Sie sind auf Seite 1von 4

3 GRANDES ENSINAMENTOS DE PETER DRUCKER.

Mais importante e influente estudioso de gesto do mundo, Peter Drucker foi um guru, uma lenda internacional e um cone dos negcios. Conhecido por criar vrios conceitos sobre os quais se construram os pilares da gesto moderna, Drucker teve um jeito no convencional de explorar a histria da gesto e das suas idias para o futuro. Sim, ele sabia do futuro como ningum.

Drucker foi escritor, professor e consultor durante mais de 60 anos. Ele criou conceitos que fizeram da gesto um campo legtimo de estudos acadmicos. O ponto-chave de sua defesa foi a viso de que a coisa mais importante em uma organizao so as pessoas. A influncia de seus pensamentos foi to grande que ele freqentemente chamado de Pai da Gesto.

Com mais de 30 livros publicados (j imaginou?), essa grande referncia em gesto teve muito a nos ensinar. impossvel tentar resumir suas idias e conceitos mais importantes aqui ou em qualquer outro lugar. Suas obras so completas, instigantes e muito slidas.

Escolhi trs ensinamentos para que voc possa conhecer um pouco mais de Peter Drucker, mas principalmente para que voc possa levar essas idias para a sua empresa e fazer dela um grande sucesso.

Ensinamento 1 AUTOGERENCIAMENTO: Empresas esto passando por mudanas radicais em suas estruturas, no trabalho que elas desenvolvem, no tipo de conhecimento que elas precisam e no tipo de pessoas que elas empregam. Com novas necessidades e objetivos, Drucker diz que hoje precisamos nos autogerenciar mais do que em qualquer poca.

Sim, no h mais espao para empresas com estruturas inchadas, com mesas demais para pessoas que pouco fazem. No tem mais espao para ter um estagirio, um funcionrio que cuida desse estagirio, um supervisor que cuida desse funcionrio, um supervisor-chefe que cuida do supervisor, um gerente que cuida do supervisor-chefe, um gerente geral que cuida do gerente e assim por diante. Uma empresa com esse tipo de hierarquia extensa est em grandes problemas, pois vai ser difcil sustentar esses custos por muito tempo.

A grande idia aqui : cada profissional tem de saber exatamente qual o seu trabalho e aproveitar o tempo destinado para isso para faz-lo, e da melhor forma possvel. Drucker dizia que devemos constantemente nos perguntar: Quais so as minhas foras? Quais so os meus valores? Onde perteno? Qual deve ser a minha contribuio?

Um profissional que sabe responder a essas perguntas sabe tambm qual o seu trabalho. Voc, como lder, deve incentivar para que sua equipe tenha esse tipo de pensamento. Quanto mais eles forem autogerenciveis, mais tempo voc ter para promover mudanas estratgicas na empresa e mais tempo ter para prov-los de ferramentas e conhecimento para que suas metas sejam alcanadas mais rapidamente. Todo mundo ganha.

Ensinamento 2 O QUE FAZEM OS LDERES EFICAZES?: Drucker descobriu, em seus 65 anos de experincia em consultoria, o que os lderes eficazes tm em comum. Mais do que ter um mesmo estilo, esses lderes exemplares tm prticas similares e elas esto dentro de trs grandes reas: a primeira rea consiste em prticas que do aos lderes o conhecimento que eles precisam. A segunda rea d a eles a ajuda necessria para transformar esse conhecimento em ao. E por ltimo, na terceira rea, esto as prticas que asseguram que toda a organizao sinta-se responsvel e comprometida.

Esses lderes freqentemente se perguntam: "O que precisa ser feito? e "O que o melhor para nossos clientes e para nossa organizao?"

Os lderes eficazes desenvolvem planos de ao. Eles assumem a responsabilidade por suas decises. Eles esto focados em oportunidades ao invs de problemas. Eles gerenciam reunies produtivas. E eles pensam e dizem "ns" ao invs de dizer "eu".

Peter Drucker adicionou ainda a essa lista mais uma prtica muito importante, que mostra-se indispensvel para um lder se tornar um grande lder: escute primeiro e fale depois.

Ensinamento 3 A DISCIPLINA DA INOVAO: Quanto de inovao inspirao e quanto trabalho pesado? A criatividade dos empreendedores, segundo Drucker, nasce do comprometimento com a prtica constante da inovao.

Drucker identificou quatro oportunidades de inovao na empresa e trs fora dela: ocorrncias inesperadas, incongruncias, processos necessrios, mudanas na indstria e no mercado, mudanas demogrficas, mudanas de percepo e novo conhecimento.

A m notcia que inovao tambm sinnimo de trabalho pesado. A boa notcia que voc tambm pode ser um inovador, desde que voc tenha conhecimento, foco e

(freqentemente) ingenuidade. E at mesmo todas essas qualidades no so suficientes para criar inovao, a menos que voc esteja apoiado por persistncia e comprometimento.

Como est a inovao na sua empresa? As novas idias esto sendo incentivadas, testadas e quando aprovadas, aplicadas? Quanto tempo esse processo leva? Lembre-se de que inovao est tambm ligada a agilidade. Quem far mais rpido: seus concorrentes ou voc? Quem far diferente: seus concorrentes ou voc? Esteja sempre na frente. A disciplina da inovao defendida por Peter Drucker hoje uma regra.

Linha do Tempo

No comeo: Peter Drucker nasceu em Viena (ustria) em 1909.

Anos 20: Mudou-se para a Alemanha para estudar direito. Tornou-se editor-chefe de um grande jornal alemo, responsvel pela seo de gesto internacional.

Anos 30: Recebeu o Ph.D em direito na Alemanha. Mudou-se para Londres aps uma de suas redaes ter sido queimada pelo Governo Nazista. Casou-se e mudou-se para os Estados Unidos como correspondente jornalstico de vrios jornais britnicos.

Anos 40: Iniciou sua carreira em consultoria na General Motors que posteriormente resultou na publicao do seu primeiro livro. Tornou-se professor de filosofia e poltica, e colunista do The Wall Stree Journal.

Anos 50: Juntou-se ao corpo docente da New York University como professor de Administrao.

Anos 60: Recebeu da mesma universidade o "Presidential Citation" a maior honra da escola.

Anos 70: Tornou-se professor de Cincias Sociais e Gesto de ps-graduao na Califrnia.

Anos 80: Ganhou uma escola de ps-graduao com o seu nome. Publicou oito novos ttulos e continuou lecionando e trabalhando como consultor.

Anos 90: Tornou-se professor na Harvard University e publicou mais nove livros.

Anos 00: Retirou-se da vida pblica, recebendo esporadicamente alguns amigos em sua casa, escrevendo e escutando msica clssica, uma de suas grandes paixes. Peter Drucker, um dos principais tericos da administrao de todos os tempos, faleceu no dia 11 (sexta-feira) de novembro de 2005, aos 95 anos, de causas naturais em sua casa em Claremont, perto de Los Angeles, nos Estados Unidos. (Ral Candeloro)

Fonte: http://www.administradores.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen