Sie sind auf Seite 1von 16

IBM Smart Business Documento tcnico sobre liderana de ideias

Janeiro de 2010

Dissipando o vapor em torno da computao em nuvem


Impulsionadores, barreiras e consideraes para a adoo pblica e privada da computao em nuvem

Dissipando o vapor em torno da computao em nuvem

ndice
2 Introduo 3 Escopo da pesquisa e denies 5 Fatores de adoo e considerao da computao em nuvem 6 Preferncias de carga de trabalho para nuvem privada e pblica 10 Criticalidade do processo de gerenciamento de servios 12 Principais fatores de sucesso 13 As etapas para adoo da nuvem

Introduo
Nos ltimos anos, os ambientes de computao em nuvem tm se tornado mais populares. No IBM Global CIO Study 2009, quando foi perguntado sobre as iniciativas visionrias mais importantes, a computao em nuvem foi citada por mais de um tero dos CIOs como sendo a mais importante. Os muitos benefcios inerentes ao ambiente de nuvem o tornam atraente para empresas que procuram acelerar a prestao de servios e aumentar as ecincias de TI enquanto oferecem suporte ao gerenciamento das informaes, gerenciamento de servios e iniciativas de arquitetura orientada a servios (SOA). Embora a computao em nuvem oferea vantagens distintas, as empresas que consideram sua adoo devem planejar cuidadosamente a estratgia de modelos de fornecimento, cargas de trabalho e prontido de infraestrutura.

Antes de desenvolver uma estratgia de nuvem, importante compreender o que realmente a computao em nuvem. A computao em nuvem ao mesmo tempo uma experincia de usurio e um modelo de negcios. Ela um estilo emergente de computao no qual aplicativos, dados e recursos de TI so disponibilizados aos usurios como servios fornecidos atravs da rede. Ela permite autoatendimento, economias de escala e opes exveis de aquisio. Adicionalmente, a computao em nuvem uma metodologia para gerenciamento de infraestrutura, isto , uma maneira de gerenciar grandes nmeros de recursos altamente virtualizados, os quais podem residir em mltiplos locais, de forma que paream um nico recurso de grandes dimenses que pode ser usado para fornecer servios. Alm disso, existem vrios modelos disponveis de fornecimento em nuvem, alguns internos (privados), outros externos (pblicos), e alguns so uma combinao de ambos (hbridos). Para melhor compreender a atual taxa de adoo, bem como os elementos impulsionadores, barreiras e consideraes que inuenciam a adoo da computao em nuvem, a IBM realizou uma pesquisa em junho e julho de 2009 com 1.090 tomadores de deciso nas reas de TI e de linha de negcios no mundo inteiro. O propsito deste documento tcnico compartilhar as descobertas da pesquisa e mostrar o ponto de vista da IBM a respeito das etapas principais e consideraes para adoo da computao em nuvem. As descobertas conrmam que muitas empresas esto, pelo menos, considerando a computao em nuvem. A maioria, neste momento, favorece o modelo de fornecimento de nuvem privado, embora menos de um quarto das empresas pesquisadas disponham de recursos maduros de infraestrutura e gerenciamento de servios essenciais para a nuvem.

IBM Smart Business

Escopo da pesquisa e denies


A popularidade da computao em nuvem e seu potencial para transformao do fornecimento de servios zeram com que um nmero crescente de empresas implementasse a computao em nuvem para uma ou mais cargas de trabalho, enquanto muitas outras j a esto considerando. A pesquisa incluiu tomadores de deciso nas reas de TI e de linha de negcios nos EUA, Canad, Frana, Itlia, Alemanha, Reino Unido, Japo, China e ndia. A maioria era de empresas empregando entre 1.000 e 9.999 funcionrios (veja a Figura 1). Os entrevistados representavam uma variedade de segmentos, incluindo setor pblico, comunicaes, distribuio, servios nanceiros, industriais e outros.

A pesquisa focalizou trs aspectos da computao em nuvem:

Opes de fornecimento adoo ou considerao de modelos de fornecimento em nuvem, mais os impulsionadores e as barreiras adoo Consideraes das cargas de trabalho preferncias de nuvem pblica e privada por tipo de carga de trabalho Fornecimento de servios dentro da nuvem consideraes sobre o gerenciamento de servios e prontido da infraestrutura

Denies da pesquisa

As nuvens foram denidas de acordo com trs tipos: pblica, privada e hbrida. Nuvens pblicas as atividades/funes de TI so fornecidas como um servio, atravs da Internet, permitindo o acesso a servios com tecnologia integrada sem haver conhecimento, especializao ou controle sobre a infraestrutura de tecnologia que apoia essas atividades. Tambm chamada de nuvem externa. Nuvens privadas as atividades e funes so fornecidas como um servio, atravs da Intranet da empresa. Ela desenvolvida por uma empresa para seus prprios usurios, tudo sendo fornecido dentro do rewall da organizao (em vez da Internet). O proprietrio da nuvem privada no compartilha recursos com nenhuma outra empresa, portanto a multilocao no um problema. Tambm chamada de nuvem interna. Nuvens hbridas os mtodos externo e interno de fornecimento de servios so integrados. Regras e polticas so estabelecidas pela empresa com base em fatores que incluem necessidades de segurana, criticalidade e arquitetura subjacente, de modo que atividades e tarefas so alocadas a nuvens externas e internas como apropriado.

