Sie sind auf Seite 1von 21

Projeto Nacional

Ministrio de Orao por Cura e Libertao (MOCL)

Binio 2011-2012

Meu filho, ouve as minhas palavras:...pois so vida para aqueles que as encontram, sade para todo o corpo.

(Provrbios 4, 20a.22)

SUMRIO
I.INTRODUO........................................................................................ II.OBJETIVOS........................................................................................... III. ESTRUTURA DO PROJETO................................................................ 1.NVEL NACIONAL............................................................................ 2.NVEL ESTADUAL............................................................................ 3.NVEL DIOCESANO......................................................................... IV.CONCLUSO....................................................................................... 2 4 5 5 7 9 14

Anexo 1: Estrutura Nacional do Ministrio de Orao por Cura e 15 Libertao................................................................................ . Anexo 2: Orientaes para implantar o S.O.S. Orao nas Dioceses 16

Janeiro/2011

I. INTRODUO
O Ministrio de Orao por Cura e Libertao um servio prestado Igreja dentro do movimento da Renovao Carismtica Catlica, que visa evangelizao dos membros participantes dos Grupos de Orao e das demais pessoas que necessitarem. Esse ministrio continua a misso de Jesus: levar a Palavra de Deus, a cura aos enfermos e a libertao aos cativos (Is 61, 1). Sua funo se resume em acolher todas as pessoas, ouvi-las, orar por elas e encaminh-las conforme a sua necessidade, em especial para frequentarem as Reunies de Orao e a terem uma vida sacramental e de intimidade com Deus. O ministro de orao por cura e libertao deve ser um facilitador do encontro pessoal dos irmos e irms com Jesus Cristo atravs do exerccio contnuo do amor e da misericrdia de Deus. Ele deve ser um canal para esse encontro com o Senhor que ama, cura e liberta seus filhos. Para isso, todos os servos deste Ministrio precisam alicerar suas vidas sobre trs pilares: 1) Ter uma profunda intimidade com Deus, ou seja, uma vivncia contnua e disciplinada das prticas espirituais (Projeto Amigos de Deus), 2) Viver em unidade com a RCC Nacional atravs da vivncia de suas moes profticas e 3) Estar em formao permanente para o exerccio deste ministrio da misericrdia e do amor. A RCC est vivendo um tempo de construo e reconstruo, uma nova primavera, um tempo de portas abertas. E o Ministrio de Orao por Cura e Libertao precisa contribuir na construo desse novo tempo, estando em unidade e obedincia com a Coordenao Nacional. As moes que o Esprito Santo est suscitando nesse movimento precisam ser aderidas e seguidas por todos os servos do Ministrio de Orao por Cura e Libertao.
Janeiro/2011

A estratgia e a motivao para a realizao deste projeto ser baseada e inspirada no livro de Neemias, que conta a histria de um israelita (Neemias) que conseguiu unir o seu povo em torno do grande projeto de reconstruo dos muros de Jerusalm e que, ao fazer isso, iniciou tambm uma grande reforma e restaurao da espiritualidade do povo. E o principal pilar desta reforma e reconstruo foram as Prticas Espirituais (orao, jejum e a confisso dos pecados) (Ne 1,6). Atravs das prticas espirituais, Neemias conseguiu que a mo favorvel de Deus estivesse com ele, alcanando-lhe o favor do rei e a possibilidade de organizao do povo de Israel em vista do trabalho a ser realizado. exatamente como nos dias de Neemias! Com suas moes nos tempo de hoje, Deus est direcionando o Ministrio de Orao por Cura e Libertao para realizar uma misso semelhante neste binio 2011/2012: Construir e estruturar o Ministrio de Orao por Cura e Libertao e reconstruir e restaurar a espiritualidade nos coraes de todos os servos do Ministrio. E para isso sero desenvolvidas aes visando:

A reestruturao do Ministrio em cada Estado e Diocese, A atualizao e a produo de materiais de apoio a todos os servos do Ministrio A utilizao dos meios de comunicao da RCC Nacional para evangelizar com maior rapidez e abrangncia e para a publicao on line de materiais de apoio formao dos servos.

Tudo isso para que possamos, com a nossa intimidade com Deus, com nossa formao, testemunho e servio ao Senhor, reconstruir a f pura e verdadeira nos coraes de nossos irmos e irms que vem nos nossos Grupos de Orao ou que encontramos no nosso dia a dia.

Janeiro/2011

II. OBJETIVOS
1) Promover a vivncia concreta das prticas espirituais (Projeto Amigos de Deus) 2) Resgatar a importncia de o Ministrio caminhar em unidade e obedincia com as moes profticas da RCC Nacional 3) Promover formao permanente de todos os servos do MOCL 4) Implantar o Planto de Atendimento nos GO 5) Implantar o SOS Orao nas Dioceses 6) Atualizar e produzir materiais de formao do MOCL 7) Construir e reconstruir as estruturas do Ministrio 8) Utilizar com maior frequncia os meios de comunicao da RCC.

Janeiro/2011

III. ESTRUTURA DO PROJETO


Para que os objetivos sejam atingidos, h necessidade de se desenvolver uma srie de aes em diversos nveis do Ministrio: Diocesano, Estadual e Nacional. Todos devem participar ativamente no desenvolvimento deste projeto nacional, para que a vontade do Senhor acontea. Cada servo tem sua parcela de contribuio dentro da realidade em que est inserido no Ministrio de Orao por Cura e Libertao. As aes a serem desenvolvidas no Ministrio de Orao por Cura e Libertao so:

1) NVEL NACIONAL
a) Incentivar os Coordenadores Estaduais do Ministrio a viverem no dia a dia as prticas espirituais do Projeto Amigos de Deus (Adorao ao Santssimo Sacramento e participao das Santas Missas, Orao pessoal, Confisso, Lectio Divina, Meditao do Tero e Jejum). Esse projeto est disponvel no site da RCC Brasil: http://www.rccbrasil.org.br/download.php. a1) Promover mensalmente uma viglia com seu ncleo. b) Fazer chegar aos Coordenadores Estaduais do Ministrio todas as moes profticas da RCC:

Reavivar a chama Levanta-te Brasil de joelhos Assumi os vossos postos, ampliai a viso Apstolos da Efuso do Esprito Santo Senhorio de Jesus Proclama a Palavra e anuncia a boa notcia Por causa da Tua Palavra, lanaremos as redes

Janeiro/2011

b1) Incentivar para que estas moes profticas sejam trabalhadas e vivenciadas pelos Coordenadores Estaduais e os servos de seus ncleos, atravs dos encontros presenciais e do uso da internet. c) Organizar anualmente um encontro nacional com todos os Coordenadores Estaduais do Ministrio para orarem juntos e direcionar o Ministrio a caminhar em unidade e obedincia quanto formao dos servos. d) Dar suporte s coordenaes estaduais com materiais de apoio s formaes e) Incentivar o uso dos materiais especficos do Ministrio nas formaes dos servos ministradas pelas coordenaes estaduais. So eles:

APOSTILA 1: EM JESUS, O SENTIDO DA NOSSA MISSO APOSTILA 2: DEIXAR-SE RENOVAR E SER TESTEMUNHA APOSTILA 3: A BATALHA DO SENHOR Diretrizes para Oraes de Cura - Livro da Comisso Doutrinal do ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services), da Editora RCC-BRASIL Manual de Orientao Ministrio de Orao por Cura e Libertao (Reinalda Delgado dos Reis) - Editora Santurio RCC Responde N 3

Nota: Os materiais acima so parte do mdulo bsico de formao do Ministrio de Orao por Cura e Libertao. Isso quer dizer que deve ser dada prioridade formao atravs desses materiais. f) Revisar os materiais de formao do Ministrio e produzir novos materiais. g) Apresentar o modelo de estrutura do Ministrio para ser implantado em cada Estado (item 3 - pgina 16 a 18 do Manual de Orientao do Ministrio), que se resume em:

Formar um Ncleo de Servio de 3 a 7 pessoas (Item 4 da Apostila 3 - Orientaes para composio do Ncleo). No anexo 1 consta a estrutura nacional do Ministrio, com o Coordenador e seu ncleo.

Janeiro/2011

Esse ncleo deve se reunir no mnimo duas vezes por ms para orar e discernir os temas de formao e tratar assuntos do Ministrio Esse ncleo deve organizar as formaes e os eventos do Ministrio Manter um cadastro atualizado dos Coordenadores Estaduais e dos membros dos seus ncleos.

g1) Cadastrar os Coordenadores Estaduais do Ministrio e os membros de seus ncleos para contatos, orientaes e formaes. h) Utilizar os meios de comunicao disponveis para manter os Coordenadores Estaduais atualizados nos assuntos relacionados ao MOCL (eventos, moes, artigos, reunies on line etc.).

2) NVEL ESTADUAL
a) Incentivar os Coordenadores Diocesanos do Ministrio a viverem no dia a dia as prticas espirituais do Projeto Amigos de Deus (Adorao ao Santssimo Sacramento e participao das Santas Missas, Orao pessoal, Confisso, Lectio Divina, Meditao do Tero e Jejum). Esse projeto est disponvel no site da RCC Brasil: http://www.rccbrasil.org.br/download.php. a1) Promover mensalmente uma viglia com seu ncleo. b) Fazer chegar aos Coordenadores Diocesanos do Ministrio todas as moes profticas da RCC:

Reavivar a chama Levanta-te Brasil de joelhos Assumi os vossos postos, ampliai a viso Apstolos da Efuso do Esprito Santo Senhorio de Jesus Proclama a Palavra e anuncia a boa notcia Por causa da Tua Palavra, lanaremos as redes

b1) Incentivar para que estas moes profticas sejam trabalhadas e vivenciadas pelos Coordenadores Diocesanos do Ministrio e os servos de seus ncleos, atravs dos encontros presenciais e do uso da internet.
Janeiro/2011

c) Organizar anualmente um encontro estadual com todos os Coordenadores Diocesanos do Ministrio e seus ncleos para orarem juntos e direcionar o Ministrio a caminhar em unidade e obedincia quanto s formaes dos servos. Esse encontro deve ser fechado, ou seja, exclusivo para os Coordenadores e seus ncleos. d) Dar suporte s coordenaes diocesanas com materiais de apoio s formaes. e) Incentivar o uso dos materiais especficos do Ministrio nas formaes dos servos ministradas pelas coordenaes diocesanas. So eles:

APOSTILA 1: EM JESUS, O SENTIDO DA NOSSA MISSO APOSTILA 2: DEIXAR-SE RENOVAR E SER TESTEMUNHA APOSTILA 3: A BATALHA DO SENHOR Diretrizes para Oraes de Cura - Livro da Comisso Doutrinal do ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services), da Editora RCC-BRASIL Manual de Orientao Ministrio de Orao por Cura e Libertao (Reinalda Delgado dos Reis) - Editora Santurio RCC Responde N 3

Nota: Os materiais acima so parte do mdulo bsico de formao do Ministrio de Orao por Cura e Libertao. Isso quer dizer que deve ser dada prioridade formao atravs desses materiais. f) Apresentar o modelo de estrutura do Ministrio para ser implantado em cada Diocese (item 3 - pgina 16 a 18 do Manual de Orientao do Ministrio). Formar um Ncleo de Servio de 3 a 7 pessoas (Item 4 da Apostila 3 - Orientaes para composio do Ncleo) Esse ncleo deve se reunir no mnimo duas vezes por ms para orar e discernir os temas de formao e tratar assuntos do Ministrio Esse ncleo deve organizar as formaes e os eventos do Ministrio Manter um cadastro atualizado dos Coordenadores Diocesanos e dos membros dos seus ncleos.

Janeiro/2011

Pastorear o Ministrio nas Dioceses, cuidando para que todas elas tenham coordenadores deste Ministrio.

f1) Cadastrar os Coordenadores Diocesanos do Ministrio e os membros dos seus ncleos para contatos, orientaes e formaes. g) Utilizar os meios de comunicao disponveis para manter os Coordenadores Diocesanos do Ministrio atualizados nos assuntos relacionados ao MOCL (eventos, moes, artigos, reunies on line etc.).

