Sie sind auf Seite 1von 32

O corpo superfcie

Teresa Levy Centro da Filosofia das Cincias, FCUL

Resumo Neste artigo pretendemos apontar alguns dos modos actuais de produzir e diferenciar os sujeitos atravs da regulao dos corpos. Em particular, detivemo-nos no conhecimento gentico, bioinformtica e nas tecnologias a elas associadas usadas na governao de indivduos e populaes. A produo de novas formas de conhecimentos, as tecnologias de poder que actuam sobre o corpo, o engendramento de novos processos de subjectivao convergem e instituem novas normatividades, modos de regulamentao. Para alm da crtica ao mecanicismo e determinismo da genetizao das normas de sade e comportamento, pretendemos analisar brevemente a eficcia poltica e moral deste novo dispositivo nas teorizaes e intervenes neo-liberais.

It is our aim, in this article, to indicate some of the new modes of producing and differentiating the subject through the control and regulation of their bodies. In particular, we looked at the ways genetics, bioinformatics and their associated technologies are used in the governmentality of individuals and populations. New forms of knowledge, new technologies of the body, and new processes of subjectivation converge and institute new norms and rules. Beyond the critique of mechanicism and determinism present in new approaches to health and behaviour, we tried to sketch a brief analysis of the efficacy of these registers in neo-liberal theorizations and practices. Palavras-chaves: corpo, gentica, sade, poder _______________ O corpo, como nos diz Le Breton (2000), no uma realidade evidente, uma matria incontestvel (p. 28). A prpria evidncia, diz ele, muitas vezes o caminho mais curto do mistrio (p. 8). Para cada um, o corpo vivido sentido, ncora, condio, posio, histria. Tenho um corpo que um modo de ser e de aparecer. Um aqui e agora, onde me vem. De onde me sinto e me projecto. Local onde me exponho, objecto de viso, de apreciao de outros, de instncias que sabem sobre mim e me regulam. De outros que me tm como refm, de discursos que me

roubam da autoridade sobre o conhecimento disto, que o meu corpo, que deslegitimam a experincia privada que dele tenho. Corpo sujeito da fala e das pulses, que se diz e manifesta numa larga gama de manifestaes simblicas. Corpo, stio de lutas sobre diferenas de sexo, de gnero, de classe, de histria e de local. Lutas diferentes, com actores variveis.

Corpo objecto de conhecimento e prticas cientficas que supostamente me ensinam sobre mim e sobre os outros e com que temos que aprender a lidar, para l da crena e da aceitao que a acompanha.

Na organizao social, os corpos no valem o mesmo, no significam o mesmo. E para que ordem social se mantenha preciso uma regulao e um controlo diferenciados. O valor da sade varivel, as doenas e at a morte no so as mesmas para todos. Doena e desigualdades esto extremamente ligadas. Historicamente, a doena tem, de facto, sido um dos mais significativos factores que as instituies polticas e sociais usam para definir os corpos, controlar os seus movimentos e solidificar as definies de gnero, raa, sexualidade, etc. A doena e outras foras que com ela concorrem para a produo do corpo so inseparveis desses mesmos corpos onde actuam e estes podem ser lidos pelas marcas neles inscritas. Os corpos no se podem compreender adequadamente como objectos ahistricos, pr culturais, ou naturais no apenas porque o corpo representado de modo varivel de acordo com exigncias histricas, sociais e culturais; estes factores produzem de modo activo o corpo como um corpo de determinado tipo (Grosz, 1994:x).

O interesse que o corpo tem despertado numa multiplicidade de disciplinas desde o incio da dcada de 70 do sc. XX expresso de um pressentimento de mudana no comportamento dos corpos (Bynum 1989:171), da necessidade de dar conta dessas mudanas fundamentais na experincia e organizao dos corpos (Emily Martin:1992). Porque desde h um tempo

para c difcil situar o corpo individual, social, poltico saber do seu centro e das suas fronteiras, as cincias e tecnologias de controlo e conteno, os modos de normalizao e normatividade tm-se mobilizado e trabalham na procura de novas respostas. Como nos diz Foucault, essas mudanas produzem novas formas de conhecimento, tcnicas de poder e processos de subjectivao. Porque estas novas formas se instituem, torna-se necessrio descrever, compreender e avaliar o seu impacto.

At h pouco tempo assumia-se que, para alm (ou aqum) das variaes tericas e prticas, o corpo humano se mantinha mais ou mesmo inaltervel. Ora, como indicmos acima, os corpos e, no s as teorias, tm uma histria que no se reduz nem a questes de hereditariedade, nem s reconstrues dos evolucionistas. A historicidade humana marca a experincia dessa materialidade a que chamamos corpo. O questionamento das diferenas acima introduzidas e de outras, como entre os humanos e os outros animais, entre os humanos e as mquinas, entre o normal e o a-normal, os desenvolvimentos tecnocientficos e outras mudanas na nossa modernidade, interrogam a estabilidade ou mesmo a existncia de um invariante biolgico e, logo, natural. A cincia e a tecnologia, j o sabamos, no aflora apenas: disseca, interfere, transforma.

As delimitaes das fronteiras do corpo, das fronteiras entre as suas partes destacveis e, assim, analisveis, fazem parte de processos histricos mais vastos de demarcao e hierarquizao de indivduos e grupos. Dado o permanente perigo de contaminao e permeabilidade destas fronteiras, as tecnologias de conteno e controlo fazem tambm parte deste mesmo dispositivo.

Dentro destes modos de produo e reproduo dos corpos, os discursos cientficos actuam com a autoridade que o seu estatuto lhes confere, marginalizando ao mesmo tempo os traos temporais e posicionais dos objectos que estudam. O corpo que nos apresentam um corpo que se impe como o corpo. So pois os dispositivos cientficos que constroem e destilam a

prpria ideia de objecto natural e constante, aberto sua interveno dentro de quadros descontextualizados. As biocincias, as cincias mdicas e as biotecnologias viajam pelo corpo medicalizado, tentando romper a densidade oculta do corpo, de modo a torn-lo descritvel e explicvel em termos biolgicos. Ao faz-lo definem fronteiras, instituem normas, definem modos de nomeao e estratgias para lidar com os transgressores. A medicina define a sade como norma e policia as suas fronteiras, separando os saudveis e os doentes, os tratveis e os intratveis, os puros1 e os infectados, isolando os grupos de riscos. Nunca ser de mais frisar a importncia reguladora e normativa das disciplinas e prticas volta da doena e da sade, da vida e da morte. Como nos diz Foucault (1996: 197)

O poder mdico est no centro da normalizao social. Os seus efeitos esto por todo o lado: na famlia, na escola, nas fbricas, nos tribunais, no sujeito da sexualidade, na escola, no trabalho, no crime. A medicina tem uma funo social genrica: infiltra a lei, liga-se a ela e permite o seu trabalho. Constitui hoje um complexo juridico-mdico como a forma principal do poder.

As cincias e, em particular, as cincias mdicas, apresentam no s um corpo naturalizado mas diferenas, igualmente naturalizadas, que dividem os corpos entre si. A interpretao que o discurso mdico d de doena, ou seja, o que hoje se define como doena, uma das foras mais importantes na produo e hierarquizao dessas diferenas.

