Sie sind auf Seite 1von 50

CENTRO UNIVERSITRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Curso de Direito

JAIR FERNANDO SANCHES REMIJO

A COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO PARA PROCESSAR E JULGAR LIDES DE SERVIDORES PBLICOS ESTATUTRIOS

Campo Grande MS Novembro 2010

JAIR FERNANDO SANCHES REMIJO

A COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO PARA PROCESSAR E JULGAR LIDES DE SERVIDORES PBLICOS ESTATUTRIOS

Trabalho final de graduao apresentado como requisito para colao de grau no Curso de Graduao em Direito do Centro Universitrio Anhanguera de Campo Grande, sob a orientao da Profa. Especialista Juliana Resun Pierin.

Campo Grande MS Novembro 2010

TERMO DE APROVAO

A Monografia intitulada: A competncia da Justia do Trabalho para processar e julgar lides de servidores pblicos estatutrios apresentada por Jair Fernando Sanches Remijo como exigncia parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Direito Banca Examinadora do Centro Universitrio Anhanguera de Campo Grande, obteve conceito _______ para aprovao.

BANCA EXAMINADORA

____________________________________ Professora orientadora Juliana Resun Pierin

___________________________________ Professor convidado

___________________________________ Professor convidado

Campo Grande MS, _____ de _____________ de 2010.

AGRADECIMENTOS

O primeiro agradecimento que devo fazer a Deus, pois Ele o porto seguro de todos ns. Foi Ele quem escutou minhas lamentaes e ouviu, pacientemente, minhas preces ao deitar e ao despertar. Ele me fortificou para seguir em frente, mesmo quando o cansao batia porta.

Agradeo minha namorada, minha famlia e aos meus amigos, tanto aqueles que esto ao meu lado quanto aqueles que esto distantes, pois cada apoio recebido foi uma injeo de inspirao e dedicao para chegar at o fim e mostrar-lhes do que sou capaz com eles inseridos no meu corao.

Obrigado professora Juliana Pierin, quem me orientou, incentivou e acolheu minhas ideias e, pacientemente, ajudou-me na realizao deste trabalho e ser um exemplo na futura vida profissional.

Gostaria de estender meus agradecimentos a todos os professores (do primeiro ao dcimo semestre) que participaram do meu aprendizado, contribuindo com seus conhecimentos e experincia para me formar uma pessoa melhor.

Minha obrigao agradecer, especialmente, minha me, ao meu pai e minha irm, porque so a base de todas as minhas conquistas e a fonte de todos os meus anseios. No h palavras para agradecer vocs por fazer parte da minha vida e estar ao meu lado em todos os momentos que preciso. S h um sentimento que possa tentar demonstrar o que sinto por vocs: o Amor.

Um muitssimo obrigado de corao a todos vocs.

A fora do Direito deve superar o direito da fora Rui Barbosa

RESUMO

O servidor pblico estatutrio aquele investido em cargo pblico e regido pela Administrao Pblica atravs de lei. O regime estatutrio jurdico-administrativo e suas caractersticas so diferentes do regime contratual ou celetista. A Reforma do Judicirio, atravs da Emenda Constitucional n. 45 de 2004, ampliou a competncia da Justia do Trabalho para processar e julgar as relaes de trabalho existentes na sociedade brasileira. Atravs da Ao Direta de Inconstitucionalidade 3.395, proposta pela Associao dos Juzes Federais do Brasil (AJUFE), o Supremo Tribunal Federal excluiu a competncia da Justia do Trabalho para julgar as relaes de trabalho dos servidores pblicos estatutrios com o Poder Pblico. Criou-se uma divergncia jurisprudencial e doutrinria acerca da competncia da Justia do Trabalho para julgar as lides de servidores pblicos estatutrios. O Direito est em constante evoluo e no deve manter o entendimento jurisprudencial anterior que exclua da Justia Especializada do Trabalho a competncia de processar e julgar as lides dos servidores pblicos estatutrios, uma vez que estes so trabalhadores e, como qualquer outro trabalhador, depende de seu labor para crescer profissional e pessoalmente, alm de depender desta atividade para colocar alimentos dentro de casa. PALAVRAS-CHAVE: (Servidores pblicos estatutrios, Competncia da Justia do Trabalho, Relao de trabalho, Reforma do Judicirio).

SUMRIO
INTRODUO 08

1 SERVIDORES PBLICOS

10

2 PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

14

3 HISTRIA DA JUSTIA DO TRABALHO NO BRASIL

17

4 PRINCPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO

24

5 COMPETNCIA MATERIAL DA JUSTIA DO TRABALHO

27

5.1 HISTRICO DAS COMPETNCIAS DA JUSTIA DO TRABALHO NAS CONSTITUIES BRASILEIRAS 27

5.2 DIFERENAS ENTRE RELAO DE EMPREGO E RELAO DE TRABALHO 32

5.3

COMPETNCIA

DA

JUSTIA

DO

TRABALHO

APS

EMENDA 36

CONSTITUCIONAL N. 45 DE 2004

5.3.1 O Projeto de Emenda Constitucional e Ao Direita de Inconstitucionalidade 3.395 37

6 COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO PARA PROCESSAR E JULGAR LIDES DE SERVIDORES PBLICOS ESTATUTRIOS 40

CONSIDERAES FINAIS

47

REFERNCIAS

49

INTRODUO
As primeiras normas trabalhistas surgiram no Brasil no fim do sculo XIX, em 1923 foi criado o Conselho Nacional do Trabalho, um rgo incompetente para decidir divergncias das relaes de trabalho, sendo apenas um rgo de consultoria de assuntos trabalhistas e previdencirios.

A partir de 1930, com a criao do Ministrio do Trabalho, no qual se vinculou o Conselho Nacional do Trabalho, criou-se um rgo competente para julgar dissdios trabalhistas.

A Justia do Trabalho foi instituda na Constituio Federal de 1934, porm como rgo administrativo subordinado ao Poder Executivo, passando a fazer parte do Poder Judicirio na Constituio Federal de 1946, aps a Consolidao das Leis do Trabalho de 1943.

Em dezembro de 2004, foi promulgada a Emenda Constitucional n. 45 (chamada de Reforma do Judicirio), a qual ampliou a competncia da Justia do Trabalho, atravs da alterao do art. 114 da Constituio Federal de 1988. Sua principal alterao foi a implementao das relaes de trabalho na competncia trabalhista (inciso I do referido artigo), deixando de lado somente as relaes de emprego, regidas pela Consolidao das Leis Trabalhistas, como prescrevia anteriormente.

A maior celeuma causada com a nova redao foi a interpretao de que os dissdios de servidores pblicos estatutrios com a Administrao passaram ou no a ser de competncia da Justia Trabalhista. Fato que gerou uma Ao Direta de Inconstitucionalidade por parte da Associao dos Juzes Federais do Brasil, a qual concedeu liminar favorvel interpretao de suspender a competncia trabalhista para julgar tais dissdios.

O presente estudo tem a finalidade de demonstrar a definio do servidor pblico estatutrio, a Administrao Pblica e seus princpios, um estudo sobre a

histria e evoluo da Justia do Trabalho no Brasil, seus princpios peculiares e a ampliao de sua competncia com a Emenda Constitucional n. 45 de 2004, demonstrando os argumentos que defendem a competncia da Justia

Especializada do Trabalho para processar e julgar as lides de servidores pblicos estatutrios conforme a Constituio Federal de 1988.

Pretende-se demonstrar a relevncia ftica desta matria para os operadores do Direito, a fim de pacificar o entendimento jurisprudencial e, assim, buscar isonomia na distribuio de Justia para toda a sociedade brasileira.

10

1 SERVIDORES PBLICOS
O Estado uma pessoa jurdica de Direito Pblico, portanto necessrio existir agentes fsicos que manifestem as aes da Administrao Pblica para que possam materializar-se e efetivar-se na sociedade. Este trabalho realizado pelos Servidores Pblicos.

Servidor o indivduo que serve, ou seja, aquele quem ajuda, auxilia ou cuida, desempenhando uma funo. Servidor Pblico a pessoa fsica responsvel por exercer uma atividade de carter pblico.

O servidor pblico espcie do gnero agente pblico, categoria que, segundo Meirelles (2008, p. 417): ... abrange a grande massa de prestadores de servios Administrao e a ela vinculados por relaes profissionais, em razo de investidura de cargos e funes, a ttulo de emprego e com retribuio pecuniria.

Qualquer pessoa que execute uma funo estatal um agente pblico, ou seja, ... a mais ampla expresso que se pode conceber para designar genrica e indistintamente os sujeitos que servem ao Poder Pblico como instrumentos expressivos de sua vontade ou ao... (MELLO, 2006, p. 226):

Percebe-se que servidores pblicos so espcies dentro do gnero agentes pblicos, enquanto estes so pessoas que exercem qualquer atividade estatal, aqueles executam uma funo relacionada uma atividade profissional para a Administrao Pblica.

Os agentes pblicos subdividem-se em dois grandes grupos: agentes polticos e servidores pblicos estatais.

Os agentes polticos so pessoas titulares de cargos pblicos estruturais da poltica do Pas, possuindo um vnculo com a Administrao Pblica de carter exclusivamente poltico. Conforme Mello (2006, p. 230): ... o que os qualifica para o exerccio das correspondentes funes no a habilitao profissional, a aptido

11

tcnica, mas a qualidade de cidados, membros da civitas e, por isso, candidatos possveis conduo dos destinos da Sociedade.

A relao jurdica que vincula a Administrao Pblica e os agentes polticos a estatutria, ou seja, aquela que decorre das leis e da Constituio Federal e no por contrato celebrado entre as partes.

Os servidores pblicos estatais, em sentido amplo, podem ser divididos em trs categorias: os contratados por tempo determinado, os empregados pblicos e os servidores pblicos em sentido estrito ou estatutrios.

