Sie sind auf Seite 1von 151

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS CRIMINAIS

GUSTAVO RONCHETTI

DISCURSO E VIOLNCIA: A MDIA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL

Dissertao apresentada Banca Examinadora do Curso de Ps-Graduao em Cincias Criminais da Faculdade de Direito da Pontifcia Universidade Catlica de Porto Alegre, como exigncia parcial para obteno do grau de Mestre em Cincias Criminais, sob a orientao do Prof. Dr. Salo de Carvalho.

Porto Alegre 2004

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS CRIMINAIS

A Dissertao DISCURSO E VIOLNCIA: A MDIA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL, elaborada pelo mestrando GUSTAVO RONCHETTI, foi julgada por todos os membros da Banca Examinadora, para a obteno do grau de Mestre em Cincias Criminais, e aprovada, em sua forma final.

Porto Alegre, ______ de dezembro de 2004.

Apresentada Banca integrada pelos seguintes Professores:

____________________________________ Orientador: Prof. Dr. Salo de Carvalho

_____________________________________ Professor Examinador

______________________________________ Professor Examinador

AGRADECIMENTOS

Ao Programa de Ps-Graduao em Cincias Criminais, da Faculdade de Direito, da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, por acolher uma discusso to atual e necessria. Professora Ruth Maria Chitt Gauer, eminente Coordenadora do Mestrado, pelo incentivo e apoio. Ao ilustre Professor Salo de Carvalho, por ter me escolhido como seu orientando, pelo zelo e dedicao. A todos os Professores do Mestrado. s dedicadas funcionrias do Programa de Ps-Graduao, pelo desprendimento. Aos meus colegas, meus grandes companheiros. Aos meus familiares e amigos que souberam entender minha ausncia em momentos importantes para eles.

Em especial meus pais, Delfino e Leonor, os quais me proporcionaram uma base tica e uma formao educacional slidas e sempre me estimularam estudar; minha esposa e companheira Betina, que me apoiou em todos os momentos, compartilhando das angstias e das conquistas, Aos meus sogros Karin e Ruy, que cuidaram da pequena Mariana para que eu pudesse freqentar as aulas; minha av Diona, pelo estmulo intelectual nas discusses dos domingos. Mariana, minha filha, espero ter contribudo de alguma forma que para que tu tenhas um futuro melhor. Obrigado por existires.

A Deus. Obrigado por tudo.

RESUMO

Esta dissertao analisa o discurso da mdia sobre a violncia, buscando compreender como os meios de comunicao social utilizam o fato violento para construir imaginrios, constituindo-se, assim, em instrumentos de controle social. O trabalho discute a funo da mdia na democracia e o atual estgio das corporaes miditicas. Mostra como a mdia constri a realidade, aprofundando a categoria jornalstica da objetividade. Em relao ao controle social, o trabalho traa um panorama histrico do instituto e discute a importncia da comunicao como instrumento de dominao. A criminologia objeto de abordagem principalmente sob o enfoque da vinculao com a mdia. Finalmente, a partir de estudos especficos sobre mdia, violncia e criminologia, inclusive com anlise da reportagem policial do tablide Dirio Gacho, jornal com circulao no Estado do Rio Grande do Sul, so demonstradas formas pelas quais a mdia atua na construo de imaginrios. Palavras-chave: mdia violncia criminologia controle social.

ABSTRACT

This dissertation analyses the coverage of the media about violence, trying to understand how these social means of communication can use violent facts to build up imaginary ones, thus working as instruments of social control. The work discusses the function of the media in a democracy and the current level of these corporations. It portrays how the media creates the reality, intensifying the objectivity as a journalistic category. Considering the social control, this work depicts a historical panorama of the institute and debates the importance of the communication as instrument of domination. The criminology is also the target of this study, specially through its connection with the media. Eventually, from specific studies realized about media, violence and criminology, including the analysis of police report in the newspaper Dirio Gacho, spread all over the state of Rio Grande do Sul, this work demonstrates ways by which the media acts in order to construct imaginary facts. Key-words: media violence criminology social control.

SUMRIO

AGRADECIMENTOS........................................................................................................................3 RESUMO...........................................................................................................................................6 ABSTRACT.......................................................................................................................................7 SUMRIO.........................................................................................................................................8 INTRODUO................................................................................................................................10

ANDRADE, Vera Regina Pereira. A construo social da criminalidade pelo sistema de controle penal. Disponvel em: <http://www.direitopenal.adv.br/artigos.asp? pagina=10&id=296> Acesso em: 20. out. 2004...............................................................75
Fonte: Direccin Nacional de Poltica Criminal. Ministerio de Justicia de la Nacin Argentina..........104 Grfico 7.........................................................................................................................................106

4.1 Anlise das Informaes...........................................................................................128


CONSIDERAES FINAIS...........................................................................................................137

______. A construo social da criminalidade pelo sistema de controle penal. Disponvel em: <http://www.direitopenal.adv.br/artigos.asp?pagina=10&id=296> Acesso em: 20. out. 2004..........................................................................................................................141

INTRODUO

O imaginrio coletivo determina as manifestaes sociais e as regras dos diferentes grupos.

Os meios de comunicao tm participado de maneira definitiva nas construes sociais. Diversos estudos tm atribudo aos meios de comunicao social uma funo importante na criao de realidades e como expresso do imaginrio coletivo.

Dentro desse enfoque, pode-se afirmar que os discursos gerados pelos meios de comunicao caracterizam-se como elementos imprescindveis para o exerccio do controle social. Um controle que nas sociedades modernas pode ser classificado dentro do espao do formal ou do informal. Dentro do espao do controle social informal, sustenta Habermas que o exerccio do poder necessita de controle permanente da opinio pblica. Assim, a poltica no prescinde da mdia como um instrumento de legitimao de seus atos. Tambm os indivduos no prescindem da mdia, pois representa a forma mais eficaz de acesso e disseminao da informao.

11

O controle social formal exercido pelas instituies do Estado e o informal praticado por outros agentes sociais , pretendem uma certa regulao social atravs da represso e/ou consenso, e as publicaes jornalsticas exercem uma funo muito importante na conformao da cultura. As publicaes se converteram em instituies de poder pela capacidade que possuem para construir realidade e obter consenso para os objetivos que perseguem os diferentes grupos de poder.

De outro lado, a informao sobre violncia possui dupla importncia: a- do ponto de vista mercadolgico, pois se caracteriza como produto de consumo com amplo apelo comercial; b- do ponto de vista da criminologia, pois utilizada como eficaz instrumento de legitimao do sistema penal.

Assim, o objetivo do trabalho estabelecer o papel da mdia na construo social da violncia, verificando os reflexos no controle social e na criminologia.

Parta tanto, no captulo I ser analisada a atual situao da mdia na democracia, discutindo-se a questo da objetividade miditica e as formas pelas quais a mdia constri a realidade.

O captulo II analisar a mdia como instrumento de controle social, estabelecendo a importncia do discurso miditico como forma de legitimao do poder.

A relao da mdia com a violncia e a criminologia ser objeto de abordagem no captulo III. Estudos especficos demonstraro que a mdia constitui instrumento de controle social atravs de diversas formas.

12

O captulo IV ter como abordagem a reportagem policial veiculada pelo Dirio Gacho, jornal popular de maior circulao no Estado do Rio Grande do Sul. A anlise restringir-se- a reportagens policiais veiculadas em maio de 2003 e o mtodo utilizado ser a anlise de contedo sob o enfoque qualitativo, mediante o estabelecimento de categorias.

Finalmente nas consideraes finais captulo V ser discutido o papel da mdia como instrumento de controle social, inclusive abordando-se a questo do controle democrtico dos meios de comunicao.

CAPTULO I - MDIA, DEMOCRACIA E CONSTRUO SOCIAL DA REALIDADE

A mdia1, nas suas diferentes formas de expresso, uma realidade ineludvel da contemporaneidade.

No resta dvida de que os meios de comunicao representam hoje as mais importantes fontes de informao da sociedade. A grande maioria das pessoas toma conhecimento dos fatos que ocorrem no cotidiano atravs das notcias veiculadas na televiso, jornais, revistas, ou outros meios quaisquer. A parcela de conhecimentos sobre o mundo que a pessoa pode verificar empiricamente mnima. A nossa imagem da realidade basicamente aquela oferecida pela mdia.

Importante delimitar os significados das expresses mdia e jornalismo. Mdia uma palavra que deriva, foneticamente, do ingls media, e significa meio, instrumento mediador. Conforme o dicionrio Houaiss da lngua portuguesa (Disponvel em: <http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm>, acesso em: 2 set. 2004), o termo mdia utilizado como referncia a todo suporte de difuso da informao que constitui um meio intermedirio de expresso capaz de transmitir mensagens; meios de comunicao social de massas no diretamente interpessoais (como p.ex. as conversas, dilogos pblicos e privados). Abrangem esses meios o rdio, o cinema, a televiso, a escrita impressa (ou manuscrita, no passado) em livros, revistas, boletins, jornais, o computador, o videocassete, os satlites de comunicaes e, de um modo geral, os meios eletrnicos e telemticos de comunicao em que se incluem tambm as diversas telefonias. Conforme o mesmo dicionrio, a palavra jornalismo, de etimologia francesa journalisme refere-se atividade profissional que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande pblico, ou a segmentos dele, informaes da atualidade, utilizando veculos de comunicao (jornal, revista, rdio, televiso, etc.) para difundi-las.

14

A mdia completa, de certa forma, as falhas deixadas pelas fontes de informao mais limitadas como o espao fsico e os contatos pessoais -, construindo, sua maneira, um mundo de acontecimentos. Esses acontecimentos so reconstitudos todos os dias atravs dos veculos de informao e, por sua vez, fazem parte de uma seleo de fatos executada previamente por esses veculos, que determinam tambm a forma como os fatos sero transmitidos e descritos para a sociedade.

No dizer de Schrder2, o sinal dos tempos, hoje, que vivemos um tempo de sinais. Estamos inseridos num mundo e numa realidade cada vez mais simblicos. O capital que assume valor preponderante nos nossos dias o capital simblico. E quem cria e legitima esse capital so os meios de comunicao.

A partir da inveno da imprensa, e com o aumento da populao alfabetizada, a importncia dos meios de comunicao se multiplica. Que dizer ento, questiona Guareschi 3, das descobertas da possibilidade de codificao e de transmisso eletrnica, atravs do telgrafo, do telefone, do rdio, da TV, do videocassete, e ultimamente com o grande salto da juno de todas essas formas de comunicao simblica, isto , da evoluo digital da multimdia, s comparvel inveno da imprensa em 1440 por Gutemberg?

Guareschi4 sustenta que a informao o novo modelo de desenvolvimento responsvel pela produtividade do sistema capitalista nos dias de hoje. Na esteira do pensamento de Castells, Guareschi5 distingue modo de produo e modo de produtividade. Os modos de produo so formaes sociais globais, com suas foras e relaes de produo especficas, legitimados por uma superestrutura poltica, jurdica e ideolgica. J o modo de desenvolvimento o fator sobre o qual a produtividade se d. Num modo de produo, seja
2 3

GUARESCHI, Pedrinho et al. Os construtores da informao. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 9. Ibidem, p. 37. 4 GUARESCHI, Pedrinho et al. Os construtores da informao. Petrpolis: Vozes, 2000. 5 GUARESCHI, Pedrinho et al. Os construtores da informao. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 38.

15

ele capitalista ou estatista, o modo de desenvolvimento o responsvel pela produtividade dessa formao social. Houve um tempo em que a produtividade esteve ligada terra; depois foi a indstria a responsvel pelo desenvolvimento. Nos dias atuais, o modo de desenvolvimento fundamental, isto , o fator de produtividade primordial a informao. Quem detm a informao, detm o fator central de desenvolvimento.

Thompson6 frisa que o desenvolvimento dos diferentes meios de comunicao de massa no deve ser visto como um mero suplemento s relaes sociais preexistentes, como se fosse a introduo de canais neutros que difundem bens simblicos dentro da sociedade mas que deixam as relaes sociais intactas. Pelo contrrio, o surgimento dos meios tcnicos possui um impacto fundamental nas maneiras como as pessoas agem e interagem umas com as outras. Isso no quer dizer que o meio tcnico determina a organizao social de uma maneira simples e monocausal; o desenvolvimento desses meios tcnicos est sempre situado dentro de um contexto social e institucional mais amplo que limita as opes possveis. Mas novos meios tcnicos tornam possveis novas formas de interao, criam novos focos e novas situaes para a ao e interao, e, com isso, servem para reestruturar relaes sociais existentes e as instituies e organizaes das quais elas fazem parte.

O jornalismo contribui para a construo social da realidade, para a rotinizao da prpria dinmica social, estabilizando-a em acontecimentos-tipo, comportamentos previsveis e erupes controladas7. Assim, enquanto agncia de controle social, as representaes noticiosas dotam as pessoas com as vises e verses da ordem social que obtm a preferncia e com base nas quais os agentes tomam as iniciativas que julgam adequadas.

6 7

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrpolis: Vozes, 2002. p. 296. Cfe. CORREIA, Joo Carlos. O poder do jornalismo e a mediatizao do espao pblico. Disponvel em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=jcorreia-poder-jornalismo.html Acesso em: 15 abr. 2004.

16

Conforme adverte Rosa Pedroso8,

as formas de expresso/comunicao reprisam a ideologia que domina no momento os meios de produo informativos-publicitrios, criando as condies de construo do discurso miditico, no qual o principal efeito o efeito que Vern chamou de efeito de reconhecimento (cumplicidade) como apelo cultura e ao status semitico das elites culturais e econmicas.

Portanto, no exagero afirmar que os meios de comunicao adquirem, pelo seu carter de fonte de informao fundamental, uma efetiva participao no dia-a-dia de grande parcela da sociedade. mais do que reconhecido o fato de que a mdia possui um poder muito forte de penetrao social, e est presente de forma significativa no cotidiano das pessoas. Cada vez mais, as informaes e idias difundidas nos meios de comunicao so fatores que tm a capacidade real de interferir no comportamento dessas pessoas. So tambm indutores em potencial sobre uma srie de aspectos da sociedade, como os valores morais por ela adotados, suas decises em relao poltica, seus padres culturais, seus hbitos e costumes, suas percepes sobre a realidade, sua viso do mundo exterior etc.

Os meios de comunicao compreendem, assim, uma forma no somente de transmitir informaes, mas tambm idias e opinies. Essa caracterstica contribuiu para lhes atribuir o carter de formadores de opinio: mais do que um reflexo da sociedade, os meios so tambm agentes condicionantes da mesma, tendo a capacidade real de influenciar sobre as formas de pensar e agir das pessoas, orientado preceitos de tica e comportamento.

Da mesma forma, a mdia tambm induz os padres de avaliao da sociedade: aquilo que admite como bom ou ruim, como confivel ou no, e at o que ser incorporado ou desprezado. assim tambm com as pessoas que tm a sua imagem veiculada nos meios de

PEDROSO, Rosa. Elementos para conhecer algumas das condies de construo do discurso jornalstico, Revista Comunicao e Sociedade, So Paulo: Metodista, n. 36, p. 40, 2001.

17

comunicao: o modo como essas pessoas sero vistas pela sociedade determinado atravs de sua caracterizao pela mdia.

Para Peterson, Jensen e Rivers9, os meios de comunicao funcionam como uma espcie de espelho invertido, onde as pessoas, alm de tomar conhecimento das questes atuais, buscam as respostas para suas indagaes internas: [...] se no sabem a que valores devem acalentar, que crena devem manter, basta-lhes [s pessoas] olhar para os meios de comunicao de massa.

1.1 Mdia, Poder e Globalizao

Durante muito tempo a mdia foi tratada como o quarto poder, em oposio aos trs poderes tradicionais legislativo, executivo e judicirio definidos por Montesquie. Ramonet10, contudo, sustenta que a mdia , em realidade, o segundo poder. Conforme o Diretor do Le Monde, s se poderia falar em `quarto poder se os trs primeiros existissem e se a hierarquia que os dispe na classificao de Montesquieu fosse sempre vlida. Na realidade, complementa, o autor, o primeiro poder hoje claramente exercido pela economia. O segundo (cuja imbricao com o primeiro se mostra muito forte) certamente miditico instrumento de influncia, de ao e de deciso incontestvel de modo que o poder poltico s vem em terceiro lugar.

Diante do quadro exposto, h que se discutir qual a influncia dos meios para a democracia.

PETERSON, Theodore; JENSEN, Jay W.; RIVERS, Wiliam. Os meios de comunicao e a sociedade moderna. Rio: GRD, 1996. p. 39. 10 RAMONET, Igncio, A tirania da comunicao. 2.ed Petrpolis: Vozes, 2001. p. 40.

18

Vincenzo Ferrari11 estabelece, inicialmente, o conceito de democracia: regime poltico que se fundamenta: a) na liberdade dos cidados em contraste com as interferncias do poder; b) na igualdade dos cidados perante a lei; c) na possibilidade concreta de que os prprios cidados se realizem tanto na vida privada quanto na vida social, em condies de igualdade, ao menos nos pontos de partida; d) na possibilidade concreta de os cidados participarem direta ou indiretamente do governo da coisa pblica. Parece claro ento que, se democracia consistente no gozo dos direitos fundamentais e acesso efetivo s oportunidades da vida, informao livre dela constitui um fundamento essencial.

Rui Paulo da Cruz12 sustenta que as relaes entre imprensa, poder e cidadania definem a configurao da democracia como regime de opes polticas e eleitorais alternativas. A influncia da imprensa no diretamente poltica, mas miditica: no determina, condiciona escolhas. Trata-se, na realidade, de algo mais que mera influncia, pois, independentemente da inteno ou interveno de jornalistas a midiatizao da informao, dos protagonistas, das emoes e, com a televiso, das imagens, fixa linguagem que estabelecem o tipo adequado de poltico, de governo e de discurso. Portanto, conforme o Vice-Presidente do Observatrio de Imprensa, em Lisboa, decisivo para a democracia que a mdia apresente um carter fragmentrio e plural.

Ao abordar a questo do pluralismo dos meios de comunicao e a democracia, Luiz Vogel13 observa que a discusso sobre o pluralismo regulado dos meios de comunicao, embora esteja longe de ser conclusiva a respeito de como seria a sua forma adequada de organizao nas sociedades contemporneas, muito ilustrativa por envolver os seguintes

11 12

FERRARI, Vincenzo. Informao & Democracia. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2000. p. 164. CRUZ, Rui Paulo da. Informao & Democracia. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2000. p. 18. 13 VOGEL, Luiz. Mdia e democracia: o pluralismo regulado como arranjo institucional. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 31, 2002, p. 106-126, 2002.

19

pontos: 1) na anlise das duas dicotomias entre pbico e privado14, os meios de comunicao so um elemento indispensvel para que os cidados possam tanto compreender melhor os diversos temas da agenda pblica, que, se no receberem um tratamento adequado, ficam restritos aos especialistas, quanto se proteger (embora no de forma definitiva) contra os instrumentos de dominao simblica empregados (de forma consciente ou no) pelos agentes pblicos; 2) a democratizao do acesso mdia, que est no mago da proposta do pluralismo regulado, permite um arranjo institucional em que uma maior diversidade de grupos sociais estejam dotados dos instrumentos de percepo e expresso de suas demandas ao sistema poltico; 3) por meio de TVs e rdios comunitrias, reivindicaes formuladas e expresses em esferas pblicas restritas poderiam ser um treinamento para a participao em fruns de debate mais amplos, inclusive por meio da veiculao de programas produzidos localmente, na TV pblica de mbito nacional.

O direito informao, garantido em todo o mundo democrtico, compreende o direito liberdade de opinio e expresso, que incluiu a liberdade de procurar, receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras (Declarao Universal dos Direito Humanos, art. 19).

Assim, a mdia cumpre uma funo social, ou seja, transmitir informao verdadeira, objetiva15 e equilibrada. No cumprindo tal funo, a democracia no funciona, uma vez que o debate pblico pelo qual se formam as opinies entre os cidados se torna um debate viciado.

A mdia atualmente controlada por corporaes cada vez menos numerosas e mais poderosas, com duas particularidades que contam a seu favor: o fato de trabalharem com a
14

15

O autor estabelece o sentido da dicotomia entre pblico e privado a partir de John B. Thompson (Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis: Vozes, 2000) e Pierre Bourdieu (Meditaes pascalinas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001). A discusso acerca da possibilidade de objetividade plena ou no da informao ser enfrentada no item 1.4.

20

tecnologia que realiza o projeto globalizante de interconectar o planeta viabilizando o fluxo ininterrupto das informaes de acordo com os interesses do capital financeiro e de lidar diretamente com a produo do discurso em seus vrios produtos, dos noticirios s diversas opes de entretenimento16.

Denis de Moraes17 resume o estgio atual de concentrao das empresas de comunicao:

A mdia global est nas mos de duas dezenas de conglomerados, com receitas entre US$ 5 bilhes e US$ 35 bilhes. Eles veiculam dois teros das informaes e dos contedos culturais disponveis no planeta. Entrelaam a propriedade de estdios, produtoras, distribuidoras e exibidoras de filmes, gravadoras de discos, editoras, parques de diverses, TVs abertas e pagas, emissoras de rdio, revistas, jornais, servios online, portais e provedores de Internet, vdeos, videogames, jogos, softwares, CD-ROMS, DVDs, equipes esportivas, megastores, agncias de publicidade e marketing, telefonia celular, telecomunicaes, transmisso de dados, agencias de notcias e casas de espetculos.

A partir desse cenrio, Ramonet18 afirma que os grupos de mdia atualmente possuem duas caractersticas novas: em primeiro lugar, encarregam-se de tudo o que envolve texto, imagem e som e o divulgam por meio dos canais mais variados (jornais, rdios, televises abertas, a cabo ou por satlite, Internet e por todo o tipo de rede digital). A segunda caracterstica: esses grupos so mundiais, planetrios e globais e no apenas nacionais e locais.

Assim, conforme Ramonet19, a globalizao econmica tambm a globalizao da mdia de massa, da comunicao e da informao. E, ao contrrio do que se preconizava, estas
16

17

18

19

Cfe. MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo, Mediao, Poder. Consideraes sobre o bvio surpreendente. Disponvel em: <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/da021220032p.htm>. Acesso em: 05. jul. 2004. MORAES, Denis. O capital da mdia na lgica da globalizao. In: MORAES, Denis (org.). Por uma outra comunicao. Mdia, mundializao cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 198-9. RAMONET, Igncio. O Quinto Poder. Artigo publicado na edio brasileira do L Monde Diplomatique, n. 45, out. 2003. Traduo de J Amado. Disponvel em: <http://www.diplo.com.br> Acesso em: 07 set. 2004. RAMONET, Igncio. O Quinto Poder. Artigo publicado na edio brasileira do L Monde Diplomatique, n. 45, out. 2003. Traduo de J Amado. Disponvel em: <http://www.diplo.com.br> Acesso em 07 set. 2004.

21

organizaes miditicas deixaram de ter como objetivo cvico o de ser um quarto poder, assim como deixaram de denunciar os abusos contra os direitos ou de corrigir as disfunes da democracia para polir e aperfeioar o sistema poltico. Quando, eventualmente, podem constituir um quarto poder, este se junta aos outros poderes existentes (poltico e econmico) para esmagar o cidado e como poder suplementar, como poder da mdia.

No foi outra a concluso de Herman e Chomsky20 aps estudo de diversos casos de ampla repercusso divulgados pela mdia dos Estados Unidos nas dcadas de 1970 e 1980. A anlise concluiu que o

propsito social da mdia o inculcar e defender as agendas econmicas, social e poltica dos grupos privilegiados que dominam a sociedade nacional e o Estado. Diversas maneiras seriam utilizadas pela mdia para servir a esse propsito: pela seleo de tpicos, distribuio de assuntos, enquadramento de questes, filtragem de informaes, nfase e tom, e mantendo o debate dentro de limites de premissas aceitveis. Em suma, a mdia de massa dos Estados Unidos constituda por instituies ideolgicas poderosas e eficazes que desempenham uma funo de propaganda do sistema por meio de dependncia em foras do mercado, suposies internalizadas e autocensura e sem coao aberta significativa. Esse sistema de propaganda tem se tornado ainda mais eficiente nas dcadas recentes, com o surgimento das redes de nacionais de televiso, a maior concentrao de mdia de massa, presses da direita sobre rdio e televiso pblicas e o crescimento, em escopo e sofisticao, das relaes pblicas e gesto de notcias21.

Alm da concentrao do controle da mdia por poucas empresas, necessrio destacar outro aspecto importante: a valorizao da informao instantnea, produzida em tempo real. Tal caracterstica inviabiliza a tarefa de interpretao, que um dos requisitos bsicos do exerccio do jornalismo: como afirma Ramonet, no h distanciamento temporal possvel para analisar o instante.

20 21

HERMAN, Edward S.; CHOMSKY, Noam. A manipulao do pblico. So Paulo: Futura, 2003. p. 360. Ibidem, p. 368.

22

Alm disso, conforme anlise de Virilio22, a instantaneidade e velocidade da informao trazem conseqncias para a prpria democracia:

Mas na generalidade, as democracias esto ameaadas pela tcnica, pelo aceleramento da informao. A grande ameaa da Internet para a democracia sua aparncia de idia: uma espcie de megacrebro onde todo o mundo est conectado com todo o mundo e onde suficiente formular uma pergunta para ter uma resposta. Essa a negao da democracia representativa no benefcio de uma democracia virtual ou automtica. As tecnologias da interatividade conduzem-nos a uma democracia ciberntica que, deixando de ser representativa, se torna presentativa, de demonstrativa se torna mostrativa, quer dizer, alucinante, como os media. Bata olhar as campanhas humanitrias para imaginar o que pode ser uma democracia que se lhes aparente. A meu ver, a democracia o tempo de reflexo em comum e no o reflexo condicionado das sondagens de opinio.

A mesma preocupao manifestada por Derrick de Kerckhove23 ao afirmar que:

hoje o desafio no acelerar a informao, mas torn-la mais lenta. (...) Nossa cultura absolutamente obcecada em acelerar todos os aspectos das atividades humanas e as formas de nos relacionarmos com elas. O que precisamos desacelerar e construir sentidos no nosso relacionamento com a informao, para negociar com ela em um ritmo adequado. O tempo tecnolgico ultra-rpido e fora de controle. Para control-lo, temos que jogar golfe ou ler livros. (...) No ambiente eletrnico, o papel dos livros , ento, o de desacelerar a informao e, subseqentemente, acelerar o pensamento, dando s pessoas tempo para pensar sobre isto e tornar o processo de leitura um capacitador de conhecimento.

Portanto, pode-se afirmar que a informao desponta como matria-prima do novo paradigma econmico e tecnolgico que estamos vivendo. Esse paradigma fundamentado sob a gide do neoliberalismo, modelo que reservou aos mercados financeiros a regulao da vida coletiva e subordinou as polticas pblicas de emprego, renda, crescimento econmico, investimentos e desenvolvimento social ao objetivo de ajustar as economias nacionais aos

22

23

VIRILIO, Paul. Entrevista a Revista Ajoblanco/Barcelona-ES, fevereiro de 1999. Disponvel em: http://www.ip.pt/flirt/arquivo/f_julho/julho/textos/virilio.htm. Acesso em: 28 set. 2003. Derrick de Kerckhove. Connected intelligence: the arrival of the Web society. Toronto: Somerville House Publishing, 1997, p. 122-123, apud MORAES, Dnis de. A silenciosa revoluo da literatura na internet. Disponvel em: <http://www.secrel.com.br/jpoesia/dmoraes.html: Acesso em: 10 out. 2004.

23

mandamentos da globalizao. E tambm o modelo que impulsionou o domnio planetrio por megacorporaes24.

1.2 A Responsabilidade Social da Imprensa

Na tradio da investigao dos meios de comunicao de massa, so tomados regularmente como ponto de partida as prprias instituies miditicas e suas formas de trabalho, sendo deixado de lado as questes normativas ou ticas, atribuindo-lhes a responsabilidade do estudo a outros campos, como a filosofia ou o direito.

A explicao para a afirmao acima consiste no fato de que a anlise dos meios a partir da perspectiva normativa conduz inevitavelmente a questes de ideologia, poltica, direito ou tica que exigem, por certo, maior aprofundamento na abordagem.

Nesse contexto, surge a Teoria da responsabilidade social da imprensa, formulada por Theodore Peterson, Frederick Siebert e Wilbur Schramm, compilada no livro Four theories of the press (Quatro teorias da imprensa) e que sucedeu ao informe realizado em 1947 pela Comision on the freedom of the press (Comisso sobre a liberdade da imprensa), conhecida como Hutchins Commission, de financiamento privado, porm com uma importante influncia pblica nos Estados Unidos.

Esta teoria explica mediante a formulao de enunciados concretos e simples, os deveres da responsabilidade que deve assumir qualquer instituio produtora de notcias e que

24

MORAES, Denis. Mutaes comunicacionais. Revistas Fronteiras Estudos Miditicos, v. III, n. 2, dez. 2001.

24

com isso prope sociedade em geral uma viso especfica do mundo, atravs da construo social da realidade.

As funes da imprensa conforme a Teoria da Responsabilidade Social so seis: 1- Servir ao sistema poltico ao prover informao, discusso e debate dos assuntos pblicos; 2- Ajudar ao pblico para que seja capaz de autogovernar-se; 3- Salvaguardar os direitos dos indivduos a servir como um vigilante do governo; 4- Servir ao sistema econmico principalmente ao contatar compradores e vendedores mediante a publicidade.; 5- Prover entretenimento; 6- Manter uma auto-suficincia econmica para estar livre de presses e interesses particulares25. A doutrina da Responsabilidade Social surge com a mesma preocupao da qual se ocupa a idia de direito informao. Considera o trabalho da imprensa servio pblico e como tal precisa atender determinadas exigncias, ou seja: um relato verdico, completo e inteligente da atualidade do dia, feito num contexto que lhe d sentido; um frum onde se trocam comentrios e crticas; um reflexo fiel dos diversos grupos que constituem a sociedade; apresentao e elucidao dos objetivos e dos valores da sociedade; acesso pleno a toda a informao do dia.

A liberdade de expresso continua a ser assegurada no mais pela posse da prensa, mas pela defesa do pluralismo nos rgos de imprensa. Mesmo privados, os meios de comunicao e especificamente os jornalsticos devem estar em sintonia com as demandas da sociedade. Ambos - o direito informao e a tese da responsabilidade social - pretendem definir uma funo social para atividade jornalstica, cujos termos esto assentados na noo de interesse pblico. A declarao de Munique, um dos documentos da rea de referncia

mundial, destaca em seu prembulo que do direito do pblico de "conhecer fatos e opinies precede o conjunto de deveres e direitos dos jornalistas". Tal misso implica uma
25

Cfe. FIERROS, Hugo Mndez. Sensacionalismo y narcocultura en el periodismo. Disponvel em: <http://www.saladeprensa.org/art512.htm> Acesso em: 19 out. 2004.

25

responsabilidade perante o pblico, "que precede qualquer outra responsabilidade". Essa pois a base sobre a qual se estruturam os demais princpios normativos da instituio jornalstica.

Desses dois princpios gerais, que expressam a misso do Jornalismo, Daniel Cornu26 destaca trs premissas para o exerccio da atividade: a liberdade de informao como condio, a verdade como dever fundamental, o respeito da pessoa humana como limite. A liberdade de informar dos jornalistas, tratada aqui como ausncia de constries, est diretamente vinculada ao seu papel de mediadores, conforme a atividade se prope ser um frum onde se tratam questes de interesse pblico. A liberdade de informar, portanto, pressupe a independncia dos mediadores para: 1) noticiar os fatos pautados pelo interesse pblico, sem que as presses eventualmente existentes possam remov-los de sua misso; e 2) respeitar a pluralidade dos pontos de vista, nas situaes de conflito, abrindo-se s diferentes verses dos interessados. Sem independncia, no o interesse pblico o objeto do jornalismo, mas o interesse daqueles que o submetem.