Cargo
Executivos de nvel C 2% 22% Lderes de negcios China ndia

Pas
15% 30% 10% 11% CIOs Japo 9% Reino Unido 10% 5% 10% Canad Frana EUA

62%

14%

Diretores de TI

Alemanha

Setor
Outros servios 17% Comunicaes 4% 22% 18% 12% 27% Industrial Servios financeiros Distribuio

Pblica

Fonte: IBM Market Insights, Cloud Computing Research, julho de 2009. n=1.090

Figura 1. Demograa da pesquisa. Os entrevistados na pesquisa da


IBM a respeito da adoo da computao em nuvem incluram tomadores de deciso de TI e de negcios de oito pases, representando uma variedade de indstrias e tamanhos de empresas.

Dissipando o vapor em torno da computao em nuvem

Embora 73 por cento dos entrevistados tenham dito j estarem familiarizados com modelos de fornecimento internos e externos (nuvem privada e nuvem pblica) descritos na pesquisa, houve pouca consistncia nos termos que os entrevistados associaram a esses mtodos de fornecimento. Por exemplo, 30 por cento dos entrevistados selecionaram software como um servio como o termo que melhor descrevia os modelos de fornecimento, enquanto que apenas 24 por cento selecionaram a computao em nuvem. Outras opes incluram hospedagem (19 por cento), virtualizao/consolidao (16 por cento) e computao utilitria (4 por cento). Parte do estudo determinava que fosse pedido aos entrevistados que classicassem as cargas de trabalho que mais consideravam para implementao em ambientes de nuvem pblica ou privada. Cargas de trabalho o tipo de trabalho que uma empresa precisa realizar. Cada carga de trabalho possui caractersticas que fazem com que sejam executadas com mais ecincia em determinados tipo de hardware e software. Algumas exigem transaes rpidas, como ATMs, outras clculos intensos, como a anlise preditiva. A lista completa de 25 cargas de trabalho includas na pesquisa est includa na Tabela 1.

Tipo de carga de trabalho


Anlises

Carga de trabalho

Busca de dados, busca de texto ou outras anlises Armazns de dados ou mercados de dados Bancos de dados transacionais CRM ou automao da fora de vendas E-mail Aplicativos ERP Aplicativos especcos do setor Conferncias via udio/vdeo/Web Comunicao unicada Infraestrutura VoIP Desktop Ambiente de desenvolvimento Ambiente de teste Servidores de aplicativo Carregamento de aplicativos Continuidade dos negcios/recuperao de desastres Arquivamento de dados Backup de dados Capacidade de rede do centro de dados Segurana Servidores Armazenamento Infraestrutura de treinamento Capacidade WAN

Servios de negcios

Colaborao

Desktop e dispositivos Desenvolvimento e teste

Infraestrutura

Fonte: IBM Market Insights, Cloud Computing Strategy Research, julho de 2009.

Tabela 1: Cargas de trabalho. O estudo pediu aos entrevistados para classicarem 25 diferentes cargas de trabalho que j haviam implementado ou considerariam implementar em uma nuvem pblica ou privada.

IBM Smart Business

Fatores de adoo e considerao da computao em nuvem


Empresas no mundo inteiro so atradas para a computao em nuvem por sua capacidade de acelerar o fornecimento de servios e aumentar a disponibilidade de servios e infraestrutura, ao mesmo tempo criando uma elasticidade que permite expandir ou contrair os servios segundo alteraes na demanda. Adicionalmente, como as empresas podem alavancar economias de escala atravs de um ambiente de nuvem, elas tambm podem obter ROIs mais elevados pela maior ecincia de suas equipes e pela otimizao dos recursos de TI. A computao em nuvem oferece suporte ao estabelecimento de uma arquitetura orientada a servios e ao aprimoramento do gerenciamento de informaes e de servios. Com todos esses benefcios aplicados, a computao em nuvem tambm pode aprimorar a percepo da TI como sendo exvel e responsiva. O estudo vericou que os tomadores de deciso expressam abertura para nuvens pblicas e privadas, embora as taxas de considerao e de adoo do modelo de fornecimento de nuvem privada fossem maiores. Dos entrevistados pesquisados, 64 por cento classicaram o fornecimento em nuvem privada muito atraente ou atraente, comparando com 38 por cento para nuvens hbridas e 30 por cento para nuvens pblicas. Ainda mais, pelo menos 25 por cento dos tomadores de deciso informaram que j haviam implementado nuvens internas.
Economias de custo e criao de valor so os maiores impulsionadores

manuteno. Um tero dos entrevistados disse que exige economias de custo de 20 a 29 por cento para desenvolver um caso atraente para migrao para nuvem. Na experincia da IBM, a economia real em muitos casos excede esse limite de 20 a 29 por cento. Entretanto, o nvel de economia obtido depende de muitos fatores, incluindo tipos de cargas de trabalho sendo processados, mtodo de fornecimento selecionado e a ecincia da infraestrutura a ser substituda pela nuvem. Fatores que proporcionam criao de valor com mais rapidez foram identicados como principais impulsionadores por 72 por cento dos entrevistados, incluindo o alvio de presso sobre os recursos internos, a simplicao da atualizao do sistema e a capacidade de escalonar recursos de TI para atender necessidades. Metade dos entrevistados disse estar motivada pela capacidade de aprimorar a disponibilidade e a conabilidade do sistema.

