Sie sind auf Seite 1von 17

CLUBE ORNITOL OGICO DE SALVATE RRA DE MAGOS COSM

FICHA TECNICA: Titulo: A ORIGEM DO CLUBE ORNITOLGICO DE SALVATERRA DE MAGOS - COSM


Tipo de Encadernao: Brochado Autor: Gameiro, Jos Coleco: RECORDAR, TAMBM RECONSTRUIR! Data: MARO DE 2007 Editor: Gameiro, Jos Rodrigues Morada: B. Pinhal da Vila Rua Padre Cruz, Lote 49 Localidade: Salvaterra de Magos Cdigo Postal: 2120-059 SALVATERRA DE MAGOS * Tel. 263 504 458 * Fax: 263 505 494 ISBN: 978 989 8071 33 0 Depsito Legal: 256481 /07

Aos companheiros das primeiras lides, nestas coisas da ornitofilia em Salvaterra de Magos, sempre prontos na primeira fila.

Antnio Manuel Pires Gomes, e Jorge Manuel Marreiros,

O MEU CONTRIBUTO
A ornitfilia desportiva, vem do gosto de criar e manter aves em cativeiro, muitas das vezes ajudando a conservar as espcies em vias de extino, introduzindo-as depois no habitat natural. A seleco metdica entre primus pares leva a que se encontrem exemplares de uma beleza tal que, os criadores nos tempos modernos, atravs das suas associaes todos os anos os mostram em exposies-concursos locais, nacionais e at mundiais. Em 1991, depois de algumas mostras de aves, realizadas no antigo edifcio escolar, que depois foi biblioteca municipal, nasceu o Clube Ornitolgico de Salvaterra de Magos- COSM, colectividade, que em poucos anos veio ocupar um lugar de grande relevo na organizao do desporto ornitfilo em Portugal. O autor, tambm ajudou no aparecimento da estrutura federativaAOSP, organismo at a desconhecida em Portugal, pois o hoby ornitfilo era apoiado pelos poucos clubes que existiam no pas. Porque foi um trabalho de grande persistncia de um punhado de criadores, a sua divulgao j fez parte do Caderno de Apontamentos, includo na coleco Recordar, Tambm Reconstruir. Agora, com um texto ampliado e actualizado, e porque os seus associados bem o merecem, vamos public-lo nas pginas seguintes em formato online, fazendo assim um registo histrico desta colectividade.- COSM Maio: 2011 O Autor JOSE GAMEIRO

I
Os Primeiros Tempos da Avicultura em Portugal ! Decerto que as descobertas de novas terras, levadas a cabo pelos navegadores portugueses, no sc. XVI, so um marco importante para a criao e estudo das aves exticas em Portugal. A partir, daquela epopeia martima, ns os portugueses contactamos pela primeira vez, com novas aves cheias de exotismo que, passaram a fazer parte dos carregamentos das caravelas, quando do seu regresso Europa. De inicio apenas a realeza, tinha acesso a to fascinantes aves, e outros animais de plo, porque o povo, esse s muitos sculos depois a eles teve acesso mais directo, em exposies. Entre essas aves, os canrios, aves da espcie dos Carduelios, vieram das ilhas ocenicas da Madeira e Aores, e das Canrias, cujo nome mais tem a ver por ser tambm lugar de habitao daqueles animais caninos. Em Portugal, o rei D. Manuel I, coleccionava animais de pena, e quando ofertava algum, tinha a delicadeza de informar vieram das terras longnquas !

Assim, este rei de Portugal, nos seus contactos polticos, com o Papa Leo X, enviou para Roma, como presente, em bem acondicionadas cestas de verga; Paves, Faises, Araras, Avestruzes e Canrios, quando da embaixada portuguesa chefiada por Tristo da Cunha. Os galinceos de Timor e frica, com os Palmpedes, eram as mais usadas nas amostras da corte portuguesa.

II
AS PRIMEIRAS EXPOSIES EM PORTUGAL Considera-se que o ano de 1903, foi o marco inicial das exposies pblicas de aves em Portugal, e que tiveram lugar na cidade de Lisboa, levadas a cabo pela rainha D. Amlia, com a colaborao da Real Sociedade de Horticultura. Algumas fontes, sustentam que foi D. Pedro V, que fez a primeira amostra de aves e, tudo indica que o modo regular destes eventos no nosso pas, teve lugar em 1907. No Largo do Chiado, em Maio de 1911, a comisso de avicultura da Associao Central de Agricultura Portuguesa, fez a sua exposio de aves e na sua inaugurao contou com a presena do ministro, Dr. Brito Camacho. Esta comisso de avicultores, era constituda por: Dr. Jos Freire Andrade, Carlos Zeferino Coelho, Jos Diniz, Luiz Vasconcelos, Jos Rumina, Dr. Carlos Almeida Afonso e Leopoldo Cardeira.