A contratao de servidores em regime jurdico administrativo especial, conforme o art. 37, IX da Constituio Federal de 1988, segundo Meirelles (2008, p. 420):
[...] s pode ser por tempo determinado e com a finalidade de atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. [...] O que importa o atendimento da finalidade prevista pela Norma. Assim, desde que indispensveis ao atendimento de necessidade temporria de excepcional interesse pblico, quer para o desempenho das atividades de carter eventual, temporrio ou excepcional, que para o desempenho das atividades de carter regular ou permanente, a contratao permitida.

Desde que atendam os requisitos supracitados, os servidores contratados por tempo determinado podem exercer uma atividade ou funo de carreira, mas a contratao no poder ocorrer para os cargos tpicos de carreira, cuja hiptese somente se dar atravs de concurso pblico.

Os empregados pblicos so pessoas que possuem vnculo empregatcio com o Ente Pblico. So contratados atravs de concursos ou processos seletivos pblicos. A Administrao Pblica rege seu empregado pelo regime celetista, ou seja, pela Consolidao das Leis Trabalhistas.

Os servidores pblicos em sentido estrito ou estatutrios so aquelas pessoas titulares de cargos pblicos efetivos ou funes pblicas. So exclusivamente nomeados e empossados atravs de concurso pblico.

12

De acordo com Mello (2006, p. 231):


Servidor pblico, como se pode depreender da Lei Maior, a designao genrica ali utilizada para englobar, de modo abrangente, todos aqueles que mantm vnculos de trabalho profissional com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos da Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios, respectivas autarquias e fundaes de Direito Pblico. Em suma: so os que entretm com o Estado e com as pessoas de Direito Pblico da Administrao indireta relao de trabalho de natureza profissional e carter no eventual sob vnculo de dependncia.

Destaca-se na relao de trabalho existente entre a Administrao Pblica e os seus servidores a sua natureza profissional, seu carter no eventual e o vnculo de dependncia.

Os servidores pblicos em sentido estrito so pessoas fsicas que servem como instrumentos de atuao do Estado atravs dos cargos pblicos, os quais esto titulares. Portanto, no possvel que este vnculo seja contratual, havendo a hiptese de acordo de vontade entre as partes.

O regime jurdico que vincula a Administrao Pblica e seu servidor o institucional ou estatutrio, portanto, aquele que decorre de lei geral ou especfica para reger determinada categoria profissional (MEIRELLES, 2008, p.p 418/421).

Assim como os agentes polticos, os servidores pblicos em sentido estrito vinculam-se com o Poder Pblico atravs do regime jurdico estatutrio, cuja relao possui caractersticas jurdico-administrativas.

O regime jurdico-administrativo um conjunto de regras e princpios que compe o Direito Administrativo, destacando-se dois princpios basilares: o da supremacia do interesse pblico sobre o privado e o da indisponibilidade, pela Administrao Pblica, dos interesses pblicos.

Conforme Mello (2006, p. 45):


Os dois princpios, referidos acima, so aqui realados no em si mesmos, mas em suas repercusses no ordenamento jurdico em

13

geral. Assim, tm importncia, sem dvida, suas justificaes tericas, mas, para o jurista, o que interessa mais, como dado fundamental, a traduo deles no sistema. Com isto se esclarece inexistir o propsito de lhes conferir valor absoluto [...]. Atribui-se-lhes a importncia de pontos fundamentais do Direito Administrativo no porque possuam em si mesmos a virtude de se imporem como fontes necessrias do regime, mas porque, investigando o ordenamento jurdico-administrativo, acredita-se que eles hajam sido encampados por ele e nesta condio validados como fonte-matriz do sistema. Logo, no se lhes d um valor intrnseco, perene e imutvel. D-selhes importncia fundamental porque se julga que foi o ordenamento jurdico que assim os qualificou.

Demonstra-se assim, que a base do regime jurdico que vincula o Poder Pblico com seus servidores estatutrios no absoluta, todavia, posteriormente, sero expostos outros princpios que devem ser observados pela Administrao Pblica.

necessrio que este vnculo garanta uma atuao imparcial e comprometida do servidor pblico, prevalecendo o interesse pblico. Portanto, no h outro regime jurdico adequado que no o estatutrio, pois este decorre de leis gerais ou especficas, deixando para o Poder Pblico a faculdade de escolher o interesse que melhor se aplica no momento, devendo sempre obedecer aos princpios da administrao pblica dispostos na Constituio Federal de 1988.

14

2 PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


Os princpios gerais da administrao pblica so os responsveis por delimitar a atuao da Administrao Pblica perante a sociedade. Eles so as margens em que se devem guiar os atos e atividades administrativas daquele quem exerce o Poder Pblico.

A Constituio Federal de 1988 dispe em seu art. 37, caput, cinco princpios pertinentes Administrao Pblica: da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia. Todavia, h, implicitamente na Constituio Federal de 1988, outros princpios que o administrador deve rigorosamente obedecer, como: da segurana jurdica e da supremacia do interesse pblico, dentre outros.

Conforme Mello (2006, p.p 88/89), o princpio da legalidade:


[...] especfico do Estado de Direito, justamente aquele que o qualifica e que lhe d a identidade prpria. Por isso mesmo o princpio basilar do regime jurdico-administrativo, j que o Direito Administrativo (pelo menos aquilo que como tal se concebe) nasce com o Estado de Direito: uma consequncia dele. o fruto da submisso do Estado lei.

O princpio da legalidade no Direito Administrativo vincula os agentes pblicos Constituio Federal e s leis do ordenamento jurdico brasileiro, sob pena de incorrer em atos invlidos e, por isso, ser responsabilizado administrativo, civil e penalmente.

No princpio da impessoalidade est implcito o princpio da isonomia, ambos traduzem a ideia de que os atos praticados pelo Poder Pblico devem ser imparciais, segundo Mello (2006, p. 102): Nele se traduz a ideia de que a Administrao Pblica tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas.

O princpio da moralidade administrativa constitui, segundo Meirelles (2008, p. 90): ... pressuposto de validade de todo ato da Administrao Pblica. Tanto o

15

Poder Pblico como seus servidores devem praticar os atos de acordo com princpios ticos. Conforme Mello (2006, p. 107): Viol-los implicar violao ao prprio Direito, configurando ilicitude que assujeita a conduta viciada a invalidao, porquanto tal princpio assumiu foros de pauta jurdica....

O princpio da publicidade, de acordo com Mello (2006, p. 102):


Consagra-se nisto o dever administrativo de manter plena transparncia em seus comportamentos. No pode haver em um Estado Democrtico de Direito, no qual o poder reside no povo (art. 1, pargrafo nico, da Constituio), ocultando aos administrados dos assuntos que a todos interessam, e muito menos em relao aos sujeitos individualmente afetados por alguma medida.

A publicidade dos atos administrativos deve ser observada para que as partes diretamente afetadas ou interessadas tenham o direito informao para que, se necessrio, intervenham, alm de ser um elemento de eficcia do ato publicado.

Pelo princpio da eficincia que se deve alcanar uma boa administrao. Segue a definio de Meirelles (2008, p. 98):
O princpio da eficincia exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional. o mais moderno princpio da funo administrativa, que j no se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

certo que o princpio da eficincia no Direito Pblico, assim como no Privado, visa garantir uma prestao de servio ou a execuo de ato administrativo que corresponda e satisfaa a sociedade, representada pelo Estado.

A segurana inerente ao homem, ou seja, para que ele possa alcanar suas aspiraes necessria a segurana de suas aes praticadas. O princpio da segurana jurdica essencial para um Estado Democrtico de Direito, para Couto e Silva apud Meirelles (2008, p.p 99/100):
[...] um dos temas mais fascinantes do Direito Pblico neste sculo o crescimento da importncia do princpio da segurana jurdica, entendido como princpio da boa-f dos administrados ou da

16

proteo da confiana. A ele est visceralmente ligada a exigncia de maior estabilidade das situaes jurdicas, mesmo daquelas que na origem apresentam vcios de ilegalidade. A segurana jurdica geralmente caracterizada como uma das vigas mestras do Estado de Direito. ela, ao lado da legalidade, um dos subprincpios integradores do prprio conceito de Estado de Direito.

atravs da segurana jurdica que os administrados conseguem certa estabilidade ou um mnimo de certeza para seguir com suas vidas sociais, sem quaisquer supresses repentinas ou surpresas desagradveis.

O princpio da supremacia do interesse pblico est vinculado ao princpio da finalidade, pois o Estado quem detm a capacidade de atender os fins de interesse geral, sobrepondo o interesse pblico em detrimento do interesse particular.

Conforme Meirelles (2008, p. 105):


O princpio do interesse pblico est intimamente ligado ao da finalidade. A primazia do interesse pblico sobre o privado inerente atuao estatal e domina-a, na medida em que a existncia do Estado justifica-se pela busca do interesse geral. Em razo dessa inerncia, deve ser observado mesmo quando as atividades ou servios pblicos forem delegados aos particulares. Dele decorre o princpio da indisponibilidade do interesse pblico, segundo o qual a Administrao Pblica no pode dispor desse interesse geral nem renunciar a poderes que a lei lhe deu para tal tutela, mesmo porque ela no titular do interesse pblico, cujo titular o Estado, que, por isso, mediante lei poder autorizar a disponibilidade ou a renncia.

Para exprimir a supremacia Estatal, a Administrao Pblica pode, na forma da lei, constituir obrigaes em atos imperativos e de forma unilateral. Todavia, o que ocorre quando o Poder Pblico no cumpre com as obrigaes impostas a ele, mediante lei, que o titular do interesse pblico.

O interesse privado jamais poder sobrepor o interesse pblico, pois este princpio que rege o interesse da sociedade em geral. Porm, se a Administrao Pblica incorrer em inadimplemento ou inobservncia de suas obrigaes para com seus servidores, haver ofensa ao prprio interesse pblico, uma vez que o Estado no estar cumprindo seu dever.

17

3 HISTRIA DA JUSTIA DO TRABALHO NO BRASIL


Para compreender a finalidade da Justia do Trabalho, necessrio buscar a razo pela qual ela foi criada, acompanhar sua evoluo histrica e conhecer os seus princpios basilares.

Na idade antiga, o trabalho era atribuio dos servos e escravos para os seus senhores e no havia de se falar em direitos trabalhistas. Quem nascia escravo, morria escravo, no havendo possibilidade de ascenso social.

