Sie sind auf Seite 1von 3

PROVA DE MICROECONOMIA - PS

TIPO 1
DADOS DO ALUNO:
Nome:

Matrcula:

Data:

2 0 0 7

Assinatura

INSTRUES:
Voc receber do professor o seguinte material: 1. um caderno de prova com um conjunto de pginas numeradas seqencialmente, contendo 20 (vinte) questes; 2. um carto-resposta, com seu nome e nmero de matrcula e demais informaes da disciplina a que se refere esta prova. Ateno: ! Confira o material recebido, verificando se a numerao das questes e a paginao esto corretas. ! Confira se o seu nome no carto-resposta est correto. ! Leia atentamente cada questo e assinale no carto uma nica resposta para cada uma das 20 (vinte) questes. ! Observe que o carto-resposta deve ser preenchido at o nmero correspondente de questes da prova, ou seja, 20 (vinte) questes. ! O carto-resposta no pode ser dobrado, amassado, rasurado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. Caso tenha necessidade de substituir o carto-resposta, solicite um novo carto em branco ao professor, e devolva juntos os dois cartes quando finalizar a prova. A no-devoluo de ambos os cartes acarretar a anulao de sua prova, gerando grau zero. ! No carto-resposta, a marcao das letras correspondentes s respostas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o crculo, com um trao contnuo e denso. Exemplo: Deve-se usar caneta azul ou preta. ! Marcar apenas 1 (uma) opo por questo. ! A leitora no registrar marcao de resposta onde houver falta de nitidez. ! Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite-o ao professor. ! Voc dispe de duas horas para fazer esta prova. ! Aps o trmino da prova, entregue ao professor o carto-resposta e o caderno da prova. ! No se esquea de assinar o carto-resposta, assim como a lista de freqncia. ! No se esquea de marcar o tipo de prova no carto-resposta. Exemplo:

T1

T2

T3

T4

! Frmula de clculo:

10 Nota = o [no de questes certas] n de questes da prova

MICROECONOMIA 1
Para uma dada curva de demanda, quando h uma queda acentuada no preo, tudo o mais constante, deve-se esperar que: I. haja um deslocamento para a direita da curva de demanda; II. haja um aumento da quantidade demandada do bem; III. haja uma diminuio na quantidade demandada do bem. Analise os itens acima e assinale: (A) se somente o item I estiver correto. (B) se somente o item II estiver correto. (C) se somente o item III estiver correto. (D) se somente os itens I e II estiverem corretos. (E) se somente os itens II e III estiverem corretos.

5
Os fatores que influenciam na oferta de um bem esto listados a seguir, exceo de um. Assinale-o. (A) a preferncia (B) o preo do bem (C) o preo dos fatores de produo (D) o preo dos outros bens (E) o clima

6
Por elasticidadepreo da demanda entende-se que representa um termo tcnico usado pelos economistas para descrever: (A) o grau de sensibilidade da demanda de um produto face a mudanas no seu preo. (B) o impacto da demanda de um produto sobre as mudanas no seu preo. (C) uma variao da demanda de um produto face a redues no seu preo. (D) o grau de sensibilidade da demanda de um produto face ao aumento no seu preo. (E) alteraes do preo de um produto face a incrementos na demanda.

2
Tendo por base que as condies de oferta so definidas a partir do comportamento dos custos de produo, pode-se dizer que: (A) a inclinao de sua curva reflete o grau de tecnologia utilizada na produo. (B) sua curva negativamente inclinada refletindo escassez de recursos. (C) a curva de oferta o ramo ascendente da curva de custo marginal, a partir do custo varivel mdio mnimo. (D) a curva de oferta o ramo ascendente da curva de custo varivel mdio a partir do custo marginal mnimo. (E) a curva de oferta o ramo ascendente da curva de custo marginal a partir de sua interseo com a curva de receita marginal.

7
As variveis presentes na funo de produo esto listadas a seguir, exceo de uma. Assinale-a. (A) a quantidade total produzida por unidade de tempo (B) a quantidade de mo-de-obra utilizada por unidade de tempo (C) o capital fsico utilizado por unidade de tempo (D) a quantidade de rea utilizada por unidade de tempo (E) a quantidade de fornecedores contratados por unidade de tempo

3
Com relao aos bens inferiores, normais e de Giffen, pode-se afirmar que: (A) para todos os bens de Giffen, o efeito substituio maior que o efeito renda. (B) a diferena entre um bem normal e um bem inferior est no fato de que, para o segundo, quando h uma queda no seu preo, o efeito renda possui sentido oposto, se comparado com um bem normal; a diferena, por outro lado, entre um bem de Giffen e um bem inferior, reside no fato de que o efeito substituio, em sentido oposto ao efeito renda, maior no caso dos bens de Giffen. (C) para todos os bens inferiores, o efeito substituio possui o mesmo sinal, o mesmo sentido que o efeito renda. (D) para todos os bens normais, uma queda no preo do bem implica um efeito substituio e um efeito renda em sentidos opostos. (E) para todos os bens de Giffen, o efeito renda maior que o efeito substituio.

8
No estrutura de mercado de bens e servios:

(A) (B) (C) (D) (E)

oligoplio. monoplio. monopsnio. concorrncia monopolstica. concorrncia perfeita.

