Sie sind auf Seite 1von 12

PLANO DE AULA

REA: Filosofia Poltica TEMA: O Materialismo Histrico-dialtico HISTRIA DA FILOSOFIA: Contempornea INTERDISCIPLINARIDADE: Arte (cinema), Economia, Histria e Sociologia. TRANSVERSALIDADE: Poltica Contempornea DURAO: 04 aulas de 50. AUTORA: Anglica Silva Costa.

OBJETIVOS: Apresentar os principais conceitos sobre a filosofia Contempornea dando um maior foco ao materialismo histrico-dialtico. Alm disso, refletir sobre os conceitos comparandoos com a atualidade.

METODOLOGIA:

O desenvolvimento desta proposta dar-se- pela exposio do tema proposto, com o apoio de alguns recursos didtico-pedaggicos, tais como quadro e giz, DVD e televiso, micro-system ou aparelho de som. Ter-se- como ponto de partida a problematizao do tema proposto a ser desenvolvido a partir da exposio de um clssico do cinema: Tempos Modernos de Charles Chaplin. Sero aplicados alguns resumos com os pontos principais da filosofia marxista. Far uso da interdisciplinaridade com enfoque na arte e na histria, em especial, dando enfoque na importncia do cinema.

PROGRAMAO:

1 aula: Apresentao do filme: Tempos Modernos de Charles Chaplin.

(38 min). Entrega de um resumo com a sinopse e contexto histrico do filme para facilitar a discusso do mesmo, a partir da, esboar alguns dos principais conceitos da teoria marxista.

2 aula: Apresentao da vida e obra de Marx e de todos os conceitos do materialismo histrico, com a entrega de um resumo. Discusso dos mesmos levando em conta a comparao com a atualidade. Provocar uma interao com os alunos, pedindo-lhes opinies e ou relatos sobre exemplos que saibam que possam ser colocados dentro do que est sendo abordado.

3 aula: Recordao dos principais conceitos da filosofia marxista, aplicao de exerccios (questes abertas e fechadas) e atendimento de dvidas quanto ao assunto tratado.

4 aula: Anlise da Msica: O Papa Pop Engenheiros do Hawaii. Reflexo a partir da msica apresentada visando a interao dos alunos / professor, tratando sobre a filosofia e o capitalismo, alm dos conceitos desenvolvidos.

CONTEDOS:

TTULO DO FILME: TEMPOS MODERNOS (Modern Times, EUA 1936) DIREO: Charles Chaplin ELENCO: Charles Chaplin, Paulette Goddard, 87 min. preto e branco, Continental

Sinpse: Trata-se do ltimo filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente aps a crise de 1929, quando a depresso atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da populao ao desemprego e fome. A figura central do filme Carlitos, os personagens clssicos de Chaplin, que ao conseguir emprego numa

grande indstria, transforma-se em lder grevista. Local onde coonhece uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produo com base no sistema de linha de montagem e especializao do trabalho. uma crtica "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrializao, onde o operrio engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idias "subversivas". Em sua segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenas nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diverso para a burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina rf conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questes. Se inicialmente o lanamento do filme chegou a dar prejuzo, mais tarde tornou-se um clssico na histria do cinema. Chegou a ser proibido na Alemanha de Hilter e na Itlia de Mussolini por ser considerado "socialista". Alis, nesse aspecto Chaplin foi boicotado tambm em seu prprio pas na poca do "macartismo". Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos est entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um marco na histria do cinema. Contexto histrico Em apenas trs anos aps a crise de 1929, a produo industrial norte-americana reduziu-se pela metade. A falncia atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. As mercadorias que no tinham compradores eram literalmente destrudas, ao mesmo tempo em que milhes de pessoas passavam fome. Em 1933 o pas contava com 17 milhes de desempregados. Diante de tal realidade o governo presidido por H. Hoover, a quem os trabalhadores apelidaram de "presidente da fome", procurou auxiliar as grandes empresas capitalistas, representadas por industriais e banqueiros, nada fazendo contudo, para reduzir o grau de misria das camadas populares. A luta de classes se radicalizou, crescendo a conscincia poltica e organizao do operariado, onde o Partido Comunista, apesar de pequeno, conseguiu mobilizar importantes setores da classe trabalhadora.

Nos primeiros anos da dcada de 30, a crise se refletia por todo mundo capitalista, contribuindo para o fortalecimento do nazifascismo europeu. Nos Estados Unidos em 1932 era eleitos pelo Partido Democrtico o presidente Franklin Delano Roosevelt, um hbil e flexvel poltico que anunciou um novo curso" na administrao do pas, o chamado New

Deal. A prioridade do plano era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego. Nesse sentido o Congresso norte-americano aprovou resolues para recuperao da indstria nacional e da economia rural. Atravs de uma maior interveno sobre a economia, j que a crise era do modelo econmico liberal, o governo procurou estabelecer certo controle sobre a produo, com mecanismos como os "cdigos de concorrncia honrada", que estabeleciam quantidade a ser produzida, preo dos produtos e salrios. A inteno era tambm evitar a manuteno de grandes excedentes agrcolas e industriais. Para combater o desemprego, foi reduzida a semana de trabalho e realizadas inmeras obras pblicas, que absorviam a mo-de-obra ociosa, recuperando paulatinamente os nveis de produo e consumo anteriores crise. O movimento operrio crescia consideravelmente e em seis anos, de 1934 a 1940, estiveram em greve mais de oito milhes de trabalhadores. Pressionado pela mobilizao operria, o Congresso aprovou uma lei que reconhecia o direito de associao dos trabalhadores e de celebrao de contratos coletivos de trabalho com os empresrios. Apesar do empresariado no ter concordado com o elevado grau de interferncia do Estado em seus negcios, no se pode negar que essas medidas do New Deal de Roosevelt visavam salvar o prprio sistema capitalista, o que acabou possibilitando possibilitou sua reeleio em duas ocasies. Resumo:

MARX

Karl Marx

Nascimento

5 de Maio de 1818 Trveris, Alemanha

Falecimento Nacionalidade Magnum opus

14 de Maro de 1883 Londres, Inglaterra Alem O Capital

Escola/tradio Marxismo Principais interesses Idias notveis Influncias Influenciados Economia, Poltica, Sociologia Co-fundador do marxismo (junto com Engels), materialismo histrico, alienao, mais-valia Kant, Hegel, Feuerbach, Rousseau, Fourier, Spinoza, Smith, Ricardo, Sismondi , Stirner, Goethe Mao, Trotsky, Lnin, Escola de Frankfurt, Luxemburgo, Sartre, Kautsky, Guevara, Lukcs

Karl Heinrich Marx: Foi um intelectual alemo considerado um dos fundadores da Sociologia. Tambm podemos encontrar a influncia de Marx em vrias outras reas (tais como filosofia, economia, histria) j que o conhecimento humano, em sua poca, no estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participao como intelectual e como revolucionrio no movimento operrio, sendo que ambos (Marx e o movimento operrio Biografia: Karl Marx nasceu numa famlia de classe mdia. Seus pais tinham uma longa ascendncia judaica, mas tiveram que se converter ao cristianismo em funo das restries impostas presena de judeus no servio pblico. Em 1835 Marx ingressou na Universidade de Bonn para estudar Direito, mas, j no ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim, onde a influncia de Hegel ainda era bastante sentida, mesmo aps a morte (em 1831) do celebrado professor e reitor daquela universidade. Ali, os interesses de Marx se voltam para a filosofia, tendo participado ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos. Doutorou-se em 1841 com uma tese sobre as Diferenas da filosofia da natureza em Demcrito e Epicuro. Nesse mesmo ano concebeu a idia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com a dialtica de Hegel.

Impedido de seguir uma carreira acadmica, tornou-se em 1842 redator-chefe da Gazeta renana. Com o fechamento do jornal pelos censores do governo prussiano, em 1843, Marx emigra para a Frana. Naquele mesmo ano, casou-se com Jenny von Westphalen. Deste casamento, Marx teve cinco filhos: Franziska, Edgar, Eleanor, Laura, e Guido. Franziska, Edgar e Guido morreram na infncia, provavelmente pelas pssimas condies financeiras a que a famlia estava submetida. Marx j havia sido privado da oportunidade de seguir uma carreira acadmica na Alemanha pelo recrudescimento do absolutismo prussiano, que tornava suas posies como hegeliano de Esquerda inaceitveis, e, com a Revoluo de 1848 e o exlio que se seguiu a ela, foi obrigado a abandonar o jornalismo na Alemanha e tentar ganhar a vida na Inglaterra como um intelectual estrangeiro desconhecido com meios de subsistncia precrios, sofrendo, assim, a sorte comum destinada pela poca s pessoas destitudas de "meios independentes de subsistncia" (isto , viver de rendas), e sua incapacidade de ter uma existncia financeiramente desafogada no parece ter sido maior do que a dos seus contemporneos Balzac e Dostoievsky. Durante a maior parte de sua vida adulta, sustentou-se com artigos que publicava ocasionalmente em jornais alemes e americanos e por diversos auxlios financeiros vindos de seu amigo e colaborador Friedrich Engels. Tentava angariar rendas publicando livros que analisassem fatos da Histria recente, tais como O dezoito brumrio de Lus Bonaparte, mas obteve pouco retorno com estas empreitadas.