Precisar a origem da Justia do Trabalho uma tarefa complexa, pois as condies de trabalho se modificam no tempo. Inicialmente, a Justia Laboral fora criada para dar suporte s partes (empregados e empregadores) nos dissdios trabalhistas.

O estopim do Direito do Trabalho foi a Revoluo Industrial, definindo Giglio; Corra (2007, p. 1):
A revoluo industrial determinou profundas mudanas nas condies de trabalho. A utilizao de mquinas que faziam, como o tear, o servio de vrios trabalhadores causou o desemprego em massa. O aumento da oferta de mo-de-obra, diante da pequena procura por trabalhadores, acarretou o aviltamento dos salrios. O grande lucro propiciado pelas mquinas trouxe como consequncias a concentrao de riquezas nas mos dos poucos empresrios e o empobrecimento generalizado da populao. Aglomerados em pequenas reas industrializadas, os trabalhadores tomaram conscincia da identidade de seus interesses. Insatisfeitos, uniram-se e reagiram contra tal situao em movimentos reivindicatrios violentos, frequentemente sangrentos, as greves. Para forar os donos das mquinas a lhes pagar melhores salrios, a reduzir a jornada e a fornecer ambiente de trabalho menos insalubre, os operrios se recusavam a desempenhar suas tarefas.

Nasce, ento, o Direito do Trabalho com o regime do assalariado, implantado pela Revoluo Industrial nos meados do sculo XVIII e, a partir desde momento, surge o Direito Processual do Trabalho como instrumento de realizao do Direito Laboral (LEITE, 2009, p. 110).

18

Todo direito material conquistado pela sociedade precisa ser efetivado no mundo jurdico por meio de um direito processual, o qual serve de ferramenta para haver a aplicao do direito no caso concreto.

No incio da Revoluo Industrial, o Estado era omisso em relao aos conflitos entre os trabalhadores e empregadores. Todavia, verificou-se que os conflitos trabalhistas ocasionavam conturbaes sociais, algumas at violentas, forando o Estado a intervir para solucionar os dissdios existentes entre as partes.

Segundo Martins (2008, p. 1):


Num primeiro momento, o Estado ordenava s partes que chegassem a um acordo sobre a volta ao trabalho mediante conciliao obrigatria. Isto no chegou, porm, a produzir os resultados desejados. Passou-se, ento, fase de mediao, em que o Estado designava um seu representante para participar das negociaes como mediador. Posteriormente, o Estado, em vez de designar um mediador, passou a indicar um rbitro para julgar a controvrsia existente entre as partes.

O Estado, com o intuito de preservar o bem-estar social, viu-se obrigado a interferir nas negociaes entre os trabalhadores e os empregadores, ordenando uma conciliao entre as partes, fato que no gerou efeitos prticos. Foi necessrio ento, que o Estado ingressasse na lide na forma de um rbitro para julgar o conflito de interesses de ambas as partes.

No Brasil, a histria do Direito Processual Trabalhista divide-se em trs fases: a primeira diz respeito aos perodos de institucionalizao administrativa na soluo dos conflitos trabalhistas; a segunda o perodo de constitucionalizao da Justia do Trabalho e a terceira tem por caracterstica a implantao da Justia Trabalhista no Poder Judicirio. Por ltimo, surge a fase contempornea, na qual o problema principal a efetividade do processo do trabalho (NASCIMENTO apud LEITE, 2009, p. 113).

Como visto, a Justia do Trabalho brasileira percorreu momentos distintos at definir sua forma atual de Jurisdio, um primeiro momento de solues administrativas entre empregados e empregadores, um segundo passando a

19

integrar a Constituio Federal, um terceiro que a retirou do Poder Executivo, introduzindo-a no Poder Judicirio e o momento atual, no qual ainda haver mudanas para melhorar a distribuio de Jurisdio Trabalhista.

A primeira fase histrica do Direito Processual Trabalhista, de acordo com Martins (2008, p.12), dividida em trs perodos de institucionalizao: o primeiro perodo, em 1907, composto pelos Conselhos Permanentes de Conciliao e Arbitragem que se caracterizavam pela conciliao e arbitragem facultativas e tinham por finalidade solucionar todas as divergncias entre o capital e o trabalho, porm no foram institudos.

Neste primeiro momento a Justia do Trabalho se instituiu como rgo administrativo, facultando s partes duas opes para dirimir os conflitos existentes, porm no chegou a ser sedimentado, logo no produzindo efeito algum em relao s lides trabalhistas.

No segundo perodo, em 1922, criam-se os Tribunais Rurais de So Paulo, os primeiros rgos especializados para julgar controvrsias de interpretao e execuo dos contratos de servios agrcolas. Era composto por um Juiz de Direito, um representante dos trabalhadores e um dos fazendeiros. O tribunal examinava a reclamao, a defesa, ouvia testemunhas e julgava, contudo os Tribunais Rurais no alcanaram um resultado satisfatrio (GIGLIO; CORRA, 2007, p. 3).

Na poca, a economia brasileira era centralizada no Estado de So Paulo e era composta, principalmente, de mo-de-obra dos trabalhadores do campo, uma vez que o produto de destaque no Brasil era o caf. Aps 1930, deu-se incio a industrializao brasileira, necessitando de outros rgos para julgar as lides trabalhistas.

Finalmente, no terceiro perodo, em 1932, surgiram rgos administrativos, vinculados ao Poder Executivo, sendo as Comisses Mistas de Conciliao e as Juntas de Conciliaes e Julgamentos. A primeira competia conciliar os dissdios

20

coletivos e a segunda era competente para concilias e julgar dissdios individuais entre trabalhadores e empregadores (LEITE, 2009, p. 113).

A Justia do Trabalho caminhava para seu objetivo principal, a proteo do direito do trabalhador com imparcialidade, atravs do Estado, para reduzir os abusos impostos pelo empregador aos empregados nas condies reais de trabalho, maquiando-as por contratos de trabalho que no estampavam a realidade.

Conforme Martins (2008, p. 13), as Comisses Mistas de Conciliao eram compostas por um presidente imparcial, que poderia ser um advogado, um magistrado ou um funcionrio pblico e seis representantes de cada uma das partes (empregados e empregadores), escolhidos de acordo com as listas enviadas pelos sindicatos e associaes.

J as Juntas de Conciliao e Julgamento eram compostas por um juiz presidente, preferencialmente um advogado, dois vogais, um representando os empregados e outro os empregadores e dois suplentes, escolhidos com base em uma lista enviada pelos sindicatos e associaes ao Departamento Nacional do Trabalho.

A segunda fase histrica do Direito Processual Trabalhista tem como caracterstica a constitucionalizao da Justia do Trabalho, pois as Constituies de 1934 e 1937 ditavam expressamente em seu texto a Justia do Trabalho, sem lhe estruturar devidamente e excluindo-lhe do Poder Judicirio.

A partir de 1941 houve uma organizao maior da Justia do Trabalho, ainda pertencendo ao Poder Executivo, mas com maior autonomia e passando a existir trs instncias: Juntas de Conciliao e Julgamento, Conselhos Regionais do Trabalho e o Conselho Nacional do Trabalho.

Na primeira instncia encontravam-se as Juntas de Conciliao e Julgamento, compostas por um presidente nomeado pelo Presidente da Repblica e dois vogais, representantes dos empregados e dos empregadores, com

21

competncia para julgar dissdios individuais entre as partes e contratos de trabalho.

A segunda instncia era composta pelos Conselhos Regionais do Trabalho, os quais eram competentes para julgar os recursos das Juntas e substituir as Comisses Mistas de Conciliao no julgamento dos dissdios coletivos.

Na terceira instncia estava o Conselho Nacional do Trabalho, composto por duas cmaras: uma da Justia do Trabalho e outra da Previdncia Social. Houve a criao da Procuradoria da Justia do Trabalho que funcionava juntamente com a terceira instncia e as procuradorias regionais (MARTINS, 2008, p. 15).

Estas instncias criadas a partir de 1941 foram responsveis por uma melhor estruturao da Justia Trabalhista, melhorou a forma de julgar as lides entre trabalhadores e empregadores e garantiu, de certa forma, um grau de jurisdio superior.

A terceira fase histrica do Processo do Trabalho, segundo Leite (2009, p. 114), decorre do reconhecimento da Justia do Trabalho como rgo do Poder Judicirio na Constituio Federal de 1946, passando a ser composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e Juntas ou Juzes de Conciliao e Julgamento.

Estes rgos, institudos pela Magna Carta de 1946, mantiveram a estrutura administrativa anterior, todavia, ao serem includos no Judicirio, substituram, respectivamente, o Conselho Nacional do Trabalho, os Conselhos Regionais do Trabalho e as Juntas de Conciliao e Julgamento.

A incluso da Justia do Trabalho no Poder Judicirio, de acordo com Nascimento apud Leite (2009, p. 114):
consequncia natural da evoluo histrica dos acontecimentos. Na sociedade empresarial, as controvrsias entre trabalhadores e empresrios assumem especial significado. O Estado, intervindo na ordem econmica e social, no pode limitar-se a dispor sobre matria trabalhista. Necessita, tambm, de aparelhamento

22

adequado para a soluo de conflitos de interesses, tanto no plano individual como no coletivo. Assim, a existncia de um rgo jurisdicional do Estado para questes trabalhistas o resultado da prpria transformao da ideia de autodefesa privada em processo judicial estatal, meio caracterstico de deciso dos litgios na civilizao contempornea.

Com a Constitucionalizao e a introduo no Poder Judicirio da Justia Especializada do Trabalho, sedimentou-se o instrumento Processual Trabalhista especfico para efetivar os direitos do trabalhador, a fim de preservar o labor humano.

