Sie sind auf Seite 1von 22

A FILOSOFIA DA CINCIA DE KARL POPPER: O RACIONALISMO CRTICO1

Fernando Lang da Silveira Instituto de Fsica - UFRGS Porto Alegre, RS Resumo A filosofia de Karl Popper - o racionalismo crtico - apresentada. Para ele todo o conhecimento falvel e corregvel, virtualmente provisrio. O conhecimento cientfico criado, construdo e no descoberto em conjuntos de dados empricos. A refutabilidade demarca a cincia da no-cincia e a atitude de colocar sob crtica toda e qualquer teoria permite o aprimoramento do conhecimento cientfico. A teoria do conhecimento, dos Trs Mundos e o problema crebro-mente so discutidos.

I. Introduo
No dia 17 de setembro de 1994, aos noventa e dois anos de idade, faleceu na Inglaterra o clebre filsofo Karl Popper. Austraco de nascimento, imigrou nos anos 30, fugindo do nazismo; inicialmente esteve na Nova Zelndia, estabelecendo-se depois na Inglaterra. Na London School of Economics foi professor de Filosofia da Cincia; em 1964 recebeu o ttulo de cavaleiro (Sir). A filosofia de Popper, o racionalismo crtico, ocupa-se primordialmente de questes relativas teoria do conhecimento, epistemologia. Ainda na ustria, em 1934, foi publicado o seu primeiro livro, Logic der Forschung ( A Lgica da Pesquisa Cientfica (Popper, 1985), na verso brasileira), que se constituiu em uma crtica ao positivismo lgico do Crculo de Viena, defendendo a concepo de que todo o conhecimento falvel e corrigvel, virtualmente provisrio. O pensamento de Popper tambm abrangeu a esfera da poltica e da sociedade. Em A Sociedade Aberta e seus Inimigos (Popper, 1987b e 1987c) e A misria do Historicismo (Popper, 1980b) transpe seus ensinamentos epistemolgicos para o campo da ao poltica racional. Como todo o nosso conhecimento imperfeito, estando sempre sujeito a revises crticas, qualquer mudana na sociedade dever
1 Trabalho parcialmente publicado em Scientia, So Leopoldo, 5 (2) : 9-28, 1994.
197 Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

ocorrer de maneira gradual para que os erros possam ser corrigidos sem causar grandes danos. A idia de uma sociedade perfeita, atingvel atravs de uma revoluo social, criticada e considerada irracional. Nos ocuparemos a seguir das idias de Popper sobre a teoria do conhecimento, a epistemologia e sobre o problema crebro-mente. No apresentaremos suas idias poltico-sociais.

II. As explicas cientficas e a lgica dedutiva


Uma das tarefas da cincias a explicao. Ao longo da histria da prtica da explicao, muitos mtodos e tipos diferentes foram tidos como aceitveis, mas todos eles tm algo em comum: consistem todos de uma deduo lgica; uma deduo cuja concluso o explicandum - uma assero da coisa a ser explicada (Popper, 1982, p. 321) e de um conjunto de premissas - o explicans - constitudo por leis e condies especficas. Qualquer explicao envolve no mnimo um enunciado universal (lei) que, combinada com as condies especficas, permite deduzir o que se deseja explicar. Apenas condies especficas no so suficientes para se produzir uma explicao. Por exemplo, se quisermos explicar o aumento da resistncia eltrica de um fio de cobre pela elevao da temperatura, podemos supor um enunciado universal que afirma que os condutores metlicos possuem resistncia variando com a temperatura. Lei: a resistncia eltrica dos condutores metlicos varia com a temperatura. Condies especficas: a temperatura do fio de cobre variou de 20 C para 6 C. Concluso: a resistncia eltrica deste fio de cobre variou. Obviamente que esta no a nica explicao possvel. Outras explicaes mais profundas e complexas recorreriam a leis e condies especficas sobre a estrutura da matria, justificando o fenmeno macroscpico (a variao da resistncia) a partir deste nvel microscpico. Uma explicao desta ordem envolveria uma longa cadeia dedutiva para finalmente atingir o explicandum. O importante na presente discusso o aspecto dedutivo das explicaes e a necessidade de se recorrer a no mnimo uma lei e s condies especficas. Outras tarefas da cincia, como a derivao de predies e aplicaes tcnicas, tambm podem ser analisadas por meio de esquema lgico que apresentamos para analisar a explicao (Popper, 1982, p. 324). A derivao de predies parte do suposto conhecimento das leis e das condies especficas, obtendo-se algo que ainda no foi observado. Nas aplicaes tcnicas so especificados os resultados a serem obtidos, como, por exemplo, a

Silveira, F.L. da

198

construo de uma ponte, e so admitidas certas leis e teorias relevantes. O que se procura ento so condies especficas que possam ser tecnicamente realizadas. A lgica dedutiva desempenha um papel de grande importncia no conhecimento cientfico. Segundo Popper, ela : transmissora da verdade. retransmissora da falsidade. no-retransmissora da verdade. Ela transmite a verdade do explicans para o explicandum, ou seja, sendo verdadeiras as leis e as condies especficas, ser necessariamente verdadeira a concluso. Ela retransmite a falsidade do explicandum para o explicans, ou seja, se a concluso falsa, ento uma ou mais premissas so falsas. Ela no retransmite a verdade do explicandum para o explicans, ou seja, sendo a concluso verdadeira, poder ser parcialmente ou totalmente falso o explicans. Em outras palavras, de premissas falsas possvel se obterem concluses verdadeiras. Essas trs propriedades da lgica dedutiva podem ser exemplificadas atravs do raciocnio dedutivo abaixo: Primeira premissa: todos os A so B. Segunda premissa: X A. Concluso: X B. A transmisso da verdade das premissas para a concluso ocorre no seguinte exemplo onde as premissas so verdadeiras: Primeira premissa: todos os metais so condutores eltricos. Segunda premissa: o cobre metal. Concluso: o cobre condutor eltrico. A retransmisso da falsidade da concluso para as premissas ocorre no seguinte exemplo onde a concluso falsa porque a segunda premissa falsa: Primeira premissa: todos os metais so condutores eltricos. Segunda premissa: o vidro metal. Concluso: o vidro condutor eltrico. A no-retransmisso da verdade da concluso para as premissas ocorre no seguinte exemplo onde a primeira premissa e a concluso so verdadeiras e a segunda premissa falsa: Primeira premissa: todos os metais so condutores. Segunda premissa: o carvo metal. Concluso: o carvo condutor eltrico. A estrutura dedutiva das explicaes cientficas e as propriedades da lgica dedutiva so importantes para a filosofia da cincia de Popper, em especial no mtodo crtico exposto mais adiante.

