Sie sind auf Seite 1von 12

ORIENTAES PARA APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS 1.

1 CAPA Segundo o que recomenda a NBR 14724 (2002), as informaes devem ser transcritas na seguinte ordem: - Nome da Instituio (negrito, centralizado na margem superior, maisculas) - Nome do Curso (negrito, centralizado na margem superior, maisculas) - Ttulo e subttulo do trabalho (centralizado na folha, negrito, maisculas) - Nome do autor (negrito, centralizado na folha, maisculas) - Local (cidade, estado) (negrito, centralizado na margem inferior, minsculas) - Ano (negrito, centralizado na margem inferior) Fonte : 14 Espaamento entre linhas: 1,5 Observe o modelo a seguir

FACULDADE CATLICA RAINHA DA PAZ

CURSO DE ..................................................................

TTULO: SUBTTULO (SE HOUVER)

NOME DO ACADMICO (A)

Araputanga, MT 2007

1.2 FOLHA DE ROSTO Deve conter: - NOME DO AUTOR (FONTE 14, CENTRALIZADO, NEGRITO, MAISCULA)

- TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO (SE HOUVER) (FONTE 14, CENTRALIZADO, NEGRITO, MAISCULA) - Texto constando a natureza do trabalho (fonte 12, espaamento de entrelinhas simples, com recuo de 8 cm da margem esquerda). - Local e ano.

NOME DO ACADMICO

TTULO: SUBTTULO (SE HOUVER)

Trabalho apresentado como requisito parcial obteno de meno na disciplina ........................., sob a orientao do (a) professor(a)................, ......semestre do curso de ........................................ da Faculdade Catlica Rainha da Paz (FCARP).

Araputanga, MT 2007
1.3 SUMRIO "Enumerao das principais divises, sees e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matria nele se sucede" (NBR 6027). O ttulo de cada seo deve ser digitado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto. A indicao das pginas localiza-se direita de cada seo. 2 ASPECTOS FORMAIS E TIPOGRFICOS 2.1 Paginao Todos os tipos de trabalho devem ter as suas pginas numeradas, obedecendo a uma seqncia cronolgica, devendo o nmero indicador da pgina respectiva estar localizado no canto superior direito da folha, j desde a primeira

pgina de texto (naquelas pginas onde no aparea nenhum ttulo), a exatos 2 centmetros das respectivas bordas, escrito em algarismos arbicos. Havendo ttulo (no incio) da pgina ela no numerada (Sumrio, Resumo, Introduo, Captulo, Concluso, Referncias) deve estar a 8 cm da borda superior da pgina, com alinhamento centralizado. As folhas com os elementos pr-textuais (capa, folha de rosto, listas de siglas e abreviaturas etc.) so contadas, mas no numeradas. 2.3 Espaamento Todo texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. As citaes longas, as notas de rodap e as referncias devero ser digitados em espao simples. 2.4 Ttulo O ttulo na pgina que no recebe numerao (Sumrio, Resumo, Introduo, Captulo, Concluso, Referncias) deve estar a 8 cm da borda superior da pgina, com alinhamento centralizado. O ttulo que for numerado, tambm deve estar a 8 cm da borda superior, embora deva ficar alinhado esquerda. A separao do numeral quanto ao ttulo deve ser de apenas um espao. Esses ttulos devem estar separados do ponto onde comea o texto por uma linha em branco. O tamanho da fonte utilizada no ttulo deve ser o mesmo tamanho da fonte utilizada no corpo do texto (12). Os nmeros de identificao das folhas devem ser colocados no canto superior direito, a 2,0 cm da borda do papel, obedecendo margem direita. So destacados gradativamente, usando-se racionalmente os recursos de negrito e maiscula. O ttulo deve ser separado do texto que o precede, ou que o sucede, por um dois espaos de 1,5. Deve ser adotado o seguinte padro: Ttulo das partes do trabalho: impressos em letra maiscula, negrito, fonte tamanho 12, sem pargrafo, utilizando-se algarismos arbicos. Os itens (partes secundrias): devem ser impressos com a primeira letra das palavras principais em maiscula, negrito, fonte tamanho 12.

Exemplo de pgina inicial de captulo e demais partes do trabalho

Todas as partes do trabalho devem ser iniciados em pginas prprias, ainda que haja espao til na folha. 3 cm margem superior

6 espaos 1,5
INTRODUO

2 espaos 1,5

2.5 Medidas de formatao do trabalho As medidas padres para a formatao de cada lauda (pgina). Configurando a pgina: Margem superior: 3,0 cm Margem inferior: 2,0 cm Margem direita: 2,0 cm Margem esquerda: 3,0 cm Espaamento entre linhas: 1,5 cm Tipo de fonte: Arial ou Times New Roman Tamanho da fonte para o texto: 12 Fonte 10 para nota de rodap e citaes longas (com mais de trs linhas) Formato de papel: A4 (210 x 297 mm), digitados na cor preta, justificados e com a indicao de pargrafo. Palavras estrangeiras devem ser utilizados itlico. 2.6 Siglas, abreviaturas e ilustraes Ao longo de um trabalho cientfico pode ser til dispor de uma lista de abreviaturas usuais ou especialmente construda para esta finalidade. Segundo a NBR 6022 (2003), as ilustraes qualquer que seja seu tipo, como desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros e outros, devem aparecer no texto com sua identificao na parte

inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem em que aparece no texto. A numerao da ilustrao feita em algarismos arbicos, a qual aparece antes do respectivo ttulo ou legenda explicativa, de forma breve e clara, dispensando a consulta ao texto ou fonte para entender a proposta da ilustrao. Exemplo: Grfico 1 Expectativa de uso futuro dos instrumentos de gesto apontados

