Sie sind auf Seite 1von 6

ALTERNATIVAS PARA O GERENCIAMENTO DO LIXO HOSPITALAR NO BRASIL Ladislau de Andrade Joo Bosco, Schalch Valdir

(*)

Escola de Engenharia de So Carlos - EESC/Universidade de So Paulo - USP Departamento de Hidrulica e Saneamento Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 - Centro CEP 13560-250 So Carlos (SP) - Brasil Tel.: (016)274-9264 Fax: (016)274-9212

RESUMO

A problemtica do lixo hospitalar (ou resduos de servios de sade) remete diretamente s questes de Sade Pblica e Saneamento Bsico. Isto torna evidente a necessidade de apresentao de alternativas para o gerenciamento de tais resduos, a fim de proteger a qualidade de vida. Para o caso particular do Brasil, onde tal problemtica negligenciada e as pesquisas so quase inexistentes, este trabalho mostra aspectos referentes aos sistemas interno (hospitalar) e externo (limpeza urbana) de manipulao desses resduos. Tambm abordam-se as caracterizaes fsicas, qumicas e microbiolgicas do lixo hospitalar gerado nas reas crtica, semi-crtica e no crtica de uma instalao de sade. Como principal contribuio, o trabalho prope um fluxograma como alternativa para um gerenciamento ambiental do lixo hospitalar. Finalmente, so apresentadas as concluses, capazes de subsidiar os responsveis pela defesa do meio ambiente no Brasil.

Palabras clave: resduos slidos, resduos hospitalares, gerenciamento ambiental

INTRODUO

O Brasil um Pas caracteristicamente urbano e exatamente a populao destes centros a responsvel pela maior quantidade de resduos slidos (lixo) produzidos.

A produo diria (241.614 toneladas) de lixo, da qual apenas 23,3% recebem tratamento mais adequado, segundo demonstra a Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico realizada pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE (1992), e, tambm, a falta de solues adequadas s condies financeiras dos municpios tornam-se expressivas por indicarem que o Pas, em relao aos procedimentos adotados para seus resduos, encontra-se atualmente no mesmo nvel que vrios pases da Amrica Latina, porm, muito inferior aos patamares alcanados pelos pases desenvolvidos. Em outras palavras, os ndices at aqui mencionados, de acordo com ANDRADE (1992), indicam um atraso de, no mnimo, cerca de duas dcadas em relao a apresentao de solues exigidas para este grave problema dos resduos slidos.

Dentre o universo dos resduos produzidos, em nvel nacional, destacam-se os resduos de servios de sade (RSS) recolhidos diariamente somente em 2.442 dos mais de 4.400 municpios brasileiros. Apesar de representarem uma pequena parcela so particularmente importantes, conforme atestam vrios artigos de publicaes especializadas em assuntos de sade e meio ambiente.

Os resduos de servios de sade so produzidos por estabelecimentos prestadores de assistncia mdica, odontolgica, laboratorial, farmacutica, instituies de ensino e pesquisa mdica, etc. Para efeito de maior controle sanitrio desses resduos, de acordo com BRASIL (1993), tambm so considerados como fontes:

portos, aeroportos e terminais ferrovirios e rodovirios. So constitudos de resduos infectantes (sangue e hemoderivados, materiais perfurantes ou cortantes, animais contaminados, etc.), resduos especiais (radioativos, farmacuticos e qumicos perigosos) e resduos comuns (papis, comida de cozinha, etc.).

Segundo FERREIRA (1995), no Brasil existem mais de 30 mil unidades de sade, produzindo resduos. E, da mesma forma que para os resduos slidos em geral, a questo central que se coloca sobre os resduos de servios de sade refere-se ao risco de transmisso direta de doenas infecciosas. Evidentemente, trata-se de uma questo polmica, tanto em nvel mundial quanto particular e especialmente no Brasil. De um lado se alinham os que proclamam que esses resduos so perigosos para a sade tanto daqueles que os manipulam quanto da comunidade. Do outro lado se renem os que com base no cenrio epidemiolgico atual argumentam que a periculosidade do lixo hospitalar na transmisso de doenas infecciosas, igualmente como de qualquer outro tipo de resduo, depender: a) da presena de um agente infeccioso; b) da sua capacidade de sobrevivncia no lixo; c) da possibilidade de sua transmisso do lixo para um hospedeiro susceptvel (ZANON, 1990, p.166).

Neste contexto, portanto, o conhecimento das caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas deste tipo de lixo, assim como de suas tendncias futuras, est associado de modo direto ao bom funcionamento do modelo de gerenciamento a ser implantado. Especialmente no que se refere ao seu acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e/ou destinao final.