3) NVEL DIOCESANO
a) Incentivar os servos do Ministrio a viverem no dia a dia as prticas espirituais do Projeto Amigos de Deus (Adorao ao Santssimo Sacramento e participao das Santas Missas, Orao pessoal, Confisso, Lectio Divina, Meditao do Tero e Jejum). Esse projeto est disponvel no site da RCC Brasil: http://www.rccbrasil.org.br/download.php. a1) Promover mensalmente uma viglia com seu ncleo e todos os servos do Ministrio na Diocese para: Adorar e ouvir o Senhor Reavivamento dos servos Orar pelo Ministrio na Diocese, no Estado e no Brasil Orar pelos servos e seus familiares Orar pelos Plantes de Orao e pelas formaes do Ministrio. b) Fazer chegar aos servos do Ministrio todas as moes profticas da RCC:

Reavivar a chama Levanta-te Brasil de joelhos Assumi os vossos postos, ampliai a viso Apstolos da Efuso do Esprito Santo Senhorio de Jesus Proclama a Palavra e anuncia a boa notcia Por causa da Tua Palavra, lanaremos as redes.
9

Janeiro/2011

b1) Incentivar para que estas moes profticas sejam trabalhadas e vivenciadas pelos servos, atravs dos encontros presenciais e do uso da internet. c) Organizar mensalmente um encontro diocesano de formao para todos os servos do Ministrio. Esses encontros de formao podem ser realizados por setor ou decanato ou conforme a realidade de cada diocese. c1) Essas formaes devem ser planejadas anualmente com a definio dos locais, datas e horrios das mesmas. c2) Elaborar um cronograma de todos os eventos do Ministrio na Diocese divulgando antecipadamente para os servos (utilizar tambm os recursos da internet). Cpia desse cronograma deve ser encaminhada ao Coordenador Estadual do Ministrio. c3) Preparar antecipadamente as formaes, que devem ser ministradas pelo Coordenador Diocesano do Ministrio ou um membro de seu ncleo. O Coordenador Estadual, quando visitar a Diocese, pode ministrar as formaes. c4) Convidar o Coordenador Estadual do Ministrio, pelo menos uma vez por ano, para ministrar formaes e passar as orientaes necessrias. c5) Manter um cadastro atualizado dos servos do Ministrio c6) Para cada formao deve-se elaborar uma lista de presena para pastoreio dos servos. Pode ser elaborado um crach para ajudar a identificar os servos e promover a integrao. c7) Nos encontros de formao deve haver momentos de orao antes de se iniciar a formao de fato. c8) Cada tema abordado deve ser exercitado em grupos de TRS servos: dois rezam e um recebe a orao. Depois se revezam at que todos rezem e recebam orao (exerccio para valer mesmo). Os servos do ncleo e outros mais experientes devem acompanhar esses exerccios para orientar e corrigir quando necessrio. c9) O servo do Ministrio, que frequenta as formaes, deve buscar preparao para atuar no Grupo de Orao, dentro de suas limitaes:

Janeiro/2011

10

Quando solicitado pelo Coordenador do Grupo de Orao, conduzir momentos de orao entre os servos do Grupo de Orao. Na conduo de momentos de orao durante a Reunio de Orao Para ajudar as pessoas que necessitarem nos momentos de orao na Reunio de Orao Quando solicitado, para visitar as pessoas em seus domiclios Atendendo as pessoas no Planto de Orao. d) Implantar o Planto de Orao nos Grupos de Orao O Planto de Orao o atendimento de orao feito s pessoas que precisarem e/ou buscam esse servio no Grupo de Orao. Para implantar o Planto necessrio: No Grupo de Orao haver pelo menos DOIS servos do Ministrio de Orao por Cura e Libertao que fazem formao mensal especfica do Ministrio. Esses servos precisam estar preparados para o atendimento. Caso necessrio, ministrar formao especfica antes de abrir para atendimento. O atendimento deve ser feito sempre em dois, salvo em casos excepcionais onde se encontre apenas um servo. Nesse caso ele deve atender a pessoa com muita prudncia e discernimento. Agendar reunio para conversar com o Coordenador do Grupo de Orao e com o Padre responsvel pela Parquia/Capela onde o Planto funcionar. preciso que todos saibam o que e como funciona esse planto. preciso obter o apoio dessas lideranas. Definir local, dia da semana e o horrio em que o Planto dever funcionar. importante lembrar que esse Planto deve ser, preferencialmente, em dia diferente da Reunio de Orao. Caso no seja possvel, ele deve ser em horrio diferente. A recomendao que no seja marcado atendimento para antes ou para depois da Reunio de Orao. Exemplo: A Reunio de Orao do Grupo de Orao toda quinta-feira das 20h s 21h30 e o Planto de Orao toda segunda-feira das 19h30 s 21h30. Se houver vrios servos do Ministrio no Grupo de Orao, pode-se fazer uma escala para atendimento.

