Sie sind auf Seite 1von 20

JornalistaJornalistas Brasileiros autor!

Os Direitos Autorais dos

So Paulo dezembro de 2009

Associao Brasileira de Direitos Autorais dos Jornalistas

Jornalista autor!

ara muitos profissionais esta simples verdade ignorada em prejuzo dos seus direitos como trabalhadores intelectuais e como cidados. Com a publicao da cartilha Jornalista autor! a Apijor chama a ateno sobre o problema, esclarece dvidas e procura instigar os colegas e as colegas que j esto trabalhando, assim como os(as) estudantes, a se aprofundar mais no assunto. Se voc, caro leitor e cara leitora, quiser saber mais sobre o tema, h muita informao disponvel na pgina institucional da Apijor na internet (www.autor.org.br) e no Portal do Autor (www.portaldoautor.org.br).
Diretoria da Apijor

Em artigo publicado em 1882, aps fazer o concurso para professor da Faculdade de Direito de Recife, Tobias Barreto (...) em uma de suas teses apresentadas, ao fazer a classificao dos direitos civis (incluiu) nova categoria que designou pelo nome esquisito, segundo ele mesmo, de direito autoral.
Da ter surgido a brasileirssima expresso Direitos Autorais, segundo o desembargador do Tribunal de Justia de Sergipe, Artur Oscar de Oliveira Deda, no livro A reparao dos danos morais (pag. 70).

Jornalista autor em qualquer circunstncia


Paulo Cannabrava Filho, presidente do Conselho da Apijor.

SUMRIO

1. Um direito fundamental .................................................................................... 4 2. Alguns aspectos da Lei do Direito Autoral .................................................... 5


2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 No h propriedade intelectual sobre o fato noticiado ....................................................... 5 Apenas a pessoa fsica autora ........................................................................................................ 5 Os direitos de autor dividem-se em direitos morais e patrimoniais ............................... 5 Sobre os direitos dos jornalistas em diferentes funes (texto, foto, ilustrao) ...... 6 Transferncia de direitos ...................................................................................................................... 6 Cesso de direitos e LDA versus Copyright/Copyleft e Creative Commons ................... 7 Associaes de defesa dos direitos autorais .............................................................................. 7

3. Os direitos mais violados ................................................................................... 7 4. Como lutar contra tudo isso: sozinho? ..........................................................11 5. Apijor: a entidade de defesa dos direitos autorais dos jornalistas .........11 6 Apijor: o que faz ..................................................................................................12 7. Apijor: alguns dos servios prestados ...........................................................13
7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 Modelo de contrato de licena de reproduo de obras ................................................... 13 Orientaes para o preenchimento de licena e outros esclarecimentos ................. 15 As tabelas de referncia .................................................................................................................... 17 Uma advertncia .................................................................................................................................. 18 Portal do Autor: onde a iniciativa de cada jornalista o que conta ............................. 19

Composio do Conselho | Endereos .............................................................. 20

1 Um direito fundamental
Imagine o seguinte dilogo: Personagem 1: Esse negcio de cpia na Internet est se tornando cada vez mais comum. Eu mesmo estava navegando um dia desses e encontrei um texto do meu blogue publicado em outro sem citar a fonte nem nada! Personagem 2: E o pior que ningum est livre disso! At o presidente da Apijor j foi plagiado! O dilogo bem representativo da cultura dominante na sociedade brasileira: desrespeito aos direitos dos autores e das autoras. Com certeza, em grande parte por desconhecimento do que sejam os direitos autorais. No caso do jornalista que trabalha o tempo todo com obras intelectuais o direito autoral um dos direitos essenciais da profisso, independente de ser ele um jornalista empregado e com carteira de trabalho assinada, ou um trabalhador autnomo (freelancer). Em qualquer circunstncia, quaisquer que sejam as suas condies de trabalho, o jornalista est produzindo obra intelectual. Portanto, sempre estar envolvido em seu dia-a-dia com os direitos autorais.

O DireitO AutOrAl nA COnstituiO FeDerAl


O caput do Art. 5 da Constituio Federal, localizado no corpo do Ttulo II - Dos direitos e garantias fundamentais dos brasileiros tem 77 incisos que tratam de questes to importantes quanto liberdade de expresso, liberdade de conscincia e de religio, direito de imagem, direito honra e privacidade, sigilo da pessoa, liberdade para o exerccio de qualquer profisso, direito informao e direito de ir e vir. Dois desses incisos versam sobre os direitos autorais. O de nmero 27 estabelece que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar. J o inciso 28 assegura a proteo s participaes individuais em obras coletivas e o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas. dessa forma que a Constituio define o lugar que os direitos autorais devem ocupar entre todos os direitos de cidadania dos brasileiros: entre os nossos direitos fundamentais. Alm da Constituio, os direitos autorais constam das convenes internacionais de Paris (1883) e de Berna (1886) que, por terem sido aprovadas por decretos legislativos, tm peso de lei no Brasil. E tm uma lei especfica, a de nmero 9.610/98, tambm conhecida como Lei do Direito Autoral (LDA). De todos os dispositivos legais brasileiros abaixo da Constituio, o mais importante a LDA, por ser totalmente dedicado ao tema. Assim como acontece no Brasil, todos os demais pases signatrios de Berna possuem leis semelhantes.

2 Alguns aspectos da Lei do Direito Autoral


No constitui ofensa aos direitos autorais (...) a citao em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicao, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crtica ou polmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra (caput do Art. 46).
Ou, dito de outra forma, citar pode, copiar no. Sem dvida importante conhecer a letra da Lei. Todo curso de jornalismo deveria faz-la conhecida a seus alunos antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Mas tambm importante saber reconhecer a necessidade de um conhecimento mais especializado para poder interpretar corretamente muitos dos 115 artigos, inmeros incisos e alneas da LDA. Da a importncia de os jornalistas terem constitudo uma associao como a Apijor que conta com um Departamento Jurdico voltado exclusivamente para a defesa de seus direitos e integrado por advogados especializados.

2.2 Apenas a pessoa fsica autora


Este um aspecto fundamental na legislao brasileira, segundo a qual no h autoria atribuda a uma instituio, empresa, rgo governamental etc. Trata-se de caracterstica importante, que marca uma diferena significativa entre a legislao brasileira da tradio do direito Romano , e a legislao anglo-estadunidense, de onde surgiu o copyright. Este ltimo uma legislao destinada a proteger os detentores dos direitos, sejam eles pessoa fsica ou jurdica.