Se o pblico tem o direito de conhecer fatos e opinies, a verdade das informaes noticiadas aparece como dever fundamental dos jornalistas. Para o pblico ter conhecimento dos fatos e das opinies, o relato jornalstico precisa ser objetivo em relao aos dados de que trata. S h sentido em considerar o interesse pblico para fatos que efetivamente sejam reais, os quais, espera-se, os jornalistas sejam capazes de interpretar objetivamente. Fatos forjados ou distorcidos que venham a ser noticiados prestam na verdade um desservio sociedade. Quando isso acontece, resta aos responsveis o dever da retificao, para o restabelecimento da verdade.

26

Daniel Cornu apud GUERRA, Josenildo Luiz. Notas para uma abordagem interpretativo-normativa da Notcia. Disponvel em: http://www.facom.ufba.br/Pos/gtjornalismo/textos_josenildo.html> Acesso em: 14 maio 2004.

26

O respeito da pessoa humana como limite significa o estabelecimento de um patamar at onde a liberdade de informar e o dever da verdade podem ser considerados. Aqui, o prprio interesse pblico que se confronta com um outro.

Portanto, a teoria postula uma noo de imprensa como instituio imparcial, informativa e independente, que evite ofender as minorias ou fomentar a delinqncia, a violncia e a desordem civil. A responsabilidade social deve ser assumida mediante a autorregulao e no mediante a interveno do governo, ainda que em ltima instncia esta tambm poderia se justificar.

1.3 Liberdade de Imprensa e Direito Informao

A liberdade de imprensa e de informao pode ser conceituada como uma liberdade civil, individual, mas com expresso coletiva, fundamental e essencial, fazendo parte dos denominados direitos fundamentais27.

Conforme pesquisa feita pelo American Law Institute, em 1944, da qual d conta Meuccio Ruini28, a liberdade de imprensa era a mais constitucionalizada: em 55 Constituies daquela poca, aparecia em todas elas. No h notcias sobre a atualizao da pesquisa, porm certo que a liberdade de imprensa vem se afirmando como direito fundamental organizao poltica dos povos.

27

28

Cfe. CARVALHO, L.G. Grandinettti Castao de. Liberdade de Informao e o Direito Difuso Informao Verdadeira. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. p. 21. IL Diritto di Stampa nella Costituzione, apud CARVALHO, L.G. Grandinettti Castao de. Liberdade de Informao e o Direito difuso informao verdadeira. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. p. 23.

27

Os primeiros pases a constitucionalizarem a liberdade de imprensa foram os Estados Unidos e a Frana.

Os Estados Unidos, atravs da Primeira Emenda29, em 1791, assentaram a impossibilidade de qualquer restrio liberdade de imprensa.

A Frana acolheu a liberdade de imprensa na Declarao de Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, que passou a integrar as Cartas futuras. A Declarao, contudo, apontava para a possibilidade de a lei estabelecer limites aos abusos da imprensa, no seu artigo 1130.

Assim, seguiram-se inmeras outras Constituies (Holanda, [1815], Blgica [1831], Sua [1809], Noruega [1814] etc) que tambm se caracterizaram pela proibio de qualquer censura prvia e pela limitao, apenas, de abusos especificados em lei, geralmente ligados paz pblica e aos bons costumes.

Em 1948, a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, da ONU, no artigo XIX31, prescreve que todo homem tem direito liberdade de expresso e de receber e transmitir informaes.

Em 1950, foi aprovado em Roma o Convnio Europeu para a Proteo dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais, que prescreve, no art. 1032, a liberdade de
29

30

31

32

Primeira Emenda: Congresso no votar leis que disponham sobre o estabelecimento de uma religio ou sobre a proibio de qualquer outra, ou que cerceiam a liberdade de palavra ou de imprensa ou o direito do povo de se reunir pacificamente e de dirigir peties ao Governo para reparao de agravos. Artigo 11: A livre manifestao do pensamento e das opinies um dos mais preciosos direitos do homem: todo cidado pode, portanto falar, escrever, imprimir livremente, respondendo pelo abuso dessa liberdade nos casos determinados pela lei. Artigo XIX da Declarao da ONU: Todo homem tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncias, ter opinies e de procurar receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Artigo 10: 1 Qualquer pessoa tem direito liberdade de expresso. Este direito compreende a liberdade de opinio e a liberdade de receber ou de transmitir informaes ou ideais sem que possa haver ingerncia de quaisquer autoridades pblicas e sem consideraes de fronteiras. O presente artigo no impede que os Estados submetam as empresas de radiodifuso, de cinematografia ou de televiso a um regime de autorizao prvia.

28

expresso e a liberdade de receber e transmitir informaes, bem como estabelece deveres e responsabilidades para os rgos de comunicao, que podem, ainda, ser submetidos a restries necessrias e justificadas nos casos em que o Convnio menciona.

No Brasil, a constitucionalizao da liberdade de imprensa ocorreu em 1824, com a Constituio imperial, que a prescreveu livre de censura, sujeito o abuso s penas da lei.

A Constituio de 1937, no artigo 122, inciso XV, foi a que mais limitou a liberdade de imprensa. Estendeu a censura prvia para a imprensa, alm dos espetculos e diverses pblicas, e admitiu a proibio da circulao e da divulgao, alm de prescrever inmeras normas repressivas, a maioria voltada para a defesa do Estado, da ordem pblica, da paz, da segurana pblica, etc.

A Constituio de 1946 retoma a tradio democrtica anterior. O artigo 141, par. 5, aboliu a censura prvia, exceto para espetculos e diverses pblicas, manteve a proibio de propaganda de guerra, de processos violentos para subverter a ordem pblica e social, ou de preconceitos de raa ou de classe.

A Carta de 1967 seguiu a mesma linha democrtica. Contudo, no perodo de sua vigncia a nao testemunhou perodo de severa censura prvia, tendo o regime militar perseguido diversos jornalistas.

A Emenda n. 1, de 1969, repetiu a disciplina constitucional anterior.

2 - O exerccio destas liberdades, porquanto implica deveres e responsabilidades, pode ser submetido a certas formalidades, condies, restries ou sanes, previstas pela lei, que constituam providncias necessrias, numa sociedade democrtica, para a segurana nacional, a integridade territorial ou a segurana pblica, a defesa da ordem e a preveno do crime, a proteo da sade ou da moral, a proteo da honra ou dos direitos de outrem, para impedir a divulgao de informaes confidenciais, ou para garantir a autoridade e a imparcialidade do Poder Judicial.

29

Por fim, a Constituio de 1988 traz a liberdade de comunicao como um conjunto de direitos, formas, processo e veculos, que possibilitam a coordenao desembaraada da criao, expresso e difuso do pensamento e da informao33.

Conforme Jos Afonso da Silva, as formas de comunicao regem-se pelos seguintes princpios bsicos: (a) observado o disposto na Constituio, no sofrero qualquer restrio qualquer que seja o processo ou veculo por que se exprimam; (b) nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica; (c) vedada toda e qualquer forma de censura de natureza poltica, ideolgica e artstica; (d) a publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade; (e) os servios de radiodifuso sonora e de sons e imagens dependem de concesso, permisso e autorizao do Poder Executivo Federal, sob controle sucessivo do Congresso Nacional, a quem cabe apreciar o ato, no prazo do art. 64, 2 e 4; f) os meios de comunicao social no podem direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio.

O direito de informar, como aspecto da liberdade de manifestao de pensamento, revela-se um direito individual, mas j contaminado de sentido coletivo, em virtude das transformaes dos meios de comunicao. Assim, a liberdade de imprensa nasceu no incio da idade moderna e se concretizou, essencialmente, num direito subjetivo do indivduo de

manifestar o prprio pensamento: nasce, pois, como garantia de liberdade individual. De outro lado, o direito informao possui a natureza coletiva. Na realidade, o direito informao (informao verdadeira) possui a natureza de direito difuso, conforme bem

33

SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 10.ed. So Paulo: Malheiros, 1995. p. 237.

30

esclarece Castao de Carvalho34. Trata-se de um direito transindividual, indivisvel, cujos titulares so pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato.

Transindividual e indivisvel porque a informao jornalstica destinada a todas as pessoas que se disponham a receb-la, sem que se possa individualizar e dividir qual informao ser difundida para este indivduo e qual para aquele. Todos so igualmente titulares desse direito de receber informao e inegvel que todos os titulares esto ligados pela circunstncia de fato de serem leitores do mesmo jornal, ouvintes do mesmo rdio ou espectadores da mesma emissora de televiso.

As liberdades de expresso e informao com freqncia entram em coliso com os direitos honra, intimidade e a prpria imagem.

Neste caso, configurada a coliso de direitos protegidos constitucionalmente, cabe analisar a possibilidade de censura prvia mediante provimento judicial.

Valter Ceneviva afirma que a essncia do texto constitucional brasileiro est na proibio da censura. Ao abordar deciso judicial liminar que impediu a veiculao de programa de televiso por suposta ofensa anterior a valores constitucionais, Ceneviva35 sustenta que a censura claramente inconstitucional, pois ofende o inciso XI do art. 5 (liberdade de expresso da atividade artstica, independentemente de censura ou licena) e o 2 do art. 220 (probe qualquer censura de natureza artstica) da Constituio Federal, sendo que a censura prvia no admissvel nem mesmo na hiptese de abuso do qual se possa cogitar por antecipao: se for o caso, que se aplique, no rigor da lei, a punio posterior36.
34

35

36

CARVALHO, L.G. Grandinettti Castao de. Liberdade de Informao e o Direito difuso informao verdadeira. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. p. 105. Cfe. CENEVIVA, Valter. Censura a Gugu viola a Constituio. Artigo publicado no jornal Folha de So Paulo, 21 set. 2003. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2109200332.htm>. Acesso em: 12 out. 2004. Cfe Denuncismo e Sensacionalismo. Revista Do Conselho de Justia Federal, n. 20. Disponvel em: <http://www.cjf.gov.br/revista/numero20/artigo3.pdf>. Acesso em: 22 set. 2004.

31

Em posio diametralmente oposta situa-se Gilmar Mendes37, asseverando que, a partir da garantia da inviolabilidade dos direitos da personalidade (CF, art. 5, X),

parece evidente que o constituinte no pretendeu assegurar apenas eventual direito de reparao ao eventual atingido", pois a garantia da efetiva proteo judiciria contra leso ou ameaa de leso a direito muito pouco significaria, "se a interveno" (judiciria) "somente pudesse se dar aps a configurao da leso.

A Suprema Corte Brasileira ainda no firmou posio sobre a matria.

A doutrina constitucional espanhola reiteradamente tem frisado que nos casos em que h conflito entre direito honra e direito liberdade de informao, deve se partir da premissa de que atravs deste ltimo direito no apenas se protege um interesse individual seno que contm o reconhecimento e a garantia de uma instituio poltica fundamental, que a opinio pblica, indissoluvelmente ligada com o pluralismo poltico. Deste modo, ao contribuir este direito formao de uma opinio pblica livre, a liberdade de informao constitui um dos elementos essenciais de uma sociedade democrtica. Contudo, para que prevalea o direito informao sobre o direito honra, preciso, por uma parte, que a informao se refira a fatos de relevncia pblica; e, por outra, que dita informao seja veraz38. O requisito constitucional da veracidade da informao no significa a exigncia de uma rigorosa e total exatido no contedo da informao, seno nega proteo constitucional aos que transmitem como fatos verdadeiros, simples rumores, carentes de qualquer constatao, ou meras invenes ou insinuaes sem comprovar sua realidade mediante as oportunas averiguaes prprias de um profissional diligente; tudo isso sem prejuzo de que sua total exatido possa ser controvertida ou se incorra em erros circunstanciais que no afetem a essncia do informado. De outro lado, h relevncia pblica na informao quando o
37

38

MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos Fundamentais e Controle da constitucionalidade. Braslia, Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1998. p. 85. SENTENA DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ESPANHOL (STC) 21/2000. Disponvel em: <http://www.congreso.es/constitucion/ficheros/sentencias/stc_021_2000.pdf> Acesso em: 12 mar. 2004.

32

assunto diga respeito ao interesse pblico. A informao provida de interesse pblico quando diga respeito a fatos ou circunstncias suscetveis de afetar o conjunto dos cidados39.

Em caso de conflito, o Tribunal Constitucional Espanhol preconiza seja realizada a ponderao de bens, devendo-se analisar cada uma das circunstncias concorrentes, de forma tal que cada caso necessitar de um exame particularizado, ou seja, no h que se falar em aplicao automtica de regras gerais. No obstante, conforme a jurisprudncia constitucional espanhola, na anlise de conflito entre direito honra e liberdade de informao algumas premissas devem ser levadas em conta: a) em nenhum caso resultar admissvel o insulto ou qualificaes claramente difamatrias40; b) o cargo ou ocupao da pessoa afetada ser um fator a analisar, tendo em conta que os cargos pblicos ou as pessoas que por sua profisso se vm expostas ao pblico tero que suportar um grau maior de crtica ou de afetao a sua intimidade que as pessoas que no contam com essa exposio ao pblico; c) as expresses ou informaes havero de contrastar-se com os usos sociais, de forma tal que, por exemplo, expresses no passado consideradas injuriosas possam haver perdido esse carter; d) no se desvelaro desnecessariamente aspectos da vida privada ou da intimidade que no resultem relevantes para a informao41.

Especificamente quanto questo da possibilidade de censura prvia, o Tribunal Constitucional Espanhol preconiza que:

por censura previa debe tenerse cualquier medida limitativa de la elaboracin o difusin de una obra del espritu que consista en el sometimiento a un previo examen por un poder pblico del contenido de la misma cuya finalidad sea la de enjuiciar la obra en cuestin con arreglo a unos valores abstractos y restrictivos de la libertad, de manera tal que se
39

40

41

SENTENA DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ESPANHOL (STC) 115/2000. Disponvel em: <http://www.congreso.es/constitucion/ficheros/sentencias/stc_115_2000.pdf> Acesso em: 15 ago. 2004. Sentenas do Tribunal Constitucional Espanhol (SSTC) 204/2001, de 15 de outubro, e 20/2002, de 28 de janeiro. Sentenas do Tribunal Constitucional Espanhol (SSTC) 185/2002, de 14 de outubro, e 127/2003, de 30 de junho.

33

otorgue el plcet a la publicacin de la obra que se acomode a ellos a juicio del censor y se le niegue en caso contrario. Y precisamente por lo tajante de la expresin empleada por la Constitucin para prohibir estas medidas, debe alcanzar la interdiccin a todas las modalidades de posible censura previa, aun los ms dbiles y sutiles, que tengan por efecto, no slo el impedimento o prohibicin, sino la simple restriccin de los derechos de su art. 20.1 (SSTC 77/1982, 52/1983, 13/1985, 52/1995, 176/1995)42.

Contudo, a restrio contida no art. 20, n. 243 da Constituio Federal Espanhola no deve ser entendida como proibio a que um Juiz ou Tribunal, devidamente habilitado por lei, adote certas medidas restritivas do exerccio da liberdade de expresso e informao. Assim, a censura a determinado programa ou reportagem pode ser justificada a partir da necessidade urgente de se proteger outros valores constitucionalmente protegidos.

No mesmo sentido, decidiu a Corte Constitucional Alem no chamado caso Lebach proibir a divulgao de filme onde havia referncia nominal a um envolvido em grave homicdio. O pedido de proibio da divulgao tinha como fundamento, alm da possibilidade de leso a direitos da personalidade, a dificuldade que tal publicidade acarretaria ressocializao do envolvido. Considerou o Tribunal, inicialmente, que os valores constitucionais em conflito (liberdade de comunicao e os direitos de personalidade) configuravam elementos essenciais da ordem democrtico-liberal estabelecida pela Lei Fundamental, de modo que nenhum deles deve ser considerado, em princpio, superior ao outro. Na impossibilidade de uma compatibilizao dos interesses conflitantes, tinha-se de contemplar qual haveria de ceder lugar, no caso concreto, para permitir uma adequada soluo da coliso.

42

43

Cfe. STC 187/1999, Disponvel em: <http://www.tribunalconstitucional.es/Stc1999/STC1999-187.html>. Acesso em 12. set. 2004. Artigo 20. 1. Se reconocen y protegen los derechos: a) A expresar y difundir libremente los pensamientos, ideas y opiniones mediante la palabra, el escrito o cualquier otro medio de reproduccin. b) A la produccin y creacin literaria, artstica, cientfica y tcnica. c) A la libertad de ctedra. d) A comunicar o recibir libremente informacin veraz por cualquier medio de difusin. La ley regular el derecho a la clusula de conciencia y al secreto profesional en el ejercicio de estas libertades. 2. El ejercicio de estos derechos no puede restringirse mediante ningn tipo de censura previa.

34

Concluiu a Corte Constitucional44

Para a atual divulgao de notcias sobre crimes graves tem o interesse de informao da opinio pblica, em geral, precedncia sobre a proteo da personalidade do agente delituoso. Todavia, alm de considerar a intangibilidade da esfera ntima, tem-se que levar em conta sempre o princpio da proporcionalidade. Por isso, nem sempre afigura-se legtima a designao do autor do crime ou a divulgao de fotos ou imagens ou outros elementos que permitam a sua identificao. A proteo da personalidade no autoriza, porm, que a Televiso se ocupe, fora do mbito do noticirio sobre a atualidade, com a pessoa e esfera ntima do autor de um crime, ainda que sob a forma de documentrio. A divulgao posterior de notcias sobre o fato , em todo caso, ilegtima, se se mostrar apta a provocar danos graves ou adicionais ao autor, especialmente se dificultar a sua reintegrao na sociedade. de se presumir que um programa, que identifica o autor de fato delituoso pouco antes da concesso de seu livramento condicional ou mesmo aps a sua soltura, ameaa seriamente o seu processo de reintegrao social.

Portanto, a partir dos precedentes das Cortes Constitucionais da Espanha e da Alemanha possvel concluir que no processo de ponderao no se atribui primazia absoluta a um ou a outro princpio ou direito. A anlise deve ser realizada no caso concreto, impondose, se necessrio, a prevalncia de um direito sobre o outro.

1.4 Verso do Fato ou Verso sobre o Fato: a Objetividade Miditica

Conforme referido, para a Teoria da Responsabilidade Social, a imprensa dever contextualizar os fatos, ou seja, trazer um relato verdadeiro, completo e inteligente dentro de um contexto que lhes d significado.

Assim, dentro desse enfoque, impe-se analisar a questo da objetividade miditica.

44

MENDES, Gilmar Ferreira et al. Hermenutica constitucional e Direitos fundamentais. Instituto Brasileiro de Direito Pblico. Braslia: Braslia Jurdica, 2000. p. 291.

35

Antonio Hohlfeldt45 realizou recente levantamento em manuais editados no Brasil, alguns autores norte-americanos e espanhis utilizados habitualmente em estudos brasileiros, e verificou que a categoria objetividade se coloca como a mais citada.

Partindo das definies de objetividade como informao fiel ao que relata, precisa no que diz (Juarez Bahia)46, ou, conforme Mrio Erbolato47, para ser objetiva a informao deve ser publicada de forma sinttica, sem rodeios e de maneira a dar a noo correta do assunto focalizado, Hohlfeldt sustenta que h divergncia sobre a categoria objetividade. Para tanto, cita o Novo Manual de Redao da Folha de So Paulo, que, a seu ver, trata a categoria como um mito do ensino jornalstico:

Objetividade: no existe objetividade no jornalismo. Ao escolher um assunto, redigir um texto e edit-lo, o jornalista toma decises em larga medida subjetivas, influenciadas por suas posies pessoais, hbitos e emoes. Isso no o exime, porm, da obrigao de ser o mais objetivo possvel para relatar um fato com fidelidade, reproduzir a forma, as circunstncias e as repercusses. O jornalista precisa encarar o fato com distanciamento e frieza, o que no significa apatia nem desinteresse.

Portanto, de um lado, a categoria objetividade a mais citada em manuais nacionais e internacionais; de outro, a categoria tida como um mito do ensino jornalstico.

Qualquer discusso sobre a objetividade necessariamente remete, em primeiro lugar, a um tradicional debate no campo da teoria do conhecimento.

Conforme Moretzsohn48, desde Kant e, mais recentemente Husserl e Merleau-Ponty, parece clara a impossibilidade de um conhecimento absolutamente objetivo do mundo, dada a
45

46 47 48

HOHLFELDT, Antnio. Objetividade: categoria jornalstica mitificada. Disponvel em: <http://www.facom.ufba.br/Pos/compos_gtjornalismo/doc/2000/hohlfeldt2000.doc> Acesso em: 14 maio 2004. BAHIA, Juarez. Jornal, histria e tcnica. So Paulo: tica, 1990. p. 13. ERBOLATO, Mrio L. .Tcnicas de codificao em jornalismo. Petrpolis: Vozes, 1985. p. 52. MORETZSOHN, Sylvia. Profissionalismo e objetividade: o jornalismo na contramo da poltica. Disponvel em: <http://bocc.ubi.pt/pag/moretzsohn-sylvia-profissionalismo-jornalismo.html>. Acesso em: 14 maio 2004.

36

importncia da subjetividade na apreenso do objeto e mesmo o propsito do conhecimento. Heisenberg dizia que, na cincia, o objeto de investigao no a natureza em sim mesma, mas a natureza submetida interrogao dos homens.

Ao se propor a relatar, o jornalista mesmo fixado na impessoalidade discursiva, j est desempenhando um papel ativo que reside, primeiramente, no recorte do acontecimento social do fluxo objetivo da realidade. Na continuidade do processo, que supe uma maneira prpria de perceber a produzir fatos jornalsticos, vai ocupando diferentes posies na cena dos acontecimentos, quando escolhe e destaca esse ou aquele personagem, quando seleciona informaes, diferentes opinies.

Desde uma perspectiva sociolgica, Tuchman considera a objetividade como uma estratgia ritual mediante a qual os profissionais se protegem e evitam comprometerem-se com o que afirmam. J a partir de uma perspectiva da anlise do discurso, Van Dijk considera a objetividade como o efeito de um conjunto de estratgias retricas modelo para persuadir49.

Damin Pedemonte cita o trabalho de Galdn Lopes, que, a partir de uma perspectiva mais prxima da prtica profissional, realizou uma descrio exaustiva dos efeitos desinformativos (tais como uma viso parcial e superficial da realidade, acumulao de fatos sem sentido, idolatria da atualidade, omisso do essencial, sacralizao da opinio, verificao do poder), as conseqncias para o informador e para a sociedade (o servilismo do primeiro e a manipulao da segunda) e uma crtica dos fundamentos tericos do jornalismo objetivista.

Quanto questo da objetividade, Galdn Lopes argumenta a impossibilidade da neutralidade. Ao usar palavras como assassinato, tortura, mentira ou injustia, estamos valorando os fatos referidos. Para o autor, s vezes inclusive a tipificao de um fato somente se alcana
49

PEDEMONTE, Damian Fernndez. La violencia del relato.. Buenos Aires: La Cruja ediciones, 2001. p. 55.

37

mediante o significado que se lhes estabelece: homicdio diferente de suicdio, e no se descreveria convenientemente com um termo neutro como morte; ao nomear esses fatos com os significados comumente aceitos estamos expressando a realidade porque a natureza fala com significados alcanveis. Por tanto, nenhum texto pode veicular fatos sem valor-los.

Com bem assinalou Josenildo Luiz Guerra50, o conhecimento s possvel graas interpretao, isto , exposio de algo que aparece como tal no mundo, a partir de um horizonte no qual o indivduo se encontra compreendido e que experimentado na condio de faticidade. A interpretao a prpria forma de interao dos indivduos entre si e com o mundo. Portanto, conforme o autor, uma abordagem interpretativa da notcia, em conseqncia, pressupe duas caractersticas que so desafiadoras para os jornalistas: 1) criatividade, pois tratase de um processo que depende da capacidade em estabelecer relaes entre os fatos e explorar possibilidades; e 2) rigor, uma vez que tais relaes e possibilidade esto assentadas em dados factuais diante dos quais a arbitrariedade e a falsidade podem ser reveladas.

Portanto, cabe a seguinte questo: pode haver jornalismo sem o pressuposto de estratgias subjetivas e da criatividade do sujeito para a apreenso e representao de um acontecimento?
Certamente que h um gro de verdade na idia de que a notcia no deve emitir juzos de valor explcitos, medida que isso contraria a natureza da informao jornalstica tal como se configurou modernamente. Mas igualmente pacfico que esse juzo vai inevitavelmente embutido na prpria forma de apreenso, hierarquizao e seleo dos fatos, bem como na constituio da linguagem (seja ela escrita, oral ou visual) e no relacionamento espacial e temporal dos fenmenos atravs de sua difuso51.

50

GUERRA, Josenildo Luiz. Notas para uma abordagem interpretativo-normativa da Notcia. Disponvel em: <http://www.facom.ufba.br/Pos/gtjornalismo/doc/2002/guerra2002.doc> Acesso em: 09 abr. 2004. 51 GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirmide. Porto Alegre: Ortiz, 1989. p. 45-46.

38

Para Clvis Rossi52 a objetividade possvel, por exemplo, na narrao de um acidente de trnsito e, assim mesmo, se no envolver o reprter. Esse tipo de acontecimento ou seja, aquele que afeta apenas um pequeno grupo de pessoas, sem maior incidncia poltica e/ou social ainda permite o exerccio da objetividade. Nos demais, ela apenas um mito.

Genro critica essa perspectiva ingnua que v uma gradao de objetividade em certos relatos jornalsticos. Para ao autor, a chamada objetividade jornalstica no pode ser

enquadrada sob o ngulo puramente psicolgico, como se a subjetividade do jornalista fosse uma espcie de resduo que se interpe entre o acontecimento e o relato neutro. H um componente subjetivo inevitvel na composio mesma do fato, por mais elementar que ele seja, diz53.

Se algum olhar um cubo sobre uma mesa, afirma Lopes54, poder ver uma figura de face nica quadrada ou de apenas duas ou trs, de formatos irregulares, conforme a posio que assuma diante do objeto. No entanto, experincias anteriormente incorporadas fazem com que esse estranho objeto seja reconhecido como um cubo: slido que tem seis faces quadradas iguais. Muniz Sodr55 refere-se a esse ponto de vista da perspectiva utilizando a geometria espacial como um artifcio, uma manipulao ilusria, semelhante ao ponto-de-vista literrio, que o escritor usa para destacar ou realar certos efeitos predeterminados. A idia de manipulao ilusria aplicada imprensa fere, com ponta afiada, os chamados princpios jornalsticos de reproduo fiel da realidade.
52

53 54

55

Clvis Rossi apud MAROCCO, Beatriz. Zona de Sombra, sobre histrias de Excluso contadas pela Mdia. Porto Alegre: PUCRS, 1997. Dissertao. (Mestrado em Comunicao), Faculdade dos Meios de Comunicao Social, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, mar. 1997. p. 53. GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirmide. Porto Alegre: Ortiz, 1989. p. 49. LOPES, Sonia Aguiar. Sobre o discurso jornalstico, verdade, legitimidade e identidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1990. Dissertao (Mestrado em Comunicao), Escola de Comunicao da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990. p. 31-32. SODR, Muniz. A mquina de Narciso: televiso, indivduo e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Achiam, 1984. p. 19.

39

As crticas sobre a objetividade, contudo, no podem levar subjetividade total, o que implicaria a supresso do objeto. Nesse caso, o jornalismo, fundado a partir de um imperativo tico que prescreve a notcia como o discurso da realidade, teria de deixar de existir, pois nada poderia afirmar sobre os fatos que reporta. Na verdade, conforme explica Moretzsohn56, no se trata de eliminar o real: como observou Hannah Arendt, a necessidade de interpretao (portanto, da subjetividade) na apreenso do fato no constitui argumento contra a existncia da matria factual, nem poderia ser justificativa para que o historiador (o jornalista) manipule fatos a seu bel-prazer. Assim, no exemplo clssico, tudo pode ser dito sobre a I Guerra Mundial, menos que a Blgica invadiu a Alemanha. Trata-se, porm, de demonstrar que a subjetividade presente no processo de apreenso dos fatos indica que o jornalismo no o discurso da realidade (como diz ser), mas um discurso sobre a realidade. Desse modo, haver vrios discursos sobre a invaso da Blgica pela Alemanha, e essas interpretaes fazem toda a diferena.

Portanto, partindo-se do pressuposto de que na cincia, o objeto de investigao no a natureza em si mesma, mas a natureza submetida interrogao dos homens pode-se dizer que o conhecimento um trabalho de construo do real57.

Diante desse contexto, como exigir independncia, iseno ou neutralidade na atividade jornalstica?

56

57

MORETZSOHN, Sylvia. Profissionalismo e objetividade: o jornalismo na contramo da poltica. Disponvel em: <http://bocc.ubi.pt/pag/moretzsohn-sylvia-profissionalismo-jornalismo.html> Acesso em: 14. maio 2004. MORETZSOHN, Sylvia. Profissionalismo e objetividade: o jornalismo na contramo da poltica. Disponvel em: <http://bocc.ubi.pt/pag/moretzsohn-sylvia-profissionalismo-jornalismo.html> Acesso em: 14. maio 2004.

40

Guerra58 sustenta que a neutralidade somente pode ser considerada em relao aos atores polticos com os quais a imprensa lida. Portanto, a questo deve ser tratada sob o nvel tico-poltico.

tico porque envolve uma reflexo sobre o pluralismo legtimo dos interesses existentes numa sociedade e a melhor forma de equacion-los; e poltico porque representa a ao efetiva dos sujeitos no sentido de criar e estabelecer procedimentos institucionais ou no de como realizar, em termos prticos, operatrios, as aes que satisfaam as condies eticamente aceitveis.

Assim, considerando que a neutralidade e a imparcialidade representam o reconhecimento de uma sociedade plural, onde o pluralismo representa uma afirmao da legitimidade dos interesses que se apresentam, na esfera do trabalho jornalstico a imparcialidade e a neutralidade poderiam ser consideradas, respectivamente, pr-condio e um meio pelo qual os diversos interesses possam vir a pblico, de modo que as partes do conflito possam se sentir contempladas pelo tratamento que receberam. Desta forma, a imparcialidade e a neutralidade representam para o jornalismo, no um pr-requisito para a veracidade do relato, mas sim, se constituem em parmetros para se avalizar a credibilidade dos profissionais e das empresas de jornalismo.

Tendo em conta que o debate sobre a neutralidade e a imparcialidade absolutamente relevante em sociedades democrticas, caracterizadas pela abertura que propiciam para que os diversos interesses nela constitudos possam se manifestar, Guerra59 discute mecanismos para avaliar a observncia dos referidos princpios. A separao entre jornalismo opinativo e jornalismo informativo absolutamente salutar. No primeiro, o jornalista tem a liberdade de apresentar seus prprios pontos de vista a respeito dos fatos. No editorial, por exemplo, o
58

59

GUERRA, Josenildo. Neutralidade e Imparcialidade no Jornalismo da Teoria do Conhecimento Teoria tica. artigo apresentado no XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/xxii-ci/gt03/03g11.PDF> Acesso em: 12 set. 2004. GUERRA, Josenildo. Neutralidade e Imparcialidade no Jornalismo da Teoria do Conhecimento Teoria tica. artigo apresentado no XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/xxii-ci/gt03/03g11.PDF> Acesso em: 12 set. 2004.

41

jornal pode defender uma determinada posio poltica ou tica. No segundo, cabe aos jornalistas buscar os fatos, as verses que os interessados apresentam, no sendo a eles permitido opinar a respeito. A instituio jornalstica , potencialmente, um frum, ou seja, espao para o qual as verses conflitantes fluem a fim de encontrar um acolhimento plural. Assim, os princpios da neutralidade e da imparcialidade constituem-se em exigncias prvias e necessrias para a constituio do frum. Nesse sentido, a atividade jornalstica deve repudiar quaisquer interesses que queiram se sobrepor ao seu interesse maior, que manter-se eqidistante das foras em conflito. Tais princpios, do ponto de vista prtico, podem ser pensados na forma de trs condutas: 1) o da publicidade, isto , o jornal e os jornalistas devem se obrigar a garantir a participao de qualquer interesse legtimo envolvido na questo; 2) abrirse opinies contraditrias que hajam em relao a um fato polmico; e 3) evitar o privilgio de determinados pontos de vista no seu espao.

