Sie sind auf Seite 1von 7

20/10/2010

SERVIOS PBLICOS Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Pargrafo nico. A lei dispor sobre: I - o regime das empresas concessionrias e permissionrias de servios pblicos, o carter especial de seu contrato e de sua prorrogao, bem como as condies de caducidade, fiscalizao e resciso da concesso ou permisso; II - os direitos dos usurios; III - poltica tarifria; IV - a obrigao de manter servio adequado.

SERVIOS PBLICOS Existem duas correntes internacionais que conceituam servios pblicos, so elas: Corrente Formalista - entende como servio pblico todo aquele prestado pelo Estado, independentemente natureza, de sua natureza afirmando no ser possvel retirar um ncleo essencial nos servios prestados. Corrente Essencialista afirma ser servio pblico somente aquele prestado com caractersticas de essencialidade e necessidade para a sobrevivncia da sociedade, portanto sujeita-se ao regime jurdico prprio dos servios pblicos.

SERVIOS PBLICOS H dois sentidos aos quais a noo de servio pblico poder ser adotada: o conceito de servio pblico em sentido amplo e o conceito de servio pblico em sentido restrito.

SERVIOS PBLICOS EM SENTIDO AMPLO

Segundo Cretella jr.: Servio Pblico toda atividade que o Estado exerce, direta ou indiretamente, para satisfao das necessidades pblicas mediante procedimento tpico do Direito Pblico. Segundo Hely Lopes Meireles: Servio Pblico todo aquele que prestado pela Administrao ou por seus agentes delegados sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundrias da coletividade ou simples convenincia do estado.

www.concursovirtual.com.br
1

20/10/2010

SERVIOS PBLICOS EM SENTIDO RESTRITO o conceito de servio pblico em sentido restrito parte da distino entre atividade jurdica e atividade social exercida pelo Estado.

SERVIOS PBLICOS EM SENTIDO ESTRITO

Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro: Toda atividade material que a Lei atribui ao Estado para que exera diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente s necessidades coletivas, sob regime jurdico total ou parcialmente pblico pblico.

SERVIOS PBLICOS EM SENTIDO ESTRITO

SERVIOS PBLICOS No aspecto material o servio pblico se caracteriza como sendo uma atividade de prestao de utilidade ou comodidade material fruvel diretamente pelos administrados, que o Estado assume como prprias por se tratarem de atividades necessrias ao interesse social. social J o aspecto formal diz respeito ao regime jurdico a que se submete o servio. Eis aqui o aspecto nuclear do servio pblico. o regime que incide sobre as atividades consideradas como servio pblico. Esse regime informado por princpios e regras de carter pblico, segundo o regime jurdico de direito Administrativo e Constitucional

Segundo Celso Antnio Bandeira de Mello: Servio Pblico toda a atividade de oferecimento de utilidade ou de comodidade material fruvel diretamente pelos administrados, prestado pelo Estado ou por quem lhe faa s vezes, sob um regime de Direito pblico portanto consagrador de prerrogativas de supremacia e de restries especiais Institudo pelo Estado em favor dos interesses que houver definido como prprios no sistema normativo.

www.concursovirtual.com.br
2

20/10/2010

SERVIOS PBLICOS Art. 6o Toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. 1o Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas.

SERVIOS PBLICOS Art. 6. (...) 2o A atualidade compreende a modernidade das tcnicas, do equipamento e das instalaes e a sua conservao, bem como a melhoria e expanso do servio. servio 3o No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade

Regulamentao e Controle COMPETNCIA DOS SERVIOS PBLICOS Unio artigo 21, X ao XII da Constituio Federal; Estados artigo 25 1 e 2 da Constituio Federal; Distrito Federal artigo 32 1 da Constituio Federal e Municpios artigo 30, V da Constituio Federal A regulamentao e o controle dos servios pblicos cabero sempre Administrao Pblica. Mesmo que tais servios sejam terceirizados, ou seja, delegados a terceiros, no retira do Estado seu poder de regulament-los e control-los, pois este poder indeclinvel. Pois se o servio se mostrar defeituoso, inapto, deficiente ou em desacordo com as obrigaes que foram impostas pela Administrao Pblica, pode o Estado intervir para regularizar o funcionamento ou retirar-lhe a prestao.

www.concursovirtual.com.br
3

20/10/2010

FORMAS E MEIOS 1) Servio centralizado aquele prestado pela prpria Administrao, atravs de seus prprios rgos e sob sua exclusiva responsabilidade. 2) Servio Descentralizado aquele em que o poder pblico transfere a titularidade por outorga ou por delegao

OUTORGA E DELEGAO Ocorre Descentralizao por Outorga: descentralizao administrativa, quando uma entidade da Administrao Direta (Unio, Estado, DF ou Municpio) cria uma Entidade da Administrao Indireta (Autarquia, Fundao p Pblica, Empresa Pblica ou Sociedade de Economia Mista) para o desempenho de algumas de suas funes. Descentralizao por Delegao: Ocorre quando a Administrao Pblica transfere a execuo do servio ou atividade, mediante concesso, permisso ou autorizao.