Janeiro/2011

11

imprescindvel que os servos deste Ministrio tenham uma profunda vida de orao, sejam ntimos de Deus. Para o atendimento das pessoas devem se preparar com oraes, jejum e Eucaristia. Pouco antes de se iniciar o atendimento, os servos que vo trabalhar naquele dia devem rezar juntos. No caso de Grupos de Orao que no possurem servos em formao, a Coordenao Diocesana deste Ministrio ou algum membro do ncleo deve solicitar aos Coordenadores desses Grupos de Orao para encaminharem servos para a formao. Devem-se mostrar os benefcios para o Grupo de Orao, quando se tem servos preparados neste Ministrio. e) Implantar o SOS Orao nas Dioceses O S.O.S. Orao o Atendimento de Orao feito atravs do telefone s pessoas necessitadas. Para isso necessrio ter uma estrutura, uma organizao de como implantar e fazer funcionar esse servio prestado pelo Ministrio de Orao por Cura e Libertao. No anexo 2 deste projeto consta as orientaes de como implantar o S.O.S. Orao nas Dioceses. f) Utilizar os materiais especficos do Ministrio nas formaes dos servos. So eles:

APOSTILA 1: EM JESUS, O SENTIDO DA NOSSA MISSO APOSTILA 2: DEIXAR-SE RENOVAR E SER TESTEMUNHA APOSTILA 3: A BATALHA DO SENHOR Diretrizes para Oraes de Cura - Livro da Comisso Doutrinal do ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services), da Editora RCC-BRASIL Manual de Orientao Ministrio de Orao por Cura e Libertao (Reinalda Delgado dos Reis) - Editora Santurio RCC Responde N 3

Nota: Os materiais acima so parte do mdulo bsico de formao do Ministrio de Orao por Cura e Libertao. Isso quer dizer que deve ser dada prioridade formao atravs desses materiais.

Janeiro/2011

12

g) Estudar com seu ncleo o Manual de Orientao do Ministrio de Orao por Cura e Libertao, em especial o item 3 (pginas 16 a 18), onde detalha como implantar este Ministrio.

Formar um Ncleo de Servio de 3 a 7 pessoas (Item 4 da Apostila 3 Orientaes para composio do Ncleo). Esse ncleo deve se reunir no mnimo duas vezes por ms para orar, discernir os temas de formao, tratar assuntos do Ministrio, alm de exercitar a comunho fraterna. Esse ncleo deve organizar as formaes e os eventos do Ministrio.

g1) Mensalmente deve ser elaborado um relatrio contendo: Sntese de como anda o Ministrio na Diocese, as dificuldades, os eventos etc. Resumo das formaes contendo: local, data, horrio, temas abordados, formadores, quantidade de servos participantes e outras informaes consideradas relevantes para registro. Como est cada Planto de Orao e o S.O.S. Orao (caso tenha na Diocese). Esse relatrio deve ser encaminhado ao Coordenador Estadual do Ministrio. h) Utilizar os meios de comunicao disponveis para manter os servos do MOCL atualizados dos assuntos relacionados ao MOCL (eventos, moes, artigos, reunies on line etc.).