Dentre as principais caractersticas fsicas a serem consideradas para os RSS esto: composio gravimtrica, massa especfica, teor de umidade e resduo seco. Destacam-se as seguintes caractersticas qumicas: slidos volteis, teor de carbono, teor de hidrognio, teor de nitrognio, teor de oxignio, teor de enxofre, teor de cloro. As caractersticas biolgicas correspondem a deteco da presena, principalmente, dos seguintes microrganismos: coliformes, estreptococos, estafilococos, pseudomonas, etc.

Em resumo, em nvel nacional, no que se refere aos resduos slidos provenientes de hospitais e de outros estabelecimentos de sade, a questo sobre o que fazer e como fazer a tais resduos, no raro, tem gerado controvrsia tcnica e, freqentemente, nota-se, de acordo com ZANON (1990), que as autoridades sanitrias tentam resolver o problema a sua maneira, usualmente, de forma arbitrria. Todavia, oportuno notar que na raiz da questo encontram-se quase sempre: a) a ausncia de uma avaliao racional acerca do risco sade, em decorrncia dos resduos de servios de sade; b) os interesses de grupos nacionais e internacionais que visam impor a aquisio de tecnologias e/ou impedir o gerenciamento do lixo hospitalar como sendo uma questo ambiental e institucional, na qual se busque solues simples, econmicas, alm de ambiental e socialmente interessantes.

ALTERNATIVAS PARA O GERENCIAMENTO DOS RESDUOS DE SERVIOS DE SADE

A problemtica dos resduos de servios de sade, mostrada at aqui, evidenciou que, entre outras, para evitar e/ou minimizar controvrsias tcnicas, urge dar nfase ao gerenciamento.

O gerenciamento este conceito formulado na chamada escola clssica da Administrao , associado aos conceitos de planejamento e controle, ao adequar-se realidade atual do setor de resduos e, em especial dos resduos de servios de sade, age na preveno e na correo de situaes, aps o dano. Por isto o gerenciamento de resduos tem sido cada vez mais considerado, pelo que possibilita ao preservar recursos naturais, economizar insumos e energias, diminuir a poluio do solo, da gua e do ar, traduzindo-se, portanto, em avano e racionalidade. Tambm oportuno compreender que, neste caso, o conceito de gerenciamento pressupe uma ao conjunta que envolve responsabilidades da sociedade (portanto, dos indivduos), dos estabelecimentos e do poder pblico.

O Modelo Atual de Gerenciamento

Em decorrncia, principalmente, da afirmao de que o lixo hospitalar perigoso e causa doenas infectocontagiosas, o modelo atual de gerenciamento dos resduos slidos provenientes de hospitais e de outros estabelecimentos de sade, em nvel nacional, difuso.

Desta forma, uma vez que os resduos gerados pelos estabelecimentos prestadores de servios de sade so gerenciados por entidades diferentes (dentro e fora da unidade), existe uma tendncia em compartimentalizar o problema conforme o nvel gerencial.

Assim, o administrador do hospital, o proprietrio da clnica, o dono da farmcia tendem a estabelecer formas de acondicionamento e estocagem, dentro da unidade, sem levar em considerao o tipo de sistema (coleta, transporte, tratamento e destino final) adotado pela municipalidade para gerenciar a questo. A administrao municipal por sua vez decide implantar determinado sistema de coleta sem levar em considerao o destino final ou mesmo dificuldades operacionais em nvel de unidade geradora.

Esta segmentao no trato de questo to complexa leva a frustraes de todos os setores envolvidos e a dificuldades imensas por parte dos rgos fiscalizadores no mbito de suas atribuies.

Outra ocorrncia no modelo atual de gerenciamento do lixo hospitalar , em muitos casos, a prtica da incinerao quase que indiscriminada deste tipo de lixo. Esta prtica, afianada por grupos nacionais e/ou internacionais, quase que impede que melhores respostas possam ser encontradas nas chamadas tecnologias limpas ou tecnologias ambientais .

A cobrana diferenciada e determinados instrumentos legais tambm so exemplos significativos do modelo atual de gerenciamento dos resduos de servios de sade.

Minimizao, Reutilizao e Reciclagem

Na busca da melhor opo para a adequada destinao final do lixo hospitalar, entre as denominadas tecnologias limpas ou tecnologias ambientais sobressaem como alternativas contemporneas de gerenciamento: a minimizao, a reutilizao e a reciclagem de resduos de servios de sade.

