Sie sind auf Seite 1von 10

A IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE DA PECURIA Autor: Clephane Silva Oliveira1 Autor: Jnatas Jonas Tomaz2 Autor: Thiago Gonalves Marca3

Autor: Wesley Lopes4 Prof Orientadora: Eliane Pedrosa da Costa Saturno 5

RESUMO

A cincia da contabilidade vem contribuindo de vrias formas para o controle e gerenciamento do patrimnio das entidades, propiciando dados para tomada de decises nas atividades pecurias. O objetivo demonstrar em dados reais ao empresrio pecuarista da importncia da contabilidade no seu agronegcio. Palavra chave: Contabilidade, Pecuria, Controle, Gerenciamento, Decises.

INTRODUO

Em Rondnia temos um grande nmero de propriedades rurais de pequeno e grande porte. E com crescimento econmico da atividade rural a situao gerencial est cada vez mais precria, ento surge uma grande oportunidade e um grande desafio para que se controle e gerencie melhor essas propriedades, fazendo-se com que sua rentabilidade possa ser controlada e conseqentemente melhorando sua lucratividade.

Este artigo tem por objetivo mostrar a importncia da contabilidade rural na explorao da atividade da pecuria de corte. Pois as ferramentas oferecidas para o controle gerencial e para apurao da produo podem influenciar no aumento da rentabilidade e ajudar a projetar resultados futuros e apresentar propostas de orientao e capacitao tcnica e gerencial, e com isso os pecuaristas tornando-se mais eficientes e competitivos. Desse modo a contabilidade da pecuria visa contribuir para o aumento da
1 2

Acadmico de Cincias Contbeis UNIJIPA; e-mail clephanejipa@hotmail.com Acadmico de Cincias Contbeis UNIJIPA; e-mail jonatas.tomaz@hotmail.com 3 Acadmico de Cincias Contbeis UNIJIPA; e-mail Thiago.marca@hotmail.com 4 Acadmico de Cincias Contbeis UNIJIPA; e-mail Lopes-20.00@hotmail.com 5 Professora de Cincias Contbeis UNIJIPA, e-mail Eliane@unijipa.com.br

produtividade e, conseqentemente a lucratividade e da qualidade do rebanho de gado bovino.

1.1 A IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE DA PECURIA

A cincia da contabilidade vem contribuindo de vrias formas para o controle e gerenciamento do patrimnio das entidades. Ela propicia dados para tomada de decises. Atravs do controle das atividades e gerao de informaes possibilita ao empresrio uma forma de gerenciamento de seus negcios com eficincia e eficcia. Negcios estes que podem estar relacionados com a atividade do poder pblico, comerciais e rurais.

Padoveze (2000, p. 28) menciona que, sistemas contbeis gerenciais efetivos podem criar valores considerveis, pelo fornecimento de informaes acuradas e oportunas sobre as atividades necessrias para o sucesso das organizaes de hoje.

A Contabilidade pode ser utilizada de forma eficiente, tambm no controle da atividade agropecuria, agregando valor e oferecendo informaes relevantes sobre as movimentaes envolvidas no processo agropecurio.

Para CREPALDI (1998, pg. 61),

A informao gerencial a resultante do que na realidade ocorre no empreendimento. Por meio da classificao e organizao dos dados referentes ao movimento econmico-financeiro dirio da propriedade, possvel gerar essas informaes. Elas vo indicar o volume de receitas por atividade, os nveis do investimento por setor e as quantias desembolsadas por tipo de despesas

V-se a importncia do planejamento dentro de uma propriedade rural, pois esse planejamento ajuda o administrador ou proprietrio rural na tomadas de decises na gerncia da propriedade prevendo algumas conseqncias que podero diminuir a rentabilidade e fazendo com que as providencias possam a ser tomadas com precauo.

1.2 OBJETIVO DA CONTABILIDADE DA PECURIA

O maior desafio encontrado hoje, em termos contbeis no ramo agropecurio, o de demonstrar em dados reais ao empresrio pecuarista a importncia da contabilidade no seu agronegcio. Diante dessa realidade o objetivo da contabilidade da pecuria o de demonstrar ao empresrio o resultado de suas atividades apontado suas falhas, bem como norte-lo nas suas tomadas de decises.

Para Crepaldi (1998, p. 22),


O conhecimento das condies de mercado e dos recursos naturais d ao produtor rural os elementos bsicos para o desenvolvimento de sua atividade econmica. Cabe a ele agora decidir o qu e como produzir, controlar a ao aps iniciar a atividade e, por ltimo, avaliar os resultados alcanados e compar-los com os previstos inicialmente.