Aprimorar a disponibilidade e a confiabilidade do sistema Pagar apenas pelo que voc usa Economias em hardware Economias em licenas de software Reduzir o custo de mo-de-obra Reduzir o custo de manuteno externa Reduzir necessidades de suporte de TI Capacidade de aproveitar a mais recente funcionalidade Aliviar a presso sobre recursos internos Resolver problemas associados a atualizao Implementao rpida Capacidade de escalonar recursos de TI para atender necessidades Capacidade de focalizar competncias bsicas Aproveitar economias de escala aprimoradas Reduzir as necessidades de gerenciamento de infraestrutura Reduzir custos de energia Aumentar a flexibilidade oramentria transformando capex (despesas com ativos fixos) em opex (despesas operacionais) Reduzir o espao necessrio para abrigar/manter a infraestrutura. Criar novos fluxos de receita

50% 50% 47% 46% 44% 42% 40% 40% 39% 39% 39% 39% 38% 37% 37% 29% 29% 26% 23%

A pesquisa revela que os principais impulsionadores para adoo da nuvem em geral, e da adoo da nuvem pblica em particular so a economia de custos e a criao de valor com mais rapidez. Realmente, como mostrado na Figura 2, 77 por cento dos entrevistados escolheram a economia de custos como impulsionador fundamental da adoo da nuvem pblica, citando economias antecipadas nas reas de licenas de software, hardware, mo-de-obra, suporte de TI e

0%

20%

40%

60%

Fonte: IBM Market Insights, Cloud Computing Research, julho de 2009.


Reduo de custos Acelerar a criao de valor Melhorar a confiabilidade Outros

Figura 2. Impulsionadores da nuvem pblica. Economia de custo, criao de valor e melhor disponibilidade so os fatores de atrao principais do uso de nuvens pblicas.

Dissipando o vapor em torno da computao em nuvem

Preocupaes com a segurana de dados so uma barreira para a adoo da nuvem pblica

Sessenta e nove por cento dos entrevistados armaram que preocupaes com a segurana de dados e a privacidade so a principal barreira para a adoo da nuvem pblica, e mais da metade citou preocupaes com qualidade e desempenho do servio (54 por cento), dvidas sobre economias reais de custos (53 por cento) e responsividade insuciente da rede (52 por cento) como impedimentos adoo da nuvem pblica. As cargas de trabalho classicadas como as menos favorecidas pela nuvem pblica eram as relacionadas com segurana e bancos de dados. A despeito dessas preocupaes, esperado que a adoo da nuvem pblica ganhe impulso nos prximos anos. Embora a nuvem privada seja atualmente a preferida, espera-se que a adoo de nuvens pblicas aumente 26 por cento CAGR (taxa de crescimento anual composta) deste momento at 2013.1

exemplo disso a infraestrutura e o provisionamento de ambiente de teste, um tipo de carga de trabalho de infraestrutura de TI na qual os recursos de TI so alocados para testar aplicativos ou iniciativas de gerenciamento de sistemas, tal como a virtualizao de servidores, em um ambiente protegido para que as atividades de produo no sejam afetadas. Vericamos no estudo que os tipos de carga de trabalho adequadas para implementao de nuvens pblicas e privadas variavam muito. Conferncias e CRM/automao de fora de vendas estavam entre as mais consideradas para uso em nuvens pblicas, obtendo a menor classicao para nuvens privadas. Nas classicaes de nuvem pblica, havia uma diferena superior a 20 por cento entre as cargas de trabalho mais e as menos classicadas. Para nuvens privadas, as taxas de considerao eram muito mais consistentes, variando menos de 10 por cento nas 15 cargas de trabalho superiores. Nessa anlise, a considerao denida pelo percentual de entrevistados que informaram, para uma carga de trabalho em particular, que:

Preferncias de carga de trabalho para nuvem privada e pblica


Como as cargas de trabalho variam de acordo com requisitos de plataforma, complexidade, criticalidade dos negcios e sensibilidade dos dados, algumas so ideais para nuvens pblicas, outras para implementao em nuvens privadas. Por essa razo, uma abordagem baseada em carga de trabalho para computao em nuvem essencial para determinar qual o melhor modelo de fornecimento para essa carga pblico, privado ou hbrido e na compreenso de quais cargas de trabalho podem gerar os maiores benefcios em um ambiente de nuvem. Adicionalmente, algumas cargas de trabalho, devido a suas caractersticas (baixo risco e alto potencial de ROI) so melhores candidatos para um projeto piloto de nuvem. Um

J haviam implementado um mtodo de fornecimento interno ou externo Estavam planejando um mtodo de fornecimento interno ou externo nos prximos 12 meses Considerariam a implementao de um mtodo de fornecimento interno ou externo nos prximos 12 meses Considerariam a implementao de um mtodo de fornecimento interno ou externo em mais de 12 meses.

IBM Smart Business

Preferncias de carga de trabalho para nuvem privada

As cargas de trabalho de bancos de dados e orientadas para aplicativos surgiram como as mais adequadas para adoo em nuvens privadas. Entretanto, a considerao da nuvem privada foi alta em todas as cargas de trabalho. Como mostrado na Figura 3, as cinco cargas de trabalho mais consideradas incluam minerao de dados, minerao de texto ou outras anlises em 83 por cento; uxo de aplicativos em 81 por cento; servios/help desk em 80 por cento; aplicativos especcos do setor em 80 por cento; e ambientes de teste e desenvolvimento empatados em 80 por cento. Alm disso, as taxas reais de implementao de nuvem privada foram altas em todas as cargas de trabalho, embora no to consistentes quanto as taxas de considerao. Quarenta e seis por cento implementaram servios/help desk. Outras cargas de trabalho que quase metade dos entrevistados disseram j haver implementado em uma nuvem privada incluem cargas de desktop (45 por cento) e servidores de e-mail e de aplicativos (ambos 44 por cento).

