaes. Como explicar que no geral Gnesis se enquadra fielmente na ordem que a moderna cincia d aos eventos da criao? Ademais, veja como as evidncias cientificas apiam a teoria da criao em detrimento da evoluo: Criao - O universo teve um princpio Evoluo - O universo eterno Fatos - O universo teve um principio (Big Bang) Criao - Diz que depois da queda o mundo est tendendo para a degradao Evoluo - Diz que o mundo tende para a evoluo e ordem Fatos - A segunda lei da termodinmica diz que tudo est Criao - A vida procedeu de um ser vivo (Deus)

Evoluo - A vida surgiu por uma gerao espontnea (acaso) Fatos - A vida s procede de vida anterior (teoria de Pasteour) Criao - O Universo finito Evoluo - O Universo eterno Fato - O universo (segundo teorias recentes) ter um fim Criao - linguagem e arte repentinas na civilizao Evoluo - gradual surgimento da civilizao Fato - A arqueologia e antropologia revelam surgimento repentino das mesmas Criao - saltos nos fosseis, espcies completas sem elos Evoluo - origem gradual e fsseis de vrios elos de uma espcie outra. Fato - A arqueologia e antropologia revelam surgimento repentino das mesmas

Diante disso quase impossvel aceitar que narrativas pags mostrando o surgimento do universo atravs de corpos de deuses iracundos, vingativos e imorais numa saga selvagem, possa ser a fonte da qual Moises tirou o Gnesis. Outro ponto a salientar que tais narrativas politestas choca-se grandemente com o monotesmo extremo dos antigos hebreus. Objeo 5 - O Dilvio Os crticos dizem que o dilvio apenas um plgio de antigas lendas pr-histricas. Resposta Apologtica: Antigamente era objetado que o dilvio bblico era algo fictcio. Todavia, com a descoberta do pico de Atrahasis e Gilgamesh que relatavam antigas histrias de um dilvio, o pndulo dos cticos oscilaram para outro lado: o de insinuar que o dilvio bblico a exemplo da criao, fora um plgio destas narrativas. Fora estes dois relatos encontramos ainda vestgios de um dilvio nas literaturas de vrios povos do mundo tais como os gregos, hindus, chineses, mexicanos, algonquinos, havaianos, sumerianos, guatemaltecos, australianos e muitos outros povos ainda. Escavaes levadas a cabo pelo arquelogo Woolley, encontraram a colina de Ur e descobriram camadas de limo acima do nvel do rio. O mar havia depositado restos de pequenos animais marinhos naquele lugar. "Ao p da velha torre escalonada dos sumrios, em Ur, no baixo Eufrates, podia-se descer por uma escada ao fundo dum estreito poo e ver e apalpar os restos de uma imensa inundao - uma camada de limo de quase trs metros de espessura. E pela idade das camadas que indicavam estabelecimentos humanos e nas quais se podia ler o tempo como calendrio, podia-se tambm determinar quando tivera lugar essa inundao. Ocorreu pelo ano 4.000 a.C.!" (E A Bblia Tinha Razo... pg.45). Outras escavaes foram feitas em Quis cidade prxima Babilnia, assim como em Far e Nnive, em todas elas constavam vestgios de uma inundao repentina. Tirando os detalhes fictcios o pico Gilgamesh, narra de forma incrvel como se deu este dilvio. At mesmo a situao geogrfica da tempestade e seus fenmenos meteorolgicos. Segundo a narrao tudo indica que ocorreu um gigantesco ciclone que culminou no dilvio. Fenmenos naturais em escala menor ainda visto em muitas ilhas como na Baia de Bengala que em 1876 adentrou 141 milhas terra com ondas de at 15 metros de altura matando centenas de pessoas. Outro fato interessante que o principal veculo de escape de No associado intimamente com o diluvio por tais documentos extrabblicos. Os documentos babilnicos falam dele como um barco em que um homem escapou da terrvel catstrofe. Este barco teria aterrado em um monte. Contudo, surpreendentes relatos sobre arca ter sido vista nas geleiras do Monte Ararat por vrias pessoas de diferentes paises durante os dois ltimos sculos, no fico. O primeiro a relatar ter visto a arca presa nas geleiras do Ararat foi um pastor de ovelhas de Bayzit na Armnia. Depois uma expedio em 1833 confirmaria o relato deste pastor. Em 1892 o arcediago de Jerusalm Dr. Nouri,