199

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

III. O problema da induo


Um dos problemas da filosofia da cincia investigado por Popper o chamado problema da induo . Acreditavam os indutivistas ser possvel justificar logicamente a obteno das leis, das teorias cientficas a partir dos fatos; poder-se-ia, utilizando a lgica indutiva, chegar s leis universais, s teorias cientficas. " comum dizer-se indutiva uma inferncia, caso ela conduza de enunciados singulares (...), tais como descries dos resultados de observaes ou experimentos, para enunciados universais, tais como hipteses ou teorias. Ora, est longe de ser bvio, de um ponto de vista lgico, haver justificativa no inferir enunciados universais de enunciados singulares, independentemente de quo numerosos sejam estes; com efeito, qualquer concluso colhida desse modo sempre pode revelar-se falsa; independentemente de quantos cisnes brancos possamos observar, isso no justifica a concluso de que todos os cisnes so brancos" (Popper, 1985, p. 27/28). O problema da induo tambm pode ser formulado de outra maneira: h leis universais certamente verdadeiras ou provavelmente verdadeiras? possvel se justificar a alegao de que uma teoria verdadeira ou provavelmente verdadeira a partir de resultados experimentais ou de observaes? Aqui tambm a resposta de Popper negativa. No importa quantas asseres de teste (resultados experimentais ou de observaes) se tenha, no possvel justificar a verdade de uma teoria, pois a lgica dedutiva no retransmite a verdade. O confronto da teoria com as asseres de teste nunca direta; h necessidade de se combinar as leis universais com condies especficas e derivar dedutivamente hipteses ou concluses com baixo nvel de generalidade. Estas podem, em princpio, serem confrontadas com os fatos. Se os fatos apoiarem as concluses, se as concluses forem dadas como verdadeiras, no h retransmisso da verdade para as hipteses com alto nvel de generalidade (as leis universais). No importando quantas confirmaes de uma teoria tenham sido obtidas, sempre logicamente possvel que, no futuro, se derive uma concluso que no venha a ser confirmada. Conforme o exposto na seco anterior, possvel, de premissas falsas, obter-se concluses verdadeiras. Outra razo contra a existncia da lgica indutiva est em que um conjunto de fatos sempre compatvel com mais de uma generalizao (rigorosamente com um nmero infinito de generalizaes). Por exemplo, se todos os cisnes at hoje observados so brancos, algumas possveis generalizaes so as seguintes:
Silveira, F.L. da 200

Todos os cisnes so brancos. Todos os cisnes so brancos ou negros. Todos os cisnes so brancos ou vermelhos ou azuis. Qualquer enunciado que afirma o observado e um pouco mais (ou muito mais) ser compatvel com as observaes ocorridas. Estes aspectos lgicos que contraditam a existncia da lgica indutiva sero complementados nas seces seguintes com outros que se apiam na histria da cincia. A histria da cincia mostra exemplos de teorias que passaram a corrigir os fatos que pretensamente teriam servido como base indutiva das mesmas (a mecnica newtoniana assim o fez). Alm disso, h exemplos de teorias cientficas que se originaram no em fatos mas em teorias metafsicas ( o caso da teoria copernicana). Tendo Popper negado a possibilidade de uma soluo positiva ao problema da induo, parte ento para uma resposta questo do mtodo das cincias empricas (fsica, qumica, biologia, psicologia, sociologia, etc.).

IV. O mtodo crtico


No tarefa da lgica do conhecimento a reconstruo racional das fases que conduziram o cientista descoberta (Popper, 1985, p. 32) da teoria cientfica. No h caminho estritamente lgico que leve formulao de novas teorias. As teorias cientficas so construes que envolvem, na sua origem, aspectos no completamente racionais, tais como, a imaginao, criatividade, intuio, etc. As teorias so nossas invenes, nossas idias no se impem a ns (Popper, 1982, p. 144). So tentativas humanas de descrever e entender a realidade. Para Popper, a tarefa da epistemologia ou da filosofia da cincia reconstruir racionalmente as provas posteriores pelas quais se descobriu que a inspirao era uma descoberta ou veio a ser reconhecida como conhecimento (Popper, 1985, p. 32). Em outras palavras, no deve a epistemologia se preocupar em reconstruir a inspirao do cientista (isto tarefa da psicologia da cincia) e no importante para a questo da validade do conhecimento em que condies o cientista formulou a teoria. O mtodo da cincia se caracteriza pela discusso crtica do conhecimento cientfico e pode ser denominado mtodo crtico de teste dedutivo. Dada uma teoria, possvel, com auxlio de condies especficas (ou iniciais ou de contorno) e com auxlio da lgica dedutiva, derivar concluses. Como exemplo, consideremos a teoria sobre a queda dos corpos que afirma ser a velocidade de queda proporcional ao peso. Ou seja: Hiptese: a velocidade de queda de um corpo proporcional ao seu peso.

201

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

Condies especficas: este tijolo mais pesado do que esta pedra pequena. Ambos so abandonados simultaneamente a 2 m do solo. Concluso: o tijolo atingir o solo antes da pedra. Esta predio (concluso derivada da teoria e das condies especficas) pode ento ser confrontada com os fatos. Poder ento a concluso ser incompatvel com os fatos ou ser compatvel. No primeiro caso, como a lgica dedutiva retransmissora da falsidade, no mnimo uma das premissas falsa, se as condies especficas forem verdadeiras, ento a teoria foi falseada ou falsificada ou refutada. No segundo caso, como a lgica dedutiva no retransmissora da verdade, no necessariamente verdadeira a teoria. Na terminologia de Popper, a teoria foi corroborada, passou pelo teste emprico. Sempre haver a possibilidade de, no futuro, derivar da teoria uma conseqncia que seja incompatvel com os fatos e, portanto, as teorias cientficas so sempre conjecturas. No h forma de se provar a verdade de uma teoria cientfica; por mais corroborada que uma teoria seja, no est livre de crtica e no futuro poder se mostrar problemtica e poder ser substituda por outra. Os indutivistas sempre enfatizaram a necessidade de se verificarem as teorias atravs das suas conseqncias; na filosofia indutivista o importante a verificao, pois, atravs dela, poder-se-ia justificar a verdade ou pelo menos a probabilidade das teorias. Para Popper, as verificaes relevantes so aquelas que colocaram em risco a teoria, aquelas que aconteceram como decorrncia de tentativas de teste (de refutao). Casos verificadores so facilmente encontrveis para quase todas as teorias. Exemplificando mais uma vez com a hiptese de que a velocidade de queda de um corpo proporcional ao seu peso: possvel se encontrar uma imensidade de casos verificadores constitudos por pares de corpos do tipo pedra e pena. Outro bom exemplo de alto grau de verificao pode ser encontrado na teoria astrolgica; qualquer astrlogo capaz de apresentar um nmero grande de previses concretizadas. As severas tentativas de refutar uma teoria e que resultam em corroboraes so as que realmente importam. A histria da cincia mostra teorias que durante um certo perodo de tempo foram corroboradas e, apesar disso, acabaram se tornando problemticas. O exemplo mais impressionante o da mecnica newtoniana: durante mais de duzentos anos foi corroborada espetacularmente. Alis, algumas corroboraes da mecnica newtoniana mostram que a lgica indutiva insustentvel. Ela corrigiu os fatos dos quais os indutivistas (e o prprio Newton) acreditavam ter sido logicamente derivada a lei da gravitao universal; supostamente a lei da gravitao universal teria sido logicamente induzida das leis de Kepler (Newton afirmara que no inventava hipteses e pretendia que a sua teoria houvesse sido obtida dos fatos). A lei da gravitao universal no pode ser logicamente derivada das leis de Kepler simplesmente porque ela contradiz, corrige