2.3 Os direitos do autor dividem-se em direitos morais e patrimoniais


O Direito Moral vincula o autor sua obra e um dos direitos de personalidade do autor. Por isso, os direitos morais so inalienveis e irrenunciveis (art. 27 da LDA). No podem ser passados a terceiros, e o autor no pode dizer que no fez aquela obra. So direitos morais do autor (Art. 24 da LDA): reivindicar a autoria; ter seu nome (ou pseudnimo) indicado na obra; conservar a obra indita; assegurar a integridade da obra; retirar a obra de circulao quando entender que tal medida necessria (...). O Direito Patrimonial faculta ao autor colocar valor na sua obra e negoci-la, licenciar ou transferir esse direito a terceiros. Diz a Lei em seu art. 28, reproduzindo o que j consta na Constituio Federal: cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literria, artstica ou cientfica. E a obra jornalstica? Por ser obra reconhecidamente intelectual, embora no citada explicitamente na lei, est igualmente protegida. H farta jurisprudncia (deciso de tribunais superiores), assegurando o direito autoral da obra jornalstica.

2.1 No h propriedade intelectual sobre o fato noticiado


Com o objetivo de esclarecer algo que sempre causa muita confuso importante deixar claro desde j: no h propriedade intelectual sobre o fato noticiado em si. A lei protege a forma em que determinado fato publicado e no o seu contedo. So protegidos o texto, a foto, as imagens em movimento acompanhadas do som na TV ou no documentrio... Referir-se ao que j foi noticiado absolutamente livre, assim como citar parte de uma matria para ilustrar outra em que se faz a crtica ou se complementam informaes, no sentido de produzir uma nova matria.

2
2.4 Sobre os direitos dos jornalistas em diferentes funes (texto, foto, ilustrao...)
A Lei d tratamento diferenciado a textos e imagens publicadas pela imprensa. No que diz respeito s imagens fotos, ilustraes, infogrficos, historietas, cartuns ... o direito dos autores est claramente estabelecido. Quando se trata do texto jornalstico, o artigo 36 determina: o direito de utilizao econmica dos escritos publicados pela imprensa, diria ou peridica, com exceo dos assinados ou que apresentem sinal de reserva, pertence ao editor, salvo conveno em contrrio. No se deve depreender do texto acima que, porque a matria foi publicada sem a sua assinatura, o jornalista deixa de ter direito patrimonial sobre a obra. O fato que, se h possibilidade de identificar a autoria, vale o que diz a Constituio, (art. 5, inciso 28, alnea a) assim como o artigo 17 da Lei, que determina: I - a transmisso total compreende todos os direitos de autor, salvo os de natureza moral e os expressamente excludos por lei; II - somente se admitir transmisso total e definitiva dos direitos mediante estipulao contratual escrita; III - na hiptese de no haver estipulao contratual escrita, o prazo mximo ser de cinco anos; IV - a cesso ser vlida unicamente para o pas em que se firmou o contrato, salvo estipulao em contrrio; V - a cesso s se operar para modalidades de utilizao j existentes data do contrato; VI - no havendo especificaes quanto modalidade de utilizao, o contrato ser interpretado restritivamente, entendendo-se como limitada apenas a uma que seja aquela indispensvel ao cumprimento da finalidade do contrato (art. 49). So limitaes importantes porque permitem

assegurada a proteo s participaes contestar na Justia o que se configura como individuais em obra coletiva. contratos abusivos que algumas empresas
Ao organizador da obra coletiva, no caso a empresa jornalstica, cabe apenas a titularidade dos direitos patrimoniais do conjunto da obra coletiva, ou seja, o prprio jornal (ou revista ou outro tipo de veculo que utilize o trabalho de vrios autores).

2.5 Transferncia de direitos Os direitos de autor podero ser total ou parcialmente transferidos a terceiros, por ele ou por seus sucessores, a ttulo universal ou singular, pessoalmente ou por meio de representantes com poderes especiais, por meio de licenciamento, concesso, cesso ou por outros meios admitidos em Direito, obedecidas as seguintes limitaes:
6

jornalsticas impem aos jornalistas. Por exemplo, o aditivo contratual que a corporao x ou y manda seus empregados assinarem dizendo que tudo o que eles vierem a produzir est a priori cedido para que a empresa ou suas coligadas publiquem, quantas vezes quiserem, nos meios existentes ou que vierem a ser criados. uma clusula que fere frontalmente o que est expresso no inciso V reproduzido acima. Os contratos abusivos ferem tambm princpios do Cdigo Civil que asseguram a reviso de contratos que contenham clusula onerosa para uma das partes. So os seguintes os princpios consignados no Cdigo Civil: princpio da finalidade social do contrato; princpio do equilbrio contratual entre as partes; princpio da reviso contratual.

2
2.6 - Cesso de direitos e LDA versus Copyright/Copyleft + Creative Commons
A cesso total ou parcial dos direitos de autor, que se far sempre por escrito, presume-se onerosa (Art. 50 da Lei 9610/98). Se a cesso total ou parcial de direitos patrimoniais presumivelmente onerosa, a liberao do uso para fins determinados no-comerciais ou filantrpicos, por exemplo , tem que ser feita sempre por escrito. No havendo a liberao explcita por escrito, vale o que est na Lei: a presuno de que haver pagamento pelo uso. leitura da LDA que o autor brasileiro no necessita lanar mo de recursos como o Creative Commons, ou o Copyleft, originrios dos EUA, que so artifcios criados em funo da legislao anglo-estadunidense do Copyright. Sendo estranhos legislao brasileira, no oferecem a proteo devida aos autores nacionais. No caso da nossa legislao, para fazer valer sua vontade basta ao autor deixar registrado, por escrito, que esta obra (uma msica, um livro, um texto, um projeto grfico, uma reportagem etc.) est liberada para o uso no-comercial. Ou ento: Obra liberada para uso educacional, etc.

2.7 Associaes de defesa dos direitos autorais

Para o exerccio e a defesa de seus direitos, podem os autores e os titulares de direitos conexos associar-se sem intuito de lucro Uma concluso importante que se pode tirar da (Art. 97 da Lei 9610/98)
O artigo 97 autoriza e d garantias legais para a existncia da Apijor Associao Brasileira de Direitos Autorais dos Jornalistas.

Os direitos mais violados


a autorizao do autor. H incontveis casos em que sequer se cita a fonte e outros tantos em que se atribui a obra de um autor a outro. O modelo de contrado reproduzido no quadro da prxima pgina um exemplo de contrato abusivo.