A ltima exposio levada a cabo por esta comisso, teve lugar em Maio de 1936, na Tapada da Ajuda. Tambm em Outubro daquele ano, o Grmio de Canaricultores Portugueses, que foi fundado um ano antes, organizou a primeira exposio de aves canoras e de ornamentao. Naquele tempo estava instalado o hbito do passarinheiros criarem as suas aves sem seleco e em grandes viveiros. No campo da ornitologia, foi um dado novo o aparecimento de exposies aves de canto e ornamentais - onde os exemplares tinham lugares individuais. Em 1957, o Grmio, d lugar Associao de Avicultores de Portugal (AAP), e esta recebe a honra de organizar em Lisboa, o V Campeonato Mundial, um certame da Conferedation Ornithologique Mondiale, organismo cpula internacional da ornitologia desportiva. Pela pronta e boa organizao deste certame, logo aos portugueses lhe so cometidos outros eventos internacionais, nesta rea. O VII Campeonato Mundial da C.0.M., em 1959 e, o XII em 1966 que teve nos novos pavilhes da Feira Internacional de Lisboa FIL.

Um outro ainda, em 1970, foi realizado na capital, o XVIII que deixou recordaes, pelas novas mutaes de exemplares ali expostos. Aos criadores do Norte do pas, tambm foram solicitadas organizaes a nvel internacional., o I grande prmio Internacional do Porto (1960), Prmio Avcola do Porto (1960)., o II Grande Prmio Internacional do Porto (1962) e, o II Grande Prmio Internacional Avcola do Porto no mesmo ano. Por ltimo na cidade da Maia, em Janeiro de 2001, teve lugar um outro campeonato mundial de ornitologia. III OS CRIADORES DE AVES EM SALVATERRA ! Por volta de 1950, na vila de Salvaterra de Magos, os passarinheiros ainda usavam as armadilhas um mtodo que vinham de muitos anos atrs, para capturarem em terrenos abertos, aves da fauna europeia. O verdelho, e o se primo, o pintassilgo, por serem pssaros canoras, eram muito solicitadas pelas casas de venda de aves, em Lisboa. No concelho de Salvaterra de Magos, naquele tempo a floresta, ainda aqui tinha grandes manchas, onde se viam

muitos bandos, de Corvdeos como: Os Gaios, Corvos, Pegas e Gralhas. Por serem aves imitantes da voz humana, era tradicional, porta de uma taberna ou de uma oficina de sapateiro, uma daquelas aves, j domesticada, respondendo aos insistentes pedidos dos clientes, ou de quem passa-se na rua. Uma pequena gaiola de madeira, era usual ver-se em qualquer residncia, com um canrio. O periquito, tambm tinha entrado nos hbitos domsticos j muitos sculos, desde que o naturalista ingls John Golden, os estudou e os trouxe da Austrlia. A indstria do plstico, ao revolucionar com o aparecimento de gaiolas naquele material, o criador passou a dispor destes acessrios mais funcionais e leves, tambm apropriados para a criao em sistema individual. No sendo ainda um hbito, anilhar as aves, at para o seu estudo genealgico, em 1988, o autor deste trabalho, j com muita prtica na columbofilia, filiou-se num clube existente em Lisboa Associao de Avicultores de Portugal-AAP, e na Primavera desse ano, anilhou as primeiras crias nascidas. Depressa, em Salvaterra alguns criadores, se interessaram por estes sistema, pois sendo um mtodo seguro, quer para a identificao permanente, quer no registo de pedigree.

III AMOSTRAS DE AVES De 1988 a 1990, Jos Gameiro, Antnio Pires Gomes e Jorge Manuel Marreiros, tomaram a iniciativa de organizar as primeiras mostras de aves em Salvaterra de Magos. O espao disponvel, foi a biblioteca municipal, cedida pelo executivo camarrio, para estes certames, pois era o preldio de uma grande caminhada da ornitologia desportiva nesta vila ribatejana. A participao de diversos pssaros como: Canrios, Psitacdeos, Exticos, Columbdeos e Palmpedes, e o grande nmero de visitantes, foram o mote para a constituio de uma associao de criadores.

IV NASCEU O CLUBE ORNITOLGICO DE SALVATERRA DE MAGOS- COSM Em 21 de Maro de 1991, um pequeno grupo de criadores, especialmente de canrios, encabeados por Jos Rodrigues Gameiro, no cartrio notarial de Salvaterra de Magos, assinam a escritura pblica da fundao do COSM. SCIOS INICIAIS Por necessidade dos estatutos, e antes das primeiras eleies, aderiram como iniciadores deste hoby, os associados: Jos Rodrigues Gameiro, Jorge Manuel Dmaso Marreiros, Antnio Manuel Pires Gomes, Carlos Alfredo T. Matias (Dr.), Maria Conceio da Silva Gameiro, Fernando Manuel Ferreira da Silva, Antnio Miguel Rodrigues Gameiro, Joo Dias Cabral (Dr.), Joo Manuel Gomes Delgado, Jos Manuel Matias Coelho, Joo Lus Rodrigues e Angelo Miguel da Silva Gameiro A SUA IDENTIFICAO Esta associao, ao abrigo dos seus estatutos, possui um braso (emblema) representativo: Usa o braso municipal e, a encimar os lados da faixa em branco, o nome do