Bucci60 considera que o mito da neutralidade entendida como a imagem acalentada pelo senso comum de que o bom reprter inteiramente imune s crenas, s convices e s paixes desinforma. Sim, porque muitas vezes o reprter se esconde atrs da dita informao objetiva, que mostra apenas a realidade, transmitindo, na realidade, uma informao francamente tendenciosa. A forma de enfrentar o mito da neutralidade a transparncia, principalmente na disposio de revelar e debater claramente episdios que envolvam conflito de interesses.

Pode-se traar aqui um paralelo entre a neutralidade do jornalista e a neutralidade do julgador.

Assim, como para o jornalista, o princpio da neutralidade para o julgador tambm deve ser encarado sob a perspectiva tico-poltica. Afinal de contas, impossvel para
60

BUCCI, Eugnio. Sobre tica e imprensa. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

42

qualquer ser humano julgar abstraindo totalmente os seus traumas, complexos, paixes e crenas (sejam ideolgicas, filosficas ou espirituais), eis que a manifestao de sentimentos um dos aspectos fundamentais que diferencia a prpria condio de ente humano em relao ao frio "raciocnio" das mquinas computadorizadas.

Portanto, a neutralidade exigida do juiz s pode ser entendida como necessidade de eqidistncia das partes.

Conforme Ferrajoli61, a sujeio lei como premissa substancial exprime a colocao institucional do juiz, a qual externa e estranha para os sujeitos da causa, para o sistema poltico e aos interesses sustentados pelas partes, expressando-se pelo princpio da imparcialidade. O juiz no deve ter nenhum interesse na causa nem representar interesses da maioria, tendo por objetivo apenas perseguir a verdade e tutelar os direitos fundamentais.

A partir destas colocaes, o autor chama eqidistncia o afastamento do juiz dos interesses das partes em causa; independncia a sua exterioridade aos sistemas polticos e naturalidade a determinao de sua designao e a determinao de suas competncias para escolhas sucessivas comisso do fato submetido ao seu juzo. Estes trs perfis requerem garantias orgnicas: imparcialidade (separao das partes), independncia (separao dos demais poderes) e naturalidade (separao de autoridades comissionadas ou delegadas de qualquer tipo e predeterminao exclusivamente legal das suas competncias).

Este conjunto de condies implicam que o juiz exercite suas funes em nome do povo, no sendo propriamente um rgo do Estado-aparato e que o Poder Judicirio se configure, em relao aos outros poderes, como um contra-poder, sendo a ele atribudo o controle da legalidade ou validade dos atos legislativos e administrativos, bem como a tutela
61

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razo. So Paulo: RT, 2002.

43

dos direitos fundamentais dos cidados contra as leses ocasionadas pelo Estado. Isto ocorre porque o Judicirio no representativo, mas sujeito somente lei e obrigado a buscar o verdadeiro, quaisquer que sejam os sujeitos julgados e os contingentes interesses dominantes.

1.5 A Realidade Construda pela Mdia

A informao um conceito que tem vrias definies. Um dos sentidos deste conceito pode ser buscado atravs de sua origem etimolgica. Informao uma palavra de origem latina, do verbo "informare", que significa dar forma, colocar em forma, criar, representar, construir uma idia ou uma noo. A partir de sua origem etimolgica pode-se perceber dois sentidos complementares para este conceito. Assim, tem-se que a informao pode ser compreendida como processo de atribuio de sentido. Em temos de prticas informacionais, diria-se que esse processo se d atravs das aes de recepo/seleo das informaes recebidas. Outra compreenso pode ser formulada se a informao for considerada como processo de representao, objetivando com isso comunicar o sentido dado mesma. Este processo ocorre atravs das aes de codificao, emisso, decodificao/uso de informao. Em termos de prticas informacionais pode-se dizer que este processo estrutura-se atravs das aes de gerao e transferncia de informao. Assim, a partir de uma viso etimolgica a informao pode ser conceituada como uma prtica social que envolve aes de atribuio e comunicao de sentido. Saliente-se ainda que, atravs da anlise etimolgica do termo informao, um ponto se destaca. Seja como processo de atribuio de sentido, seja como processo de representao para a comunicao, a informao comporta um elemento de sentido, ou seja, o objetivo do ato de informar o envio e a apreenso de sentido. Conclui-se ento que se no ocorre atribuio de sentido (recepo) e

44

processo de representao (gerao e transferncia) do fenmeno informacional no se desenvolve62.

Outra compreenso para o termo informao pode ser extrada a partir de Brookes 63. Conforme o autor, a informao um elemento que provoca transformaes nas estruturas. Assim, quando se envia uma mensagem (conjunto de informaes) a um ser consciente, baseada num cdigo conhecido, tanto pelo sujeito-emissor, como pelo sujeito-receptor, esta mensagem pode ser interpretada e, a partir da, adquirir sentido. Ao utilizar esta informao (com sentido) para resolver determinado problema ou se informar sobre qualquer situao o sujeito social produz conhecimento. Tal conhecimento pode ser a simples identificao de determinado objeto ou a compreenso exata e completa deste mesmo objeto. Assim, quando se afirma que existe uma relao entre informao e conhecimento e que estes elementos podem provocar transformaes nas estruturas, estamos nos baseando na idia de que o nosso estado (ou nossos estados) de conhecimento sobre determinado assunto, em determinado momento, representado por uma estrutura de conceitos ligados por suas relaes, isto , a nossa imagem do mundo, ou a nossa viso de mundo. Quando constatamos uma deficincia ou uma anomalia desse(s) estado(s) de conhecimento(s), encontramo-nos em estado anmalo de conhecimento. Ao tentarmos obter uma informao ou informaes que corrigiro essa anomalia, criaremos um novo estado de conhecimento, que uma vez aplicado determinada situao problemtica, pode provocar uma nova situao ou uma transformao de estruturas.

Os critrios inter-relao da informao recebida com a realidade do usurio e compreenso do cdigo utilizado (em termos de lngua utilizada e do tipo de linguagem utilizada) para o envio da informao envolvem o desenvolvimento de aes percepo,
62

63

ARAJO, Eliany Alvarenga de. A Construo Social da Informao: dinmica e contextos. Revista de Cincia da Informao, v. 2, n. 5, out. 2001. Disponvel em: www.dgz.org.br/out.01/Art_03.htm>. Acesso em: 19 set. 2004. BROOKES, B.C. The foundations of Information Science. Journal of Information Science, v. 2, p. 209-221, 1980.

45

interpretao/compreenso da informao por parte do sujeito receptor. Atravs dessas aes complementares ocorre a seleo da informao recebida. Se a informao foi selecionada pelo sujeito receptor, podemos considerar que ocorreu um processo de convergncia, ou seja, um processo no qual o sujeito receptor reconhece a informao acessada como sendo um contedo vlido. Tal reconhecimento se d a partir de uma mediao entre o acervo social do conhecimento desse sujeito, a realidade/situao vivenciada, onde ele pretende utilizar tal informao e a informao recebida.

Partindo-se do pressuposto de que a interpretao que o ser humano faz da realidade (no sentido de mundo exterior mente humana) sempre mediada pela cultura (se considerarmos a cultura de um dado grupo como os significados compartilhados pelos membros deste grupo [de acordo com as concepes de Hall, 1997 e Geertz, 1978] 64, depreende-se que a noo de realidade de cada indivduo social ou culturalmente construda, estando vinculada significao atribuda a esta realidade pelo grupo ou sociedade, em cujo este indivduo se insere.

Segundo Berger e Luckmann65, o acervo social do conhecimento ou conhecimento j estabelecido, significa que, nos campos semnticos constitudos pela linguagem, a experincia do indivduo, tanto histrica como biogrfica, pode ser objetivada e acumulada. Tal processo de acumulao seletivo e constri um acervo social de conhecimento, que transmitido de uma gerao para outra e utilizado pelo indivduo na vida cotidiana.

Conforme frisado anteriormente, o sujeito receptor utiliza critrios para selecionar informaes no momento da recepo. Mas, por que ele desenvolve tal ao?

64

GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978; HALL, S. Representation Cultural representations and signifying practices. London: Sage Publishers/The Open University, 1997. 65 BERGER, Peter; LUCKMAN, Thomas. A construo social da realidade. 17.ed. Petrpolis: Vozes, 1999.

46

Podemos compreender a ao de seleo se considerarmos que a realidade e/ou a vida cotidiana comportam setores rotineiros ou no-problemticos, apreendidos naturalmente, e setores que se apresentam em forma de problema, o que, ao serem enfrentados, enriquecemnos, trazendo-nos novos conhecimentos.

Conforme Berger e Luckmann66, este conhecimento advindo das solues dadas aos problemas produzidos pela vida cotidiana contm uma multiplicidade de instrues sobre a maneira como enfrent-los. Uma vez resolvidos tais problemas, o conhecimento oriundo dessa situao passa a integrar o nosso acervo social do conhecimento, que inclui o conhecimento "de minha situao (meus objetivos e necessidades) e de seus limites". Esse

processo se repete indefinidamente, ou seja, para todas as informaes recebidas, o indivduo busca um sentido no seu acervo social de conhecimentos e, uma vez atribudo tal sentido a informao pode ser utilizada ou no. Isso vai depender da informao recebida, da realidade/situao que est sendo vivenciada pelo sujeito e do sentido que ele mesmo atribui a esta informao. Vale salientar que, a informao selecionada/utilizada produo de um sujeito cognitivo-social, uma vez que participa de uma "sociedade de discurso", ou seja, de um contexto que composto pela socialidade (experincia coletiva) e pela atividade cognitiva do sujeito.

Os efeitos dos meios de comunicao so explicados por diversas teorias, todas de certa forma comprovando que a comunicao jornalstica um dos agentes que intervm no processo de construo social da realidade, conforme enunciado por Berger e Luckman.

Os modelos explicativos mais recentes sobre os efeitos da comunicao social tendem a ser definidos de uma forma relativamente microscpica em funo do tipo de influncia que

66

Ibidem.

47

exercem (direta ou indireta, individual ou social) e do tempo que demoram a constatar-se (curto, mdio e longo prazo).

Maria Dolores Montero67 props a seguinte diviso: (1) efeitos a curto prazo, individuais e indiretos, como preconizariam certas verses da teoria dos usos e gratificaes; (2) efeitos a curto prazo, individuais e diretos, como preconizaria a teoria do agenda-setting; (3) efeitos a curso prazo, sociais e indiretos, conforme indicariam certas analises de audincia; (4) efeitos a curto prazo, sociais e diretos, como no caso da influncia da comunicao social na definio das situaes polticas; (5) efeitos a longo prazo, individuais e indiretos, como teorizaria a teoria da dependncia; (6) efeitos a longo prazo, sociais e indiretos como ocorreria na influncia dos meios de comunicao sobre as instituies estatais; e (7) efeitos a longo prazo, sociais e diretos, conforme decorreria da ao socializadora da comunicao social no domnio pblico.

Dentre as principais teorias explicativas da influncia dos meios, destacam-se a teoria do agenda-setting e teoria da espiral do silencio.

1.5.1 Teoria do Agenda-Setting

A teoria do agenda-setting (estabelecimento de agendas) uma teoria que procura explicar um certo tipo de efeitos cumulativos a curto prazo que resultam da abordagem de assuntos concretos por parte da comunicao social. Apresentada por McCombs e Shaw68 (1972) e elaborada a partir do estudo da campanha eleitoral para a Presidncia dos Estados
67

68

MONTERO, Maria Dolores. La informacin periodstica y su influencia social. Barcelona: Labor, 1993. MCCOMBS; SHAW. The agenda-setting function of mass media. Public OpinionQuarterly, v. 36, p. 176187, 1972.

48

Unidos de 1968, essa teoria destaca que os meios de comunicao tm a capacidade no intencional de agendar temas que so objeto de debate pblico em cada momento. O

aparecimento da teoria do agenda-setting representa uma ruptura com o paradigma funcionalista sobre os efeitos dos meios de comunicao. At ento, e sobretudo nos EUA, prevalecia a idia de que a comunicao social no operava diretamente sobre a sociedade, j que a influncia pessoal relativizaria, limitaria e mediatizaria esses efeitos. A teoria do agenda-setting mostrava, pelo contrrio, que existiam efeitos sociais diretos, pelo menos quando determinados assuntos eram abordados e estavam reunidos um certo nmero de circunstncias. Quanto maior fosse a nfase dos media sobre um tema e quanto mais continuada fosse a abordagem desse tema maior seria a importncia que o pblico lhe atribuiria na sua agenda.

Os estudos referentes ao agenda-setting, em sua maioria, so respeitantes relao entre a agenda da mdia e a agenda pblica. uma preocupao constante dos pesquisadores analisar os efeitos da mdia na opinio pblica.

O processo de agendamento pode ser descrito como um processo interativo. A influncia da agenda pblica sobre a agenda da mdia um processo gradual atravs do qual, a longo prazo, se criam critrios de noticiabilidade, enquanto a influncia da agenda da mdia sobre a agenda pblica direta e imediata, principalmente quando envolve questes que o pblico no tem uma experincia direta. Desta maneira, prope-se que a problemtica do efeito do agendamento seja diferente de acordo com a natureza da questo69.

Ferreira70 explica que a imposio do agendamento forma-se atravs de dois vieses: (1) a "tematizao proposta pelos mass media", conhecida como ordem do dia, que sero os
69 70

TRAQUINA, Nelson. O poder do jornalismo: anlise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000. FERREIRA, Giovandro Marcus. Os meios de comunicao pelo vis do paradigma da sociedade de massa. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/xxiiici/gt20/gt20a8.pdf> Acesso em: 17 abr. 2002.

49

assuntos propostos pela mdia e que se tornaro objeto das conversas das pessoas, da agenda pblica; (2) a hierarquizao temtica, que so os temas em relevo na agenda da mdia e que estaro tambm em relevo na agenda pblica, assim como os temas sem grande relevncia estabelecida pelos mass media tero a mesma correspondncia junto ao pblico.

Hohlfeldt71 aponta conceitos bsicos sobre a hiptese do agenda setting:

Acumulao: capacidade que a mdia tem de dar relevncia a um determinado tema, destacando-o do imenso conjunto de acontecimentos dirios;

Consonncia: apesar de suas diferenas e especificidades, os mdias possuem traos em comum e semelhanas na maneira pela qual atuam na transformao do relato de um acontecimento que se torna notcia;

Onipresena: um acontecimento que, transformado em notcia, ultrapassa os espaos tradicionalmente ocupados a ele. O acontecimento de polcia pode ser abordado em outras editorias dos meios de comunicao;

Relevncia: quando um determinado acontecimento noticiado por todos os diferentes mdias, independente do enfoque que lhe seja atribudo;

Frame Temporal: o perodo de levantamento de dados das duas ou mais agendas (isto , a agenda da mdia e a agenda pblica, por exemplo);

Time-lag: o intervalo decorrente entre o perodo de levantamento da agenda da mdia e a agenda do pblico, ou seja, como se pressupe a existncia e um efeito da mdia sobre o pblico;

Centralidade: capacidade que os mdias tm de colocar como algo importante determinado assunto;

71

HOHLFELDT, Antonio. Os estudos sobre a hiptese de agendamento. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 7, p. 42-51, nov. 1997.

50

Tematizao: est implicitamente ligado centralidade, pois a capacidade de dar o destaque necessrio (sua formulao, a maneira pela qual o assunto exposto), de modo a chamar a ateno. Um dos desdobramentos deste item a sute de uma matria, ou seja, mltiplos enfoques que a informao vai recebendo para manter presa a ateno do receptor;

Salincia: valorizao individual dada pelo receptor a um determinado assunto noticiado;

Focalizao: a maneira pela qual a mdia aborda determinado assunto, utilizando uma determinada linguagem, recursos de editorao.

Conforme Traquina72,

o agendamento bastante mais do que a clssica assero de que as notcias nos dizem sobre o que que devemos pensar. As noticiais dizem-nos tambm como devemos pensar sobre o que pensamos. Tanto a seleo de objectos para atrair a ateno como a seleco dos enquadramentos para pensar sobre esses objectos so tarefas poderosas do agendamento.

1.5.2 A Teoria da Espiral do Silncio

A teoria da espiral do silncio, proposta, em 1973, pela sociloga alem Elisabeth Noelle-Neumann, incide sobre a relao entre os meios de comunicao e a opinio pblica e representou uma nova ruptura com as teorias dos efeitos limitados. O seu pressuposto o seguinte: as pessoas temem o isolamento, buscam a integrao social e gostam de ser populares; por isso, as pessoas tm de permanecer atentas s opinies e aos comportamentos majoritrios e procuram expressar-se dentro dos parmetros da maioria.

72

TRAQUINA, Nelson. O poder do jornalismo: anlise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000, p. 131.

51

Jos Rodrigues dos Santos73 assim sintetiza a teoria da espiral do silncio:

Noelle-Neumann defendeu que a formao das opinies majoritrias o resultado das relaes entre os meios de comunicao de massas, a comunicao interpessoal e a percepo que cada indivduo tem da sua prpria opinio quando confrontada com a dos outros. Ou seja, a opinio fruto de valores sociais, da informao veiculada pela comunicao social e tambm do que os outros pensam.

A sociloga admite a existncia de dois tipos de opinio e de atitudes: as estticas, que radicam, por exemplo, nos costumes, e as geradoras de mudana, como as opinies decorrentes das filosofias de ao. As pessoas definir-se-iam em relao s primeiras por acordo e adeso ou por desacordo e afastamento. Porm, em relao s opinies e atitudes configuradoras de mudana, os indivduos, desejosos de popularidade e com o objetivo de no se isolarem, seriam bastante cautelosos. Assim, se a mudana se estivesse a dar no sentido das suas opinies e se sentissem que haveria receptividade pblica para a expresso dessas opinies, as pessoas no hesitariam em exp-las. Contudo, se as mudanas estivessem a decorrer em sentido contrrio ou se as pessoas sentissem que no haveria receptividade pblica para a exposio das suas opinies, tenderiam a silenciar-se.

O resultado um processo em espiral que incita os indivduos a perceber as mudanas de opinio e a segui-las at que uma opinio se estabelece como a atitude prevalecente, enquanto que as outras opinies so rejeitadas ou evitadas por todos, exceo dos duros de esprito, que persistem na sua opinio. Propus o termo espiral do silncio para descrever este mecanismo psicolgico74.

Assim, o conceito de opinio pblica seria distorcido.

73 74

RODRIGUES DOS SANTOS, J. O que comunicao. Lisboa: Difuso Cultural, 1992. p. 107. NOELLE-NEUMANN, E. Turbulences in the climate of opinion: Methodological applications of the spiral of silence theory. Public Opinion Quarterly, v. 41, p. 144, 1977.

52

Qual o papel da comunicao social na formao da espiral do silncio? Na teorizao de Noelle-Neumann, os meios de comunicao tendem a consagrar mais espao s opinies dominantes, reforando-as, consensualizando-as e contribuindo para calar as minorias pelo isolamento e pela no referenciao. Ou ento os meios de comunicao e aqui que reside um dos pontos-chave da teoria tendem a privilegiar as opinies que parecem dominantes devido, por exemplo, facilidade de acesso de uma minoria ativa aos rgos de comunicao social, fazendo com que essas opinies paream dominantes ou at consensuais quando de fato no o so. Pode dar-se mesmo o caso de existir uma maioria silenciosa que passe por minoria devido ao dos meios de comunicao. Diante deste cenrio, saem desacreditados os conceitos clssicos de opinio pblica, que perspectivam esta como sendo, o conjunto das opinies expressas pelos meios de comunicao, uma vez que apenas atravs deles que uma opinio se torna pblica, ou o conjunto das opinies do pblico em geral, independentemente do seu acesso comunicao social. Alis,

talvez seja mais sensata uma terceira corrente, que defende que a opinio pblica no existe, [pois] um conceito demasiado vasto e amplo, incapaz de traduzir os pensamentos de um pblico fragmentado onde (...) prolifera um grande nmero de opinies diferentes e contraditrias75.

As idias de Noelle-Neumann (1977) vem a opinio pblica como uma espcie de clima de opinio onde o contexto influencia o indivduo independentemente da sua vontade, at porque as pessoas estariam sujeitas necessidade de observar continuamente as mudanas que ocorrem no meio social para no se isolarem da comunidade. Isto significa que as pessoas necessitariam de consumir as informaes veiculadas pelos rgos de comunicao, que, por

75

RODRIGUES DOS SANTOS, J. O que comunicao. Lisboa: Difuso Cultural, 1992. p. 106.

53

sua vez, exerceriam sobre elas uma influncia forte e direta, a curto ou longo prazo, provocando mudanas de opinio e de atitude.

Estas mudanas suceder-se-iam quando se reunissem trs condies suscetveis de levar os rgos de comunicao social a constiturem-se como agentes ativos na formao da opinio pblica: a acumulao, a consonncia e a ubiqidade ou publicidade. Neste ponto, a teoria ope-se s concepes de McCombs e Shaw (1972), ou talvez as complete, j que Noelle-Neumann prev que a comunicao social possa, de fato, ter efeitos poderosos mas apenas nos casos em que esses trs mecanismos condicionantes atuem em conjunto:

1. Acumulao, ou seja, exposio sucessiva aos meios de comunicao;

2. Consonncia, ou seja, similitude da informao veiculada pelos diferentes rgos de comunicao social devido forma semelhante como as notcias so construdas e fabricadas e que anularia a capacidade de percepo seletiva; sob este aspecto, a autora salienta que entre os fatores que geram a consonncia miditica se inscreveriam (a) uma espcie de estereotipizao da informao enquanto tcnica de reduo da

complexidade do real; (b) pressupostos e experincias comuns de que os jornalistas se serviriam para analisar e selecionar os acontecimentos e o valor das notcias (o que equivalente a falar da natureza compartilhada de grande nmero dos critrios de noticiabilidade), (c) alegada tendncia comum dos jornalistas em ordem a valorizar as suas prprias opinies, (d) dependncia comum dos jornalistas em relao a certas fontes, (e) tentativa de aprovao profissional pelos colegas, (f) interinfluncia e competio entre os rgos de comunicao, e (g) homogeneidade de pontos de vista dos jornalistas enquanto grupo profissional.

54

3. Ubiqidade ou publicidade, o que pretende traduzir o carter pblico das opinies expressas nos meios de comunicao; porm, os processos individuais de formao da opinio surgiriam da observao do meio, especialmente dos rgos de comunicao social, que dariam conta, principalmente, das idias dominantes76.

Conforme Jorge Pedro de Souza77, pode-se dizer que as teorias do agenda-setting e da espiral do silncio se complementam.

Para Shaw78 (1979), por exemplo, a teoria da espiral do silncio permitia explicar a formao de consensos nas sociedades democrticas, embora o autor no exclua que os consensos possam ser inapropriados para dar resposta aos problemas que enfrentam essas sociedades.

76

SOUSA, Jorge Pedro. As notcias e os seus efeitos: As Teorias do jornalismo e dos efeitos sociais dos media jornalsticos. Lisboa: Universidade Fernando Pessoa, 1999. 77 SOUSA, Jorge Pedro. As notcias e os seus efeitos: As Teorias do jornalismo e dos efeitos sociais dos media jornalsticos. Lisboa: Universidade Fernando Pessoa, 1999. 78 SHAW, E. F. Agenda-setting and mass communication theory. Gazette, v. 25, n. 2, p. 96-105, 1979.

CAPTULO II - PODER, CONSENSO E CONTROLE SOCIAL

A expresso controle social tem origem na segunda metade do sculo XIX, nos Estados Unidos, e est associada impostergvel necessidade de integrar em um mesmo marco social a grande massa de imigrantes que atenderam o chamado gerado pelo processo de industrializao da nascente potncia norte-americana. Havia a necessidade de organizar a grande populao migratria, caracterizada por sua variada cosmoviso cultural, religiosa, etc., localizando vias sociolgicas de integrao que superassem estas diferenas culturais e que, a partir do desenvolvimento de normas comportamentais, garantissem uma convivncia social organizada.

O socilogo norte-americano Eduward Ross foi quem utilizou a expresso pela primeira vez como categoria enfocada aos problemas de ordem e organizao social, na busca de uma estabilidade social integrativa resultante da aceitao de valores nicos e uniformes de um conglomerado humano diverso em suas razes tnicas e culturais.

O sentido outorgado por Ross a este novo conceito exclua de certo modo os controles estatais, tanto legais como polticos, que na prtica demonstraram sua inoperncia para

56

construir a necessria harmonia social. Desde esta perspectiva, a essncia do controle seria assumida pela sociedade atravs da interao social persuasiva, da qual se derivava o modelamento da conscincia individual as necessidades de seu entorno, produzindo-se ento um processo de assimilao e internalizao individual das normas culturais.

Ross no estava interessado apenas nos mecanismos de persuaso, seno tambm no conceito genrico de sociedade que poderia explicar os recursos que operaram para encontrar los medios para guiar la conciencia individual y el deseo de los miembros de una sociedad"79.

A evoluo do conceito de controle social est associada ao desenvolvimento da sociologia acadmica noteamericana, e mais concretamente influncia da Escola de Chicago. Autores como Robert Park, Ernest Burgess, Herbert Mead, John Dewey, etc. fazem referncia aos processos de interao como base da comunicao social, outorgando-lhe a esta ltima capacidade estruturadora do consenso e de coeso nas grandes urbes norteamericanas.

Posteriormente, aps a grande depresso econmica norte-americana (1929-1930), o Estado passa a assumir o papel centralizador estratgico do controle da sociedade, principalmente travs do Direito como instrumento regulador por excelncia. Assim, se produz uma ruptura entre a teoria sociolgica e a praxis do controle social na sociedade norteamericana. Ou seja, cabe ao Estado a capacidade organizativa do conglomerado social; critrio que se explica mediante a corrente estrutural funcionalista.

Os representantes da corrente estrutural-funcionalista que maior transcendncia tiveram no tema em questo foram Durkhein, Parsons e Merton. Todos reconheceram, de uma
79

Ross, 1901, p. 59, apud JANOWITZ, Morris. Teoria Social y Control Social. American Journal of Sociology, v. 81, 1, Universidade de Chicago, 1975, publicado em Delito Y Sociedad. Revista de Cincias Sociales, Argentina, n. 6-7, p. 5-31, 1995.

57

ou outra forma, que a organizao social possui uma alta cota de representatividade no controle social da conduta desviada.

A expresso controle social foi consolidada definitivamente por Talcon Parsons, em 1951, para designar, por um lado, o nvel analtico de interao dentro do sistema geral de ao e, por outro lado, para abordar de maneira substantiva o problema hobbesiano de ordem80.

O socilogo francs Emile Durkheim se destaca por sua tese sobre normalidade da criminalidade e seu importante papel na manuteno da coeso e solidariedade social, chegando a afirmar que o delito representa um fator de sade pblica, pois garante a mobilidade e alternncia da generalidade das normas sociais, includas as que promulgam o Estado atravs do Direito.

Um dos principais mritos cientficos deste autor radica na aportao do conceito de "anomia", entendido como a ausncia ou carncia de efetividade das normas sociais, aspecto que a seu modo de ver gera uma especial desorganizao coletiva pela perda da capacidade reguladora do controle social normativo81.

Extrai-se da sociologia de Durkheim que o crime, mais que um fenmeno do criminoso, passou a ser encarado como uma realidade social cuja importncia era inquestionvel para o estudo sociolgico, especialmente para a compreenso das grandes estruturas de sedimentao e desenvolvimento social.

80

81

BERGALLI, Roberto. Relaciones entre Control Social y Globalizacin: Fordismo y disciplina Postfordismo y control punitivo. Disponvel em: www.ub.es/penal/csyglobalizacin.html> Acesso em: 11 set. 2004. RODRGUEZ, Marta Gonzlez. Anlisis del control social desde una perspectiva histrica. Disponvel em: <http://www.monografias.com/trabajos15/control-social/control-social.shtml> Acesso em: 12 set. 2004.

58

Aps salientar que a idia de controle social como sinnimo de conductas acorde con el interes comn y de um control sobre uno mismo y conjuntamente como el control que los ciudadanos ejercan entre s y sobre los rganos de gobierno que creaban, conforme inicialmente utilizada pela sociologia norte-americana das primeiras dcadas do sculo XXI, continua na perspectiva da luta poltica e mantm intacto o chamamento da cidadania a participar em tal controle, Pegoraro82 salienta que o conflito entre indivduo e sociedade, entre natureza humana e sociedade, entre diversidade humana e sociedade parece mais depender da relao de indivduos com a ordem social criada por outros indivduos que de uma concepo da existncia de uma ordem social harmnica (a sociedade) assolada pelas patologias ou maldades individuais.

Portanto, conforme Pegoraro, tendo em conta que a diversidade humana no tem conseguido integrar totalmente atravs do direito, o conceito de controle social no apenas tem sido utilizado como uma estratgia de integrao-cooptao, mas tambm de correo, de excluso, de represso, de incapacitao, ferramentas necessrias para a reproduo da ordem social.

Melossi83 aborda com profundidade as realidades diversas da Europa e dos Estados Unidos no que pertine s estratgias de integrao. Tal questo merece ser discutida justamente porque implica comunicao relevante papel no processo de construo da coeso social.

Na Europa tem prevalecido o modelo arraigado na presena avassaladora do Estado. Seu antecedente el Estado napolenico centralizado, con su aparato institucional e ideolgico de carcter autoritario, condescendiente y embrutecedor (Melossi, 1992, p. 134).
82

83

PEGORARO, Juan S. La violncia, el orden social y el control social penal. Revista Brasileira de Cincias Criminais, n. 45. Disponvel em: catedras.fsoc.uba.ar/pegoraro/Materiales/ violencia_orden_social_control_ocial_enal.pdf> Acesso em: 14 out. 2004. MELOSSI, Dario. El estado del control social. Mxico: Siglo XXI Editores, 1992.

59

H o predomnio da ideologia do Estado, sendo este, no imaginrio do povo, necessrio para a sociedade. Nos Estados Unidos, ao revs, a idia rechaar a estruturao do Estado no sentido europeu. A natureza da sociedade no estatal. O antecedente deste modelo pode se encontrar no fato de que nos primeiros tempos essa era uma democracia de pequenos proprietrios rurais e urbanos que foi possvel devido abundncia de terras no exploradas, facilmente apropriveis, assim como em decorrncia de uma ideologia religiosa que pregava a fraternidade, a economia, a industrializao e uma relao pessoal e direta com a divindade, sem a mediao de uma organizao do tipo da igreja84. Todos estes antecedentes explicam a tendncia dos americanos a sustentar o princpio da coeso social nas leis comuns prescritas na Constituio e no no Estado. Assim, surge o questionamento acerca de como constituir um tipo de sociedade na qual os valores democrticos sejam assumidos pelos indivduos e no se dependa do Estado todo poderoso, juiz, rbitro e agente que tudo decide. Tocqueville respondeu essa pergunta sinalando que havia uma relao direta entre democracia o tipo de democracia e comunicao. Distinguiu entre dois regimes: a censura e um sistema de controle (social) sustentado na liberdade de imprensa. Lo cierto es que un sistema de control basado en el poder de la censura para decir no, es mucho ms dbil que un sistema capaz de dar forma a la opinin pblica85. A censura interfere e bloqueia a circulao das idias, porm no pode impedir sua existncia. O segundo sistema gera convices prprias, ntimas. Portanto, por esta via se consegue maior unidade e coeso.

Assim, resta demonstrado que os Estados Unidos no segue o modelo europeu de criar uma unidade poltica, respaldada por um aparato estatal de controle vigoroso; um DeusEstado que regula a vida social. Diferentemente, o mais importante era o consenso, instrumento necessrio para a coeso social. No caso europeu, a tradio intelectual postula uma integrao que depende de um Deus-Estado que se adjudica o privilgio do direito, da
84 85

MELOSSI, Dario. El estado del control social. Mxico: Siglo XXI Editores, 1992. p. 138. Ibidem, p. 141.

