Sie sind auf Seite 1von 3

1 Lista de Exerccios de Lei Orgnica do Distrito Federal

DA ORGANIZAO ADMINISTRATIVA. 01. O Distrito Federal, no pleno exerccio de sua autonomia poltica, administrativa e financeira, observados os princpios constitucionais, regido por uma Lei Orgnica. 02. O Distrito Federal no integra a unio indissolvel da Repblica Federativa do Brasil por ser uma unidade autnoma. 03. O Plebiscito uma das formas de exerccio da cidadania popular no Distrito Federal. 04. A diviso do Distrito Federal em Regies Administrativas encontra amparo constitucional. 05. A criao ou extino de Regies Administrativas no DF ocorrer mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. 06. O Distrito Federal organiza-se em Regies Administrativas, com vistas descentralizao administrativa, utilizao racional de recursos para o desenvolvimento scio-econmico e melhoria da qualidade de vida. 07. A Lei Orgnica do Distrito Federal prev que lei dispor sobre a participao popular no processo de escolha do Administrador Regional. 08. A remunerao dos Administradores Regionais no poder ser superior fixada para os Secretrios de Estado do Distrito Federal. 09. Na execuo de seu programa de desenvolvimento poltico, o Distrito Federal buscar a integrao com a regio do entorno. 10. (Detran, Analista de Trnsito rea Direito e Legislao, CESPE, 2009). As regies administrativas, que so criadas por meio de lei, so administradas por um administrador regional, indicado pelo governador, mas que poder, na forma da lei, ser escolhido por meio de participao popular. 11. (Detran, Auxiliar de Trnsito, CESPE, 2009). Considere a seguinte situao hipottica. Os deputados distritais, por meio de resoluo, transferiram, de forma permanente, as atividades parlamentares para Taguatinga, com o objetivo de ficarem mais prximos do povo. Nesse caso, existe irregularidade nessa resoluo. 12. (Cespe/DFTrans/Tcnico/2008). No DF, a soberania popular exercida exclusivamente mediante plebiscito e referendo. 13. (Cespe/DFTrans/Tcnico/2008). lcita a criao ou a extino de regies administrativas mediante decreto do governador do DF.

14. (Funiversa/Sejus-DF/Tcnico Penitencirio/2008). Quanto organizao do Distrito Federal, em conformidade com a respectiva Lei Orgnica, assinale a alternativa correta. a) As Administraes Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal. b) A bandeira, o hino e o braso so smbolos do Distrito Federal, vedada a instituio de outros smbolos. c) Haver somente um Conselho de Representantes Comunitrios para todas as Regies Administrativas do Distrito Federal. d) O Distrito Federal organiza-se em Regies Administrativas, cuja criao ou extino somente poder ocorrer mediante lei aprovada por dois teros do Deputados Distritais. e) No h participao popular no processo de escolha do Administrador Regional. 15. (Cetro/Tcnico de atividades Rodovirias do DER/DF - 2009). Sobre a Organizao Administrativa do Distrito Federal, contida na Lei Orgnica do Distrito Federal, incorreto afirmar que: (A) O Distrito Federal organiza-se em Regies Administrativas, com vistas descentralizao Administrativa, utilizao racional de recursos para o desenvolvimento socioeconmico e melhoria da qualidade de vida. (B) as Administraes Regionais integram a estrutura da administrativa do Distrito Federal. (C) a remunerao dos Administradores Regionais dever ser superior fixada para os Secretrios de Estado do Distrito Federal. (D) cada Regio Administrativa do Distrito Federal ter um conselho de Representantes Comunitrios, com funes consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. (E) a criao ou extino de Regies administrativas ocorrer mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. 16. (Cetro/Tcnico de atividades Rodovirias do DER/DF - 2009). A respeito dos Fundamentos da Organizao dos Poderes e do Distrito Federal, a soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direito e secreto, com valor igual para todos e nos termos da lei mediante : I. plebiscito. II.referendo. III.iniciativa popular. IV.votao interna dos Deputados Distritais. Est correto o contido em; (A) I e II, apenas. (B) I, II e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 17. O DF tem como smbolos sua bandeira, seu hino e seu braso, no sendo possvel ao Poder Legislativo alterar essa condio, ainda que para criar novos smbolos.

18. Cada uma das regies administrativas do DF tem um conselho de representantes comunitrios com funes deliberativas, consultivas e fiscalizatrias. 19. A vedao de tratamento discriminatrio em razo de idade, etnia, cor, sexo, estado civil, religio, convices polticas, orientao sexual, deficincia fsica, entre outros, no est expressa da LODF porque j se encontra explcita na Constituio Federal. 20. O DF rege-se por Lei Orgnica aprovada pelo Congresso Nacional. 21. Os valores fundamentais que regem a organizao do DF guardam paralelo com os fundamentos do Estado Democrtico de direito institudo pela Constituio Federal brasileira. 22. O DF uma unidade federada sem autonomia, pois no possui capacidade de autoorganizao, auto-governo e auto-administrao. 23. O DF pode dividir-se em Municpios, do mesmo modo que acontece com os Estados e Territrios. 24. O Poder Judicirio e o Ministrio Pblico do DF so organizados e mantidos pelo GDF. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------GABARITO 1. V - 2. F - 3. V - 4. V - 5. V - 6. V - 7. V - 8. V - 9. V - 10. V - 11. V - 12. F - 13. F 14. A - 15. C - 16. B - 17. F - 18. F - 19. F - 20. F - 21. V - 22. F - 23. F - 24. F Postado por Rodrigo Francelino s 22:14 Marcadores: Blog do Professor Rodrigo Francelino, Exerccios de Lei Orgnica do DF, LODF, Professor Rodrigo Francelino, Questes de Lei Orgnica do DF 1 comentrios: Bruno disse...

Das könnte Ihnen auch gefallen