Sie sind auf Seite 1von 11

1.1.6.

Obra de Ampliao Acrscimo de rea a uma edificao existente, ou mesmo construo de uma nova edificao para ser agregada funcionalmente (fisicamente ou no) a um estabelecimento j existente.

1.2.1.1 Arquitetura Consiste na definio grfica do partido arquitetnico, atravs de plantas, cortes e fachadas (opcional) em escala livre e que contenham graficamente: - a implantao da edificao ou conjunto de edificaes e seu relacionamento com o local escolhido; - acessos, estacionamentos e outros - e expanses possveis; - a explicitao do sistema construtivo que sero empregados; - os esquemas de zoneamento do conjunto de atividades, as circulaes e organizao volumtrica; - o nmero de edificaes, suas destinaes e locaes aproximadas; - o nmero de pavimentos; - os esquemas de infra-estrutura de servios; - o atendimento s normas e ndices de ocupao do solo. 5 O estudo dever ser desenvolvido a partir da anlise e consolidao do programa de necessidades, caracterizando os espaos, atividades e equipamentos bsicos (mdicohospitalares e de infra-estrutura) e do atendimento s normas e leis de uso e ocupao do solo. Alm dos desenhos especficos que demonstrem a viabilidade da alternativa proposta, ser parte integrante do estudo preliminar, um relatrio que contenha memorial justificativo do partido adotado e da soluo escolhida, sua descrio e caractersticas principais, as demandas que sero atendidas e o prdimensionamento da edificao. Devero ser consideradas as interferncias entre os diversos sistemas da edificao. Quando solicitado pelo contratante e previamente previsto em contrato, dever ser apresentada estimativa de custos da obra.

1.2.2 Projeto Bsico 8 Dever demonstrar a viabilidade tcnica da edificao a partir do Programa de necessidades e do Estudo preliminar desenvolvidos anteriormente, possibilitar a avaliao do custo dos servios e obras, bem como permitir a definio dos mtodos construtivos e prazos de execuo do empreendimento. Sero solucionadas as interferncias entre os sistemas e componentes da edificao. 1.2.2.1 Arquitetura O projeto bsico de arquitetura PBA ser composto da representao grfica + relatrio tcnico conforme descrito a seguir. 1.2.2.1.1. Representao Grfica: a) as plantas baixas, cortes e fachadas, com escalas no menores que 1:100; exceto as plantas de locao, de situao e de cobertura, que poder ter a escala definida pelo autor do projeto ou pela legislao local pertinente; b) todos os ambientes com nomenclatura conforme listagem contida nesta Resoluo e demais normas federais; c) todas as dimenses (medidas lineares e reas internas dos compartimentos e espessura das paredes); d) a locao de louas sanitrias e bancadas, posio dos leitos (quando houver), locao dos equipamentos no portteis mdico-hospitalares e de infra-estrutura, equipamentos de gerao de gua quente e vapor, equipamentos de fornecimento de energia eltrica regular e alternativa,

equipamentos de fornecimento ou gerao de gases medicinais, equipamentos de climatizao, locais de armazenamento e, quando houver, tratamento de RSS (Resduos de Servios de Sade); e) indicaes de cortes, elevaes, ampliaes e detalhes; f) em se tratando de reforma e/ou ampliao e/ou concluso, as plantas devem conter legenda indicando rea a ser demolida, rea a ser construda e rea existente; g) locao da edificao ou conjunto de edificaes e seus acessos de pedestres e veculos; h) planta de cobertura com todas as indicaes pertinentes; i) planta de situao do terreno em relao ao seu entorno urbano; j) identificao e endereo completo do estabelecimento, data da concluso do projeto, nmero seqencial das pranchas, rea total e do pavimento.

1.2.2.2.3. Climatizao A. Escopo 11 A partir das diretrizes estabelecidas no programa bsico e baseado no projeto bsico arquitetnico, dever ser elaborado o projeto bsico de instalaes de ar condicionado e ventilao mecnica, contendo quando aplicveis: - Definio dos pesos e dimenses dos equipamentos para o sistema proposto; - Confirmao da alternativa do sistema a ser adotado; - Confirmao das reas a serem climatizadas; - Confirmao das reas a serem ventiladas; - Confirmao dos consumos de gua e energia eltrica; - Compatibilizao com os projetos bsicos de instalaes eltrica e hidrulica com o sistema adotado; - Proposio das redes de dutos unifilares com dimensionamento das linhas tronco de grelhas, difusores, etc.; - Localizao dos pontos de consumo eltrico com determinao de potncia, tenso e nmero de fases; - Localizao dos pontos de consumo hidrulico (gua e drenagem). B. Produtos - Memorial descritivo definitivo, explicativo do projeto, com solues adotadas e compatibilizadas com o projeto bsico e as solues adotadas nos projetos das reas complementares; - Documentos grficos: . implantao geral - escala 1:500; . plantas baixas - escala 1:100; . planta da cobertura - escala 1:100.