60

norma, dos controles polticos e legais. A tradio norte-americana, de outro lado, apela opinio pblica e comunicao para gerar o consenso. Dito de outra forma, o direito e a norma so eficazes apenas se se articulam junto a um pblico unido ao redor de uma opinio pblica, majoritria, solidamente constituda.

2.1 Comunicao e Controle Social

Poder e consenso so conceitos que se relacionam com muita proximidade do pensamento de Arendt. Para Arendt86, o poder no pode ser confundido com coero ou despotismo, mas deve ser entendido como "recurso gerado pela capacidade dos membros de uma comunidade poltica de concordarem com um curso comum de ao"87. O discurso apontado por Arendt (1983) como medium do poder, ou seja, como meio de efetivao de quaisquer relaes de poder entre pessoas na vida social. A reunio de indivduos pressupe o estabelecimento de relaes de poder, o que s possvel pela livre expresso. O poder s efetivado enquanto a palavra e o ato no se dissociam, quando as palavras no so vazias e os atos no so brutais, quando as palavras "no so empregadas para velar intenes mas para revelar realidades, e atos no so usados para violar e destruir, mas para criar relaes e novas realidades".88 Guareschi89, por sua vez, destaca a relevncia da comunicao como instrumento privIlegiado de dominao:

86 87

ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1983. LAFER, Celso. "A poltica e a condio humana". In: ARENDT, H. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense, 1983, p. IX (I-XII) 88 ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1983. p. 212. 89 GUARESCHI, Pedrinho et al. Comunicao & Controle Social. 3.ed. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 19.

61

A posse da comunicao e a informao tornam-se instrumentos privilegiados de dominao, pois criam a possibilidade de dominar a partir da interioridade da conscincia do outro, criando evidncias e adeses, que interiorizam e introjetam nos grupos destitudos a verdade e a evidncia do mundo do dominador, condenando e estigmatizando a prtica e a verdade do oprimido como prtica anti-social. Essa sociedade de dominao, por no poder ser questionada e contestada, se fortifica e se solidifica, passando a exercer a hegemonia numa determinada sociedade; hegemonia no sentido mais exato de Gramsci: o poder que possui um grupo dominando de definir uma situao ou uma alternativa como a nica vlida e possvel.

Ao destacar a influncia da mdia na produo de consenso, no se pode olvidar a categoria terica das representaes sociais.

Para Minayo90,

as representaes sociais nas cincias sociais so definidas como categorias de pensamento que expressam a realidade, explicam-na justificando-a ou questionando. O carter dinmico das representaes sociais que estas, como afirma Minayo, atravessam a histria e as mais diferentes correntes de pensamento sobre o social.

Conforme Minayo91, tanto Bourdieu como Bakhtin referem-se ao campo das representaes sociais atravs da valorizao da fala como expresso das condies da existncia. Para o primeiro, a palavra o smbolo da comunicao por excelncia porque ela representa o pensamento. Assim, a fala revela condies estruturais, sistemas de valores, normas e smbolos e tem a magia de transmitir, atravs de um porta-voz, as representaes de grupos determinados, em condies histricas, scio-econmicas e culturais especficas.

Ambos os autores concordam que a palavra o fenmeno ideolgico por excelncia. Conforme Bakhtin, a palavra o modo mais puro e sensvel de relao social.
90

91

MINAYO, Maria Ceclia de Souza. O conceito de Representaes Sociais dentro da sociologia clssica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs.). Textos em representaes sociais. Petrpolis: Vozes, 1994. p. 89. MINAYO, Maria Ceclia de Souza. O conceito de Representaes Sociais dentro da sociologia clssica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs.). Textos em representaes sociais. Petrpolis: Vozes, 1994. p. 103.

62

Guareschi92 aborda o uso da palavra como instrumento de dominao. Dominao aqui entendida como uma relao, isto , a ligao necessria entre dois elementos, onde um no pode existir sem o outro. Especificamente quanto ao uso da palavra, a dominao consistiria na relao que se daria entre dois sujeitos, um se apropriaria do poder da palavra do outro, empregando-o para seu proveito prprio. Alm do comando, h outras formas mais veladas do uso da palavra como dominao. Dentre outras, poderia se destacar a persuaso, a sugesto, a auto-sugesto, a presso moral e a percepo subliminar. Em todos esses processos h uma disposio de comportamento. A questo que se impe ento determinar at que ponto, ou que grau de liberdade, existe para a pessoa dispor de escolha, ou seja, comportar-se desta ou daquela forma frente a um pronunciamento da linguagem?

O problema remete para a problemtica discutida por Gramsci no referente hegemonia. Hegemonia entendida como a capacidade que tem o grupo dominante de dar uma explicao da sociedade ou das coisas como a nica possvel. Nesse ponto, uma vez fechadas as portas a outras possveis explicaes, configurar-se-ia um dominao ideolgica (ideologia no sentido de dominao hegemnica). Assim, o questionamento central seria o seguinte: at que ponto possvel fechar o significado de uma palavra de tal modo que ela s possa significar uma e a mesma coisa para determinada pessoas ou grupos?

Outra discusso importante trazida por Guareschi93 diz respeito conscincia. Partindose de que conscincia o conhecimento, maior ou menor, das razes histricas da sociedade e do grupo social que explicam por que agimos de forma como agimos e inconscincia situao de completa certeza ou de comportamento mecanizado em que um estmulo produz uma e apenas uma disposio de responder, ou seja, a conscincia exige um conjunto de vrias
92

93

GUARESCHI, Pedrinho. A palavra como dominao. Revista de Educao AEC, ano 32, n. 126, p. 2434, jan.-mar. 2003. GUARESCHI, Pedrinho. A palavra como dominao. Revista de Educao AEC, ano 32, n. 126, p. 28, jan.mar. 2003.

63

disposies possibilidade de escolha -, de se concluir que a palavra que viesse a adquirir o poder de despertar uma, e apenas uma tendncia de resposta no seria consciente. Assim,

os processos de lavagem cerebral, ou o incitamento obedincia cega, envolveriam a sistemtica eliminao do significado das palavras da lngua, at o ponto de cada palavra s ter associada a ela uma tendncia de resposta, no contexto em que os comandos ocorrem.

Guareschi define lavagem cerebral como a tentativa de induzir uma pessoa a abandonar uma ideologia e aceitar outra, fazendo-o de maneira total e completa, de sorte que venha a acreditar na ideologia nova. A lavagem cerebral um processo que implica em vrios passos: ao afastamento de quaisquer contatos sociais; no devem estar presente influncias perturbadoras ou capazes de exercer efeitos contraditrios; bo passo seguinte extrair da pessoa uma confisso, que consiste no repdio e condenao de tudo aquilo em que a pessoa acreditava: o afastamento da ideologia anterior. Trata-se de substituir o sentido de um determinado termo por outro significado novo e genuno; co passo seguinte a existncia de novas aes. Como conseqncia de aceitar um significado novo, a pessoa, agora, age diferentemente com respeito a determinados objetos. Assim, o processo de lavagem cerebral exige que se destrua um conjunto original de significados, referidos a determinadas palavras, eliminando vrias possibilidades de resposta, at que a pessoa deixe de ter conscincia do significado da palavra. Exemplo disso justamente a mdia, quando, de forma articulada, constri determinada representao social de algo de maneira uniforme e homognea:

64

uma vez que o significado se torne inconsciente, pode ocorrer a construo de seu novo conjunto de tendncias, a critrio de quem fornece os estmulos. Como o significado e a percepo esto intimamente relacionados, os meios sensoriais no podem oferecer uma informao contraditria. E aqui surge outra varivel importante: a rapidez fator essencial para eliminar o significado: no se pode dar pessoa sob lavagem tempo para pensar no que est fazendo. Todos os momentos tm de ser tomados. Tudo deve estar planejado. Tudo deve estar previsto. pessoa s cabe executar, fazer o que lhe pedido. No se pode pensar. Como diz Terwilliger, se algum pensa conscientemente em uma palavra, estaro sendo despertadas as vrias tendncias de responder a ela ... A reflexo faz surgir ...a ambigidade de resposta que na palavra se encerra e, por definio, alerta seu significado (p. 329)94.

Na resta dvida de que o conceito de representaes sociais est vinculado noo de ideologia.

Conforme Mary Jane Spink95, o estudo das representaes sociais abarca dois aspectos centrais: a construo de conhecimentos, que inclui as condies scio-histricas que os engendram e a sua elaborao scio-cognitiva; e a funcionalidade destes conhecimentos na instaurao, ou manuteno, das prticas sociais. Cada uma destas perspectivas empricas demanda uma concepo de ideologia: a primeira, quando as representaes sociais so focalizadas como campos socialmente estruturados, leva conceituao de ideologia como viso de mundo; a segunda, privilegiando as prticas sociais, possibilita a emergncia da ideologia como representaes hegemnicas a servio das relaes de poder. As representaes sociais esto radicadas nas reunies pblicas, nos cafs, nas ruas, nos meios de comunicao social, nas instituies sociais, etc, sendo neste espao que elas se formam e so transmitidas. no encontro pblico de atores sociais, nas vrias mediaes da vida pblica, nos espaos em que sujeitos sociais renem-se para falar e dar sentido ao quotidiano que as representaes sociais so formadas96.

94

95

96

Robert Terwilliger, 1974, p. 329, apud GUARESCHI, Pedrinho. A palavra como dominao. Revista de Educao AEC, ano 32, n. 126, p. 31, jan.-mar. 2003. Mary Jane Spink apud GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs.). Textos em representaes sociais. Petrpolis: Vozes, 1994. p. 201. JOVCHELOVITH, Sandra. Representaes sociais e esfera pblica. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 40.

65

Portanto, resta plenamente configurada a relevncia das representaes sociais na construo de identidades e, por isso, na definio dos papis dos indivduos na sociedade. Conforme afirma Ricardo de Aguiar Pacheco97, os diferentes grupos sociais disputam pela construo de representaes que, fazendo leituras particulares do mundo, concebam para si e para os outros, identidades que atendam a seus interesses.

Conclui-se, portanto, que o poder, no interior das sociedades, s se estabelece no momento em que coletivamente reconhecido; esse reconhecimento, sem dvida, passa pelo campo do imaginrio social, ou ainda, pela construo de um conjunto de representaes sociais que estabeleam esse poder como legtimo. Como afirma Baczko98:

Qualquer sociedade precisa de imaginar e inventar a legitimidade que atribui ao poder. (...) Ora, na legitimao de um poder, as circunstncias e os acontecimentos que esto na sua origem contam tanto, ou menos, do que o imaginrio a que do nascimento e de que o poder estabelecido se apropria.

97

PACHECO, Ricardo de Aguiar. Cidadania e Identidade social: uma aproximao terica para o entendimento das representaes e prticas polticas. Disponvel em: <http://www.seol.com.br/mneme/ed3/012-p.htm-> Acesso em: 12. ago. 2004. 98 BACZKO. Imaginao social. In: ENCICLOPDIA Einaldi.Lisboa: Antropos, 1982. v. 5. p. 410.

CAPTULO III - MDIA, VIOLNCIA E CRIMINOLOGIA

A etapa cientfica da criminologia tem incio no final do sculo XIV com o positivismo criminolgico. Anteriormente, j existiam numerosas teorias da criminalidade, dotadas de um certo rigor e pretenses de generalizao. A denominada Criminologia Clssica concebe o crime como fato individual, isolado, como mera infrao lei, inexistindo diferenas qualitativas entre o homem delinqente e o no-delinqente. Limitou-se a responder ao delito com uma pena justa, proporcional e til, no se interessando, contudo, pela gnese e etiologia daquele nem por sua preveno.

A etapa cientfica da criminologia inicia no final do sculo XIX com o positivismo criminolgico.

Ao invs do livre arbtrio da escola clssica, a escola positiva passa a considerar o crime no apenas como decorrncia do livre arbtrio, mas o resultado previsvel determinado por mltiplos fatores que interferem na personalidade do sujeito. o chamado paradigma etiolgico da criminologia, que tem como base a defesa de uma cincia causal-explicativa da

67

criminalidade, ou seja, a criminalidade concebida como um fenmeno natural, causalmente determinado.

O paradigma etiolgico da criminologia tem como matrizes fundamentais a antropologia criminal de C. Lombroso (LUomo delinqente, publicado em 1876) e a Sociologia Criminal de E. Ferri99 (Sociologia Criminale- studio sul delitto e sulla teoria della represione, publicado em 1891). Conforme este paradigma, a criminologia definida como uma Cincia causal explicativa da criminalidade; ou seja, tendo como um fenmeno natural causalmente determinado, assume a tarefa de explicar as suas causas segundo o mtodo cientfico ou experimental e o auxlio das estatsticas criminais para combat-la. Ela indaga, fundamentalmente, o que o homem (criminoso) faz e porque o faz.

Assim, a criminologia positivista parte do pressuposto de que a criminalidade um meio natural de comportamentos e indivduos que o distinguem de todos os outros comportamentos e de todos os outros indivduos. Sendo a criminalidade esta realidade ontolgica, preconstituda ao Direito Penal (crimeas naturais) que, com exceo dos chamados crimeas artificias, no faz mais do que reconhec-la e positiv-la, seria possvel descobrir que as suas causas e colocar a cincia destas ao servio do seu combate em defesa da sociedade100 .

Para a Escola Positiva, ser criminoso constitui uma propriedade da pessoa que a distingue por completo dos indivduos normais. Ele apresenta estigmas determinantes da criminalidade. Assim, a prioridade o estudo do delinqente, que est acima do exame do
99

O LUomo delinquente de Lombroso (publicado em 1876), a Sociologia Criminale de Ferri (publicada em 1891) e a Criminologia studio sul delitto e sulla teoria della represione de Garfalo (publicada em 1885) com enfoque, respectivamente, antropolgico, sociolgico e jurdico, so consideradas as obras bsicas caracterizadoras da chamada Escola Positiva italiana e os trs seus mximos definidores e divulgadores. 100 Cfe. ANDRADE, Vera Regina Pereira. Do paradigma etiolgico ao paradigma da reao social: mudana e permanncia de paradigmas criminolgicos na cincia e no senso comum. Revista Brasileira de Cincias Criminais, ano. 4, n. 14, p. 276-287, abril-junho 1996.

68

prprio fato, razo pela qual ganha particular significao os estudos tipolgicos e a prpria concepo de criminoso como subtipo humano.

Dentro desse contexto, instaura-se o discurso de combate criminalidade em defesa da sociedade respaldada pela cincia.

Contudo, a partir de meados do sculo XX, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, tem incio importante mudana intelectual no estudo do delito, que deixou de ser considerado como um fato, tal como vinha sendo formulado pela escola positiva, para ser analisado como um processo.

Sem dvida, a principal mudana de paradigma do pensamento criminolgico ocorre a partir do reconhecimento de que a criminalidade no um dado natural.

Sutherland101 critica o paradigma tradicional, fundado em dados oficiais sobre a criminalidade, negando a patologia mental e social e os fatores bio-antropolgicos como causas isoladas da delinqncia.

Ele constata que as informaes trazidas pelos rgos oficiais negligenciavam os segmentos sociais mais elevados. De fato, as investigaes criminolgicas da poca limitavam-se criminalidade aparente, desconsiderando a cifra oculta (criminalidade no registrada oficialmente).

Verificando que o paradigma tradicional no fornecia uma teoria explicativa do fenmeno criminal para as classes mais abastadas da sociedade, Sutherland se centrou nos chamados "crimes de colarinho branco", conceito que, para efeitos didticos poderia ser assim
101

SUTHERLAND, Edwin H., White-collar criminality. American Sociological Review, New York, v. 5, p. 19, 1940.

69

sintetizado: condutas violadoras da lei penal, praticadas no exerccio da atividade profissional, por pessoas da alta sociedade que gozem de respeitabilidade e prestgio social.

O crime, conforme Sutherland, no hereditrio nem se imita ou inventa; no algo fortuito ou irracional:o crime se apreende. A capacidade e a motivao para o cometimento do delito se aprendem mediante o contato com valores, atitudes, definies e pauta das condutas criminais no curso de normais processos de comunicao e interao do indivduo com seus semelhantes.

A teoria de Sutherland tem como base a idia de organizao social diferencial, que significa que no seio da comunidade existem de fato diversas associaes estruturadas em torno de distintos interesses e metas. A conduta delituosa no decorreria de fatores bio-antropolgicos, mas seria assimilada em processos de aprendizagem no interior de um grupo restrito de relaes pessoais e decorrente da interao entre as pessoas pela comunicao.

Em fins da dcada de 50 e incio da dcada de 60, surge o paradigma do labelling approach, tambm designado na literatura por enfoque (perspectiva ou teoria) do interacionismo simblico, etiquetamento, rotulao ou ainda por paradigma da reao social, do controle ou da definio.

Conforme Larrauri102, a perspectiva do labelling aproach se desenvolve num perodo de crise das teorias funcionalistas (anomia103 e subculturais104) e de aumento dos ndices de
102

LARRAURI, Elena. La herencia de la criminologa crtica. Madrid: Siglo Veintiuno Editores, 2000. Desenvolvida por Merton (1957), a teoria da anomia afirma que a causa do desvio est na falta de correlao entre os desejos criados culturalmente e as possibilidades de satisfao dos mesmos. D-se maior nfase ao alcance do objetivo do que aos meios empregados para tal fim. Assim, como as metas culturais so desejadas por todos, mas as oportunidades estruturais para sua obteno so limitadas surge uma tenso, ou seja, uma situao de anomia. 104 Defendidas por A Cohen (1955), Cloward-Ohlin (1960) e Miller (1958), as teorias subculturais partem do pressuposto de que a delinqncia uma resposta aos problemas criados pela estrutura social. O comportamento desviado pode ser aprendido. Entendiam que os jovens de classe mais baixa ao perceberem
103

70

criminalidade, mesmo estando os Estados Unidos num momento de grande prosperidade econmica e interveno social. A teoria da anomia e as teorias subculturais se baseiam na corrente sociolgica funcionalista desenvolvida por Parson, que parte do pressuposto de que a sociedade um sistema composto de diversas instituies relacionadas entre si. Estas instituies contribuem para o funcionamento do sistema social porque compartilham dos mesmos valores sociais.

O indivduo, por sua vez, se comporta de acordo com as normas de atuao porque foi socializado nestes valores sociais, no se desviando deles. As premissas funcionalistas do delito eram acusadas de aceitarem sem contestao as estatsticas delitivas oficiais, de afirmarem um sistema uniforme de valores sociais e de conceberem a delinqncia como um fenmeno patolgico.

Modelado pelo interacionismo simblico e a etnometodologia como esquema explicativo da conduta humana, o labelling parte dos conceitos de conduta desviada e reao social, como termos reciprocamente interdependentes, para formular sua tese central: a de que o desvio e a criminalidade no so uma qualidade intrnseca da conduta ou uma entidade ontolgica preconstituda reao social e penal, mas uma qualidade (etiqueta) atribuda a determinados sujeitos atravs de complexos processos de interao social; isto , de processo formais e informais de definio e seleo.

que no possuam status e que estavam em condies desfavorveis para compartilharem dos valores da classe mdia, uniam-se a outros jovens com problemas semelhantes e desenvolviam outros valores (possibilidade de xito econmico fcil) criando uma subcultura. A delinqncia juvenil seria uma forma de adquirir reputao frente aos colegas, seria uma forma de se fazer respeitar.

71

Conforme a corrente do interacionismo simblico105, desenvolvida pela Escola de Chicago entre as dcadas de quarenta e cinqenta, toda a interao social regida por normas que so aprendidas e internalizadas, de modo que se pode saber como atuamos porque para cada situao existe uma norma que nos indica como devemos agir. Com base na percepo do que o outro pretende com suas aes que eu planejo meu prprio curso de ao.

J a etnometodologia uma corrente sociolgica norte-americana desenvolvida fundamentalmente por Garfinkel (1967) que a definiu como o estudo do conhecimento de sentido comum e a variedade de procedimentos e consideraes pelos quais os membros da
105

Ante a relevncia para o paradigma da reao social, importante destacar os principais conceitos e pressupostos da corrente interacionista na viso de BAZZILLI, Chirley et al. (Interacionismo simblico e Teoria dos papis. So Paulo: Educ, 1998). a- sobre a natureza da sociedade: a sociedade concebida como um tecido de comunicao. Assim, Sociedade interao: a influncia recproca de pessoas que, na medida em que atuam, levam em considerao as caractersticas dos outros (Stryker e Staham, 1985, p. 314); b- sobre a concepo de homem: o interacionismo mantm uma concepo otimista de homem ativo e mentalizado. Um homem pensante que mantm uma conversa interna e externa, utilizando, smbolos, que se desenvolvem no processo social; c- sobre a interao social: a interao o espao, a unidade que possibilita que o self e a sociedade, por meio da interao e da simbolizao, se gerem ambos, se mantenham ou mudem permanentemente. A interao social , pois, o que possibilita uma realidade negociada, um dos postulados bsicos do interacionismo simblico. Isto : Na medida em que o significado derivado do processo interpessoal implica que a realidade definida por meio desse processo, mais do que independentemente dele (Stryker e Statham, 1985, p. 321); d- sobre o processo de socializao: no interacionismo, socializao um termo genrico usado para referir processos por meio dos quais o recm-chegado a criana, o novo trabalhador, o treinando, p.ex. tornam-se incorporados em padres organizacionais de interao. Ou seja, cada vez que fazemos parte de um novo grupo, de alguma nova forma de organizao social, de novos padres de interao, assim como quando pretendida alguma forma de mudana social, um processo de socializao iniciado, para criar ou demitir os simbolismos dessa interao; e- sobre o conceito de significado: o significado fundamental, na medida em que a premissa bsica que os aspectos subjetivos da experincia devem ser examinados, porque os significados que as pessoas atribuem s coisas afinal organizam seu comportamento; f- sobre os smbolos significantes: os smbolos significantes so produto da forma como as pessoas reagem aos smbolos, em termos dos significados que elas levam como preditores do seu prprio comportamento e o comportamento dos outros. Nesse sentido, o papel dos smbolos significantes ajudar a organizar o comportamento e permitir que os atos se completem no curso da interao, num contexto social especfico; g- sobre a definio da situao: o conceito de situao proposto pelo interacionismo simblico para referirse aos produtos dos processos de simbolizao, na medida em que toda situao de interao social deve ser simbolizada, antes de gerar cursos de ao, comportamentos, decises, etc; h- sobre o conceito de self: refere-se ao engajamento em um comportamento auto-reflexivo da pessoa no processo de interao social. Pode ser caracterizado como uma entidade: social, gerada e mantida no processo de interao, auto-reflexiva, ligada, da mesma forma que o pensamento, resoluo de problemas; com uma realidade fenomenolgica sem localizao fsica ou biolgica; com opes mltiplas de aparecer na interao social; composta de duas fases que so o eu e o mim. i- sobre o conceito de papel: trata-se de classe particular de linguagem categorial ligada noo de posio. O termo usado em um sentido amplo para referir-se a qualquer categoria social de atores; j- sobre o papel assumido: o conceito de papel assumido introduz elementos do conceito de empatia, na medida que me implica assumir o papel do outro para ver o mundo como ele o v.

72

sociedade dotam de sentido, encontram seu caminho e atuam nas circunstncias em que se encontram. Foi influenciada pela sociologia fenomenolgica de Schutz e pela corrente funcionalista de Parsons.

Para o labelling, no interessam as causas da desviao, seno os processos de criminalizao. A criminalidade criada pelo controle social. Delito e reao social so expresses interdependentes, recprocas e inseparveis.

Assim, o interesse da investigao se desloca do desviado e do seu meio para aquelas pessoas ou instituies que lhe definem como desviado, analisando-se fundamentalmente os mecanismos e o funcionamento do controle social ou a gnese da norma e no os dficits e carncias do indivduo, que outra coisa no seno vtima dos processos de definio e seleo, de acordo com os postulados do denominado paradigma de controle.

A partir do enfoque do labelling, Lola Aniyar de Castro106 analisa o processo de criminalizao atravs de trs perspectivas:

a- Perspectiva Horizontal: Estuda como uma conduta qualquer pode converter-se por obra da lei em criminal (a criminalizao da conduta seria sinnimo de incriminao). Isto , a criminalizao da conduta seria o ato ou conjunto de atos dirigidos a converter uma conduta que antes era lcita em ilcita, mediante a criao de uma lei penal;

b- Perspectiva diagonal: Considera as maneiras em que um indivduo pode chegar a converter-se em criminoso. A criminalizao comea desde que o sujeito detectado ou alvo da incriminao, at passar pelas fases de investigao, processo, sentena e execuo (priso);

106

CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologa da reao social. Rio de Janeiro: Forense, 1983.

73

c- Perspectiva Vertical: Descreve o processo de como um simples desviado se converte em criminoso, resultado da estigmatizao.

Conforme a primeira perspectiva, os delitos no so outra coisa seno esteretipos sociais inseridos no mundo penal, simplesmente como condutas possveis. Assim, o que pode ser perfeitamente normal em um determinado momento histrico, pode no ser em outro. Dependendo da funcionalidade e da tolerncia, o sistema pode absorver ou reprimir determinada conduta. Portanto, o processo de criminalizao deve ser estudado mais em relao com as normas do que em relao personalidade do criminoso.

A segunda perspectiva configura todo o procedimento penal, que, por vezes, aponta como criminosas determinadas pessoas em vez de outras, ou aponta sem s-lo, mediante um sistema de seleo.

Por fim, a perspectiva vertical se refere criminalizao do desviado, que compreenderia o processo psicolgico e social, mediante o qual quem no mais do que um simples desviado se transforma em criminoso (processo de conformao de carreiras criminais). Aqui entraria a chamada criminologia interacionista, que entende que a delinqncia no uma caracterstica do autor, seno que depende de uma interao que existe entre quem realiza o ato punvel e a sociedade.

Garcia-Pablos107 traz os principais postulados do labelling approach: aInteracionismo simblico e construtivismo social: a realidade social construda sobre a base de certas definies e sobre o significado atribudo a elas mediante complexos processos sociais de interao;
107

MOLINA, Antonio Garca Pablos de; GOMES, Luiz Flvio. Criminologia. 4.ed. So Paulo: RT, 2002. p. 386.

74

b-

introspeco simpatizante como tcnica de aproximao da realidade criminal para compreend-la a partir do mundo do desviado e captar o verdadeiro sentido que ele atribui a sua conduta;

c-

natureza definitorial do delito: o delito carece de substrato material ou ontolgico: uma conduta no delitiva in se ou per se (qualidade negativa inerente a ela), nem seu autor um delinqente por merecimentos objetivos (nocividade do fato, patologia da personalidade); o carter delitivo de uma conduta e de seu autor depende de certos processos sociais de definio, que lhe atribuem tal carter, e de seleo, que etiquetam o autor como delinqente;

dcontrole social; e-

carter constitutivo do controle social: a criminalidade criada pelo

seletividade e discriminatoriedade do controle social: o controle social altamente discriminatrio e seletivo;

f-

efeito

crimingeno

da

pena:

reao

social

injusta,

intrinsecamente irracional e crimingena; gimpe paradigma do controle: a natureza definitorial da criminalidade substituio do paradigma etiolgico pelo paradigma do controle. Os

fatores que podem explicar a desviao primria do indivduo carecem de interesse, como sucede com o prprio enfoque etiolgico tradicional. O decisivo o estudo dos processos de criminalizao que atribuem a etiqueta de delinqente ao indivduo, isto , os processo de definio e seleo. Ao analisar as caractersticas do sistema penal, impe-se diferenciar as expresses seletividade, etiquetamento e estigmatizao.

75

Vera Regina Pereira Andrade108 traduz a seletividade pela equao minoria (dos baixos estratos sociais ou pobres) regularmente criminalizada x maioria ( dos estratos sociais mdio ealto) regularmente imune ou impune.

Sustenta a autora que a seletividade deve-se a duas variveis estruturais.

Em primeiro lugar, incapacidade estrutural do sistema penal operacionalizar, atravs das agncias policial e judicial, toda a programao da Lei penal, dada a magnitude da sua abrangncia. Considerando que o sistema entraria em colapso se todos os fatos delituosos fossem, concretamente, criminalizados, pode-se afirmar que a impunidade e no a criminalizao a regra do sistema.

Em segundo lugar, a seletividade do sistema penal se deve especificidade da conduta praticada e das conotaes sociais dos respectivos autores. Pois impunidade e criminalizao so orientados pela seleo desigual de pessoas de acordo com seu status social e no pela incriminao igualitria de condutas. O sistema penal se dirige quase sempre contra certas pessoas, mais que contra certas condutas legalmente definidas como crime e acende suas luzes sobre quem em detrimento do que. De modo que a gravidade da conduta criminal no , por si s, condio suficiente deste processo. Pois os grupos poderosos na sociedade possuem a capacidade de impor ao sistema uma quase que total impunidade das prprias condutas criminosas.

Conforme o etiquetamento, o direito penal que cria o crime, atravs de verdadeiros rtulos.

De acordo com Christie109,


108

ANDRADE, Vera Regina Pereira. A construo social da criminalidade pelo sistema de controle penal. Disponvel em: <http://www.direitopenal.adv.br/artigos.asp?pagina=10&id=296> Acesso em: 20. out. 2004. 109 CHRISTIE, Nils. A indstria do controle do crime. Rio de Janeiro: Forense, 1998. p. 13.

76

Atos no so, eles se tornam alguma coisa. O mesmo acontece com o crime. O crime no existe. criado. Primeiro, existem atos. Segue-se depois um longo processo de atribuir significado a estes atos. A distncia social tem uma importncia particular. A distncia aumenta a tendncia de atribuir a certos atos o significado de crimes, e s pessoas o simples atributo de criminosas. Em outros ambientes e a vida familiar apenas um de muitos exemplos as condies sociais so tais que criam resistncias a identificar os atos como crimes e as pessoas como criminosas.

Por fim, a estigmatizao consiste na atribuio de caracterstica que diferencie certo indivduo do todo formado pela sociedade em geral. o que distancia uma pessoa dos padres socialmente esperados. Assim, os cidados selecionados pelo sistema penal sofrero a estigmatizao, ou seja, sero caracterizados como diferentes em relao sociedade. O assunto ser aprofundado no item 3.5.

Importante mencionar o trabalho de Stanley Cohen em Folk Devil and Moral Panics. The Creatinou of teh Mods nad Rockers (1972) sobre os esteretipos e estigmas criados pelos meios de comunicao social em relao s chamadas bandas juvenis. Cohen atribui aos meios um poder de ampliao da desviao e criao de pnicos morais em relao a ditos grupos. Trata-se do primeiro estudo emprico acerca da amplificao do alarme social produzida pelos meios de comunicao e suas conseqncias pblicas.

Aps, em 1973, Cohen e Jock Young publicam o livro The Manufacture Of News, onde investigam como a mdia seleciona os acontecimentos relativos a desviao, as noes que utilizam na produo das notcias e o papel dos meios no controle social.

Os postulados estabelecidos por Cohen em Folk Devil and Moral Panics foram problematizados pelas investigaes que, sob a direo de S. Hall, levaram a cabo de forma coletiva Ch. Critcher, T. Jefferson, J. Clarke e B. Roberts. todos membros do Centro de Estudos Culturais de Birmingham, e publicadas no livro Policing the Crisis (1978). Essa obra

77

analisa como os assaltos com violncia chegaram a estar no centro das atenes da polcia britnica nos anos setenta. Os autores criticam Cohen pelo fato de no ter explorado o papel das instituies penais na criao dos processos de etiquetamento: propem a imagem de um circuito montado entre a polcia, os magistrados, os peridicos e os polticos, que se reforam mutuamente a definir um problema e a pedir uma ao para resolv-lo. Os autores analisam o processo de fabricao de imagens pblicas pelos meios e as demais instituies do sistema penal.

Barata110 sustenta que a ateno da nova criminologia para a criminalidade de rua e para a criminalidade caracterstica das zonas proletrias das metrpoles tem uma lgica: ela deriva da constatao que o proletariado urbano no s o grupo mais vitimizado pela criminalidade no-tradicional, como a principal vtIma da criminalidade de rua. Assim, as pesquisas de vitimizao, feitas tanto na Europa como nos Estados Unidos, mostram uma correlao entre as possibilidades de tornar-se vtima dos delitos e o fato de pertencer a um determinado extrato social: quanto mais se desce na escala social, maior so as possibilidades de vitimizao.