A contabilidade rural tem por finalidade evidenciar as contas de receitas, custos e despesas, com obedincia aos princpios fundamentais de contabilidade.

Marion (2007, p. 50) afirma que uma das principais caractersticas do Principio da Entidade Contbil a manuteno de registros contbeis da entidade de forma distinta, separada das pessoas dos scios.

importante ressaltar que a criao de gado de corte, de leite e de subprodutos vem ganhando grande relevncia e incentivos ao setor do empreendimento. Uma vez que do ponto de vista econmico de grande importncia para o desenvolvimento do agronegcio e no crescimento da economia. Segundo MARION (2007) A Atividade pecuria brasileira, a que ostenta atualmente o maior rebanho comercial do mundo, 170 milhes de bovinos (dos quais 72,5% so de corte), sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial de carne bovina (7,6 kg/ ano, abaixo dos EUA (45,6 kg/ano) acima de todos os pases da UE (Unio Europia) e do Canad (31,7 kg/ano), alm de sermos o maior exportador de todo mundo. Ganhos tecnolgicos extremamente rpidos no setor agropecurio passaram exigir controles gerenciais mais sofisticados. A eficincia e o porte da pecuria exigem novos mecanismos contbeis e de controle, em funo do uso cada vez mais intenso de insumos, proporcionais ao refinamento tecnolgico da atividade.

Cada vez mais vai est ganhando espao e o pas tem se destacado dentre os maiores exportadores de carne bovina. De acordo com o site da Associao Brasileira das Indstrias Exportadoras de Carnes ABIEC, em 2010 o Brasil lidera as exportaes de carnes para a Unio Europia.

O crescimento econmico da pecuria tem propiciado oportunidades para as prticas contbeis no ramo. Muitos pecuaristas esto utilizando as ferramentas contbeis, voltadas para a atividade agropecuria, com o objetivo de melhor o planejar e controlar seus negcios.

O proprietrio rural ou administrador necessita saber como est a rentabilidade de sua atividade produtiva, e essa anlise s ser possvel quando os mesmo souberem onde est gastando os recursos e onde est gerando receita.

A coleta de dados um dos processos muito importante para se obter uma informao gerencial, pois atravs da coleta de dados que podero chegar em um resultado para obteno da rentabilidade da propriedade.

Conforme MARION, (2001 p. 58):


Um dos aspectos fundamentais na pecuria a coleta de dados para realizar a contabilidade. Entende-se que cada fazenda, considerando as suas peculiaridades, os seus recursos materiais e humanos, as distncias entre os pastos e o escritrio, dever elaborar os formulrios de coletas de dados.

Isto quer dizer, que a coleta de dados importantssima para a realizao da contabilidade e at mesmo ir influenciar em tomada de deciso, e que cada propriedade dever considerar cada fator para elaborar formulrios de coletas de dados.

1.3 A EMPRESAS RURAIS E AS ATIVIDADES AGROPECURIAS.

Todo ato de cultivo e explorao produtiva do solo, criao de rebanhos e cultivo de produtos agrcolas em propriedades rurais, so determinadas como empresas rurais. Empresas rurais so aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do

cultivo da terra, da criao de animais e da transformao de determinados produtos agrcolas. (MARION, 2002, p.2)

Conforme Santos, Marion e Segatti (2002, p. 18), afirmam que,

A atividade agropecuria, devido caracterstica do negcio e da operao, requer um sistema de informaes prprio, que deve considerar suas peculiaridades, como descentralizao geogrfica das operaes numa mesma propriedade; distncias entre propriedade, o escritrio regional de controle e o escritrio central; nvel cultural dos trabalhadores etc.

Para RIBEIRO (pg.5) considerado entidades com fins econmicos, todas empresas que visam ao lucro para preservar ou aumentar o patrimnio lquido, ex: empresas comerciais, industriais, agrcolas, prestadoras de servio etc.

As atividades da entidades agropecurias alcanam desde a inseminao ou o nascimento, ou a compra, at a comercializao, dividindo-se em: cria, recria e engorda.

1.3.1 Cria

O processo de cria consiste na produo de bezerro em carter comercial, tal produo pode ser atravs da monta natural, onde selecionado um reprodutor para coberturas das matrizes. E pode ser feito, tambm, atravs de inseminao artificial, que consiste na introduo mecnica do smem nas matrizes.

Marion (2007, p. 34) define o processo de cria como a atividade bsica a produo e a venda de bezerros, que s sero vendidos aps o desmame. Normalmente, a matriz (em poca de boa fertilidade) produz um bezerro por ano.

