Sie sind auf Seite 1von 16

DIMAS DE MELO PIMENTA

SISTEMAS DE PONTO E ACESSO LTDA

Manual de operao

Datacron Econ II
Reviso 1.00 Fevereiro de 2006
Dimas de Melo Pimenta Sistemas de Ponto e Acesso Ltda Av. Mofarrej, 840 - CEP 05311-000 - So Paulo - SP - BRASIL Fone: 55 11 3646-4000 www.dimep.com.br Manual produzido por: Dimas de Melo Pimenta - Sistemas de Ponto e Acesso Ltda Todos os direitos reservados a Dimas de Melo Pimenta - Sistemas de Ponto e Acesso Ltda proibida a reproduo total ou parcial, por qualquer meio, do contedo deste manual sem a autorizao prvia por escrito da Dimas de Melo Pimenta - Sistemas de Ponto e Acesso Ltda.

ndice
1 APRESENTAO............................................................................................................ 3 2 INSTALAO................................................................................................................. 3 2.1 Condies ambientais.......................................................................................4 2.2 Fornecimento de energia eltrica.................................................................... 4 3 CONHECENDO O TECLADO DE PROGRAMAO................................................................... 4 4 LIGANDO O EQUIPAMENTO............................................................................................. 5 5 CONFIGURANDO............................................................................................................ 6 5.1 Senha..................................................................................................................6 5.2 Acerto de data................................................................................................... 7 5.3 Acerto de horrio..............................................................................................7 5.4 Horrio de vero...............................................................................................7 5.4.1 Incio........................................................................................................... 8 5.4.2 Fim..............................................................................................................8 5.5 Ajustes de impresso........................................................................................ 8 5.5.1 Margem.......................................................................................................9 5.5.2 Borda.......................................................................................................... 9 5.6 Sinaleiro...........................................................................................................10 6 FUNCIONAMENTO COM BATERIA................................................................................... 11 6.1 Poupando energia........................................................................................... 11 6.2 Bateria ruim ou desconectada....................................................................... 11 7 UTILIZANDO O RELGIO............................................................................................... 12 7.1 Mudana de turno.......................................................................................... 12 7.2 Imprimindo um carto...................................................................................12 8 MENSAGENS DO RELGIO............................................................................................ 13 9 TROCA DA FITA........................................................................................................... 14

1 APRESENTAO O Datacron Econ II um relgio para marcao de ponto, microcontrolado e equipado com uma impressora matricial de agulhas, proporcionando uma performance muito superior aos equipamentos eletromecnicos. Seu visor de cristal lquido, de 2 linhas por 16 caracteres, apresenta data, hora e posio de impresso constantemente, alm de mensagens ao usurio final quando necessrio. O relgio Datacron Econ II possui uma bateria selada chumbo / cida, recarregvel, pela qual o equipamento mantido em funcionamento na falta de energia eltrica local, inclusive executando as marcaes de ponto. Possui ainda, como parte integrante do seu complexo eletrnico, uma memria EEPROM para a conservao dos dados de sua configurao, inclusive em casos de perda total da alimentao eltrica. Possibilita a utilizao de senha para acesso de configurao e programao. Permite ao usurio direcionar a impresso para um dos 6 campos existentes no carto de ponto com a finalidade de identificar a jornada de trabalho. 2 INSTALAO O relgio Datacron Econ II pode ser instalado em mesa ou prateleira, onde o mesmo ficar apoiado por ps de borracha existentes na sua base inferior. No caso de sua instalao ser em parede, o mesmo dever ser fixado atravs de parafusos com buchas tipo S8 nos orifcios de fixao. O parafuso superior de fixao principal dever ficar a 1,25 m do piso acabado.

2.1 Condies ambientais No utilize o seu relgio de ponto em qualquer um dos locais abaixo apontados: - Lugares sujeitos a alto nvel de poeira ou umidade; - Lugares com exposio a fortes e contnuas vibraes; - Lugares com exposio direta da luz solar; O limite de temperatura na qual todas as funes do relgio de ponto operaro corretamente de 0C a + 70 C. Portanto, assegure-se que o local onde o relgio ser instalado no exceda os valores mnimo e mximo de temperatura. 2.2 Fornecimento de energia eltrica - Antes de conectar o relgio na energia eltrica, certifique-se que a seleo de tenso seja correspondente fornecida pela rede eltrica local; - obrigatrio que a tomada de alimentao de energia eltrica seja tripolar, com aterramento adequado para o 3 pino do plugue; - A rede eltrica deve ser estvel e no deve estar compartilhada por outros equipamentos de grande consumo, como mquinas operatrizes, mquinas copiadoras, aparelhos de fax ou outros que possam gerar rudos na rede. - O consumo mdio do seu relgio de ponto de 10 Watts. 3 CONHECENDO O TECLADO DE PROGRAMAO O relgio de ponto pode ser totalmente configurado atravs de um pequeno conjunto de 4 teclas existente na placa eletrnica do relgio, localizado direita do visor, conforme figura abaixo:

- A tecla P tem a finalidade de entrar no modo de programao e caminhar nos menus de configurao do relgio. - A tecla S tem a finalidade de executar a seleo dos campos de

configurao existentes em cada menu. Em operao normal, esta mesma tecla faz a mudana de turno de impresso no carto. As teclas A e D tem a finalidade de alterar as informaes contidas nos campos selecionados de cada menu.

