Sie sind auf Seite 1von 12

RGAOS DO MP

LEI 8625/93
Art. 5 - So rgos da Administrao Superior do Ministrio Pblico: I - a Procuradoria-Geral de Justia; II - o Colgio de Procuradores de Justia; III - o Conselho Superior do Ministrio Pblico; IV - a Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico Art. 6 - So tambm rgos de Administrao do Ministrio Pblico: I - as Procuradorias de Justia; II - as Promotorias de Justia.

LC 106/03
Art. 4. - So rgos da Administrao Superior do Ministrio Pblico: I - a Procuradoria-Geral de Justia; II - o Colgio de Procuradores de Justia; III - o Conselho Superior do Ministrio Pblico; IV - a Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. Art. 5. - So tambm rgos de administrao do Ministrio Pblico: I - as Procuradorias de Justia; II - as Promotorias de Justia.

Art. 7 - So rgos de execuo do Ministrio Pblico: I - o Procurador-Geral de Justia; II - o Conselho Superior do Ministrio Pblico; III - os Procuradores de Justia; IV - os Promotores de Justia.

Art. 6. - So rgos de execuo do Ministrio Pblico: I - o Procurador-Geral de Justia; II o Colgio de Procuradores de Justia; III - o Conselho Superior do Ministrio Pblico; IV - os Procuradores de Justia; V - os Promotores de Justia; VI os Grupos Especializados de Atuao Funcional.8 Pargrafo nico. Os rgos de execuo referidos no inciso VI sero providos por tempo certo e disciplinados em resoluo do Procurador-Geral de Justia, aprovada pelo rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia.9

Art. 8 - So rgos auxiliares do Ministrio Pblico, alm de outros criados pela Lei Orgnica: I - os Centros de Apoio Operacional; II - a Comisso de Concurso; III - o Centro de Estudos e Aperfeioamento Funcional; IV - os rgos de apoio administrativo; V - os estagirios.

Art. 7. - So rgos auxiliares do Ministrio Pblico: I - os Centros de Apoio Operacional; II os Centros Regionais de Apoio Administrativo e Institucional; III - a Comisso de Concurso; IV - o Centro de Estudos Jurdicos; V - os rgos de apoio administrativo; VI - os estagirios.

DO PROCURADOR GERAL DE JUSTIA


LEI 8625/93
Art. 9 - Os Ministrios Pblicos dos Estados formaro lista trplice, dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que ser nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento. 1 - A eleio da lista trplice far-se- mediante voto plurinominal de todos os integrantes da carreira. 2 - A destituio do Procurador-Geral de Justia, por iniciativa do Colgio de Procuradores, dever ser precedida de autorizao de um tero dos membros da

LC 106/03
Art. 8. - O Ministrio Pblico tem por chefe o ProcuradorGeral de Justia, nomeado pelo Governador do Estado dentre integrantes da carreira , com mais de dois anos de atividade, indicados em lista trplice, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento. 1. - A lista de que trata este artigo ser composta em eleio a ser realizada entre 60 (sessenta) e 30 (trinta) dias antes do trmino de cada mandato, mediante voto obrigatrio, pessoal, plurinominal e secreto dos integrantes do quadro ativo da carreira do Ministrio Pblico,

Assemblia Legislativa. 3 - Nos seus afastamentos e impedimentos o Procurador-Geral de Justia ser substitudo na forma da Lei Orgnica. 4 - Caso o Chefe do Poder Executivo no efetive a nomeao do Procurador-Geral de Justia, nos quinze dias que se seguirem ao recebimento da lista trplice, ser investido automaticamente no cargo o membro do Ministrio Pblico mais votado, para exerccio do mandato.