Silveira, F.L. da

202

as mesmas; a primeira lei de Kepler afirmava que as rbitas planetrias eram elipses, e a teoria de Newton permitiu demonstrar que as mesmas no so rigorosamente elipses (so aproximadamente elipses); adicionalmente Kepler afirmara que os cometas descreviam trajetrias retilneas e a teoria de Newton predisse trajetrias aproximadamente elpticas, parablicas ou hiperblicas para eles. Predies da mecnica newtoniana foram surpreendentemente corroboradas (algumas aps a morte de Newton, como a do retorno do cometa previsto por Halley - o cometa Halley). Ora, se existisse a lgica indutiva, o mnimo que deveria ocorrer nas indues das leis a partir dos fatos que as leis no contraditassem estes mesmos fatos. Outras corroboraes importantes da mecnica newtoniana so as descobertas dos dois ltimos planetas do sistema solar (Netuno e Pluto). A previso da rbita de qualquer planeta do sistema solar a partir das leis de Newton (as trs leis do movimento e a lei da gravitao universal) possvel de ser realizada se adicionalmente se dispuser de um modelo sobre o sistema solar; este modelo deve especificar quantos so os planetas, as suas massas, as distncias ao Sol, etc. A rbita de um planeta particular depende principalmente da fora gravitacional que ele sofre por parte do Sol, mas tambm depende das aes dos outros planetas. No sculo XIX foi observado que a rbita prevista para Urano era incompatvel com as observaes astronmicas; Adams e Leverrier, admitindo que o problema no se devia mecnica newtoniana mas ao modelo existente sobre o sistema solar, trabalharam sobre hiptese de existncia de um planeta ainda no conhecido alm da rbita de Urano o planeta Netuno. Conseguiram, inclusive, calcular a posio do novo planeta e orientaram os astrnomos a realizarem novas observaes; estes acabaram por confirmar a existncia de Netuno. Esta histria se repetiu novamente, j no sculo XX, em relao a Pluto. A descoberta dos dois ltimos planetas do sistema solar exemplifica um outro aspecto relativo ao mtodo crtico: a possibilidade de se evitar o falseamento de uma teoria a partir de uma hiptese suplementar; se a conseqncia de uma teoria contraditada pelos fatos, logicamente possvel retransmitir a falsidade s condies especficas (no exemplo anterior, a falsidade foi retransmitida ao modelo sobre o sistema solar). Esta hiptese suplementar, que salvou a mecnica newtoniana, era testvel independentemente; hipteses suplementares ad-hoc (hipteses a favor das quais os nicos fatos so aqueles que elas pretendem explicar) devem ser evitadas. Popper destaca que todo o nosso conhecimento impregnado de teoria, inclusive nossas observaes (Popper, 1975, p. 75). No existem dados puros, fatos neutros (livres de teoria). Exemplifiquemos mais uma vez com a mecnica newtoniana: a fim de testar a previso de uma determinada rbita planetria, necessrio confrontar posies previstas para o planeta com posies observadas a partir da Terra. Os fatos aqui seriam resultantes de um processo de observao astronmica; ora, estes fatos so interpretaes a partir de diversas teorias, tais como a da tica do telescpio,

203

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

propagao da luz no espao interplanetrio, refrao da luz na atmosfera, teoria de erros de medida, etc. Mesmo os fatos que so baseados apenas em nossa percepo tambm esto impregnados de teorias; os rgos dos sentidos e o sistema nervoso incorporam teorias fsico-qumicas, neurofisiolgicas que interpretam os estmulos, dando-nos as sensaes. No h rgos de sentido em que no se achem incorporadas geneticamente teorias antecipadoras (Popper, 1975, p. 76). A inexistncia de fatos livres de teoria implica a insustentabilidade de uma verso de falseacionismo ou refutacionismo ingnuo que erradamente atribuda a Popper. Para o refutacionismo ingnuo, uma teoria estaria indubitavelmente refutada quando os resultados observacionais (e/ou experimentais) fossem incompatveis com alguma conseqncia ou concluso da teoria. Entretanto, tal no necessariamente verdade, pois o problema pode estar nas condies especficas ( o caso da descoberta de Netuno e Pluto), ou, pode se encontrar nas prprias observaes. Ou seja, se houver alguma discrepncia entre posies observadas para um dado planeta, pode ser que a teoria observacional esteja com problema. Alis, isto efetivamente ocorreu quando Newton props ao astrnomo real uma correo da luz na atmosfera, de modo a adequar os dados astronmicos s previses por ele feitas. Todo o nosso conhecimento conjectural, inclusive as falsificaes das teorias; as falsificaes no se encontram livres de crticas e nenhuma teoria pode ser dada como definitivamente ou terminantemente ou demonstravelmente falsificada (Popper, 1987a, p. 22). Assim sendo, qualquer falsificao pode, por sua vez, ser testada de novo (Popper, 1987a, p. 23). O progresso da cincia depende da objetividade cientfica. Esta encontrase nica e exclusivamente na tradio crtica (Popper, 1989a, p. 78), na tradio que permite questionar qualquer teoria. Entretanto a objetividade da cincia no uma questo individual dos cientistas; individualmente o cientista , via de regra, parcial, conquistado por suas prprias idias. Alguns dos mais destacados fsicos contemporneos fundaram inclusivamente escolas que opem uma forte resistncia a qualquer idia nova (Popper, 1989a, p. 77). A objetividade da cincia uma questo social dos cientistas, envolvendo a crtica recproca, a diviso hostil-amistosa de trabalho entre cientistas, ou sua cooperao e tambm sua competio (Popper, 1978, p. 23). O fato do cientista individualmente ser parcial ou dogmtico at desejvel. Se nos sujeitarmos crtica com demasiada facilidade, nunca descobriremos onde est a verdadeira fora de nossas teorias (Popper, 1979, p. 68). A cincia est procura da verdade apesar de no haver critrios atravs dos quais se possa demonstrar que uma dada teoria seja verdadeira. A atitude crtica pressupe a verdade absoluta ou objetiva como idia reguladora; quer isto dizer, como padro de que podemos ficar abaixo (Popper, 1987a, p. 59). Quando uma teoria criticada, est sendo questionada a pretenso da mesma ser verdadeira, da mesma ser