No seu livro The Normal and the Pathological, Canguilhem diz-nos que cada preferncia de uma ordem possvel acompanhada, muitas vezes de modo implcito, por uma averso pela ordem possvel oposta. O que diverge do prefervel numa dada rea de avaliao no o

Puros, por referncia ao tratamento dado por Mary Douglas, no seu livro Purity and Danger

indiferente mas o repulsivo ou mais exactamente o repulsivo, o detestvel. (Canguilhem 1991:240). Desta perspectiva, num dado regime de preferncias , as condies iniciais dos corpos relativamente s categorias de sexo, raa e aos padres de sade so factores determinantes que, desde o princpio, actuam sobre o corpo. Neste ponto Grosz, por exemplo, discorda com o pressuposto que ela l em Foucault sobre a existncia de uma entidade neutra exterior ou anterior aos processos de inscrio discursivas.2 Mais geralmente, Grosz critica as teorias do corpo que assumem uma neutralidade de forma e funo do corpo ao mesmo tempo que descrevem a produo do corpo masculino: "o universal corporal tem, de facto, funcionado como uma representao e projeco veladas de um masculino que aparece como norma inquestionvel sem nenhuma ideia da violncia que esta posio impe aos seus outros mulheres, deficientes, minorias raciais e culturais, classes diferentes, homossexuais aos que ficam reduzidos a serem modificaes ou variaes do corpo humano. (Grosz 1994:188). Grosz pretende, deste modo, mostrar a necessidade de reconhecer que o conhecimento nas suas formas institucionais sexualiza e racializa os corpos desde o incio e de modos especficos. Embora estas sejam as duas categorias seleccionadas, penso que podemos alargar o campo desse tipo de conhecimento ao conhecimento biolgico e, em particular, gentico que se prope dar conta, desde o incio, de um conjunto de perspectivas que aguardam o corpo na sua trajectria. Inversamente, uma dada representao dos corpos assim marcados determina os tipos de conhecimentos produzidos e o modo como so usados. Que melhor maneira h ento do que biologizar e medicalizar os corpos fazendo passar por a as descries, os padres, as explicaes e as justificaes? Observem-se, estudem se, manipulem-se, modifiquem-se os corpos. Que eles se abram e se submetam enorme pluralidade de prticas e discursos que os tornam mais maleveis e mais transformveis e, ao faz-lo, fabricam essa estranha natureza prpria dos humanos. As tecnologias que permitem

cf. Grosz 1994:156

tudo isto so as mesmas, nem mais nem mesmo, que ocupam os quotidianos da nossa modernidade (tardia).

Atomize-se o corpo social e vejamos como governar os corpos atomizados. Vejamos como estabelecer ou reforar normas e como delinear estratgias de normalizao que territorializam os espaos dos normais e dos excludos. E faamo-lo cientificamente.

Na dificuldade de fornecer uma percepo espessa destes imbricamentos de corpos individuais, de grupos, de disciplinas e tecnologias, vamos tentar assinalar apenas alguns dos seus elementos.

A crena na gentica
Comecemos por analisar o impacto da biologia molecular e das biotecnologias sobre o corpo humano e as suas representaes. No vou, obviamente, falar dos complexos processos que se passam na produo e interaco destes conhecimentos e tcnicas mas tentar explorar e, de certo modo, avaliar, as suas bases e os seus produtos no contexto scio-cultural. Mais especificamente, quero estudar as razes e consequncias de uma crena generalizada, a saber, que dentro dos genes que est a essncia das formas vivas, o seu lan vital. Esta perspectiva apoia-se nalgumas proposies cientficas que passam para o campo social. Pretende, como exemplo, mostrar a cadeia de inferncias que vai do gene ao comportamento dos humanos: Os genes determinam a produo da matria biolgica; determinam as caractersticas fsicas das formas da vida; so a base de toda a variao da vida orgnica atravs de processos de mutao; so um factor principal na etiologia de uma doena; so,

segundo a sociobiologia3 e correntes evolucionistas, a base gentica que rege os comportamentos psicolgicos e sociais dos humanos. Descartando etapas, passa-se do gene enquanto estrutura biolgica para discusses e asseres sobre a essncia e os factores condicionantes da natureza humana . Assume se uma correspondncia, assente numa viso mecanicista e determinista, que permite afirmar que as diferenas socio-culturais relevantes num dado socius no so arbitrrias, porque j esto nos genes . Como nos diz Sheldon Krimsky (1991: 5) os smbolos, metforas e modelos que emergiram de descobertas recentes da biologia molecular tratam a clula como uma mquina complexa.4 Fazem parte de uma abordagem mecanicista escrita numa linguagem de poder, determinismo, causalidade e controlo que aponta tambm para uma enorme confiana na eficcia do conhecimento que ela permite. Por outro lado, importante realar que o mecanicismo da gentica moderna significativamente diferente do mecanicismo desenvolvido pelos fsicos no sc. XVII e sc. XVIII. A nova concepo da clula baseia-se num materialismo ciberntico descrito em termos de transferncia de informao, energia, retroaco, matria primria e secundria, sntese de molculas, replicao e reproduo. Esta convergncia da ciberntica e da biologia molecular foi crucial para a nova imagem de corpo que se comea a desenhar num mundo onde a interaco de humanos e mquinas se torna cada vez mais intensa.

Desde a altura em que foi descoberta a estrutura do DNA, o gene tem vindo a ocupar um lugar cada vez mais importante no s na gentica como tambm no imaginrio e nas representaes profanas. O desenvolvimento de mtodos cada vez mais sofisticados para a

3 4

Cf. Dawkins, The Selfish Gene O simbolismo da clula como mquina foi tambm usada por divulgadores da cincia. Cf. Elkington, The

Gene Factory

identificao e sequenciao dos genes catapultou essa entidade para um nvel quase ontolgico. A eficcia operativa da possibilidade de isolar genes e, consequentemente, de os decifrar, cortar, amplificar, transplantar e sintetizar conduz frequentemente ideia de que os genes se comportam como mnadas isoladas, apesar do reconhecimento generalizado de que eles esto em permanente interaco com o seu campo circundante. Tudo se passa como se pudssemos prescindir da considerao dessas interaces assim como das diferenas qualitativas que surgem quando se analisam os vrios nveis de organizao dos organismos. Nesta reduo, o gene no seria apenas a unidade da estrutura conceptual da gentica molecular, mas o motor directo do funcionamento de outros nveis. Como nos diz Krimsky
(1991:5), o gene funciona no contexto cultural mais vasto como um smbolo que serve de ponte entre a cincia e a sociedade. Como outros conceitos na cincia tem um duplo papel. Tornou-se parte do nosso vocabulrio cultural enquanto serve tambm o empreendimento da cincia. Na compreenso popular da natureza biolgica, os humanos esto sujeitos a duas determinaes. Os genes representam a estrutura profunda da vida interior o que define a nossa natureza fixa. O ambiente o que esse interior no fixa. E no s a apropriao comum que reduz ou nega a complexidade e importncia das interaces dos genes com o seu ambiente a nvel celular e a nvel do organismo. Este reducionismo, este universo bimodal est tambm presente na cincia. A explicao, mesmo que incorrecta (ou aproximada, como alguns preferem dizer), tem a fora da sua (aparente) simplicidade. Os sucessivos anncios da descoberta dos genes determinantes de doenas e comportamentos no so geralmente devidos ignorncia dos jornalistas e outros leigos. So alimentados por fontes das informaes cientficas. Por outro lado, tambm de reconhecer que esta causalidade gentica teve um enorme acolhimento no discurso leigo onde referncias aos genes so frequentes usadas para explicar todo o tipo de anomalias, no s fsicas, como psquicas e sociais. A partir daqui, est criado o ambiente para a aceitao de

descries e justificaes, em termos biolgicos, das desigualdades hierrquicas das sociedades modernas. As explicaes assentam em determinaes causais lineares, orientadas do genotipo para o fenotipo. As sociedades so descritas em termos das caractersticas e comportamentos dos indivduos que, por seu lado, tm a ver com a qumica do crebro e os genes de cada um. Por outro lado, a quantificao e padronizao que esta