CLASSIFICAES FORMAS E MEIOS 3) Servio Desconcentrado o que a Administrao presta centralizadamente, atravs de diversos rgos. Servio Pblico So os que a Administrao presta diretamente comunidade. So servios essenciais e necessrios para a sobrevivncia do bem comum da sociedade. Exemplo: Servios de p polcia. Servios de Utilidade Pblica So aqueles prestados diretamente pela Administrao ou atravs das concessionrias ou permissionrias de servios pblicos. So servios em que h convenincia administrativa, porm no h essencialidade, nem necessidade. Exemplo: Transporte coletivo.

www.concursovirtual.com.br
4

20/10/2010

CLASSIFICAES Servios Prprios So aqueles prprios da Administrao e que se relacionam intimamente com as atribuies do Poder Pblico. Podem ser prestados diretamente pelo Estado ou indiretamente por p meios de concessionrios ou permissionrios. Servios Imprprios do Estado So os demais servios que no so essenciais, mas satisfazem interesses comuns de seus membros. No so assumidos pelo Estado, nem direta, nem indiretamente, mas por ele autorizados, regulamentados e fiscalizados.

CLASSIFICAES Servios Administrativos So os que a Administrao executa para satisfazer suas necessidades internas ou para preparar outros servios prestados ao publico. Exemplo: Dirio Oficial e servios de rotina Servios Industriais aquele que a Administrao Pblica executa, direta ou indiretamente, para atender as necessidades coletivas de ordem economica

SERVIOS INDUSTRIAIS OU ECONMICOS

CLASSIFICAES Servios uti universi ou Gerais So os que a administrao presta para atender coletividade. A Administrao presta com recursos prprios a coletividade, mas usufrudos indiretamente pelos indivduos. Servios uti singuli ou Individuais So os que apresentam usurios determinados. A sua utilizao mensurvel, portanto pode-se medir o quanto cada destinatrio usufruiu. Tem por finalidade a satisfao individual e direta das necessidades do cidado.

O estado pode executar tres tipos de atividades econmicas : 1. Uma que reservada a iniciativa privada pelo art. 173da CF/88. 2. 2 Outra que exercida em regime de monopolio monopolio, tais como explorao de jazidas, petroleo, minas, etc. 3. Conforme disposio do art. 175 da CF/88. Esta terceira categoria que constitui os servios pblicos comerciais ou industriais.

www.concursovirtual.com.br
5

20/10/2010

CLASSIFICAES Exclusivos So aqueles encontrados na Constituio Federal tais como: servio postal, correio areo nacional. No exclusivos So aqueles que podem ser prestados pelo Estado ou pelo particular, tais como sade, previdncia social, assistncia social, etc.

SERVIOS DELEGADOS H delegao quando o Estado transfere a execuo do servio para o agente delegado, por contrato, Concesso, ou Permisso, ou ainda para qualquer pessoa que preste servios de interesse pblico, mediante Autorizao. O agente delegado, que ser um concessionrio ou permissionrio, prestar o servio por sua conta e em seu nome, servio que poder tambm ser prestado por um autorizatrio, nas condies regulamentares e sob o controle estatal.

CONCESSO

CONCESSO

a delegao contratual da execuo do servio, na forma autorizada e regularizada pelo Poder Executivo. uma contrato administrativo e fica sujeito a todas as imposies da Administrao necessrias formalizao do ajuste, dentre as quais a autorizao governamental, a regulamentao e a i l l licitao. Realizado com pessoas jurdicas ou consrcio delas; Sempre por prazo determinado Exige licitao e a modalidade ser sempre Concorrncia

Formas de extino da Concesso: Reverso; Encampao; Caducidade; Resciso; Anulao e Falncia da empresa ou falecimento do titular em caso de empresa individual (vide artigos 35 ao 39 da lei 8987/95)

www.concursovirtual.com.br
6

20/10/2010

PERMISSO
a delegao sob a forma de Termo de Permisso. Trata-se de contrato administrativo. Realizado com pessoas fsicas ou jurdicas. feito por prazo determinado, pois um contrato Exige licitao, que poder ser sob qualquer modalidade. modalidade formalizado por contrato de adeso, artigo 40 da Lei 8987 / 95, entretanto, embora formalizada por contrato, a permisso mantm seu carter de revogabilidade por ato unilateral da Administrao. Aplica-se no que couber as regras de concesso.

AUTORIZAO
a delegao por ato unilateral da Administrao Pblica. Trata-se de ato administrativo discricionrio e precrio. Realizado com pessoas fsicas ou jurdicas. Servio autorizado servio que atenda a interesses transitria. coletivos instveis ou emergncia transitria modalidade adequada para todos os servios que no exigem execuo pela prpria Administrao Pblica,como ocorre com os servios de txi, despachante,

AUTORIZAO
Por prestarem servios de interesse da comunidade, sujeitam-se autorizao do Poder Pblico, da Administrao Pblica, entretanto, a contratao desses servios com o usurio uma relao de Direito Privado, sem participao ou responsabilidade do Poder Pblico.

www.concursovirtual.com.br
7

Das könnte Ihnen auch gefallen