Busca de dados, busca de texto ou outras anlises Carregamento de aplicativos

34% 31% 46% 41% 37% 36% 44% 35% 37% 34% 30% 42% 40% 43% 40%
0% 20%

12% 11%

16% 21% 7% 8% 13% 16% 17% 18% 6% 14%

21% 18% 14% 15% 18% 19% 15% 21% 15% 17% 15% 14% 16% 13% 16%
60%

12% 5% 16% 15% 16% 15% 13% 15% 15% 18% 18% 15% 17% 17% 17% 19%
80% 3%

Manuteno/help desk

3%

Aplicativos especficos do setor

4%

Ambiente de teste

8% 7%

5% 7% 6% 6%
4%

Ambiente de desenvolvimento

Servidores de aplicativo Ambiente de treinamento/demonstrao Armazns de dados ou mercados de dados Arquivamento/preservao de dados em longo prazo Comunicao unificada

9% 10% 11% 13% 8% 7%

14% 16% 16% 20% 13% 14% 13% 11%

4%

7% 6% 6% 6% 5%
100%

Armazenamento

Bancos de dados transacionais

Servidores

8% 9%
40%

Aplicativos ERP

Fonte: IBM Market Insights, Cloud Computing Research, julho de 2009. J havia implementado um mtodo de fornecimento interno Atualmente planejam implementar um mtodo de fornecimento interno nos prximos 12 meses Considerariam a implementao de um mtodo de fornecimento interno nos prximos 12 meses Considerariam a implementao de um mtodo de fornecimento interno em mais de 12 meses No considerariam a implementao de um mtodo de fornecimento interno No sabiam

Figura 3. Cargas de trabalho preferidas para nuvem privada.


Anlises, uxo de aplicativos, servios/help desk, aplicativos especcos do setor e ambientes de teste e de desenvolvimento foram preferidos para nuvem privada.

Dissipando o vapor em torno da computao em nuvem

Preferncias de carga de trabalho para nuvem pblica

Em geral, as cargas de trabalho de infraestrutura foram as mais favorecidas pelos entrevistados para nuvens pblicas, mas o uso mais atraente foi em CRM, uma carga de trabalho de aplicativo. Como mostrado na Figura 4, as cinco cargas de trabalho preferidas para implementao de nuvem pblica, com base no que foi dito por quem estava atualmente usando, planejando ou considerando implementao em um ano ou mais, incluram: conferncia de udio/vdeo/Web, em 71 por cento; automao de CRM ou de fora de vendas, em 61 por cento; continuidade dos negcios/recuperao de desastres, em 60 por cento; arquivamento de dados, em 59 por cento; e uxo de aplicativos, em 58 por cento. CRM e conferncias j so populares como cargas de trabalho de servios (SaaS), o que as torna opes lgicas para implementao de nuvem pblica.

Conferncias via udio/vdeo/Web CRM ou automao da fora de vendas Continuidade dos negcios/recuperao de desastres Arquivamento/preservao de dados em longo prazo Carregamento de aplicativos Ambiente de treinamento/demonstrao Comunicao unificada Capacidade WAN E-mail Ambiente de desenvolvimento Backup e recuperao de dados em curto prazo Aplicativos especficos do setor Manuteno/help desk

23% 18% 11% 7% 10% 7% 11% 7% 9% 7% 7% 10% 17% 15% 6% 6%

9% 11% 18% 15% 19% 17% 18% 14% 16% 12%

19% 20% 24% 27% 21% 25% 22% 18% 16% 26% 20% 17% 19% 20% 19%
40%

20%

25% 34% 34% 35% 37% 35% 35% 38% 43% 41% 44% 47% 45% 44% 43%

4%

5% 6% 6% 5% 7% 8% 7%
4%

9% 5% 12% 9% 5% 13% 11% 6%


4%

7% 6%
4%

16% 13% 15% 13% 16%


20%

6% 7% 8%
80% 100%

Infraestrutura VoIP Capacidade de rede do centro de dados

10% 6% 10%
0% 4%

60%

Fonte: IBM Market Insights, Cloud Computing Research, julho de 2009. J havia implementado um mtodo de fornecimento externo Atualmente planejam implementar um mtodo de fornecimento externo nos prximos 12 meses Considerariam a implementao de um mtodo de fornecimento externo nos prximos 12 meses Considerariam a implementao de um mtodo de fornecimento externo em mais de 12 meses No considerariam a implementao de um mtodo de fornecimento externo No sabiam

Figura 4. Cargas de trabalho preferidas para nuvem pblica.


Conferncias e CRM ou automao de fora de vendas caram no topo da lista de cargas de trabalho preferidas para nuvem pblica.

IBM Smart Business

Por outro lado, os entrevistados indicaram claramente que nem todas as cargas de trabalho so boas candidatas para migrao para um ambiente de nuvem pblica. Alguns exemplos incluem:

A IBM derivou um ndice de adoo de nuvem pblica e outro para nuvem privada para cada carga de trabalho analisando:

Cargas de trabalho de dados com alta sensibilidade (p.ex. registros de funcionrios e cuidados com a sade) Servios mltiplos e codependentes (p.ex. processamento de transaes on-line de alta produtividade) Cargas de trabalho que exigem alto nvel de auditabilidade e responsabilidade (p.ex. aquelas sujeitas a Sarbanes-Oxley) Software de terceiros que no possui virtualizao ou estratgia de licenciamento em nuvem Cargas de trabalho que exigem estorno detalhado ou medio de utilizao (p.ex. planejamento de capacidade e cobrana no nvel de departamento) Cargas de trabalho que exigem personalizao (p.ex. aplicativos ERP personalizados)

As classicaes de implementao de nuvens pblicas em relao a nuvens privadas As barreiras e os fatores impulsionadores para adoo de nuvem pblica e privada O despesa oramental relativa.