10

clube: Clube Ornitolgico de Salvaterra de Magos-COSM, aparecem dois canrios de cor amarela, no centro um falco, ave emblemtica da antiga arte de falcoaria real, em Salvaterra de Magos. SEDE DO CLUBE A sede da colectividade, foi inicialmente instalada na rua Alm. Cndido dos Reis, numa sala cedida no antigo edifcio da creche paroquial, graas colaborao do padre Agostinho de Sousa. Foi uma situao verificada durante quatro anos, e devido ao j elevado nmero de scios que se vinha registando, o COSM deixou de utilizar aquele edifcio paroquial. As gaiolas de exposio, patrimnio que as direces, vinham enriquecendo anualmente o clube, e outro material acessrio, foram recolhidos em instalaes camarrias a titulo precrio. O clube esteve longo tempo sem sede social, e numa iniciativa do associado Fernando Ferreira da Silva, foi alugada uma velha casa na Av. Jos Lus Brito Seabra (frente ao antigo palcio da falcoaria).

11

Em 2001, a direco eleita sob a chefia de Jos Lus Lamarosa Ferreira, num trabalho de grande entusiasmo, leva a cabo naquela velha habitao, as necessrias obras, instalando a sede da colectividade, at porque o elevado nmero de associados justificava-o. EXPOSIES A I Exposio de aves canoras e ornamentais, teve lugar em 1991, no pavilho da escola secundria Dr. Gregrio Fernandes - situao que se verificou durante os trs anos seguintes.

12

Desde 1998, aqueles certames passaram a efectuarem-se nos celeiros da EPAC, local cedido pela cmara municipal, situao ainda verificada em 2001.

Distribuio de Prmios Exposio 2010

13

PARTICIPAO ASSOCIATIVA No ano da primeira eleio, o presidente da direco: Jos Gameiro, em sucessivas reunies a nvel regional e nacional, participou na criao de uma Federao Ornitolgica, para Portugal, bem como na implementao de um stam nacional para os criadores portugueses. Foram criadas duas Federaes as: Associao Ornitolgica do Norte de Portugal- AONP, e Associao Ornitolgica do Sul de Portugal- AOSP, que se registaram na COM-MUNDIAL. A primeira passou a representar, os clubes existentes no norte do pas, at Rio Maior. A segunda, todos os clubes desde aquela cidade at ao sul, e ilhas. Numa primeira fase, Os criadores filiados no clube de Salvaterra passaram a usar o stam COSM - elemento de identificao, agora includos nas anilhas oficiais. Algum tempo depois, a associao do sul, mudou a sua sigla para FOSIP. Nos primeiros tempos, o abrigo dos estatutos do COSM, as direces chefiadas por Jos Gameiro, levaram a acabamos vrias iniciativas de carcter cultural. No auditrio da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, teve lugar um colquio sob o tema AVES EM CATIVEIRO UM HOBY DESPORTIVO, onde foram convidados e participaram credenciados juizes portugueses, com crdito internacional.

14

No edifcio da Escola Preparatria, da terra, com a cedncia de material para exposies e aves, o COSM, participou por intermdio do deu presidente, Jos Gameiro, numa palestra sobre o tema, Comece pelo Principio !, tentando ajudar os alunos num seu primeiro contacto com diversos pssaros. criados em cativeiro. RECUPERAO DE AVES O COSM, como consta nos seus estatutos, est disponvel para o estudo e ajudar na recuperao de aves que sejam vitimas de acidente, o que j aconteceu muitas vezes, atravs da colaborao dos vigilantes da natureza, sediados em Coruche, as leva para o Centro de Recuperao de Aves Boquilobo/Goleg. Aves como: Falces, Tordos, Andorinhas, Pombos, Abatardas, Melros, Corujas e Mochos, so algumas das espcies recolhidas.

************ ********

15

*********** ******
BIBLIOGRAFIA USADA. * Revistas da Associao dos Avicultores de Portugal (AAP) * Jornal do Vale do Tejo (JVT) FOTOS USADOS: * pg. 6 Edifcio da Biblioteca Municipal, onde se realizou a primeira exposio/mostra de Aves * pg. 8 Emblema/smbolo do Clube Ornitolgico de Salvaterra de Magos COSM * Edifcio, onde funcionou a primeira sede do Clube Ornitolgico de Salvaterra de Magos. * pg. 9 - 1 Um grupo de scios do COSM, na preparao da 1 exposio de aves, realizada no pavilho da Escola Secundria de Salvaterra de Magos 1991 * Directores do COSM e Juzes classificadores ,na Exposio de 1998 * Preparativos da Iluminao nocturna - 1 Exposio de aves Escola Secundria, 1991 pg. 11 - Uma guia Cobreira, encontrada na zona de Coruche, com uma asa partida - entregue nos Centros de Recuperao de aves

************** *********

16

Das könnte Ihnen auch gefallen