viso permite leva determinao da norma e das anomalias. Os comportamentos, por exemplo, j se tornaram passveis de uma descrio em termos de reaces bioqumicas em determinadas localizaes cerebrais. A abordagem de condies anormais envolve a descoberta dos genes responsveis, cabendo ao corpo mdico a tarefa da sua modificao ou erradicao. Est fechado o crculo: o conhecimento da unidade gentica o gene dar uma explicao dos processos globais. Simultaneamente, sugere-se que muitas doenas so um produto inevitvel da biologia. O carcter aparentemente cientfico destes pressupostos tem tambm a funo poltica de afastar ou, pelo menos, de desviar a ateno das anlises sociais. O mesmo se passa ao nvel da aco. Em termos gerais, esta anlise crtica do impacto socio-poltico do projecto de anlise genmica procura mostrar como a genitizao da sociedade (Lippman 1991, p. 19) conduz substituio de solues sociais por solues de engenharia gentica (Beck 1992:43). Esta crtica centra-se na iluso do poder explicativo das diferenas biolgicas, psicolgicas e sociais a partir das diferenas no DNA e integra-se numa crtica mais vasta do movimento actual que visa circunscrever as razes dos problemas sociais, das sociedades e dos indivduos, no nvel biolgico ou no nvel de uma psicologia evolucionista e individualista. Tenta mostrar que este processo de geneticizao assenta num determinismo gentico e no dogma molecular que no consensual mesmo no campo das biocincias. Paradigmas diferentes tm sido propostos pela biologia da evoluo e mesmo no campo de investigao gentica h cada vez mais referncias complexidade e causalidade mltipla da actividade gentica (Strohman 1994; Williams 1997; Keller 2000). A partir daqui, podem desconstruir-se as ambies preditivas e prescritivas das biocincias, que vo desde a deteco pr-natal de doenas possveis at a uma enorme gama de melhorias conquistadas por modificaes genticas, passando pelo diagnstico gentico e pelas terapias genticas.

O modelo bioinformtico

A metfora computacional na biologia tem uma histria que antecede a descoberta da estrutura do DNA. No entanto e, no caso que aqui nos interessa, os computadores e a biologia molecular so de tal modo parceiros na construo de modelos, na sua representao, anlise e interpretao que se torna razovel perguntar se o espao que separa e une esses dois nveis no est a desaparecer e se eles no se cruzaram j em pontos onde difcil saber se se est a falar do natural ou do artificial, ou seja, em pontos onde essa distino j no pertinente.5 O computador no aqui um mero instrumento que ajuda no estudo e na anlise dos corpos. No tambm simplesmente uma tecnologia que nos permite uma visualizao mais prpria do objecto de estudo. No sequer apenas um modelo. simultaneamente tudo isso e ainda produtor de biomateriais, processos e experincias humanas antes impossveis. A tecnologia computacional trabalha nos corpos, construdos sua imagem. Mais do que oferecer um espelho para o corpo, as tecnologias computacionais re-presentam-no e re-ordenam-no dentro dos termos do discurso biomdico. O computador veio permitir no s a sua visualizao, mas tambm formas de manipulao, investigao, interveno e armazenamento por meios informticos de biomateriais virtuais. a aliana da noo computacional da vida e a possibilidade tecnolgica da virtualizao do corpo que permite transgresses e apagamento de fronteiras at a pensadas estveis entre o natural e o artificial. (Haraway, 1991; Fox-Keller, 1994, 2002; Tomas, 1995).

No seu livro Who Wrote the Book of Life?6 L. Kay narra a histria no linear do tropo gentico na biologia at dcada de 60 do sc. XX, tendo como objectivo principal mostrar que a

Talvez que esta seja uma dualidade equivalente quela que se coloca (ou colocou) na Fsica, Kay, L. (2000). Who Wrote the Book of Life? A History of the Genetic Code. Stanford, CA: Stanford

relativamente ao estatuto do foto.


6

University Press

prpria noo de cdigo gentico e concomitantemente a prpria gentica molecular emerge atravs do cruzamento do discurso da ciberntica, da teoria da informao e da teoria computacional, ainda pouco desenvolvida at essa altura. Kay v nesse perodo trs episdios, em parte descontnuos e, em parte, sobrepostos. A terceira fase corresponderia generalizao do tropo informtico, ou seja, ideia que o DNA no s um cdigo mas uma linguagem.7 Na dcada de 70, o desenvolvimento de novas tcnicas conduziu a novos meios de manipular, regular e controlar os processos genticos. Esta fase biotecnolgica veio abrir a era da engenharia gentica. Sobrepondo-se a esta, temos a fase do bio informtica que concentra os seus esforos na integrao da cincia da computao com a biotecnologia. A histria do Human Genome Project mostra precisamente a importncia da bioinformtica, dos supercomputadores, das bases de dados e dos programas em linguagem mquina. O desenvolvimento desta tendncia sugere que as biotecnologias e a gentica no estariam onde esto hoje sem um grau sofisticado de tecnologia computacional. O prprio princpio de controlo da engenharia gentica, anterior bioinformtica tomou nova forma com o acesso, por Internet, a bases de dados genmicos, assim como o princpio de armazenamento bioinformtico veio permitir a proliferao de software novo. Se, numa primeira fase, o conceito de informao foi apropriado pela biologia molecular como um metfora para descrever o material gentico, num segundo tempo, o modelo informtico passa a ser visto como o prprio DNA. Foi esta equivalncia que permitiu uma maior rapidez na que a descodificao do genoma humano, uma vez que esta passou a depender essencialmente do desenvolvimento de bases de dados genmicas e do desenvolvimento de software na rea da bioinformtica. Este trabalho parece apontar para uma autonomizao do DNA que faz com que o prprio genoma possa ser visto como um computador biolgico. H

a gentica transforma-se numa criptografia. Cf. M. Nirenberg e Heinrich Matthai no site Cracking the

code of life http://www.pbs.org/wgbh/nova/genome/

assim, simultaneamente, uma interiorizao epistemolgica e uma autonomizao tcnica da informao que faz com que esta seja vista como constitutiva do DNA. este pressuposto que permite investigao biotecnolgica pensar num genoma que pode ser codificado, recodificado e descodificado de vrios modos. De um modo um pouco redutor, podemos dizer que foi todo este processo que tornou possvel que o genoma, tal como ele se nos apresenta em sites como o GenBank8, seja erroneamente tomado como uma coisa-em-si9 Falando de uma perspectiva biotecnolgica, Baldi argumenta que: "De facto, as noes que temos de ser, vida e morte, inteligncia e sexualidade so muito primitivas e esto beira de profundas alteraes escala da histria humano Essa pulverizao deve-se aos progressos cientficos na biologia, cincias da computao e s biotecnologias e bioinformtica que delas decorreram. " (p. 14)

Ora esta proposta tecnocientfica que temos estado a descrever no nos fala apenas de uma genetizao da vida mas da sua informatizao. As duas operaes aparecem como equivalentes e comutveis. A vida ser talvez algo que nos toca de mais perto, mas o trabalho no computador algo que toda a gente deve estar habilitada a fazer. Somos capazes de fazer com um processador de texto operaes como transcrio, edio, correco ortogrfica, leitura, indexao, armazenamento, etc. No aproximadamente isto que a engenharia gentica faz? No nos informou Bill Gates que o gene certamente o programa mais sofisticado existente? O nosso genoma no uma espcie de programa corporal? A linguagem informtica que j faz parte de uma linguagem comum, facilita a ideia de que a decifrao ao nvel gentico equivalente determinao do contedo informtico bsico de onde se deriva a informao que constitui se no a vida, pelo menos o corpo. Esta concluso est presente no prprio trabalho cientfico, mesmo se ela implica um esquecimento de

8 9

www.ncbl.nlm.nih.gov/Genbank/index.html Haraway, D. (1997: 141)

ensinamentos da prpria biologia. tentador dizer que temos a chave que leva compreenso detalhada da vida.