A partir de estudo realizado na Alemanha, o autor frisa que a percepo dos comportamentos criminais distribuda a partir de pertencimento classe social e zona territorial: as infraes tpicas das reas mais ricas tm maiores possibilidades de passarem despercebidas.

Outro dado importante que as pesquisas que relacionam imagem da criminalidade e alarme social indicam uma relativa independncia da percepo da criminalidade real

110

BARATTA, Alessandro. Filsofo de uma criminologia crtica. SODR, Muniz; SOARES, Luiz Eduardo, KOSOVSKI, ster (coords). Mdia e Violncia urbana. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1994. p. 15.

78

por parte dos entrevistados. Isto , o medo do crime est mais associado s imagens do que a realidade do crime e da criminalidade onde vivem os entrevistados.

Cervini111 observa que a partir dos aportes criminolgicos do interacionismo simblico e especialmente em numerosos trabalhos de doutrina dentro da investigao penal e criminolgica se tem ressaltado o peso substancial da opinio pblica no processo de elaborao e aplicao das leis em geral e a respeito da tendncia criminalizadora em particular. Conforme o autor,

los mdios de comunicacin de masas no son los nicos que, con su imagen deformante de la criminalidad real, producen o reproducen temor al delito, estilos agresivos de comportamiento, la agravacin de las leyes existentes y una aplicacin injustificable criminolgicamente. Sin embargo son, como se djo y se reiterar, un factor decisivo em la generacin de estos fenmenos socialmente nocivos.

No resta dvida acerca da vinculao entre a mdia e o sistema penal.

Nilo Batista112 observa a existncia de uma solidariedade entre mdia e sistema penal no contexto do neoliberalismo, visto que a mdia controlada hoje por grandes corporaes, co-autoras, portanto, do projeto neoliberal de Estado mnimo e direito penal mximo. Aspecto fundamental a se destacar sobre essa vinculao consiste no fato de que as grandes corporaes de mdia esto numa posio privilegiada para divulgar e legitimar esse projeto atravs de sua programao jornalstica ou de entretenimento, especialmente porque atuam aparentemente em nome do "interesse pblico", o que esconde o sentido ideolgico dessa programao.

111

112

CERVINI, Raul. Nuevas reflexiones sobre extravictimizacin de los operadores de la justicia. Revista CEJ, Braslia, n. 20, p. 39, jan.-mar. 2003. BATISTA, Nilo. Mdia e sistema penal no capitalismo tardio. Discursos Sediciosos, n. 12, 2002. Disponvel em: <http://bocc.ubi.pt/pag/batista-nilo-midia-sistema-penal.pdf> Acesso em 12. ag. 2004.

79

J em 1987, Zaffaroni113 afirmava que os meios de comunicao constituem-se em elementos indispensveis para o exerccio de todo o sistema penal, pois permitem criar a iluso desse mesmo sistema, gerar demandas ao direito, difundir os discursos justificadores, induzir os medos no sentido desejado e o que mais grave reproduzir os fatos conflitivos que servem a cada conjuntura. A criao da iluso dos sistemas penais se produz assinala o professor argentino tanto a nvel transnacional como nacional.

A nvel transnacional, a introjeo do modelo penal como pretendido modelo de soluo dos conflitos, se obtm desde idade infantil atravs da chamada comunicao de entretenimentos plasmada classicamente nas numerosas sries policiais importadas. Esse material logra efeitos diversos e complementares, entre outros: cria demandas de rol dirigidas aos membros das agncias penais nacionais que nada tem a ver com sua realidade, gera certa sensao ambiental de insegurana cidad (potencialmente utilizvel internamente em campanhas de lei e ordem), promove a deteriorao de determinados valores vinculados aos Direitos Humanos e suas garantias, e um enfoque maniquesta da realidade.

Em nvel de conjunturas nacionais, os meios de comunicao de massa so os encarregados de gerar a iluso de eficcia do sistema penal ou a sensao de desamparo da populao, conforme o caso. Entre os instrumentos empregados, temos: campanhas de distrao, por meio dos quais alguns meios procuram focalizar a ateno da opinio pblica em fatos desviados isoladamente, para desenvolver o centro de interesse da crise estrutural poltica e econmica; campanhas conformadoras do esteretipo do criminoso, sobre a base do homem jovem marginalizado e as muitas conhecidas campanhas da lei e ordem.

113

ZAFFARONI, Eugenio Ral. Em busca das penas perdidas. 4.ed. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

80

Conclui Zaffaroni114 que por intermdio das referidas campanhas de lei e ordem se canaliza o sentimento de insegurana pblica quando o poder das agncias est ameaado, ou quando est prximo uma quebra institucional e se procura gerar a necessidade de ordem e segurana, qualidade que se auto atribuem os regimes com vocao totalitria, pelo sensvel expediente do desaparecimento das notcias. Indica tambm que estas campanhas costumam recorrer a determinados estmulos comunicacionais complementares e convergentes ao mesmo fim, entre outros: a inveno da realidade (distoro por aumento de espao destinado a pgina vermelha, reiterao de notcias, estatsticas cumulativas de estado de risco pblico, focalizao de supostas reas ecolgicas de risco, etc); profecias que se auto realizam, atravs da instigao pblica a cometer delitos mediante meta mensagens: a impunidade absoluta; os menores podem fazer qualquer coisa; os presos entram por uma porta e saem por outra; os juizes so dbeis, etc.; indignao moral, instigao a auto defesa, glorificao dos justiceiros, vigilantes, vingadores e os tristemente clebre esquadres da morte. Enfim, a dramatizao da violncia acaba gerando reaes irracionais, onde cadeia passa ser a soluo milagrosa para os problemas da sociedade. Na falta de priso, justia pelas prprias mos, um linchamento ....

Mas, afinal de contas, de que forma os meios intervm no sistema penal?

Considerados elementos indispensveis para o exerccio do sistema penal, como os meios exercem esta influncia?

Aps afirmar que os meios, ao construrem as notcias, tm a virtualidade de construrem a prpria realidade, Rondelli115, ressalta que, no caso da violncia, os meios no s definem a realidade, como organizam o mundo a partir da dicotomia moral entre o bem e o

114 115

ZAFFARONI, Eugenio Ral. Em busca das penas perdidas. 4.ed. Rio de Janeiro: Revan, 1999. p. 129. RONDELLI, Elizabeth. Media, representaes sociais da violncia, da criminalidade e aes polticas, Comunicao & Poltica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 97-108, dez. 1994 ; mar. 1995.

81

mal, designam seus atributos, nomeiam seus praticantes, sentenciam punies, concedem atenuantes e arrolam justificativas. Oferecem ao pblico, sobretudo, enunciados sobre a violncia, que o orientam a formular representaes sobre seus agentes e sujeitos.

Tendo por objetivo analisar as formas pelas quais os meios intervm ou influenciam no sistema penal, o autor elencou os seguintes assuntos, que entende ter maior relevncia para os objetivos do trabalho:

a- mdia e origem da informao sobre violncia; b- mdia e cultura do medo; c- mdia e representao do crime; d- mdia e representaes sociais da violncia e e- mdia, estigma e violncia.

3.1 Mdia e Origem da Informao sobre Violncia

Ocorrncias violentas cada vez mais possuem visibilidade nos espaos miditicos.

Conforme dados monitorados pela Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia (ANDI)116, nos ltimos cinco anos, a presena do tema violncia cresceu 1300% nos cinqenta maiores jornais do pas.

116

Dados veiculados pela publicao BALAS PERDIDAS, lanada em novembro de 2001, disponvel em: <http://www.andi.org.br/_pdfs/BalasPerdidas.pdf> Acesso em 10. nov. 2004.

82

Diante do aumento das notcias de violncia, importa, sem dvida, analisar a origem das informaes veiculadas pela mdia, especialmente considerando que a partir das fontes que se poder conhecer e explicar a forma de abordagem das notcias e reportagens.

Tnia Cordeiro e Victor Sampedro117 sustentam que os espaos utilizados pela mdia para a divulgao de ocorrncias violentas so amplamente caracterizados como instncias nas quais so reportados os discursos oficiais, especialmente a palavra de representantes das polcias.

Ao analisar reportagens sobre delitos tais como roubos, furtos, homicdios e latrocnios sempre quando envolvem crianas e adolescentes no papel de vtima ou no de agressor , estudo da Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia revelou que 80% das matrias analisadas tm como fonte nica ou principal os boletins de ocorrncia. Isso corresponde a 912 dos 1.140 textos escolhidos por amostragem estatstica dentre 14.905 matrias sobre o tema, veiculadas em 46 jornais de todo o pas no perodo de 1 de julho de 2000 a 30 de junho de 2001.

Diante de tal constatao, o estudo ressalta que:

A imprensa ainda relata a Violncia e descreve personagens baseadas quase que exclusivamente nos BOs. No avana em solues. Quando muito, descreve suas causas pela razo da delegacia e a boca do delegado, as duas grandes fontes de informao dos jornalistas. Comparativamente, as reportagens de poltica e economia expem as boas e as ms intenes dos governantes e promovem correes no raro radicais. A Violncia envolvendo crianas e adolescentes, nessa mesma imprensa, em geral esgota-se como se fosse um caso de polcia. Nessas reportagens constata-se a ausncia do histrico, o pr da causa que ajuda a explicar os motivos da violncia , e o ps da soluo. Raramente cobrada a presena do Poder Pblico ou denunciada a ausncia
117

CORDEIRO, Tnia; SAMPEDRO, Victor. Bahia anlise & dados. Salvador: SEI, v. 11, n. 1, p. 17-22, jun. 2001. Disponvel em: <http://www.sei.ba.gov.br/publicacoes/bahia_analise/analise_dados/pdf/violencia/pag_17.pdf> Acesso em 08. nov. 2004.

83

de Polticas Pblicas. O fato violento visto como descrio de delito, desfocado da conflitualidade que o engendrou. Os BOs, que so apenas e to somente o registro inicial para a abertura de um processo, aparecem descritos como a verdade e, freqentemente, reproduzidos nas reportagens como se fossem sentenas judiciais.118

Em 1997, Katihie Njaine et al. publicaram estudo119 onde verificaram a absoluta precariedade da informao sobre violncia no pas. Conforme a publicao, a informao sobre violncia no Brasil desqualificada, conseqncia tanto do autoritarismo, quanto do preconceito exercido pelas instituies pblicas, cuja cultura legitima e autoriza um controle sobre as informaes.
O servio que essas instituies deveriam prestar aos usurios (o pblico) passa a ser uma tarefa mal realizada e sem nenhum critrio de qualidade, uma vez que as informaes so tratadas como instrumentos de domnio privado e no como uma prestao de servios sociedade, o que justificaria o papel pblico dessas instituies.

Conforme o estudo, as informaes sobre a violncia so geradas por diversas fontes (Delegacia de Polcia, Servio de Sade, Instituto Mdico Legal, Polcia Civil, Polcia Militar, Grupamento de Bombeiros, Secretarias de Segurana Pblica, Secretaria Estadual e Municipal de Sade, Outras Estatsticas), porm tais instituies possuem atribuies e organizam-se como estruturas fortemente burocratizadas, submersas em uma rotina arcaica e culturalmente autoritria, em que a tarefa de informar no considerada importante. Assim, o evento violento pouco esclarecido, tanto por parte da polcia, quanto dos servios de sade. Desta forma, seja em razo da precariedade da investigao, seja mesmo em funo do descaso ou desinteresse, ou ainda em virtude das pssimas condies de trabalho e despreparo

118

119

CORDEIRO, Tnia; SAMPEDRO, Victor. Bahia anlise & dados. Salvador: SEI, v. 11, n. 1, p. 17-22, jun. 2001. Disponvel em: <http://www.sei.ba.gov.br/publicacoes/bahia_analise/analise_dados/pdf/violencia/pag_17.pdf> Acesso em 19. set. 2004. NJAINE, Katihie et al. A produo da (des)informao sobre violncia: anlise de uma prtica discriminatria. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 412, jul.-set. 1997.

84

dos profissionais com relao importncia da atividade que realizam, os formulrios so mal preenchidos.

85

Pode-se observar, aps anlise de boletins de ocorrncia policial e declaraes de bito do Estado do RJ (vide Tabelas 1 e 2), elevadas propores de informaes no esclarecidas em relao a certas variveis fundamentais para a elucidao do evento violento. Ante a precariedade de alguns dados essenciais, contribuindo para a obscuridade e impunidade dos crimes cometidos, o estudo confirma a hiptese inicial de que no importante identificar nem o agressor nem a vtima, na medida em que suas vidas valem pouco (ou nada), que esses papis podem ser intercambiveis, que esse evento fatal no redundar em nenhuma justia ou em nenhuma indignao da sociedade. As investigaes, na maioria das vezes, so arquivadas, por falta de provas mnimas para a instaurao de ao penal.

O estudo refere pesquisa realizada pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundao Oswaldo Cruz, com base nos boletins de ocorrncia policial do Rio de Janeiro, apurou-se que, dos 106 casos de violncia contra crianas de zero a cinco anos de idade ocorridos em 1990, em apenas 24 foram instaurados inquritos. Destes, somente um caso foi concludo, indo a julgamento e o agressor sendo absolvido.

O trabalho tambm faz referncia a artigo publicado por Souza & Freitas, em 1995, onde, analisando os homicdios de adolescentes de 15 a 19 anos, informados pela Secretaria de Polcia Civil do Estado do RJ, no ano de 1990, encontraram que cerca de 67% desses crimes no tinham as circunstncias em que foram perpetrados, constando como homicdio sem quaisquer informaes sobre as causas que os motivaram, sem nenhuma identificao do agressor e sem nenhuma testemunha.

verdade que em muitos casos a ausncia de dados acerca das circunstncias do fato violento tem como justificativa o silncio das testemunhas em virtude do medo, ou mesmo em

86

razo do acobertamento de mortes provocada pelo confronto com policiais. Contudo, se sabe tambm que a desinformao causada pelas prticas culturais dos profissionais da Segurana Pblica e do Setor de Sade que reforam e so reforadas pelos estigmas que designam as vtimas da violncia e acabam reproduzindo um tipo de informao preconceituosa e segregadora. Ao descreverem-nas, minimizam o fato, negligenciam ou mesmo se omitem em relao a certos casos que lhes chegam s mos, ora porque no consideram que seja de sua alada, ora porque imprimem s vtimas esteretipos que as relacionam a situaes de marginalidade.

Conforme pesquisa realizada pelo Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violncia e Sade Jorge Carlli (Claves) em 1995, verificou-se que a prpria linguagem utilizada pelo policial para preencher os boletins varia em funo da sua formao, da sua viso de mundo, mas, sobretudo, pela percepo que ele tem da clientela atendida, segundo os espaos sociais. Assim, para as crianas e adolescentes que sumiram de casa da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, o registro feito com um seqestro, ao passo que, quando se trata de uma criana ou adolescente da Zona Norte, a queixa registrada como um simples desaparecimento, indicando claramente uma classificao territorializada de eventos.

O estudo conclui que a informao assume a forma e a importncia que lhe dada pela sociedade. Especificamente quanto violncia, percebe-se que o grupo social mais vitimizado aquele socialmente excludo da festa do consumo, revestido pelos signos da pobreza, como ser jovem, negro e morar em morro ou periferia da cidade, sendo identificado como bandido. Em relao a estes, no h interesse da sociedade em esclarecer as circunstncias da morte, pois no imaginrio social a morte representaria uma espcie de limpeza e de soluo para os problemas da violncia e das questes sociais.

87

Concluso semelhante chegou Jacqueline Muniz120 ao frisar que:

em parte por conta da baixa valorizao institucional concedida s atividades de inteligncia policial, e nelas esto includas a produo e sistematizao de informaes, o RO [registro de ocorrncia] tem sido, com freqncia, preenchido de forma assistemtica e inconsistente, ou utilizado para atender exclusivamente s exigncias protocolares comuns a qualquer documento oficial, em detrimento das informaes substanciais do fato registrado. Em muitos casos, as informaes previstas so negligenciadas ou encontram-se fora dos campos apropriados.

Informa a autora que, em um universo de 1873 documentos analisados para uma pesquisa sobre vitimizao de policiais, nenhum deles tinha sido preenchido segundo as convenes estabelecidas pelo prprio desenho do formulrio. A maior parte dos campos prdefinidos encontra-se vazia e as informaes costumam ser apresentadas de forma catica no campo-texto destinado descrio do fato ou mecnica do evento. Ainda conforme o trabalho, um dos efeitos mais problemticos do preenchimento irregular do RO a impossibilidade de analisar, de forma consistente, os indicadores sociais relativos s vtimas e seus supostos agressores. Obrigado(a), uadro 1 a seguir evidencia que as notificaes raramente trazem informaes diretas sobre o "estado civil", a "idade", a "instruo" e a "etnia" dos atores envolvidos, sendo necessrio extra-las de outras informaes conexas e dispersas pelos campos descritivos.

120

MUNIZ, Jacqueline. Registros de Ocorrncia da PCERJ como fonte de informaes criminais, junho de 2000. Disponvel em: <http://www.cesec.ucam.edu.br/publicacoes/roteiros/criminalidade.asp> Acesso em: 14 out. 2004.

88

Quadro 1 Preenchimento dos registros de ocorrncia

A partir da anlise de noticias sobre operaes policiais em relao a atividades ilegais de imigrantes de pases limtrofes, publicadas em trs jornais argentinos, Hernn Gmez121 conclui que a interpretao redutiva, simplificadora e estereotipadora da realidade do delito nas crnicas policiais tem como justificativa justamente o fato de que as crnicas policiais em geral veiculam, sem variaes, os discursos das instituies do sistema penal.

Diante desta constatao, Gmez sustenta que os discursos das agncias policiais so percebidos como hegemnicos ou dominantes, no por uma caracterizao a priori dos atores ou seus discursos, seno pelo peso que adquire essa voz no contexto dos discursos de mediao informativa. Alm disso, a produo de discursos hegemnicos por parte dos meios implica um processo no necessariamente racionalizado por parte dos grupos proprietrios dos meios, nem pelos jornalistas. Envolve todas as situaes e todos os atores envolvidos no processo de produo de notcias. Por exemplo,

121

Las noticias policiales en relacin a la legitimacin de prcticas y discursos institucionales. La "produccin" de las noticias y la configuracin de discursos hegemnicos, Hernn Gmez, Equipo de Antropologa Poltica y Jurdica. Facultad de Filosofa y Letras Universidad de Buenos Aires/Argentina Marzo de 1996. Disponvel em: <http://www.cfh.ufsc.br/~levis/hernan.htm> Acesso em: 10. set. 2004.

89

al visualizar las "campaas de ley y orden" antes que buscar el mensaje que una agencia impone a la sociedad mediante otra, en realidad habra que situarlas en un complejo de intereses y contextos de produccin de sentido. Es decir, el motor de estas acciones periodsticas no se encuentra en el inters de una agencia exclusivamente, sino responde a un conjunto de intereses. La eficacia de las estrategias agenciales, en este caso las estrategias de la institucin policial de publicitar sus actividades y su interpretacin de la realidad del delito, estn condicionadas por las estrategias de la agencia periodstica.

O estudo de Gmez tem como um dos pressupostos tericos a definio de hegemonia trazida por Gitlin122, qual seja, a maneira sistemtica, embora no necessariamente deliberada, atravs da qual se consegue fabricar o consentimento em massa ordem estabelecida. O controle social teria de ser mantido sem o sacrifcio da legitimidade de que os poderes dominantes necessitariam para manter o seu domnio, refletindo-se essa ao na comunicao jornalstica. Os meios de comunicao social, apesar de no serem um monlito ideolgico, serviriam uma funo hegemnica por continuamente produzirem uma ideologia que, integrando valores e normas do senso comum, serviria para reproduzir e legitimar a estrutura e ordem sociais. Essa permeabilidade ao senso comum adviria da necessidade de fazer passar a ordem socialmente construda por natural de forma no coerciva. Por sua vez, a autonomia relativa dos media e dos jornalistas daria s mensagens miditicas maior credibilidade e legitimidade do que se estas fossem diretamente controladas. Ao aceitarem as interpretaes oficiais dos acontecimentos, ao centrarem-se nas fontes de poder que se concentram nos crculos das elites dominantes e ao marginalizarem ou secundarizarem, deslegitimizando as vozes alternativas ou as dos cidados sem grande poder, os media serviriam uma hegemonia que no necessitaria de recorrer coero. As notcias teriam as marcas dessa hegemonia.

122

GITLIN, T. The whole world is watching. California: University of California Press, 1980.

90

3.2 Mdia e Cultura do Medo

Cultura do medo, gerada pela violncia, determina a vida do cidado. Esta foi a manchete de reportagem veiculada em maro de 2004 por um dos mais importantes jornais do pas123.

A partir da anlise de especialistas em diversas reas, a matria afirma que a violncia e a chamada cultura do medo por ela causada traz importantes repercusses na vida do cidado:

a- conforme o psiquiatra e psicanalista David Levisky, vice-presidente do Instituto So Pauto Contra a Violncia, a fragilidade e a transitoriedade de valores que criam a identidade do indivduo so os responsveis por esse novo carter da violncia. A pessoa no encontra valores que a dignifiquem, seja na famlia, na escola ou nas instituies pblicas. Dessa maneira, grupos se formam no em torno de uma ideologia, de uma tica comum -caso de gangues como a dos carecas e dos surfistas de trem. O que os une a manifestao da violncia em qualquer grau. " a forma que encontram para expressar suas tenses, angstias, para dizer eu existo". Alm disso, a banalizao da violncia, em que imagens e informaes de dar medo se repetem sucessivamente no dia-a-dia -seja na rua ou dentro de casa- e na mdia, legitima a violncia fsica como forma de soluo de conflitos, como um valor de afirmao;

b- o especialista em psicofisiologia Kenji Toma afirma que os comportamentos violentos tambm acarretam problemas fisiolgicos. Em um estudo cujo objetivo era medir alteraes hormonais em jovens expostos a cenas de violncia, realizado na faculdade Csper Lbero (SP), em 2000, foram constatadas variaes significativas que condiziam com os testes

123

JORNAL FOLHA DE SO PAULO, edio de 04.03.2004, matria disponvel no endereo eletrnico <http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3272.shtml>.

91

de agressividade tambm realizados. Isso quer dizer que a exposio torna o jovem mais violento? Segundo Kenji Toma, autor do estudo, "h um risco real de prolongar a tendncia agressiva e criar uma patologia social ou, ento, criar uma insensibilidade violncia, que absorvida passivamente e, no lugar de despertar a indignao, gera a apatia";

c- por fim, conforme Vera Malaguti, historiadora e secretria-geral do Instituto Carioca de Criminologia, o estado de indiferena e insensibilidade est associado a um modelo poltico-econmico em que tudo descartvel, dos bens de consumo aos meios de sustento, como o emprego. "No h projeto nacional, polticas pblicas, e as pessoas no podem nem ter projetos de vida. Vira um vale-tudo.". Tal modelo dissolve as seguranas concretas das pessoas e gera uma insegurana difusa, que no tem onde se apoiar: h medo da fome, da guerra, de perder o emprego, do desastre ecolgico.

Pegoraro124 afirma que a insegurana atual tem sido produzida por uma gesto poltica polticas econmicas neoliberais de mercado que acarretam uma sociedade tremendamente polarizada - que produz efeitos inumanos em todos os nveis; esta poltica tem expandido os medos sociais presentes no cotidiano, como o medo que produz a insegurana no trabalho, o medo que produz o desamparo na sade, na educao e na segurana social. Assim, o indivduo fica inerte ante relaes sociais que no controla e isso acaba aumentando seus medos e sua sensao de insegurana ante o prximo:

La guerra social siempre presente, pero hoy exacerbada, de los poderosos y triunfadores sobre los derrotados sociales produce vctimas mas o menos inocentes (que estn en el medio?) pero la guerra siempre tiene estos inconvenientes. Y as esta reflexin va en el camino de sostener que el modelo neoliberal inclua una oblacin social en un quirfano y se ha encontrado con que muchos pacientes que iban camino a ser autopsiados simplemente se niegan a ser pacientes. En tal sentido esta particular inseguridad que sobrevuela a nuestra sociedad, como a otras
124

PEGORARO, Juan S. Uma reflexin sobre la inseguridad. Argumentos. Revista Eletrnica de Crtica Social, Instituto de Investigaciones Gino Germani, Buenos Aires/Argentina. Disponvel: <http://argumentos.fsoc.uba.ar/n02/articulos2.htm> Acesso em 24. out. 2004.

92

latinoamericanas, est producida por esta nueva forma econmica legalilegal, (Tonkonoff, 1997) que ejercen estos parias sociales para sobrevivir, forma econmica que es la que siempre han utilizado los sectores dominantes, en otros rubros ms lucrativos, para la acumulacin capitalista.

Na mesma linha de pensamento, Riella 125 sustenta que os crescentes fenmenos de violncia nas sociedades contemporneas podem ser analisados como uma expresso do debilitamento do modelo de controle social construdo com a modernidade. Ou seja, as formas de disciplinamento e controle social que as classes dominantes foram instaurando desde as origens do capitalismo, que forjaram a sociedade industrial e que encontraram sua melhor formulao no modelo Fordista, por diversos motivos se encontram atualmente em crise. Estes motivos estariam relacionados globalizao, perda de peso do Estado, ao declnio da sociedade industrial e, como corolrio destas transformaes, crise da modernidade.

Vera Malaguti Batista126 (2003), ao estudar as razes histricas do medo na sociedade urbana brasileira, sustenta que a hegemonia conservadora na formao social brasileira trabalha a difuso do medo como mecanismo indutor e justificador de polticas autoritrias de controle social.

Conforme o estudo, se a ameaa no sculo XIX era o quilombo, hoje ela reside na favela. Mais de 150 anos se passaram e pouco mudou no que diz respeito cultura do medo no Rio de Janeiro. A cultura do medo incentivada desde o sculo XIX pelas elites

conservadoras para que a chamada ordem social seja mantida. A difuso do medo serve, assim, para detonar estratgias de disciplina e neutralizao das massas pobres. O medo induz

125

126

RIELLA, Alberto. Violncia y control social: el debilitamiento del orden social moderno. Sociologias, ano 1, n. 1, pp. 122-145, jan./jun. 1999. BATISTA, Vera Malaguti. O medo na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

93

ao conservadorismo e ao pedido por polticas duras, o que acaba refletindo no aumento da represso penal.

Especificamente quanto cultura do medo e o aumento da represso, Maria Lcia Karam127 adverte que:

o clima de pnico e de alarme social em torno do fenmeno da criminalidade, alimentador do generalizado desejo de punio, da intensa demanda de represso, da obsesso por segurana, j torna rotineiro o apelo simplista e enganosa soluo penal, como frmula sempre pronta de resposta a situaes socialmente negativas e indesejadas, que, em determinados momentos, passam a comover e assustar, de forma mais especial.

A mdia possui, sem dvida, relevante impacto como fonte de inquietao pblica ao tratar as questes do crime e da violncia. Tal impacto pode ser explicado por duas ordens de razes128: 1) a incidncia do crime enquanto cone miditico, demonstrada em muitos estudos que atestam a sobrerreprestao da criminalidade violenta nos media; 2- o medo do crime enquanto experincia subjetiva no depender direta e exclusivamente da experincia da vitimizao.

Conforme Ronaldo Burns e Charles Crawford129, Cohen fornece uma das melhores definies de pnico moral130 quando sugere que isso ocorre quando

Uma condio, episdio, pessoa ou grupo de pessoas emerge para ser definida como uma ameaa aos valores e interesses da sociedade; sua natureza (a do pnico) apresentada em um estilizado e estereotipado padro pela mdia de massa; as barricadas morais so conduzidas por editores, bispos, polticos e outras pessoas quepensam de maneira correta...
127

128

129

130

KARAM, Maria Lcia. Porte de arma: a irracionalidade da soluo penal. Disponvel em: <http://www.neofito.com.br/artigos/art01/penal18.htm> Acesso em 26. out. 2004. PENEDO, Cristina. O crime nos media. Impacto e valor simblico das histrias transgressivas. Media & Jornalismo, v. 3, pp. 89-102, 2003. BURNS; Ronaldo; CRAWFORD, Charles. School shootings, the media and public fear: ingredients for a moral panic. Crime, Law & Social Change, v. 32, p. 147-168, 1999. Em ingls, moral panic.

94

Algumas vezes o motivo do pnico completamente novo e outras vezes algo que existiu por tempo longo o bastante, mas repentinamente aparece na publicidade. Algumas vezes o pnico passa e esquecido... e outras vezes ele tem repercusses mais srias e duradouras e pode produzir mudanas to grandes como aquelas no policiamento legal ou social ou mesmo no modo como a sociedade concebe ela mesma131.

Estudo pioneiro de S. Cohen deu sustentao tese do pnico moral, ao descrever a capacidade de simbolizao dos media na diferenciao de novas realidades ou universos marginais. Conforme este estudo, a forma como a imprensa britnica tratara na dcada de 60 episdios de confrontos juvenis entre mods e rockers conduziu criao de novas figuras na galeria dos desviantes que se tornaram, a partir da, fonte de inquietao pblica e da ateno das instncias de controle formal.

Goode e Ben-Yuda132 sugerem que o pnico moral surge quando uma substancial poro da sociedade sente que determinados malfeitores propem uma ameaa ordem moral da sociedade. Como resultado, o consenso geral entre o grupo fazer algo sobre a questo. O principal foco da sua reao tipicamente envolve a potencializao do aparato de controle social da sociedade, incluindo rgidas ou renovadas regras, crescimento da hostilidade pblica e condenao, mais leis, sentenas mais longas, mais polcia, mais prises e mais celas (Goode Bem-Yuda, 1994: 30). atravs desses e outros esforos que a ordem moral para ser restabelecida, ou posta em cheque.

131

132

Traduo livre. No original: A condition, episode, person or group of persons emerges to become defined as a threat to societal values and interests; its (the panic) nature is presented in a stylized and stereotypical fashion by the mass media; the moral barricades are manned by editors, bishops, politicians, and other rightthinking people. Sometimes the subject of the panic is quite novel and at other times it is something which has been in existence long enough, but suddenly appears in the limelight. Sometimes the panic passes over and is forgotten at other times it has more serious and long lasting repercussions and might produce such changes as those in legal and social policy or even in the way society conceives itself (COHEN, S. Folk devils and moral panics: the creation of the mods and rockers. London: MacGibbon and Kee, 1972. p. 9). Goode Bem-Yuda, 1994: 30, apud BURNS; Ronaldo; CRAWFORD, Charles. School shootings, the media and public fear: ingredients for a moral panic. Crime, Law & Social Change, v. 32, p. 147-168, 1999.

95

Sobre o enfoque de Goode e Bem-Yuda de pnico moral, Ronald Burns e Charles Crawford analisaram tiroteios em escolas pblicas americanas ocorridos nos anos de 1997 e 1998133. Ao analisar as estatsticas sobre crimes juvenis, o estudo concluiu que a reao foi completamente exacerbada. Os seguintes dados so trazidos pela pesquisa: No tem havido crescimento no nmero de crianas com idade abaixo de 13 anos detidas por homicdios nos Estados Unidos. Em 1965, 25 crianas com idade abaixo de 13 anos foram detidas por homicdio e em 1996 foram 16, um declnio de 36%; No total, menos de 3 por cento dos assassinatos na Amrica em 1996 envolveram algum de idade inferior a 18 anos matando algum de idade tambm inferior a 18; A base de dados do FBI aponta que as prises nacionais por violncia juvenil decresceram em nmero e em proporo do total de prises juvenis entre 1992 e 1996; Trs em cada quatro das vtimas jovens de assassinato 90% delas de idade inferior a 12 anos e 70% de idades entre 12 e 17 anos so mortas por adultos, no por jovens;

133

Em uma escola do Mississipi, em 1 outubro de 1997, um estudante de 16 anos de idade matou sua me e seguiu para sua escola, onde atingiu nove estudantes. Dois deles morreram, inclusive a ex-namorada do garoto. Dois meses depois um garoto de 14 anos de idade comeou a atirar em um estudante de um grupo de oraes em West Paducah, Kentucky. Trs estudantes foram mortos e cinco ficaram feridos. Mais tarde, em maro de 1998, quatro estudantes e um professor foram mortos em Jonesboro, Arkansas, assim que saram da West Side Middle School quando um alarme de incndio, deliberadamente disparado pelos atiradores, soou. Dois garotos, de 11 e 13 anos de idade, abriram fogo contra o grupo to logo saram do prdio. Incidentes semelhantes ocorreram pelos Estados Unidos, inclusive situaes em Oregon onde, em 21 de maio, um kip kinkel de 15 anos de idade disparou uma arma indiscriminadamente em uma cafeteria lotada na Thurson High School, matando dois estudantes e ferindo outros 22; e em Edinboro, Pensylvania, onde, em 24 de abril, um estudante atingiu fatalmente um professor e feriu dois colegas. Talvez o mais difundido incidente ocorreu em 20 de abril, 1999, quando dois estudantes da Columbine (CO) High School abriram fogo, matando um professor e 12 colegas antes de se suicidarem.