Silveira, F.L. da

204

capaz de resolver os problemas que lhe competem. Mesmo no havendo a possibilidade de demonstrar a verdade de uma dada teoria T2, algumas vezes se pode defender racionalmente que ela se aproxima mais da verdade que outra teoria T1; tal ocorre quando T2 explica todos os fatos corroboradores (contedo de verdade) e os problemticos para T1 (contedo de falsidade), adicionalmente explicando fatos sobre os quais T1 no se pronunciava (a teoria T2 tem ento um excesso de contedo em relao T1). Isto se d com a teoria geral da relatividade em relao teoria de Newton; a segunda uma excelente aproximao da primeira para baixas velocidades e campos gravitacionais fracos. Todos os problemas que a antiga teoria resolveu com sucesso, a nova tambm resolve e alguns, como o caso do perilio anmalo de Mercrio que era incompatvel com a mecnica newtoniana, tambm so explicados pela teoria geral da relatividade. Adicionalmente a teoria de Einstein fez predies sobre aspectos da realidade sobre os quais a de Newton no se pronunciava ( o caso do desvio da luz por campos gravitacionais, corroborado no eclipse de 1919). Contudo, Einstein jamais chegou a acreditar que sua teoria fosse verdadeira. Chocou Cornelius Lanczos, em 1922, ao dizer que sua teoria no era mais que um estgio passageiro: chamou-lhe efmera (Popper, 1976, p. 112). Tambm buscou uma melhor aproximao da verdade durante quase quarenta anos, at a sua morte (Popper, 1987a, p. 58). A concepo de que as teorias cientficas perseguem a verdade objetiva coloca a filosofia popperiana como realista. Os realistas afirmam a existncia das coisas em si, de objetos cuja existncia independe de nossa mente (Bunge, 1973, 1983 e 1985; Silveira, 1991) e que estes podem ser conhecidos, embora parcialmente e por aproximaes sucessivas (Rodrigues, 1986). "Assim, as teorias so invenes nossas, idias nossas, o que foi claramente percebido pelos idealistas epistemolgicos. No entanto, algumas dessas teorias so to ousadas que podem entrar em conflito com a realidade: so essas as teorias testveis da cincia. E quando podem entrar em conflito, a sabemos que h uma realidade (...). por esta razo que o realista tem razo (Popper, 1989b, p. 25).

V. O critrio de demarcao
Como que se pode distinguir as teorias das cincias empricas das especulaes pseudocientficas ou metafsicas? (Popper, 1987a, p. 177). Este um dos problemas da filosofia da cincia para a qual Popper props uma soluo. A soluo mais aceita tinha estreita relao com a questo do mtodo: a cincia se caracterizava pela sua base na observao e pelo mtodo indutivo, enquanto

205

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

a pseudocincia e a metafsica se caracterizavam pelo mtodo especulativo (Popper, 1982, p. 282). As teorias cientficas eram obtidas a partir dos fatos e podiam por eles serem verificadas. Alm disso, os positivistas (o positivismo uma epistemologia empiricista, indutivista) tinham uma atitude antimetafsica, considerando as teorias metafsicas destitudas de sentido por serem no verificveis. Os positivistas tomavam o termo metafsico como pejorativo. Popper nunca aceitou tais pontos de vista. Nota que as teorias fsicas, principalmente as modernas, como a teoria geral da relatividade, so altamente abstratas e especulativas. Einstein (1982) reconheceu, em suas notas autobiogrficas, que na formulao da teoria da relatividade ele andou por caminhos muito distantes daqueles apontados pelos positivistas; ele considerou como prejudicial a concepo que consiste em acreditar que os fatos podem e devem fornecer, por si mesmos, conhecimento cientfico, sem uma construo conceptual livre (Einstein, 1982, p. 52). Adicionalmente Popper constata que muitas crenas supersticiosas e procedimentos prticos encontrados em almanaques e livros como os de interpretaes de sonhos tinham muito a ver com a observao, baseando-se muitas vezes em algo parecido com a induo (Popper, 1982, p. 283). Os astrlogos argumentavam que a sua cincia se apoiava em grande abundncia de observaes e verificaes; facilmente conseguiam encontrar grande quantidade de fatos confirmadores da teoria astrolgica. Do ponto de vista estritamente lgico, a verificabilidade no pode ser o critrio de demarcao pois, conforme exposto nas sees anteriores, Popper nega que as teorias cientficas possam ser verificadas: verificadas, ou usando a terminologia popperiana, corroboradas podem ser algumas concluses obtidas da teoria com auxlio das condies especficas. Entretanto, quando isto ocorre, no lcito tomar como verificada a teoria pois no h retransmisso da verdade das concluses para as premissas. Se a verificabilidade for apenas uma exigncia para as concluses derivadas de teorias cientficas, ento a teoria do feiticeiro que prediz que amanh chove ou no chove (no precisamos esperar at amanh para saber que ser verificada), ou do astrlogo que vaticina algum importante morrer brevemente , dever ser considerada cientfica. O critrio de demarcao proposto por Popper a testabilidade, refutabilidade ou falsificabilidade para as teorias cientficas. Um enunciado ou teoria falsificvel, segundo o meu critrio, se e s se existir, pelo menos um falsificador potencial (Popper, 1987a, p. 20), ou seja, se existir pelo menos um enunciado que descreva um fato logicamente possvel que entre em conflito com a teoria. Em outras palavras, as teorias cientficas, quando combinadas com as condies especficas, devem proibir algum acontecimento que logicamente possvel de ser observado. As

Silveira, F.L. da

206

teorias pseudocientficas, no cientficas ou metafsicas so irrefutveis pois no probem nada, no possuem falsificadores potenciais. Um exemplo de como a teoria astrolgica irrefutvel foi encontrado pelo autor deste trabalho em uma conversa com uma astrloga. A mesma havia proposto indicar a cor preferida por mim a partir do meu signo; disse-lhe ento que o meu signo Cncer e ela me respondeu que a cor de minha preferncia era o branco. Contestei-a, dizendo-lhe que prefiro o vermelho e ela ento props que deveramos saber qual era o meu ascendente. Fica transparente que esta teoria est protegida contra a refutao e mais ainda, pode converter qualquer fato alegado em confirmao ou verificao. importante notar que a refutabilidade, como critrio de demarcao, uma propriedade estritamente lgica das teorias cientficas: significa em princpio que elas so falsificveis, possuem falsificadores potenciais. Esta questo lgica no pode ser confundida com a de quando uma prova experimental ou observacional terminantemente falsifica uma teoria. Popper sempre notou que, apesar das teorias cientficas serem falsificveis em princpio, as falsificaes reais so sempre conjecturais e sujeitas crtica (vide seco anterior). A falsificabilidade das teorias cientficas coerente com a atitude crtica. No h formas de se provar a veracidade do conhecimento cientfico e entretanto a cincia pode perseguir a verdade atravs da excluso de teorias falsificadas, substituindo-as por novas teorias que podero se aproximar mais da verdade. "Essa uma concepo de cincia que considera a abordagem crtica sua caracterstica mais importante. Para avaliar uma teoria o cientista deve indagar se pode ser criticada, se se expe a crticas de todos os tipos e, em caso afirmativo, se resiste a essas crticas" (Popper, 1982, p. 284). Popper constata a existncia de teorias, tidas como cientficas, que so capazes de dar conta de qualquer fato e, portanto, irrefutveis. Entre essas teorias pseudocientficas, ele coloca a psicanlise de Freud, a psicologia individual de Adler e o materialismo histrico de Marx. "Um marxista no era capaz de olhar para um jornal sem encontrar em todas as pginas, desde os artigos de fundo at os anncios, provas que consistiam em verificaes da luta de classes; e encontr-las-ia sempre tambm (e em especial) naquilo que o jornal no dizia. E um psicanalista, fosse ele freudiano ou adleriano, diria sem dvida que todos os dias, ou at de hora em hora, estava a ver as suas teorias verificadas por observaes clnicas" (Popper, 1987a, p. 180).