Toda a complexidade tcnica no deve fazer esquecer as redues conceptuais operadas. O caminho que est a ser seguido , de certo modo, semelhante quele que foi seguido pela Inteligncia Artificial, nas dcadas de 40 e 50 do sc. XX. O sucesso derivado das capacidades lgicas dos computadores levou muitos investigadores da rea da informtica a concluir que se chegara criao de artefactos pensantes. Um dos mais ardentes defensores desta tese previu em 1965 que em duas dcadas estas mquinas seriam capazes de fazer qualquer trabalho que um homem pode fazer. Hoje, ao fim de muito mais dcadas j ningum se prope sequer a formular tal hiptese. No quero, claro, afirmar que a bioinformtica e a genmica tero um fim semelhante mas, apenas, sugerir que alguns ensinamentos deviam ser tirados.

Revisitando o Projecto do Genoma Humano

Passados mais de trs anos do anncio da decifrao do Genoma Humano, torna-se possvel comparar promessas feitas e subsequentes rectificaes. Durante o Projecto, tudo parecia ir ser possvel: a cura do cancro; a fabricao de melhores medicamentos; curas personalizadas; prescrio de um tipo de vida adequada com base na constituio gentica; e mesmo outras coisas mais polmicas, como o diagnstico dos genes causadores de doenas; a identificao dos bons genes responsveis de caractersticas desejveis (longevidade, inteligncia10, elegncia); substituio dos maus genes por terapia gentica; a melhoria da

10

No seu livro DNA: The Secret of Life, publicado em Abril de 2003, o Prmio Nobel J. Watson, diz coisas

como temos de aplicar a engenharia gentica s pessoas estpidas e fazer com que todas as raparigas sejam bonitas. Finalmente, depois de tantos anos de impunidade, estas e outras afirmaes semelhantes encontraram uma violenta reaco negativa numa recenso do livro publicada na Science de Abril de 2003.

performance gentica (genetic enhancement); a criao de crianas por medida , etc.11 Foi preciso chegar-se a 2003, para comearem a aparecer sinais de uma conteno e reorientao das expectativas genmicas. Podemos ler, por exemplo, num nmero da Business 2.0, publicado em 2003, as vozes cautelosas de alguns dos participantes mais activos no HGP. Leroy Hood, inventor do sequenciador automtica de DNA, diz nesse artigo: "The Human Genome Project deu-nos uma lista de partes gentica. Antes da chegada dos remdios maravilha derivados da investigao genmica, a cincia tem que aprender como que essas partes trabalham em conjunto. Venter, o director do sector privado que participou na corrida sequenciao do genoma, afirma: Agora que temos o cdigo gentico, pela primeira vez na histria temos a responsabilidade de descobrir o modo de interaco dos componentes que criam vida. Por seu lado, Michael Phelps, director do UCLA's Center for Molecular Medicine, declara que o HGP foi s um comeo e que a amplitude do trabalho que se anuncia muito maior. Por enquanto, no parece que este reconhecimento de que ainda h muito a saber implique uma compreenso mais integrada do organismo como um todo e do seu organismo. As promessas feitas ainda no foram cumpridas, mas isso no parece preocupar muito os defensores desta linha de investigao, embora as crticas se tenham tornado mais visveis. Por exemplo, para Mae-Wan Ho A bio informtica sofre da falcia reducionista que determina o conhecimento automtico a partir da listagem exaustiva. A biologia molecular sufoca com excesso de informao. Do que precisamos de um salto quntico para um paradigma que estude o organismo no seu todo. De outro modo, a investigao do genoma humano ficar num buraco negro cientfico e financeiro que absorver todos os recursos pblicos e privados sem que haja qualquer contrapartida para os investidores e nenhuma melhoria das naes.12

12. Mae_Wan Ho, Human genome the biggest sellout in human history , http://www.i-sis.org.uk/index.php

Para compreendermos algumas das razes desta insistncia e da apresentao de alguns projectos espectaculares nesta era ps-Genmica, preciso ver os interesses envolvidos num contexto muito mais vasto. De facto, estes desenvolvimentos no aconteceram num vazio socio-econmico. Estamos a falar de big science, envolvendo investimentos financeiros astronmicos que no surgiram para satisfazer um puro impulso de cientistas empenhados na descoberta da verdade sobre a vida.

Sem querer determinar o que causa e o que consequncia, podemos dizer que os avanos na gentica foram sendo acompanhados pelo crescimento de uma nova vaga de biotecnologias. Para a geneticizao da mente social, contriburam tambm os media com um papel fundamental na manuteno do apoio pblico e a confiana dos investidores. Por isso se exageraram as expectativas do mercado e os benefcios sociais de novos produtos. volta de 1978, os media tornaram-se fiis promotores da engenharia gentica. As descobertas cientficas comearam a ser apresentadas avanos tecnolgicos com benefcios sociais directos. Especialmente apreciadas so as previses de curas de certas doenas e os anncios de aplicaes agrcolas revolucionrias. O discurso da gentica apropriado pelos media e pela opinio pblica como um discurso do progresso tecnocientfico.

As biotecnologias mostraram extrema versatilidade, estando associadas produo de agentes microbianos, protenas sintetizadas por esses agentes, plantas, animais assim como s indstrias farmacuticas e qumicas. So tambm identificadas com terapias mdicas diversas. Dada esta amplitude de aplicaes potenciais, a biotecnologia colocou-se no centro de muitos dos maiores problemas sociais, aparecendo como a soluo para tratar de doenas, da pobreza e m nutrio, energia, poluio, etc.13 Produziu tambm ligaes entre indstrias diversas, nomeadamente entre as indstrias energticas e as indstrias farmacuticas. Na base destas ligaes, estava uma nova gerao de firmas de I&D, organizadas sobretudo em

13

Cf. Krimsky, Sh. (1982). Genetic Alchemy: The Social History of the Recombinant DNA Controversy

torno da aplicao de tcnicas genticas e no de produtos. Por outro lado, assistiu-se a uma relao sem precedentes entre a Universidade, o governo e os sectores industriais e financeiros.

A gentica humana e vegetal que, at descoberta do DNA recombinado, pouco atraam o sector privado, tornaram-se campos promissores para a indstria. Como diz Krimsky (1991), a cincia biomdica foi apanhada numa atmosfera de procura ao ouro (p.60). Muitos dos cientistas desta rea contriburam para a industrializao da biologia. A comercializao das cincias mdicas j existente nos anos sessenta foi depois complementada com a comercializao da biologia molecular, dando origem a uma nova gerao de geneticistas moleculares e engenheiros na rea da biotecnologia. No podemos ainda esquecer a corrida a uma parte deste ouro , consubstanciada numa corrida obteno de patentes, uma das maiores fatias lucrativas neste complexo que alia a tecnocincia com um dos maiores sectores corporativos de hoje. A um nvel diferente, devemos chamar a ateno para uma outra razo do fascnio exercido por certos projectos sobre o corpo humano e que remetem para as possibilidades de visualizao dos computadores, antes impensveis.