96

Outros dados evidenciam o decrscimo da violncia escolar. Importantes as seguintes afirmativas: Houve 55 mortes por tiroteios em escolas no ano escolar de 1992 a 1993; 51 em 93-94; 20 em 94-95; 35 em 95-96; 25 em 96-97; e 40 em 97-98 (Lester, 1998). H mais de 50 milhes de estudantes e mais de 80 mil escolas ao longo do pas; As chances de uma criana ser atingida por um raio so maiores do que a chance, que de uma em um milho, de ser assassinada na escola. O nmero de crianas mortas pela violncia armada nas escolas aproximadamente a metade do nmero de americanos mortos anualmente por raios; De acordo com PRIDE, o nmero de estudantes portando armas nas escolas caiu de 6 por cento em 1993-94 para 3,8 por cento em 1997-98; Em Los Angeles, 15 mil pessoas foram assassinadas durante os anos 90. Cinco ocorreram em escolas. De 1.500 assassinatos em Orange Country durante os anos 90, nenhum ocorreu em escolas. Instituies desta rea servem 2 milhes de estudantes, incluindo 700.000 adolescentes; Os Estados Unidos tm aproximadamente 338 milhes de crianas com idades entre 10 e 17 anos que freqentam 20.000 escolas secundrias. Em 1994, no houve tiroteios em escolas em que mais de uma nica pessoa tenha sido morta; em 1997, foram 4; e em 1998 foram 2.

Portanto, no resta dvida de que a reao da mdia tem mais a ver com a raridade das ocorrncias do que propriamente em funo de sua freqncia. O estudo sugere que a instaurao do estado de pnico moral atende a diversos interesses:

97

a- polticos: utilizam o pnico moral para pregar o crescente aumento de punio, especialmente em relao aos delinqentes juvenis. A idia do aumento de represso bem vinda ao pblico, pois o medo gera uma tentao de simplificar solues, muitas vezes punitivas, para problemas complexos; b- com o trmino da guerra fria, em uma era de paz e prosperidade no meio leste, os americanos tiveram que focalizar a ateno em outro lugar. O medo, por sua vez, excelente instrumento para ser explorado pela mdia. Assim, os tiroteios ocorridos nas escolas

forneceram uma perfeita oportunidade para atingir o pblico. Com o preexistente desconforto geral com os crimes juvenis, a mdia reconheceu e aproveitou uma ideal oportunidade para continuadamente cobrir uma questo que pessoalmente afeta uma vasta audincia e envolve ofensa contra crianas, um grupo que tem sido referido como de sentimentalidade incalculvel.

3.3 Mdia e Representao do Crime

Inmeros estudos demonstram que h flagrantes discrepncias entre as estatsticas oficiais e as notcias apresentadas pela mdia.

Conforme Naylor134, os principais jornais ingleses dedicam, em mdia, 65% de seu noticirio de crimes para relatos de violncia de carter pessoal, sendo que as estatsticas policiais informam que apenas cerca de 6% dos crimes registrados envolvem violncia de natureza pessoal.

134

NAYLOR, Bronwyn. Reporting Violence in the Britsh Print Media: Gendered Stories. The Howard Jornal, v. 40, n. 2, may. 2001.

98

Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto de Poltica de Justia, de Waschington, e o Grupo de Estudos de Meios de Comunicao de Berkeley EUA135, traz importantes contribuies sobre a divulgao da violncia pel mdia, especialmente quando a violncia envolve jovens e questes raciais.

Uma das primeiras observaes do estudo consiste no fato de que o pblico americano depende dos meios de comunicao para entender o crime. E sustentam a formulao com o resultado de uma pesquisa em que 76% dos entrevistados declararam que formam suas opinies acera dos delitos atravs dos meios de comunicao. Ou seja, uma porcentagem trs vezes maior se comparado s pessoas que manifestaram que seu conceito de crime surgia de experincias prprias.

Algumas concluses do estudo revelam as distores praticadas pelos meios de informao: a- os jovens envolvidos em delitos compreendem 14% do universo da criminalidade e, sem embargo, representam 70% do foco da cobertura da televiso; b- apesar da nfase dos meios no crime juvenil, apenas 2% das crianas ou jovens so vtimas de crimes violentos; c- a cobertura de homicdios nas grandes cadeias de televiso aumentou 473% entre 1990 e 1998, sendo que no mesmo perodo as mortes violentas diminuram 33%; d- diante de tal cobertura, no de se estranhar que dois teros dos americanos pensam que os delitos cometidos por jovens esto aumentando. Alis, no outra a razo que em
135

A pesquisa, denominada Youth, Race & Crime in the news, divulgada em abril de 2001, foi dirigida por Lori Dorfman e Vincent Schiraldi e analisou 77 estudos relacionados com crime e juventude, realizados entre 1910 e 2000. Os estudos referidos compreendem a anlise da cobertura feita por cadeias de televiso, jornais e revistas. A pesquisa encontra-se disponvel em: <http://www.buildingblocksforyouth.org/media/media.html> Acesso em: 12 set. 2004.

99

1998, quando o crime juvenil estava em seu ponto mais baixo dos ltimos 25 anos, 62% dos entrevistados por uma pesquisa nacional sentia que tal criminalidade estava subindo; e- no ano escolar entre 1998 e 1999, quando a possibilidade de morrer assassinado em uma escola nos Estados Unidos era menor do que uma em um milho, 71% dos consultados por uma pesquisa realizada pela NBC e pelo Wall Street Journal afirmaram crer que um tiroteio poderia ocorrer em sua comunidade; f- a atmosfera criada pelos meios de comunicao sobre o crime e a juventude pode haver infludo em mudanas severas na legislao criminal sobre menores; g- desde 1992, em 47 estados americanos passaram a viger leis mais duras contra os jovens que cometem delitos e tal legislao facilita o julgamento dos menores de idade como adultos; h- apensar de que no Estado da Califrnia, durante as dcadas de 80 e 90 os crimes cometidos por jovens diminuram em comparao com os delitos cometidos por maiores de idade, os eleitores desse Estado votaram, de forma arrebatadora, em 2000, pela proposio 21, que estabelece que os maiores de 15 anos podem ser julgados automaticamente como adultos, caso cometam certos tipos de crimes; i- quanto mais estranhos e inusuais os crimes, mais possibilidades tm de serem noticiados. Conclui o estudo que: a. especialmente sobre crimes violentos, no h proporcionalidade entre as estatsticas criminais e as notcias publicadas pelos meios de comunicao;

100

b.

os meios de comunicao, particularmente os noticirios da televiso, inapropriadamente fazem uma conexo entre crime e raa, especialmente quando se trata de crimes violentos;

c.

quando os jovens aparecem nas notcias, usualmente saem em histrias relacionadas com violncia.

Orlando DAdamo e Virginia Garca Beaudoux136 pesquisaram a relao existente entre as notcias sobre delitos publicadas pelos meios grficos argentinos nos ltimos anos e as estatsticas oficiais sobre a criminalidade no pas, elaboradas pelo Ministrio da Justia da Argentina.

Assim, os pesquisadores valeram-se do denominado ndice de Violncia Social Percebida - IVSP, instrumento construdo e atualizado periodicamente pelo Centro de Opinio Pblica da Universidade de Belgrano, que permite medir as variaes mensais da cobertura que a violncia e a insegurana recebem dos principais meios grficos do pas, excluindo a denominada imprensa amarela.

Conforme a pesquisa, em relao ao ano de 2000, possvel verificar facilmente visualizando os Grficos 1 e 2 que o aumento ou a diminuio da cobertura que os temas violncia e insegurana recebem nos meios no corresponde com seu aumento ou diminuio reais. O ms que registrou a maior taxa de delitos reais no ano de 2000 foi maro. Inversamente, nos meios impressos foi maro o ms em que se publicou menos notcias referentes insegurana. O ponto mais alto na mdia foi registrado em maio e a agenda miditica foi quase inteiramente ocupada pelo caso do homicdio de uma adolescente de 15

136

DAdamo, Orlando.; Garca Beaudoux, Virginia. Distorsiona la prensa la percepcin social que la opinin pblica construye acerca del delito, la violencia y la inseguridad?, Psicologa Social, Madrid: Fundacin Infancia y Aprendizaje, v. 18, n. 1, pp. 3-16, 2003.

101

anos que foi assassinada enquanto dormia na casa dos pais menor (denominado pela mdia como caso Fraticelli). A cobertura desse caso ocupou numerosas pginas dos peridicos e recebeu um tratamento com uma narrativa dramtica e novelesca.

Em relao ao ano de 2001, novamente se observam diferenas nas tendncias das curvas entre o que foi publicado pelos meios e os delitos reais. As menores taxas do delito real correspondem aos meses de junho, maio e fevereiro. Inversamente, fevereiro resultou no ms com pontuao mais alta na cobertura miditica em virtude de dois homicdios: o caso de um empresrio, de nome Perel, que foi assassinado junto a sua esposa em um complexo de frias; e o caso da menor Natalia Melmann, adolescente de 15 anos que saiu uma noite com suas amigas e resultou violada e assassinada.

De outro lado, importante consignar que, em razo da grande cobertura jornalstica dada ao atentado terrorista ocorrido nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, houve uma brusca diminuio da cobertura dos problemas relacionados segurana local na mdia, o que redundou queda na pontuao correspondente a referido ms, pela primeira e nica vez, abaixo da base histrica do ndice.

Ressalta o trabalho que no resta dvidas de que a violncia, o delito e a insegurana ocupam um lugar cada vez mais importante na agenda miditica estabelecida pela imprensa Argentina. Conforme registrado pela Grfico 6, apenas a questo da insegurana concentrou 31.6% de todos os temas das manchetes de capa publicadas no transcurso de 2002, posicionando-se, assim, em um lugar de central importncia na agenda estabelecida pelos principais meios grficos do pas.

Fato semelhante ocorreu quando se observam os dados da cobertura que o crime recebeu no perodo compreendido entre janeiro e agosto de 2002 (Grfico 7); nos meses de

102

julho e agosto a mdia dedicou importante quantidade de publicaes chamada la ola de secuestros. E novamente esta cobertura foi construda sobre a base de leading cases: principalmente o seguimento dirio dos casos dos trs menores que foram vtimas de seqestros extorsivos no transcurso dos mencionados meses.

A partir dos dados analisados possvel concluir que a cobertura dos meios acerca da violncia e insegurana no necessariamente reflete a realidade dos delitos. Como no poderia deixar de ser, os meios privilegiam o tratamento de histrias que permitem a construo de uma narrativa: assim, o caso como a de Natalia Melmann, estudante de 15 anos e filha de uma famlia de classe mdia como tantas, que foi violada e assassinada por uma quadrilha de delinqentes; o caso como o seqestro de um homem maior e com problemas cardacos, o empresrio Abarham Awada, deixando atnita toda sua famlia; o caso como a violao e homicdio por parte de trs homens de uma mulher jovem e de classe mdia, a professor Fabiana Gandiaga, em pleno centro de Buenos Aires, a luz do dia e em um centro desportivo ao qual havia levado seu pequeno filho. Em outras palavras

casos que facilitan que se produzca una identificacin en la mayora de los ciudadanos lectores porque se sitan cerca de sus vidas, porque son historias que involucran a vctimas comunes y que estn embebidas de un terrible dramatismo. Casos que se transforman en leading cases.

Conclui o estudo que:

La cobertura meditica de la violencia se realiza, fundamentalmente, a travs de leading cases, lo que produce una discrepancia mensual observable entre la violencia real y la violencia social tal como es percibida por la opinin pblica. Los leading cases producen impresiones e identificaciones duraderas desde el punto de vista psicolgico que podran dar lugar al aumento de la desconfianza interpersonal y de la tendencia al retraimiento social. Lo ms importante en cuanto a los efectos psicolgicos sea, quizs, reflexionar acerca del hecho de que la exposicin a la violencia meditica tiene como consecuencia psicolgica la emergencia de una

103

profunda acentuacin de las sensaciones de victimizacin, de indefensin, de riesgo y de vulnerabilidad personal, amplificando la desconfianza hacia los dems y hacia el entorno social. La sensacin de inseguridad puede reforzar posturas extremas e individualistas y la amenaza percibida puede llevar a que el otro se perciba y convierta en enemigo.

Grfico 1 Fonte: Centro de Opinin Pblica de la Universidad de Belgrano

Grfico 2 Fonte: Direccin Nacional de Poltica Criminal. Ministerio de Justicia de la Nacin Argentina

104

Grfico 3
Fonte: Centro de Opinin Pblica de la Universidad de Belgrano

DNPC. Evolucin mensual de la tasa de delitos cada 100 mil hab. Ao 2001.
300 290 280 270 260 250 240
Fe br er o o ay o Ag os to Se pt ie m br e O ct ub re N ov ie m br e D ic ie m br e En er o Ju ni o M M Ju l io Ab r il ar z

Grfico 4 Fonte: Direccin Nacional de Poltica Criminal. Ministerio de Justicia de la Nacin Argentina

105

Grfico 5 Fonte: Direccin Nacional de Poltica Criminal. Ministerio de Justicia de la Nacin Argentina

Grfico 6

106

Fonte: Centro de Opinin Pblica de la Universidad de Belgrano.

Grfico 7
Fonte: Centro de Opinin Pblica de la Universidad de Belgrano.

Concluso acerca da discrepncia entre a violncia verificada pelas estatsticas e a violncia retratada pela mdia tambm chegou o socilogo Tlio Kahn aps pesquisa137 comparativa entre a forma como o crime representado na imprensa com os dados coletados pelos rgos oficiais.

Para saber que tipo de crime e com que intensidade os meios de comunicao retratam, o trabalho pesquisou por palavras-chave a ocorrncia de sete delitos em dois jornais de circulao nacional um de So Paulo e outro do Rio de Janeiro. Com isso foi possvel uma idia da importncia relativa com que os vrios delitos so tratados pela imprensa. Em

137

KAHN, Tlio. Estudo mencionado em Cidades Blindadas. So Paulo: Sicureza, 2002.

107

seguida, as porcentagens com que os crimes aparecem nos jornais foram comparadas com a porcentagem de crimes computados pelos rgos oficiais de segurana pblica, no intuito de verificar as diferenas entre os tipos de fontes.

Conforme o estudo, a correspondncia entre os crimes registrados na polcia e os crimes noticiados pela imprensa bastante tnue para certos tipos de crime.

Assim, os pequenos furtos e as leses corporais, que so os delitos mais freqentes nas estatsticas oficiais, apenas aparecem no noticirio quando existe algo de pitoresco ou anedtico relacionado a eles. Ao contrrio, os assassinatos, os estupros, seqestros e aes de traficantes de drogas so cobertos numa proporo bastante superior sua participao no mundo do crime.

Delito Furto Leso corporal/espancamento Roubo/assalto Assassinato/homicdio/l atrocnio Trfico de drogas Estupro Seqestro

Folha 97 2,7 3,9 24,7 41,5 9,5 6,4 10,6

Folha 98* 4,8 2,7 27,6 38,1 10,5 5,3 10,5

JB 97 3,0 4,6 27,3 41,5 14,3 6,2 2,5

JB 98* 2,9 2,3 31,5 43,9 13,1 3,5 2,2

Crimes em So Paulo -1 trim. 1998 45,6 27,3 23,7 1,7 1,0 0,4 0,0001

Total

7727

3437

4279

2180

247446

Fontes: Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e Secretaria da Segurana Pblica do Estado de So Paulo.
*

at julho de 1998.

3.4 Mdia e Representaes Sociais da Violncia

No resta dvida de que a mdia contribui para a divulgao de representaes sociais sobre a violncia, o que vem sendo objeto de inmeros trabalhos.

Sob o enfoque da teoria das representaes sociais, importante destacar o estudo publicado por Fabiana Pinheiro Ramos e Helerina Aparecida Novo138, psiclogas da Universidade Federal do Esprito Santo, sobre o caso do seqestro do nibus 174139, em junho de 2000, no Rio de Janeiro.

Fabiana Ramos e Helerina Aparecida Novo analisaram as representaes sociais construdas sobre a figura do criminoso a partir do enfoque da perspectiva da produo da alteridade.

Conforme as autoras, na anlise da Psicologia Social, o termo produo da alteridade se refere ao processo de elaborao da diferena em relao a um outro, sendo orientada para o interior do prprio grupo em termos de proteo e para o exterior em termos de desvalorizao do diferente, associando num mesmo movimento construo da identidade e excluso da diferena, conforme afirma Jodelet (1999): "A alteridade produto de duplo processo de construo e de excluso social que, indissoluvelmente ligados como os dois
138 139

Mdia, violncia e alteridade: um estudo de caso (Estudos de Psicologia 2003, 8(3), 491-497. No dia 12 de Junho de 2000, s 14h20m, um homem (Sandro do Nascimento) embarca no bairro Jardim Botnico, cidade do Rio de Janeiro, em um nibus que faz a linha 174, com um revlver calibre trinta e oito mostra. Vinte minutos depois, um passageiro sinaliza para um carro da polcia que intercepta o nibus. Nesse momento, alguns passageiros conseguem fugir, e dez pessoas ficam como refns dentro do nibus. Enquanto comeam as negociaes com o Batalho de Operaes Especiais (BOPE) da polcia, seguem-se ameaas, tiros, e reaes exaltadas por parte do seqestrador, que simula atirar em uma das refns e obriga outra a escrever frases de ameaa no vidro do nibus. s 18h49m o seqestrador Sandro desce do nibus com uma das refns, a professora Gesa Firmo, e trs policiais se aproximam. Um dos soldados do BOPE avana contra Sandro e tenta mat-lo, mas erra o alvo e atinge a refm. O seqestrador, usando o corpo da refm como escudo d mais dois tiros na professora, que resultam em sua morte. Sandro preso e, aps ser levado no camburo da Polcia Militar, morto por asfixia dentro do carro por cinco policiais. O conflito durou quatro horas seguidas e foi transmitido ao vivo pela TV.

109

lados de uma mesma folha, mantm sua unidade por meio de um sistema de representaes" (p. 47-48).

A anlise teve como base uma reportagem publicada pela Revista Veja, uma reportagem publicada pela Revista poca e setenta matrias divulgadas pelo jornal Folha de So Paulo.

Conforme o trabalho, foi possvel perceber uma clara tentativa por parte da mdia em descrever Gesa como uma pobre menina cheia de sonhos e esperanas que lutava para sobreviver. J quanto a Sandro, tratava-se de um desviado/transviado sem nenhuma esperana ou futuro de vida.

Ao eleger Sandro como o bode expiatrio da situao, passando a ser o alvo das atenes e do dio da populao e da imprensa, resta evidenciado o processo de construo da alteridade, em que todas as caractersticas indesejveis e negativas so jogadas para o outro. A necessidade de manter o controle parece ser satisfeita atravs da degradao do outro indesejado.

Outro dado importante a tentativa de justificar a morte de Sandro. Afinal de contas, Sandro era tido como louco e perigoso que ameaava matar a todos com uma arma em punho.

Nas diversas reportagens analisadas dificilmente o ato dos policiais foi tratado como crime ou assassinato. Na maioria dos textos falava-se em a morte de Sandro ou Sandro foi morto ou ainda Sandro foi asfixiado.

Concluem as autoras que:

110

as representaes dominantes no cenrio social enfocam a violncia como um fenmeno produzido por um sujeito privado (no sentido de independente do social que o cerca e o constitui) que no sabe lidar com suas emoes e problemas e que, portanto, deve ser excludo da convivncia social. Entendemos que a violncia deve ser interpretada como um fenmeno que vem sendo gestado no modelo de sociedade desigual e excludente em que vivemos, e a soluo passa, necessariamente, pela transformao social e no apenas pela "punio de culpados".

Ficou claro tambm que a mdia no contextualiza a situao, ou seja, no analisa os fatos histricos, sociais e econmicos envolvidos na produo da violncia. Os criminosos so vistos como se no fizessem parte do mundo real no qual se aplicam regras, valores e consideraes de justia.

Theophilos Rifiotis140 analisa os discursos sobre a violncia policial produzidos pela imprensa escrita sobre o chamado caso Favela Naval (Diadema, So Paulo) 141. A divulgao do caso pela Rede Globo ocorreu em 31 de maro de 1997, e o estudo analisou as reportagens publicadas pelos jornais Folha de So Paulo e O Estado de So Paulo.

O caso Favela Naval pode ser considerado emblemtico, pois nos dias que sucederam a sua divulgao, importantes propostas em andamento foram concretizadas. Assim, foi aprovado pelo Senado um projeto em regime de urgncia que tipificava o crime de tortura (o projeto foi sancionado em 6 de abril). No dia seguinte, a Comisso de Constituio e Justia da Cmara aprova a emenda constitucional que federaliza os crimes contra os direitos humanos. Inmeras discusses foram iniciadas sobre a questo da unificao das polcias, policiamento comunitrio, implantao do Programa Nacional dos Direito Humanos etc.

140

141

RIFIOTIS, Theophilos. Violncia policial na imprensa de So Paulo. O leitor-modelo no caso da Polcia Militar na Favela Naval (Diadema). Revista So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 13, n. 4, p. 28-41, 1999. O programa Jornal Nacional da TV Globo divulga imagens mostrando cenas de abuso de autoridade, tortura, extorso e morte envolvendo policiais militares do 24 Batalho de Polcia Militar de So Paulo e moradores de Diadema.

111

O material selecionado foi analisado a partir do modelo terico-metodolgico desenvolvido por U. Eco chamado cooperao textual. Nesta abordagem, o texto considerado como uma mquina preguiosa, cheia de no-ditos que apelam contribuio do leitor, o qual est previsto no texto atravs de uma imagem do leitor-modelo. Para U. Eco, o texto repleto de no-ditos, ou seja, sem a presena na superfcie textual, e que devem ter seu contedo atualizado. Na realidade, o texto postula a cooperao do leitor como condio prpria da atualizao. Pode-se afirmar que o texto um produto cujo destino interpretativo deve fazer parte do prprio mecanismo gerativo..

Conforme o autor, para a caracterizao do leitor-modelo necessria a relao imediata entre as cenas de vdeo e a punio. Ou seja, a articulao entre o vdeo e a punio evidencia o pressuposto de que se no houvesse vdeo no haveria punio. As matrias insinuam que contra a violncia policial pouco ou nada se pode, a menos que se tenha uma prova divulgada publicamente, o que por razes diversas, inclusive medo de denunciar raramente se produz. Esta questo aponta para o medo e desconfiana em relao aos agentes de segurana.

Assim, pode-se pensar que tudo se passa como se as matrias se dirigissem a um leitor para o qual seria significativo o seguinte raciocnio: vamos aproveitar para condenar aqueles que se deixaram filmar. um mecanismo de condenao sumria, punio exemplar. Para o leitor-modelo a tortura e o abuso de autoridade no teria conseqncias se no fosse pelo vdeo. Para o leitor-modelo a violncia policial inscreve-se numa ordem naturalizada, cotidiana que se reproduz sem qualquer controle.

Sublinha o autor que:

112

as matrias no discutem o problema, procuram referir-se a uma espcie de limpeza de rea, como o jargo da cultura policial, ou seja, pretendem a eliminao radical e definitiva do problema da violncia policial. O que representa uma tomada de conscincia que busca a soluo de um problema imediatamente, e que distante em relao aos procedimentos legais, que talvez sejam entendidos como burocrticos, inteis e mesmo a fonte dos problemas. A monstruosidade dos mostrados pelo vdeo parece exigir um discurso sobre a impunidade. Entende-se portanto que o leitor frente a estes fatos exija uma atitude, porm a espetacularizao aponta para um leitormodelo que gostaria que na manh seguinte a divulgao do vdeo tudo tivesse resolvido, acabado. A assimilao do detido, priso administrativa com priso, ainda que explicada no final de uma das matrias, evidencia de forma contundente que se postula uma invivel soluo imediata. O respeito aos procedimentos legais, alis, a sua divulgao no fazem parte dos elementos considerados necessrios na construo do leitor modelo. A imagem que se desenha para o leitor-modelo estaria caracterizada como autoritria, embora no possamos afirm-lo com a devida comprovao.

Importante destacar a influncia da mdia na representao social do usurio de drogas ilcitas. Quanto questo das drogas, a mdia produz distores da informao mediante uma manipulao que atua em diversos nveis142: 1- na construo da prpria notcia atravs da utilizao de fontes unilaterais (polcia) que relacionam a drogadio com o crime; 2- na tematizao: a violncia se incorpora na agenda informativa como um objeto a mais do universo temtico do leitor, ao mesmo tempo em que h a tendncia a simplificar o problema, mediante sua homogeneizao, reduzindo-o a um assunto puramente conflitivo, que redunda em uma espcie de fatalidade factual: a um delito corresponde uma ao interventora das instituies sociais e, assim, ad libitum com outras simplificaes e distores;

142

IMBERT, Grard. Representacin de la violncia/violncia de la representacin en el tratamiento del tema de la droga. Comunicao & Poltica, v. 1, n. 2, p. 201-206, 1995.

113

3- esta reduo acaba por categorizar o fato como um fato penal, o que cria um crculo vicioso em que a assimilao droga=delinqncias constri um arqutipo que de alguma maneira leva o drogadito a delinqir:

La imagen crimingena de la droga es una imagen vivida como inevitable por cualquier persona previamente marginada desde el punto de vista social, econmico y cultural (la droga como un atributo ms de la construccin de la propia personalidad, de modo que lo anmico, sera no consumirla). Y, al mismo tiempo, es una imagen vivida como beligerante por todo aqul que se siente ajeno a ella, lo que le permite explicar y justificar por la droga cualquier desviacin o desgracia del usurio sin cuestionarse su veracidad. Si slo se habla de drogadictos que cometen actos delictivos, todos los drogadictos sern considerados como delincuentes en potencia o acto143.

Ao analisar a cobertura da imprensa portuguesa acerca do tema da toxicodependncia a partir dos anos 90, Ponte144 observa uma centralizao na ao desviante acompanhada por um forte enquadramento moral, a exemplo do que concluram os primeiros estudos sobre o fenmeno, a partir dos anos 70. O fenmeno particularmente visvel no registro das notcias breves, produzidas com base em fontes de informao de rotina polcia, tribunais -, onde h construo quase diria de relatos que vo dando conta de um combate incansvel da ordem contra viles sociais, em regra pequenos traficantes ou consumidores das periferias da cidade

No mesmo sentido, concluiu Angel Rekalde145 ao analisar matrias opinativas artigos, comentrios, crnicas, notas e demais textos que adquirissem explicitamente o gnero jornalstico de opinio sobre o tema das drogas de todos os meios escritos e eletrnicos do Pas Basco/Espanha, durante os meses de outubro a dezembro de 2002.

143

144

145

CLEMENTE DIAZ, Miguel. Anlisis de contenido sobre la imagen del joven delincuente en la prensa espanola. Madrid: Centro de estdios Del Menor, 1988. PONTE, C. Discurso jornalstico e Cobertura da problemtica da toxicodependncia. In: TRAQUINA, N; CABRERA, A. PONTE, C. et al. O jornalismo portugus em anlise de casos. Lisboa: Caminho, 2001, p. 261-318. REKALDE, Angel. Drogas: debate pblico y representacin social. Disponvel em: <http://www.gizartegaiak.ej-gv.net/GizarteGaiakContenidos/pdf/Drogas%20debate%20social.PDF> Acesso em 08. nov. 2004.

114

Conforme o estudo, quanto s drogas ilegais, existem poucas intervenes na forma de opinio e, em conseqncia, no h aprofundamento no debate capaz de modificar a representao social sobre o consumo de drogas ilegais. Assim,

A falta de un debate cualificado en torno al fenmeno de las drogas (en alusin mayoritaria a las ilegales), se reproduce la representacin social difundida por los medios en forma de informacin. De este modo, se socializan los rasgos habituales, problemticos, en torno a las drogas, en trminos de: calificacin despreciativa de los usuarios como drogatas (o equivalentes, que conllevan significados de marginacin, criminalidad...), consumo igual a muerte, problemas sanitarios, apelacin a la represin y a las leyes como va de intervencin

A situao no difere no Brasil.

Importante estudo146 dirigido por Beatriz Carlini-Cotrim et al. analisou reportagens publicadas no perodo entre 1960 a 1989 em diversos jornais do pas. Foram catalogados 1.771 artigos de imprensa, sendo organizados em trs pastas: Drogas-Brasil, TabacoBrasil e Alcoolismo. Aspecto importante verificado pela pesquisa diz respeito ao manifesto predomnio do nmero de artigos sobre drogas. Assim, na pasta Drogas-Brasil foram catalogados 66% dos artigos; 23% na Tabaco-Brasil e somente 11% na pasta Alcoolismo- Brasil. Tal quadro contrasta fortemente com a situao epidemiolgica da poca no Brasil, onde o lcool e o tabaco sobressaem em termos de prevalncia e problemas associados, e onde o consumo de outras drogas apresenta propores modestas.

Uma dos fatores para o predomnio de matrias sobre drogas ilcitas diz respeito necessidade de legitimar e justificar as prticas de represso almejadas para controlar os padres de comportamento de jovens e adolescentes especialmente quando tais padres so
146

CARLINI-COTRIM, Beatriz et al. A mdia na fabricao do pnico de drogas: um estudo no Brasil, Comunicao & Poltica, v. 1, n. 2, pp. 217-230, 1995.

115

considerados inadequados do ponto de vista do sistema moral e poltico predominante. Durante os anos 70, tais mecanismos so postos em prtica atravs de uma violenta estigmatizao de figuras estereotipadas: o viciado em drogas e a juventude subversiva. Na dcada de 80, contudo, esses mecanismos foram redefinidos. Sob o incipiente regime democrtico, quando as liberdades civis comearam a ser reinstauradas no Brasil, as prticas repressivas comearam a ser usadas na tentativa de manter sob controle o comportamento dos jovens que no estavam acostumados a viver na nova situao.

A imagem da mdia quanto ao tema das drogas no sofreu alteraes significativas.

Gorgulho147 (2001) enfocou aspectos do contedo das notcias da imprensa escrita sobre o uso de drogas e a questo da sade e verificou que a maioria das matrias publicadas em 2000 (979 artigos) aborda o tema da represso; e 422 artigos, a atuao da polcia na apreenso de drogas. Somente 7% das matrias trata de temas relacionados sade. E a preveno foi abordada em somente 4,36% das matrias. Os resultados dessa pesquisa, realizada no mbito do Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas (CEBRID), demonstram que: a) o lcool e o tabaco so raramente tratados pela mdia como drogas socialmente difundidas; b) h pouca nfase na atuao de reduo de danos, prtica inovadora de sade no pas; c) recorrente uma viso moralista e criminalizadora, associando o uso de drogas violncia. A atuao da mdia contribui para a marginalizao do usurio de droga, o que acaba por contrariar o trabalho de muitos profissionais da sade que atuam nessa rea e que buscam uma relao de respeito com cada indivduo. Tambm revela a pesquisa que a discriminao do usurio de droga tambm passa pela focalizao da mdia nos indivduos negros e pobres, ocultando o nvel de envolvimento da classe mdia branca.