Janeiro/2011

13

IV. CONCLUSO
Ao final de cada Santa Missa todos os participantes so enviados em misso para colocar em prtica tudo aquilo que ouviram e aprenderam durante a celebrao. No fim, pois termina a Missa e comea a misso do batizado. Da mesma forma, ao concluir este projeto, todos os servos do Ministrio de Orao por Cura e Libertao esto sendo enviados em misso, como ministeriados, para construir e reconstruir as estruturas do Ministrio. Para isso todos precisam colocar em prtica cada ao indicada neste projeto. O Senhor suscitou Coordenao Nacional do Ministrio e seu ncleo de servio que h um novo caminho a ser seguido, atravs do qual o Ministrio produzir muitos frutos (Jo 15, 16). Para que isso acontea, a vida de cada servo deve estar alicerada em trs pilares: intimidade com Deus (Projeto Amigos de Deus), unidade com a RCC Nacional em torno da vivncia das moes profticas e formao permanente. Cada liderana deve se empenhar para que este projeto chegue a todos os servos deste Ministrio. Todos precisam trabalhar para o sucesso deste projeto. O comprometimento com esta obra do Senhor o ponto de partida. preciso que cada servo assuma seu posto de ministeriado e se empenhe a cumpri-lo de forma dedicada e fiel. Atravs deste projeto colocado em prtica e pela intercesso de Nossa Senhora e So Rafael Arcanjo, o Esprito Santo levantar no Ministrio de Orao por Cura e Libertao um grande exrcito de servos formados, unidos e ntimos de Deus prontos para levantarem a bandeira vitoriosa de Jesus Cristo.

Ministrio de Orao por Cura e Libertao RCC Brasil

Janeiro/2011

14

Anexo 1: Estrutura Nacional do Ministrio de Orao por Cura e Libertao

Estrutura Nacional do Ministrio de Orao por Cura e Libertao


COORDENADOR NACIONAL - MOCL
Nome Diocese Telefones
Res. 41-3029-1865 Onazir Conceio Curitiba Cel. 41-8418-9268 Com. 41-3340-5050 onazir@aluforte.com

E-Mail

NCLEO NACIONAL DE SERVIO - MOCL


Nome
Elenita Ftima dos Santos

Diocese
Curitiba

Telefones
Res. 41-3347-7320 Cel. 41-8811-5394 Res. 41-3342-3846 Cel. 41-9979-2924 Res. 41-3367-3588 Cel. 41-8417-1679 Res. 41-3367-3588 Cel. 41-8485-2884 Res. 41-3346-2711

E-Mail
elenitamcl@hotmail.com lfdornelles@brtubo.com.b r mariamocl@bol.com.br

Luiz Fernando Dornelles Maria Auxiliadora Moura dos Santos Silva Silvrio Jos de Albuquerque Silva

Curitiba

Curitiba

Curitiba

silveriojas@bol.com.br

Sueli Salsas Hanrejszkow

Curitiba

Cel. 41-8812-4810 Com. 41-3077-6759 Res. 41-3604-3231

sueli.salsa@terra.com.br

Vilanir da Costa Carvalho

Curitiba

Cel. 41-9188-3550 Cel. 41-9151-0555

Janeiro/2011

15

Anexo 2: Orientaes para implantar o S.O.S. Orao nas Dioceses

S.O.S. ORAO: ORAO DE CURA E LIBERTAO PELO TELEFONE


1- INTRODUO:
Um servio de misericrdia e de amor Temos atendido a grandes urgncias de orao por cura e libertao, apoio e consolo pelo telefone. Pessoas que no podem sair de casa, que esto doentes, so idosas ou tm algum tipo de impedimento, usam o telefone para pedir ajuda para seus problemas e para receber orao. As comunidades, grupos, parquias, podem oferecer este servio de misericrdia e amor, organizando equipes treinadas para o ministrio de orao por cura e libertao da Renovao Carismtica Catlica. Passamos agora atravs destas linhas, um Modelo de como formar este ministrio. Os carismas se expressam de maneiras diferentes nos diversos grupos, por isso, as sugestes que oferecemos so frutos de uma experincia, com resultados concretos de curas e transformaes de vida.