O corpo mdico na cultura visual

Pode parecer bvio dizer que as imagens no contexto mdico e cientfico tm um estatuto diferente das imagens que vemos na televiso ou no cinema. De facto, a compreenso destas ltimas no exige, em princpio, nenhum conhecimento especfico. O mesmo j no se pode dizer das primeiras cuja interpretao adequada s pode ser dada por peritos.14 No entanto, o pressuposto da transparncia e da imediacia atravessa-as a todas. pois provvel que, pelo menos para os no especialistas, as imagens tenham a fora de uma explicao. Como se pode ler em Hall et al. (1978),

As imagens pblicas no so apenas atractivas do ponto de vista grfico; so tambm insuficientes para uma anlise sria. Tendem a substituir-se anlise ou a anlise parece

14

Os direitos dos pacientes no passam por uma qualquer autoridade sobre a interpretao dos seus

exames.

reduzir-se imagem. Deste modo, quando uma anlise mais sria ameaa ir para l das fronteiras do campo ideolgico dominante, invoca-se a imagem para fechar o problema. (p.118)

Como sugere Fox-Keller (2002:206), nem sempre a diferena entre evidncia (observao) e explicao to clara como os manuais de referncia nos fazem crer. Neles diz-se que a evidncia, o que se d a ver, confirma ou refuta uma dada explicao sobre um objecto, um fenmeno ou acontecimento. No entanto, h casos em que o observvel, aquilo que se torna observvel pela manipulao das condies, coincide com a compreenso do fenmeno observado, que no mais, nem outro que ele prprio. De facto, a tradio que v na compreenso uma certa forma de ver est de tal modo enraizada que temos dificuldade em falar de compreenso sem recorrer metfora da viso. No caso das cincias naturais, o objectivo reclamado a descoberta dos seus segredos que admitimos, tacitamente, dever ser procurados perfurando as aparncias, as simples manifestaes de superfcie. Para isso, preciso des-vend-la , ilumin-la para que as coisas se tornem claras e evidentes. Sem se identificarem, a viso da mente e a viso sensorial interpenetram-se no nosso dispositivo cognitivo. Assume-se normalmente que a clareza e excelncia do pensamento semelhante clareza e excelncia na apresentao dos dados. (...). Aumentando as capacidades visuais do papel, vdeo, e ecr do computador, estamos em condies de alargar o nosso conhecimento e experincia. (Tufte:1997:9-10). Assumimos ainda que a nossa viso depende tambm de uma anterior compreenso, dos pressupostos que trazemos observao. A biologia mais do que a fsica, por exemplo, sempre usou de modo significativo a evidncia visual mas, desde h duas dcadas para c, com o desenvolvimento de novas tecnologias de visualizao, a questo da imagem na cincia e medicina, tomou um contorno particular. A anatomia, como outras reas da biomedicina, depressa compreendeu as vantagens da utilizao das inovaes tecnolgicas de visualizao, nomeadamente, a vdeo-endoscopia, a ressonncia magntica, a tomografia computorizada, a sequenciao de DNA, etc. Elas apareceram como um novo acesso ao mundo natural, como um novo meio de tornar o natural

visvel. Para alm disso, estas tecnologias aparecem juntamente com outras que permitem a substituio de rgos ou a introduo de prteses nos nossos corpos, e com outras que nos prometem a virtualizao dos corpos. As tecnologias mdicas fazem mais que simplesmente dar a ver. So vistas como contributos qualidade de vida, ao melhoramento da sade, do conhecimento e ao controlo sobre a doena e a vida. Se elas visualizam e manipulam o corpo enquanto materialidade, como qualquer outro objecto, -nos difcil concebermo-nos como mestres, quando somos tambm os objectos do olhar e da manipulao cientficos. Neste sentido, podemos inclui-las nas tecnologias de poder de que nos fala Foucault (1979). Indissociveis do exerccio de poder exercido sobre os sujeitos. Como Keller indica (1996), a produo de conhecimento biocientfico requer sempre um certo grau de transgresso material, literal do objecto a conhecer.

Como nos diz Pierre Levy : as imagens mdicas tornam transparente a nossa interioridade orgnica. Os transplantes e as prteses misturam-na com outros artefactos. Temos hoje modos de modelar o nosso corpo dietas, exerccios, cirurgias, etc., de alterar os metabolismos individuais, com toda a espcie de medicamentos e de outras drogas, uma espcie de agentes fisiolgicos transcorporais de que a indstria farmacutica uma atarefada produtora, de modificar, ou gerir os nossos comportamentos de modo clinicamente controlado, de afastar para mais longe os limites da vida. Da socializao das funes somticas ao auto controlo dos afectos ou do humor pela bioqumica industrial, a nossa vida fsica e psquica passa cada vez mais por uma exterioridade complexa, onde se misturam circuitos econmicos, institucionais e tecnocientficos. As biotecnologias e as tecnologias de informao projectam como horizonte utpico um mundo em que as espcies orgnicas, incluindo o gnero humano, so vistas como casos particulares de um contnuo virtual ainda por explorar. Todo este imbricamento dos corpos e das mquinas no tira fora ao efeito de real das imagens produzidas, ou seja, a iluso da sua transparncia. Os poderes de representao visual tornam familiares os resultados da computao. Como dissemos o que visto num ecr visto como a coisa-em-si. esta fora de evidncia que permite que mantenhamos a crena no que vemos, independentemente das mediaes tericas e tecnolgicas que produzem as imagens que ns vemos. No se d conta do papel de mediao epistemolgica que a

tecnologia traz construo do conhecimento cientfico. Ora este novo papel da tecnologia introduz no apenas uma descontinuidade qualitativa do estatuto epistemolgico dos objectos cientficos mas uma mudana na percepo da relao entre cincia e tecnologia.

Relativamente ao corpo, os Projectos Visible Human15 e Visible Woman16 continuam a ser exemplos paradigmticos de uma nova visualizao do corpo e mostram bem as possibilidades que a digitalizao veio trazer para a transformao do corpo material em corpo artificial, limite da possibilidade protsica. paradoxal e sedutor pensar que temos acessos a tantas partes interiores do corpo, precisamente na altura em que a sua materialidade desaparece . Par a par, temos um corpo que desaparece e a hipervisibildade dos objectos no ciberespao. As entidades que estes Projectos materializaram do outro lado do ecr17 so o que Csorda chama sombras, uma espcie de espritos dos mundos virtuais, entidades que s tm vida no outro lado do ecr, por reanimao de pessoas concretas. As sombras funcionam como o stand-in de uma pessoa, so as projeces de uma ser fsico concreto que desaparece do espao real para se reconstituir na realidade virtual. , e no , um outro tipo de ser. So simulaes, cpias digitais e no reprodues mecnicas 18 Por outro lado e, como refere Waldby (2000), estes projectos inscrevem-se num projecto, j longo, de inspeco de cadveres com vista ao conhecimento e transformao do corpo humano. Atravs da dissecao e da anlise de partes do corpo, a anatomia suspende a distino entre superfcie e profundidade, interior e exterior, endosoma e exosoma. Idealmente, permite que todos os rgos possam ser tratados e calibrados, sujeitos a formas de engenharia e articulao com outras mquinas complexas. (p.51)

15

The Visible Human Project in http://www.nlm.nih.gov

16 17

Marching Through the Visible Woman http://www.crd.ge.com/~lorensen/vw/ De salientar que estas entidades s no foram registados como Ado e Eva porque esses nomes j

estavam registados comercialmente. Devemos tambm acrescentar que, entretanto, j temos uma nova entidade resultante do Projecto Visible Embryo realizado pelo Armed Forced Institute of Pathology. Temos de novo um Paraso, com descendncia j prevista.
18

A reproduo implica geralmente um referente exterior diferente da reproduo.