Por fim, o Direito Processual Trabalhista adentra na fase contempornea, estendendo-se at os dias atuais que, conforme Leite (2009, p.114):
[...] est relacionada ao problema poltico, econmico, social e jurdico da multiplicao dos conflitos trabalhistas, o que acaba gerando a chamada hipertrofia da Justia do Trabalho. Nessa fase, o Direito processual do Trabalho passa a ter um importante papel, mormente em funo da ausncia de celeridade dos processos trabalhistas que compromete a efetividade dos direitos sociais garantidos aos trabalhadores. nessa fase que se verifica a necessidade de se instaurar uma nova cultura humanstica entre os juristas e operadores do Direito Processual do Trabalho, o que passa pela nova concepo de que o processo deve propiciar a concretizao dos direitos humanos de segunda dimenso, jurisdio trabalhista metaindividual, como meio de se alargar o acesso coletivo dos trabalhadores no apenas ao aparelho jurdico, mas, sobretudo, a uma ordem justa. Deve-se tambm buscar nas reformas por que passa o direito processual civil e de l importar novos institutos compatveis com a gnese principiolgica do processo laboral para propiciar a efetividade da prestao jurisdicional trabalhista.

Na atual fase do Direito Processual Trabalhista, encontra-se a ampliao de sua competncia, passando a processar e julgar as controvrsias existentes nas diversas relaes de trabalho decorrentes da globalizao, das transformaes na realidade econmica e do desenvolvimento do pas, devendo prevalecer a proteo do carter alimentar do trabalho humano.

A evoluo natural do Processo Trabalhista, tornando-se parte do Poder Judicirio e Constitucionalmente garantido, gerou uma autonomia em relao aos outros ramos do Direito. Por ser um instrumento autnomo, o Direito Processual

23

Trabalhista possui princpios peculiares que no se confundem com os princpios do processo civil comum.

24

4 PRINCPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO


Princpios so as bases ou as razes de valores introduzidos no ordenamento jurdico para nortear a aplicao do Direito. Dessa maneira, os princpios so usados para orientar e interpretar as regras jurdicas, devendo servir de guia para que os valores humanos disciplinados nas leis sejam efetivados no fato concreto.

Os princpios prprios do Direito Processual do Trabalho fixam as finalidades da Justia Trabalhista, ou seja, os meios pelos quais o operador do Direito utilizar para efetivar o Direito Material inerente parte que lanou mo do Poder Judicirio.

Destaca-se que os princpios disciplinados ao processo da Justia Laboral revelam a autonomia do Processo do Trabalho em relao a outros ramos do Direito como Processo Civil e o Direito Material do Trabalho.

O princpio mais peculiar do Processo Trabalhista o protetor. Ele compensa a desigualdade socioeconmica existente entre as partes com uma desigualdade jurdica, visando uma interpretao favorvel das normas ao trabalhador.

Segundo Martins (2008, p. 41):


No processo civil, parte-se do pressuposto de que as partes so iguais. No processo do trabalho, parte-se da ideia de que as partes so desiguais, necessitando o empregado da proteo da lei. No a Justia do Trabalho que tem cunho paternalista ao proteger o trabalhador, ou o juiz que sempre pende para o lado do empregado. Protecionista o sistema adotado pela lei. Isso no quer dizer, portanto, que o juiz ser sempre parcial em favor do empregado, ao contrrio: o sistema visa proteger o trabalhador.

O princpio da proteo permite ao Magistrado, durante a aplicao da lei, corrigir uma desigualdade de fato entre trabalhador e empregador por meio de uma desigualdade processual, equiparando-se as partes para haver uma distribuio igual de jurisdio.

25

De acordo com este princpio, necessrio que a cincia do Direito no fique engessada pelas leis e cdigos, mas tenha uma interpretao reflexiva, consciente das controvrsias existentes no direito material, assim, conforme Faria apud Leite (2009, p. 80):
[...] Pode emergir um direito original e legtimo, voltado mais questo da justia do que aos problemas de legalidade, cabe a uma magistratura com conhecimento multidisciplinar e poderes decisrios ampliados a responsabilidade de reformular a partir das prprias contradies sociais os conceitos fechados e tipificantes dos sistemas legais vigentes. Sob pena de a magistratura ver progressivamente esgotada tanto a operacionalidade quanto o acatamento de suas decises face expanso de conflitos coletivos.

Outro princpio particular do Processo Trabalhista a busca pela verdade real, o qual deriva do princpio da primazia da realidade do Direito do Trabalho. Este princpio no Direito Processual do Trabalho tem por finalidade a mitigao das provas documentais em relao s testemunhais, se esta firme e idnea.

Devido possibilidade de usar provas documentais inverdicas, d-se a prova testemunhal uma relevncia maior para chegar ao fato concreto tal qual como ocorre, sem margem para situaes maquiadas por contratos de trabalho ou outros documentos, prevalecendo a verdade real dos fatos.

No Direito Processual Laboral tem-se como regra crditos de natureza alimentcia, portanto, o princpio da celeridade investe-se de uma maior importncia dentro deste ramo processual trabalhista.

Segundo Saad (2002, p.p 90/92), o princpio da celeridade processual dentro do Processo Trabalhista rege-se por subprincpios como a concentrao e a oralidade.

A concentrao advm da audincia una, onde todos os atos processuais devem ser realizados em uma nica audincia e, no sendo possvel, o juiz dever marcar nova data para concluso. No incio da audincia deve haver uma tentativa de conciliao, se frustrada, ocorrer a instruo e julgamento.

26

De acordo com Chiovenda apud Saad (2002, p. 92): o princpio da oralidade no exclui a escrita do procedimento processual. A oralidade est intrnseca no princpio da celeridade e consiste em dar uma maior dinmica no Processo Trabalhista atravs da leitura da reclamao, da defesa, da proposta de conciliao, interrogatrio das partes e depoimentos das testemunhas.

A imparcialidade do juiz outro princpio que no pode se afastar da Jurisdio Trabalhista, pois a sua imparcialidade que dever garantir a justia para as partes. Para garantir sua imparcialidade, a Constituio Federal de 1988 dispe privilgios Magistratura, promovendo a correta distribuio da Justia.

27

5 COMPETNCIA MATERIAL DA JUSTIA DO TRABALHO 5.1 HISTRICO DA COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO NAS CONSTITUIES BRASILEIRAS
No Direito Brasileiro sempre houve dvidas e h, ainda hoje, controvrsias sobre a Competncia da Justia do Trabalho para julgar lides de servidores pblicos, no importando se este Federal, Estadual ou Municipal.

A jurisprudncia atual no sentido de que os servidores pblicos ingressem na Justia Comum, sendo a Federal, se servidor da Unio e sendo a Estadual, se servidor Estadual ou Municipal, justificando-se, principalmente, com o Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico e a incompatibilidade da estrutura da Justia do Trabalho com a Administrao Pblica.

Para compreender a relao jurdica existente entre o servidor pblico e a Administrao Pblica, necessrio demonstrar a evoluo histrica da relao de trabalho nas Constituies Brasileiras. A Constituio Federal de 1946 dispunha:
Art. 123. Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre empregadores e empregados e as demais controvrsias oriundas de relaes do trabalho regidas por legislao especial.

O entendimento do Superior Tribunal Federal, j em 1965 na vigncia da Constituio Federal de 1946, seguia o voto do Ministro Victor Nunes Leal, no Conflito de Jurisdio n. 2.739-SP (ANAMATRA, 2006, fls. 572):
[...] a Constituio no limita a competncia da Justia do Trabalho aos dissdios entre empregados e empregadores, mas tambm as estende s controvrsias oriundas de relaes do trabalho regidas por legislao especial, como se expressa o mesmo Art. 123. Temos, ai, dois novos elementos definidores da competncia da Justia Trabalhista: relao de trabalho e legislao especial. Relaes do trabalho expresso bastante ampla, que pode abranger modalidades de trabalho prestado Unio, aos Estados e aos Municpios.

28

O Poder Constituinte de 1967 manteve o entendimento correto do Superior Tribunal Federal, repetindo o texto do antigo art. 123 no art. 134 da Constituio Federal de 1967, ditando:
Art. 134. Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre empregadores e empregados e as demais controvrsias oriundas de relaes do trabalho regidas por legislao especial.

A Constituio Federal de 1967, em seu art. 119, inciso I, reforou a disposio supracitada, incluindo uma exceo Justia Federal:
Art. 119. Aos Juzes Federais compete processar e julgar, em primeira instncia: I - as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal for interessada na condio de autora, r, assistente ou opoente, exceto, as de falncia e as sujeitas Justia Eleitoral, Militar ou a do Trabalho, conforme determinao legal;

Ficara evidente a competncia da Justia do Trabalho para julgar as lides de servidores com a Administrao Pblica, tanto pela parte final do art. 134 como pela exceo contida no art. 119, inciso I, da Constituio Federal de 1967.

No entanto, houvera um retrocesso em 1969 com a Emenda Constitucional n. 1, cuja autoria era da Junta Militar e, portanto, de duvidosa luminosidade democrtica, segundo o Ministro Marco Aurlio (Ao Direta de

Inconstitucionalidade n. 492, 1992, fls. 127), no qual passou-se a dispor que a competncia para julgar lides dos servidores com a Unio era da Justia Federal, conforme ditava o seu art. 110:
Art. 110. Os litgios decorrentes das relaes de trabalho dos servidores com a Unio, inclusive as autarquias e as empresas pblicas federais, qualquer que seja o seu regime jurdico, processar-se-o e julgar-se-o perante os juzes federais, devendo ser interposto recurso, se couber, para o Tribunal Federal de Recursos.

Para complementar o retrocesso do artigo acima citado, a exceo competncia dos Juzes Federais, anteriormente disposta no art. 119, inciso I, da Constituio Federal de 1967 foi retirada pelo art. 125, inciso I, da Magna Carta de 1967 com a Emenda Constitucional n. 1 de 1969, assim dispondo:

29

Art. 125. Aos juzes federais compete processar e julgar, em primeira instncia: I - as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs assistentes ou opoentes, exceto as de falncia e as sujeitas Justia Eleitoral e Militar.

A competncia da Justia do Trabalho na Constituio Federal de 1967 aps a Emenda Constitucional n. 1/69 estava regrada no art. 142:
Art. 142. Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre empregados e empregadores e, mediante lei, outras controvrsias oriundas de relao de trabalho.