147

GORGULHO, Mnica. Estudo da influncia da mdia na representao social do usurio de drogas ilcitas, para a construo de uma poltica oficial brasileira. So Paulo: UPS, 2001. Dissertao. (Mestrado em Psicologia Social), Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, 2001.

116

Em relao viso criminalizadora e moralista transmitida pela mdia, observa Gorgulho148 que;

a verdadeira violncia presente nos diferentes aspectos do abuso e da dependncia est escondida, mascarada pelos fatos violentos que so cotidianamente relacionados a este comportamento, principalmente pela mdia. Somos to massacrados por notcias desta natureza que acabamos, de uma certa forma, anestesiados para a complexidade da etiologia das dependncias e suas possveis solues, que, mesmo sem querer, acabamos por concordar com propostas simplistas, superficiais, rpidas e aparentemente eficazes, como, por exemplo, penalizar o usurio de drogas com a privao de liberdade (mandar para a cadeia).

3.5 Mdia, Estigma e Violncia

Neste tpico discute-se a construo de estigmas pela mdia ao veicular matriais sobre violncia.

A relevncia do assunto reside no fato de que o estigma possui papel importante como instrumento de controle social, especialmente a partir do conceito foucaltiano de disciplinamento.

O termo estigma foi criado pelos gregos a fim de definir algum sinal corporal caracterizador de algo extraordinrio sobre o indivduo em questo. O sinal seria indicador do status moral deste indivduo. Na era crist, estigma passou a referir-se a outro tipo de sinal que representaria marcas corporais de graa divina manifestas na forma de erupo sobre a pele.

148

GORGULHO, Mnica. Estudo da influncia da mdia na representao social do usurio de drogas ilcitas, para a construo de uma poltica oficial brasileira. So Paulo: UPS, 2001. Dissertao. (Mestrado em Psicologia Social), Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, 2001, p. 159.

117

O trabalho referencial sobre a categoria sociolgica do estigma foi escrito por Erving Goffman, em 1963, tendo como ttulo Stigma: notes on the management of spoiled identity, obra em que, a partir do movimento sociolgico conhecido como teoria dos papis, o autor analisa as pessoas estigmatizadas, a sua forma de auto-reconhecimento e de relacionamento com os denominados normais. So apresentadas variveis de estigmas e como so identificados e recebidos pelo corpo social. analisado o comportamento dos estigmatizados, exemplificando atravs do relato de suas sensaes quando em confronto com seus iguais e as demais pessoas.

Conforme Goffman149 (1988), estigma pode ser definido como qualquer caracterstica, ainda que no visvel fisicamente, que diferencie certo indivduo do todo formado pela sociedade em geral. o que distancia uma pessoa dos padres socialmente esperados. Tomase como referncia o meio social, uma vez que, a partir da se estabelecem maneiras de categorizar pessoas. Contudo, aquilo que o indivduo prova ser, ser considerado sua identidade social real. Desta maneira, o termo estigma, segundo Goffman:

[...] ser usado em referncia a um atributo profundamente depreciativo, mas o que preciso, na realidade, uma linguagem de relaes e no de atributos. Um atributo que estigmatiza algum pode confirmar a normalidade de outrem, portanto ele no , em si mesmo, nem honroso, nem desonroso.

O estigma ser, portanto, o envolvimento entre um atributo e um esteretipo. Assim, a caracterstica depreciadora manifesta no estigma configura-se como definidora de sua

identidade social. Isto significa que esta `marcaser preponderante na definio de seu eu sob os olhos do meio social no qual ele se insere. A estigmatizao relaciona-se diretamente com

149

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. p. 13.

118

o conceito de identidade social que, juntamente com a identidade pessoal, compe a viso de outras pessoas sobre o indivduo em questo.

Para Viscardi150 o conceito de estigma pode ser utilizado no apenas em decorrncia das interaes cotidianas, conforme estudos de Goffman, mas tambm atravs dos processos histricos, de longa durao, que explicam como se estruturam determinadas situaes em uma sociedade concreta. Tais processos histricos, conforme a autora, podem ser analisados atravs do estudo de Foucault sobre as tcnicas de disciplinamento das sociedades.

Michel Foucault, pensador e epistemlogo francs contemporneo, nascido na cidade de Poitiers em 15 de outubro de 1926, faleceu em 25 de junho de 1984.

O pensamento de Foucault se estrutura em torno da investigao das relaes que travam duas instncias capitais: saber e poder. Seus escritos podem ser esquematicamente estruturados enquanto realizam dois procedimentos, a um s tempo diverso e complementar: uma arqueologia do saber e uma genealogia do poder.

Em Vigiar e Punir151, Foucault elabora uma genealogia do direito penal racionalizado e da execuo penal cientificamente humanizada. Sua anlise centra-se no surgimento do regime moderno de poder, que busca o afinamento e a adaptao aos instrumentos que vigiam a identidade, os gestos, as atividades e os comportamentos cotidianos dos indivduos. O poder imposto por meio de processos de aprendizagem prtico-moral, contribuindo com o adestramento dos indivduos atravs da socializao.

150

151

VISCARDI, Nilia. Disciplinamiento, control social y estigma: tres conceptos para uma sociologia del conflito: el caso de la violencia en el espacio escolar en Uruguay. Sociologias, Porto Alegre, ano 1, n. 1, pp. 168-199, jan.-jun. 1999. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir Nascimento da Priso. 9.ed. Petrpolis: Vozes, 1991. Em francs, Surveiller et punir. Editions Gallimard, 1975.

119

As instituies sociais modernas - escola, fbrica, hospital, polcia - disciplinam o indivduo, manipulam e controlam o corpo. A ordem social moderna se sustenta na sua capacidade de comando e direo, permitida pelo conjunto de instituies e organizaes administrativas. A manipulao ocorre atravs do disciplinamento por meio das instituies sociais.

A anlise de Foucault acerca do poder preocupa-se em capt-lo em suas extremidades (capilar, ramificaes), manifesto nas instituies locais e regionais, examinado sua materializao. O poder como algo que circula, que funciona em cadeia e redes. O poder passa sobre os indivduos, fazendo com que os gestos, corpos, desejos e discursos funcionem e sejam identificados como indivduos. O indivduo um efeito do poder, sendo criao e veculo de transmisso.

Conforme Foucault152

A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos dceis. A disciplina aumenta as foras do corpo (em termos econmicos de utilidade) e diminui essas mesmas foras (em termos polticos de obedincia). [...], ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma aptido, uma capacidade que ela procura aumentar; e inverter por outro lado a energia, a potncia que poderia resultar disso, e faz dela uma relao de sujeio estrita.

Portanto, Foucault no mais se detm na anlise da representao do poder, seno de seu funcionamento real em seus efeitos positivos. A funo dos poderes deixa de ser de proibir: agora so produtores de uma eficincia, de uma atitude ou de uma conduta. Para Viscardi, Foucault demonstra que existe uma verdadeira tecnologia do poder, sendo que se verificam dois grandes inventos. Em primeiro lugar a disciplina, que o mecanismo de poder pelo qual chegamos a controlar o corpo social e alcanar os tomos
152

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir Nascimento da Priso. 9.ed. Petrpolis: Vozes, 1991. p. 127. Em francs, Surveiller et punir. Editions Gallimard, 1975.

120

sociais, os indivduos. Em segundo lugar, a regulao, uma bio-poltica na qual as tecnologias no apontam aos indivduos como indivduos, seno s populaes. Isso implica o descobrimento do conceito de populao, de que o poder se exerce sobre populaes nas quais os indivduos esto includos, regidos, comandados por leis biolgicas:

El poder debe ejercerse sober los individuos pero solamente en tanto que constituyen una espcie de entidad biolgica que debe ser tomada en consideracin si se quiere utilizar esta poblacin para producir riquezas y bienes. De esta forma, outra caracterstica de la nueva forma de control refiere a la omnipresencia de la vigilncia, llevada a cabo atravs de estas dos tecnologias de poder.

Por fim, uma ltima caracterstica refere internalizao do cumprimento, da obedincia a que apontam as tcnicas de disciplinamento. H o abandono do significado clssico de imposio de regras, de coero, prprios do sistema tradicional monrquico: La disciplina moderna es, en este sentido, la outra cara de los derechos legales y de las obligaciones ciudadanas dado que la sustitucin del poder arbitrrio del soberano por una forma ms persuasiva de control hace a una prdida de autonomia.

Portanto, considerando o conceito de controle social como a estratgia tendente a naturalizar e normalizar uma determinada ordem social construda por foras sociais dominantes e a teoria Foucaltiana acerca do disciplinamento e o modo como as sociedades modernas buscam internalizar nos indivduos determinadas normas com vistas a um direcionamento de suas condutas, surge assim a necessidade de enquadrar o comportamento daqueles que se desviam, ou seja, aqueles que no atuam em conformidade com referidas normas.

Eis a importncia do estigma como instrumento de controle social: enquadrar o comportamento daqueles que se desviam.

121

Assim, h que se verificar de que forma os meios de comunicao social constroem ou reafirmam estigmas.

Aps analisarem 38 matrias jornalsticas publicadas em trs jornais de grande circulao do RJ, no perodo de setembro de 1997 a agosto de 1998, sobre rebelies e fugas de jovens abrigados em instituies destinadas ao cumprimento de medida socioeducativa de privao de liberdade (ECA, art. 112), Minayo e Njaine153 concluram que a

narrativa jornalstica, em particular a de estilo policialesco, tem sido um dos setores responsveis, frente opinio pblica, pela construo da imagem de crianas e dos adolescentes associados a animais, como seres de natureza perversa, nocivos sociedade, sujeitos sem recuperao ou desumanos, com agressividade controlada.

O estudo verificou que as rebelies tratadas nos trs jornais compem dois importantes eixos interpretativos: o primeiro diz respeito sua veiculao como sendo de carter destruidor, devastador e incontrolvel, enfatizado e justificado em vrios ttulos e nos corpos das notcias, testemunhando e legitimando a ao repressora e violenta contra eles. O enredo dessas informaes foi nitidamente de vis policialesco.

Assim, expresses como "baderna", "motim", "confuso", "revolta", "tumulto" so recorrentes nos trs jornais para narrar os acontecimentos. A elas acrescentado, destacado e reiterado o termo "destruio" como a palavra que mais representa os efeitos da rebelio,

numa construo jornalstica que sugere serem, tais eventos, frutos de atitudes agressivas sem propsito algum, "fria dos menores", "selvageria". Tudo isso transmite e refora a idia de

153

NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Ceclia de Souza. Anlise do discurso da imprensa sobre rebelies de jovens infratores em regime de privao de liberdade. Cincia & Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, 2002. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232002000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em 18 ago. 2004.

122

"periculosidade" e de "natureza essencialmente ruim", conotaes emitidas em vrias matrias.

O segundo eixo interpretativo para o qual a imprensa convergiu o que trata das instituies de internamento. Embora menos presente, permaneceu, nas matrias, o mesmo diapaso da "desordem", da "anormalidade" e do preconceito contra esses membros das "classes perigosas", e, por analogia, contra os locais que os abrigam. Os jornais expressaram essa conotao, em algumas matrias em que os termos centrais so as metforas usadas para representar as instituies, tais como palcos de tragdia e locais de iminentes rompimentos da legalidade e da tranqilidade social. Os internatos foram descritos como antros de violncias contra os jovens e espaos onde no h limites para a violao dos seus direitos. Tambm foram nomeados hiperbolicamente como "barril de plvora em estado de exploso", enunciando a incontrolabilidade, termos muito usados para a reproduo da mesma idia de que tais adolescentes representam imenso perigo para a sociedade.

Conforme o estudo, as causas reais dos motins raramente foram questionadas e debatidas em profundidade, pois elas no configuram "um fato jornalstico": a forma sensacionalista com que foram tratados tais eventos e os contextos psicossociais e socioeconmicos em que esses jovens esto inseridos fora e dentro das instituies aparecem naturalizados. Estudos que partem da compreenso da sua vida e da lgica de suas aes mostram que esses adolescentes desenvolvem uma relao de dio e rejeio com os internatos, onde as prticas cotidianas e as relaes que estabelecem com os supostos educadores so, de fato, violentas, impessoais e orientadas mais para a represso do que para a construo da cidadania.

123

O estudo afirma que a maioria dos adolescentes infratores em instituies de internamento acaba por assumir o futuro que a sociedade lhe imps: conforme dados do relatrio da avaliao do Departamento Geral de Aes Scio-Educativas (Degase) realizado pelo Centro Latino Americano de Estudos de Violncia e Sade Jorge Careli (Claves/Fiocruz) em 1999, 60% dos atuais apenados do sistema penitencirio do Rio de Janeiro so oriundos das instituies de internamento de jovens infratores.

Percebe-se, assim, que o futuro imposto pela sociedade assumido pelos jovens infratores. Se pensarmos no conceito de estigma de Goffman, possvel afirmar que os adolescentes acabam assumindo a imagem (o estigma) de violentos, como nico recurso que possuem de afirmar-se em sua identidade social.

A exemplo do estudo de Minaio e Njaine, anlise realizada pela Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia (ANDI)154 concluiu que em apenas 8% das matrias examinadas 155 h uma discusso das causas dos crimes descritos. E s em um tero desses 8% as causas vm acompanhadas de solues. Prevalece na matria a tica da ineficincia policial. passada sociedade a idia de que a questo da violncia com adolescentes e jovens no papel de vtimas ou de agentes um tpico caso de polcia, isto , a falta de polcia permite a manifestao da violncia; e com mais polcia haveria menos violncia. O foco das reportagens sobre Polticas Pblicas diz tudo: 40% das matrias pesquisadas tratam de poltica de segurana, 10,9% do reforo do efetivo policial, 7,3% de alteraes na legislao, 21,8% delas focam a questo nas polticas sociais bsicas. Essas porcentagens
154

155

A MDIA dos jovens, n. 9, dez. 2001, disponvel em: http://www.andi.org.br Acesso em 12. out. 2004. Anlise sobre a cobertura do tema Violncia realizada pela mdia brasileira no perodo de 1 de Julho de 2000 a 30 de Junho de 2001. Foram pesquisados dois grupos distintos de veculos: o primeiro rene o universo das revistas e os suplementos e sees de jornais dirigidos ao pblico adolescente; o segundo inclui os 46 principais dirios brasileiros. Em relao ao primeiro grupo, foram analisadas todas as reportagens produzidas no perodo. J no segundo caso, o volume de matrias clipadas diariamente pela ANDI tendo como foco crianas e adolescentes no papel de vtimas ou agentes da violncia atingiu o significativo nmero de 14.905, inviabilizando a anlise de todo o universo. Assim, foi criada uma amostra de 1.140 matrias utilizando-se da metodologia do ms composto (criao de um ms de 31 dias composto com dias de todos os 12 meses que integram a anlise).

124

se referem a apenas 4,8% de reportagens que cobriram algum tipo de Poltica Pblica. Isso faz crer que o problema da violncia e da criana ou adolescente como vtima e infrator quase sempre abordada pelo aspecto policial e repressivo.

CAPTULO IV - MDIA, VIOLNCIA E CRIMINOLOGIA: O CASO DO JORNAL DIRIO GACHO156

Violncia e mdia apontam necessariamente para o jornalismo popular, ou seja, comunicao dirigida especialmente para as camadas de baixa renda e baixo nvel cultural, sendo rotulada por uma tendncia de publicao de matrias sensacionalistas, explorando predominantemente a violncia e o sexo.

Alm do especial significado para a criminologia, a notcia jornalstica sobre violncia possui grande relevncia mercadolgica.

A superexplorao de fatos violentos e negativos pela imprensa, inclusive na forma de jornalismo-espetculo, encontra explicao na necessidade de satisfazer os imperativos mercantis. Afinal, a informao produto de consumo e os fatos violentos e negativos seduzem. Conforme J. Galtung e M.H. Ruge, citados por Teresa Cristina da Costa Neves

156

Uma verso modificada deste captulo foi publicada no livro de GUARESCHI; Pedrinho; BIZ, Osvaldo (orgs.). Porto Alegre: Evangraf, 2003. Dirio Gacho Que discurso, que responsabilidade social? (Captulo Mdia, violncia e sistema penal: O caso do jornal Dirio Gacho, Gustavo Ronchetti, p. 75 a 90.

126

(2001, p. 4)157, a explorao de fatos violentos e negativos pela imprensa, inclusive atravs do denominado jornalismo-espetculo, encontra quatro explicaes: (1) h uma assimetria bsica ente o positivo, que difcil e demorado, e o negativo, mais fcil e rpido; (2) as ms notcias so menos ambguas, sendo mais simples de obter consenso sobre seu carter negativo; (3) a construo jornalstica de fatos negativos encontra maior consonncia com algumas das primagens contemporneas; e (4) as notcias negativas so mais inesperadas, raras e imprevisveis do que as positivas.

Muniz Sodr (2001, p. 3)158 afirma que, do ponto de vista dramtico, a violncia um recurso de economia discursiva: o soco ou o tiro do heri no vilo poupa o espectador de longas pregaes morais contra o mal. uma elipse semitica com grande poder de seduo.

Mas, afinal de contas, de onde se origina o prazer pelo fato violento? Por que a violncia seduz? Muniz Sodr (2001) responde:

do desejo comum aos homens de fazer mal uns aos autores- a resposta clssica dada por Hobbes -, na medida em que todos disputam um mesmo objeto, que o poder. Como gladiadores, os indivduos correm para a morte, matando-se mutuamente. Da derivaria o prazer, muito forte, de assistir ao perigo ou morte dos outros, de tornar-se sofrimento alheio.

Especificamente em relao ao jornalismo popular, Otvio Frias Filho (2001/2002, p. 7)159 sustenta que a atrao pela violncia talvez tenha explicao com o fato de que no ambiente popular qualquer pessoa est mais exposta a seus abismos. Ou seja, a constatao de que a tragdia aconteceu com outro, que foi `estraalhado numa rixa ou matana qualquer, e no com o leitor, possivelmente responde por algum efeito de catarse e alvio psicolgico.
157

158

159

NEVES, Tereza Cristina da Costa. Jornalismo e mercado: a frmula do espetculo, 2001. Disponvel em: <http://www.ufop.br> Acesso em 12. fev. 2003. SODR, Muniz. Poder, violncia e o jornalismo.Observatrio da Imprensa, 2001. Disponvel em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br> Acesso em 18. mar. 2003. FRIAS FILHO, Otvio. Sobre o Caso NP. Anurio Casper Lbero 2001/2002. Disponvel em: <http:://www.carrenho.com.br> Acesso em 14. ab. 2003.

127

Nas palavras de Rosa Nvea Pedroso160, na leitura da notcia excepcional, grotesca, ertica, violenta, o leitor libera a fisionomia prpria dos seus sonhos, desejos, temores e horrores.

O Dirio Gacho foi lanado pelo Grupo RBS no ano 2000. Trata-se de tablide direcionado ao pblico popular da Grande Porto Alegre (classes B2, C e D), atingindo 76% do mercado ao qual destinado. Possui quase um milho de leitores e atualmente o jornal mais lido na Grande Porto Alegre161.

Intitulada Ronda Policial, a seo policial do Dirio composta, normalmente, pelas trs ultimas pginas internas do tablide. A utilizao de recursos como fotografias, mapas, esquemas e grficos comum. Conforme pesquisa publicada pela RBS162, a seo policial do Dirio est entre as trs mais lidas do jornal.

Diante deste quadro, o estudo que segue objetiva interpretar a reportagem policial do Dirio Gacho a partir da influncia da mdia na criminologia. Sero analisadas notcias veiculadas pelo jornal no ms de maio de 2003 e que, na viso do autor, so representativas do perfil da seo policial do tablide.

Ser utilizado o mtodo da anlise de contedo sob o enfoque qualitativo, mediante o estabelecimento de categorias163.

160

PEDROSO, Rosa Nvea. A construo do discurso de seduo em um jornal sensacionalista. So Paulo: Annablume, 2001. p. 51. 161 Informaes disponvel em: <http://www.rbs.com.br> Acesso em 20. ab. 2003. 162 Informaes disponvel em: <http://www.rbs.com.br> Acesso em 20. ab. 2003. 163 Conforme Bardin, designa-se sob o termo de anlise de contedo (quantitativos ou no) um conjunto de tcnicas de anlises das comunicaes visando obter, por procedimentos, sistemticos e objetivos de descrio do contedo das mensagens, indicadores e conhecimentos relativos s condies de produo/recepo (variveis inferidas) desta mensagem. Na anlise qualitativa a presena ou a ausncia de uma dada caracterstica de contedo ou de um conjunto de caractersticas num determinado fragmento de mensagem que tomado em considerao. Por categorias entende-se uma espcie de gavetas ou rubricas significativas que permitem a classificao dos elementos de significao constitutiva, da mensagem. , portanto, um mtodo taxonmico bem concebido para satisfazer os colecionadores preocupados em introduzir uma ordem, segundo certos critrios, na desordem aparente (BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1985. p. 42, 21, 29).

128

A partir do estudo das informaes foi possvel estabelecer e nomear categorias que caracterizam as reportagens. As categorias so: 1) caos da informao; 2) sensacionalismo; 3) demonizao das drogas; 4) maniquesmo e 5) disseminao do medo.

4.1 Anlise das Informaes

A capa do Dirio, intencionalmente, mistura manchetes e fotografias num verdadeiro nonsense.

A edio do dia 6 de maio de 2003 emblemtica: a manchete OUTRO INCNDIO: E MEDO CRESCE EM SAPUCAIA est localizada na parte central da capa, ao lado de fotografia sugerindo madeiras queimadas. Imediatamente acima da manchete, o subttulo CARROS, CAMINHOES E ORELHES J FORAM QUEIMADOS. Na parte superior est estampada a fotografia de um cidado negro; ao lado a manchete O MENINO DE RUA QUE VIROU DESEMBARGADOR e o subttulo LIES DE VIDA. Na parte superior esquerda da pgina, a chamada para os prmios oferecidos pelo jornal (o leitor deve recortar e juntar selos para ganhar prmios). Logo abaixo, a manchete TITE FAZ MISTRIO, MAS EST A UM PASSO DO SO PAULO e fotografia do ento treinador do Grmio. Ao lado, fotografia de uma pessoa e a manchete RODOVIRIO MORTO DURANTE ROUBO DE VALES-TRANSPORTE. Na parte inferior, fotografia de mulher semi-nua e a manchete A SABRINA QUE O BIG BROTHER NO MOSTROU.

Sem dvida, o verdadeiro nonsense da capa, que mistura violncia, mulher em pose ertica, futebol, distribuio de prmios e chamada para a reportagem do menino que venceu na vida (quadro lio de vida) longe est de ser mera coincidncia. Faz, sim, parte da linha

129

editorial do jornal. o verdadeiro caos da informao. Conforme o Projeto Editorial 97 da Folha de So Paulo164, em meio balbrdia informativa, a utilidade dos jornais crescer se eles conseguiram no apenas organizar a informao inespecfica, aquela que potencialmente interessa a toda pessoa alfabetizada, como tambm torn-la mais compressvel em seus nexos e articulaes, exatamente para garantir seu trnsito em meio heterogeneidade de um pblico fragmentrio e dispersivo.

Em realidade, o Dirio, longe de organizar a balbrdia informativa, recria o caos.

Tal critrio editorial, repita-se, no aleatrio. H planejamento e mtodo. Conforme Ciro Marcondes Filho, citado por Sylvia Moretzsohn165,

a lgica da imprensa no capitalismo exatamente desorganizar qualquer estruturao racional da realidade, e jogar ao leitor o mundo como um amontoado de fatos desconexos e sem nenhuma lgica interna. Ao lado das manchetes, que advertem sobre o pnico (da classe dominante) diante dos saques a estabelecimentos comerciais, do aumento insistente dos assaltos, das greves, da indisciplina civil, do terrorismo, convivem pacificamente manchetes sobre vedetes, novos casamentos de artistas de TV, sobre como ganhar na loto, ou sobre a vitria arrebatadora do time de futebol. Sem essa miscelnea, a imprensa, organizada como empresa lucrativa, no teria sobrevivncia comercial. A mesma lgica, acompanha o jornalismo radiofnico e televisionado.

Os assuntos trazidos na capa da edio do dia 6 de maio de 2003 mulher erotizada, violncia, futebol, lio de vida atravs do caso do menino de rua que virou juiz, distribuio de prmios dizem respeito diretamente aos sonhos, temores, desejos e horrores do pblico leitor do jornal. Afinal de contas,

164

165

Texto disponvel no endereo eletrnico <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc170809.htm> e publicado no Jornal Folha de So Paulo, So Paulo, 17 ago. 1997. Ciro Marcondes Filho apud MORETZSOHN, Sylvia. A tica jornalstica no mundo ao avesso. In: Discursos Sediciosos Crime, Direito e Sociedade, Rio de Janeiro, Freitas Bastos/Instituto Carioca de Criminologia, n. 9/10, p. 319, 2000.

130

a projeo no ssia, personagem do fato, permite a expulso fora de si dos sentimentos de medo, mal, fatalidade, violao de tabus e leis, que esto obscuros em si. A leitura, participao nesse universo de faz-de-conta, permite: uma fuga, mesmo que passageira, da monotonia do cotidiano, sem emoes trgicas ou fortes; uma trgua nas preocupaes; um relaxamento das tenses e expresses do dia-a-dia; uma experimentao de emoes sdicas ou erticas166.

Quanto manchete do menino de rua que virou desembargador, trata-se da lgica da ascenso dentro do sistema. No h lugar para todos, porm alguns conseguem vencer. Ora, se o menino consegue vencer, porque eu no conseguiria? Ou seja, o sistema no to ruim.

A principal reportagem da edio do dia 16 de maio de 2003 exemplo de sensacionalismo, aqui entendido como

modo de produo discursiva da informao de atualidade, processado por critrios de intensificao e exagero grfico, temtico, lingstico e semntico, contendo em si valores e elementos desproporcionais, destacados, acrescentados ou subtrados no contexto de representao e construo do real social167.

Refere, textualmente, a principal manchete da capa: EXAME ACUSA COCA NA URINA DE MOTORISTA. O subttulo informa: CINCO MORTES POR

ATROPELAMENTO NA BR-290.

Diante da manchete, seria esperado que a reportagem informasse o significado do resultado do exame para o esclarecimento do caso. Afinal de contas, a manchete facilmente induz o leitor a interpretar que o motorista consumiu cocana e que o acidente ocorreu em razo de tal conduta. Contudo, a matria (p. 30) no trouxe nenhuma linha esclarecendo a questo. Portanto, o leitor no foi esclarecido acerca da origem da coca encontrada na urina do motorista; tambm no foi esclarecido a respeito do aspecto temporal, ou seja, quando
166

PEDROSO, Rosa Nvea. A construo do discurso de seduo em um jornal sensacionalista. So Paulo. Annablume, 2001. p. 51. 167 Ibidem, p. 52.

131

houve a ingesto da droga; tambm no foi esclarecido acerca da relevncia do resultado do exame para o deslinde do caso. Conforme a reportagem, o exame foi divulgado no dia anterior. Assim, considerando a necessria velocidade da informao, a manchete foi veiculada de forma descontextualizada, induzindo o leitor a acreditar que o motorista tenha consumido cocana e que tal conduta tenha tido relevncia para o evento final (morte de cinco pessoas). Com efeito, no haveria como se aferir em to exguo tempo a relevncia da informao para o esclarecimento do fato. Porm, considerando que a notcia mercadoria; considerando que a notcia sobre violncia vende; e considerando que o que impera a velocidade (furo de reportagem), a informao foi publicada sob manchete claramente sensacionalista.

Pode-se afirmar que a notcia jornalstica encontra proteo constitucional liberdade de expresso e informao quando provida dos atributos de veracidade e relevncia pblica ou interesse geral.

No caso discutido, a informao veraz (existncia do laudo). Contudo, o atributo relevncia pblica ou interesse geral no foi esclarecido pela matria. Ora, s haveria interesse pblico na notcia a partir da demonstrao da vinculao do resultado do exame com o acidente. Ou seja, o interesse pblico no caso reside no esclarecimento das causas do acidente. E, repita-se, tal vinculao no foi demonstrada pela matria.

Em relao ao caso, o jornal Zero Hora, posteriormente, noticiou que o acidente teria sido ocasionado por um defeito de fabricao de uma barra que dava estabilidade ao caminho (edio de 07.07.2003, p. 34).

Outro dado que pode ser extrado da reportagem a questo da demonizao das drogas.

132

Matrias sobre drogas so corriqueiras na crnica policial do Dirio. Tais matrias, no raro, demonizam as drogas, sugerindo o estigma: eles, os usurios e/ou traficantes; ns, os bons.

Com efeito, na matria sobre as mortes por atropelamento, o Dirio, ao induzir no leitor a existncia de relao entre a droga e as mortes, contribui para estigmatizar o consumidor de droga. Afinal de contas, mais uma vez a droga a responsvel pela tragdia. Assim, a idia a ser transmitida a da excluso, da segregao, ou seja, se a droga responsvel pela tragdia, o consumidor e/ou traficante deve ser punido e excludo da sociedade, independentemente das causas do consumo ou trfico.

Na edio conjunta dos dias 10 e 11 de maio de 2003, a manchete principal de capa a seguinte: ME DENUNCIA TRAFICANTES E SALVA FILHO. Conforme o subttulo, CORAGEM E REVOLTA LEVAM A DECISO DRAMTICA. A reportagem induz idia de que a droga a responsvel pela situao do filho. Novamente a estigmatizao e a demonizao da droga e do usurio.

A dualidade maniquesta entre cidados de bem e bandidos visvel no Dirio.

Veja-se que na edio do dia 26 de maio de 2003, a principal manchete de capa do Dirio referia: POLICIAL REAGE E MATA DUPLA DE ASSALTANTES. A linguagem do subttulo intrigante: AGENTE AGUARDOU MOMENTO CERTO E CONTRA-ATACOU.

Na reportagem (p. 21), o jornal traz esquema grfico com base no relato da vtima. A imagem da vtima mostrada atravs de uma caricatura estilizada. O que chama ateno a forma estilizada dos sons referentes agresso sofrida pela vtima e aos tiros por ela

133

disparados: no item 2 do esquema, h referncia textual acerca do tapa sofrido pela vtima encontra-se ao lado de uma pessoa estilizada com a expresso TAP! Mais abaixo, o texto acerca dos tiros disparados pela vtima est acompanhado de uma caricatura de pessoa revlver empunhando um revlver e as expresses BLAM, BLAM.

O esquema grfico e principalmente as expresses alusivas aos sons so itens retirados dos desenhos animados. Ou seja, do irreal, da fico. A idia de que aquelas mortes no foram reais.

Assim, a mensagem do subttulo da capa pode ser melhor compreendida: o momento certo o momento de matar os bandidos, porque estas mortes no so reais, so de fico. Afinal, no se pode confundir bandido com cidado de bem.

Conforme Jos Augusto Rodrigues168,

a relao entre os mass-media e o medo do crime no se resume pura e simplesmente ao seu aspecto informativo, ou seja, reduo ou ao aumento da criminalidade socialmente visvel. Os meios de comunicao `tambin ejercen una gran influencia sobre las representaciones que el publico se hace de la criminalidad y del delincuente(Rico, 1991:48), pois as estruturas narrativas que comandam esses discursos alocam o medo do crime em redes de significado que atravessam inmeros campos temticos da sociedade. E, a partir do estudo sobre a imagem do delinqente na imprensa, mostra que os esquemas explicativos, as imagens relativamente estereotipadas do crime e do criminoso, retoricamente construdas pelas narrativas jornalsticas para os seus respectivos auditrios, servem de modelo para os discursos privados sobre o crime.

Sobre a questo da mdia e o discurso da lei e da ordem, pode-se dizer que o Dirio possui papel importante na disseminao do medo.

168

RODRIGUES, Jos Augusto de Souza. A economia poltica do medo. Discursos Sediciosos, Rio de Janeiro. Instituto Carioca de Criminologia, ano 1, v. 2, p. 27, 1996.