A indeterminao entre vida e morte no um exclusivo das reprodues digitais mas, como afirma Wark (1993), a diferena entre o digital e o analgico a mesma que entre homologia e analogia. O VH a reproduo biunvoca em que as clulas e tecidos foram substitudos por voxels. Um dos resultados surpreendentes destes projectos a capacidade de nos fazer esquecer que os objectos criados e manipulados nestes projectos so artefactos s possveis por mediao tecnolgica. No nos admiramos assim que eles sejam bons exemplos do que se chama vida ps natural (Cubitt, 1996) ou ps-humana. Com estes modelos afastamo-nos dos sonhos de cientistas como Moravec que sonhava com a capacidade das tecnologias de informao de dispensar o corpo de um sujeito, de o declarar dispensvel, uma vez conseguida a transferncia das informaes armazenadas no crebro para um computador. No caso do Visible Human, no temos o desaparecimento do corpo mas a sua reconstituio como objecto controlvel e controlado. Devemos, no entanto, manter em perspectiva o processo de criao de tais entidades. O VH, por exemplo, s foi possvel atravs de um nmero de excluses que questionam o sentido do conceito de vida. A sua criao deve-se no tanto vida mas morte. Neste sentido, e apesar da sua aparncia no ecr, por inteiro ou em partes destacveis, o VH est na linha dos cadveres usados nos estudos anatmicos.

Do ponto de vista mdico, a necessidade de estudar o corpo do ponto de vista cientfico implica uma reduo ou suspenso compreensvel das complexidades do sujeito humano. At recentemente o dualismo Cartesiano foi suficiente para justificar esta reduo. Foi a sua resoluo que veio legitimar os estudos anatmicos, j que corpo visto como um mecanismo passvel de ser estudado cientificamente, sem que nos preocupemos com questes que tm a ver com a subjectividade humana, o que vem ainda possibilitar a desvalorizao das experincias vividas dos sujeitos (que colocamos no interior dos mesmos) face objectividade do conhecimento mdico. Como Leder (1990) nos mostra, a ideia do corpo veiculada pelo dualismo cartesiano implica a represso conceptual da morte que de certo modo olhada

como heterognea vida, como uma anomalia. O VH ao mesmo tempo um simulacro da vida e um cadver digital. O corpo do sujeito cuja morte permitiu a criao do VH, considerado do ponto de vista do funcionalismo, d lugar visualizao de um corpo ciberntico. O exemplo do VH , em parte, um caso singular que, na sua radicalidade, nos mostra bem as implicaes do modelo bio informtico aplicado ao corpo. No entanto, a aceitao desta transformao j se encontra noutras transformaes operadas pela medicina: cirurgia plstica, transplantes, implantaes de prteses que melhoram ou modificam partes do corpo. Estas promessas da medicina so concomitantes com uma viso normativa da sade que sendo, cientfica e tecnologicamente concebida, se transforma num quase-imperativo. assim que aparecem, ao lado das intruses mdicas, uma certo nmero de regras a cumprir para a manuteno de um estado saudvel. Enquanto norma, o corpo saudvel aparece como o corpo normal, natural. No entanto, esta condio exige a aplicao dos conhecimentos biomdicos e tecnologias de diagnstico e de controlo. Mais uma vez obtemos uma resposta tcnica a muitas questes que preocupam o mundo

A deficincia e o risco gentico Lemke (2001) apresenta uma anlise crtica da abordagem gentica que pretende ir para alm da crtica do reducionismo e dos interesses econmicos. Recorrendo a Foucault, adapta a sua noo de governmentality e procura examinar aspectos da genetic governmentality, examinando a genetizao da sociedade da perspectiva dos programas de verdade, estratgias de poder e tecnologias do eu. Procura pois saber, como que o reducionismo funciona, em termos prticos e quais so as suas consequncias sociais. Chama a ateno para os espaos de representao que organizam um campo poltico-epistemolgico do visvel e do expressvel, que controla as diversas formas de significao e define as condies de verdade e falsidade. Desta perspectiva, a perspectiva gentica reducionista no tanto uma construo falsa da realidade mas a construo de um regime de verdade e, nessa medida, o Projecto do Genoma Humano est ligado construo de um genoma consensual

(Flower & Heath 1993, p. 28), ou seja, a uma construo normativa do ser humano que o prprio Projecto fabrica. Este modelo artificial do humano no corresponde a uma mdia estatstica que representaria a populao do globo. Ele um exemplar que possui um cromossoma x e um cromossoma y. , pois, um homem, com um conjunto mdio em termos dos seus cromossomas, das sequncias que existem em homens e mulheres nos pases industrializados (Feyerabend 1997, p. 38)19. Esta construo no procura reproduzir a realidade mas produzir mas um ideal a ser permanentemente aperfeioado. A investigao gentica ocupa-se sobretudo com as diferenas relativamente a esta norma e corresponde a um discurso da deficincia (Lemke:2001), envolvendo conceitos como ausncias, anomalias, defeitos. Desta perspectiva, o que interesse encontrar essas deficincias e propor modos de correco atravs de intervenes genticas. Como o conhecimento do cdigo est permanentemente a ser melhorado, expectvel que se multipliquem os nmeros de disposies genticas, mutao, riscos de doenas. Como j ficou implcito no que disse anteriormente, o conceito de doena gentica inclu doenas mono-genticas, doenas mais complexas (e.g. cancro, Alzheimer) e ainda doenas sociais (e.g. alcoolismo). Esta uma nova definio em ruptura com o conceito de doena tradicional. No admira pois que a gentica molecular tenha cada vez maior impacto social. O conceito de doena gentica tornou-se Uma categoria extremamente lata, incluindo no s desordens genticas que so pensadas como doenas mas tambm anomalias genticas no associadas com uma doena e desordens que no so nem genticas nem doenas (Keller 1992, p. 292, and pp. 291-3). No entanto, se podemos, em princpio, recorrer aos genes para obter diferentes objectivos, no podemos da derivar um programa poltico sem ambiguidades. Temos, por um lado, a procura de uma base gentica para justificar medidas racistas e sexistas. Temos, por outro lado, uma base de novos direitos ou programas como os de Haraway que procuram questionar o prprio modelo patriarcal e antropocntrico (Haraway 1991).

19

Citado em Lemke (2001)

Como j sugerimos tambm, o paradigma gentico, ligado ao enorme investimento que mobiliza, e a sua aceitao, fazem parte de uma transformao mais global de indivisualizao e privatizao dos ricos sociais. Como avanado por Bourdieu (1998), os apoios que o estado providncia fornecia, esto a ser substitudos por mecanismos de incerteza e estratgias de precarizao.

A anlise genmica e o diagnstico gentico fornecem no s uma representao especfica de indivduos e sociedade, mas articulam tambm conhecimento que d acesso a um largo terreno de aco, demarcando entre formas de aco apropriadas e eficazes e as que tm um custo exagerado. A identificao e locao de riscos genticos constituem formas de regulao e auto-controlo. Os diagnsticos genticos tornam possveis a construo de uma forma de vida optimizada para cada indivduo. Enquanto, por um lado, o corpo e suas partes so vistos com recurso e material a explorar, por outro lado, o corpo tambm fonte de performance e objecto de intervenes que melhoram o valor da vida. Percebemos agora melhor como se define hoje uma constelao particular de visibilidade/invisibilidade, certeza/incerteza,

igualdade/desigualdade. J falmos do espao de visibilidade no caso dos VHP e VWP. Podemos aqui generalizar e falar dos espaos de visibilidade gerados pelos diagnsticos genticos que podem no s fornecer informao sobre o estado presente e futuro da sade de um indivduo, mas tambm torna acessvel uma nova transparncia trans-geracional do corpo. A autoridade do perito aparece agora com maior fora, na medida em que ele pode at provar a existncia de doenas em pessoas que se sentem bem, uma vez que estas se podem manifestar no futuro (ou no). Esta traduo em termos de indivduos generaliza-se ao espao pblico em termos econmicos e polticos. A procura do gene de X, sendo X uma doena como o cancro, ou um comportamento como a violncia faz com que a esperana da sua cura coincida com o

desenvolvimento do conhecimento sobre a sua estrutura molecular (Hubbard/Wald 1997, pp. 90-2; Draper 1991). Os prprios testes genticos tm uso noutras reas, nomeadamente no campo legal onde muitas vezes os peritos nos instrumentos de diagnstico e na examinao da gentica humana tm primazia sobre peritos noutras reas.