207

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

O mtodo de procurar verificaes para as teorias, utilizado pelos freudianos, adlerianos, marxistas e astrlogos, alm de ser acrtico promovia uma atitude acrtica nos leitores. Ameaava assim destruir a atitude de racionalidade, de argumentao crtica (Popper, 1987a, p. 181). Alguns pensadores, acreditam, de fato, que a verdade de uma teoria pode ser inferida da sua irrefutabilidade (Popper, 1982, p. 221). Isto um engano bvio pois pode haver duas teorias contrrias, ambas irrefutveis e portanto, ambas no podem ser verdadeiras. Um exemplo de duas teorias incompatveis e irrefutveis: o determinismo e o indeterminismo. A primeira afirma que O futuro do mundo emprico (ou fenomenal) pr-determinado completamente (Popper, 1982, p. 219); a segunda afirma que nem todo o futuro do mundo pr-determinado. Mesmo que vivssemos em um mundo que aparentemente fosse totalmente indeterminado, surpreendendo-nos a cada momento, o futuro poderia ainda ser pr-determinado e at antecipadamente conhecido pelos que fossem capazes de ler o livro do destino (Popper, 1988, p. 28). Por outro lado, se o mundo tivesse aparncia completamente regular e determinista, isso no estabeleceria que no existisse nenhum acontecimento indeterminado de qualquer espcie (Popper, 1988, p. 28). Apesar da falta de testabilidade ou de contedo emprico das teorias metafsicas, elas no so necessariamente sem sentido, sem significado, como queriam os positivistas. Com efeito, impossvel negar que, a par de idias metafsicas que dificultaram o avano da cincia, tm surgido outras tais como o atomismo especulativo que o favorecem (Popper, 1985, p. 40). Outro exemplo importante de como a metafsica inspira as teorias cientficas a revoluo copernicana. Coprnico tem a idia de colocar o Sol como centro, ao invs da Terra, no devido a novas observaes astronmicas mas devido a uma nova interpretao de fatos luz de concepes semi-religiosas, neoplatnicas. Para os platnicos e neoplatnicos, o Sol era o astro mais importante e por isso no poderia girar em torno da Terra. A Terra que deveria girar em torno do Sol. Kepler foi um seguidor de Coprnico e, assim como Plato, estava imerso em ensinamentos astrolgicos; Kepler procurava descobrir a lei aritmtica subjacente estrutura do mundo (misticismo numerolgico dos pitagricos); essa lei daria, entre outras coisas, os raios das rbitas circulares planetrias. Ele nunca encontrou o que procurava; no descobriu, nos dados astronmicos de Tycho Brahe, a desejada confirmao da crena de que Marte girava em torno do Sol em movimento circular uniforme. Os dados de Tycho Brahe levaram-no a refutar a hiptese de rbita circular; depois de diversas tentativas, adotou a hiptese de rbita elptica. Pde ento notar que as observaes astronmicas podiam se ajustar a essa nova hiptese se adicionalmente

Silveira, F.L. da

208

admitisse que Marte no se deslocava com velocidade constante. As observaes astronmicas no provaram que a hiptese elptica estava correta, mas podiam ser explicadas por essa hiptese ajustavam-se a ela (Popper, 1982, p. 215). Apesar da inspirao metafsica, Kepler foi um crtico. Aceitou duas vezes a refutao de suas hipteses pelos dados astronmicos e reformulou a teoria. Mais tarde, conforme exposto em seco anterior, a teoria de Newton mostrou que Kepler, apesar de estar rigorosamente errado (as rbitas planetrias no so exatamente elpticas), formulara uma teoria aproximadamente correta e melhor que a de Coprnico. A idia metafsica que talvez tenha motivado o maior nmero de descobertas cientficas foi a da pedra filosofal (existe uma substncia capaz de transformar metais vis em ouro), perseguida pelos alquimistas. Assim como teorias metafsicas podem servir de impulso cincia, tambm podem se tornar um empecilho para o avano do conhecimento. por demais sabido o quanto a Igreja Catlica tentou entravar as idias copernicanas, em especial em relao a Galileu. menos conhecida, apesar de muito recente, a criao por Lyssenko (18981976) de uma teoria neodarwinista inspirada no marxismo e que pretendia ser uma nova biologia proletria. Muitos opositores de Lyssenko na Unio Sovitica foram perseguidos entre 1935 e 1965, sendo alguns eliminados fisicamente (o clebre bilogo sovitico Vavilov, que morreu em 1943 em uma cela sem ar e sem luz, apenas um exemplo). A sesso de 1948 da Academia Lnin foi extremamente importante para que a falsa teoria de Lyssenko se estabelecesse oficialmente at 1965 na Unio Sovitica. "Os geneticistas sucumbem sob as acusaes acumuladas por Lyssenko em um relatrio, ao ouvirem que o Comit Central do Partido Comunista e o prprio Stalin aprovaram o relatrio ... Efetivamente, Stalin foi, durante sua vida, um critrio infalvel de verdade, at de verdade cientfica" (Buican, 1990, p. 91). Esses exemplos mostram como a cincia pode sofrer influncias externas atravs das teorias metafsicas; tambm revelam que estas no so necessariamente sem sentido, como pregavam os positivistas. Para os positivistas, era muito importante a justificao da origem das teorias cientficas; eles admitiam como a nica fonte vlida, a observao e a experimentao. A experincia humana devia ser a origem e a funo do conhecimento cientfico; a inveno, a imaginao e a especulao no deviam desempenhar papel importante nesse processo. Para Popper, as teorias cientficas so invenes, construes humanas. As teorias podem ser vistas como livres criaes da nossa mente, o resultado de uma

209

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

intuio quase potica, da tentativa de compreender intuitivamente as leis da natureza (Popper, 1982, p. 218). O processo de criao de uma teoria pode envolver aspectos no-racionais; a imaginao, a criatividade, a especulao usualmente desempenham papel importante. Inclusive a metafsica pode servir de fonte. No h fontes ltimas do conhecimento. Toda fonte, todas as sugestes so bem-vindas; e todas as fontes e sugestes esto abertas ao exame crtico (Popper, 1982, p. 55).

VI. A teoria do conhecimento


Popper denominou de teoria do balde mental a concepo de que nosso conhecimento consiste de percepes acumuladas ou percepes assimiladas, separadas e classificadas. Aristteles j afirmara que nada h no intelecto humano que antes no tenha estado nos rgos dos sentidos. Anteriormente, os atomistas gregos admitiram que os tomos que se desprendiam dos objetos, entrando nos rgos do sentido, convertiam-se em sensaes; com o passar do tempo, o conhecimento era determinado como um quebra-cabea que se montava a si prprio. De acordo com essa concepo, assim, nossa mente se assemelha a uma vasilha uma espcie de balde em que percepes e conhecimento se acumulam (Popper, 1975, p. 313). Os acessos ao balde so propiciados pelos rgos dos sentidos. Os empiristas radicais aconselham que interfiramos o mnimo possvel com o processo de acumulao do conhecimento. O conhecimento verdadeiro conhecimento puro, livre dos preconceitos que tendemos a agregar s percepes. Bacon aconselhava um quatro dolos (Bacon, 1984) processo de depurao mental para afastar os preconceitos que habitam a mente humana e a obscurecem - e assim o sujeito tornar-seia uma criana, uma tbula rasa diante da natureza. Kant (1987) negou que as percepes possam ser puras e afirmou que os nossos conhecimentos so uma combinao de percepes com ingredientes adicionados pelas nossas mentes - as formas da sensibilidade e do entendimento -, afastando-se ento do empirismo radical. Popper assevera que a teoria do balde est equivocada pois o que realmente importa ao conhecimento cientfico a observao. Uma observao uma percepo, mas uma percepo que planejada e preparada (Popper, 1975, p. 314). Ela antecedida por um problema, por algo que nos interessa, por algo que especulativo ou terico. Para planejarmos o que observar, temos que ter anteriormente uma hiptese, conjectura ou teoria que nos oriente a selecionar as percepes pretensamente relevantes soluo do problema. No possvel observar tudo e, portanto, as observaes so sempre seletivas. Os seres vivos, mesmo os mais primitivos, respondem a certos estmulos, mas no a qualquer estmulo. O nmero de respostas limitado, determinado por um conjunto inato de disposies a reagir. As respostas dependem do estado interno do