2- OS PRIMEIROS PASSOS:
O Coordenador Diocesano do Ministrio de Orao por Cura e Libertao deve reunir pessoas com o chamado para este Ministrio, que j possuam a formao bsica da RCC e tambm a formao especfica do Ministrio de Orao por Cura e Libertao. Vamos orientar posteriormente como rezar por cura fsica e cura interior ao telefone; como usar de palavras de consolo e apresentar as promessas de Deus na Bblia. Depois, dividimos a equipe em duplas, para plantes de 2 em 2 horas, por todos os dias da semana.

3- A EQUIPE
Janeiro/2011

16

A equipe para fazer atendimento ao telefone deve ser formada por pessoas maduras na f, de vida de orao intensa e que tenham experincia em orao por cura e libertao. Precisamos de pessoas que tenham a vivncia do batismo no Esprito Santo ou do uso dos carismas, principalmente o de cura e libertao. As pessoas que integram a equipe devem ser abertas aos dons. Palavra de cincia, palavra de sabedoria, profecia e discernimento dos espritos, so os instrumentos usados durante todo o tempo do acolhimento Aconselha-se que a equipe, no total, seja de cerca de 30 servos, se for possvel, para que no haja desgaste e possamos trabalhar sem repetir as duplas de servos durante a mesma semana. O trabalho feito em plantes, sempre com duplas atendendo. Geralmente, os plantes so de 2 horas cada dupla, a comear das 8 horas da manh, ou conforme for discernido pela coordenao. O horrio de cada planto semanal fixo. As duplas dos plantes devem orar juntas antes de comear a ministrar e um servo orar pelo outro. Se possvel, no dia do planto, a equipe de 2(dois) deve ir missa ou fazer uma adorao como preparao. A equipe toda deve reunir-se com o coordenador diocesano do ministrio uma vez por ms, ou mais se for necessrio. Nas reunies devem orar, fazer as devidas avaliaes, procurar solues em comum e partilhar as graas recebidas. Algumas funes do coordenador: estar atento ao cumprimento dos horrios dos plantes; verificar diariamente o livro de registros; dar as orientaes necessrias aos servos; comunicar-se freqentemente com todos; dirigir a reunio mensal, para escutar o Senhor, corrigir a rota e traar novas metas.

4- COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO:


Enquanto um servo atende ao telefone, o outro fica em orao, ouvindo o Senhor. Acompanha o atendimento com palavras de revelao e pela Sagrada Escritura. Os textos revelados ajudam a encaminhar a orao e, muitas vezes so consolo e edificao para a pessoa que est sendo atendida

Janeiro/2011

17

5- AS LINHAS TELEFNICAS E A SECRETRIA ELETRNICA:


Basicamente, usa-se 2 aparelhos de telefone, com 2 linhas diferentes. Se o movimento de telefonemas for muito grande, deve haver mais telefones e linhas disponveis. Uma das linhas ser para receber as chamadas e a outra, para retornar os telefonemas que ficaram registrados na secretria eletrnica. Como so 2(dois) os servos de planto, isto pode dar-se simultaneamente, falando a uma certa distncia um do outro para no atrapalhar. A secretria eletrnica fica ligada nas horas em que no h planto. O tipo de mensagem a ser gravada, deve ser encorajadora e evangelizadora, pedindo que a pessoa deixe seu nome e telefone para que se possa retornar o telefonema. Um exemplo de mensagem gravada: "SOS-Jesus! A paz de Jesus esteja com voc! Meu irmo, minha irm, o Pai te ama e enviou Jesus para te salvar, curar e te dar a paz! Confia nEle e entregue a Ele todo o seu sofrimento. Deixe seu nome e telefone e retornaremos a voc com uma palavra do Senhor Jesus!" Ao assumir o planto, a dupla que encontrar a secretria ligada, dever ouvir todas as mensagens, anotar cada uma no caderno, desligar a secretria e retornar os telefonemas pelo outro telefone.