134

Slvia Moretzsohn169 (2003, p. 13), ao abordar a questo da imprensa na formao das ondas de crime refere que estudo de Mark Fishman sobre uma onda de crime contra idosos em Nova Iorque

constatou de sada os procedimentos de `auto-alimentao entre veculos diversos: os telejornais da manh fornecem idias para sutes de edies vespertinas e noturnas e influenciam a pauta dos jornais impressos, que, por sua vez, tm na ronda do noticirio radiofnico uma recorrente fonte de informao.

Ainda conforme a autora,

rejeitando as perspectivas de pesquisadores que tomavam o processo de produo do noticirio apenas como um processo de seleo de notcias que, portanto, ou refletiram ou distorceriam a realidade , Fishman indaga-se at que ponto o processo de produo de notcias no estaria ajudando a criar essas ondas que os prprios jornais reportavam. Mas a principal preocupao do autor com o poder de multiplicao das noticiais, que geram mais notcias em cascata e efeitos prticos convenientes para a explorao poltica: de acordo com a rotina das redaes, as notcias so agrupadas em temas, `conceitos organizadores, de modo que, no caso estudado, as matrias sobre idosos talvez no tivessem merecido ateno se editadas isoladamente, mas ganharam expresso quando noticiadas em conjunto. Logo, se seguiria um efeito importante: o prefeito convoca uma coletiva para `declarar guerra aos crimes contra idosos. Outra conseqncia: a criao de novos procedimentos de registro pela polcia, `o que tornou visvel, para a imprensa, um grande nmero de ocorrncia bastante comuns.

Manchetes das edies dos dias 3/4, 5, 6, 21 e 24 de maio aludem a verdadeiro quadro de terror em municpios da grande Porto Alegre. Violncia em Sapucaia do Sul/Esperana por mais segurana; Incendirios voltam a atacar em Sapucaia/Um desafio aberto policia; Outros incndio: e medo cresce em Sapucaia; Outro incndio em Sapucaia/Medo e mistrio; Rotina de assaltos em Alvorada/Violncia na regio metropolitana; Escola visitada por larpios pela 12 vez/A praga dos arrombamentos so
169

MORETZSOHN, Sylvia. Imprensa e criminologia: o papel do jornalismo nas polticas de excluso social, 2003. Disponvel em: <http://www.bocc.ubi.pt.>. Acesso em 18. jul. 2003.

135

manchetes que criam a sensao de medo, o que acaba justificando medidas como pr mais policiais nas ruas, criar novas leis, enfim, aumentar o poder criminalizante do Estado. Nenhuma das reportagens discute as verdadeiras causas da violncia. Alis, o resumo da notcia da p. 25 da edio do dia 5 de maio significativo: Comerciantes e fornecedores da Vila Esperana sofrem com os constantes assaltos e aguardam uma soluo por parte da Brigada e Polcia Civil.

A reportagem sobre a violncia em Sapucaia do Sul (edio do dia 5 de maio de 2003, p. 25) demonstra o evidente excesso do jornal ao explorar o pnico. A matria assim inicia: Esperana. Este no apenas o nome de uma vila de Sapucaia do Sul, mas tambm o sentimento dos moradores e comerciantes de l. Todos aguardam ansiosos por mais segurana. As conversas de esquina se resumem em contar como foi o ltimo ataque e quem foi o prejudicado. A idia de que todos aguardam por mais segurana, evidentemente, um exagero do jornal. Ou foi realizado um levantamento estatstico para justificar a afirmao?

A estatstica realizada pelo jornal para sustentar a informao consiste na entrevista com quatro moradores e no depoimento do comandante da Brigada Militar. Convenhamos, pouco, muito pouco. Afinal de contas, todos aguardam ansiosos por mais segurana.

136

No sem razo que Muniz Sodr170 afirma que um dos princpios da informao sobre violncia a manipulao estatstica. No caso, a estatstica utilizada pelo jornal tem como base singelos dados empricos (quatro entrevistas).

170

Nilo Batista (1993, p. 99) identifica princpios caracterizadores do mercado da informao sobre a violncia: 1) princpio da verdade originria: a primeira notcia de um peridico sobre um fato criminoso que ele mesmo investigou ou que divulga com exclusividade, se constitui um dogma, matriz e fio condutor de toda a informao seguinte; 2) princpio da progressividade: significa que a violncia progressiva (continuada, organizada) vende mais que a violncia episdica (individualizada ou circunscrita). Sempre que seja possvel os casos isolados devem ser articulados em um contexto de progressividade;. 3) princpio da plus valia da violncia impune. O caso criminal imediatamente resolvido merece menos espao que aquele pendente de resoluo; 4) princpio da manipulao estatstica: as estatsticas devero sempre e necessariamente confirmar as hipteses de insegurana generalizada e inoperncia do aparto de controle formal; 5) princpio da ineficcia do Estado: a violncia social dever ser atribuda sempre ineficcia do Estado e jamais se deve converter em objeto de discusso prpria organizao social; 6) princpio da credibilidade imediata do terror: na cobertura jornalstica de um caso policial, o espao outorgado a uma testemunha ser diretamente proporcional mensagem atemorizante que ela contenha; 7) princpio do esteretipo criminal: a criminalidade se concentra em determinada classe social e racial. (BATISTA, Nilo. Regras de mercado da informao sobre violncia. Mdia & Violncia Urbana, atas de Seminrio realizado no Rio de Janeiro: Faperj, jul. 1993.

CONSIDERAES FINAIS

Recentemente, concluiu o grupo A violncia e sua superao no mbito da mdia, da VII Conferncia Nacional sobre Direitos Humanos171, que o monoplio da comunicao exercido pelas corporaes da mdia tem conseqncias polticas, culturais, sociais e econmicas de longo alcance e profundidade. Impede o debate plural e democrtico das idias, torna invisvel quando no demoniza atores e movimentos sociais, padroniza comportamentos, constri percepes e consensos segundo critrios e mtodos no transparentes e no submetidos ao controle das sociedades. O presente trabalho demonstrou que a violncia tornou-se um produto de consumo que invadiu os meios de comunicao social, constituindo um tema que, pela sua natureza, contm grande fora hegemnica, onde os dados se enunciam, muitas vezes, de forma estereotipada e esto organizados em funo das vozes oficiais e de suas vises. A conduta transgressiva transporta consigo a idia de ameaa perturbadora ordem e estabilidade social, aglutinando consensos em torno do exerccio da autoridade e da reposio da lei e da ordem.

171

Evento promovido pela Cmara dos Deputados, entre 14 e 17 de maio de 2002, em Braslia.

138

A partir dos estudos especficos sobre mdia, violncia e criminologia e da anlise da reportagem policial do tablide Dirio Gacho, pode-se concluir que os meios de comunicao, seja transmitindo informaes apenas com base em discursos oficiais, seja sobrerrepresentando a violncia, seja mediante a construo de estigmas ou representaes sociais, ou ainda instaurando o medo e o pnico, definem uma realidade que atende com perfeio aos interesses do sistema penal. Transformaram-se em verdadeiras agncias de executivizao do sistema penal172. Especificamente em relao ao Dirio Gacho, verificou-se que a realidade trazida pelo tablide , sem dvida, por demais simplista. Nenhuma reportagem discute a fundo a problemtica da violncia. As reportagens limitam-se a explorar o medo e o pnico; estigmatizar o drogado e demonizar a droga e chamar a ateno da notcia atravs de manchete descontextualizada. O discurso, repita-se, serve apenas para legitimar ao mais repressiva dos rgos de segurana. E s. Afinal de contas, conforme sustenta Alberto Silva Franco173,

a rea de significado do conceito de violncia bem mais abrangente do que a criminalidade. Violncia a terrvel faixa de excludos, na sociedade brasileira; a concentrao de riquezas em poder de um nmero to reduzido de pessoas; a fome; a misria; o salrio aqum das necessidades bsicas mnimas; a prostituio infantil; o elevado percentual de acidentes de trabalho; o privilgio das corporaes; , enfim, a ausncia de adequadas polticas pblicas.
172

173

Nilo Batista afirma que a mdia transformou-se em agncias de executivizao do sistema penal na medida em que alguns veculos passaram a operar como agncias de criminalizao secundria, fazendo do que foi o jornalismo investigativo um jornalismo policialesco, divulgando notcias apenas com o objetivo de pautar e movimentar as agncias policiais. Atravs desse expediente, aquela seletividade que caracteriza a criminalizao secundria, regida por esteretipos criminais, vai acrescentar-se nova configurao de poder da mdia. O poder de selecionar quais conflitos criminalizveis sero tratados procedimentalmente est, hoje em dia, mais do que em quaisquer outras, nas mos da mdia. A matria foi tratada pelo autor no artigo Novas tendncias do direito penal, disponvel em: <http://www.cjf.gov.br/Pages/Sen/ eventos/dpenal2003/NiloBatista.doc> e Mdia e sistema penal no capitalismo tardio. Disponvel em: <http:// bocc.ubi.pt/pag/batista-nilo-midia-sistema-penal.pdf>. Acesso em: dia/ms/ano. FRANCO, Alberto Silva. As perspectivas do direito penal por volta do ano 2010. Discursos Sediciosos Crime, Direito e Sociedade, Rio de Janeiro: Freitas Bastos/Instituto Carioca de Criminologia, n. 9/10, p. 62, 2000.

139

Nos meios de comunicao encontra-se um discurso que est prximo ao conceito elaborado por Gramsci para analisar o processo de dominao social, em que no h que se pensar em uma imposio desde um exterior e sem sujeitos, seno como um processo em que uma classe hegemoniza na medida em que representa interesses que tambm reconhecem de alguma maneira como seus as classes subalternas.

Afinal de contas, conforme cotidianamente veiculado pela mdia, somos todos partcipes de uma verdadeira guerra contra a violncia, as drogas e o crime. a luta dos cidados de bem contra os malfeitores responsveis pela violncia que aumenta diariamente.

Portanto, no resta dvida de que os meios de comunicao podem ser vistos como instncias de controle social, pois utilizam o produto de consumo violncia de forma a constiturem-se como instrumentos de legitimao de valores dominantes e do poder constitudo.

Diante desse contexto, partindo-se do pressuposto de que os meios de comunicao no vm cumprindo seu papel na democracia, h que se examinar quais as formas de controle ou responsabilizao da mdia.

Conforme Claude-Jean Bertrand174, professor do Institut Franais de Presse, vinculado Universidade Paris II, para que a mdia tenha credibilidade e cumpra seu papel, que vai alm de simplesmente informar, preciso que existam sistemas para conferir-lhe responsabilidade.

Sustenta o autor que h, no apenas a necessidade, mas sim a imprescindibilidade de adoo de sistemas de responsabilidade de mdia, pois no existe outra alternativa, j que nem

174

O Arsenal da Democracia, Edusc, So Paulo, 2002.

140

o Estado e nem o mercado so eficazes em incitar a mdia a cumprir adequadamente seu papel.

Os sistemas de responsabilidade da mdia (em ingls, Media Accountability Systems/MAS), conceituados como qualquer meio de incitar a mdia a cumprir adequadamente seu papel: pode ser uma pessoa ou um grupo, um texto ou um programa, um processo longo ou curto (p. 10), constituem a terceira opo. A primeira seria o simples funcionamento das regras de mercado, deixando ao consumidor o papel de decidir o que quer e de que precisa. A segunda, o oposto: apenas a lei e a regulamentao seriam dignos de crdito. Com a adoo de sistemas de responsabilizao se chegaria combinao de trs foras: o mercado, a lei e a tica para garantir a qualidade na informao.

No Brasil, diversas iniciativas j consolidadas175 cumprem importante papel de fiscalizao da mdia que, no entanto, representam pouco face pequena abrangncia que possuem se comparadas ao nmero e poder dos veculos de comunicao.

De qualquer sorte, conforme Bertrand, no resta outra alternativa. Afinal de contas, tanto a teoria poltica acerca da democracia quanto a dinmica dos regimes democrticos tm como pressuposto ser a "liberdade de expresso" um elemento crucial idia democrtica cujos desdobramentos so a pluralidade de opinies e a responsabilizao de sua emisso.

175

Pode-se citar como exemplos o Observatrio da Imprensa, a Revista Imprensa e a Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia (ANDI).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A MDIA dos Jovens, http://www.andi.org.br.

n.

9,

Dez.

2001,

disponvel

no

endereo

eletrnico

ADAMO, Orlando.; GARCA BEAUDOUX, Virginia. Distorsiona la prensa la percepcin social que la opinin pblica construye acerca del delito, la violencia y la inseguridad?, Psicologa Social, Madrid: Fundacin Infancia y Aprendizaje, v. 18, n. 1, pp. 3-16, 2003. ANDRADE, Vera Regina Pereira. Do paradigma etiolgico ao paradigma da reao social: mudana e permanncia de paradigmas criminolgicos na cincia e no senso comum. Revista Brasileira de Cincias Criminais, ano. 4, n. 14, p. 276-287, abril-junho 1996. ______. A construo social da criminalidade pelo sistema de controle penal. Disponvel em: <http://www.direitopenal.adv.br/artigos.asp?pagina=10&id=296> Acesso em: 20. out. 2004. ARAJO, Eliany Alvarenga de. A Construo Social da Informao: dinmica e contextos. Revista de Cincia da Informao, v. 2, n. 5, out. 2001. Disponvel em: www.dgz.org.br/out.01/Art_03.htm>. Acesso em: 19 set. 2004. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1983. BACZKO. Imaginao social. In: ENCICLOPDIA Einaldi. cidade: Antropos, 1982. v. 5. BAHIA, Juarez. Jornal, histria e tcnica. So Paulo: tica, 1990. p. 13. BALAS PERDIDAS, lanada em novembro de 2001, disponvel <http://www.andi.org.br/_pdfs/BalasPerdidas.pdf> Acesso em 10. nov. 2004. em:

BARATTA, Alessandro. Filsofo de uma criminologia crtica. SODR, Muniz; SOARES, Luiz Eduardo, KOSOVSKI, ster (coords). Mdia e Violncia urbana. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1994.

142

BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1985. BATISTA, Nilo. Regras de mercado da informao sobre violncia. Mdia & Violncia Urbana, atas de Seminrio realizado no Rio de Janeiro: Faperj, jul. 1993. ______. Novas tendncias do direito penal, disponvel em: <http://www.cjf.gov.br/Pages/Sen/ eventos/dpenal2003/NiloBatista.doc> e Mdia e sistema penal no capitalismo tardio. Disponvel em: <http:// bocc.ubi.pt/pag/batista-nilo-midiasistema-penal.pdf>. ______. Mdia e sistema penal no capitalismo tardio. Discursos Sediciosos, n. 12, 2002. Disponvel em: <http://bocc.ubi.pt/pag/batista-nilo-midia-sistema-penal.pdf> Acesso em 12. ag. 2004. BATISTA, Vera Malaguti. O medo na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revan, 2003. BAZZILLI, Chirley et al. Interacionismo simblico e teoria dos papis. So Paulo: Educ, 1998. BERGALLI, Roberto. Relaciones entre Control Social y Globalizacin: Fordismo y disciplina Post-fordismo y control punitivo. Disponvel em: www.ub.es/penal/csyglobalizacin.html> Acesso em: 11 set. 2004. BERGER, Peter; LUCKMAN, Thomas. A construo social da realidade. 17.ed. Petrpolis: Vozes, 1999. BROOKES, B.C. The foundations of Information Science. Journal of Information Science, v. 2, p. 209-221, 1980. BUCCI, Eugnio. Sobre tica e imprensa. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. BURNS; Ronaldo; CRAWFORD, Charles. School shootings, the media and public fear: ingredients for a moral panic. Crime, Law & Social Change, v. 32, p. 147-168, 1999. CARLINI-COTRIM, Beatriz et al. A mdia na fabricao do pnico de drogas: um estudo no Brasil, Comunicao & Poltica, v. 1, n. 2, pp. 217-230, 1995. CARVALHO, L.G. Grandinettti Castao de. Liberdade de Informao e o Direito Difuso Informao Verdadeira. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologa da reao social. Rio de Janeiro: Forense, 1983. CENEVIVA, Valter. Censura a Gugu viola a Constituio. Artigo publicado no jornal Folha de So Paulo, 21 set. 2003. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2109200332.htm>. Acesso em: 12 out. 2004. CERVINI, Raul. Nuevas reflexiones sobre extravictimizacin de los operadores de la justicia. Revista CEJ, Braslia, n. 20, p. 39, jan.-mar. 2003. CHRISTIE, Nils. A indstria do controle do crime. Rio de Janeiro: Forense.

143

CLEMENTE DIAZ, Miguel. Anlisis de contenido sobre la imagen del joven delincuente en la prensa espanola. Madrid: Centro de estdios Del Menor, 1988. CORDEIRO, Tnia; SAMPEDRO, Victor. Bahia anlise & dados. Salvador: SEI, v. 11, n. 1, p. 17-22, jun. 2001. Disponvel em: <http://www.sei.ba.gov.br/publicacoes/bahia_analise/analise_dados/pdf/violencia/pag_17.pdf> Acesso em 08. nov. 2004. CORDEIRO, Tnia; SAMPEDRO, Victor. Bahia anlise & dados. Salvador: SEI, v. 11, n. 1, p. 17-22, jun. 2001. Disponvel em: <http://www.sei.ba.gov.br/publicacoes/bahia_analise/analise_dados/pdf/violencia/pag_17.pdf> Acesso em 19. set. 2004. CORREIA, Joo Carlos. O poder do jornalismo e a mediatizao do espao pblico. Disponvel em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=jcorreia-poderjornalismo.html Acesso em: 15 abr. 2004. CRUZ, Rui Paulo da. Informao & Democracia. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2000. DENUNCISMO E SENSACIONALISMO. Revista Do Conselho de Justia Federal, n. 20. Disponvel em: <http://www.cjf.gov.br/revista/numero20/artigo3.pdf>. Acesso em: 22 set. 2004. ERBOLATO, Mrio L. .Tcnicas de codificao em jornalismo. Petrpolis: Vozes, 1985. FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razo. So Paulo: RT, 2002. FERRARI, Vincenzo. Informao & Democracia. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2000. FERREIRA, Giovandro Marcus. Os meios de comunicao pelo vis do paradigma da sociedade de massa. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/xxiiici/gt20/gt20a8.pdf> Acesso em: 17 abr. 2002. FIERROS, Hugo Mndez. Sensacionalismo y narcocultura en el periodismo. Disponvel em <http://www.saladeprensa.org/art512.htm> Acesso em: 19 out. 2004. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir Nascimento da Priso. 9.ed. Petrpolis: Vozes, 1991. Em francs, Surveiller et punir. Editions Gallimard, 1975. FRANCO, Alberto Silva. As perspectivas do direito penal por volta do ano 2010. Discursos Sediciosos Crime, Direito e Sociedade. Rio de Janeiro: Freitas Bastos/Instituto Carioca de Criminologia, n. 9/10, p. 62, 2000. FRIAS FILHO, Otvio. Sobre o Caso NP. Anurio Casper Lbero 2001/2002. Disponvel em: <http:://www.carrenho.com.br> Acesso em 14. ab. 2003. GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978; HALL, S. Representation Cultural representations and signifying practices. London: Sage Publishers/The Open University, 1997. GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirmide. Porto Alegre: Ortiz, 1989.

144

GITLIN, T. The whole world is watching. California: University of California Press, 1980. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. p. 13. GORGULHO, Mnica. Estudo da influncia da mdia na representao social do usurio de drogas ilcitas, para a construo de uma poltica oficial brasileira. So Paulo: UPS, 2001. Dissertao. (Mestrado em Psicologia Social), Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, 2001. GUARESCHI, Pedrinho et al. Comunicao & Controle Social. 3.ed. Petrpolis: Vozes, 2000. ______. Os construtores da informao. Petrpolis: Vozes, 2000. GUARESCHI, Pedrinho. A palavra como dominao. Revista de Educao AEC, ano 32, n. 126, p. 24-34, jan.-mar. 2003. GUARESCHI; Pedrinho; BIZ, Osvaldo (orgs.). Porto Alegre: Evangraf, 2003. (Captulo Mdia, violncia e sistema penal: O caso do jornal Dirio Gacho, Gustavo Ronchetti, p. 75 a 90. GUERRA, Josenildo Luiz. Notas para uma abordagem interpretativo-normativa da Notcia. Disponvel em: <http://www.facom.ufba.br/Pos/gtjornalismo/doc/2002/guerra2002.doc> Acesso em: 09 abr. 2004. ______. Notas para uma abordagem interpretativo-normativa da Notcia. Disponvel em: http://www.facom.ufba.br/Pos/gtjornalismo/textos_josenildo.html> Acesso em: 14 maio 2004. ______. Neutralidade e Imparcialidade no Jornalismo da Teoria do Conhecimento Teoria tica. artigo apresentado no XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/xxiici/gt03/03g11.PDF> Acesso em: 12 set. 2004. HERMAN, Edward S.; CHOMSKY, Noam. A manipulao do pblico. So Paulo: Futura, 2003. HOHLFELDT, Antonio. Os estudos sobre a hiptese de agendamento. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 7, p. 42-51, nov. 1997. ______. Objetividade: categoria jornalstica mitificada. Disponvel em: <http://www.facom.ufba.br/Pos/compos_gtjornalismo/doc/2000/hohlfeldt2000.doc> Acesso em: 14 maio 2004. IMBERT, Grard. Representacin de la violncia/violncia de la representacin en el tratamiento del tema de la droga. Comunicao & Poltica, v. 1, n. 2, p. 201-206, 1995. JANOWITZ, Morris. Teoria Social y Control Social. American Journal of Sociology, v. 81, 1, Universidade de Chicago, 1975, publicado em Delito Y Sociedad. Revista de Cincias Sociales, Argentina, n. 6-7, p. 5-31, 1995.

145

JORNAL FOLHA DE SO PAULO, edio de 04.03.2004, matria disponvel no endereo eletrnico http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3272.shtml, JOVCHELOVITH, Sandra. Representaes sociais e esfera pblica. Petrpolis: Vozes, 2000. KAHN, Tlio. Estudo mencionado em Cidades Blindadas. So Paulo: Sicureza, 2002. KARAM, Maria Lcia. Porte de arma: a irracionalidade da soluo penal. Disponvel em: <http://www.neofito.com.br/artigos/art01/penal18.htm> Acesso em 26. out. 2004. LAFER, Celso. "A poltica e a condio humana". In: ARENDT, H. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense, 1983. LARRAURI, Elena. La herencia de la criminologa crtica. Madrid: Siglo Veintiuno Editores, 2000. LOPES, Sonia Aguiar. Sobre o discurso jornalstico, verdade, legitimidade e identidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1990. Dissertao (Mestrado em Comunicao), Escola de Comunicao da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990. MAROCCO, Beatriz. Zona de Sombra, sobre histrias de Excluso contadas pela Mdia. Porto Alegre: PUCRS, 1997. Dissertao. (Mestrado em Comunicao), Faculdade dos Meios de Comunicao Social, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, mar. 1997. p. 53. MCCOMBS e SHAW. The agenda-setting OpinionQuarterly, v. 36, p. 176-187, 1972. function of mass media. Public

MELOSSI, Dario. El estado del control social. Mxico: Siglo XXI Editores, 1992. MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos Fundamentais e Controle da constitucionalidade. Braslia, Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1998. MENDES, Gilmar Ferreira et al. Hermenutica constitucional e Direitos fundamentais. Instituto Brasileiro de Direito Pblico. Braslia: Braslia Jurdica, 2000. MINAYO, Maria Ceclia de Souza. O conceito de Representaes Sociais dentro da sociologia clssica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs.). Textos em representaes sociais. Petrpolis: Vozes, 1994. MOLINA, Antonio Garca Pablos de; GOMES, Luiz Flvio. Criminologia. 4.ed. So Paulo: RT, 2002. MONTERO, Maria Dolores. La informacin periodstica y su influencia social. Barcelona: Labor, 1993. MORAES, Dnis de. A silenciosa revoluo da literatura na internet. Disponvel em: <http://www.secrel.com.br/jpoesia/dmoraes.html: Acesso em: 10 out. 2004. MORAES, Denis. Mutaes comunicacionais. Revistas Fronteiras Estudos Miditicos, v. III, n. 2, dez. 2001.

146

______. O capital da mdia na lgica da globalizao. In: MORAES, Denis (org.). Por uma outra comunicao. Mdia, mundializao cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. MORETZSOHN, Sylvia. A tica jornalstica no mundo ao avesso. In: Discursos Sediciosos Crime, Direito e Sociedade, Rio de Janeiro, Freitas Bastos/Instituto Carioca de Criminologia, n. 9/10, p. 319, 2000. ______. Imprensa e criminologia: o papel do jornalismo nas polticas de excluso social, 2003. Disponvel em: <http://www.bocc.ubi.pt.>. Acesso em 18. jul. 2003. ______. Jornalismo, Mediao, Poder. Consideraes sobre o bvio surpreendente. Disponvel em: <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/da021220032p.htm>. Acesso em: 05 jul. 2004. ______. Profissionalismo e objetividade: o jornalismo na contramo da poltica. Disponvel em: <http://bocc.ubi.pt/pag/moretzsohn-sylvia-profissionalismo-jornalismo.html> Acesso em: 14. maio 2004. MUNIZ, Jacqueline. Registros de Ocorrncia da PCERJ como fonte de informaes criminais, junho de 2000. Disponvel em: <http://www.cesec.ucam.edu.br/publicacoes/roteiros/criminalidade.asp> Acesso em: 14 out. 2004. NAYLOR, Bronwyn. Reporting Violence in the Britsh Print Media: Gendered Stories. The Howard Jornal, v. 40, n. 2, may. 2001. NEVES, Tereza Cristina da Costa. Jornalismo e mercado: a frmula do espetculo, 2001. Disponvel em: <http://www.ufop.br> Acesso em 12. fev. 2003. NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Ceclia de Souza. Anlise do discurso da imprensa sobre rebelies de jovens infratores em regime de privao de liberdade. Cincia & Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, 2002. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-81232002000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em 18 ago. 2004. NJAINE, Katihie et al. A produo da (des)informao sobre violncia: anlise de uma prtica discriminatria. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 405-414, jul.-set. 1997. NOELLE-NEUMANN, E. Turbulences in the climate of opinion: Methodological applications of the spiral of silence theory. Public Opinion Quarterly, v. 41, p. 143-158, 1977. PACHECO, Ricardo de Aguiar. Cidadania e Identidade social: uma aproximao terica para o entendimento das representaes e prticas polticas. Disponvel em: <http://www.seol.com.br/mneme/ed3/012-p.htm-> Acesso em: 12. ago. 2004. PEDEMONTE, Damian Fernndez. La violencia del relato.. Buenos Aires: La Cruja ediciones, 2001. p. 55. PEDROSO, Rosa Nvea. A construo do discurso de seduo em um jornal sensacionalista. So Paulo: Annablume, 2001.

147

PEDROSO, Rosa. Elementos para conhecer algumas das condies de construo do discurso jornalstico, Revista Comunicao e Sociedade, So Paulo: Metodista, n. 36, p. 33 a 52, 2001. PEGORARO, Juan S. Uma reflexin sobre la inseguridad. Argumentos. Revista Eletrnica de Crtica Social, Instituto de Investigaciones Gino Germani, Buenos Aires/Argentina. Disponvel: <http://argumentos.fsoc.uba.ar/n02/articulos2.htm> Acesso em 24. out. 2004. ______. La violncia, el orden social y el control social penal. Revista Brasileira de Cincias Criminais, n. 45. Disponvel em: catedras.fsoc.uba.ar/pegoraro/Materiales/ violencia_orden_social_control_ocial_enal.pdf> Acesso em: 14 out. 2004. PENEDO, Cristina. O crime nos media. Impacto e valor simblico das histrias transgressivas. Media & Jornalismo, v. 3, pp. 89-102, 2003. PETERSON, Theodore; JENSEN, Jay W.; RIVERS, Wiliam. Os meios de comunicao e a sociedade moderna. Rio: GRD, 1996. PONTE, C. Discurso jornalstico e Cobertura da problemtica da toxicodependncia. In: TRAQUINA, N; CABRERA, A. PONTE, C. et al. O jornalismo portugus em anlise de casos. Lisboa: Caminho, 2001. RAMONET, Igncio, A tirania da comunicao. 2.ed Petrpolis: Vozes, 2001. ______. O Quinto Poder. Artigo publicado na edio brasileira do L Monde Diplomatique, n. 45, out. 2003. Traduo de J Amado. Disponvel em: <http://www.diplo.com.br> Acesso em: 07 set. 2004. REKALDE, Angel. Drogas: debate pblico y representacin social. Disponvel em: <http://www.gizartegaiak.ej-gv.net/GizarteGaiakContenidos/pdf/Drogas%20debate %20social.PDF> Acesso em 08. nov. 2004. RIELLA, Alberto. Violncia y control social: el debilitamiento del orden social moderno. Sociologias, ano 1, n. 1, pp. 122-145, jan./jun. 1999. RIFIOTIS, Theophilos. Violncia policial na imprensa de So Paulo. O leitor-modelo no caso da Polcia Militar na Favela Naval (Diadema). Revista So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 13, n. 4, p. 28-41, 1999. RODRIGUES DOS SANTOS, J. O que comunicao. Lisboa: Difuso Cultural, 1992. RODRIGUES, Jos Augusto de Souza. A economia poltica do medo. Discursos Sediciosos, Rio de Janeiro. Instituto Carioca de Criminologia, ano 1, v. 2, p. 27, 1996. RODRGUEZ, Marta Gonzlez. Anlisis del control social desde una perspectiva histrica. Disponvel em: <http://www.monografias.com/trabajos15/control-social/controlsocial.shtml> Acesso em: 12 set. 2004. RONDELLI, Elizabeth. Media, representaes sociais da violncia, da criminalidade e aes polticas, Comunicao & Poltica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 97-108, dez. 1994; mar. 1995.

148

SENTENA DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ESPANHOL (STC) 115/2000. Disponvel em: <http://www.congreso.es/constitucion/ficheros/sentencias/stc_115_2000.pdf> Acesso em: 15 ago. 2004. SENTENA DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ESPANHOL (STC) 21/2000. Disponvel em: <http://www.congreso.es/constitucion/ficheros/sentencias/stc_021_2000.pdf> Acesso em: 12 mar. 2004. SHAW, E. F. Agenda-setting and mass communication theory. Gazette, v. 25, n. 2, p. 96105, 1979. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 10.ed. So Paulo: Malheiros, 1995. SODR, Muniz. A mquina de Narciso: televiso, indivduo e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Achiam, 1984. ______. Poder, violncia e o jornalismo.Observatrio da Imprensa, 2001. Disponvel em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br> Acesso em 18. mar. 2003. SOUSA, Jorge Pedro. As notcias e os seus efeitos: As Teorias do jornalismo e dos efeitos sociais dos media jornalsticos. Lisboa: Universidade Fernando Pessoa, 1999. SUTHERLAND, Edwin H., White-collar criminality. American Sociological Review, New York, v. 5, p. 19, 1940. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrpolis: Vozes, 2002. TRAQUINA, Nelson. O poder do jornalismo: anlise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000. VIRILIO, Paul. Entrevista a Revista Ajoblanco/Barcelona-ES, fevereiro de 1999. Disponvel em: http://www.ip.pt/flirt/arquivo/f_julho/julho/textos/virilio.htm. Acesso em: 28 set. 2003. VISCARDI, Nilia. Disciplinamiento, control social y estigma: tres conceptos para uma sociologia del conflito: el caso de la violencia en el espacio escolar en Uruguay. Sociologias, Porto Alegre, ano 1, n. 1, pp. 168-199, jan.-jun. 1999. VOGEL, Luiz. Mdia e democracia: o pluralismo regulado como arranjo institucional. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 31, 2002, p. 106-126, 2002. ZAFFARONI, Eugenio Ral. Em busca das penas perdidas. 4.ed. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS CRIMINAIS

GUSTAVO RONCHETTI

DISCURSO E VIOLNCIA: A MDIA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL

Porto Alegre

150

2004

151

Das könnte Ihnen auch gefallen