teria visto a arca e neste ano empreendeu uma expedio ao Monte Ararat para pesquisa-la. Durante a primeira e segunda guerra mundial, vrias pessoas tambm afirmaram terem visto a arca. Com isso o Czar Nicolau II mandou uma expedio ao Monte e teria tirado at fotos da arca. Mas com o golpe dos comunistas no poder essas fotos desapareceram para sempre. No obstante, outras expedies depois destas foram levadas a cabo, mas sem sucesso, no encontraram nenhum vestgio da arca. Alm da incrvel descoberta do Dr. Woolley confirmar o dilvio, temos ainda a confirmao deste evento pela boca de ningum menos que Jesus que o comparou com a sua segunda vinda: "E, como foi nos dias de No, assim ser tambm a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, at ao dia em que No entrou na arca. E no o perceberam, at que veio o dilvio, e os levou a todos, assim ser tambm a vinda do Filho do homem" (Mt 24.37-39). Veja que Jesus admitiu o dilvio. " bem provvel que todas elas reflitam a mesma catstrofe universal. Mas esse to formidvel acontecimento deve ter ocorrido num tempo em que j havia seres pensantes que o presenciaram e lhe sobreviveram, podendo transmitir a noticias s geraes futuras." (E A Bblia Tinha Razo... 39) Sendo assim, aqueles que identificam o dilvio com a ultima grande modificao acontecida ao fim da Era Glacial, em 7.500 a.C coloca o inicio da humanidade em tempos bem mais recuado. Segundo esta teoria, o derretimento do gelo represado no Mar Negro causou um sbito e violento vazamento de gua, submergindo as terras frteis da Europa Central. Teoria proposta pelos oceangrafos William Ryan e Walter Pitman, da Universidade Columbia. A extenso do dilvio. Diz a narrativa bblica que "As guas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo do cu foram cobertos. Quinze cvados acima deles prevaleceram as guas; e assim foram cobertos. Pereceu toda a carne que se movia sobre a terra, tanto ave como gado, animais selvagens, todo rptil que se arrasta sobre a terra, e todo homem. Tudo o que tinha flego do esprito de vida em suas narinas, tudo o que havia na terra seca, morreu. Assim foram exterminadas todas as criaturas que havia sobre a face da terra, tanto o homem como o gado, o rptil, e as aves do cu; todos foram exterminados da terra; ficou somente No, e os que com ele estavam na arca." (Gn 7.19-23) O dilvio em si no mais polmica hoje em dia, agora o ponto nefrlgico da questo se concentra na extenso do dilvio. Foi ele local ou universal? Devemos levar em conta a concepo que eles tinham de mundo naquela poca ou a nossa atual? Se levarmos em considerao a geografia do ponto de vista bblico antediluviano o dilvio foi local e a frase "exterminadas todas as criaturas que havia sobre a face da terra" pode se referir simplesmente ao mundo povoado e conhecido de ento. quase impossvel crer que dentro de dez geraes uma simples famlia poderia povoar toda a terra. Tambm h o fato de que a palavra terra ere usada na passagem significa tambm pas ou regio. A palavra para terra como a extenso total do planeta seria tebhel. Fora estas h ainda outras fortes objees levantadas contra a concepo de um dilvio universal: se formos considerar a nossa geografia como sendo a mesma daquela poca sem nenhuma alterao durante todo esse tempo, ento teramos dificuldade em colocar tanta gua sobre a terra. Para cobrir a terra inteira seria necessrio 8 vezes mais gua do que existe hoje em dia no planeta. Tambm se a ausncia de tanta gua no bastasse teramos a dificuldade em descobrir para onde foi tanta gua, quando o dilvio acabou. Sem falar na dificuldade da flora e fauna. Por exemplo se as guas do dilvio permanecesse salina todos os peixes de gua doce morreriam e vice-versa. Tambm certas reas da superfcie terrestre se mostram intactas, sem nenhum vestgio de uma inundao diluviana. Por outro lado h da mesma maneira algumas objees que se levanta contra a concepo de um dilvio local. A primeira e mais forte se encontra no prprio texto que diz foram cobertos pela gua "todos os altos montes que havia debaixo do cu". Ora, a expresso debaixo do cu parece indicar muito mais alm do que a regio da mesopotmia. Todas as vezes que a Bblia usa tal expresso para se referir ao mundo em sua extenso total. Outro ponto dificultoso que mesmo crendo que um dilvio local fosse possvel a ponto de cobrir o monte Ararat que mede mais ou menos 5000 metros de altura, isso no explicaria como somente este monte local foi afetado. Uma inundao local desta proporo teria reflexo em outros montes do mundo tambm. Outra forte objeo a um dilvio local que os mais variados povos dos mais distantes continentes do mundo falam de uma inundao mundial em suas tradies primitivas. Tambm h o vestgio de fissuras enormes contendo resto de centenas de animais que foram, num passado longnquo, submersos por uma inundao. Isso parece ser evidncia, porm no conclusiva, em prol da tese de um dilvio universal.

Estes, ao que parece, so os principais pontos onde as duas teses se chocam mais. Mesmo entre os mais abalizados estudiosos no se chegou a uma concluso satisfatria. Mas de uma coisa temos certeza: sendo o dilvio local ou universal, sabemos que ele ocorreu realmente e os propsitos de Deus de qualquer modo foram concretizados.

Fonte: http://cacp.org.br/movimentos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=845&menu=12&submenu=3

Das könnte Ihnen auch gefallen