Engels e Marx (em cima) Jenny Laura e Eleanor

Principais obras

Manuscritos econmico-filosficos (konomisch-philosophische Manuskripte), 1844 (publicados apenas em 1930); A Guerra Civil na Frana Crtica da Filosofia do Direito de Hegel A Sagrada Famlia (Die heilige Familie), 1845; A Ideologia Alem (Die deutsche Ideologie), 1846; Misria da Filosofia (Das Elend der Philosophie), 1847; Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei), 1848; Trabalho assalariado e Capital, 1849; O 18 Brumrio de Lus Bonaparte (Der 18 Brumaire des Louis Bonaparte); O Capital (Das Kapital) - Livro I, publicado em 1867; Livros II e III, publicado postumamente por Engels. Dialtica de Marx Apesar de influenciado por Hegel, Marx diz ter invertido a teoria dialtica deste. Ao

passo que Hegel, entre outros de sua poca, postulava a crena no Absoluto (estado, idias), Marx veio a inverter essa ordem (chamando a si mesmo de um hegeliano s avessas). Coloca a produo material de uma poca histrica como a base da sociedade e, tambm, a criadora da subjetividade dessa poca. No o conhecimento espiritual ( racional) que muda a produo da existncia e, conseqentemente, a vida social, mas exatamente o contrrio: com a atividade prtica, a revoluo (equiparao das foras produtivas com relao ao corpo social), o corpo social transforma tambm a sua subjetividade. A relao da produo da vida prtica e material para com as idias no , porm, determinstica e reducionista como primeira impresso pode parecer; existe uma relao dialtica entre essas duas entidades. Marx tinha um pensamento prtico e poltico que muitos entenderam como sendo um mtodo a determinar a realidade, chamando-o de materialismo histrico e dialtico, que mais tarde veio a ser denominado de marxismo. Alm disso, os estruturalistas, que passaram a ler os escritos de Marx segundo uma viso estruturalista segundo a qual com os homens seriam apenas apndices das estruturas econmicas, e no criadores diretos destas. Como colocado por Lukcs j na dcada de 1920, a metodologia marxista v na cincia social uma totalidade, onde se a Economia organiza a tessitura bsica da vida social - a "determinao em ltima instncia", dizia Engels - a Poltica e a Cultura, por sua vez, contribuem para estabelecer as formas histricas de gesto econmica, e, portanto, agem decisivamente sobre a organizao material da Sociedade. Termos Importantes da Filosofia Marxista

Materialismo dialtico (filosofia) Parte da considerao de que os fenmenos materiais so processos. Segundo o materialismo dialtico, o esprito (razo) no tem conseqncia passiva da ao da matria, assim pode reagir sobre aquilo que o determina. Os fenmenos mecanicistas so processos. Relaes Sociais de produo: Foras produtivas etc. Conjunto formado pelo clima, gua, solo, matrias-primas, mquinas,

Relao de Produo a relao trabalhista entre burguesia x proletariado, que fundamenta toda a sociedade. Modo de Produo a conseqncia entre (foras produtivas e relao de produo ). o desenvolvimento da vida social e econmica, etc. Contradio Luta de Classes

Antagonismo de Classes a contradio entre as diferentes classes: proletariado x burguesia. Isso acontece quando h a diviso da propriedade privada e a explorao trabalhista. Assim, surge a luta de classes, pois cada classe luta pelos prprios interesses. Mais valia Obtida pela explorao do trabalhador. O capitalista contrata o operrio para trabalhar num certo perodo de hora a fim de alcanar determinada produtividade. Mas, o trabalhador estando disponvel todo o tempo pode produzir o excedente que foi calculado. E o trabalho excedente no pago ao operrio, ficando assim como lucro ao capitalista. Prxis Marx desenvolve uma nova antropologia da natureza humana. Segundo sua teoria, o trabalho, o existir humano parte do agir, o homem se autoproduz medida que transforma a natureza com sua fora de trabalho. A condio humana depende de sua existncia social. A prxis consiste na ao humana transformadora, identificando teoria com a prtica. Revoluo e Prxis Marx nomeia pela ao humana de transformar a realidade. Significa a unio dialtica da teoria e da prtica. Para Marx, o Estado no supera as contradies da sociedade civil, mas o reflexo delas e est a para perpetu-las. Por isso, s aparentemente visa ao bem comum, estando de fato a srvio da classe dominante. O capitalismo no sculo XX No sculo XIX a economia capitalista vivia a fase do capitalismo competitivo, onde cada ramo de atividade econmica era ocupado por um grande numero de empresas, normalmente pequenas, que concorriam intensamente entre si. O Estado quase no interferia na economia, limitando-se apenas poltica.

A partir da primeira guerra mundial, o capitalismo passou por vrias mudanas, primeiramente os Estados Unidos passam a liderar o mercado capitalista, em alguns ramos de atividade o capitalismo deixou de ser competitivo para ser capitalismo monopolista de fato, essa transformao deu-se atravs de dois processos principais: Vrias empresas foram falncia, as maiores compraram a menores e outras se unificaram (surge a sociedade annima). As grandes empresas passaram a controlar sozinha um ramo de atividade. Com as grandes crises econmicas ocorrida principalmente entre 1929 e 1933 o Estado passou a interferir na economia, exercendo influncias decisiva em algumas atividades econmicas. Em alguns pases o estado passou a controlar os crditos, os preos, as exportaes e importaes, mas levando em conta os interesses das grandes empresas capitalistas. O capitalismo do sculo XX passou a manifestar crises que se repetem a intervalos. O perodo que as separam tornam-se progressivamente mais curtas. O desemprego, as crises nos balanos de pagamentos, a inflao, a instabilidade do sistema monetrio internacional e o aumento da concorrncia entre os grandes competidores caracterizam as chamadas crises cclicas do sistema capitalista. Sculo XXI No final do sculo XX e incio do sculo XXI, com o advento da globalizao algumas empresas que exerciam monoplio funcional em nvel regional, comearam a enfrentar concorrncia global e presses maiores para se tornar atores do mercado globalizado. Em funo desta concorrncia passou a haver um perodo de grandes fuses, onde empresas de atuao regional se fundiram para enfrentar a concorrncia global. Houve tambm, em reao as fuses regionais, grandes aquisies, onde empresas globais adquiriram empresas regionais, como forma de entrar rapidamente em mercados regionais. Cano: O PAPA POP (Engenheiros do Hawaii). Todo mundo ta relendo o que nunca foi lido todo mundo ta comprando os mais vendidos Qualquer nota qualquer notcia pginas em branco fotos coloridas qualquer nova

qualquer notcia qualquer coisa que se mova um alvo...ningum ta salvo Todo mundo ta revendo o que nunca foi visto ta na cara ta na capa da revista Qualquer nota uma nota preta pginas em branco fotos coloridas qualquer rota rotatividade qualquer coisa que se mova um alvo...ningum ta salvo um disparo...um estouro O papa pop o papa pop o pop no poupa ningum o papa levou um tiro a queima roupa o pop no poupa ningum O presidente pop (o papa pop) um indigente pop (o papa pop) ns somos pop tambm (o pop no poupa ningum) a minha mente pop (o papa levou) a tua mente pop (um tiro a queima roupa) o pop no poupa ningum (o pop no poupa ningum) Uma palavra na tua camiseta (o planeta na tua cama) Uma palavra escrita a lpis (eternidades da semana) Qualquer nota qualquer notcia pginas em branco fotos coloridas qualquer coisa quase nova qualquer coisa que se mova um alvo...ningum ta salvo um disparo...um estouro o papa pop o papa pop

10

o pop no poupa ningum o papa levou um tiro queima roupa o pop no poupa ningum O presidente pop (o papa pop) um indigente pop (o papa pop) ns somos pop tambm (o pop no poupa ningum) antigamente pop (o papa levou um tiro a queima roupa) atualmente pop o pop no poupa ningum Toda catedral populista pop, macumba pra turista e afinal? O que rock n' roll? Os culos do John, ou o olhar do Paul? O papa pop o papa pop o pop no poupa ningum o papa levou um tiro queima roupa o pop no poupa ningum O papa pop o papa pop o pop no poupa... o pop no poupa... o pop no poupa... o pop no poupa... Ningum...

ATIVIDADES:

Ser solicitado aos alunos a elaborao de uma redao de no mximo 20 linhas, em que os mesmos iram discutir a relao entre o materialismo histrico e dialtico e o contedo do filme (Tempos Modernos) e da Msica (O Papa pop). Essa tarefa deve ser feita em casa. AVALIAO: A avaliao desta proposta ser considerada como momento de investigao acerca do contedo desenvolvido, adotando-se a observao livre ao considerar o envolvimento dos participantes no decorrer das aulas.

11

BIBLIOGRAFIA:

MARX, Karl. Vida e Obra. Coleo os pensadores. Editora Nova Cultural Ltda, 2005. Bibliografia Virtual: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=181 ( filme)

12

Das könnte Ihnen auch gefallen