Por fim, a anlise gentica estabelece um regime de igualdade muito particular. Por um lado, todos os seres humanos, ricos ou pobres, brancos ou negros, jovens ou velhos, esto sujeitos aos ditames dos genes. Desta perspectiva, as posies ocupadas por cada um no tecido sociopoltico podem ser explicadas por diferenas biolgicas, o que torna a questo das relaes sociais de poder irrelevantes. O que acontece que, embora estejamos todos sujeitos a riscos genticos, estes so empiricamente desiguais. Vemos assim acopularem-se a noo de uma igualdade fundamental com uma desigualdade emprica dos indivduos, ajuizada em termos de um consenso sobre o genoma. Esta desigualdade emprica transforma-se num facto natural que substitui as dimenses sociais dos problemas. A governmentality gentica transforma as condies e possibilidades da vida em variaes de um mesmo DNA. Essas variaes tornamse socialmente relevantes se marcam os perfis genticos individuais ou de grupo que, por razes que temos que analisar, implicam medidas preventivas e mecanismos de descriminao/ excluso. Estes programas e estratgias sero tanto mais eficazes quanto mais forem capazes de se fazer aceitar e consumir pelos consumidores globais. Nelkin (1992) chama doentes saudveis a esse novo tipo de indivduos sem sintomas mas identificados por meio de testes de diagnstico. Vrios estudos j mostraram que estes indivduos de risco sofrem formas reais de descriminao. Talvez o melhor teste da eficcia desta abordagem geral seja a sua capacidade de no pr em causa a noo do indivduo das teorias liberais. Esta problemtica joga-se entre a sina gentica de cada um e a relao reflexiva do indivduo face ao seu perfil de risco de exigncias sociais. A gesto poltica dos riscos no pode apenas apelar ao indivduo como vtima dos seus genes. O apelo responsabilidade pessoal e autonomia do

indivduo implica a construo de espaos de risco que tornam mais fcil moralizar comportamentos desviantes e atribuir responsabilidades. A construo desse espao onde se exercem as terapias e formas de preveno acaba por ter implicaes no mdicas e no individualistas, revelando o estatuto social das terapias genticas. Neste contexto, a responsabilidade do indivduo e o seu direito sade passam pela procura de informao adequada e por uma gesto da vida adequada, baseada nessa informao. Um indivduo no tanto uma vtima mas tem uma responsabilidade gentica de saber diminuir os riscos do seu perfil gentico (Novas & Rose 2000, pp. 21-7; Robertson 2000). Esta responsabilidade no s cognitiva mas moral. O sujeito moralmente responsvel que aqui se invoca o participante livre e autnomo do mercado que, associado informao, tem um dado valor de mercado. A sade conhecimento mas tambm uma comodidade no meio de outras comodidades, o que implica uma anlise e avaliao em termos de custo/benefcio. A promessa de tratamentos e de medicamentos personalizados no pode s ser cumprida com os conhecimentos e investigaes especializadas. O sujeito tem que ser no s um paciente mas tambm um participante neste tipo de gesto da sade. No estamos ainda hoje em posio de saber como que este programa ser generalizado na prtica, quer ao nvel individual quer ao nvel institucional: no claro que a informao gentica sobre os riscos de perfis ou sensibilidades individuais resulte numa modificao de comportamentos relativos sade e qual a direco que essa mudana provocar (cf. Davison 1996). Percebe-se, no entanto, que este modelo implica uma mudana na constelao entre conhecimento, estratgias de poder e processos (ou tecnologias) de subjectivizao. Enquanto programa de produo de conhecimento, ele permite uma representao do indivduo e da sociedade, da natureza e da tecnologia. Como engenharia social pode recodificar as formas de disciplina e regulao social, criando um nvel de interveno que suplementa osplos tradicionais de bio-poder disciplina individual e regulao social estabelecendo uma matriz

de controlo com diferentes formas de visibilidade e novas formas de interveno (Lemke 2001).

Em concluso, gostaramos apenas de reafirmar que os desenvolvimentos biotecnolgicos a que vamos assistindo, vo sendo acompanhados por processos culturais de redefinio da vida e do corpo, processos esses que explicam, em parte, a ambivalncia produzida em relao prpria tecnologizao da vida. Os debates volta da clonagem, dos alimentos geneticamente modificados, etc., so exemplos de controvrsias volta da produo de tipos no-naturais, do futuro e da regulao desse futuro. Embora a maioria desses debates ocorra em termos jurdicos, ticos e econmicos, as questes da emergncia de uma nova governao genmica devem ser colocadas como parte de um processo de realinhamento da vida, do trabalho e da linguagem. A genetizao da natureza e da vida inseparvel da sua instrumentalizao que , por outro lado, reforada pela assimilao que o discurso leigo faz do discurso da gentica para falar das condies e possibilidades da vida. A instrumentalizao tornou-se inseparvel da prpria capitalizao da vida, na medida em que a comodificao da genmica se tornou um dos principais motores do de um vasto sector do mercado global. O mapeamento e sequenciao de genomas dos humanos, das plantas, dos animais e microorganismos fazem parte das foras que impulsionam a medicina, a indstria farmacutica e a alimentao patenteada. As novas definies de risco gentico e as tcnicas de diagnstico e interveno so indicadores da mudana das relaes entre sade e patologia, doena e cura, tecnocincia e corpo, humanos e animais e da prpria regulao de sade pblica. Por outro lado, esta nova compreenso contextualiza novos modos de apropriao, capitalizao e mesmo patenteamento da vida.

Referncias

Baldi, B. (2000). The Shattered Self . Cambridge, MA: MIT Press

Beck, Ulrich (1992): Risk Society: Towards a new modernity. London: Sage.

Bynum, C. (1989) . The female body and religious practice in the latter middle ages. In Michel Feher , ed. Fragments for a history of the human body, Part I, NY : Zone, pp.160-219

Canguilhem, G. (1991). The Normal and the Pathological. NY: Zone Books

Canguillem, Georges (1992) 'Machine and organism', 45-69 in J.Crary and S.Kwinter (eds.) Incorporations, Zone 6, New York: :Zone

Cartwright, Lisa (1995) Screening the Body: Tracing Medicine's Visual Culture. Minneapolis and London: University of Minnesota Press.

Castel, Robert (1991): From Dangerousness to Risk, in: Graham Burchell/Colin Gordon/Peter Miller (eds.), The Foucault Effect, Hemel Hampstead: Harvester Wheatsheaf, pp. 281-298.

Cubitt, Sean (1996) 'Supernatural futures: theses on digital aesthetics' in FutureNatural

Daston, Lorraine and Galison, Peter (1992) "The Image of Objectivity" Representations vol. 40: 81-128

Davison, Charlie (1996): Predictive genetics: the cultural implications of supplying probable futures. in: Marteau, Theresa and Richards, Martin (eds.), The troubled helix: social and psychological implications of the new human genetics. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 317-330.

Dawkins, R. (1976). The Selfish Gene. New York: Oxford University Press

Draper, Elaine(1991). Risky business. Genetic testing and exclusionary practices in the hazardous workplace. Cambridge: Cambridge University Press.

Douglas, M. (1966). Purity and danger. London: Routledge & Kegan Paul

Elkington, J (1985). The Gene Factory. New York: Carroll & Graf

Flower, Michael J./Heath, Deborah (1993), Micro-Anatomo Politics: Mapping the Human Genome Project, in: Culture, Medicine and Psychiatry, N. 17, pp. 27-41.