considerando-se classificados para comp-la os trs concorrentes que, individualmente, obtiverem maior votao. 2. - Em caso de empate, considerar-se- classificado para integrar a lista o candidato mais antigo na carreira, ou, sendo igual a antigidade, o mais idoso. 3. - vedado o voto por procurador ou portador, facultando-se, porm, o voto por via postal aos membros do Ministrio Pblico lotados ou em exerccio fora da Capital do Estado, desde que recebido no Protocolo da ProcuradoriaGeral de Justia at o encerramento da votao. 4. - Encerrada a votao, proceder-se- apurao no mesmo dia da eleio. 5. - Elaborada a lista, nos termos dos pargrafos anteriores, ser remetida ao Governador do Estado, no 15. (dcimo quinto) dia anterior ao trmino do mandato em curso, com indicao das respectivas votaes, para escolha e nomeao do Procurador- Geral de Justia, que tomar posse em sesso solene do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia. 6. - Caso o Chefe do Poder Executivo no proceda nomeao do Procurador-Geral de Justia nos 15 (quinze) dias seguintes ao recebimento da lista trplice, o membro do Ministrio Pblico mais votado, ser investido automaticamente e empossado no cargo pelo Colgio de Procuradores de Justia, para cumprimento do mandato, aplicando-se o critrio do 2. deste artigo, em caso de empate. 7. - O rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia estabelecer normas complementares, regulamentando o processo eleitoral para elaborao da lista trplice a que se refere este artigo. 8. - O eleitor impossibilitado de votar dever justificar o fato ao Procurador-Geral de Justia.

DA COMPETNCIA PGJ
LEI 8625/93
Art. 10 - Compete ao Procurador-Geral de Justia: I - exercer a chefia do Ministrio Pblico, representandoo judicial e extrajudicialmente; II - integrar, como membro nato, e presidir o Colgio de Procuradores de Justia e o Conselho Superior do Ministrio Pblico; III - submeter ao Colgio de Procuradores de Justia as propostas de criao e extino de cargos e servios auxiliares e de oramento anual; IV - encaminhar ao Poder Legislativo os projetos de lei de iniciativa do Ministrio Pblico;

LC 106/03
Art. 11 - Compete ao Procurador-Geral de Justia: I - exercer a Chefia do Ministrio Pblico e da ProcuradoriaGeral de Justia; II - representar, judicial e extrajudicialmente, o Ministrio Pblico; III - convocar, integrar e presidir o Colgio de Procuradores de Justia, seu rgo Especial, o Conselho Superior do Ministrio Pblico e a Comisso de Concurso; IV - submeter ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia:

V - praticar atos e decidir questes relativas administrao geral e execuo oramentria do Ministrio Pblico; Vl - prover os cargos iniciais da carreira e dos servios auxiliares, bem como nos casos de remoo, promoo, convocao e demais formas de provimento derivado; VII - editar atos de aposentadoria, exonerao e outros que importem em vacncia de cargos da carreira ou dos servios auxiliares e atos de disponibilidade de membros do Ministrio Pblico e de seus servidores; VIII - delegar suas funes administrativas; IX - designar membros do Ministrio Pblico para: a) exercer as atribuies de dirigente dos Centros de Apoio Operacional; b) ocupar cargo de confiana junto aos rgos da Administrao Superior; c) integrar organismos estatais afetos a sua rea de atuao; d) oferecer denncia ou propor ao civil pblica nas hipteses de no confirmao de arquivamento de inqurito policial ou civil, bem como de quaisquer peas de informao; e) acompanhar inqurito policial ou diligncia investigatria, devendo recair a escolha sobre o membro do Ministrio Pblico com atribuio para, em tese, oficiar no feito, segundo as regras ordinrias de distribuio de servios; f) assegurar a continuidade dos servios, em caso de vacncia, afastamento temporrio, ausncia, impedimento ou suspeio de titular de cargo, ou com consentimento deste; g) por ato excepcional e fundamentado, exercer as funes processuais afetas a outro membro da instituio, submetendo sua deciso previamente ao Conselho Superior do Ministrio Pblico; h) oficiar perante a Justia Eleitoral de primeira instncia, ou junto ao Procurador- Regional Eleitoral, quando por este solicitado; X - dirimir conflitos de atribuies entre membros do Ministrio Pblico, designando quem deva oficiar no feito; XI - decidir processo disciplinar contra membro do Ministrio Pblico, aplicando as sanes cabveis; XII - expedir recomendaes, sem carter normativo aos rgos do Ministrio Pblico, para o desempenho de suas funes; XIII - encaminhar aos Presidentes dos Tribunais as listas sxtuplas a que se referem os arts. 94, caput e 104, pargrafo nico, inciso II, da Constituio Federal; XIV - exercer outras atribuies previstas em lei.

a) as propostas de criao e extino de cargos da carreira ou de confiana, de servios auxiliares e respectivos cargos, bem como a fixao e o reajuste ds respectivos vencimentos; b) as propostas de criao ou extino de rgos de execuo, bem como modificaes da estruturao destes ou de suas atribuies; c) a proposta de oramento anual; d) os quantitativos a que se referem os arts. 86 e 87; V - encaminhar ao Poder Legislativo, aps aprovao pelo rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, os projetos de lei de iniciativa do Ministrio Pblico; VI - encaminhar ao Governador do que se refere o art. 8. desta Lei Tribunais as listas sxtuplas a que caput, e 104, pargrafo nico, Repblica; Estado a lista trplice a e aos Presidentes dos se referem os arts. 94, II, da Constituio da

VII - estabelecer, aps aprovao do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, as atribuies dos rgos de execuo; VIII - prover, em carter originrio, dando posse aos nomeados, ou mediante promoo e demais formas de provimento derivado, os cargos da carreira e dos servios auxiliares; IX - editar atos de aposentadoria, exonerao e outros que importem em vacncia de cargos da carreira ou dos servios auxiliares, bem como atos de remoo e convocao e os referentes a concesso, alterao e cassao de penso por morte; X - expedir atos de regulamentao interna, dispondo, inclusive, sobre funes gratificadas e de confiana; XI - prover os cargos e funes de confiana, bem como editar atos que importem na respectiva vacncia; XII - adir ao Gabinete, no interesse do servio, membros do Ministrio Pblico; XIII - designar membros do Ministrio Pblico para: a) oferecer denncia ou propor ao civil pblica, nas hipteses de no confirmao de arquivamento de inqurito policial ou civil, bem como de quaisquer peas de informao; b) assegurar a continuidade dos servios, em caso de vacncia, afastamento temporrio ou ausncia do titular do rgo de execuo ou, ainda, com o consentimento deste; c) integrar organismos estatais relacionados com as reas de atuao do Ministrio Pblico; d) aditar a denncia, quando couber o aditamento, na forma do pargrafo nico do art. 384 do Cdigo de Processo Penal, e o membro do Ministrio Pblico que funciona na ao penal

recusar-se a faz-lo; e) por ato excepcional e fundamentado, exercer as funes processuais afetas a outro membro da Instituio, submetendo sua deciso previamente ao Conselho Superior do Ministrio Pblico; XIV - designar, com a concordncia do titular do rgo de execuo, outro membro do Ministrio Pblico para funcionar em feito determinado de atribuio daquele; XV - conferir atribuio a membro do Ministrio Pblico para atuar em caso de suspeio ou impedimento, atendendo, na medida do possvel, correspondncia entre os rgos de execuo; XVI - dirimir conflitos de atribuies, determinando quem deva oficiar no feito; XVII - declarar a atribuio de membro do Ministrio Pblico para participar de determinado ato ou atuar em procedimento judicial ou extrajudicial; XVIII - expedir recomendaes, sem carter vinculativo, aos rgos e membros do Ministrio Pblico, para o desempenho de suas funes; XIX - designar os membros das bancas examinadoras do Concurso para ingresso na Carreira; XX provocar a instaurao de processo disciplinar contra membro do Ministrio Pblico e aplicar as sanes cabveis, sem prejuzo do disposto no art. 25, III, desta Lei; XXI decidir, ad referendum do Conselho Superior do Ministrio Pblico, a representao a que se refere o art. 141 desta Lei; XXII - designar Procurador de Justia para presidir a Comisso processante, quando a infrao for atribuda ao Corregedor-Geral do Ministrio Pblico; XXIII - praticar atos e decidir questes relativas administrao geral e execuo oramentria; XXIV - delegar funes administrativas e dirimir conflitos de funes administrativas; XXV - exercer outras atribuies previstas em lei, desde que compatveis com as funes institucionais do Ministrio Pblico. Pargrafo nico. Em suas faltas, o Procurador-Geral de Justia ser substitudo pelo Subprocurador-Geral de Justia que indicar e, nos casos de suspeio e impedimento, pelo Procurador de Justia mais antigo na classe.

DO COLGIO DE PROCURADORES
LEI 8625/93
Art. 12 - O Colgio de Procuradores de Justia composto por todos os Procuradores de Justia, competindo-lhe:

LC 106/03
Art. 16 - O Colgio de Procuradores de Justia, rgo de Administrao Superior e de Execuo do Ministrio Pblico, integrado por todos os Procuradores de Justia em

I - opinar, por solicitao do Procurador-Geral de Justia ou de um quarto de seus integrantes, sobre matria relativa autonomia do Ministrio Pblico, bem como sobre outras de interesse institucional; II - propor ao Procurador-Geral de Justia a criao de cargos e servios auxiliares, modificaes na Lei Orgnica e providncias relacionadas ao desempenho das funes institucionais; III - aprovar a proposta oramentria anual do Ministrio Pblico, elaborada pela Procuradoria-Geral de Justia, bem como os projetos de criao de cargos e servios auxiliares; IV - propor ao Poder Legislativo a destituio do Procurador-Geral de Justia, pelo voto de dois teros de seus membros e por iniciativa da maioria absoluta de seus integrantes em caso de abuso de poder, conduta incompatvel ou grave omisso nos deveres do cargo, assegurada ampla defesa; V - eleger o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico; VI - destituir o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico, pelo voto de dois teros de seus membros, em caso de abuso de poder, conduta incompatvel ou grave omisso nos deveres do cargo, por representao do ProcuradorGeral de Justia ou da maioria de seus integrantes, assegurada ampla defesa; VII - recomendar ao Corregedor-Geral do Ministrio Pblico a instaurao de procedimento administrativo disciplinar contra membro do Ministrio Pblico; VIII - julgar recurso contra deciso: a) de vitaliciamento, ou no, de membro do Ministrio Pblico; b) condenatria em procedimento administrativo disciplinar; c) proferida em reclamao sobre o quadro geral de antigidade; d) de disponibilidade e remoo de membro do Ministrio Pblico, por motivo de interesse pblico; e) de recusa prevista no 3 do art. 15 desta Lei. IX - decidir sobre pedido de reviso de procedimento administrativo disciplinar; X - deliberar, por iniciativa de um quarto de seus integrantes ou do Procurador-Geral de Justia, que este ajuze ao cvel de decretao de perda do cargo de membro vitalcio do Ministrio Pblico nos casos previstos nesta Lei; XI - rever, mediante requerimento de legtimo interessado, nos termos da Lei Orgnica, deciso de arquivamento de inqurito policial ou peas de informao determinada pelo Procurador-Geral de

exerccio e presidido pelo Procurador Geral de Justia. Art. 17 - Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, na sua composio plena: I - opinar, por solicitao do Procurador-Geral de Justia ou de um quarto (1/4) de seus integrantes, sobre matria relativa autonomia do Ministrio Pblico, bem como sobre outras de interesse institucional; II - propor ao Poder Legislativo a destituio do ProcuradorGeral de Justia, pelo voto de dois teros (2/3) de seus membros e por iniciativa da maioria absoluta de seus integrantes, em caso de abuso de poder, conduta incompatvel ou grave omisso dos deveres do cargo, observando-se o procedimento para tanto estabelecido no seu regimento interno e assegurada ampla defesa; III - eleger o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico; IV - destituir o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico, pelo voto de dois teros (2/3) de seus membros, em caso de abuso de poder, conduta incompatvel ou grave omisso dos deveres do cargo, por representao do Procurador-Geral de Justia ou da maioria dos seus integrantes, observando-se o procedimento para tanto estabelecido no seu regimento interno e assegurada ampla defesa; V - eleger os integrantes de seu rgo Especial; VI - desempenhar outras atribuies que lhe forem conferidas por lei.