Apesar da redao dada ao art. 142 com a Emenda Constitucional n. 1/69 na Constituio Federal de 1967 ser similar aos art. 123 da Constituio Federal de 1946 e ao art. 134 da Constituio Federal de 1967 antes da referida Emenda Constitucional, ficara evidente o retrocesso quanto competncia da Justia do Trabalho para julgar lides de servidores pblicos e o Estado pelos art. 110 e 125, inciso I, da Emenda Constituio n. 1 de 1969.

Por fim, a Constituio Federal de 1988, com alteraes importantes no tocante competncia da Justia Trabalhista excluiu o retrocesso imposto em 1969, exalando o entendimento correto acerca da verdadeira competncia da Justia do Trabalho.

A principal alterao foi a excluso da regra expressa da competncia da Justia Federal para julgar lides de servidores e o Estado (art. 110 da Constituio Federal de 1967), mudana a qual, por si s, j se presumia a inteno do legislador em retomar o entendimento democrtico sobre a competncia da Justia Especializada do Trabalho para julgar as lides entre os Entes Pblicos e os seus servidores.

Mas o poder constituinte originrio foi alm, retomou a exceo competncia da Justia Federal nas aes em que a Unio seja autora ou r nas demandas da Justia Trabalhista.

30

A Constituio Federal de 1988, em seu art. 109, inciso I, repetiu o art. 125 anterior com a exceo expressa das causas competentes Justia Trabalhista. Comparao do texto da Constituio Federal de 1967 com a Emenda Constitucional n. 1/69 e o texto da Carta de 1988 (ANAMATRA, 2006, fls. 577/578):

Constituio Federal de 1967 com a Emenda Constitucional n. 1 de 1969:


Art. 125. Aos juzes federais compete processar e julgar, em primeira instncia: I - as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs assistentes ou opoentes, exceto as de falncia e as sujeitas Justia Eleitoral e Militar.

Constituio Federal de 1988:


Art. 109. Aos juzes federais compete processar e julgar: I - as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho;

Com estas mudanas significativas, evidencia-se que a Constituio Federal de 1988 atribuiu, novamente, Justia Trabalhista a competncia para processar e julgar as lides relativas s relaes de trabalho entre a Administrao Pblica e seus servidores.

A Constituio Federal de 1988 disps a competncia da Justia Trabalhista em seu art. 114, o qual ditava:
Art. 114. Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas.

O dispositivo citado estava relacionado com o termo de relao de emprego entre trabalhadores e empregadores. Contaminando com incerteza acerca da competncia da Justia do Trabalho para julgar lides somente nos casos regidos

31

pela Consolidao das Leis Trabalhistas, uma vez que

o Estado est

impossibilitado de realizar conciliaes devido ao princpio da indisponibilidade do interesse pblico e, tambm, no configura o termo empregador por ser pessoa do Direito Pblico.

Por isso, o art. 114 da Constituio Federal de 1988 no conseguiu findar a celeuma sobre de qual rgo era a competncia para julgar lides da Administrao Pblica e seus servidores. O Poder Constituinte de 1988 no conseguiu evidenciar a competncia da Justia Trabalhista para julgar tais aes, mesmo atravs da exceo competncia da Justia Federal em seu art. 109, inciso I, da Carta de 88.

Porm, com o advento da Emenda Constitucional n. 45 de 2004, a competncia da Justia do Trabalho foi relevantemente ampliada por meio da alterao do art. 114 da Constituio Federal de 1988.

Sua principal mudana foi inserir as relaes de trabalho no inciso I do art. 114 da Constituio Federal de 1988, o qual dispe sobre a competncia da Justia Laboral, deixando de lado somente as relaes de emprego, regidas pel a Consolidao das Leis Trabalhistas, passando seu texto dispor da seguinte maneira:
Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Houve, portanto, uma substituio da expresso relao de emprego anteriormente utilizada, pela expresso relao de trabalho, aliando-se, ainda, com a supresso do termo conciliar, evidenciando a inteno do legislador em ampliar a competncia da Justia do Trabalho, no fazendo qualquer ressalva e sem deixar dvidas acerca da sua nova competncia.

A competncia originria da Justia Trabalhista contida no art. 114 da Lei Maior de 1988 disciplinava uma competncia em razo das pessoas, porm, aps

32

o advento da Emenda Constitucional n. 45 de 2004, o art. 114, inciso I e seguintes, da Constituio Federal de 1988 dispe uma srie de matrias de competncia da Justia do Trabalho, ou seja, antes a relao de trabalho era um critrio secundrio e, atualmente, o principal critrio na determinao da competncia trabalhista (MARTINS, 2008, p. 91).

No subcaptulo seguinte sero demonstradas as conceituaes de relao de emprego e relao de trabalho e sua diferena substancial no que se refere competncia da Justia Trabalhista.

5.2 DIFERENAS ENTRE RELAO DE EMPREGO E RELAO DE TRABALHO


Como visto anteriormente, a competncia da Justia Trabalhista que prevalecia antes da Emenda Constitucional n. 45/04 era a competncia pessoal, principalmente, em virtude da expresso contida no antigo art. 114 da Constituio Federal de 1988:
Art. 114. Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas (destaque nosso).

Por isso, a jurisprudncia seguiu no sentido de que os termos trabalhadores e empregadores caracterizam somente relao de emprego, ou seja, um contrato de trabalho estipulado entre as partes e regido pela Consolidao das Leis Trabalhistas, excluindo as outras formas de labor humano, ficando estas desamparadas pela Justia Especializada.

Cumpre esclarecer que mesmo antes da Emenda Constitucional n. 45 de 2004, a Justia do Trabalho tinha competncia para julgas as lides dos trabalhadores avulsos, domsticos e dos pequenos empreiteiros (art. 652 da Consolidao das Leis Trabalhistas).

33

A relao de emprego definida como espcie da relao de trabalho, composta pelo empregador e pelo empregado, vinculados por meio do contrato individual de trabalho, conceitos presentes na prpria Consolidao das Leis Trabalhistas em seus artigos 2, 3 e 442:
Art. 2 - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. Art. 3 - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Art. 442 - Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego.

Como espcie do gnero relao de trabalho, a relao de emprego restrita aos casos que se enquadram nos dispositivos normativos supracitados da CLT.

Leite (2008, p. 212) define:


A relao de emprego, portanto, aquela que surge de um contrato de trabalho, que um negcio jurdico estabelecido entre empregado e empregador. Suas caractersticas bsicas so: a subordinao jurdica do trabalhador ao poder de comando do empregador, a no-eventualidade na prestao do servio, a remunerao pelos servios prestados e a pessoalidade do trabalhador sempre pessoa fsica na prestao do servio.

Contudo, com a Emenda Constitucional n. 45 de 2004, essa restrio relativa espcie relao de emprego deu lugar ao seu gnero relao de trabalho, no a excluindo, mas reforando-a e ampliando a competncia trabalhista.

Para seguir com o objetivo do trabalho de fundamental importncia a conceituao da relao de trabalho no Direito Brasileiro. Neste contexto, oportuno os ensinamentos de Leite (2009, p.p 185/186):
Relao de trabalho aquela que diz respeito, repise-se, a toda e qualquer atividade humana em que haja prestao de trabalho, como a relao de trabalho: autnomo, eventual, de empreitada, avulso, cooperado, domstico, de representao comercial, temporrio, sob a forma de estgio, etc. H, pois, a relao de

34

trabalho pela presena de trs elementos: o prestador do servio, o trabalho (subordinado ou no) e o tomador de servio. [...] a relao de trabalho a que diz respeito a qualquer trabalho, com ou sem vnculo empregatcio, por pessoa fsica a um tomador de seu servio [...]

Pode-se inferir que a relao de trabalho qualquer prestao de servio realizada por uma pessoa fsica um tomador de servio, mediante remunerao, independentemente de vnculo contratual, pois no necessrio um trabalho subordinado. A relao de trabalho gnero da qual emprego uma de suas espcies.

No mesmo sentido, define Martins (2008, p. 103):


Trabalho o esforo decorrente da atividade humana visando produo de uma utilidade. um fator da produo. o fim da atividade econmica, tendo por objetivo gerar riquezas. [...] Relao de trabalho a situao jurdica entre duas pessoas visando prestao de servio. [...] A ideia de que toda a matria trabalhista, envolvendo qualquer tipo de trabalhador, seja de competncia da Justia do Trabalho e no apenas a relao de emprego. A Justia do trabalho e no do emprego ou do desempregado. De um modo geral, a Justia do Trabalho deixa de ser uma Justia do emprego para ser do trabalho.

Esta definio exprime a inteno do legislador em proteger o trabalho humano, uma vez que este a fonte onde uma pessoa busca seus rendimentos. da sua prestao laboral que advm a recompensa financeira, cuja finalidade inegavelmente alimentcia.

Em uma explicao do alcance da relao de trabalho e sua conceituao separada dos termos Giglio; Corra (2007, p.p 37/38) definem:
No h divergncia na doutrina quanto abrangncia maior da expresso relao de trabalho, gnero que engloba a relao de emprego como uma de suas espcies. Parece-nos que a relao de trabalho consiste no vnculo resultante da prestao pessoal de servios em proveito de outrem, pessoa fsica ou jurdica, que os remunera. Relao, no sentido ora esmiuado, significa ligao, conexo ou liame entre pessoas, fatos ou coisas. No mundo jurdico, se traduz por vinculao ou vnculo, no caso conexo de trabalho, entendido este como o resultado ou efeito da prestao pessoal de servio, uma vez que o produto do esforo de animais ou de mquinas escapa aos cuidados protecionistas do Direito Laboral.

35

Portanto, a incluso da relao de trabalho na competncia da Justia Trabalhista demonstra a vontade do legislador em ampliar sua competncia, restringida pela jurisprudncia.

Como

ficar

evidenciado

tanto

no

Direito

Estrangeiro,

como

nos

doutrinadores ptrios, o entendimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurlio (Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 492, 1992), de que o caminho ao encontro da democratizao implantada pela Constituio Federal de 1988 destaca o valor social do trabalho, afastando o autoritarismo imposto pelo Estado.