1.2.3.2.1. Climatizao A. Escopo Aps a aprovao do projeto bsico pelo rgo competente, dever ser elaborado o projeto executivo de instalaes de ar condicionado e ventilao mecnica, atentando para o projeto executivo de arquitetura e de estruturas, de modo a permitir a execuo das obras das instalaes hidrulicas e especiais por terceiros, segundo padres convencionais da construo civil. B. Escopo - Memorial descritivo e explicativo das instalaes de ar condicionado e ventilao mecnica, indicando frmulas, dados e mtodos utilizados nos dimensionamentos de: cargas trmicas, consumo de gua, carga eltrica, nmero de troca de ar e filtros de ar; - Memorial descritivo da ordem de servio a ser executada e recomendaes quanto ao mtodo e tcnicas a serem utilizadas para execuo de obra. - Documentos grficos:

. As plantas podero ser apresentadas agrupando-se as instalaes de ar condicionado, redes de gua gelada, ventilao e exausto e devero ser compostas por: . implantao geral - escala 1:500; . plantas baixas - escala 1:100; . planta de cobertura - escala 1:100; . esquema isomtrico - escala 1:25; . detalhes gerais - escala 1:25; . esquema eltrico - sem escala; . fluxograma - sem escala; . legenda das simbologias adotadas - sem escala; - Relao quantitativa e qualitativa dos materiais e equipamentos a serem utilizados nos diversos sistemas, contendo: . Tipo e qualidade; 16 . Caractersticas para sua identificao; . Unidade de comercializao; . Respectivas quantidades.

2. ORGANIZAO FSICO FUNCIONAL Neste captulo so apresentadas as atribuies e atividades desenvolvidas nos diversos tipos de EAS. Procurou-se aqui, listar as atividades que so geradoras ou que caracterizam os ambientes. Estas so tambm as mais comumente encontradas nos diversos tipos de estabelecimentos. Embora o objetivo seja esgotar a listagem, esta sempre passvel de modificao, porque sempre ser possvel o surgimento e/ou transformao das atividades ou at mesmo das atribuies. Os grupos de atividades de cada atribuio compem unidades funcionais que, embora com estreita conotao espacial, no constituem, por si s, unidades espaciais. O captulo trata de questes funcionais genricas como j citado, e no da descrio de determinados tipos de estabelecimentos pr-concebidos. So oito as atribuies que se desdobram em atividades e sub-atividades representadas no diagrama. 2.1. Atribuies de Estabelecimentos Assistenciais 1-Prestao de atendimento eletivo de promoo e assistncia sade em regime ambulatorial e de hospital-dia - ateno sade incluindo atividades de promoo, preveno, vigilncia sade da comunidade e atendimento a pacientes externos de forma programada e continuada; 2-Prestao de atendimento imediato de assistncia sade - atendimento a pacientes externos em situaes de sofrimento, sem risco de vida (urgncia) ou com risco de vida (emergncia); 3-Prestao de atendimento de assistncia sade em regime de internaoatendimento a pacientes que necessitam de assistncia direta programada por perodo superior a 24 horas (pacientes internos); 4-Prestao de atendimento de apoio ao diagnstico e terapia- atendimento a pacientes internos e externos em aes de apoio direto ao reconhecimento e recuperao do estado da sade (contato direto); 5-Prestao de servios de apoio tcnico- atendimento direto a assistncia sade em funes de apoio (contato indireto);

6-Formao e desenvolvimento de recursos humanos e de pesquisa- atendimento direta ou indiretamente relacionado ateno e assistncia sade em funes de ensino e pesquisa; 7-Prestao de servios de apoio gesto e execuo administrativa- atendimento ao estabelecimento em funes administrativas; . 8-Prestao de servios de apoio logstico - atendimento ao estabelecimento em funes de suporte operacional. As quatro primeiras so atribuies fim, isto , constituem funes diretamente ligadas ateno e assistncia sade. As quatro ltimas so atribuies meio para o desenvolvimento das primeiras e de si prprias.

ATRIBUIO 1: PRESTAO DE ATENDIMENTO ELETIVO DE PROMOO E ASSISTNCIA SADE EM REGIME AMBULATORIAL E DE HOSPITAL-DIA ATIVIDADES: 1.1-Realizar aes individuais ou coletivas de preveno sade tais como: imunizaes, primeiro atendimento, controle de doenas, visita domiciliar, coleta de material para exame, etc.; 1.2-Realizar vigilncia epidemiolgica atravs de coleta e anlise sistemtica de dados, investigao epidemiolgica, informao sobre doenas, etc.; 1.3-Promover aes de educao para a sade, atravs de palestras, demonstraes e treinamento in loco, campanha, etc.; 1.4-Orientar as aes em saneamento bsico atravs da instalao e manuteno de melhorias sanitrias domiciliares relacionadas com gua, esgoto e resduos slidos; 1.5-Realizar vigilncia nutricional atravs das atividades continuadas e rotineiras de observao, coleta e anlise de dados e disseminao da informao referente ao estado nutricional, desde a ingesto de alimentos sua utilizao biolgica; 1.6-Recepcionar, registrar e fazer marcao de consultas; 1.7-Proceder consulta mdica, odontolgica, psicolgica, de assistncia social, de nutrio, de farmcia, de fisioterapia, de terapia ocupacional, de fonoaudiologia e de enfermagem; 1.8-Realizar procedimentos mdicos e odontolgicos de pequeno porte, sob anestesia local (punes, bipsia, etc); 1.9-Realizar procedimentos diagnsticos que requeiram preparao e/ou observao mdica posterior, por perodo de at 24 horas *; 1.10-Realizar procedimentos teraputicos, que requeiram preparao e/ou observao mdica posterior, por perodo de at 24 horas *; 1.11-executar e registrar a assistncia mdica e de enfermagem por perodo de at 24 horas; e 1.12- Realizar treinamento especializado para aplicao de procedimento teraputico e/ou manuteno ou uso de equipamentos especiais.
* As sub-atividades relativas aos procedimentos diagnsticos e teraputicos, encontram-se nas listagens da Atribuio 4 que descrevem cada um dos procedimentos por especialidades.

ATRIBUIO 2: PRESTAO DE ATENDIMENTO IMEDIATO DE ASSISTNCIA SADE ATIVIDADES: 2.1-Nos casos sem risco de vida (urgncia de baixa e mdia complexidade): 2.1.1-fazer triagem para os atendimentos; 2.1.2-prestar atendimento social ao paciente e/ou acompanhante; 2.1.3-fazer higienizao do paciente; 2.1.4-realizar procedimentos de enfermagem; 2.1.5-realizar atendimentos e procedimentos de urgncia;

2.1.6-prestar apoio diagnstico e teraputico por 24 hs; 2.1.7-manter em observao o paciente por perodo de at 24hs;e 2.1.8-fornecer refeio para o paciente. 2.2- Nos casos com risco de vida (emergncia) e nos casos sem risco de vida (urgncias de alta complexidade): 2.2.1-prestar o primeiro atendimento ao paciente; 2.2.2-prestar atendimento social ao paciente e/ou acompanhante; 2.2.3-fazer higienizao do paciente; 2.2.4-realizar procedimentos de enfermagem; 2.2.5-realizar atendimentos e procedimentos de emergncia e urgncia de alta complexidade; 2.2.6-prestar apoio diagnstico e terapia por 24 hs; 2.2.7-manter em observao o paciente por perodo de at 24 hs;e 2.2.8-fornecer refeio para o paciente. ATRIBUIO 3: PRESTAO DE ATENDIMENTO DE ASSISTNCIA SADE EM REGIME DE INTERNAO ATIVIDADES: 3.1- Internao de pacientes adultos e infantis: 3.1.1-proporcionar condies de internar pacientes, em ambientes individuais ou coletivos, conforme faixa etria, patologia, sexo e intensividade de cuidados; 3.1.2-executar e registrar a assistncia mdica diria; 3.1.3-executar e registrar a assistncia de enfermagem, administrando as diferentes intervenes sobre o paciente; 3.1.4-prestar assistncia nutricional e distribuir alimentao a pacientes (em locais especficos ou no leito) e a acompanhantes (quando for o caso); 3.1.5-prestar assistncia psicolgica e social; 3.1.6-realizar atividades de recreao infantil e de terapia ocupacional; e 3.1.7-prestar assistncia pedaggica infantil (de 1 grau) quando o perodo de internao for superior a 30 dias. 3.2-Internao de recm-nascidos at 28 dias (neonatologia): 3.2.1-alojar e manter sob cuidados recm-nascidos sadios; 3.2.2-proporcionar condies de internar recm-nascidos, patolgicos, prematuros e externos que necessitam de observao; 3.2.3-proporcionar condies de internar pacientes crticos em regime intensivo; 3.2.4-executar e registrar a assistncia mdica diria;