Os direitos autorais tm sido violados com muita freqncia no mbito das relaes dos jornalistas com as empresas em que trabalham, com os contratantes de suas obras no caso dos frilas , ou ainda por meio do pssimo hbito de copiar as obras (o control C control V, muito comum na Internet) e reproduzi-las sem

CONfirA O MODELO NA SEqUNCiA

3
CONTRATO DE TRABALhO POR PRAZO INDETERMINADO E DE CESSO DE DIREITOS AUTORAIS E OUTRAS AVENAS
Pelo presente instrumento, A EMPRESA JORNALSTICA (..............), pessoa jurdica de direito privado, inscrita no cadastro nacional de pessoas jurdicas do Ministrio da Fazenda sob o n. (.........) com sede na (.................) doravante tambm denominada de CONTRATANTE, e de outro lado, (.........................), brasileiro, casado, tambm denominado de CONTRATADO, considerando que: (I) a Contratante tem interesse de publicar, veicular e comercializar, diretamente ou atravs de terceiros, em qualquer mdia ou meio de comunicao, atualmente existente ou que venha a ser criado, tais como, jornais, por meio impresso ou eletrnico, revistas e quaisquer outros peridicos ou publicaes veiculadas pela Contratante (doravante todos e cada um dos meios e suportes supra sendo designados individualmente de Meio e em conjunto de Meios), obras literrias, comentrios e matrias jornalsticas de autoria do contratado; (II) o Contratado presta servios para a Contratante consistente em produzir as Obras e para que a Contratante as publique e veicule matria jornalstica para e em qualquer meio de comunicao; Resolvem as partes celebrar o presente Contrato de Prestao de Servios (EMPREGO) e de Cesso de Direitos Autorais e Outras Avenas (doravante o Contrato), mediante as seguintes clusulas e condies: CLUSULA PRIMEIRA DO OBJETO 1.1. Constitui objeto do presente Contrato, o fornecimento, pelo Contratado, Contratante, com exclusividade, de matrias jornalsticas de sua autoria, a serem publicados de ___ a _____ pela Contratante, em jornal e/ou em quaisquer Meios editados pela mesma, no Brasil e no exterior, a partir da data de assinatura do presente Contrato. 1.1.1. Sem prejuzo do disposto no item 1.1. supra, o Contratado dever produzir e entregar diariamente Contratante durante a vigncia do presente o contedo de uma matria jornalstica, segundo as especificaes da Contratante, de forma a estarem prontas a tempo de serem tempestivamente publicadas, veiculadas e/ou armazenadas pela Contratante em quaisquer meios. 1.2 Os direitos autorais patrimoniais de titularidade do Contratado, com relao s Obras objeto do presente contrato, j produzidas ou a serem ainda produzidas pelo Contratado, so, desde logo, e atravs do presente Contrato, cedidos Contratante, na sua totalidade, em carter universal e definitivo, de forma irrevogvel e irretratvel. Nesse sentido, o Contratado declara que os direitos patrimoniais das Obras, encontram-se livres e desonerados, e no foram e no sero, de qualquer forma, objeto de pacto antenupcial, no se comunicando, portanto, ao cnjuge do Contratado. (....) 1.3. As Obras podero ser, na sua totalidade ou em parte, respeitados os direitos morais do autor, (a) arquivadas de qualquer forma, tal como por incluso em base de dados, armazenamento em computador, redes de computadores, por microfilmagem, disquetes, CD-Rom, CD-I (compact disc interativo), home vdeo, DAT (digital udio tape), DVD (digital vdeo disc), suporte de computao grfica em geral, redes de transmisso de dados, inclusive do tipo internet, e demais formas de arquivamento do gnero, j existentes ou que venham a ser futuramente criadas, inclusive arquivo web; (b) reproduzidas, divulgadas, e livremente comercializadas, diretamente ou atravs de terceiros, sub-cessionrios dos respectivos direitos autorais da Contratada, em portugus ou traduzidas para outro idioma, no Brasil ou no exterior, e/ ou (c) utilizadas (i) para todos os fins econmicos existentes ou futuramente criados, para publicao e/ou veiculao atravs de quaisquer Meios, (ii) para qualquer forma de utilizao econmica, hoje existente ou que venha a existir, inclusive publicao, divulgao e/ou veiculao por radiodifuso sonora ou televisiva, por meio impresso, e, tambm, por meio eletrnico, qual seja, CDRom, CD-I (compact disc interativo), home vdeo, DAT (digital udio tape), DVD (digital vdeo disc), suporte de computao grfica em geral, redes de transmisso de dados, inclusive do tipo internet, arquivo web, etc. e, ainda, por satlite e transmisso via cabo (todos esses meios e suportes includos na definio de Meios). 1.4. O Contratado concede Contratante, o direito de preferncia de explorao da Obra nas modalidades ainda no existentes, que venham a existir no futuro.

3
As violaes mais freqentes dos diretos autorais dos jornalistas so: Ausncia de crdito (publica-se o texto, foto ou veicula-se o vdeo sem o nome do autor ou dos autores); Plgio; Adulterao do original; Reutilizao sem autorizao do autor; Utilizao por terceiros; Utilizao para outros fins; Contratos abusivos. No caso do empregado que j est na empresa, evidente que se este no assinar estar sujeito a ser demitido. Por isso, ele assina. Mas se tais contratos forem questionados na Justia, pela Lei dos Direitos Autorais e pelo Cdigo Civil certamente tais clusulas sero anuladas. O que est dito vale no s para os aditivos contratuais e contratos de trabalho dos empregados, mas tambm para os tristemente famosos Contratos de Cesso de Direitos Autorais - CDAs (contratos leoninos de cesso de direitos autorais que as empresas do aos frilas para assinar sem que estes tenham de fato qualquer possibilidade de negociao). Na pgina seguinte mostramos o extrato de outro contrato abusivo, utilizado por uma grande editora de revistas do pas. Leia as condies estabelecidas neste contrato e compare com o modelo proposto pela Apijor (veja na pgina 14). O quadro no Brasil fica agravado porque a mdia em nosso pas tradicionalmente pertence a poucos. Isso reduz drasticamente as possibilidades de manifestao do pensamento por parte da populao e dos prprios jornalistas, alm de favorecer enormemente a precarizao das relaes de trabalho. A propsito dessa questo, ilustrativo o estudo patrocinado pelo Frum Nacional pela Democratizao da Comunicao (FNDC) Os donos da mdia em http://

A luta pelo reconhecimento da autoria, levada a efeito principalmente pelos reprteres fotogrficos brasileiros desde os anos 1970, foi o motor de partida e em grande parte o gerador de uma srie de aes que resultaram no avano da conscincia e da organizao profissional dos jornalistas em relao ao tema dos direitos autorais. Ainda hoje essa luta que vem gerando iniciativas em vrios estados. Um grupo de fotojornalistas se rene, recolhe sistematicamente as publicaes que no registram os crditos junto s imagens publicadas e passa para a Apijor, que toma as primeiras medidas extra-judiciais cabveis. Se o problema persiste, o caso acaba se transformando em ao na Justia. Apesar da falta de publicao do crdito ser bastante disseminada, o problema dos contratos abusivos que atinge de maneira mais frontal e ampla os jornalistas profissionais hoje. Tem sido comum nos ltimos anos as empresas jornalsticas passarem para seus empregados contratos de trabalho em que consta a cesso total e absoluta de tudo o que vier a ser produzido enquanto o jornalista (ou a jornalista) l trabalhar, sem qualquer pagamento adicional. O extrato de modelo de contrato reproduzido no quadro da pgina anterior, praticado por empresa jornalstica brasileira, tem vrios trechos (grifados por ns) que se chocam com o que estabelece a LDA. apenas um exemplo, entre muitos, de contratos claramente abusivos existentes no mercado. So abusivos em primeiro lugar porque para que um contrato seja considerado vlido as duas partes devem ter igualdade de condies para negociar as clusulas.

www.fndc.org.br/arquivos/DonosdaMidia. htm. O trabalho, iniciado em 1987, mostra como

o entrelaamento dos interesses entre mdia, poder econmico, oligarquias e polticos no Brasil. Esta situao precisa ser mudada. Com meios de comunicao de diferentes coloraes polticas, ideolgicas, culturais e regionais, o povo brasileiro ter mais possibilidades de se expressar. E os jornalistas tero mais possibilidades de encontrar um trabalho. Por isso, vale reiterar que os interesses dos jornalistas so coincidentes com os da populao brasileira por maiores e melhores possibilidades de livre manifestao do pensamento e da sua produo artstica, cultural e intelectual.