Este tambm o entendimento de Saad (2002, p. 281):


H uma tendncia universal a colocar o servidor pblico e o empregado de empresa privada em p de igualdade no que tange a direitos, obrigaes e vantagens. Acreditamos que o legislador constituinte, sensvel ao fenmeno, deu um passo frente em direo a esse nivelamento.

No que tange a finalidade alimentcia da relao de trabalho, no h diferena entre um empregado, regido pela Consolidao das Leis do Trabalho, e um servidor pblico, pois ambos desempenham sua atividade laboral em prol do desenvolvimento pessoal, com a inteno e a vontade de ascenso social em busca da dignidade da pessoa humana.

Portanto, a relao de trabalho existe tanto para o servidor celetista quanto para o servidor estatutrio, conforme definio de Schiavi (2009, p. 168):
O trabalho prestado por conta alheia, em que o trabalhador (pessoa fsica) coloca, em carter preponderantemente pessoal, de forma eventual ou no eventual, gratuita ou onerosa, de forma autnoma ou subordinada, sua fora de trabalho em prol de outra pessoa (fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado), podendo o trabalhador correr ou no os riscos da atividade que desempenhar.

Independentemente da relao jurdica que liga as partes, necessrio sempre sobrepor a funo social das leis trabalhistas para amparar qualquer pessoa que execute um trabalho em prol da sociedade.

36

5.3 COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO APS A EMENDA CONSTITUCIONAL N. 45 DE 2004


A competncia na Justia do Trabalho , principalmente, distribuda em razo das matrias dispostas no art. 114 e incisos da Constituio Federal de 1988. Antes de entrar propriamente na competncia material trabalhista, importante conceituar o que jurisdio e competncia. Conforme Martins (2008, p. 91): (...) jurisdio o poder que o juiz tem de dizer o direito nos casos concretos a ele submetidos, pois est investido desse poder pelo Estado.

A jurisdio a proteo do Estado sociedade, o todo e a competncia decorre dela, definindo Martins (2008, p. 91):
A competncia uma parcela da jurisdio, dada a cada juiz. a parte da jurisdio atribuda a cada juiz, ou seja, a rea geogrfica e o setor do Direito em que vai atuar, podendo emitir suas decises. Consiste a competncia na delimitao do poder jurisdicional. , portanto, o limite da jurisdio, a medida da jurisdio, a quantidade da jurisdio.

A competncia uma parcela da jurisdio, distribuda para cada juiz exercer a sua funo jurisdicional, ou seja, aplicar a lei para cada caso concreto a ele designado.

O principal critrio de distribuio de competncia na Justia Trabalhista, antes da Emenda Constitucional n. 45 de 2004, era o pessoal, pois o antigo art. 114 ditada sobre a relao entre empregados e empregadores e,

excepcionalmente, as relaes de trabalho.

Aps a Reforma do Judicirio em 2004 (Emenda Constitucional n. 45), a competncia trabalhista foi ampliada, priorizando a distribuio de competncia em razo da matria, mitigando a distribuio de competncia em razo da pessoa.

37

Conforme entendimento de Schiavi (2009, p.p 162/163):


[...] mesmo nas hipteses em que a Constituio Federal continua mencionando competncia em razo das pessoas, primeiramente, o conflito de ser oriundo ou decorrente de uma relao jurdica bsica que a relao de trabalho. Desse modo, o critrio da competncia em razo das pessoas passou a ser secundrio. Com a EC n. 45/04 houve uma alterao no eixo central da competncia da Justia do Trabalho, pois o que antes era exceo, ou seja, apreciar as controvrsias que envolvem a relao de trabalho, agora passou a ser a regra geral. A Justia do Trabalho brasileira, seguindo o que j ocorre em alguns pases, passou a ser o ramo do judicirio encarregado de apreciar praticamente todas as controvrsias que envolvem a circundam o trabalho humano, o que salutar, pois favorece a efetividade e aplicabilidade da legislao social e facilita o acesso daqueles que vivem do prprio trabalho ao Judicirio Trabalhista.

No mesmo sentido, define Martins (2008, p. 103):


A ideia de que toda matria trabalhista, envolvendo qualquer tipo de trabalhador, seja de competncia da Justia do Trabalho e no apenas a relao de emprego. A Justia do trabalho e no do empregado ou do desempregado. De um modo geral, a Justia do Trabalho deixa de ser uma Justia do emprego para ser do Trabalho.

A nica concluso que pode ser alcanada de que a Justia do Trabalho, aps a Emenda Constitucional n. 45 de 2004, teve sua competncia ampliada, passando ser distribuda em razo da matria sobre as relaes de trabalho, expresso ampla, na qual se inclui todo trabalho pessoal realizado por uma pessoa um tomador de servios, seja ele do Direito Privado ou Pblico.

5.3.1 O Projeto de Emenda Constitucional e Ao Direita de Inconstitucionalidade 3.395


O projeto de emenda Constituio que deu origem Emenda Constitucional n. 45 de 2004, foi no sentido de ampliar a competncia trabalhista para processar e julgar todas as relaes de trabalho existentes de fato, includas as dos servidores pblicos estatutrios com o Poder Pblico.

Nesse sentido vale demonstrar o histrico do Projeto de Emenda Constituio que originou a Reforma do Judicirio em 2004, com sua votao e

38

aprovao pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal (ANAMATRA, 2006, fls. 550/551):
1. Cmara dos Deputados. Informa que a Cmara dos Deputados, na PEC n 96/92, ao apreciar o art. 115, aprovou em dois turnos, uma redao ... que ... ganhou um inciso I ... (fls. 4 e 86). Teve tal dispositivo a seguinte redao: Art. 115. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 2. Senado Federal. A PEC, no Senado Federal, tomou nmero 29/2000. Naquela Casa, a Comisso da Constituio, Justia e Cidadania manifestou-se pela diviso da ... proposta originria entre (a) texto destinado promulgao e (b) texto destinado ao retorno para a Cmara dos Deputados (parecer 451/04, fls. 4, 177 e 243). O SF aprovou tal inciso com acrscimo. O novo texto ficou assim redigido: Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, exceto os servidores ocupantes de cargos criados por lei, de provimento efetivo ou em comisso, includas as autarquias e as fundaes pblicas dos referidos entes da Federao. (fls. 4 e 280). Informa, ainda, que, na redao final do texto para promulgao, nos termos do parecer 1.747 (fls. 495), a parte final acima destacada foi suprimida. Por isso, remanesceu, na promulgao, a redao oriunda da Cmara dos Deputados, sem o acrscimo. No texto que voltou Cmara dos Deputados (PEC. 358/2005), o SF fez constar a redao por ele aprovada, com o referido acrscimo (Parecer 1748/04, fls. 408).

Como na lei no h palavras inteis, demonstrado pelo processo legislativo, a mens legis do poder constituinte foi a incluso da relao de trabalho dos servidores estatutrios na seara da Justia Trabalhista.

Ocorre que, como houve dois textos distintos, um enviado para a promulgao e outro enviado a nova apreciao pela Cmara dos Deputados, a AJUFE (Associao dos Juzes Federais do Brasil) entendeu haver uma inconstitucionalidade formal no processo legislativo da Emenda Constitucional n. 45 de 2004.

39

A Associao dos Juzes Federais do Brasil (AJUFE) ajuizou em 2005 uma Ao Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal (ADI 3.395), requerendo a inconstitucionalidade formal da Emenda Constitucional n. 45 de 2004 e, subsidiariamente, uma interpretao conforme Constituio Federal.

Conforme o relatrio da Ao Direta de Inconstitucionalidade 3.395/Distrito Federal de 2005 (fls. 853):


Durante as frias, o Min. Nelson Jobim concedeu liminarmente a tutela cautelar requerida pela autora (art. 13, inciso VIII, RISTF), ad referendum do Plenrio, para o fim de dar interpretao conforme Constituio ao dispositivo impugnado e suspender toda e qualquer interpretao dada ao inciso I do art. 114 da CF, na redao dada pela EC 45/2004, que inclua, na competncia da Justia do Trabalho, a ... apreciao ... de causas que ... sejam instauradas entre o Poder Pblico e seus servidores, a ele vinculados por tpica relao de ordem estatutria ou de carter jurdico-administrativo (fls. 521).

O Plenrio referendou a deciso liminar concedida pelo Min. Nelson Jobim, ficando assim suspensa, at o presente momento, a real inteno do Poder Constituinte derivado em abranger todas as relaes de trabalho existentes de fato na Repblica Federativa do Brasil.

40

6 COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO PARA PROCESSAR E JULGAR LIDES DE SERVIDORES PBLICOS ESTATUTRIOS
Aps demonstrar os conceitos de servidor pblico estatutrio, da relao de trabalho no Direito Brasileiro e sua evoluo nas Constituies da Repblica, alm da evoluo histrica do Direito Processual do Trabalho e a mens legis do poder constituinte derivado para adequar as situaes jurdicas de fato s normas trabalhistas, resta demonstrar a competncia da Justia Trabalhista para amparar as lides dos servidores estatutrios com o Poder Pblico.

A Constituio Federal de 1988 em seu art. 114 originrio ditava:


Art. 114. Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados, da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas.

Ante a ressalva Constitucional, na forma da lei, o legislador ordinrio poderia estipular outras relaes de trabalho em que a Justia do Trabalho teria competncia para apreciar e julgar.

Neste contexto, oportuno destacar que a lei 8.112/90 (Lei dos Servidores Pblicos Federais) em seu art. 240, alnea e, trazia a seguinte disposio:
Art. 240. Ao servidor pblico civil assegurado, nos termos da Constituio Federal, o direito livre associao sindical e os seguintes direitos, entre outros, dela decorrentes: [...] e) de ajuizamento, individual e coletivamente, frente Justia do Trabalho, nos termos da Constituio Federal.

A referida alnea foi vetada pelo Presidente da Repblica, mas mantida pelo Congresso Nacional, destacando mais uma vez a vontade do legislador ordinrio em manter as relaes de trabalho na seara da sua Justia Especializada.