Aps o desmame o bezerro est pronto para ser comercializado, e a partir dessa fase surge a atividade de recria.

1.3.2 Recria

Conforme anteriormente mencionado, o processo de recreia inicia com a aquisio do bezerro desmamado e pronto para engorda. Caracteriza por um animal em fase de desenvolvimento e pronto para ser alimentado e cuidado para que se inicie o processo de engorda.

Marion (2007, p. 34) afirma que a recria tem como a atividade bsica a partir do bezerro adquirido, a produo e a venda do novilho magro para engorda.

O bezerro adquirido da atividade de recria passa para o processo de engorda

1.3.3 Engorda

Ao sair do processo de recria o bezerro est magro e em processo de desenvolvimento estrutural.

Marion (2007, p. 34) corrobora afirmando que a engorda inicia a partir do novilho magro adquirido, a produo e a venda do novilho gordo.

No processo de engorda dever ser proporcionado ao novilho nutrio de qualidade, que pode ser feita atravs das pastagens, suplementos minerais.diz que
normalmente o gado alimenta-se no pasto (pastejo direto), atravs do pastoreio continuo ou rotativo.[...] a forragem pode ser distribuda ao gado no estbulo ou curral.[...] alm das forrageiras o gado necessita de aditivos alimentao(nutrientes), tais como: sal e minerais, vitaminas, protenas, etc.

Existem empresas agropecurias que explorao os vrios tipos de atividades acima citados.

Marion (2007, p. 32) diz que h empresas que, pelo processo de combinaes das vrias fases, obtm at cinco alternativas de produo ou especializaes: Cria, Cria recria, Criarecria-engorda, Recria, Engorda.

Com o crescimento da empresa agropecuria necessrio optar por atividades. Pelo fato de envolver vrios processos, torna-se invivel lidar com todas ao mesmo tempo, sendo mais lucrativo optar por uma delas.

Para Marion, 2007, p. 32:


Assim, a atividade cria-recria cai acentuadamente a medida que aumenta o tamanho da empresa, notadamente a cria. Por outro lado, a atividade cri- recriaengorda , principalmente a de engorda, cresce medida que aumenta o tamanho da entidade agropecuria.

Diante dessa realidade fica mais evidente a necessidade da utilizao das ferramentas contbeis para controle dessas atividades para que os dados obtidos possam nortear a tomada de decises.

Segundo Santos, Marion e Segatti (2002, p. 17),


A forma objetiva e prtica de conceituar o sistema de informaes de uma empresa defini-lo como sendo as normas e procedimentos que, de forma sistemtica, visam proteger os bens patrimoniais, assegurar a exatido e a veracidade de seus registros contbeis e extra contbeis e manter e aprimorar a poltica diretiva e estratgica da empresa.

O sistema de informaes ou controle interno abrange toda a estrutura da empresa, onde identifica e avalia a cada setor de cada operao nos aspectos de eficincia e resultado econmico-financeiro.

1.4 A PECURIA NA CONTABILIDADE

Na pecuria, entretanto, o ciclo biolgico do gado faz com que ganhe peso e envergadura, propiciando ganho econmico empresa, na manuteno do estoque, at seu ponto de timo de venda, em alguns casos os pecuaristas concretizam suas vendas, no momento em que o preo de mercado for de grande relevncia, cobrindo assim todos seus custos e despesas efetivadas no rebanho, esperando assim uma boa rentabilidade. O ganho identificvel em qualquer estgio de crescimento natural e, portanto, deveria ser

reconhecido pela contabilidade. Estes precedentes procura mostrar que, em benefcio da melhoria da qualidade dos relatrios contbeis, aceitvel abrir excees. Por isso,

entende-se que esta formula mista ( custo histrico, reavaliaes, equivalncia patrimonial e valor de mercado ) perfeitamente aplicvel pecuria, sem nenhum prejuzo qualidade dos relatrios contbeis para este grupo de contas.

Pelo contrrio de que muitos pecuaristas afirmam sobre a inviabilidade da implantao da contabilidade no meio da agropecuria, esta cincia procura demonstrar atravs de informaes e planejamento de qualidade os resultados obtidos durante a atividade agropecuria se vivel ou no o agrongocio. Assim, o pecuarista ter maior segurana em suas tomadas de decises e controles no seu gerenciamento.