4 LIGANDO O EQUIPAMENTO Retirando a tampa do relgio, tem-se acesso placa principal do equipamento. Na parte inferior esquerda da placa encontram-se as indicaes de 220 V e 120 V, correspondentes aos conectores de seleo de tenso para ligao do cabo de alimentao. Ligue na tomada prpria o seu relgio de ponto, e lembre-se, o plug do cabo de alimentao composto por 3 pinos, o terceiro pino deve obrigatoriamente ser ligado a um terra confivel. Ao ligar, por instantes, aparecer no visor do relgio a mensagem abaixo:

Logo aps, o relgio pedir o acerto da data e do horrio, conforme na figura abaixo:

Pressionando a tecla <P>, aparecer a mensagem Por favor, aguarde por alguns segundos. E aps, aparecer a tela principal, como ilustrado abaixo:

Aps ligar o seu relgio pela primeira vez, voc deve configur-lo. 5 CONFIGURANDO 5.1 Senha Essa opo para inserir uma senha para assegurar que as configuraes do relgio sero alteradas somente por pessoas autorizadas. A senha padro de fabricao 0000 e enquanto no esta no for alterada, ao pressionar a tecla <P> o relgio entrar diretamente no menu de programaes. Aps a senha ter sido alterada, antes de entrar no menu, o relgio pedir para que a mesma seja digitada. Caso a senha j tenha sido definida, pressionando <P>, aparecer:

Nessa tela deve-se digitar a senha que foi configurada, para ter acesso ao menu de configuraes. Caso a senha no tenha sido definida ou aps digitar a senha correta, acionando a tecla <P>, ir aparecer o seguinte texto no visor:

Para mudar os dgitos da senha, pressione <A> ou <D> at obter o nmero desejado,

e para mudar de dgito, pressione <S>. Caso no queira mudar a senha, ou aps t-la alterado, pressione a tecla <P> para passar para a prxima opo de programao. 5.2 Acerto de data Nessa opo deve ser inserida a data corrente e o dia da semana. O texto que aparecer no visor ser o seguinte:

Para modificar os campos da data, pressionar <A> ou <D> e para passar para o prximo campo, pressionar <S>. Caso no queira mudar a data, ou aps t-la mudado, pressione a tecla <P> para passar para a prxima opo de programao. 5.3 Acerto de horrio Nessa opo deve ser definido o horrio corrente. Ao entrar nesta opo, aparecer no visor:

Para modificar os campos do horrio, pressionar <A> ou <D> e para passar para o prximo campo, pressionar <S>. Caso no queira mudar o horrio, ou aps t-la mudado, pressione a tecla <P> para passar para a prxima opo de programao. 5.4 Horrio de vero Essa opo para configurar o incio e o fim do horrio de vero para que nesses perodos o relgio adiante ou atrase uma hora, ajustando o horrio automaticamente.

Ateno: Quando no se quiser que o relgio cumpra essa funo, as datas configuradas como incio e fim do horrio de vero devem ser configuradas com datas anteriores data corrente. 5.4.1 Incio No visor, aparecer a seguinte mensagem:

Deve-se colocar a data de incio do horrio de vero. Para modificar os campos, pressionar <A> ou <D> e para passar para o prximo campo, pressionar <S>. Caso no queira mudar a data, ou aps t-la mudado, pressione a tecla <P> para passar para a prxima opo de programao. 5.4.2 Fim Aparecer no visor a mensagem abaixo:

Deve-se colocar a data de fim de horrio de vero. Para modificar os campos, pressionar <A> ou <D> e para passar para o prximo campo, pressionar <S>. Caso no queira mudar a data, ou aps t-la mudado, pressione a tecla <P> para passar para a prxima opo de programao. 5.5 Ajustes de impresso Essa opo permite pequenas alteraes da impresso do registro do ponto em relao a rea existente no carto. Esse ajuste torna-se necessrio porque no existe uma homogeneidade nas medidas e posies das janelas de impresso dos vrios modelos de carto de ponto existentes no mercado.

A Dimep fornece, atravs de seu departamento de vendas, cartes de ponto dentro dos padres de medidas para esse tipo de produto, portanto, sempre utilize os acessrios fornecidos pela prpria Dimep. 5.5.1 Margem Nesta tela possvel determinar o deslocamento da impresso no sentido horizontal. O valor numrico deste campo pode ser alterado do valor 0 at 99, sendo que, quanto maior o valor programado, a impresso ser mais a direita dentro do campo de impresso do carto.

Para modificar o ajuste, pressionar <A> ou <D> at o ajuste desejado. Caso no queira mudar o ajuste, ou aps t-lo mudado, pressione a tecla <P> para passar para a prxima opo de programao. 5.5.2 Borda Nesta tela possvel determinar o deslocamento da impresso no sentido vertical. Para o valor 0, a impresso ser na posio inferior do campo de impresso do carto, consequentemente o valor 99 representa a posio superior do campo de impresso do carto.

Para modificar o ajuste de borda, pressionar <A> ou <D> at chegar no ajuste desejado. Caso no queira mudar o ajuste, ou aps t-lo mudado, pressione a tecla <P> para passar para a prxima opo de programao.

5.6 Sinaleiro O Datacron Econ II permite tambm estabelecer uma tabela programvel com seleo para o dia da semana, horrio e intervalo de acionamento para um dispositivo externo destinado a sinalizao de incio ou trmino de jornada de trabalho. Essa opo define os dias, horrio e a intervalo de acionamento do sinaleiro. Ao entrar nesta opo, aparecer a seguinte mensagem no visor:

01 Nmero da Programao valor numrico iniciado automaticamente pelo relgio em 01 e tem a finalidade de, aps serem includas todas as programaes de acionamento do sinaleiro, permitir ao supervisor, a qualquer momento, consult-las e/ou alter-las. O nmero mximo de programaes possveis 50. Para mudar o nmero da programao, deve-se pressionar <A> ou <D>. Para passar para o prximo campo, pressionar <S>. 05 Intervalo de acionamento nesse campo programado a durao do toque do sinaleiro, o valor expresso corresponde ao nmero de segundos de acionamento do dispositivo. Os valores possveis a serem programados esto compreendidos em uma faixa que vai de 00 a 59, sendo que o valor 00 representa o no acionamento do toque do sinaleiro e, consequentemente, o cancelamento desse programa. Para mudar a durao do acionamento, deve-se pressionar <A> ou <D>. Para passar para o prximo campo, pressionar <S>. S, T, Q, Q, S, S, D Segunda, Tera, ... , Domingo nestes campos so programados em quais dias da semana o sinaleiro ser ativado. Para ativar os dias, quando o cursor estiver abaixo do dia desejado, pressionar <A>; para desativ-lo, pressionar <D>. A confirmao da programao representada pela letra X abaixo dos dias nos quais o acionamento do sinaleiro foi ativado. Para passar para o prximo campo, pressionar <S>. HORA Hora e Minuto nesse campo so programados a hora e o minuto em que deve acontecer o acionamento do sinaleiro. A hora dever ser programada na forma de 24 horas. Para mudar o horrio de acionamento, deve-se pressionar <A> ou <D>. Para passar para o prximo campo, pressionar <S>. Para confirmar toda a programao, pressionar <P>. O relgio acertar a posio de impresso e retornar tela principal.

6 FUNCIONAMENTO COM BATERIA O relgio Datacron Econ II possui uma bateria selada de chumbo/cido, recarregvel, que permite o funcionamento normal do relgio na falta de energia eltrica. Nesta situao, aparecer um smbolo no visor do relgio com o intuito de informar que a alimentao est sendo fornecida pela bateria. 6.1 Poupando energia Aps um perodo de utilizao do relgio alimentado exclusivamente pela bateria, a tenso dela comea a diminuir, chegando a um nvel de tenso, onde o relgio entra em um estado para poupar energia, apresentando no visor a mensagem Poupando energia. Neste estado, o relgio no permite a marcao de ponto, mantendo apenas em funcionamento o relgio interno e as programaes realizadas, aguardando o retorno da energia eltrica.

Aps o retorno da energia eltrica, caso o nvel de tenso da bateria esteja muito baixo, a mensagem poder permanecer no visor durante o tempo necessrio para que a bateria atinja a tenso de trabalho. 6.2 Bateria ruim ou desconectada Estando o relgio ligado uma rede eltrica com muitos perodos prolongados de falta de energia, a bateria interna do relgio, por ser muito solicitada em carga e descarga, poder se desgastar o bastante a ponto de ficar comprometida para a utilizao. Esta situao informada quando do retorno da energia eltrica, o visor apresentar a mensagem Bateria ruim ou desconectada. Nesse caso, ser necessrio substituir a bateria por uma nova.