Conforme discutimos acima, a taxa de considerao informada para cargas de trabalho de nuvem privada foi consistente: entre 40 e 50 por cento dos entrevistados relataram implementaes atuais ou planejadas de nuvem privada em todas as cargas de trabalho. Entretanto, uma imagem diferente surgiu com a anlise do ndice de adoo, indicando uma ampla diferena entre as cargas de trabalho com fatores de maior impulsionamento e menor barreira e as cargas com perl de menor impulsionamento e maior barreira.
Recomendaes de carga de trabalho

Fatores de impulso x barreiras

Como parte da pesquisa, foi pedido aos entrevistados que identicassem os fatores que inuenciariam as opes de suas implementaes para cada carga de trabalho, tanto a favor como contra a adoo da nuvem pblica ou privada. Demanda utuante e custos inaceitavelmente altos para o fornecimento tradicional de TI surgiram como fatores de impulso tanto para nuvens pblicas quanto para privadas. Os fatores que favoreceram as nuvens pblicas (em detrimento das privadas) se referem s cargas de trabalho serem ou no altamente padronizadas, modulares e independentes. Por outro lado, as preocupaes relativas a privacidade de dados, conformidade com requisitos regulamentares e capacidade de manter um alto nvel de controle sobre o ambiente estavam associadas a uma maior propenso escolha de modelos de nuvem privada em vez de pblicas.

Baseado na anlise do ndice de adoo e na prpria experincia da IBM na implementao de nuvem, internamente e com clientes, a IBM identicou as cargas de trabalho que oferecem os pontos de entrada mais favorveis para modelos de fornecimento de nuvem pblica e privada. Para empresas interessadas no piloto de um servio de nuvem pblica, as cargas de trabalho de infraestrutura listadas na Tabela 2 provavelmente representaro os projetos com os menores riscos e maior potencial de retorno. O mesmo verdadeiro para as cargas de trabalho listadas como as melhores candidatas para a implementao de uma nuvem privada. Observe que infraestrutura do ambiente de teste aparece em ambas as listas. A razo disso que essa carga de trabalho apresenta relativamente um baixo risco em termos de empresa e operao geral de TI. Adicionalmente, essa carga de trabalho apresenta potencial de grande ROI atravs dos ganhos em

10 Dissipando o vapor em torno da computao em nuvem

velocidade e redues de custos. Assim, a IBM recomenda que as cargas de trabalho de infraestrutura do ambiente de teste sejam consideradas um forte candidato para projetos piloto de nuvens em qualquer modelo de fornecimento.

Pontos de entrada de nuvem pblica: cargas de trabalho de infraestrutura so as mais adequadas


Algumas cargas de trabalho so ideais para a migrao para um ambiente de nuvem, ao contrrio de outras, portanto essencial que as empresas compreendam a infraestrutura de carga de trabalho e os requisitos de negcios para adotarem o ambiente de nuvem ideal e desfrutarem de todos os seus benefcios. A IBM Research desenvolveu uma ferramenta de anlise de carga de trabalho que pode ajudar a caracterizar e priorizar cargas de trabalho candidatas para fornecimento a partir da nuvem.

Conferncias via udio/vdeo/Web Help desk de servios Infraestrutura para treinamento e demonstraes Capacidade WAN Infraestrutura VoIP Desktop Infraestrutura de ambiente de teste Armazenamento Capacidade de rede do centro de dados Servidores

Criticalidade do processo de gerenciamento de servios


O estudo tambm explorou determinados fatores de prontido para a implementao de nuvem. Foi pedido aos entrevistados que classicassem 18 processos e funes de gerenciamento de servios e sua importncia para suas empresas. A classicao era na escala de 1 a 5, onde 1 correspondia a absolutamente no-crtico e 5 era extremamente crtico. A Figura 5 mostra a porcentagem de entrevistados que classicaram cada funo com nota 4 ou 5: muito crtico ou extremamente crtico. Como mostrado na Figura 5, a maioria dos participantes disse que estava voltada para as disciplinas tradicionais do gerenciamento de sistemas: segurana, redes, servidores e aplicativos. Os itens classicados como menos crticos se encontravam na camada do gerenciamento de servios: disponibilidade, problemas, capacidade e gerenciamento de alteraes. A descoberta signicativa foi a lacuna revelada pela pesquisa entre a taxa de empresas que implementaram ou planejam implementar uma nuvem privada e a importncia dada aos recursos para gerenciamento dos servios essenciais para a

Pontos de entrada de nuvem privada: cargas de trabalho de bancos de dados e aplicativos so as mais adequadas

Busca de dados, busca de texto ou outras anlises Segurana Armazns de dados ou mercados de dados Continuidade dos negcios e recuperao de desastres Infraestrutura de ambiente de teste Arquivamento/preservao de dados em longo prazo Bancos de dados transacionais Aplicativos especcos do setor Aplicativos ERP

Tabela 2. Recomendaes de carga de trabalho. Com base na


anlise dos dados do estudo e a experincia com implementaes reais de nuvem, a IBM identicou cargas de trabalho que provavelmente representaro os projetos de nuvem com os menores riscos e com o maior potencial de retorno.

IBM Smart Business 11

prestao de servios atravs de nuvem. Em um ambiente de nuvem, o gerenciamento de servios fundamental para automatizar o autoatendimento, automatizar o aprovisionamento e para gerenciar acesso e segurana em todo o ambiente. Mesmo assim, como podemos observar na Figura 5, essas funes foram consideradas crticas por menos de 25 por cento dos entrevistados.

