Sie sind auf Seite 1von 6

Economia

A Actividade econmica e a Cincia Econmica


Economia: uma das vrias cincias sociais, debruando-se sobre o problema da escolha da melhor aplicao a qualquer recurso escasso.

Realidade Social
Conceito: o conjunto de fenmenos sociais, que resultam das relaes que o homem estabelece entre si e com a natureza. apenas uma, nica e no se pode compartimentar, apresentando-se um elevado grau de complexidade. Para podermos compreender e explicar a realidade social, temos de recorrer a um conjunto diversificado de cincias, as cincias sociais, que atravs das suas diferentes perspectivas de anlise, nos daro uma viso mais completa da realidade social total. As cincias sociais so interdependentes e complementares e todas elas so necessrias compreenso da realidade social. Cada uma das cincias sociais estuda apenas uma das faces do fenmeno social.

Cincias sociais ligadas economia


Psicologia Histria Direito Antropologia Sociologia Poltica

Fenmenos Sociais e Fenmenos Econmicos


Cada cincia estuda a mesma realidade social, ou seja, os mesmos fenmenos. No h verdadeiramente fenmenos exclusivamente econmicos, sociais ou polticos, pois os fenmenos so totais. economia interessam todos os fenmenos, estudando-os de forma especfica e utilizando um mtodo prprio. Os fenmenos sociais so totais, podendo, no entanto, ser estudados sob perspectivas especficas, da podermos falar em fenmenos econmicos.

A economia como cincia objecto de estudo


A natureza oferece ao homem um vasto conjunto de recursos que este transforma, de maneira a satisfazer as suas necessidades. Porm estes recursos no so ilimitados, pelo contrrio, eles so escassos e finitos, havendo que ponderar a sua utilizao. Assim torna-se necessrio realizar escolhas e fazer opes de como utilizar os recursos escassos para satisfazer as necessidades humanas, que so mltiplas e ilimitadas. Escassez: Constitui o principal problema econmico e que resulta do facto de as necessidades serem ilimitadas perante os recursos disponveis que so escassos

Problemas Econmicos Que se colocam a qualquer economia

Que produzir e em que quantidades? Onde produzir?

Como se devem produzir os bens? Para quem produzir?

Quando produzir? Quem de comandar a economia?

Actividade Econmica e os Agentes econmicos


Actividade Econmica: Conjunto de relaes que os homens estabelecem com os bens e servios e com os recursos disponveis visando a satisfao das necessidades e a resoluo dos problemas econmicos. A nossa vida quotidiana identifica-se com a actividade econmica, visto que a maioria das tarefas e realizaes do Homem visam a satisfao das necessidades. Essa actividade econmica porque produz bens e servios utilizando convenientemente os recursos escassos. O funcionamento da actividade econmica exige a realizao e a dinamizao de vrias actividades: o Consumo, a Produo, a Distribuio, a Repartio do rendimento e a Acumulao. A venda da produo gera um conjunto de rendimentos que so repartidos pelos vrios intervenientes sob a forma de salrios, lucros, rendas e juros.

Agentes Econmicos
Conceito: Qualquer individuo ou entidade que intervm na actividade econmica exercendo pelo menos uma funo econmica Famlias: cuja principal funo consumir Empresas: cuja grande funo a produo de bens e servios Estado: sendo a sua principal funo a satisfao das necessidades da colectividade Resto do Mundo: engloba o conjunto de operaes econmicas entre os residentes de uns pases e os residentes noutros pases.

Todavia quando observamos o comportamento dos agentes econmicos, podemos fazlo de acordo com duas perspectivas: Microeconomia: estuda o comportamento dos agentes econmicos como unidades individuais Macroeconomia: estuda o comportamento dos agentes econmicos em grandes agregados.

Cada um dos agentes econmicos utiliza os rendimentos recebidos para efectuar os seus consumos ou constituindo uma poupana.