Silveira, F.L. da

210

organismo; este pode permanecer constante com o tempo ou pode se alterar talvez em parte sob influncia das sensaes. A aprendizagem com a experincia uma mudana na disposio para reagir no decorrente apenas do desenvolvimento do organismo maturao mas tambm das mudanas de seu ambiente externo. A noo de aprendizagem est intimamente ligada noo de expectativa e tambm de expectativa desiludida. Uma expectativa uma disposio para reagir, ou um preparativo para a reao, que se adapta (ou que antecipa) a um estado do ambiente ainda por vir (Popper, 1975, p. 316). Nem todas as expectativas so conscientes, como bem demonstra o exemplo do encontro inesperado de um degrau no final de uma escada; o inesperado do degrau poder nos obrigar conscientizao de que estvamos espera de uma superfcie plana. A desiluso nos fora a alterar o sistema de expectativas. Popper considera que a aprendizagem pela experincia consiste basicamente em correes nas expectativas a partir das expectativas desiludidas. Uma observao necessariamente pressupe um sistema de expectativas que at podem ser formuladas explicitamente. A observao ser utilizada para confirm-las ou refut-las e ento corrigi-las. As expectativas dos cientistas consistem em considervel extenso de teorias ou hipteses formuladas lingisticamente (Popper, 1975, p. 317). A teoria do balde supunha que as hipteses surgiam a partir das observaes. De acordo com a teoria de Popper, por ele denominada teoria do holofote , as observaes so secundrias s hipteses, teorias, expectativas. com nossas hipteses que aprendemos que tipos de observaes devemos fazer: para onde devemos dirigir nossa ateno; onde ter um interesse (Popper, 1975, p. 318). Elas so nossos guias que iluminam a realidade, indicando-nos para onde dirigir a ateno. A existncia de um problema o ponto de partida para a aprendizagem nos seres vivos de um modo geral. Em verdade, para Popper, o conhecimento humano cresce por um processo que de tentativa e eliminao de erro. Os seres vivos esto empenhados em resolver problemas, sendo os mais prementes os da sobrevivncia. A mutao (tentativa) e a seleo natural (eliminao de erro) determinam que os seres vivos tenham rgos e comportamentos que lhes possibilitam resolv-los; assim as caractersticas de um organismo vivo podem ser vistas como solues dos problemas de sobrevivncia. Nesse nvel as tentativas (mutaes) so ao acaso e inconscientes. As tentativas mal sucedidas so eliminadas por seleo natural. As tentativas bem sucedidas sobrevivem com o organismo; entretanto, a sobrevivncia passada no garante a sobrevivncia no futuro pois, se houver, por exemplo, uma mudana no ambiente, o ser vivo poder no estar adaptado. "Desde a ameba at Einstein, o crescimento do conhecimento sempre o mesmo: tentamos resolver nossos problemas e obter, por

211

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

um processo de eliminao, algo que se aproxime da adequao em nossas solues experimentais" (Popper, 1975, p. 239). A diferena entre a ameba e Einstein est nas suas atitudes em relao ao erro. Diversamente da ameba, Einstein tentou o melhor que pde, cada vez que lhe surgia uma soluo, mostr-la falha e descobrir um erro: ele tratava criticamente as suas solues. A ameba, se tiver uma soluo errada, ser muito provavelmente eliminada junto com ela. Podemos portanto dizer que o mtodo crtico ou racional consiste em deixar que nossas hipteses morram em vez de ns (Popper, 1975, p. 227). A aquisio de um novo conhecimento desenvolve-se sempre como resultado da modificao de conhecimentos prvios (Popper, 1987a, p. 33). O ponto de partida deste processo so os conhecidos inatos, determinados geneticamente. O que h de especial no conhecimento humano que ele pode formular-se na linguagem, em proposies (Popper, 1987a, p. 33). Assim ele se torna comunicvel, objetivo, acessvel a outros seres humanos e criticvel. A linguagem o veculo atravs do qual podemos nos apropriar do conhecimento produzido pelos outros. As mais importantes criaes humanas, que possibilitaram a existncia do conhecimento objetivo (o Mundo 3, conforme ser visto na seco seguinte) de um modo geral e do conhecimento cientfico em particular, so as funes superiores da linguagem: a funo descritiva e a funo argumentativa. O homem compartilha com os animais as funes inferiores da linguagem. A funo sintomtica que expressa atravs de sinais, estados do organismo; a funo sinalizadora que tem a propriedade de liberar ou disparar uma certa resposta ou reao em outros organismos. importante notar que estas duas funes so realmente distintas, pois, podem-se encontrar exemplos em que a primeira est presente, mas no a segunda; o contrrio no verdade, sendo a funo sintomtica necessria sinalizadora. A linguagem humana muito mais rica do que a dos animais, apresentando diversas outras funes, entre as quais a descritiva e a argumentativa, que possibilitaram a evoluo da racionalidade e finalmente a cincia. A descrio indispensvel para a cincia, inclusive a descrio de estados de coisas conjecturados, que so as hipteses, as teorias. O uso da funo descritiva regulado pela idia de verdade ou falsidade. As asseres descritivas podem ser factualmente verdadeiras ou falsas quando correspondem ou no correspondem aos fatos. A funo argumentativa da linguagem, a mais elevada das funes, pode ser encontrada em atividade nas discusses crticas. Ela a culminncia da capacidade humana de pensar racionalmente.

Silveira, F.L. da

212

O uso da argumentao crtica regulado pela idia de validade. Um argumento vlido quando se mostra consistente, coerente, no contraditrio. A lgica formal pode ser vista como um sistema de argumentao crtica. Usualmente os argumentos so contra ou a favor de alguma proposio ou assero descritiva. Na discusso cientfica, a argumentao crtica ocorre em relao s hipteses, teorias; a crtica racional, em oposio ao dogmatismo, que possibilita o avano do conhecimento. Podemos dizer que a funo argumentativa da linguagem criou o que talvez o mais poderoso instrumento de adaptao biolgica que j apareceu no curso da evoluo orgnica (Popper, 1975, p. 217). ela que permite, como foi notado anteriormente, que as nossas teorias morram em vez de ns. O conhecimento cientfico que sobreviveu at o presente momento poder no futuro ter que ser substitudo por outro melhor, por outro que melhor explique os fatos. Isto poder se dar se a presso seletiva de nossa crtica aumentar, demonstrando que o conhecimento atual no est adaptado realidade. Nenhuma teoria em particular, pode, jamais, ser considerada absolutamente certa: cada teoria pode se tornar problemtica (...) Nenhuma teoria cientfica sacrossanta ou fora de crtica (Popper, 1975, p. 330). A teoria do conhecimento proposta por Popper pode ser sintetizada no esquema seguinte: P1 TS EE P2

P1 o problema de partida. TS a tentativa de soluo que corresponde hiptese ou teoria (ela no necessariamente nica, podendo existir diversas tentativas em concorrncia). EE o processo de eliminao do erro atravs da crtica. P2 um novo problema que emerge; as boas teorias no apenas resolvem problemas, como tambm colocam novos problemas. A teoria do holofote mental enfatiza o aspecto interno ativo do sujeito no processo da construo do conhecimento pois aprendemos atravs da nossa atividade que nos inata, atravs de uma srie de estruturas que nos so inatas e que estamos aptos a desenvolver: aprendemos atravs da atividade (Popper e Lorenz, 1990, p. 31). Esta concepo epistemolgica muito antiga, remetendo a Plato ou mais recentemente a Descartes, entre muito outros. Ela conhecida na histria da filosofia como intelectualismo ou racionalismo. Entretanto, contrariamente aos outros racionalistas que acreditavam que o conhecimento assim produzido era indubitvel, certo e verdadeiro, Popper enfatiza o carter falvel e corregvel do mesmo. Enfatiza a necessidade da crtica e a necessidade de confronto com a realidade para as cincias empricas. Ele um racionalista crtico.

213

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

"Podemos ento dizer que o racionalismo uma atitude de disposio a ouvir argumentos crticos e aprender da experincia. fundamentalmente uma atitude de admitir que eu posso estar errado e vs podereis estar certos, e, por um esforo, poderemos aproximar-nos da verdade. (...) Em suma, a atitude racionalista (...) muito semelhante atitude cientfica, crena de que na busca da verdade precisamos de cooperao e de que, com a ajuda da argumentao, poderemos a tempo atingir algo como a objetividade" (Popper, 1987c, p. 232).

VII. A teoria dos trs mundos e o problema crebro-mente


Juntamente com John Eccles (prmio Nobel de neurofisiologia), Popper abordou um antigo problema da filosofia: o problema corpo-mente ou crebro-mente. Ambos escreveram a obra The self and Its Brain (Popper e Eccles, 1977), na qual desenvolvem a sua teoria. A existncia de trs mundos o ponto de partida dessa teoria. O Mundo 1 constitudo pelos objetos e estados fsicos. Fazem parte deste mundo a matria, a energia, os seres vivos, todos os artefatos construdos pelo homem (ferramentas, mquinas, livros, obras de arte , etc.). O Mundo 2 constitudo pelos estados mentais subjetivos ou pelas experincias subjetivas, pelo conhecimento subjetivo. Fazem parte deste mundo os estados de conscincia, percepes, emoes, sonhos, disposies psicolgicas, crenas e os estados inconscientes. O Mundo 3 constitudo pelos contedos de pensamento ou pelo conhecimento objetivo. Faz parte do Mundo 3 toda a cultura humana (as histrias, os mitos, as teorias cientficas ou no, os argumentos crticos, as matemticas, etc.). Este mundo um produto da mente humana que passa a ter existncia independente dos seus criadores. O Mundo das Idias ou das Formas de Plato tem similaridades com o Mundo 3, mas tambm tem diferenas importantes. Para Plato, o Mundo das Idias anterior ao homem e eternamente imutvel; o homem no age sobre ele, no o modifica; apenas por intermdio do seu intelecto o capta. O Mundo 3 uma criao humana, no existe anteriormente aos seus criadores e mutvel. Alis, o ordenamento dos trs mundos obedece cronologia histrica; o Mundo 2 uma emergncia do Mundo 1 e o Mundo 3 emerge posteriormente. Os objetos do Mundo 3 so reais apesar de imateriais. Eles podem at ser materializados ou incorporados; uma teoria cientfica pode estar materializada em um livro e as suas aplicaes tecnolgicas em ferramentas, mquinas, etc. Entretanto, no
Silveira, F.L. da 214

apenas a materializao que confere realidade aos objetos do Mundo 3. Eles tambm so reais porque podem induzir os homens a produzirem outros objetos, inclusive no Mundo 1 (um escultor, ao produzir uma nova obra de arte, pode animar escultores a produzir obras semelhantes; uma teoria cientfica pode levar a que os cientistas explorem suas conseqncias, discutam-na criticamente, criem aplicaes prticas). Os objetos do Mundo 3 so reais porque podem agir sobre o Mundo 1; em especial as teorias cientficas agem sobre o Mundo 1, alterando, para bem ou para mal, a face da Terra. O Mundo 3, mesmo sendo uma criao humana, tem uma certa autonomia em relao aos seus criadores. Um exemplo disto pode ser encontrado na aritmtica: O homem criou os nmeros naturais; esta criao gerou uma srie de problemas no antecipados pelos criadores. Um destes problemas o chamado problema de Euclides: h um nmero primo superior a todos os outros? Outro a conjectura de Goldbach (at agora no resolvido): qualquer nmero par maior do que 2 a soma de dois nmeros primos? Estes problemas foram descobertos muito depois da criao dos nmeros naturais; entretanto, eles existiam objetivamente dentro da teoria mesmo quando ningum os havia percebido, mesmo quando eles no faziam parte do Mundo 2 de qualquer homem (decorre deste exemplo que no se pode confundir o conhecimento em sentido subjetivo com o conhecimento em sentido objetivo, ou seja, reduzir o Mundo 3 ao Mundo 2). A autonomia (parcial) das teorias em relao aos seus criadores notria ao longo da histria da cincia. Ela pode ser vista nas conseqncias no intencionadas pelos criadores da teoria (por exemplo, Einstein no intencionou conseqncias do tipo buracos negros quando criou a teoria geral da relatividade) ou nas discusses sobre o prprio significado das teorias entre os seus criadores (por exemplo, sobre a interpretao da mecnica quntica entre Bohr e Einstein). Tendo como base a teoria dos trs mundo, partem Popper e Eccles para o problema crebro-mente. Eles crem na existncia da mente autoconsciente como uma emergncia do crebro e que, portanto, no poder ser reduzida aos mecanismos neurofisiolgicos, fsico-qumicos do mesmo. Eles formularam a hiptese dualistainteracionista, ou seja, existem dois rgos, um material (o crebro) e outro imaterial (a mente) que interagem. Revivem a antiga hiptese defendida por Descartes. A mente autoconsciente um produto da evoluo biolgica; ela emerge em um dado momento da histria evolutiva e traz um novo valor de sobrevivncia para o homem. Todos os seres vivos esto constantemente resolvendo problemas mesmo que inconscientemente (os mais prementes so os da sobrevivncia); a mente, com seus poderes de concentrao, imaginao, criatividade, um rgo capaz de propor solues conscientemente e examin-las criticamente. As solues erradas so capazes de perecer atravs da crtica, enquanto o homem que as formulou sobreviver.