3.2.5-executar e registrar a assistncia de enfermagem, administrando as diferentes intervenes sobre o paciente; 3.2.6-prestar assistncia nutricional e dar alimentao aos recm-nascidos; 3.2.7-executar o controle de entrada e sada de RN. 3.3-Internao de pacientes em regime de terapia intensiva: 3.3.1-proporcionar condies de internar pacientes crticos, em ambientes individuais ou coletivos, conforme grau de risco, faixa etria (exceto neonatologia), patologia e requisitos de privacidade; 3.3.2-executar e registrar a assistncia mdica intensiva; 3.3.3-executar e registrar a assistncia de enfermagem intensiva; 3.3.4-prestar apoio diagnstico laboratorial, de imagens, hemoterpico, cirrgico e teraputico durante 24 horas; 3.3.5-manter condies de monitoramento e assistncia respiratria 24 horas; 3.3.6-prestar assistncia nutricional e distribuir alimentao aos pacientes; 3.3.7-manter pacientes com morte cerebral, nas condies de permitir a retirada de rgos para transplante, quando consentida; e 3.3.8-prestar informaes e assistncia aos acompanhantes dos pacientes. 3.4-Internao de pacientes queimados em regime intensivo: 3.4.1-recepcionar e transferir pacientes; 3.4.2-proporcionar condies de internar pacientes com queimaduras graves, em ambientes individuais ou coletivos, conforme faixa etria, sexo e grau de queimadura;

3.4.3-executar e registrar a assistncia mdica ininterrupta; 3.4.4-executar e registrar a assistncia de enfermagem ininterrupta; 3.4.5-dar banhos com fins teraputicos nos pacientes; 3.4.6-assegurar a execuo dos procedimentos pr-anestsicos e executar procedimentos anestsicos; 3.4.7-prestar apoio teraputico cirrgico como rotina de tratamento (vide item 5.6.); 3.4.8-prestar apoio diagnstico laboratorial e de imagens ininterrupto; 3.4.9-manter condies de monitoramento e assistncia respiratria ininterruptas; 3.4.10-prestar assistncia nutricional de alimentao e hidratao aos pacientes; e 3.4.11-prestar apoio teraputico de reabilitao fisioterpica aos pacientes. ATRIBUIO 4: PRESTAO DE ATENDIMENTO DE APOIO AO DIAGNSTICO E TERAPIA ATIVIDADES: 4.1-Patologia clnica: 4.1.1-receber ou proceder a coleta de material (no prprio laboratrio ou descentralizada); 4.1.2-fazer a triagem do material; 4.1.3-fazer anlise e procedimentos laboratoriais de substncias ou materiais biolgicos com finalidade diagnstica e de pesquisa; 4.1.4-fazer o preparo de reagentes/solues; 4.1.5-fazer a desinfeco do material analisado a ser descartado; 4.1.6-fazer a lavagem e preparo do material utilizado; e 4.1.7-emitir laudo das anlises realizadas. 4.2-Imagenologia: 4.2.1-proceder consulta e exame clnico de pacientes; 4.2.2-preparar o paciente; 4.2.3-assegurar a execuo de procedimentos pr-anestsicos e realizar procedimentos anestsicos; 4.2.4-proceder a lavagem cirrgica das mos; 4.2.5-realizar exames diagnsticos e intervenes teraputicas:

a)por meio da radiologia atravs dos resultados de estudos fluoroscpicos ou radiogrficos; b)por meio da radiologia cardiovascular, usualmente recorrendo a catteres e injees de contraste. Executam-se tambm procedimentos teraputicos como angioplastia, drenagens e embolizaes teraputicas; c)por meio da tomografia- atravs do emprego de radiaes ionizantes; d)por meio da ultra-sonografia- atravs dos resultados dos estudos ultrasonogrficos; e)por meio da ressonncia magntica- atravs de tcnica que utiliza campos magnticos; f)por meio de endoscopia digestiva e respiratria; g)por outros meios; 4.2.6-elaborar relatrios mdico e de enfermagem e registro dos procedimentos realizados; 4.2.7-proporcionar cuidados ps-anestsicos e ps procedimentos; 4.2.8-assegurar atendimento de emergncia; 4.2.9-realizar o processamento da imagem; 4.2.10-interpretar as imagens e emitir laudo dos exames realizados; 4.2.11-guardar e preparar chapas, filmes e contrastes; 4.2.12-zelar pela proteo e segurana de pacientes e operadores; e 4.2.13-Assegurar o processamento do material biolgico coletado nas endoscopias. 4.3-Mtodos grficos: 4.3.1-preparar o paciente; 4.3.2-realizar os exames que so representados por traados grficos aplicados em papel ou em filmes especiais, tais como: eletrocardiograma, ecocardiograma, ergometria, fonocardiograma, vetocardiograma, eletroencefalograma, potenciais evocados, etc.; e 4.3.3-emitir laudo dos exames realizados. 4.4-Anatomia patolgica e citopatologia:

4.4.1-receber e registrar o material para anlise ( peas, esfregaos, lquidos , secrees e cadveres) 4.4.2-fazer a triagem do material recebido; 4.4.3-preparo e guarda dos reagentes; 4.4.4-fazer exames macroscpicos e/ou processamento tcnico (clivagem, descrio, capsulamento, fixao e armazenagem temporria e peas) do material a ser examinado; 4.4.5-realizar exames microscpicos de materiais teciduais ou citolgicos, obtidos por coleta a partir de esfregaos, aspirados, bipsias ou necrpsias; 4.4.6-realizar necrpsias; 4.4.7-emitir laudo dos exames realizados; 4.4.8-fazer a codificao dos exames realizados; 4.4.9-manter documentao fotogrfica cientfica, arquivo de lminas e blocos; 4.4.10-zelar pela proteo dos operadores. 4.5-Desenvolvimento de atividades de medicina nuclear: 4.5.1-receber e armazenar os radioistopos; 4.5.2-fazer o fracionamento dos radioistopos; 4.5.3-receber e proceder a coleta de amostras de lquidos corporais para ensaios; 4.5.4-realizar ensaios com as amostras coletadas utilizando radioistopos; 4.5.5-aplicar radioistopos no paciente pelos meios: injetvel, oral ou inalvel; 4.5.6-manter o paciente em repouso ps-aplicao; 4.5.7-realizar exames nos pacientes "aplicados"; 4.5.8-realizar o processamento da imagem; 4.5.9-manter em isolamento paciente ps-terapia com potencial de emisso radioativa;

4.5.10-emitir laudo dos atos realizados e manter documentao; e 4.5.11-zelar pela proteo e segurana dos pacientes e operadores. 4.6-Realizao de procedimentos cirrgicos e endoscpicos,: 4.6.1-recepcionar e transferir pacientes; 4.6.2-assegurar a execuo dos procedimentos pr-anestsicos e executar procedimentos anestsicos no paciente; 4.6.3-proceder a lavagem cirrgica e anti-sepsia das mos; 4.6.4-executar cirurgias e endoscopias em regime de rotina ou em situaes de emergncia; 4.6.5-realizar endoscopias que requeiram superviso de mdico anestesista; 4.6.6-realizar relatrios mdicos e de enfermagem e registro das cirurgias e endoscopias realizadas; 4.6.7-proporcionar cuidados ps-anestsicos; 4.6.8-garantir o apoio diagnstico necessrio; e 4.6.9-retirar e manter rgos para transplante.

4.8-Desenvolvimento de atividades de reabilitao em pacientes externos e internos: 4.8.1-preparar o paciente; 4.8.2-realizar procedimentos: a)por meio da fisioterapia - atravs de meios fsicos: Termoterapia (tratamento atravs de calor) -forno de Bier, infravermelho, Ultravioleta, ondas curtas, ultra-som e parafina; Eletroterapia (tratamento atravs de corrente eltrica) -corrente galvnica e corrente fardica; Cinesioterapia (tratamento atravs de movimento) -exerccio ativo, exerccio passivo e exerccio assistido (com ajuda de aparelhos); Mecanoterapia (tratamento atravs de aparelhos) -trao cervical, trao lombar, bicicleta fixa, bota de Delorene, mesa de Kanavel, espelho de postura, barra de Ling, escada e rampa, roda de ombro, paralela, tatame e quadro balcnico;

Hidroterapia (tratamento por meio de gua) -turbilho, tanque de Hubbad e piscina; b)por meio da terapia ocupacional; e, c)por meio da fonoaudiologia. 4.8.3-emitir relatrio das terapias realizadas. 4.10-Desenvolvimento de atividades de radioterapia: 4.10.1-proceder a consulta mdica para o planejamento e programao da terapia; 4.10.2-preparar paciente; 4.10.3-realizar procedimentos de enfermagem; 4.10.4-realizar o planejamento e programao de procedimentos radioterpicos (clculos, moldes, mscaras, simulao, etc.); 4.10.5-fazer o preparo dos radioistopos; 4.10.6-realizar o processamento da imagem; 4.10.7-aplicar radiaes ionizantes (Raios X, gama, etc.) para fins teraputicos atravs equipamentos apropriados; 4.10.8-manter em isolamento paciente em terapia com potencial de emisso radioativa; e, 4.10.9-zelar pela proteo e segurana dos pacientes, operadores e ambientes. 4.11-Desenvolvimento de atividades de quimioterapia: 4.11.1-realizar o planejamento e programao das aes de quimioterapia; 4.11.2-preparar paciente; 4.11.3-realizar procedimentos de enfermagem; 4.11.4-administrar/infundir solues quimioterpicas para fins teraputicos; 4.11.5-manter em observao paciente ps-terapia; 4.11.6-emitir laudo e registrar os atos realizados; e 4.11.7-zelar pela proteo e segurana dos pacientes, operadores e ambiente. 4.12-Desenvolvimento de atividades de dilise: 4.12.1-proceder a consulta mdica para elaborao de plano de dilise; 4.12.2-proporcionar cuidados mdicos imediatos aos pacientes com intercorrncias advindas da dilise; 4.12.3-proporcionar condies para o tratamento (deionizao, osmose reversa ou outro) da gua a ser utilizada nas terapias; 4.12.4-realizar dilises (peritoniais e/ou hemodilise); 4.12.5-realizar procedimentos de enfermagem; 4.12.6-realizar o processamento de limpeza e desinfeco dos capilares para reuso nas dilises; e,

4.12.7-proceder ao treinamento de DPAC (Dilise Peritonial Ambulatorial Contnua) para os pacientes; 4.12.8-prestar assistncia nutricional aos pacientes. 4.13-Desenvolvimento de atividades relacionadas ao leite humano 4.13.1-recepcionar, registrar e fazer a triagem das doadoras; 4.13.2-preparar a doadora; 4.13.3-coletar leite humano (colostro, leite de transio e leite maduro), intra ou extra estabelecimento; 4.13.4-fazer o processamento do leite coletado, compreendendo as etapas de seleo, classificao, tratamento e acondicionamento; 4.13.5-fazer a estocagem do leite processado; 4.13.6-fazer o controle de qualidade do leite coletado e processado; 4.13.7-distribuir leite humano; 4.13.8-promover aes de educao no mbito do aleitamento materno, atravs de palestras, demonstraes e treinamento in loco; e 4.13.9-proporcionar condies de conforto aos lactentes acompanhantes da doadora. 4.14-Desenvolvimento de atividades de oxigenoterapia hiperbrica (OHB): 4.14.1-proceder a consulta mdica para o planejamento e programao da terapia; 4.14.2-emitir relatrio das terapias realizadas; 4.14.3-realizar o tratamento mdico atravs de cmara hiperbrica individual ou

coletiva; 4.14.4-Proporcionar acompanhamento mdico aos pacientes durante as sees de tratamento; 4.14.5-proporcionar cuidados mdicos imediatos aos pacientes com intercorrncias advindas do tratamento; 4.14.6-realizar procedimentos de enfermagem; 4.14.7-zelar pela proteo e segurana dos pacientes, operadores e ambiente.

ATRIBUIO 5: PRESTAO DE SERVIOS DE APOIO TCNICO ATIVIDADES: 5.1-Proporcionar condies de assistncia alimentar a indivduos enfermos e sadios *. 5.1.1.receber, selecionar e controlar alimentos, frmulas, preparaes e utenslios; 5.1.2-armazenar alimentos, frmulas, preparaes e utenslios; 5.1.3-distribuir alimentos e utenslios para preparo; 5.1.4-fazer o preparo dos alimentos e frmulas; 5.1.5-fazer a coco das dietas normais, desjejuns e lanches; 5.1.6-fazer a coco das dietas especiais; 5.1.7-fazer o preparo de frmulas lcteas e no lcteas; 5.1.8-fazer a manipulao das nutries enterais; 5.1.9-fazer o porcionamento das dietas normais; 5.1.10-fazer o porcionamento das dietas especiais; 5.1.11-fazer o envase, rotulagem e esterilizao das frmulas lcteas e no lcteas; 5.1.12-fazer o envase e rotulagem das nutries enterais; 5.1.13-distribuir as dietas normais e especiais; 5.1.14.distribuir as frmulas lcteas e no lcteas; 5.1.15-distribuir as nutries enterais; 5.1.16-distribuir alimentao e oferecer condies de refeio aos pacientes, funcionrios, alunos e pblico; 5.1.17-distribuir alimentao especfica e individualizada aos pacientes; 5.1.18-higienizar e guardar os utenslios da rea de preparo; 5.1.19-receber, higienizar e guardar utenslios dos pacientes alm de descontaminar e esterilizar os utenslios provenientes de quartos de isolamento; 5.1.20-receber, higienizar e guardar as louas, bandeja e talheres dos funcionrios, alunos e pblico;

ATRIBUIO 6: FORMAO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS E DE PESQUISA ATIVIDADES: 6.1-Promover o treinamento em servio dos funcionrios; 6.2-Promover o ensino tcnico, de graduao e de ps-graduao; e 6.3-Promover o desenvolvimento de pesquisas na rea de sade.*
*Nota: Sua execuo pode se dar em praticamente todos os ambientes do EAS.

ATRIBUIO 7: PRESTAO DE SERVIOS DE APOIO DE GESTO E EXECUO ADMINISTRATIVA ATIVIDADES: 7.1-Realizar os servios administrativos do estabelecimento: 7.1.1-dirigir os servios administrativos; 7.1.2-assessorar a direo do EAS no planejamento das atividades e da poltica de investimentos em recursos humanos, fsicos, tcnicos e tecnolgicos; 7.1.3-executar administrao de pessoal; 7.1.4-fazer compra de materiais e equipamentos; 7.1.5-executar administrao oramentria, financeira, contbil e faturamento; 7.1.6-organizar, processar e arquivar os dados de expediente; 7.1.7-prestar informaes administrativas aos usurios e funcionrios; e 7.1.8-apurar custos da prestao de assistncia e outros.

7.2-Realizar os servios de planejamento clnico, de enfermagem e tcnico: 7.2.1-dirigir os servios clnicos, de enfermagem e tcnico do estabelecimento; 7.2.2-executar o planejamento e superviso da assistncia; e 7.2.3-prestar informaes clnicas e de enfermagem ao paciente. 7.3-Realizar servios de documentao e informao em sade: 7.3.1-registrar a movimentao dos pacientes e servios clnicos do estabelecimento; 7.3.2-proceder a marcao de consultas e exames; 7.3.3-fazer as notificaes mdicas e as movimentaes dos pacientes do atendimento imediato; 7.3.4-receber, conferir, ordenar, analisar e arquivar os pronturios dos pacientes; 7.3.5-elaborar e divulgar estatsticas de produo e dados nosolgicos do estabelecimento; e 7.3.6-fazer notificao policial dos casos de acidente e violncia.*
*Funo exercida por um policial, ficando o relacionamento da rea de sade com esse setor, submetido s normas ticas de cada profisso.

8.6-Proporcionar condies de conforto e higiene aos: 8.6.1-paciente: recepo, espera, guarda de pertences, recreao, troca de roupa e higiene pessoal; 8.6.2-doador: espera, guarda de pertences e higiene pessoal; 8.6.3-funcionrio e aluno: descanso, guarda de pertences, troca de roupa e higiene pessoal; 8.6.4-pblico: espera, guarda de pertences e higiene pessoal.