6- O SERVO OU A SERVA QUE ATENDE:


Quando o servo ou a serva atende ao telefone, deve identificar o atendimento: SOS-Orao, a paz de Jesus! Porm, em nenhuma circunstncia deve revelar seu nome ou telefone pessoal As pessoas sabem para onde esto ligando, mas no devem saber os nomes das pessoas que as atendem para no criar nenhuma dependncia ou clientela particular. bom preservar a privacidade de quem ministra e isentar de mal-entendidos. Pode acontecer que a pessoa atendida pelo telefone sempre' ligue naquele dia e naquela hora do planto e seja sempre a mesma serva que a atende. Neste caso, continuar a atender naturalmente. preciso sempre lembrar-se de dar toda a glria a Deus. Se uma pessoa alcanou a paz ou foi curada, que ela possa reconhecer que a pessoa que a atendeu foi um simples instrumento de Deus para a graa alcanada.
Janeiro/2011

18

No atendimento ao telefone o servo que atende deve: 1. Falar sempre com muita delicadeza e clareza. 2. Ouvir o que a pessoa tem a dizer, sem interromper, mas tambm sem deix-la perder-se em detalhes irrelevantes. 3. Discernir o problema atravs de tudo o que colocado. 4. Fazer o mnimo de perguntas, a no ser as necessrias, para esclarecimentos 5. Evitar perguntas pessoais, a no ser que a pessoa revele espontaneamente, para evitar constrangimento. 6. No dar conselhos. Nunca dizer: "Comigo tambm foi assim... e eu fiz tal coisa...". Ou: "Comigo foi pior, minha filha, se eu fosse voc, faria..." 7. Evitar atendimentos e conversas longas. 8. Depois de ouvir, orar com a pessoa, Se for um caso de' libertao, encaminhar para um sacerdote ou para um grupo de orao (comunidade), de preferncia que tenha o ministrio de cura e libertao. 9. Quando for sofrimento pessoal, de qualquer origem que seja, usar de palavras de consolo e de misericrdia, conforme a inspirao do Esprito Santo. 10. Usar a Sagrada Escritura e os textos das promessas do Senhor para as diferentes situaes. Passar os textos para a pessoa atendida. 11. Colocar o nome das pessoas atendidas numa caixinha de oraes, para a intercesso. 12. As chamadas ao vivo tero prioridade sobre as chamadas que ficam para retorno na Secretria eletrnica." No atendimento, o servo que acompanha ao lado deve: 1. Orar em lnguas baixinho. 2. Acompanhar o atendimento ouvindo o Senhor atravs do discernimento e de palavras da Sagrada Escritura. 3. Passar os textos da Sagrada Escritura para o servo que est atendendo ao telefone, para que ele os revele pessoa atendida, se for necessrio. 4. No deixar transparecer sua presena pessoa atendida, para respeitar a sua privacidade. 5. Terminado o atendimento, os 2 servos agradecem ao Senhor.

7- O CADERNO DOS RELATRIOS:


19

Janeiro/2011

Cada atendimento deve ser registrado. Anota-se: * hora, dia, o nome e o telefone de cada pessoa que telefona durante o planto. * a situao de sofrimento, as palavras inspiradas para o apoio e os textos da Sagrada Escritura. -' importante que o servo que atende deixe suas impresses e avaliao. Caso outro atender a mesma pessoa, toma conhecimento do problema. O caderno de relatrios sigiloso, no deve ser levado para casa, mas guardado em lugar que s a equipe tem conhecimento. Anota-se tambm: * os telefonemas gravados: Nome e telefone; * os telefonemas dados em retorno com resposta; * os telefonemas dados em retorno e que no foram atendidos. A equipe do planto seguinte continua os telefonemas de retorno que no foram atingidos pela equipe anterior. Se uma pessoa telefona freqentemente, anotar a evoluo do atendimento. importante registrar os testemunhos de libertao, cura, consolo ou outra graa recebida. Os recados para o planto seguinte tambm podem ser escritos no caderno. Tempo do planto: 2 horas. Se durante este tempo no houver muitos atendimentos, os servos devem ficar em orao de intercesso por todos os outros que j foram atendidos. Nunca usar este tempo de ministrio para conversar.

Janeiro/2011

20

Das könnte Ihnen auch gefallen