CONfirA O MODELO NA SEqUNCiA

3
CONTRATO DE CESSO TOTAL E DEFINITIVA DE DIREITOS AUTORAIS
CONDIES DE CONTRATO, a que as Partes se obrigam, por si e por seus eventuais sucessores,a qualquer ttulo: 1. OBJETO: O(A) Cedente declara ser o(a) nico(a) titular e/ou detentor(a) dos direitos autorais patrimoniais da(s) Obra(s), criada(s) pelo(a) Autor(a), e neste ato, cede Cessionria todos os direitos patrimoniais de autor incidentes sobre a(s) Obra(s), para uso, fruio e disposio pela Cessionria por qualquer modalidade, de qualquer natureza (editorial, de entretenimento ou comercial), para publicao, reproduo, transmisso com ou sem fio, emisso, retransmisso, distribuio, comunicao ao pblico (representao e execuo pblicas), edio, adaptao, arranjo, transcrio, produo audiovisual e outras transformaes, traduo para qualquer idioma, incluso em quaisquer outras obras, sincronizao, uso por representao, recitao ou declamao, execuo, sonorizao, captao, radiodifuso e outros meios de comunicao, mediante o emprego de qualquer tecnologia (analgica, digital, com ou sem fio e outras), exposio, gravao, incluso em base de dados, armazenamento em quaisquer meios, digitalizao, locao comercial, divulgao e quaisquer outras modalidades de utilizao existentes ou que venham a ser inventadas, em quaisquer meios e suportes existentes ou que venham a ser inventados, prprios e/ou de terceiros, dentro e fora do territrio nacional, por nmero ilimitado de vezes e por todo o prazo de proteo da(s) Obra(s), estando a Cessionria autorizada a alterar, anotar, comentar ou modificar quaisquer da(s) Obra(s) e criar obras derivadas, sem limitao, bem como licenciar e/ou ceder, total ou parcialmente, quaisquer dos direitos ora cedidos a quaisquer terceiros, dentro e fora do territrio nacional. A omisso de qualquer modalidade ou suporte de uso ou a indicao de qualquer forma de utilizao da(s) Obra(s) no campo de descrio acima e a indicao da Marca, no implicaro limitao do direito exclusivo de explorao da(s) Obra(s) pela Cessionria. 1.1 A utilizao, reutilizao, fruio ou disposio (licenciamento ou cesso a terceiros) da(s) Obra(s) ser feita pela forma, local e tempo que a Cessionria desejar e no depender de consulta ou remunerao adicional ao() Cedente alm do pagamento do Preo ajustado (se houver). 1.2 A Cessionria ser a nica e exclusiva titular dos direitos autorais patrimoniais da(s) Obra(s), obras derivadas e outras por ela produzidas que contenham a(s) Obra(s), sendo essa exclusividade oponvel mesmo contra o(a) Cedente e o(a) Autor(a), que no podero explorar quaisquer da(s) Obra(s) sem autorizao prvia da Cessionria. 1.3 A presente cesso de direitos no implica obrigao de uso da(s) Obra(s) pela Cessionria, no recobrando o(a) Cedente e/ou o(a) Autor(a), em tempo algum, na ausncia de utilizao, os direitos cedidos. 2. PRAZO: A cesso objeto deste Contrato tem carter irrevogvel e irretratvel, vlida por todo o prazo de proteo da(s) Obra(s). 4. RESPONSABILIDADES DO(A) CEDENTE E DO(A) AUTOR(A): 4.1 Se a(s) Obra(s) contiverem imagem de pessoa, direito de autor ou conexo de terceiro, o(a) Cedente e o(a) Autor(a) declaram estar autorizados(as) pelos respectivos titulares para a criao e explorao da(s) mesma(s) conforme previsto neste contrato, salvo se o(s) objeto(s) tiver(em) sido fixados ou representados na(s) Obra(s) a pedido especfico da Cessionria. 4.2 O(a) Cedente responder isoladamente pela violao de direitos de terceiros, de qualquer natureza, decorrente da criao e explorao da(s) Obra(s) conforme previsto neste Contrato, substituindo a Cessionria em todos os procedimentos judiciais e/ ou extrajudiciais relacionados quando possvel, caso contrrio, reparar os prejuzos sofridos pela Cessionria que der causa. 5. CONDIES GERAIS 5.1 O Preo acima (se houver) pode ser pago pela Cessionria Cedente a ttulo de remunerao por servios relacionados criao da(s) Obra(s), mediante a apresentao da respectiva nota fiscal de servios. Nesse caso, a cesso de direitos autorais patrimoniais objeto deste contrato feita sem nus adicional para a Cessionria.

10

4 Como lutar contra tanta coisa: sozinho?


Enfrentar sozinho os que pretendem desregulamentar o trabalho no Brasil j seria, por si s, algo sem qualquer chance de sucesso. Acontece que o problema ainda maior, pois ao contingente dos que querem acabar ou limitar enormemente o alcance da legislao trabalhista, devemos juntar um contingente igualmente grande dos que no respeitam os direitos de autoria. Trata-se, portanto, de empreender uma luta bem mais ampla com vistas a mudar uma mentalidade incutida h sculos pelas elites proprietrias e desenvolver uma nova cultura de respeito aos direitos da populao. Por isso, os jornalistas precisam de unio. Unio entre si e tambm unio com os diversos segmentos da sociedade que tm interesse genuno em ampliar seus canais de expresso, tornar a comunicao mais plural e abrangente em nosso pas. A est porque a Apijor uma necessidade. Ela representa essa unio dos jornalistas no que diz respeito defesa dos seus direitos autorais. Ao mesmo tempo, juntamente com as demais entidades sindicais e associaes profissionais, um canal concreto de comunicao e de negociao para o estabelecimento de alianas com os que tm interesses que se harmonizam com os dos jornalistas.