3 CITAES

Em um trabalho cientfico, devemos ter sempre a preocupao de fazer referncias precisas s idias, frases ou concluses de outros autores. obrigatrio, ao autor do trabalho, indicar os dados completos das fontes de onde foram extradas as citaes (livro, revista e todo tipo de material produzido grfica ou eletronicamente). As citaes podem ser feitas, seja no texto, seja em nota de rodap, ou em listas ao fim dos captulos do trabalho. A opo do autor. As citaes podem ser:

diretas, quando se referem transcrio (literal) de uma parte do texto de um autor, conservado-se a grafia, pontuao, idioma etc. Essas so chamadas de citaes diretas e devem ser registradas no texto entre aspas;

indiretas, quando so redigidas pelo(s) autor(es) do trabalho a partir das idias e contribuies de outro autor (podem ser chamadas tambm de citaes indiretas). Consistem na reproduo do contedo e/ou idia do documento original; devem ser indicadas no texto com expresses como: conforme, segundo ou de acordo com, seguidas do sobrenome do autor. a parfrase.

As citaes fundamentam e melhoram a qualidade cientfica do trabalho, portanto, elas tm a funo de oferecer ao leitor condies de comprovar a fonte das quais foram extradas as idias, frases ou concluses, possibilitando-lhe ainda aprofundar o tema/assunto em discusso. Tm ainda como funo acrescentar indicaes bibliogrficas de reforo ao texto.

As fontes podem ser:

primrias: quando a obra do prprio autor que objeto de estudo ou pesquisa;

secundria: quando trata-se da obra de algum que estuda o pensamento de outro autor ou faz referncia a ele.

Conforme a ABNT (NBR 6023), as citaes podem ser registradas tanto em notas de rodap, a partir do Sistema Numrico, quanto no corpo do texto, a partir do Sistema Alfabtico. Na FCARP, faremos o registro de citaes pelo Sistema Alfabtico, que coloca, imediatamente aps as aspas finais do trecho citado, os elementos entre parnteses no corpo do texto. Os elementos so:

sobrenome do autor em letras maisculas; data da publicao do texto citado; pgina(s) referenciada(s).

Exemplo: (SEVERINO, 2000, p. 190) A primeira vez que uma obra citada, deve-se fazer a citao seguindo-se o modelo acima; nas subseqentes, se no houver obra de outro autor entre uma e outra, elas podem aparecer antecedidas das expresses latinas:

ibidem (ou ibid.): quando a citao for do mesmo autor e mesma obra; idem (ou id.): quando a citao for do mesmo autor e obra diferente.

Exemplos: (Ibidem, p. 201) ou (Ibid., p. 201) (Idem, 1998, p. 42) ou (Id., 1998, p. 42) 3.1 Citaes Diretas Curtas: As citaes curtas, com at 3 linhas, so incorporadas ao texto, transcritas entre aspas com indicao das fontes de onde foram retiradas. Exemplo 1 neste cenrio, que (...) a AIDS nos mostra a extenso que uma doena pode tomar no espao pblico. Ela coloca em evidncia de maneira brilhante a articulao do biolgico, do poltico, e do social (HERZLICH e PIERRET, 1992, p. 7).

Exemplo 2 Segundo Paulo Freire, "transformar cincia em conhecimento usado apresenta implicaes epistemolgicas porque permite meios mais ricos de pensar sobre o conhecimento" (1994, p. 161). Longas: As citaes longas, com mais de 3 linhas, devero ser apresentadas sem aspas. So transcritas em bloco e em espao simples de entrelinhas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10. Ao final da transcrio, faz-se a citao da fonte de onde foi retirada. Exemplo: O objetivo da pesquisa era esclarecer os caminhos e as etapas por meio dos quais essa realidade se construiu. Dentre os diversos aspectos sublinhados pelas autoras, vale ressaltar que:
(...) para compreender o desencadeamento da abundante retrica que fez com que a AIDS se construsse como 'fenmeno social', tem-se freqentemente atribudo o principal papel prpria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmisso. Foi construdo ento o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30).