UNIDADE FUNCIONAL: 1- ATENDIMENTO AMBULATORIAL N. ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAES QUANTIFICAO (min.) DIMENSO (min.) 1.1 a 1.5 Aes Bsicas de Sade 1.1 Sala de atendimento individualizado 1 9,0 m HF 1.1, 1.3, 1.4 e 1.5 Sala de demonstrao e educao em sade 1 1,0 m por ouvinte HF 1.1 Sala de imunizao 1 6,0 m HF 1.5 Sala de armazenagem e distribuio de alimentos de programas especiais 1,0 m por tonelada para empilhamentos com h.= 2,0 m e com aproveitamento de 70% da m do ambiente 1.2, 1.4, 1.5 Sala de relatrio 1,0 m por funcionrio 1.11 Enfermagem 1.11 Sala de preparo de paciente (consulta de enferm., triagem, biometria) 6,0 m HF 1.11 Sala de servios 8,0 m HF 1.8; 1.11 Sala de curativos / suturas e coleta de material (exceto ginecolgico) 9,0 m HF 1.11 Sala de reidratao (oral e intravenosa) 6,0 m por paciente HF;EE 1.11 Sala de inalao individual 1, obrigatrio em unidades p/ tratamento de AIDS 3,2 m HF;FAM;FO;E 1.11 Sala de inalao coletiva 1,6 m por paciente HF;FAM;FO 1.11 Sala de aplicao de medicamentos 5,5 m HF 1.7 Consultrios 1.7; 1.8 Consultrio indiferenciado NC=(A.B):(C.D.E.F.) * 7,5 mcom dim. mnima=2,2 m HF 1.7 Consultrio de servio social consulta de grupo 6,0 m+ 0,8 mp/ paciente 1.7; 1.8 Consultrio de ortopedia 7,5 m ou 6,0 m (+ rea de exames comum a outros consultrios com rea mnima de 7,0 m). Dim. mnima de ambos=2,2 m HF 1.7; 1.8 Consultrio diferenciado ( oftalmo, otorrino, etc.) A depender do equipamento utilizado. Distncia mnima entre ca- HF 1.7; 1.8 Consultrio odontolgico coletivo deiras odontolgicas individuais numa mesma sala = 1 m HF;FAM;FVC 1.7; 1.8 Consultrio odontolgico 9,0 m Internao de Curta Durao 1.11 Posto de enfermagem e servios 1 a cada 12 leitos de curta durao 6,0 m HF;EE 1.11 rea de prescrio mdica 2,0 m 1.8; 1.9; 1.10; 1.11; 1.12 Quarto individual de curta durao 1 10,0m = quarto de 1 leito 7,0m por leito = quarto de 2 leitos

6,0mpor leito = quarto de 3 a 6 leitos HF; HQ; FO; FAM; EE; ED 1.8; 1.9; 1.10; 1.11; 1.12 Quarto coletivo de curta durao N. mximo de leitos por quarto = 6 Distncia entre leitos paralelos = 1m Distncia entre leito e paredes: cabeceira = inexistente; p do leito = 1,2m; lateral = 0,5m Na pediatria e na geriatria devem ser previstos espaos para cadeira de acompanhante ao lado do leito

ATRIBUIO 7: PRESTAO DE SERVIOS DE APOIO DE GESTO E EXECUO ADMINISTRATIVA ATIVIDADES: 7.1-Realizar os servios administrativos do estabelecimento: 7.1.1-dirigir os servios administrativos; 7.1.2-assessorar a direo do EAS no planejamento das atividades e da poltica de investimentos em recursos humanos, fsicos, tcnicos e tecnolgicos; 7.1.3-executar administrao de pessoal; 7.1.4-fazer compra de materiais e equipamentos; 7.1.5-executar administrao oramentria, financeira, contbil e faturamento; 7.1.6-organizar, processar e arquivar os dados de expediente; 7.1.7-prestar informaes administrativas aos usurios e funcionrios; e 7.1.8-apurar custos da prestao de assistncia e outros. 7.2-Realizar os servios de planejamento clnico, de enfermagem e tcnico: 7.2.1-dirigir os servios clnicos, de enfermagem e tcnico do estabelecimento; 7.2.2-executar o planejamento e superviso da assistncia; e 7.2.3-prestar informaes clnicas e de enfermagem ao paciente. 7.3-Realizar servios de documentao e informao em sade: 7.3.1-registrar a movimentao dos pacientes e servios clnicos do estabelecimento; 7.3.2-proceder a marcao de consultas e exames; 7.3.3-fazer as notificaes mdicas e as movimentaes dos pacientes do atendimento imediato; 7.3.4-receber, conferir, ordenar, analisar e arquivar os pronturios dos pacientes; 7.3.5-elaborar e divulgar estatsticas de produo e dados nosolgicos do estabelecimento; e 7.3.6-fazer notificao policial dos casos de acidente e violncia.*

Das könnte Ihnen auch gefallen