APIJOR: Entidade de defesa dos direitos autorais dos jornalistas


Ao assinar o convnio com a Apijor, o Sindicato garante aos seus associados a proteo jurdica e os servios da entidade. Os jornalistas sindicalizados ou filiados s associaes de segmentos especficos, como acontece com os jornalistas aposentados filiados Ajaesp (Associao dos Jornalistas Profissionais Aposentados no Estado de So Paulo) ou Arfoc/SP, dos reprteres fotogrficos e cinematogrficos passam a ser automaticamente scios da Apijor. O mesmo acontece com os estudantes de jornalismo, nos casos dos Sindicatos que permitem a pr-sindicalizao. A Apijor tem tambm jornalistas e estudantes de jornalismo associados individualmente. Nestes casos, a anuidade de R$ 100,00 e R$ 50,00, respectivamente. Para garantir a proteo aos interesses dos jornalistas a Apijor conta, em cada base sindical, com pelo menos um advogado credenciado.

Em setembro de 2000 a direo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de So Paulo levou ao 29 Congresso Nacional dos Jornalistas, em Salvador-BA, a proposta da criao de uma entidade para a defesa dos direitos autorais dos jornalistas. A iniciativa, que contou desde o incio com o apoio da Federao Nacional dos Jornalistas (www.fenaj.org. br), obteve a adeso imediata de outros sete sindicatos. Dois meses depois, por meio de uma reunio telefnica com a participao de representantes desses sindicatos e da Federao Nacional dos Jornalistas, criou-se a Apijor, com sede em So Paulo, onde fica tambm seu Departamento Jurdico. Os sindicatos de jornalistas filiados esto entre os maiores e mais importantes do pas: dos Estados de So Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Amazonas, do Municpio do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

11

6 Apijor: o que faz


Um dos principais problemas para a consolidao da democracia no Brasil o desconhecimento por parte de cidados e cidads dos direitos garantidos por lei e que deveriam ser protegidos pelas instituies. Por isso, prioridade da Apijor difundir e desenvolver uma cultura de respeito aos direitos autorais. A instituio persegue esse objetivo participando de foros especializados, promovendo a realizao de conferncias, seminrios, mesas-redondas, por meio de publicaes e mantendo espaos informativos e interativos na Internet. Dentro desse esprito, a Apijor criou e mantm desde 2000 o espao institucional www.autor.org.br. Em janeiro de 2009 lanou o portal do Autor, uma comunidade virtual de construo coletiva que congrega jornalistas e demais interessados na defesa dos direitos autorais e na discusso de temas conjunturais: A entidade j patrocinou mais de 80 processos favorecendo jornalistas, nas justias Civil e Trabalhista, s em So Paulo. Na quase totalidade dos processos, quando no h acordo a vitria tem sido dos jornalistas. Um dos servios mais utilizados o atendimento aos associados, por telefone, Internet ou pessoalmente. Os profissionais recorrem entidade para esclarecer dvidas e solicitar orientaes em situao em que sentem seus direitos ameaados. A instituio esteve presente nas sesses do Frum Nacional de Direito Autoral, promovidas pelo Ministrio da Cultura, para discutir a legislao autoral brasileira e internacional e recolher subsdios para um novo projeto de Lei em substituio 9.610/98. De 2000 a 2009, a Associao realizou cinco edies do Encontro Nacional de Autores da Apijor, sendo dois em parceria com a Alcntara Machado, no mbito da Photoimage Brazil. A Apijor tambm se dedica ao debate sobre as melhores prticas jornalsticas e luta pela democratizao da comunicao. Em maio de 2009, junto com a ECA-USP, organizou o I Encontro dos Cursos de Jornalismo da Regio Metropolitana de So Paulo, para debater Jornalismo e Interesse Pblico. Com relao luta pela democracia na comunicao, participou do processo de preparao da I Conferncia Nacional de Comunicao (Confecom) tendo integrado a Comisso Paulista Pr Conferncia. Participou da 1 Conferncia Municipal e da 1 Conferncia Estadual de Comunicao de So Paulo. Como reconhecimento por sua atuao, elegeu uma delegada para participar da 1 Confecom em Braslia.

www.portaldoautor.org.br.

Quando ocorrem violaes aos direitos autorais com perda real para o autor jornalista e a parte que ofendeu no quer reconhecer sua responsabilidade, o autor prejudicado deve procurar orientao da Apijor que, se for o caso, mover ao judicial em nome do(a) associado(a).

12

7 Apijor: alguns dos servios prestados


Orientao jurdica aos associados; sindicatos e demais conveniados Assessoramento jurdico (aos sindicatos); Modelos de contratos de licena de obras; Orientaes sobre os contratos; Registros de contratos e obras; Intermediao para a contratao de obra; Ao judicial; Tabelas de referncia para frilas; Portal do Autor.

7.1 MODelO De COntrAtO De liCenA pArA reprODuO De ObrAs


Desde os primeiros anos de sua existncia a Apijor publica em sua pgina na Internet os modelos de contrato de licena de direitos autorais que tm auxiliado os profissionais no momento em que so chamados a realizar trabalhos jornalsticos. A entidade publicou em 2009, o novo modelo de contrato que, agora, vem acompanhado por esclarecimentos quanto ao seu correto preenchimento, detalhados em um texto de orientao. Reproduzimos a seguir o modelo de contrato com parte das Orientaes:

CONfirA O MODELO NA SEqUNCiA

13

7
MODELO DE CONTRATO PARA LICENA DE REPRODUO DE OBRA
CONTRATO REGISTRADO NA APIJOR SOB NMERO: ________ LICENCIANTE: ____________________________ Crdito autoral (nome do autor a figurar junto obra): ________________________________ Reg. Profissional (MTb): __________ RG: _________ CPF/MF: ______________________ Endereo: _________________ Bairro: __________ CEP: ______ Cidade: ________ UF__ LICENCIADO: ________________CNPJ/CPF:________ Inscrio Estadual: _______________ Endereo: _________________ Bairro: __________ CEP: ______ Cidade: ________ UF__ Pessoa jurdica representada por: ______________________________ RG: ___________ CPF/MF: ________________ OBRA OBJETO DO LICENCIAMENTO: _________________________________________ VALOR DA LICENA: R$_______________ FORMA DE PAGAMENTO:_____________________ REPRODUO/UTILIZAO AUTORIZADA PARA: ____________________________________

DEMAIS CONDIES DA LICENA:


01 A presente licena tem como objeto a obra intelectual do jornalista autor/LICENCIANTE, que no se confunde com prestao de servios, uma vez que a obra definida como bem mvel, conforme artigo 3 da Lei 9.610/98, configurando-se como negcio jurdico de licenciamento de direitos autorais; 02 O LICENCIANTE o nico e exclusivo titular dos seus direitos autorais sobre a obra acima discriminada, e a presente licena est limitada aos termos do presente contrato, estipulados qual modo, obra, utilizao, tempo e territrio, no podendo ser entendida como transferncia de direitos ao LICENCIADO. 03 A presente licena est limitada apenas ao uso acima descrito, ficando estipulado que uma nova utilizao depender de autorizao prvia e expressa do LICENCIANTE. 04 Neste ato, o LICENCIANTE entrega ao LICENCIADO as cpias e/ou originais da obra licenciada, sendo que os originais da obra pertencem exclusivamente ao LICENCIANTE, no podendo ser objeto da presente avena. 04.1 A entrega do original pelo LICENCIANTE ao LICENCIADO para a reproduo no ser tida como transmisso de direitos autorais, e sim simples consignao para seleo e devoluo no prazo mximo de 30 dias. 04.2 Enquanto o LICENCIADO estiver na posse dos originais da obra dever zelar pela sua integridade, e responder por qualquer perda ou danificao dos mesmos, por danos patrimoniais e morais autorais. 05 Depender de autorizao prvia e expressa qualquer alterao da obra na sua reproduo, sob pena de responder por danos morais autorais.