41

O Procurador-Geral da Repblica ingressou com uma Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI 492 de 1992) para declarar inconstitucional a referida alnea e do art. 240 da Lei 8.112/90. Conforme ementa:
CONSTITUCIONAL. TRABALHO. JUSTIA DO TRABALHO. COMPETNCIA. AES DOS SERVIDORES PUBLICOS ESTATUTARIOS. C.F., ARTS. 37, 39, 40, 41, 42 E 114. LEI N. 8.112, DE 1990, ART. 240, ALINEAS "D" E "E". I - SERVIDORES PUBLICOS ESTATUTARIOS: DIREITO A NEGOCIAO COLETIVA E A AO COLETIVA FRENTE A JUSTIA DO TRABALHO: INCONSTITUCIONALIDADE. LEI 8.112/90, ART. 240, ALINEAS "D" E "E". II - SERVIDORES PUBLICOS ESTATUTARIOS: INCOMPETENCIA DA JUSTIA DO TRABALHO PARA O JULGAMENTO DOS SEUS DISSIDIOS INDIVIDUAIS. INCONSTITUCIONALIDADE DA ALINEA "e" DO ART. 240 DA LEI 8.112/90. III - AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE. (STF, ADI 492/DF, Rel. Min. Carlos Velloso).

No julgamento da referida Ao Direta de Inconstitucionalidade, os embasamentos do Ministro Relator Carlos Velloso, para excluir os servidores estatutrios da proteo da Justia Trabalhista, foram: a) a aplicao de um regime jurdico nico para os servidores pblicos; b) os termos trabalhadores e empregadores contidos no caput do originrio art. 114 da Constituio Federal de 1988 restringiam-se s relaes contratuais ou celetistas; c) a figura da conciliao seria incompatvel com a Administrao Pblica; e d) formao paritria da Justia do Trabalho, composta por juzes leigos e classistas.

Todavia, cabe destacar que o ordenamento jurdico atual j superou tais entendimentos, uma vez que no existe mais a representao classista na Justia do Trabalho (excluda pela Emenda Constitucional n. 24/99); o termo conciliar, anteriormente disposto no caput do art. 114, Constituio Federal de 1988 foi alterado pelas expresses processar e julgar, levando em considerao uma ilegalidade executada pelo Poder Pblico; os termos trabalhadores e empregadores foram substitudos pela relao de trabalho, ampliando a competncia da Justia Laboral; e o regime jurdico nico foi afastado da Constituio Federal, vez que a Administrao Pblica poder, mediante concurso pblico, contratar servidores tanto pelo regime celetista quanto pelo estatutrio (ANAMATRA, 2006, fls. 578/587).

42

Cabe ainda destacar o voto vencido do Ministro Marco Aurlio no julgamento da Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 492 de 1992:
Com a Carta de 1988, introduziu-se sensvel modificao. Em primeiro lugar, abandonou-se a referncia a dissdios individuais e coletivos entre empregados e empregadores, substituindo-se o vocbulo empregados por trabalhadores, gnero do qual aqueles os empregados so espcie. Com isso, afastou-se a vinculao de outrora, no que limitava a atuao da Justia do Trabalho s controvrsias resultantes do contrato individual de trabalho, a menos que a lei a estendesse a outras controvrsias. Em segundo lugar, com a clusula ...abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta, dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio... inserida no corpo permanente da Constituio e, sem que se fizesse repetir norma semelhante do artigo 110 da Lei Bsica anterior, estabeleceu-se a competncia do Judicirio Trabalhista para as controvrsias individuais e coletivas que viessem a envolver as citadas pessoas de direito pblico e os respectivos servidores, pouco importando o regime jurdico nico que viesse a ser adotado. Em terceiro lugar, previu-se, como salientado no item anterior, o direito dos servidores pblicos sindicalizao e greve. [...] Ainda que pudesse pesar alguma dvida sobre o alcance do dispositivo, a Lei n.8.112/90 tem enquadramento na parte final do artigo, ou seja, na previso deque o legislador ordinrio pode incluir, no mbito da competncia da Justia do Trabalho, outras controvrsias oriundas da relao de trabalho, o que, sob a inspirao de idntica regra da Carta anterior, j havia ocorrido em relao aos avulsos e aos pequenos empreiteiros. [...] No campo dos dissdios individuais, s razes supra soma-se outra. A concluir-seque Justia do Trabalho no compete julgar as controvrsias oriundas do chamado regime nico, o preceito do artigo 114 da Constituio Federal tornar-se- de natureza transitria, muito embora compreendido no corpo permanente da Carta, ficando limitado as demandas ajuizadas aps 1988 que digam respeito a relaes jurdicas regidas pela Consolidao das Leis do Trabalho, ainda que nele no se tenha mais a aluso a empregados e empregadores. Por sua vez, os conflitos concernentes observncia da Lei n. 8.112/90 ficaro fora do crivo do Judicirio, pois tambm no podem ser tidos como compreendidos na definio da competncia dos juzes federais, isto tendo em vista a circunstncia de o inciso I do artigo 109 da Carta conter excluso explcita no s das causas ligadas falncia, como tambm a acidentes de trabalho e aquelas sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho. Alis, cabe mesmo indagar a razo de ser da referncia s causas sujeitas Justia do Trabalho, porquanto, excludas aquelas relativas ao regime nico e que, portanto, envolvam servidores e Unio, no vejo outras que possam ser tidas como sujeitas competncia da Jurisdio Federal civil e especializada, de direito e de eqidade, que a do Trabalho. (MARCO AURELIO apud AVELINO, 2006, p.p 125/126).

43

Frisa-se que este voto proferido pelo Ministro Marco Aurlio, j em 1992, estava em consonncia com o entendimento doutrinrio moderno, no qual se supera algumas antigas ideias ultrapassadas pela dinmica do Direito.

Buscando incorporar na Constituio Federal de 1988 a vontade do legislador em atribuir Justia Trabalhista toda forma de trabalho desempenhada pela sociedade, editou-se a Emenda Constitucional n. 45 de 2004, que alterou o art. 114 da Constituio Federal, passando a dispor:
Art. 114 - Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Como j detalhado nos captulos anteriores, essa mudana de texto ampliou a competncia da Justia do Trabalho para julgar todas as relaes de trabalho, sem qualquer exceo. Contudo, a AJUFE (Associao dos Juzes Federais do Brasil) ingressou com uma Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3.395 de 2005) para subtrair a interpretao de que a relao estatutria uma forma de relao de trabalho.

A liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da Ao Direta de Inconstitucionalidade 3.395/2005 proposta pela AJUFE (Associao dos Juzes Federais do Brasil), suspendendo qualquer interpretao de que compete Justia do Trabalho processar e julgar lides de servidores pblicos estatutrios, contraria a mens legis do poder constituinte derivado da Emenda Constitucional n. 45 de 2004.

Conforme entendimento de Silva apud Gonalves Jnior (2006, s/p.):


[...] a Nao foi surpreendida pelo despacho do Presidente do STF, Min. Nelson Jobim, que concedeu liminar, na Adin n. 3.395, para suspender "toda e qualquer interpretao dada ao inciso I do art. 114 da CF, na redao da EC n. 45/04, que inclua, na competncia da Justia do Trabalho, a apreciao de causas que sejam instauradas entre o poder pblico e seus servidores, a ele vinculados por tpica relao de ordem estatutria ou de carter jurdico-administrativo". O erro enorme e o STF manteve jurisprudncia anterior firmada

44

com base na redao anterior do art. 114, no atentando para a nova redao dada pela EC n. 45 e a profunda alterao que trouxe ao citado artigo. Em livro que escrevemos em 1993 (Os servidores pblicos e o direito do trabalho. So Paulo: LTr, 1993, p. 152 e ss), analisamos o voto do Supremo e, j quela poca, o entendemos equivocado. Recordo a seguir os principais argumentos ali assentados, que se prestam, hoje mais ainda, para combater o entendimento acolhido pelo Min. Jobim. Foi dito que: "No h que se entender que a justia trabalhista, a partir do texto promulgado, possa analisar questes relativas aos servidores pblicos. Essas demandas vinculadas a questes funcionais a eles pertinentes, regidas que so pela Lei n. 8.112/90 pelo direito administrativo, so diversas dos contratos de trabalho regidos pela CLT". Tambm no Acrdo n. 492-1 de 21.10.92, se fez idntica afirmao, que de resto ningum nega: " certo, assim, que as relaes do servidor pblico com o Estado so diferentes daquelas que se estabelecem entre o empregado e o patro. Por isso, no vivel dar-lhes tratamento igual nem a Constituio o fez". Mais uma vez, se h de repetir. O que a Constituio fez no foi equiparar a relao de servio pblico com a trabalhista, nem se pode confundir os campos diversos em que se situam: a primeira, no Direito Pblico, e a segunda, no Direito Privado. O que se pretendeu, a exemplo das demais hipteses de ampliao, foi trazer para o processo do trabalho questes que, pelo seu significado social, precisam de julgamentos rpidos, imediatos e objetivos. Ao decidir causas de servidor pblico, a Justia do Trabalho no vai revogar a Lei n. 8.112/90 para aplicar-lhes a CLT. O servidor pblico vai continuar sendo regido pela lei prpria, mas ter as vantagens do processo. No se h de confundir o processo, que tem natureza instrumental, com as leis materiais, que regulam os bens da vida e as relaes humanas. No acrdo citado, tentou-se erguer uma dogmtica falsa, assimilando o conceito de trabalhador com o de empregado, o que excluiria o servidor pblico. [...] Porm, o mais grave no est nos possveis conflitos, mas no fundamento e na ortodoxia da liminar: "Suspendo, ad referendum, toda e qualquer interpretao dada ao inciso I do art. 114 da CF, na redao dada pela EC n. 45/04, que inclua, na competncia da Justia do Trabalho, a apreciao de causas que sejam instauradas entre o Poder Pblico e seus servidores, a ele vinculados por tpica relao de ordem estatutria ou de carter jurdico-administrativo". A pergunta que fazemos agora a mesma de 1993: ser que ainda existe relao tipicamente estatutria ou de natureza administrativa no servio pblico brasileiro? J mostramos, pginas acima, os fatores que denotam o superamento, pelo Direito Constitucional brasileiro, da relao jurdica estatutria entre o servidor e o Estado: emprego pblico ao lado de cargo pblico, aplicao ao servidor pblico de 16 itens dos 34 direitos garantidos aos trabalhadores urbanos e rurais, extenso ao servidor pblico do direito de sindicalizao e greve, inexistncia de regime jurdico nico e permisso de contratao de servidores

45

celetistas para o preenchimento de empregos pblicos - Lei n. 9.962/00. Esse rol derruba facilmente o argumento da liminar: no existe mais regime estatutrio, mas sim misto em relao ao servidor pblico. E esta "mistura" j tem um componente de dois teros de regime celetista, com toda certeza.