Gerenciamento de segurana Gerenciamento da rede Gerenciamento e desempenho do servidor Gerenciamento de desempenho de aplicativo/banco de dados Gerenciamento e desempenho de armazenamento Gerenciamento da disponibilidade Gerenciamento de incidentes e problemas Gerenciamento de capacidade Gerenciamento de configuraes e mudanas Gerenciamento de dispositivos Monitoramento e gerenciamento de eventos Controle Gerenciamento de ativos Gerenciamento de lanamentos Cobrana/medio Gerenciamento de imagens de software Lgica de instalao Catlogo de servios

70% 68% 65% 57% 49% 47% 43% 36% 36% 34% 32% 32% 30% 22% 22% 21% 12% 11%

A computao em nuvem a etapa denitiva para a criao de uma infraestrutura dinmica, como discutiremos na prxima seo. Realmente, as etapas de transformao entre a criao de uma infraestrutura dinmica e a progresso para o ambiente de computao em nuvem so denidas como a adio de recursos de aprovisionamento, contabilidade de uso e catlogos de autoatendimento. Por essas razes, a IBM recomenda priorizar os processos de gerenciamento de servios descritos adiante, todos eles essenciais para o fornecimento de servios com sucesso em uma nuvem privada. No caso de empresas considerando servios de nuvem pblica, importante vericar se o provedor de servios capaz de oferecer esses recursos. Catlogo de servios O autoatendimento uma capacidade-chave para a computao em nuvem. O catlogo de servios a interface que permite que os usurios/clientes selecionem, dimensionem e encomendem os servios desejados. Governana Governana a disciplina que ajuda a minimizar os riscos, maximizar os valores e alinhar os objetivos da TI e de negcios.

0%

20%

40%

60%

80%

Percentual que classificou como crucial (4 ou 5) Os entrevistados podiam classificar vrios processos como crticos Fonte: IBM Market Insights, Cloud Computing Research, julho de 2009.

Disciplinas tradicionais do gerenciamento de sistemas Gerenciamento de servios para infraestrutura dinmica Gerenciamento de servios para nuvem

Figura 5. Criticalidade do processo de gerenciamento de servios.


As respostas mostraram uma falta de importncia aos recursos de gerenciamento de servios essenciais para o fornecimento de servios atravs de nuvem.

Lgica de aprovisionamento A funo de aprovisionamento trabalha com o catlogo de servios convertendo a solicitao de um servio pelo usurio por exemplo, um ambiente de teste com caractersticas x, y e z em uma congurao especca de infraestrutura. O mais importante que esse aprovisionamento deve ser realizado automaticamente, sem nenhuma interveno direta da equipe de TI. Uso/contabilidade Tambm conhecido como medio e cobrana, este processo acompanha a utilizao real, de acordo com mtricas denidas, e as transforma em uma transao interna de estorno ou em uma fatura para o cliente da nuvem pblica.

12 Dissipando o vapor em torno da computao em nuvem

De modo geral, a pesquisa revelou que, embora os entrevistados estejam mais interessados em uma nuvem privada, existem lacunas signicativas na prontido organizacional e de infraestrutura, com menos de 25 por cento tratando de problemas de gerenciamento de servios essenciais para o fornecimento de servios em uma nuvem privada.

Principais fatores de sucesso


Da mesma forma que as consideraes sobre o gerenciamento de servios so fundamentais para a obteno dos benefcios de um ambiente de computao em nuvem, tambm crtico o estabelecimento de uma infraestrutura dinmica com capacidade de virtualizao de recursos, padronizao de servios e aprovisionamento automatizado de recursos de TI (o qual oferece o maior potencial de economia de custos). A implementao da nuvem privada uma evoluo da prtica ideal de infraestrutura dinmica, com as caractersticas necessrias para melhorar a qualidade, a velocidade e reduzir os custos do fornecimento de servios de TI. Especicamente, uma infraestrutura pronta para nuvem ter as seguintes caractersticas e recursos:

Alm da lacuna na prontido de gerenciamento de servios, a pesquisa tambm revelou que poucos entrevistados esto avanados na progresso da maturidade da virtualizao. Realmente, como mostra a Figura 6, apenas 18 por cento indicaram que a virtualizao considerada como objetivo estratgico ou tecnologia de transformao, e um tero informou no estar usando atualmente nenhuma tecnologia de virtualizao. Se ainda no o zeram, as empresas podem procurar a IBM para ajudar a implementar os recursos necessrios para uma infraestrutura pronta para nuvem.

Nvel 0: No usamos quaisquer tecnologias de virtualizao

33%

Nvel 1: A virtualizao somente usada em implementaes piloto, de prova de conceito ou de desenvolvimento limitado Nvel 2: Utilizamos a virtualizao para substituir desenvolvimentos, testes e/ou servidores de produo no-crticos fsicos Nvel 3: O padro a utilizao de mquinas virtuais, a menos que possa ser feita uma proposta alternativa

14%

17%

12%

Nvel 4: A virtualizao um objetivo estratgico da empresa

14%

Baseada em padres abertos e orientada a servios Virtualizao avanada e gerenciamento automatizado Processos e componentes comuns Segurana e resilincia avanadas.

Nvel 5: A virtualizao transforma os nossos negcios

4%

No sabiam

6%

0%

20%

40%

Fonte: IBM Market Insights, Cloud Computing Research, julho de 2009.

Figura 6. Uso da tecnologia de virtualizao. Apenas 18 por cento dos entrevistados indicaram que a virtualizao considerada um objetivo estratgico ou uma tecnologia de transformao em suas empresas.