Note-se, portanto, apenas para particularizar, que, em nvel nacional, exemplos bem sucedidos de reciclagem dos resduos hospitalares podem ser encontrados, pioneiramente, no Hospital Me de Deus (na cidade de Porto Alegre) e no Hospital Universitrio Antonio Pedro (na cidade de Niteri). Em ambos hospitais a classificao, embalagem e coleta desenvolveram-se de modo a minimizar riscos potenciais e tambm a permitir a reciclagem.

Em resumo, o gerenciamento dos resduos de servios de sade, atravs da minimizao, reutilizao e da reciclagem, exige mudana tanto na cabea e hbitos do indivduo quanto na concepo que envolve o lixo hospitalar, desde sua produo at seu destino final. Neste ltimo aspecto a Figura 1 uma proposio que visa contribuir para o estabelecimento de uma nova sintonia entre a problemtica dos resduos de servios de

sade e a realidade brasileira.

GERENCIAMENTO AMBIENTAL DOS RESDUOS DE SERVIOS DE SADE SISTEMAS ALTERNATIVOS PARA PRESERVAO DE RECURSOS E DIMINUIO DO LIXO

MINIMIZAO

REUTILIZAO

RECICLAGEM

TREINAMENTO DE PESSOAL

TREINAMENTO DE PESSOAL

TREINAMENTO DE PESSOAL

IDENTIFICAO E CLASSIFICAO DOS RESDUOS NOS DIFERENTES SETORES

IDENTIFICAO E CLASSIFICAO DOS RESDUOS NOS DIFERENTES SETORES

Modificaes de procedimento ou visando aumento de eficcia Substituio de materiais Mudanas na prtica de gerenciamento

Uso, reutilizao ou recuperao do resduo depois que ele foi gerado

SEPARAO NA FONTE GERADORA

COLETA SELETIVA

papel vidro metal plstico

restos de alimentos

QUALIDADE LEGISLAO MARKETING

PROCESSAMENTO COMPOSTAGEM CONTROLE OPERACIONAL E AMBIENTAL DO PROCESSAMENTO E COMPOSTAGEM


REJEITOS

ATERRO SANITRIO

Figura 1 - Fluxograma proposto para o gerenciamento ambiental de resduos de servios de sade. CONCLUSES

Um olhar de relance, sobre o que aqui se exps acerca das alternativas para o gerenciamento dos resduos de servios de sade, permite concluir que: O Brasil ainda no conhece suficientemente o seu lixo hospitalar e, para faz-lo, preciso que todos os envolvidos com sua problemtica reconheam a necessidade de um novo paradigma dos resduos de servios de sade. Dentro da realidade brasileira, o novo paradigma do lixo hospitalar tambm deve compreender o conceito de lixo no como coisa imprestvel que se joga fora. Neste contexto, a minimizao, reutilizao e a reciclagem impem-se como alternativas racionais de um gerenciamento capaz de contribuir para nossa qualidade de vida.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDRADE, J.B.L. (1992). Gesto de resduos slidos na cidade de Manaus. Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Manaus. BRASIL (1993). Ministrio do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo n. 5, de 5 de agosto de 1993. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 31 ago 1993. Seo I, p.12.997. FERREIRA, J.A. (1995). Resduos slidos e lixo hospitalar: uma discusso tica. Pblica, Rio de Janeiro, 11(2): p.314-320. Cadernos de Sade

FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA - IBGE (1992). Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico - PNSB - 1989. Rio de Janeiro, Departamento de Estatstica e Indicadores Sociais. ZANON, U. (1990). Riscos infecciosos imputados ao lixo hospitalar: realidade epidemiolgica ou fico sanitria? Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 23(3): p.163-70.

CURRICULUM VITAE

JOO BOSCO LADISLAU DE ANDRADE Licenciado em Cincias, Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Sanitria e Ambiental. Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia da Amaznia - UTAM. Doutorando em Hidrulica e Saneamento na EESC/USP. Ex-Consultor da Prefeitura Municipal de Manaus e da Secretaria do Meio Ambiente / Presidncia da Repblica (Braslia-DF). Trabalho realizado para a Organizao das Naes Unidas.

VALDIR SCHALCH Engenheiro Qumico. Professor Doutor em Resduos Slidos, do Departamento de Hidrulica e Saneamento da Escola de Engenharia de So Carlos - EESC-USP. Leciona disciplinas e orienta alunos em nvel de Graduao e Ps-Graduao junto rea de Resduos Slidos. Instrutor de cursos da ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental. Coordenador da Rede de Resduos Slidos junto ao PROSAB - Programa de Pesquisa em Saneamento Bsico Ligado a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos e do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico.

Das könnte Ihnen auch gefallen