215

Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

Uma das funes mais importantes da mente a produo dos objetos do Mundo 3 com os quais ela interage. A linguagem humana, para a qual todos ns temos aptides inatas, desempenha um papel importante na formao da conscincia plena. O aparecimento das funes descritiva e argumentativa da linguagem em uma determinada etapa da evoluo a raiz do poder humano de produzir os objetos do Mundo 3 e discuti-los criticamente. Os animais provavelmente tambm possuem conscincia, mas em estado menos desenvolvido que o homem. Eles so desprovidos do eu (self) ou da conscincia plena. O surgimento do eu somente foi possvel com o desenvolvimento da linguagem humana, atravs da qual o homem pode conhecer outras pessoas. A formulao de teorias sobre a extenso do nosso corpo e sua continuidade no tempo, apesar das interrupes da conscincia atravs do sono, est na base da formao do eu. "O problema do surgimento do eu s pode ser resolvido, segundo penso, se levarmos em conta a linguagem e os objetos do Mundo 3, a par da dependncia em que o eu se coloca em relao a eles. A conscincia do eu envolve, entre outras coisas, uma distino, por vaga que seja, entre corpos vivos e no-vivos e, conseqentemente, uma teoria rudimentar a propsito das caractersticas principais da vida e, de alguma forma, envolve uma distino entre corpos dotados de conscincia e no dotados de conscincia" (Popper, 1977, p. 201). Continua Popper: "Envolve, ainda, a projeo do eu no futuro; a expectativa mais ou menos consciente que a criana tem de, com o tempo, vir a transformar-se em adulto; e a conscincia de, por algum tempo, ter existido no passado. E envolve, assim, problemas que levam a uma teoria do nascimento e, talvez, a uma teoria da morte" (Popper, 1977, p. 201). A realimentao do Mundo 3 sobre o Mundo 2 a essncia da formao do eu; o Mundo 2 cria o Mundo 3, cria as teorias e sofre a influncia destas mesmas teorias. Como eus, como seres humanos, somos todos ns produtos do Mundo 3 que, por sua vez, um produto de incontveis mentes humanas (Popper e Eccles, 1977, p.145). Ns somos, ao mesmo tempo, no apenas sujeitos, mas tambm objeto do nosso pensamento, do nosso juzo crtico. O carter social da linguagem permite que falemos sobre ns a outras pessoas e possibilita compreend-las quando falam sobre si mesmas.

Silveira, F.L. da

216

A idia de um rgo imaterial, a mente, provm da necessidade de explicar uma srie de caractersticas humanas, tais como o poder de concentrao em um problema (quando freqentemente perdemos a conscincia de nossa prpria existncia, envolvendo-nos intensamente na tentativa de solucion-lo), o poder de inveno, de criatividade para gerar o Mundo 3. O executor de tudo isto no apenas o crebro mas tambm a mente. Haveria uma interao entre o crebro e a mente no hemisfrio esquerdo (esta hiptese foi apresentada por Eccles bastante antes do que se relata a seguir). Na dcada de sessenta o pesquisador Sperry passou a estudar diversos pacientes que tiveram o corpo caloso (rgo que conecta os dois hemisfrios cerebrais) seccionado, fendido; o seccionamento do corpo caloso tinha sido o ltimo recurso para livrar tais pacientes de graves crises epilpticas. Sperry realizou diversas experincias que esto descritas em Popper e Eccles (1977) e em Eccles (1979) e das quais a concluso notvel; o hemisfrio direito, apesar de ser extremamente inteligente, inconsciente; apenas o hemisfrio esquerdo consciente. Este resultado constitui-se em uma corroborao da teoria dualista-interacionista.

VIII. Concluso
Podemos sintetizar os aspectos da epistemologia de Karl Popper abordados nesse trabalho em algumas proposies: a) A concepo segundo a qual o conhecimento cientfico descoberto em conjuntos de dados empricos (observaes/experimentaes neutras, livres de pressupostos) - mtodo indutivo - falsa. b) No existe observao neutra, livre de pressupostos; todo o conhecimento est impregnado de teoria. c) O conhecimento cientfico criado, inventado, construdo com objetivo de descrever, compreender e agir sobre a realidade. d) As teorias cientficas no podem ser demonstradas como verdadeiras; so conjecturas, virtualmente provisrias, sujeitas reformulaes, reconstrues. e) Todo o conhecimento modificao de algum conhecimento anterior. Deixamos para outro trabalho (vide neste mesmo exemplar do CCEF), no qual apresentamos a epistemologia de Imre Lakatos - tambm um racionalista crtico as implicaes dessas idias para o ensino de cincias.

IX. Referncias Bibliogrficas


BACON, F. Bacon - Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1984. BUICAN, D. Darwin e o darwinismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
217 Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.197-218, dez.1996.

BUNGE, M. Filosofia da Fsica. Lisboa: Edies 70, 1973. _____. Controversias en fsica. Madrid, Tecnos, 1983. _____. Racionalidad y realismo. Madrid: Alianza, 1985. ECCLES, J. O conhecimento do crebro. So Paulo: Atheneu, 1979. EINSTEIN, A. Notas autobiogrficas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. KANT, I. Kant (volI) - Os pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1987. POPPER, K.R. Conhecimento objetivo. So Paulo: EDUSP, 1975. ______. A racionalidade das revolues cientficas. In: HARR, R. (Org.). Problemas da revoluo cientfica. So Paulo: EDUSP, 1976. _____. Autobiografia intelectual. So Paulo: Cultrix, 1977. _____. Lgica das cincias sociais. Braslia: Universidade de Braslia, 1978. _____. A cincia normal e seus perigos. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo: Cultrix, 1980a. _____. A misria do historicismo. So Paulo: Cultrix, 1980. _____. Conjecturas e refutaes. Braslia: Ed. UNB, 1982. _____. Lgica da pesquisa cientfica. So Paulo: EDUSP, 1985. _____. O realismo e o objectivo da cincia. Lisboa: D. Quixote, 1987a. _____. A sociedade aberta e seus inimigos. (1. tomo) So Paulo: EDUSP, 1987b. _____. A sociedade aberta e seus inimigos. (2. tomo) So Paulo: EDUSP, 1987c. _____. Universo aberto. Lisboa, D. Quixote: 1988. _____. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos, 1989a. _____. A teoria dos quanta e o cisma na fsica. Lisboa: D. Quixote, 1989b. POPPER, K.R.; ECCLES, J. The Self and its brain. Berlin: Springer Verlag, 1977. POPPER, K.R.; LORENNZ, K. O futuro est aberto. Lisboa: Fragmentos, 1990. RODRIGUEZ, A. R. Filosofia actual de la ciencia. Madrid: Tecnos, 1986. SILVEIRA, F. L. As interpretaes da Mecnica Quntica. Atas do IX Simpsio Nacional de Ensino de Fisca, So Carlos, 176-183, 1991. ______. Karl Popper e o racionalismo crtico. Scientia, So Leopoldo, 5(2): 9-28, 1994.

Silveira, F.L. da

218

Das könnte Ihnen auch gefallen