Necessidades e Consumo

- Necessidades
O principal objectivo da actividade econmica a produo de bens com vista satisfao das necessidades humanas. Conceito: o desejo de acabar ou prevenir uma insatisfao ou aumentar uma satisfao Todos ns sentimos uma multiplicidade de necessidades que pretendemos satisfazer, para isso utilizamos bens ou servios. O acto de utilizar um bem ou servio com vista satisfao de uma necessidade (consumo) Utilidade: Aptido de que os bens se revestem para satisfazer as nossas necessidades

Caractersticas das Necessidades


possvel identificarmos trs caractersticas Multiplicidade (necessidades que sentimos so ilimitadas) Saciabilidade (satisfazer uma determinada necessidade, a intensidade sentida vai diminuindo progressivamente at desaparecer) Substituibilidade (uma necessidade ser substituda por outra)

As necessidades variam no tempo e no espao

Classificao das necessidades


Importncia Custo Vida em colectividade

Quanto Importncia Primrias: O que indispensvel (alimentao, vesturio, sade, habitao) Secundrias: O que necessrio(Ir ao cinema, ler um livro ou ouvir um CD) Tercirias: O que suprfluo (uso jias, perfumes ou roupa de marca)

Quanto ao custo No econmicas: No depender moeda ou trabalho para as satisfazer Econmicas: Despender moeda ou trabalho para as satisfazer

Quanto vida em colectividade Colectivas (diz respeito ao facto do homem viver em grupo) Individuais (diz respeito a ns mesmos)

- Consumo
No nosso quotidiano, sentimos uma diversidade de necessidades. Para satisfazer estas necessidades utilizamos bens ou servios, ou seja, consumimos O consumo varia de regio para regio Conceito: o acto de utilizar um bem material ou servio com vista satisfao das necessidades As desigualdades de acesso ao consumo esto a aumentar, quer ao nvel mundial quer ao nvel dos prprios pases.

Tipos de Consumo
Final (alimentos) Intermdio (matrias primas) Individual (roupas) Colectivo (uso transportes pblicos) Essencial (cuidados sade) Suprfluo (uso perfumes)

Factores que influenciam o Consumo das famlias


Econmicos Rendimento Preos Inovao Tecnolgica

Extra Econmicos Moda Publicidade Tradio Modos de vida Estrutura etria dos agregados familiares O consumo uma funo do rendimento

Estrutura do Consumo: Forma como os consumidores repartem o seu rendimento pelos diversos consumos

Coeficiente Oramental
Funo: =Valor da despesa efectuada/Total despesa consumo x 100

Lei de Engel: medida que o rendimento das famlias aumenta, o peso das despesas em alimentao vai baixando, aumentando por sua vez o peso das despesas destinadas cultura, lazer e distraces.

Bens e Variao do Rendimento


Bens Inferiores: aqueles cujo consumo diminui com o aumento do rendimento Bens Superiores: os bens para os quais um aumento do rendimento determina um aumento mais do que proporcional do consumo Bens Normais: aqueles para os quais o aumento do rendimento implica uma uma subida menos do que proporcional do consumo

Preo dos Bens


Influncia a deciso dos consumidores

Efeito dos preos sobre o consumo


Efeito substituio: resulta da deslocao do consumo de um bem para outro que lhe seja substituvel em virtude do aumento do seu preo Efeito Rendimento: resulta do aumento do preo de um bem, que actuando como uma baixa do poder de compra do consumidor provoca uma reduo do consumo de todos os outros bens Efeito de Demonstrao: Quando alguns consumidores, pretendendo exteriorizar o seu poder de compra, aumentavam o consumo de um bem quando o seu preo subia.

Funo Consumo
Relao entre o nvel das despesas de consumo e o nvel de rendimento mantendo-se os outros factores constantes. Esta funo representa-se matematicamente pela expresso proposicional C = a + bY Em que: a__ Consumo autnomo ( corresponde ao rendimento zero) b__ Propenso marginal para consumir--conceito que relaciona o aumento do consumo por cada unidade de rendimento Y__ Rendimento disponvel do consumidor. A funo consumo uma das relaes macroeconmicas mais importantes pelos reflexos que tem na actividade econmica.

Trabalho realizado por: Alexandra Vanessa Magalhes Grilo


11A n5

Das könnte Ihnen auch gefallen