14

7
06 Quando da publicao da obra o LICENCIADO est obrigado a creditar a autoria da obra ao autor pessoa fsica, sob pena de responder por danos morais autorais. 07 A validade desta licena inicia-se a partir do pagamento total do preo avenado e dura pelo prazo mximo autorizado por lei, restringindo-se o uso apenas ao territrio brasileiro. 08 Fica estipulada multa contratual de 15 (quinze) vezes o valor da licena em caso de qualquer descumprimento das clusulas acima, sem prejuzo de indenizao por danos patrimoniais e morais autorais. 09 Esta licena est registrada na APIJOR Associao Brasileira de Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais, que deste j est autorizada pelo LICENCIANTE a fazer cumprir, se necessrio, todos os seus termos, em seu nome, como mandatria de seus direitos autorais. 10 Por estar justo e contratado, assinam a presente licena, na presena de duas testemunhas, e elegem o foro da Comarca de ___________________ , para dirimir qualquer pendncia. Local e data: ______________________________________ Licenciante: ______________________________________ Licenciado: ______________________________________ Testemunha 1: _____________________________________ Testemunha 2: _____________________________________

7.2 OrientAes pArA O preenChiMentO De liCenA e OutrOs esClAreCiMentOs


Alm do modelo de contrato com a especificao das condies da licena, o associado conta com um texto de orientaes para o correto preenchimento da licena e outros esclarecimentos. Numa viso abrangente e explicativa, o texto assinado pela advogada Silvia Neli prev um grande nmero de situaes e procura fornecer explicaes detalhadas sobre como enfrent-las, sempre amparado no texto da Lei. A seguir, uma seleo de partes do texto de orientao(*): A Apijor coloca disposio de seus associados este modelo de contrato de licena de direito autoral

por julg-lo mais adequado realidade brasileira. Esses contratos, uma vez preenchidos e assinados, podem ser registrados na entidade constituindo uma garantia a mais em casos de aes judiciais por descumprimento (...). 1 A Licena de Obra Autoral regida pela Lei 9.610/98 Lei de Direitos Autorais (LDA) e s vlida se expressamente formalizada (escrita), como determina os arts. 29, 49 e seguintes da LDA. A licena autoriza apenas um determinado uso e no transmite direitos outros do contratante (licenciado) sobre a obra do contratado (licenciante). Diferente a cesso de direitos, onde existe a transmisso de direitos patrimoniais ao contratante (cessionrio) pelo contratado (cedente), restando ao autor apenas a manuteno do seu direito moral autoral que jamais pode ser objeto de contrato. COnsulte O teXtO inteGrAl eM: www.autr.org.br/modelos_de_ contrato.php

15

7
Direito moral: manter a integridade da obra, ter o crdito autoral reconhecido, ter direito a uma cpia ou ao seu nico exemplar, etc. (art. 24 da LDA). Na licena autoral defendida pela Apijor o licenciado poder utilizar a obra unicamente para um determinado fim. 2 Essa licena registrada na APIJOR, servio disponibilizado apenas aos scios, uma vez que ela a associao de direitos autorais de seus associados com poderes para fiscalizar e fazer cumprir os contratos, podendo agir nas esferas administrativas e judiciais em defesa desses direitos (artigos 97 e seguintes da LDA). 4 O crdito autoral prioritariamente do autor/ pessoa fsica, ou seja, o nome ou pseudnimo de identificao do criador intelectual da obra. O crdito pessoa jurdica (banco de imagem, empresa do fotgrafo, etc.) opcional. Mas o do criador da obra obrigatrio. Tanto assim que nula a clusula contratual que impe ao autor o anonimato, alm de gerar dano moral, sujeito a indenizao. EXCEO - Se por algum motivo de ordem pessoal o autor desejar prescindir do seu crdito autoral, dever fazer declarao expressa ao licenciado, e a qualquer tempo poder mudar de idia, comunicando aquele que a partir da retoma o seu interesse pela sua identificao como autor daquela obra, para as futuras publicaes. O scio da APIJOR precisa comunic-la dessa situao para que a mesma no seja surpreendida em caso de fiscalizao ou notificao por falta de crdito autoral ao licenciado ou terceiros. 8 Valor da licena: deve haver informaes claras quanto ao valor total da licena, forma de pagamento, ao valor (ou valores) das parcelas e data de vencimento de cada uma delas. Se for por meio de depsito bancrio, dever ser identificado corretamente o banco, a agncia e o nmero da conta. A licena tambm poder ser gratuita, mas tal liberalidade do licenciante dever ser expressamente informada. 9 Identificao correta da utilizao licenciada, para qual veculo, n da edio etc., de forma que no possa haver interpretao extensiva a outras utilizaes ou suportes que no aqueles pretendidos pelo autor/ licenciante. 10 A licena no pode ser confundida com prestao de servio. Pode ocorrer de a obra ser encomendada. Neste caso, haver duas situaes distintas: a prestao de servios para o cumprimento do que foi contratado e a licena de uso da obra. O correto o uso de um contrato de prestao de servios, com a indicao do preo do trabalho (que no dever ser inferior ao da Tabela de Preos da Categoria) e de outro contrato com o valor da licena. O que no pode haver a dupla contratao para um nico valor, pois oneraria o autor da obra com dupla tributao. Havendo apenas o contrato de prestao de servios, o uso da obra no estar regularizado. Exemplificando: Obra fotogrfica encomendada em cobertura jornalstica: a) valor da prestao de servios, o que compreende o cumprimento de uma pauta com as respectivas orientaes: R$ 500,00; b) licena autoral: R$ 1.000,00 = total: R$ 1.500,00. Documentos necessrios: Dois contratos distintos: a) de prestao de servios + b) de licena; Nota Fiscal para o valor de R$ 500,00 pela prestao de servios; e Recibo simples de R$ 1.000,00 pela licena autoral (o recibo de licena autoral tambm documento fiscal). Quando o trabalho no for encomendado e a licena ocorrer sobre obra j pronta, no h de se falar em prestao de servios, e sim, apenas, em licena de direitos autorais. 11 A licena direcionada a uma determinada obra, para um uso exclusivo, por meio de um suporte especfico (revista, jornal, internet, livro, CD ROM, CD, etc.). A falta de especificao ser interpretada restritivamente para o primeiro uso que for dado obra (Art. 4 da LDA). So clusulas abusivas aquelas genricas, que colocam todo tipo de suporte alm daquele contratado, ou que venha a ser inventado, por no observar a regra da obrigatoriedade da especificao do uso. Da mesma forma, obrigatrio constar o prazo (o mximo da LDA de 5 anos art. 51) e o territrio. 16 direito moral do autor o respeito integridade da obra, tal como criada. Qualquer alterao s poder ser feita aps sua prvia e expressa autorizao.