3.2 Citaes Indiretas

A citao indireta reproduz idias do autor consultado sem, contudo, transcrever o texto literalmente. Nesse caso, as aspas no so necessrias, todavia, citar a fonte indispensvel. Esse tipo de citao pode ser apresentado de duas formas: a) por parfrase: quando algum expressa a idia de um dado autor, ou de uma fonte determinada, com palavras prprias, a citao deve manter, aproximadamente, o mesmo tamanho do original. A parfrase, quando fiel fonte, geralmente prefervel a uma longa citao textual, mas deve, porm, ser feita de forma que fique bem clara a autoria. b) por condensao: quando se faz uma sntese do texto consultado, sem alterar o pensamento ou idias do autor. Exemplo 1 (por parfrase):

A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida atravs de seus elementos bsicos tais como: valores, crenas, rituais, estrias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes vises e compreenses com relao cultura organizacional. O mesmo se d em funo das diferentes construes tericas serem resultantes de opes de diferentes pesquisadores, opes estas que recortam a realidade, detendo-se em aspectos especficos (FREITAS, 1989, p. 37). Exemplo 2 (por condensao): De acordo com Freitas (1989, p. 37), a cultura organizacional pode ser identificada e aprendida atravs de seus elementos bsicos tais como: valores, crenas, rituais, estrias e mitos, tabus e normas. 3.3 Citao de Citao Esse tipo de citao ocorre, quando o autor do trabalho transcreve, direta ou indiretamente, um texto ao qual no teve acesso ao original (citao de segunda mo). Neste caso, o segundo a citar dever acrescentar, antes da indicao da fonte consultada, a palavra apud (que quer dizer junto a). Recomenda-se evitar citaes de citaes, o ideal sempre consultar o original. Exemplo: na indstria txtil de So Paulo que temos o melhor exemplo da participao da famlia na diviso do trabalho. A mulher, neste setor, tem uma participao mais ativa na gesto dos negcios e os filhos um envolvimento precoce com a operao da empresa da famlia. (DURAND apud BERHOEFTB, 1996, p. 35). 3.4 Citaes Mistas Diz respeito utilizao de expresses ou termos utilizados por outros autores inseridos no trabalho. Neste caso, apenas a expresso ou termo colocado entre aspas ou em itlico. A citao da fonte continua sendo indispensvel. Exemplo: O papel do pesquisador o de servir como veculo inteligente e ativo (LDKE e ANDR, 1986, p.11) entre esse conhecimento acumulado na rea e as novas evidncias que sero estabelecidas a partir da pesquisa.

Obs: Incorrees (erros grficos) ou incoerncias (erros lgicos) podem ser detectadas nos textos alheios. No se deve corrigi-las na citao. Aps o elemento incorreto ou incoerente insere-se a expresso latina sic (que significa assim mesmo), entre colchetes [sic].

4 NORMAS PARA REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS As referncias, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023 de agosto de 2002, p.2) so "o conjunto de elementos que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material", utilizados como fonte de consulta e citados nos trabalhos elaborados. As orientaes que seguem tentam traduzir essa norma. A fim de garantir a integridade e preciso dos dados requeridos, deve o pesquisador, manter um arquivo com as fichas bibliogrficas, registrando todos os dados necessrios. Esse trabalho deve ser feito desde o comeo dos estudos. Toda bibliografia citada no trabalho deve obrigatoriamente constar ao final dos textos cientficos e todas as referncias constantes do final devem conter no trabalho sob a forma de citao direta ou indireta (parfrase). Alm de alguns aspectos grficos especficos, a apresentao de obras escritas considera trs aspectos importantes: autoria, ttulo da obra e imprenta (local: editora) e data. As obras so apresentadas por ordem alfabtica das palavras de entrada (em MAISCULA) normalmente os nomes de autores, pessoas fsicas ou jurdicas. Deve ser utilizado o grifo (negrito ou itlico ou sublinha) no ttulo da obra. EXEMPLO; SOBRENOME, Nome. Ttulo da obra: subttulo. n. ed. Local: editora, ano da publicao. Nmero de volumes, quando for mais de um (Coleo ou srie). BOFF, Leonardo. A Trindade e a sociedade. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1987 (Col. Teologia e Libertao II/5). Nos casos de autor que apresentam Filho, Jnior, Neto, Sobrinho seguem imediatamente ao sobrenome. Exemplo: PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, Joo Almeida. Metodologia Cientfica. 2. ed. So Paulo: Futura, 1998.

4.1 Quando obra de um autor. Exemplo: RUIZ, Joo lvaro. Repensando a metodologia cientfica. So Paulo: Scipione, 2002. ______. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 14. ed. So Paulo: Atlas, 1986. Se h duas ou mais obras do mesmo autor, facultativo repetir o nome ou utilizar o exemplo acima. Na posio, faz-se apenas um trao horizontal de seis dgitos (ABNT,NBR 6023, n.9.1.1) (exemplo acima). Primeiro cita a obra mais recente. 4.2 At trs autores, indicam-se todos na entrada, na ordem em que aparecem na obra, separados por ponto e vrgula. Exemplo: OLIVEIRA,Jos Geraldo Beserra; ARAJO, Jos Albrsio de, CORDEIROS, Almery Lima. Manual de normas para redao e apresentao de tese, dissertao ou Monografia. Fortaleza: Universidade Federal do Cear, 1981. 4.3 Mais de trs autores, indica-se o primeiro, seguido da expresso latina et al. ou et alii (e outros) abreviada. Exemplo: FAVERO, Hamilton Luiz et al. Contabilidade: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 1997.

Das könnte Ihnen auch gefallen