Observa-se que h uma tendncia de mitigar o regime jurdico-administrativo dos servidores pblicos estatutrios em suas relaes trabalhistas com a Administrao Pblica, de tal forma que a expresso estatutria torna-se inadequada na doutrina moderna.

necessrio destacar que no h alterao do direito material, ou seja, a Consolidao das Leis Trabalhistas no substituir os direitos e deveres da lei geral ou especfica que rege o servidor pblico. O que ser alterado to somente o processo por meio do qual a jurisdio deve ser aplicada, uma vez que a Justia Especializada do Trabalho quem detm os melhores instrumentos para processar e julgar as relaes de trabalho.

Somando-se todos os entendimentos deste trabalho, notrio que a Justia Especializada nas questes trabalhistas no pode e nem deve deixar desamparada qualquer pessoa que exera uma atividade laboral em prol da sociedade e para desenvolvimento pessoal e de sua famlia. Pois, conforme Schiavi (2009, p. 178): No h sentido na Justia do Trabalho apreciar as lides em que o Estado contrata pelo regime da CLT, mediante concurso e no ter competncia quando o Estado contrata, mediante concurso por regime estatutrio.

No se pode diferenciar um empregador da Administrao Pblica, ambos tomadores de servios, quando alguma das partes age de forma contrria lei. Se assim o fizer, porque tratar de forma diferente um servidor celetista e um servidor estatutrio, sendo que cabe ao Poder Pblico o estrito cumprimento legal.

Conforme Silva (2009, p. 2):


A Justia do Trabalho oferecer a todas as categorias de trabalhadores um processo rpido, eficiente e justo para resolver suas controvrsias. Onde houver o trabalho humano, um juiz do

46

trabalho estar disposio para julgar o conflito que dele nasa, seja privado, coletivo ou pblico. As situaes irregulares, que hoje so regras em quase todos os Estados-Membros e Municpios brasileiros, se legalizaro e o Poder Pblico contratar servidores para cargos ou empregos pblicos, tais como previstos no art. 37, II, da Constituio, segundo a opo poltica que julgar melhor. Se o emprego pblico existe constitucionalmente, nenhuma jurisprudncia ou tribunal poder exclu-lo do servio pblico.

Portanto, diante de uma interpretao moderna, na qual se embasa no progresso do Direito em relao aos fenmenos sociais, a fim de uma melhor distribuio de Justia, conclui-se que a Justia do Trabalho deve ser competente processar e julgar as lides que abrangem as relaes de trabalho, includas as lides da Administrao Pblica e seus servidores estatutrios, porque estes, assim como todos os outros trabalhadores, tm por finalidade o ganho de subsdios de carter alimentar e crescimento pessoal e social.

47

CONSIDERAES FINAIS
Neste trabalho foram demonstradas as definies de agentes pblicos, em especial o servidor pblico em sentido estrito ou estatutrio, objeto do presente estudo e os princpios da Administrao Pblica.

A histria da Justia do Trabalho no Brasil foi explanada, juntamente com sua evoluo nas Constituies Federais e os princpios que regem o direito processual do trabalho.

A competncia da Justia do Trabalho no goza de entendimento pacfico devido s divergncias doutrinrias e jurisprudenciais. Na Constituio Federal de 1988, antes da Emenda Constitucional n. 45 de 2004, a competncia da Justia Trabalhista era distribuda por razo da pessoa, ou seja, somente a relao de emprego entre empregador e seu empregado estava disposio da Justia Laboral.

Na Reforma do Judicirio de 2004, inserida na Constituio Federal de 1988 pela Emenda Constitucional n. 45, o legislador teve a inteno de pacificar o entendimento, alterando o critrio de distribuio de competncia em razo da pessoa para um critrio material, tornando a Justia Trabalhista competente para processar e julgar as relaes de trabalho da sociedade.

Essa alterao de distribuio de competncia ampliou a competncia da Justia do Trabalho, que passara a processar e julgar todas as relaes de trabalho, sem qualquer ressalva. Todavia, a Associao dos Juzes Federais do Brasil (AJUFE) ingressou com uma Ao Direita de Inconstitucionalidade (ADI 3.395) para esvaziar a competncia da Justia Trabalhista nas relaes de trabalho entre os servidores pblicos estatutrios e a Administrao Pblica.

Tal entendimento no deve vigorar sobre a Constituio Federal Democrtica de 1988, uma vez que neste estudo foi demonstrada a existncia de uma relao de trabalho entre o Poder Pblico e seus servidores, estatutrios ou no.

48

O servidor pblico estatutrio aquele quem depende de seu trabalho, pessoal e profissional, desempenhado em favor da Administrao Pblica, para se desenvolver profissional e pessoalmente, colocando alimentos disposio de sua famlia.

Ocorre que tanto o empregador como o Poder Pblico podem insurgir em ilegalidades e, portanto, atribuir competncia Justia do Trabalho para processar e julgar lides de servidores pblicos estatutrios em desfavor da Administrao Pblica no significa substituir os direitos materiais, alterando o contedo do regime jurdico-administrativo pela Consolidao das Leis Trabalhistas, deve-se alterar o meio pelo qual a jurisdio aplicada, ou seja, o processo da Justia Especializada do Trabalho , sem dvidas, a melhor maneira de se obter Justia.

49

REFERNCIAS
ANAMATRA. Justia do Trabalho: Histria. Disponvel em: <http://www.anamatra.org.br/justica/historia/historia_jus.cfm>. Acesso em 20 jul. 2010. AVELINO, Antonio Arraes Branco. Dissdios de servidores pblicos estatutrios: competncia da Justia do Trabalho. Revista Jurdica UNIGRAN, Dourados, MS, v. 8, n. 15, jan./jun. 2006. Disponvel em: <http://www.unigran.br/revistas/juridica/ed_anteriores/15/artigos/05.pdf>. Acesso em 24 fev. 2010. BAES, Vanessa Silva. A competncia da justia do trabalho para processar e julgar litgios que envolvam servidores pblicos federais estatutrios. Campo Grande MS, 2007. Monografia Curso de direito, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Regio do Pantanal. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia DF, 5 out. 1988. BRASIL. Constituio (1988). Emenda Constitucional n. 45, de 8 de dezembro de 2004. Dirio Oficial da Unio. Braslia DF, 31 dez. 2004. BRASIL. Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a Consolidao das Leis do Trabalho. Dirio Oficial da Unio. Braslia DF, 9 ago. 1943. BRASIL. Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Dirio Oficial da Unio. Braslia DF, 12 dez. 1990, retificada em 19 abr. 1991 e republicada em 18 mar. 1998. BRASIL. Supremo Tribunal Federal.Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 492. Ministro Relator Carlos Velloso, Braslia DF, 12 de novembro de 1992, D.J. 12 mar. 1993. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/obterInteiroTeor.asp?numero=492&classe=A DI>. Acesso em 10 mai. 2010. BRASIL. Supremo Tribunal Federal.Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 3395. Ministro Relator Cezar Peluso, Braslia DF, 27 de janeiro de 2005. Disponvel em: <http://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/Consultar ProcessoEletronico.jsf?seqobjetoincidente=2268427>. Acesso em 15 jun. 2010. CHAVES, Luciano Athayde. Direito processual do trabalho: reforma e efetividade. So Paulo: LTr, 2007. DANTAS, Adriano Mesquita. A nova competncia da Justia do Trabalho: consideraes sobre as mudanas implementadas pela Emenda

50

Constitucional n. 45. Jus navegandi, Teresina, ano 10, n. 911, 31 dez. 2005. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/7813>. Acesso em 01 nov. 2010. GIGLIO, Wagner D.; CORRA, Claudia Giglio Veltri. Direito processual do trabalho. 16 ed. So Paulo: Saraiva, 2007. GONALVES JNIOR, Mrio. As relaes de trabalho estatutrias: EC 45/04 x ADI 3395. Escritrio Online, Braslia, 13 abr. 2006. Disponvel em: <http://www.escritorioonline.com/webnews/noticia.php?id_noticia=6886&>. Acesso em 20 ago. 2010. LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito processual do trabalho. 6 ed. So Paulo: LTr, 2008. MARTINS, Sergio Pinto. Direito processual do trabalho: doutrina e prtica forense; modelos de peties, recursos, sentenas e outros. 28 ed. So Paulo: Atlas, 2008. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 34 ed. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 20 ed. So Paulo: 2006. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito processual do trabalho. 24 ed. So Paulo: Saraiva, 2009. SAAD, Eduardo Gabriel.Direito processual do trabalho. 3 ed. So Paulo: LTr, 2002. SARAIVA, Renato. Curso de direito processual do trabalho. 6 ed. So Paulo: Mtodo, 2009. SCHIAVI, Mauro. Manual de direito processual do trabalho. 2 ed. So Paulo: LTr, 2009. SILVA, Antnio lvares da. Os servidores pblicos e a Justia do Trabalho. Jornal Hoje em Dia, 21 jul. 2009. Disponvel em: <http://www.trt3.jus.br/download/artigos/pdf/142_servidores_publicos_jt.pdf>. Acesso em 24 mai. 2010. TORRACA, Sylvia Pozzobon. Servidores pblicos e a competncia da Justia Trabalhista aps a Emenda Constitucional n. 45 de 2004. Juris Way, 29 jun. 2010. Disponvel em: <http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4271>. Acesso em 2 nov. 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen