Sie sind auf Seite 1von 9

NORMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSO II

Em observncia ao disposto na Resoluo N 002-84 do CFE e na Resoluo CNE/CES N 16, de 13/03/2002, que rege o currculo dos Cursos de Comunicao Social, e o princpio de indissociabilidade ensino-pesquisa-extenso norteador da proposta poltico-pedaggica da UFSM, o Colegiado dos Cursos de Comunicao Social Jornalismo, 506; Publicidade e Propaganda, 507; e Relaes Pblicas, 508 da UFSM estabelece o que segue:

1. A disciplina denominada Trabalho de Concluso de Curso II conduzir produo, no ltimo semestre do Curso de Comunicao Social, de um Trabalho de Concluso de Curso TCC projetado na disciplina Trabalho de Concluso de Curso I, realizado como um Trabalho Monogrfico ou como um Projeto Experimental, relacionados com as problemticas tericas pertinentes ao currculo vigente e s linhas de pesquisas dos cursos. 1.1. Considera-se como Trabalho de Concluso de Curso o Trabalho Monogrfico que desenvolva uma reflexo terica a partir de atividades de pesquisa, sua anlise e procedimentos metodolgicos, organizados de forma tcnica adequada s normas de produo de um trabalho cientfico. 1.1.1. O Trabalho Monogrfico escrito e individual dever apresentar texto acabado, expresso do desenvolvimento do projeto executado, tendo seus elementos textuais um mnimo de 50 pginas e mximo de 100, digitadas em espao 1,5 (um e meio), (impressos em frente e verso, preferencialmente em papel reciclado) alm de anexos, apndices e ilustraes que eventualmente sejam includos, conforme normas da ABNT. 1.2. Considera-se como Trabalho de Concluso de Curso o Projeto Experimental que compreenda um conjunto de atividades prticas, desenvolvidas a partir de bases tericometodolgicas, observadas como instrumento de pesquisa e de carter inovador, tais como: a. Atuao em carter experimental em uma (ou mais) rea da comunicao e respectiva reflexo acerca dos processos e ferramentas necessrias realizao da atividade (teoria x prtica); b. Planejamento, criao, desenvolvimento e veiculao em carter experimental de um produto comunicacional e respectiva reflexo que trate de incluir a base terica e definies metodolgicas referentes s etapas e processos desempenhados pelo aluno no desenvolvimento do produto apresentado;

c.

Planejamento, criao e desenvolvimento em carter experimental de um produto comunicacional e respectiva anlise de sua inovao ou adequao frente ao mercado;

d. Planejamento, criao e desenvolvimento em carter experimental de plataformas, softwares ou ferramentas metodolgicas que contribuam com o desenvolvimento dos processos pertencentes ao fluxo de uma agncia ou ao exerccio de uma rea em especfico. 1.2.1 O Projeto Experimental um trabalho inovador no mbito da graduao e consiste em desenvolver produtos comunicacionais que faam experimentaes e as analisem como, por exemplo, a adequao de tticas realidade do local onde se aplica, o teste de formatos, enfoques ou linguagens inditos, a subverso de tcnicas correntes ou ainda a aplicao inovadora de aspectos de um modelo terico na prtica comunicacional. A realizao prtica experimental requer a apresentao de um relatrio que contenha base terica e metodolgica que a sustente:

1.2.2

1.2.2.1 Os elementos textuais do TCC devem possuir no mnimo 30 pginas e no mximo 60 pginas digitadas em espao 1,5 (um e meio), alm dos elementos pr-textuais e anexos, apndices que eventualmente se faam necessrios, conforme normas da ABNT. 1.2.2.2 Para a banca, o produto pode ser entregue em separado (CD, livreto, pea grfica, etc.) ou inserido no corpo do relatrio, juntamente com a descrio dos processos de seu desenvolvimento. 1.2.3. O produto experimental, a critrio do orientador, pode ser realizado em grupo, de no mximo 5 (cinco) integrantes (a critrios do(s) orientador(es), considerando a complexidade do trabalho), desde que cada aluno fique responsvel por um aspecto do trabalho e faa sua reflexo e defesa de forma individual. Para garantir a integralizao do projeto, no decorrer do semestre o grupo no pode ser destitudo. 1.2.4. No caso dos projetos experimentais, cada aluno do grupo poder ter um professor orientador, considerando a sua rea especfica de atuao no projeto. 1.3. No caso de Trabalho de Concluso de Curso que envolvam a utilizao de instalaes, equipamentos e outros recursos, sua aprovao prvia depender de exame de viabilidade pelo orientador, aps consulta ao setor responsvel pelos recursos. No caso de recursos materiais e financeiros, estes ficaro a cargo dos alunos envolvidos. 2. A disciplina denominada Trabalho de Concluso de Curso II desenvolver-se- de acordo com os seguintes encaminhamentos:

Da Matricula:

2.1.

O aluno, para matricular-se na disciplina, dever apresentar no ato da matrcula, em perodo estipulado pelas Coordenaes dos Cursos, o projeto elaborado na disciplina Trabalho de Concluso de Curso I com a concordncia expressa de um professor orientador (segundo modelo de termo de compromisso retirado na secretaria dos cursos). O projeto deve manter as caractersticas iniciais elaboradas na disciplina de Trabalhos de Concluso de Curso I, podendo, entretanto, ter modificaes indicadas pelo orientador. O Termo de Compromisso dever ser honrado durante a execuo do TCC, sendo excepcionalmente permitida a troca de orientador at o final do primeiro bimestre (conforme calendrio acadmico) mediante solicitao por escrito, com devida justificativa e encaminhado Comisso de TCC. Para efetuar a matricula em TCC II, o acadmico dever observar as exigncias de prrequisitos e de carga horria determinada pelos respectivos colegiados.

2.2.

2.3.

Do Projeto: 2.4. O projeto dever conter informaes sobre o problema a ser investigado, a natureza e os objetivos do mesmo, sua metodologia, tcnicas e recursos necessrios para a realizao, bem como a indicao do orientador e co-orientador, quando houver; Devem constar no projeto os seguintes elementos: ttulo, tema, questo problema de pesquisa (para Monografias) ou enfoque experimental (para Projeto Experimental), objetivos, justificativa, quadro referencial terico ou reviso de literatura, metodologia, cronograma de execuo, oramento e bibliografia. A secretaria dos cursos e a Comisso de TCC encaminharo o projeto aos professores orientadores juntamente com uma ficha de controle de presena e de registro do contedo discutido, a ser preenchida ao longo do semestre e devolvida no ato da entrega do trabalho final. A ficha de controle assegurar ao professor orientador e ao acadmico a formulao de um plano de trabalho onde constar um cronograma para a execuo da pesquisa, base para a reprovao por freqncia, se for o caso.

2.5.

2.6.

2.7.

Da Orientao:

2.8 Faz parte do desenvolvimento didtico-pedaggico da disciplina de Trabalho de concluso de Curso II a participao do aluno nas atividades que sejam programadas pela Comisso de Trabalhos de Concluso de Curso, devendo aluno e orientador observar o calendrio divulgado no inicio do semestre letivo. 2.9 O aluno dever manter uma rotina regular de encontros com seu orientador (no mnimo seis encontros no semestre), que sero computados como freqncia e como desempenho discente. No caso de ausncia do aluno por motivo de intercmbio

devidamente comprovado ao orientador, o nmero de encontros presenciais deve ser de, no mnimo, trs. 2.10 A orientao dos trabalhos monogrficos, assim como dos projetos experimentais, somente poder ser realizada por docentes, observadas as condies que seguem nos itens subseqentes; 2.11 Podem ser orientadores de Trabalhos de Concluso de Curso todos os professores do Departamento de Cincias da Comunicao, seja do quadro efetivo ou professores substitutos (aqueles que atuam no Departamento ou que atuaram at os seis meses que antecederam o semestre de TCC II), os docentes vinculados a disciplinas ofertadas por outros departamentos didticos da UFSM para os Cursos de Comunicao Social. 2.12 A solicitao de orientao de trabalhos por docentes de outros departamentos didticos da UFSM, que no ministrem disciplinas nos cursos de Comunicao, dever ser encaminhada Comisso de Trabalhos de Concluso de Curso, juntamente com o termo de compromisso assinado pelo professor orientador entregue na matrcula. 2.13 Tanto no projeto monogrfico quanto no projeto experimental permitida a figura de co-orientador, podendo esse ser profissional do mercado ou aluno do Mestrado em Comunicao da UFSM, sendo determinado ao mestrando o limite de uma coorientao por semestre.

Da Defesa:

2.14 As defesas acontecero semestralmente na ltima quinzena de aula indicada pelo calendrio escolar. 2.15 O orientador preencher formulrio especfico fornecido pela secretaria dos Cursos de Comunicao Social com a organizao da banca para o trabalho e indicar sugestes de componentes de banca para a Comisso. No caso do orientador no autorizar a ida do trabalho banca, esse dever comunicar a Comisso, ficando o aluno reprovado na disciplina. 2.16 As bancas sero compostas por trs membros efetivos e um suplente, devendo observar a coerncia entre a pertinncia da rea, o tema do trabalho desenvolvido e a formao dos componentes. 2.17 A banca de Avaliao dever ser composta por pelo menos um docente do Departamento de Cincias da Comunicao e dever observar a especialidade do projeto em questo; 2.18 A banca poder ser constituda tambm por professores de outros departamentos da UFSM e de outras instituies de ensino superior, bem como de alunos do Mestrado em Comunicao da UFSM e profissionais da rea com ttulo de mestre. 2.19 No caso da avaliao de Trabalho de Concluso de Curso realizado como um Projeto Experimental, a Banca de Avaliao poder ser constituda com um profissional especializado no tema. 2.20 Quando o Trabalho de Concluso de Curso tiver orientador e co-orientador ficar vetada a presena do co-orientador como componente da banca de avaliao.
4

2.21 Somente estaro aptos para a defesa os alunos que integralizaram o nmero total de Disciplinas Curriculares de Graduao (DCG) e o nmero mnimo de Atividades Complementares de Graduao (ACG). Tambm ficar vetada a defesa do acadmico que no entregar com o trabalho final o controle de sua freqncia ou estiver em dbito com o Gabinete de Leitura e/ou mantiver em seu poder equipamentos do curso/departamento. Caber ao Gabinete de Leitura e aos Laboratrios dos cursos fornecer Comisso de TCC a lista dos alunos em dbito. 2.22 O TCC ser encaminhado pelo aluno Comisso de Trabalho de Concluso de Curso, na data afixada em 3 (trs) cpias impressas. 2.23 A no entrega do TCC na data e nos horrios estabelecidos pela Comisso de Trabalhos de Concluso de Curso acarretar a reprovao do aluno. 2.24 Na data aprazada para avaliao do segundo bimestre, conforme o calendrio escolar estabelecido pela Comisso de Trabalhos de Concluso de Curso em consonncia com o calendrio oficial da UFSM, o aluno apresentar pessoalmente seu trabalho final Banca Examinadora, submetendo-o a seu exame e avaliao. A apresentao ter no mximo 50 minutos, sendo 15 minutos para a apresentao do trabalho e o restante para a argio. 2.25 As duas cpias definitivas em verso digital em CD (arquivo no formato.pdf )devero ser entregues na secretaria em at 10 dias aps a data da defesa, devidamente identificadas. No caso de Projetos Experimentais o produto tambm deve ser digitalizado e includo no CD. Na capa (plstica/transparente) do CD devem constar as seguintes informaes: curso, orientador, aluno, ttulo, semestre da defesa e nota final e assinatura do professor orientador. 2.26 A digitao da nota ser condicionada entrega da cpia digital que contemple as modificaes indicadas pela banca com anuncia do orientador. 2.27 dever do orientador verificar se as alteraes foram incorporadas verso final.

Das Competncias:

O Trabalho de Concluso de Curso apresenta quatro dimenses, correspondentes s competncias da comisso orientadora, do professor orientador, da banca examinadora e do orientando. 3.1 Comisso de Trabalho de Concluso de Curso, designada pelo Departamento de Cincias da Comunicao, compete: 3.1.1 3.1.2 3.1.3 3.1.4 3.1.5 Zelar pelas condies de desenvolvimento das atividades dos alunos e dos orientadores no desempenho dos seus projetos; Programar e efetivar atividades que visem melhoria e planificao dos Trabalhos de Concluso de Curso; Propor alternativas s questes e dificuldades que venham a surgir no mbito dos Trabalhos de Concluso de Curso; Elaborar e divulgar no incio do semestre o Calendrio de Atividades; Avaliar pedidos de alterao de orientador ou projeto;
5

3.1.6 3.1.7 3.1.8

Fiscalizar a composio e o andamento das Bancas Examinadoras; Encaminhar aprovao do Colegiado dos Cursos de Comunicao Social o Calendrio de Defesas proposto a partir das datas sugeridas pelos orientadores; Divulgar amplamente no mural da Coordenao do curso a listagem geral das defesas com informaes sobre a composio das bancas, os dias, locais e horrios das defesas. Solicitar Secretaria dos Cursos de Comunicao o fornecimento dos certificados de participao.

3.1.9

3.1.10 Receber os TCCs, procedendo ao seu protocolo na Secretaria dos Cursos de Comunicao Social na data e horrio aprazados e realizar rubrica e liberao para distribuio aos membros da Banca de Avaliao; 3.1.11 Preencher os cadernos didticos; 3.1.12 Reprovar o aluno que no entregar o trabalho no dia aprazado. 3.1.13 Avaliar as questes pendentes. Clausula nica: A Comisso de TCC trabalhar em conjunto com as Coordenaes dos Cursos de Comunicao Social, mantendo-se afinada com as orientaes que delas provenham.

3.2 Ao Professor Orientador, designado pela Chefia do Depto. de Cincias da Comunicao, compete: 3.2.1 3.2.2 3.2.3 3.2.4 3.2.5 3.2.6 3.2.7 3.2.8 3.2.9 Orientar devidamente as atividades de pesquisa e/ou experimentao de seu orientando; Estabelecer parmetros e tempos de orientao do trabalho desenvolvido pelo aluno; Avaliar o desempenho do orientando na sua globalidade; Decidir se o trabalho tem qualidade suficiente para ir banca e, em caso negativo, informar a Comisso da reprovao do aluno at o dia da entrega do trabalho; Definir e avalizar a constituio da Banca Examinadora, sugerindo data e horrio de defesa Comisso de Trabalho de Concluso de Curso; Presidir a Banca Examinadora no ato de avaliao do Trabalho de Concluso de Curso; Avaliar o orientando de acordo com os critrios estabelecidos. Aps a banca, encaminhar Secretaria dos Cursos de Comunicao a ata de defesa do Trabalho de Concluso de Curso frente banca designada; Registrar o Projeto junto ao Gabinete de Projetos do CCSH, quando necessrio.

3.2.10 Avaliar as propostas feitas pela banca examinadora que devem ser incorporadas ao trabalho. 3.2.11 Dar cincia /autorizao da cpia definitiva.

3.3 Banca Examinadora compete: 3.3.1 3.3.2 3.3.3 Analisar se a data e o horrio proposto para a defesa do relatrio so compatveis com suas atribuies acadmicas e profissionais; Analisar o Trabalho de Concluso de Curso de acordo com os critrios expostos. Em caso de impedimento no comparecimento da defesa, informar Comisso de Trabalhos de Concluso de Curso para a indicao de um suplente.

3.4 Ao Acadmico orientando, matriculado na disciplina Trabalho de Concluso de Curso II, compete: 3.4.1 Conduzir-se como produtor de conhecimento, esforando-se pela apresentao de um processo de investigao e/ou criao autntico e coerente com seu desempenho acadmico; Comparecer s atividades estabelecidas pela Comisso de Trabalho de Concluso de Curso; Atender linha de orientao do professor orientador; Entregar o Trabalho de Concluso de Curso Comisso de Trabalhos de Concluso de Curso, protocolando-o na Secretaria dos Cursos de Comunicao Social na data e horrio aprazados; Comparecer regularmente aos trabalhos de orientao, conforme disciplinamento acordado com o professor orientador; Apresentar o resumo de seu trabalho para edio dos Anais de Trabalho de Concluso de Curso na data aprazada pela Comisso de Trabalhos de Concluso de Curso; Apresentar a nominata de banca sugerida pelo orientador na data aprazada pela Comisso de Trabalho de Concluso de Curso, onde constar a sugesto de data e horrio para defesa do seu trabalho; Fazer o convite aos componentes da banca, de acordo com o que for estabelecido pelo orientador e pela Comisso de Trabalhos de Concluso de Curso. Entregar na Secretaria dos Cursos o Protocolo de Entrega do Trabalho de Concluso de Curso, comprovando o recebimento das cpias pelos membros da banca avaliadora para a Comisso de Trabalho de Concluso de Curso.

3.4.2 3.4.3 3.4.4

3.4.5 3.4.6

3.4.7

3.4.8 3.4.9

3.4.10 Em caso de atraso na entrega ou na defesa da monografia por tratamento de sade (conforme manual do aluno), requerer em 48 horas nova oportunidade.

So condies a serem consideradas no processo de avaliao dos Trabalhos de Concluso de Curso: 4.1 Recomenda-se que cada docente oriente no mximo 5 (cinco) projetos por semestre, no intuito de zelar pelo efetivo desenvolvimento das rotinas de orientao; 4.2 Recomenda-se no mximo 8 (oito) o nmero de bancas de avaliao que cada docente dever participar, incluindo as bancas dos prprios orientandos.

O Relatrio do Trabalho de Concluso de Curso ser avaliado em duas instncias: 5.1 Pelo orientador, constituindo a nota de Primeira Avaliao, a partir dos seguintes critrios: PROJETOS MONOGRFICOS Critrios Capacidade tcnica e/ou de anlise lgica/crtica e reflexo. Aplicao de procedimentos metodolgicos adequados. Comunicabilidade e correo do texto. Peso 3,0 2,0 2,0

Aplicao e freqncia nos encontros programados com o 1,0 orientador. Empenho do aluno na atividade investigativa, crescimento pessoal e 2,0 intelectual do aluno ao longo do semestre. PROJETOS EXPERIMENTAIS Critrios Peso Desenvolvimento do processo, crescimento intelectual e 2,0 atendimento s proposies do orientador. Consistncia sistemtica/metodolgica 2,0 Aplicao e freqncia nos encontros programados com o 1,0 orientador. Reflexo terica acerca do produto, seus processos e resultados. 2,0 Qualidade tcnica dos produtos comunicacionais: os produtos 3,0 refletem a apreenso dos contedos abordados durante o curso. 5.1.1 Na nota de Primeira Avaliao, sob responsabilidade do orientador, o orientando deve alcanar mdia igual ou superior a sete para ter direito apresentao e defesa perante a banca examinadora. 5.2 A banca dever avaliar o trabalho a partir dos seguintes critrios: PROJETOS MONOGRFICOS Critrios Peso

O trabalho demonstra competncia tcnica e/ou de anlise e reflexo 3,0 coerente com os objetivos. O trabalho revela empenho investigativo e aplicao de procedimentos 2,0 metodolgicos adequados. Construo adequada do aporte terico. 2,0

Construo e desenvolvimento da problemtica de pesquisa, adequao 1,0 ao objeto e ao corpus selecionado. Correo gramatical e observncia das normas de apresentao de um 1,0 trabalho cientfico. Exposio oral e argio: domnio claro e seguro dos objetivos, do tema e 1,0 das proposies da banca, quando houver.
8

PROJETOS EXPERIMENTAIS Critrios Peso

Contribuio, relevncia e inovao do Projeto para a rea 1,0 Correo gramatical e observncia das normas de apresentao de um 1,0 trabalho cientfico. Consistncia sistemtica/metodolgica Reflexo terica acerca do produto, seus processos e resultados. Qualidade tcnica dos produtos comunicacionais: os produtos refletem a apreenso dos contedos conforme a proposta apresentada. Domnio na exposio dos propsitos do trabalho, na apresentao do produto final e nas respostas aos questionamentos da banca. 2,0 2,0 3,0 1,0

5.2.1

A avaliao da Banca corresponder nota de Segunda Avaliao e ser formada pela mdia das notas do segundo e terceiro membros da banca de avaliao. As notas sero lanadas mediante a cpia definitiva contemplando as alteraes propostas pela banca e aprovadas pelo orientador.

5.3 Em virtude de no haver Exame Final, se a mdia perfizer um total inferior a 7 (sete), o aluno ser considerado reprovado. 6 7 Os casos omissos nestas normas devero ser resolvidos pela Comisso de Trabalhos de Concluso de curso e/ou Colegiado do respectivo Curso. As Normas para o desenvolvimento da disciplina Trabalhos de Concluso de Curso II entram em vigor a partir do segundo semestre letivo de 2010.

Cursos de Comunicao Social, aos quinze dias do ms de maio de dois mil e dez.

Coordenao dos Cursos de Comunicao Social Colegiado dos Cursos de Comunicao Social Comisso de Trabalhos de Concluso de Cursos

Das könnte Ihnen auch gefallen