16

7
A alterao da obra sem autorizao constitui violao ao direito moral, cabendo indenizao inciso IV do art. 24 e pargrafo 2 do art. 79, LDA. 17 direito moral do autor ter o seu crdito autoral impresso junto obra de forma clara, para que no seja confundido com outro autor, ou para que a obra no fique no anonimato inciso II do art. 24 e pargrafo 1 do art. 79, LDA. Se ocorrer omisso da autoria ou o crdito no for claramente explicitado, ou ainda se a obra for creditada a outra pessoa, ou a uma agncia de notcias, ao arquivo ou divulgao, est configurada a violao ao direito moral do autor. Isso vlido tambm quando o crdito colocado somente no expediente e a obra tem outros autores. Nesses casos cabe indenizao moral e o reconhecimento pblico em trs jornais de grande circulao da comarca do autor (art. 108 da LDA), direitos reivindicados em ao judicial. 19 A multa contratual no se confunde com possvel indenizao patrimonial e moral. Caso seja necessrio, o jornalista associado ao Sindicato ou Apijor pode pedir esclarecimentos e orientaes suplementares por e-mail, por telefone, em visita presencial Apijor ou a um dos advogados credenciados. Note que o primeiro dado que consta desses modelos de contrato o espao para a colocao do nmero de registro na Apijor. Trata-se de um novo servio da Associao, lanado em junho de 2009, exclusivo para os associados. Evidentemente o modelo de contrato pode servir para os no associados. Na realidade, todo autor pode acessar a pgina na Internet e se beneficiar das informaes l contidas. A Apijor presta essas informaes publicamente de forma consciente, pois sabe que quanto mais autores tiverem o conhecimento dos seus direitos, mais benefcios tero todos, inclusive os jornalistas autores. Mas, s os associados tm a segurana que oferece o registro das licenas junto Apijor. Alm do registro e das orientaes para a elaborao dos contratos, a Apijor se dispe a fazer a intermediao para a efetivao do contrato. No caso desse servio, tambm exclusivo para associados, cobrado o percentual de 15% do valor do contrato. Na esfera judicial, a Apijor tem conduzido dezenas de aes defendendo os direitos autorais dos jornalistas. Algumas dessas aes so brevemente relatadas em www.autor.org.br. Basta clicar sobre Smula Jurdica/ Sentenas.

7.3 As tAbelAs De reFernCiA


Os valores de referncia para trabalhos jornalsticos vm sendo reajustados anualmente desde 2001. um trabalho que a Apijor faz em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de So Paulo e outras entidades da rea (Associao dos Cartunistas e Arfoc-SP). O conjunto das tabelas est na pgina da Apijor, cobrindo as reas de: 1. 2. 3. 4. assessoria de imprensa/comunicao; reprter cinematogrfico; fotojornalismo; projeto grfico diagramao projeto para internet; 5. ilustrao editorial e institucional; 6. texto pauta reviso traduo.

ACESSE: http://www.autor.org.br/tabelas_ de_valores_referenciais.php#


H colegas que argumentam que as empresas no respeitam os valores mnimos fixados nas tabelas e, por esta razo, questionam sua existncia. Se verdade que ocorre no mercado o pagamento abaixo dos valores mnimos fixados, tambm verdade que h empresas e contratos que se referenciam no que est ali estipulado. S por isso j se justifica a confeco e publicao das tabelas. certo tambm que h profissionais que sequer levam em conta os valores das tabelas ao propor seus

17

7
trabalhos. Se a prtica de utilizar nas negociaes os valores de referncia se tornasse corriqueira entre os profissionais, aumentaria a presso para o cumprimento do que est estabelecido, o que se refletiria na melhora do ganho de vrios jornalistas. H que se levar em conta, ainda, que as tabelas so a referncia utilizada pelo Judicirio para arbitrar o valor a ser pago sempre que o jornalista recorre Justia por ter sido prejudicado em seus direitos. 12) A reproduo da obra por outras mdias vedada pelo Artigo 31 da LDA: As diversas modalidades de utilizao de obras literrias, artsticas ou cientficas ou de fonogramas so independentes entre si, e a autorizao concedida pelo autor, ou pelo produtor, respectivamente, no se estende a quaisquer das demais.

13) A reutilizao da obra do autor ou a sua utilizao para fins diversos do contratado, que 7.4 uMA ADvertnCiA ocorre sem o seu conhecimento, contraria o disposto Na perspectiva de difundir a cultura do respeito aos no artigo 50 da Lei de Direitos Autorais: direitos autorais e de evitar situaes extremas em A cesso total ou parcial dos direitos de que se tenha que recorrer a juzo para reparar direitos desrespeitados, desde dezembro de 2008 a Apijor autor, que se far sempre por escrito, presumemantm publicada em sua pgina institucional uma se onerosa. advertncia dirigida aos editores, chefes de redao ou responsveis por publicaes/veiculaes de 14) Em ateno aos dispositivos legais de carter jornalstico para que tomem conhecimento proteo aos autores o Direito Trabalhista exige que e respeitem a legislao autoral, evitando assim o empregador mencione no contrato de trabalho problemas para si e para as empresas em que para qual meio o jornalista vai trabalhar. Ou seja, trabalham. no se admite um empregador contratar um autor para vrias mdias. O Precedente Normativo N 55 A advertncia feita a partir da constatao do Tribunal Superior do Trabalho estabelece:

de que a maioria dos meios de comunicao est veiculando textos ou imagens com contedo jornalstico sem os devidos crditos (...), ou esto repassando para outros meios de comunicao material jornalstico sem a autorizao dos autores, tudo isso num flagrante desrespeito legislao em vigor.
O texto segue explicando que esse tipo de irregularidade pode vir a ocasionar problemas tanto para o profissional diretamente responsvel o editor ou chefe de redao, por exemplo como para os proprietrios das empresas. Para evitar tais problemas, a Apijor recomenda que sejam tomadas providncias para que cessem as violaes aos direitos legtimos e legalmente institudos dos jornalistas brasileiros.