Foucault, Michel (1970) The Order of Things: An Archaeology of the Human Sciences. London and New York: Tavistock Publications.

Foucault, Michel (1975) The Birth of the Clinic: An Archaeology of Medical Perception. NY. Vintage

Foucault, Michel (1985): Discourse and Truth. The Problematization of Parrhesia, in: J. Pearson (ed.), Discourse and Truth, Northwestern University, Evanston/Illinois.

Foucault, Michel (1991): Governmentality, in: Graham Burchell, Colin Gordon, Peter Miller (eds.), The Foucault Effect, Hemel Hempstead: Harvester Wheatsheaf, pp. 87-104.

Foucault, M. (1996) Foucault Live: Collected Interviews, 1961-1984, ed. Sylvere Lotringer . New York: Semiotext(e)

Foucault, Michel (1997): Il faut dfendre la socit (Cours au Collge de France 1976). Paris: Gallimard/Seuil.

Grosz, E. (1994). Volatile Bodies: Toward a Corporeal Feminism. , Bloomington: Indiana University Press

Hall, S., Critcher, C. et al. (1978). Policing the crisis: Mugging, the state, and the law and order: NY: Holmes and Meier

Haraway, Donna (1991). Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature. London: Free Association.

Haraway, D.(1997). Modest_WitnessSecond_Millennium.FemaleMan(c)_Meets_Onco Mouse[TM]. N.Y: Routledge

Ho, Mae-Wan (s/d). Human Genome -The Biggest Sellout in Human History. ISIS-TWN Report

Hubbard, Ruth/Wald, Elijah (1997): Exploding the gene myth. How genetic information is produced and manipulated by scientists, physicians, employers, insurance companies, educators, and law enforcers, 2 ed. Boston.

Kay, L. (2000). Who Wrote the Book of Life? A History of the Genetic Code. Stanford, CA: Stanford University Press

Keller, Evelyn Fox (1992): Nature, Nurture, and the Human Genome Project, in: Daniel J. Kevles/Leroy Hood (eds.), The Code of Codes. Scientific and Social Issues in the Human Genome Project, Cambridge, MA./London: Harvard University Press, pp. 281-299.

Keller, Evelyn Fox (1994) 'the body of a new machine: situating the organism between telegraphs and computers,' Perspectives on science 2(3):302-23.

Keller, Evelyn Fox (2000): The Century of the Gene, Harvard University Press: Cambridge/MA und London.

Keller, Evelyn Fox (2002). Making Sense of Life: Explaining Biological Development With Models, Metaphors, and Machines. Cambridge: Harvard University Press

Krimsky, S. (1982). Genetic Alchemy: The Social History of the Recombinant DNA Controversy. Cambridge, MA: MIT Press

Krimsky, S. (1991). Biotechnics & Society: the rise of Industrial Genetics. Praeger

Lemke, Th (2001). Disposotion and determinism genetic diagnostic in risk society http://www.thomaslemkeweb.de/engl.%20texte/Disposition%20and%20Determinism.pdf Lippman, Abby (1991), Prenatal Genetic Testing and Screening: Constructing Needs and Reinforcing Inequeties in: American Journal of Law & Medicine, Vol. 17, No. 1+2, pp. 15-50.

Marin, E. (1992). The end of the body? American Ethnologist 19:120-40

Nelkin, Dorothy (1992): The Social Power of Genetic Information, in: Daniel J. Kevles/Leroy Hood (eds.), The Code of Codes. Scientific and Social Issues in the Human Genome Project, Cambridge, MA./London: Harvard University Press, pp. 177-190.

Nelkin, Dorothy/Lindee, M. Susan (1995): The DNA Mystique. The Gene as a Cultural Icon, New York: W. H. Freeman and Company.

Nelkin, Dorothy/Tancredi, Laurence (1994): Dangerous Diagnostics. The Social Power of Biological Information. Chicago/London: University of Chicago Press, 2 edition.

Nelkin, D. (1996) The Gene as a Cultural Icon: Visual Images of DNA. Art Journal, Vol. 55

Novas, Carlos/Rose, Nikolas (2000): Genetic Risk and the Birth of the Somatic Individual, in: Economy & Society, Vol. 29, No. 4, pp. 485-513.

Rabinow, Paul (1996): Artificiality and Enlightenment: From Sociobiology to Biosociology, in: Paul Rabinow, Essays in the Anthropology of Reason, Princeton, pp. 91-111.

Robertson, Ann (2000): Embodying risk, embodying political rationality: women's accounts of risks for breast cancer, in: Health, Risk and Society, Vol. 2, No. 2, pp. 219-235. Rose, Nikolas (1996): The death of the social? Re-figuring the territory of government, in: Economy & Society, Vol. 25., No. 3, pp. 327-356. Rose, Nikolas (2000): The biology of culpability: pathological identity and crime control in a biological culture, in: Theoretical Criminlogy, Vol. 4., No. 1, pp. 5-34.

Schrodinger, E. (1967). What is Life? Cambridge, England: University of Cambridge Press


Strohman, Richard (1994): Epigenesis: The missing beat in biotechnology, in: Bio/Technology, No. 1, pp. 156-164.

Talbot, S. (2003). Words, Mechanisms, and Life. http://www.netfuture.org/

Tomas, Davis (1994) 'Cybernetics and feedback: reimaging the body in the Age of the Cyborg', pp.53-103 in J. Murray (ed.) Technology and Culture, Working Papers in the humanities 2. Windsor: Humanities research group/University of Windsor.

Tomas, David (1995). 'Feedback and cybernetics: reimaging the body in the age of the cyborg' in Body and society, vol.1 (3-4): 21:43

Treichler, P., Cartwright, L., Penley, C. (eds)(1998). The visible woman. NY:NYUWaldby, Catherine

(1997). 'Revenants: the visible human project and the digital uncanny' in Body&Society, vol.3 (1): 1-16

Tufte, E. (1997). Visual Explanations, Cheshire, CT: Graphics Press Waldby, C. (2000). The Visible Human Project: Informatic Bodies and Posthuman Medicine. New York and London: Routledge Wark, McKenzie (1993) Lost in space: in the digital image labyrinth, Continuum 7 (1):140-60

Watson, J e Berry, A. (2003). DNA: The Secret of Life. NY: Random House

Williams, Nigel (1997): Biologists Cut Reductionist Approach Down to Size, in: Science, Vol. 277, 25. July 1997, pp. 476-7. Wilson, E. O. (1975). Sociobiology: The New synthesis. Cambridge, Mass.: Harvard University Press Yoxen, Edward J. (1984): Constructing Genetic Diseases, in: Troy Duster/Karen Garrett (eds), Cultural Perspectives on Biological Knowledge, Norwood/NJ: Ablex Publishing Corporation, pp. 41-62.

Elementos tirados da Internet

Accessing the Visible Human in URL:http://www.nlm.nih.gov/extramural_research.dir/visible_human.html ],

Accessing the Visible Human Project by Michael J. Ackerman, Ph.D. in D-Lib Magazine, October 1995

Surgical Simulation in webmaster@pixsun.uchsc.edu

The Visible Human Project in http://www.nlm.nih.gov

Marching Through the Visible Woman http://www.crd.ge.com/~lorensen/vw/

The Human Genome Project http://www.doegenomes.org/ http://www.ornl.gov/sci/techresources/Human_Genome/home.shtml Human Genome Research http://www.science.doe.gov/ober/hug_top.html

Levy, Teresa (2004). O corpo superfcie. Revista de comunicao e linguagens: Corpo, tcnica e subjectividades.83:104

Das könnte Ihnen auch gefallen