Obs. Na falta de energia da rede eltrica, o relgio ser alimentado apenas pela bateria interna, que ao se esgotar, desligar o relgio, causando a perda das

configuraes de data e hora. Consequentemente, estas devero ser definidas novamente, da mesma forma como foram definidas na primeira vez que o relgio foi ligado. 7 UTILIZANDO O RELGIO 7.1 Mudana de turno Estando o relgio em operao normal, disponibilizada ao usurio uma tecla destinada mudana de turno:

Para mudar o turno no relgio deve-se pressionar a tecla de turno. Cada vez que a tecla de turno for pressionada, a posio de impresso mudar para a seguinte. A sequncia dos turnos a mostrada abaixo: Entrada da manh. Sada da manh. Entrada da tarde. Sada da tarde. Entrada de hora extra. Sada de hora extra.

7.2 Imprimindo um carto Para realizar a impresso do carto de ponto, basta que o mesmo seja introduzido no funil at o final, onde se dar a impresso do dia e horrio corrente, no campo

referente ao turno programado. possvel a utilizao de cartes com ou sem identificao de quinzena. Utilizando cartes com identificao de quinzena, caso o relgio apresente a mensagem Quinzena trocada, deve-se retirar o carto e reintroduz-lo com o lado da quinzena correta. 8 MENSAGENS DO RELGIO Relgio matricial R1.0: Essa mensagem aparece por instantes ao ligar o relgio, informando a reviso do firmware.

Acerte data e hora: Essa mensagem aparece quando o relgio ligado pela primeira vez ou quando ligado novamente aps ter sido desconectado da energia eltrica. Por favor aguarde: Essa mensagem aparece por alguns instantes logo aps a tecla <P> ter sido pressionada quando a mensagem Acerte data e hora est sendo apresentada pelo visor. Entrar senha: Essa mensagem aparece antes de entrar no menu de programaes, havendo uma senha cadastrada. Senha incorreta: Essa mensagem aparece quando a senha digitada no confere com a senha cadastrada. Data incorreta: Essa mensagem aparece quando a data configurada no uma data vlida. Salvando: Essa mensagem aparece aps adicionar um toque do sinaleiro. Poupando energia: Essa mensagem aparece quando o relgio est sendo alimentado pela bateria, e a tenso desta est baixa. Bateria ruim ou desconectada: Essa mensagem aparece quando o relgio ligado energia eltrica e a bateria est desconectada ou j apresenta algum problema quanto sua carga. Quinzena trocada: Essa mensagem aparece quando o carto colocado no funil com a quinzena incorreta. Falha do sistema mecanismo motor: Essa mensagem aparece se ocorrerem falhas no sistema de posicionamento do carto ou da cabea impressora. Eventualmente, por falta de manuteno preventiva pode ocorrer o acmulo de poeira no mecanismo, ocasionando o problema. Deve-se verificar tambm a existncia de alguma outra causa para a falha do mecanismo.

Estando sanado o problema, deve-se pressionar a tecla RESET, para que o relgio volte a ficar operacional. Se o problema persistir, entrar em contato com a Assistncia Tcnica da Dimep. 9 TROCA DA FITA O cartucho da fita para impresso do relgio de ponto Datacron Econ II deve ser trocado quando for notada que a impresso do carto est ficando fraca, a durao dessa fita est condicionada ao nmero de vezes que usada bem como ao tempo que est instalada no relgio. O cartucho de fita poder ser comprado no departamento de vendas da Dimep e, se for necessrio, tambm poder ser comprada no mercado terceirizado sob o cdigo ERC-03. Para a troca da fita inicialmente abra o relgio e retire, temporariamente, a pea de ao inox denominada protetor do funil, veja figura abaixo:

Aps retirado o protetor do funil, retire o cartucho de fita usado tomando o cuidado de acionar, no sentido de destravamento, a trava que retm a fita na posio de repouso; tambm tenha cuidado para soltar a fita do conjunto posicionador colocado a frente da cabea impressora. Veja a sequncia de figuras a seguir:

Figura 1 - Cartucho da fita.

Figura 2 - Trava do cartucho da fita.

Figura 3 - Conjunto posicionador da fita na cabea impressora.

Ao colocar o novo cartucho de fita, observe o seu perfeito encaixe, tomando ateno para que a trava da fita esteja atuando perfeitamente sobre a lateral do cartucho, que o

pino tracionador da fita esteja perfeitamente encaixado no cartucho da fita, se no estiver, gire no sentido horrio o boto recartilhado existente na parte superior da fita at o perfeito encaixe desta. Finalmente, observe se a fita ficou perfeitamente posicionada entre a parte plstica preta e o quadro metlico existente na frente da cabea impressora. Como orientao, veja as figuras seguintes:

Figura 4 - Trava e pino tracionador da fita.

Das könnte Ihnen auch gefallen