C. TST PN n 55 O empregador obrigado a


mencionar, no contrato de trabalho, o rgo de imprensa no qual o jornalista vai trabalhar. 15) A LDA, em seu captulo II, particularmente em seus Artigos 104 e 105, especifica as sanes a que esto sujeitas as violaes aos Direitos Autorais: Art. 104: Quem vender, expuser a venda, ocultar, adquirir, distribuir, tiver em depsito ou utilizar obra ou fonograma reproduzidos com fraude, com a finalidade de vender, obter ganho, vantagem, proveito, lucro direto ou indireto, para si ou para outrem, ser solidariamente responsvel com o contrafator (...);

Art. 105: A transmisso e a retransmisso, por qualquer meio ou processo, e a comunicao ao pblico de obras artsticas, literrias e cientficas, So especialmente esclarecedores sobre as infraes (...) realizadas mediante violao aos direitos e os riscos de quem as pratica os itens 12 a 16 do texto de seus titulares, devero ser imediatamente anexado carta de advertncia: suspensas ou interrompidas pela autoridade judicial competente, sem prejuzo da multa diria

18

7
pelo descumprimento e das demais indenizaes cabveis, independentemente das sanes penais aplicveis; caso se comprove que o infrator reincidente na violao aos direitos dos titulares de direitos de autor e conexos, o valor da multa poder ser aumentado at o dobro. 16) As Sanes civis tratadas pela LDA se aplicam sem prejuzo das sanes penais cabveis, ou seja, aquelas previstas nos Artigos 184 a 186 do Cdigo Penal. est enviando uma mensagem clara aos jornalistas: no adianta ficar parado, espera de que seus direitos sejam respeitados naturalmente. preciso tomar iniciativas concretas para mudar uma cultura que de desrespeito aos direitos. Ao fazer parte da comunidade virtual do Portal do Autor, cada jornalista dar seu apoio e estar participando efetivamente da luta para modificar o status quo. Acesse www.portaldoautor.org.br e faa sua inscrio. Fazendo o mnimo, cada um estar contribuindo para que amanh a situao seja melhor do que hoje. Quem participa e ajuda a construir a Apijor j sabe que jornalista realiza trabalho intelectual. Independentemente da forma de contratao (empregado com carteira assinada ou freelancer) ou da funo que exerce (reprter, editor, reprter-fotogrfico, ilustrador, etc.).

7.5 pOrtAl DO AutOr: OnDe A iniCiAtivA De CADA jOrnAlistA O que COntA


Em janeiro de 2009 a Apijor lanou o Portal do Autor. Trata-se de uma comunidade virtual de autores voltada para a difuso da cultura de respeito aos direitos autorais, para o debate em torno dessa questo e de outras relativas ao jornalismo e comunicao. O Portal mantm um boletim eletrnico dirio cujas chamadas so enviadas por e-mail a todos os participantes. O Boletim tem sempre notcias da prpria Apijor ou de acontecimentos envolvendo a questo dos direitos autorais, alm de trazer matrias com outros assuntos de interesse das reas de jornalismo e comunicao em geral, artes e cultura. As notcias so reproduzidas na pgina institucional da Apijor. No Portal, o participante pode optar por diferentes grupos temticos, fruns de debates, pode criar ou espelhar o seu blog, publicar seus textos, fotos, vdeos ... enfim, um portal para incentivar o trabalho de autoria. , principalmente, uma iniciativa voltada para desenvolver a inteligncia coletiva em torno dos temas tratados. Ao tomar a iniciativa do Portal do Autor, a Apijor

JornAliStA Autor. SEmprE!


A produo do jornalista protegida pela legislao brasileira e pelas convenes internacionais das quais o Brasil signatrio. A Apijor existe para defender tais direitos. A participao de um grande nmero de profissionais dar mais fora associao para desempenhar o seu papel com maior efetividade. Faa a sua parte,

ACESSE: www.autor.org.br, www.portaldoautor.org.br


e d sua contribuio interessada.

Jornalista autor! Os Direitos Autorais dos Jornalistas Brasileiros uma publicao da APIJOR. Edio: Fred Ghedini Texto: Fred Ghedini e Paulo Cannabrava Filho Reviso tcnica: Slvia Neli Projeto grfico e editorao: Sandra Kaffka / arteAgora Design So Paulo, dezembro de 2009. O contedo desta cartilha est liberado, desde que citada a fonte.

19

ApiJor Associao Brasileira de Direitos Autorais dos Jornalistas


CONSELhO DIRETOR
1. Paulo Cannabrava Filho (SP) - presidente 2. Adalberto Diniz (RJ) - secretrio 3. Fred Ghedini (SP) - tesoureiro 4. Elisabeth Costa (RJ) - diretora 5. Osnaldo Moraes (PE) - diretor 6. Marco Antonio de A. Chagas (RS) - diretor 7. Hermnio Pires (SC) - conselho fiscal 8. Vera Godoi (MG) - conselho fiscal 9. Rubens Chiri (SP) - conselho fiscal 10. Srgio Murillo de Andrade - presidente da FENAJ 11. Jos Augusto de Oliveira Camargo - presidente do SJSP 12. Suzana Blass - Presidente do SJPMRJ 13. Aloisio Moraes - Presidente SJPMG 14. Amadeu Memolo - Presidente Ajaesp/SP 15. Jos Maria Rodrigues Nunes - Presidente SJPRS 16. Romrio Schettino - Presidente Sindicato SJPDF 17. Csar Augusto Monteiro Wanderley - Presidente SJPAM

ENDEREOS
ATENDIMENTO DEPARTAMENTO JURDICO

www.autor.org.br apijor@autor.org.br Tel/Fax 11 3672 3996 seDe - sO pAulO

juridico@autor.org.br

Slvia Neli dos Anjos Pinto | OAB/SP 140.477 | Av. Liberdade, 65 - cj 402 | CEP 01503-000 So Paulo SP Tel. [11] 3107 6260 | Fax [11] 3105 9491 | sneli@uol.com.br Belo Horizonte Hildebrando Pontes Neto Av lvares Cabral, 344 | Pilotis CEP 30170 911 | Belo Horizonte MG Tel [31] 3274 8787 Braslia Claudismar Zupiroli | OAB/DF 321/96 RS SCS, Qd. 04, Bl. A, Ed Nordeste, 1 and Braslia DF | CEP 70304-907 Tel/Fax [61] 3323 2294 | Tel [61] 8143 8546 manaus Jorge Guimares | OAB/AM 2978 Av. Joo Valrio, 188 C 1 and sl 03 Tel/Fax [92] 3631 9939 email: jorgeguimaraes@vivax.com.br

porto Alegre Marco Antonio de A. Chagas Av Iguau, 507, cj 601/602 CEP 90470-430 | Porto Alegre RS Tel/Fax [51] 3381 0000 rio de Janeiro Jaury Nepomuceno de Oliveira | OAB/RJ 59.564 Av. Treze de Maio, 23, sl 823/824 CEP 20031-000 | Rio de Janeiro RJ Tel/Fax [21] 2210 1347

20

Das könnte Ihnen auch gefallen