IBM Smart Business 13

As etapas na direo da computao em nuvem


Dispor de uma estratgia para adoo da nuvem e seguir o caminho correto para adoo essencial para o sucesso. Essa pode ser a fase mais desaadora do processo de adoo, como apontou a pesquisa, sendo o estgio no qual a maioria dos entrevistados declarou estarem dispostos a solicitar assistncia externa. Dispondo de uma estratgia que prioriza os tipos de cargas de trabalho para considerao e os mapeia at o modelo de fornecimento ideal, a computao em nuvem oferece uma enorme oportunidade para que empresas de TI aumentem o valor comercial e o ROI. Em um mundo cada vez mais instrumentado, interconectado e inteligente, a computao em nuvem representa a maneira mais inteligente de fornecer servios, usar recursos, controlar custos e manter vantagem competitiva. Utilizando estratgias de TI que adotam a computao em nuvem, os CIOs podem satisfazer melhor seus clientes atravs da melhor visibilidade do uso dos recursos de TI, melhor responsividade, simplicao e fornecimento econmico de servios. Alguns CIOs temem que a computao em nuvem perturbe as operaes de TI mas, se adequadamente implementada, ela pode ajudar a reduzir custos, aumentar a responsividade da TI e otimizar o fornecimento de servios. A computao em nuvem tambm pode aumentar o alcance dos servios, aplicativos e recursos disponveis para os clientes da empresa. Para tornar os benefcios da computao em nuvem uma realidade, os CIOs devem abraar as alteraes necessrias. A implementao bem sucedida requer viso estratgica geral combinada com abordagem de implementao pragmtica e evolucionria, tal como a que a IBM desenvolveu atravs de

muitos trabalhos de nuvem com clientes na IBM e no mundo inteiro. Hoje a IBM ajuda empresas no mundo inteiro a dar partida na jornada para a computao em nuvem atravs de seis etapas estratgicas para sua adoo.
1. Criar a estratgia de TI e o roteiro

Iniciar com a determinao das metas da organizao associadas aos fornecimentos de servios em nuvem, os requisitos de plataforma e complexidade associada a cada um. As metas podem incluir:

Centralizao para reduzir centros de dados e custos Consolidao de servidores e armazenamento para reduzir a emisso de carbono Virtualizao para aumentar a utilizao do hardware e padronizar imagens virtuais Automao dos processos de gerenciamento de servios de migrao de aplicativos Otimizao de recursos e aprovisionamento dinmico de servios.

2. Avaliar e selecionar cargas de trabalho para a nuvem

Identicar e priorizar cargas de trabalho candidatas para fornecimento em nuvem a prxima etapa. As cargas de trabalho que so adequadas para padronizao, que so aplicativos autocontidos ou que possuem uma arquitetura orientada a servios, so mais fceis de serem transferidas para um ambiente de nuvem. Da mesma forma, cargas de trabalho mais difceis, arriscadas e caras para serem migradas para a computao em nuvem, so normalmente muito complexas, exigem grande quantidade de transferncia de dados ou envolvem alto grau de personalizao, ou ainda so sistemas legados que requerem reprojeto signicativo para conformidade com a arquitetura de nuvem.

14 Dissipando o vapor em torno da computao em nuvem

3. Determinar o modelo de fornecimento de nuvem

5. Estabelecer a arquitetura

Uma vez identicadas as cargas de trabalho candidatas, voc pode ento estabelecer quais so mais adequadas para fornecimento por meio de uma nuvem pblica, nuvem privada ou nuvem hbrida. Para nuvens pblicas, cargas de trabalho de infraestrutura e software como servio apresentam o menor risco e oferecem alto ROI em potencial. Elas incluem udio, vdeo e conferncia pela Web, infraestrutura de help desk e de treinamento, ambientes de desktops e armazenamento. Para nuvens privadas, as cargas de trabalho de minerao de dados, minerao de texto, anlises, segurana e continuidade dos negcios oferecem alto ROI em potencial e menor risco. Ambientes de teste e desenvolvimento so considerados bons candidatos de carga de trabalho para nuvens pblicas e privadas.
4. Determinar o valor

A etapa nal antes da implementao estabelecer a arquitetura de suporte s suas iniciativas de nuvens pblica e privada. Uma arquitetura de nuvem deve tratar de trs domnios:

Examine o ROI que a computao em nuvem pode proporcionar, incluindo o tempo necessrio para o retorno inicial e o ROI projetado. Ao determinar o ROI, comece calculando a economia absoluta obtida em todas as facetas das operaes de TI associadas carga de trabalho em questo incluindo, por exemplo, custo de hardware, licenas e atualizaes de software, administrao do sistema, suporte do sistema, suporte a usurio nal e aprovisionamento. Clculos de ROI tambm podem incluir medidas associadas aos negcios, tais como aumento na produtividade do usurio e utilizao de recursos, evitar despesas de capital e reduo do risco devido ao aumento da disponibilidade. Alm de observar as economias no primeiro ano, a IBM recomenda que os clientes projetem os custos operacionais do ambiente de TI legado e o ambiente de nuvem ao longo de trs anos para calcular o ROI em prazo mais longo. Nossas pesquisas mostram que, embora todos os custos de TI possam aumentar ao longo do tempo, os custos normais da computao em nuvem aumentam em taxa menor, resultando em maior valor.

Quais servios voc fornecer ou comprar? Eles incluem infraestrutura como um servio (capacidade de computao bruta); plataforma como um servio (capacidade de computao mais middleware); ou software como um servio (capacidade de computao mais middleware e aplicativos). Como voc criar e fornecer os servios? Isso inclui ferramentas, procedimentos e governana necessrias para planejar, denir, catalogar, congurar, fornecer, monitorar, medir, cobrar e gerar relatrios sobre servios fornecidos em nuvem. Como os usurios acessaro os servios? Um catlogo de servios que permite ao usurio selecionar, encomendar e congurar servios fornecidos em nuvem um componente essencial de uma arquitetura em nuvem. Adicionalmente, em nuvens privadas, a arquitetura deve tratar de fornecer um console operacional para fornecimento de servios e gerentes operacionais.

Sob esses trs domnios se encontra a plataforma da nuvem: a camada de arquitetura que dene a infraestrutura dinmica para fornecimento em nuvem, bem como as disciplinas de gerenciamento de servios que permitem o fornecimento de servios e o acesso do usurio nal.

IBM Smart Business 15

6. Implementar estratgia de TI, roteiro e servios de nuvem

Um componente-chave de uma estratgia de TI voltada para nuvem o condicionamento da infraestrutura para o fornecimento em nuvem. Isso pode incluir virtualizar e automatizar sistemas existentes, adicionando o requisito de recursos para gerenciamento de servios necessrio para a computao em nuvem. O roteiro para implementao da nuvem dene um projeto piloto ou projetos que permitem organizao de TI obter experincia com o fornecimento de computao em nuvem enquanto os usurios nais ganham experincia com aplicativos e servios padronizados fornecidos atravs da rede. Esse piloto pode ser fornecido a partir de uma plataforma de nuvem privada, ou pode ser um piloto usando servios de nuvem pblica conveis. Independentemente do escolhido, o piloto deve fornecer uma carga de trabalho isolada e de baixo risco. Aproveitando as lies aprendidas, as prximas etapas do roteiro so capacitar cargas de trabalho adicionais e estender os servios de nuvem para novos usurios. Uma vez completamente implementado, o ambiente de nuvem atender s necessidades dos usurios nais atravs de um simples portal com um catlogo de servios automaticamente fornecido atravs da nuvem. O Cloud Computing Adoption Framework (Estrutura de adoo de computao em nuvem), desenvolvido pela IBM, pode ser uma ferramenta til para seguir essas etapas at a implementao. A estrutura estabelece denies comuns para modelos de fornecimento e servios de computao em nuvem, ilustra os principais recursos a serem considerados no desenvolvimento de estratgias de computao em nuvem e identica os aspectos principais necessrios para a execuo dessa estratgia.

A experincia de nuvem da IBM Alm de numerosos trabalhos realizados com clientes, a IBM colocou em prtica a computao em nuvem em seus prprios centros de dados no mundo inteiro, aproveitando as prticas ideais para compartilhar nas implementaes dos clientes. A seguir, alguns exemplos:

Blue Insight. Uma implementao de computao em nuvem da IBM que fornece informaes sob demanda e anlises como um servio para funcionrios da IBM a m de ajud-los a tomarem melhores decises comerciais. Cloud Sandbox. Essa verso interna do IBM Smart Business Development and Test on the IBM Cloud (disponvel em 106 pases como servio beta gratuito no momento da publicao deste documento) proporciona aos usurios acesso de autoatendimento a ambientes de computao virtual, bem como acesso a ambientes pr-congurados com software de desenvolvimento e de banco de dados da IBM. IBM Research Compute Cloud (RC2). O RC2 uma soluo de fornecimento de TI sob demanda e de autoatendimento que permite aos pesquisadores da IBM congurar de maneira rpida e fcil os ambientes computacionais necessrios a projetos de pesquisas. IBM Learning Centers, Europa. A soluo de computao em nuvem interna para os IBM Learning Centers na Europa melhoraram a utilizao da infraestrutura em 80 por cento, reduzindo a equipe em 30 por cento. IBM Computing on Demand. Esse servio oferece uma soluo de computao em nuvem pblica em nvel empresarial que permite aos clientes utilizar recursos computacionais da IBM por hora, semana ou ano.

Para obter mais informaes


Para saber mais sobre a computao em nuvem na IBM, acesse o seguinte Website: ibm.com/cloud Alm disso, o IBM Global Financing pode criar solues de nanciamento para suas necessidades especcas de TI. Para obter mais informaes sobre excelentes taxas, planos exveis de pagamento e emprstimos, e recompra e eliminao de ativos, acesse: ibm.com/nancing

Copyright IBM Corporation 2010 IBM Corporation New Orchard Road Armonk, NY 10504 EUA Produzido nos Estados Unidos da Amrica Janeiro de 2010 Todos os direitos reservados IBM, o logotipo IBM e ibm.com so marcas comerciais ou registradas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros pases. Se estes ou outros termos registrados da IBM estiverem marcados em sua primeira ocorrncia nesta informao com o smbolo de marca registrada ( ou ), esses smbolos indicam marcas comerciais registradas ou de lei comum de propriedade da IBM no momento em que esta informao foi publicada. Essas marcas comerciais tambm podem ser marcas registradas ou de direito comum em outros pases. Uma lista atual das marcas comerciais da IBM est disponvel na Web em Copyright and trademark information (Informaes sobre direitos autorais e marcas comerciais) em ibm.com/legal/copytrade.shtml. Outros nomes de produtos, empresas ou servios podem ser marcas comerciais ou de servio de terceiros. O fato de esta publicao conter referncias a produtos ou servios IBM no implica que a empresa pretenda disponibiliz-los em todos os pases nos quais opera.
1

IDC eXchange, IDCs New IT Cloud Services Forecast: 2009-2013, p=543, 5 de outubro de 2009.

CIW03062-BRPT-02

Das könnte Ihnen auch gefallen