9
A maximizao do lucro pode ser estabelecida quando: (A) o nvel de produo para o qual a receita marginal igual ao custo marginal. (B) o nvel de produo para o qual a receita total igual ou superior ao custo marginal. (C) o nvel de produo para o qual o custo marginal inferior ao custo mdio. (D) o nvel de produo para o qual o custo mdio inferior ao custo marginal. (E) o nvel de produo para o qual a receita marginal igual despesa operacional.

4
Em um mercado as funes de demanda e de custo total de uma firma monopolista so, respectivamente, p = 5 0,25q e 3 2 CTCP = q 9,25q + 29q + 10. Com base nos resultados obtidos com as condies de demanda e de custos, qual deve ser a deciso do proprietrio relativamente ao futuro da empresa? (A) Continuar produzindo, j que o lucro obtido cobre o custo varivel e parte do custo fixo. (B) Continuar produzindo, mesmo com prejuzo, para evitar problemas com o governo. (C) Parar de produzir, devido aos altos impostos que abocanham parcela substancial dos lucros. (D) Parar de produzir, j que o prejuzo no cobre sequer o custo varivel, pois seu valor maior do que o custo fixo. (E) Continuar produzindo, porque o lucro gerado cobre o custo total com folga.
2

10
A demanda de um bem normal num mercado competitivo funo crescente: (A) (B) (C) (D) (E) do nmero de consumidores do bem. da renda do consumidor. do preo do bem substituto. do preo do insumo de produo. do preo do bem complementar.

MICROECONOMIA (PS) - TIPO 1

11
Se um bem possui pequeno nmero de bens substitutos e possibilidade de uso especfico, isso contribui para que seu coeficiente elasticidadepreo seja: (A) (B) (C) (D) (E) elevado. unitrio. negativo. baixo. menor que 1.

17
Quanto utilidade marginal, analise as afirmativas a seguir: I. Diminui medida que o consumo aumenta. II. Mede a utilidade extra de consumir uma unidade adicional de um bem. III. uma propriedade da funo utilidade. Assinale: (A) se nenhuma afirmativa for verdadeira. (B) se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. (C) se somente as afirmativas I e III forem verdadeiras. (D) se todas as afirmativas forem verdadeiras. (E) se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras.

12
No curto prazo, a funo de produo, no que tange produtividade marginal dos fatores de produo: (A) (B) (C) (D) (E) crescente quando a produtividade mdia crescente. sempre positiva. diminui, atinge um mnimo e depois aumenta. pode ser negativa. maior que a produtividade mdia.

18
No caracterstica do monoplio:

13
Quanto funo demanda, correto afirmar que: (A) a relao preo do bem e a demanda infinitamente elstica. (B) a demanda ser uma reta paralela ao eixo das quantidades se a demanda for perfeitamente inelstica. (C) uma diminuio do preo do bem deixar inalterada a quantidade demandada do bem se a renda do consumidor diminuir. (D) uma diminuio do preo do bem, coeteris paribus, implicar aumento no gasto do consumidor com o bem se a demanda for elstica. (E) se a funo demanda for representada por uma linha reta negativamente inclinada, o coeficiente de elasticidade preo ser constante ao longo de toda a reta.

(A) (B) (C) (D) (E)

barreiras entrada de novas firmas. transparncia de mercado. no haver substitutos prximos para o produto. um determinado produto ser suprido pela prpria firma. a curva de demanda que a firma monopolista enfrenta ser a prpria curva de demanda do mercado.

19
Oligoplio significa: (A) o mesmo que concorrncia imperfeita. (B) uma situao em que h um grande nmero de firmas no mercado com produtos diferenciados. (C) uma situao em que o nmero de firmas concorrentes pequeno, ou que, mesmo com um grande nmero de firmas, poucas dominam o mercado. (D) uma situao em que no h nenhum tipo de controle dos preos pelos vendedores. (E) que as firmas so monopolistas entre si.

14
A inclinao da linha de oramento indica: (A) a quantidade consumida do bem. (B) a quantidade adquirida a mais de um bem, sacrificando uma unidade do outro bem. (C) a restrio oramentria do consumidor. (D) a quantidade sacrificada de um bem para adquirir uma unidade adicional do outro bem. (E) que a taxa marginal de substituio tcnica entre os dois bens crescente.

20
Em um dado cartesiano, onde est localizado o lucro mximo? (A) (B) (C) (D) (E) Onde o custo total se iguala receita total. Onde o custo mdio maior que o custo marginal. Onde a receita marginal maior que o custo marginal. Onde a receita marginal intercepta o custo mdio total. Onde a receita marginal se iguala ao custo marginal.

15
Dado um aumento na renda de um indivduo, cteris paribus, incorreto afirmar que: (A) a inclinao da restrio oramentria ser alterada. (B) a linha de oramento se deslocar para cima e para a direita. (C) a nova linha de oramento paralela anterior. (D) o custo de oportunidade o mesmo. (E) a alterao do preo de um dos bens altera a inclinao da restrio oramentria.

16
Qual das seguintes colocaes uma caracterstica do mercado de concorrncia monopolstica? (A) (B) (C) (D) (E) Muitas empresas e produtos homogneos. Poucas empresas e produtos diferenciados. Poucas empresas e produtos similares. Poucas empresas e produtos homogneos. Muitas empresas e produtos diferenciados.
3 MICROECONOMIA (PS) - TIPO 1

Das könnte Ihnen auch gefallen