Na pecuria tambm h um importante mtodo de avaliao pelo preo de mercado, onde procura demonstrar talvez uns dos principais tipos de avaliaes ( ciclo operacional, clculo do custo do bezerro) para que se possa ter um maior planejamento no ganho pelo desenvolvimento do rebanho onde se ter uma receita econmica na pecuria, para isso ocorrer dever primeiramente um ciclo operacional projetado, uma boa avaliao de bezerro, clculo do custo do bezerro, onde o pecuarista vai custear o rebanho, e por ltimo o gado em momento da venda dever ter preo de mercado, com isso o pecuarista vai ter a viso de que vivel ou no a criao de bovino, com isso importante implante da Contabilidade da Pecuria na criao e engorda de gado.

1.4.1 Tipos de Custo do Bezerro

Na Contabilidade da Pecuria h questionamentos sobre o custo do bezerro, por alguns motivos como: viabilidade ou no da criao de gado nascidos na prpria fazenda, ou se seria melhor adquirir bezerros de terceiros para recria e engorda; forma de avaliar o rebanho de corte,no dvidas que uma avaliao no condizente dos bezerros ir refletir no restante do gado. Por isso foram implantados alguns tipos de custo de bezerro, como: Custo mdio do rebanho, Custo mdio dos reprodutores, Custo especfico e Custo corrigido considerando os bezerros a nascer.

1.4.2 Ciclo operacional na pecuria

O ciclo operacional na pecuria tem seu incio quando o bezerro ainda se encontra no tero da vaca, seu nascimento, desenvolvimento, e termina quando ocorre sua venda. Por isso a contabilidade da pecuria de grande relevncia quando tratada no mbito do ciclo operacional da atividade da pecuria, portanto este ciclo procura mostrar em mdia o a necessidade de se reconhecer a receita do perodo ou anual.

Ciclo Operacional o perodo de produo, venda e recebimento da venda. Na pecuria o perodo de tempo que vai desde o nascimento do bezerro at sua venda, como novilho gordo, ao frigorfico, e conseqentemente realizao financeira (recebimento do dinheiro).6

1.5 FASE DE DESENVOLVIMENTO DO ATIVO NA PECURIA A produo na pecuria ocorre no desenvolvimento do rebanho e com isso o pecuarista ter um relevante aumento no valor do Ativo da empresa, principalmente no estoque, isso ocorrer quando o rebanho bovino ganhar peso e obviamente isto vai depender do preo de mercado.

A no considerao do incremento do item Estoque, pelo crescimento natural do gado, distanciaria o Ativo do seu verdadeiro potencial de benefcios para a empresa, ocasionando um Patrimnio Lquido subavaliado, consequentemente,

um Valor Patrimonial de Ao (VPA = PL n de aes do capital social) desatualizado. O Valor Patrimonial de Ao subavaliado no s prejudica os investidores que pretendem se retirar da empresa,como tambm os emprstimos, as fuses, as incorporaes ou mesmo qualquer outra deciso com base no Patrimnio Lquido.7

1.6 RESULTADOS OPERACIONAIS NA PECURIA

O resultado operacional na pecuria muito relevante na atividade do pecuarista porque ela visa demonstrar o lucro ou prejuzo operacional do agrongocio, em determinado perodo.
6 7

MARION, Jos Carlos. Contabilidade Rural. 11 ed. Editora Atlas, So Paulo, 2010 IOB. Contabilidade da Pecuria Aspectos Gerais. Disponvel em : http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink

CONSIDERAES FINAIS

A contabilidade de grande importncia como fonte de informao que contribuem para melhorias nos setores:comerciais, industriais e agrcolas. Envolvida diretamente no contexto econmico brasileiro. A contabilidade pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta no ramo da pecuria, pois pode apurar dados de suma importncia para o pecuarista, que poder usar est ferramenta como base de estratgias e controles em seus negcios, para que possam assim ser eficazes e garantir cada vez mais a pecuria como ponto de referncia no crescimento econmico do pas.

REFERNCIAS

ABIEC. Brasil lidera exportaes de carnes para EU. Disponvel em : http://www.abiec.com.br/news_view.asp?id= {A6310A12-D335-4EAB-9644577CBBB52A05} IOB. Contabilidade da Pecuria Aspectos Gerais. Disponvel em : http://www.iobonlineregulatorio.com.br/print/module/print.html?source=printLink MARION, Jos Carlos. Contabilidade da Pecuria. 8 ed. Editora Atlas, So Paulo, 2007. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Rural. 11 ed. Editora Atlas, So Paulo, 2010 RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral. 5 ed. Editora Saraiva, So Paulo. PADOVEZE, Clvis Lus. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informao contbil. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen