Sie sind auf Seite 1von 3

Instituto de Letras Departamento de Teoria Literria e Literaturas Introduo Teoria da Literatura 1 semestre de 2011 Suzane Garcia 10/30337

Anlise do conto Amor, corte e costura de Cintia Moscovich. Amor, memria, corte e costura. O conto de Cntia Moscovich se apresenta para ns dotado de simbolismos como, por exemplo, a tesoura que aparece logo no primeiro pargrafo, na mitologia grega est associada s Moiras (deusas que detm o poder sobre o destino dos homens), que se utilizam da tesoura para cortar a linha da vida, ou seja, para determinar o final da vida terrena. Tambm a boneca associada principalmente infncia. Ante uma narrativa simples de enredo trivial e simples a autora nos traz a ruptura do cotidiano da costureira Helena, personagem esfrica, com maior grau de complexidade do que a personagem plana da madrasta e capaz de nos surpreender (Candido, Forster). A personagem tem seu equilbrio e a ordem de seu mundo rompido pela presena de uma menina em seu ateli. A ao do conto de um vis psicolgico, a personagem Helena nos intriga em nosso primeiro contato com sua aparente fragilidade. Segundo Cortazar o que define se um conto bom ou ruim a capacidade que o tema tem de intrigar o leitor atravs das conexes, dos sentimentos e das ideias que desperta. Para ele, a tenso e a intensidade so elementos fundamentais na composio de um conto, sendo a intensidade, a eliminao de tenses intermedirias e a tenso, a intensidade com que o autor guia o leitor ao que conta.

Amor, corte e costura desperta no leitor a curiosidade sobre o que teria levado Helena a ser to atingida pela presena da menina. O que isso traz a sua memria e a leva a um comportamento por vezes maternal em relao criana? Ainda segundo Cortazar os fatos em si carecem de importncia, que tudo est nas foras que os desencadeiam, na malha sutil que os precedeu e os acompanha. Somos levados lentamente at o clmax do conto. A ordem de grande importncia no desenrolar do enredo, quando o equilbrio quebrado atravs do incidente com o alfinete, somos jogados at o passado de Helena onde nada fica claro devido ao foco interno que no nos permite ver nada alm do que concentra a personagem. Aos poucos o narrador heterodiegtico (Alberto Brando e Silvana Pessa), centrado unicamente na personagem da costureira nos revela de maneira subentendida o que aconteceu no passado dessa. Para Cortazar a abertura do pequeno para o grande, do individual e circunscrito para a essncia mesma da condio humana e engrandece um conto. Assim, nesse momento do conto percebemos a perda sofrida pela personagem. Ainda fazendo referncia a Cortazar, esse nos diz que um mesmo tema despertar enormes ressonncias num leitor e deixar indiferente a outro, porm diante da dramaticidade de um filho perdido quase certo o estabelecimento da relao de verossimilhana do leitor com a personagem. A ideia da perda de um ente nos aproxima de Helena e nos permite compreender a necessidade da manuteno de um frgil equilbrio em sua vida. Outro momento em que nos aproximamos de Helena, pois memria e esquecimento esto relacionados.

Provido de grande carga dramtica, o momento em que mudamos de plano temporal do presente para o passado e de plano espacial, da casa de Helena para um lugar desconhecido o narrador nos referencia o ttulo Amor, corte e costura pois a vida da personagem sofre um corte com a perda provvel de uma filha (Amor) a qual deixa a Helena a nica opo de costurar o vazio deixado e restabelecer uma ordem e um equilbrio frgeis devido a constante lembrana da filha perdida.

Referncias Bibliogrficas. Sites: http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/08/24/as-parcas-ou-moiras-temidas-por-todos/ Textos: Candido, Antonio. A personagem do romance, em A personagem de fico. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1972. Cortzar, Julio. alguns aspectos do conto, em Valise de cronpio. Trad. De Davi Arrigucci Jr. e Joo Alexandre Barbosa. 2 Ed. S. Paulo: Perspectiva, 1993. Santos, Lus Alberto Brando e Oliveira, Silvana Pessa de. Sujeito, tempo e espao ficcionais.

Das könnte Ihnen auch gefallen