Justia, nos casos de sua atribuio originria; XII - elaborar seu regimento interno; XIII - desempenhar outras atribuies que lhe forem conferidas por lei. Pargrafo nico - As decises do Colgio de Procuradores de Justia sero motivadas e publicadas, por extrato, salvo nas hipteses legais de sigilo ou por deliberao da maioria de seus integrantes. Art. 13 - Para exercer as atribuies do Colgio de Procuradores de Justia com nmero superior a quarenta Procuradores de Justia, poder ser constitudo rgo Especial, cuja composio e nmero de integrantes a Lei Orgnica fixar. Pargrafo nico - O disposto neste artigo no se aplica s hipteses previstas nos incisos I, IV, V e VI do artigo anterior, bem como a outras atribuies a serem deferidas totalidade do Colgio de Procuradores de Justia pela Lei Orgnica.

Art. 18 - Para exercer as funes do Colgio de Procuradores de Justia, no reservadas, no artigo anterior, sua composio plena, constituir-se- um rgo Especial, composto pelo Procurador-Geral de Justia, que o presidir, pelo Corregedor-Geral do Ministrio Pblico, pelos 10 (dez) Procuradores de Justia mais antigos na classe e por 10 (dez) Procuradores de Justia eleitos em votao pessoal, plurinominal e secreta, nos termos do inciso V do caput do artigo anterior. 1. - Os membros eleitos do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia tero mandato de 2 (dois) anos, admitida a reeleio. 2. - A eleio para o rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia se realizar nos anos mpares, no ms de agosto e os eleitos tomaro posse no ms de setembro, extinguindo-se o mandato, aps 2 (dois) anos. 3. - exceo do Procurador-Geral de Justia e do Corregedor-Geral do Ministrio Pblico, os demais membros natos do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia sero substitudos, nos seus impedimentos e faltas, por suplentes, assim considerados os 10 (dez) Procuradores de Justia que se lhes seguirem, em ordem de antigidade, exclusive os eleitos, que, por seu turno, tero por suplentes, para o mesmo efeito, os 10 (dez) Procuradores de Justia que se lhes seguirem, em ordem decrescente de votao. 4. - So inelegveis para o rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia os Procuradores de Justia que estiverem afastados da carreira at 60 (sessenta) dias antes da data da eleio. 5. - O membro do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia no poder abster-se de votar, qualquer que seja a matria em pauta; ressalvados os caso de impedimento e de suspeio. 6. - O rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia poder constituir Comisses, na forma do seu Regimento Interno, para examinar assuntos de sua competncia, submetendo-os, a seguir, considerao do Colegiado. 7. - Na composio das Comisses dever ser observada a participao de membros natos e eleitos.

DA COMPETNCIA DO OE/CP
LEI 8625/93 LC 106/03

Art. 19 - Compete ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia: I aprovar: a) proposta do Procurador-Geral de Justia de criao ou extino de cargos de carreira do Ministrio Pblico ou de cargos de confiana; b) os quantitativos a que se referem os arts. 86 e 87; c) proposta do Procurador-Geral de Justia de criao ou extino de rgos de execuo, bem como as de modificaes da estruturao destes ou de suas atribuies; d) por maioria absoluta, proposta do Procurador-Geral de Justia de excluso, incluso ou outra alterao nas atribuies das Promotorias de Justia e Procuradorias de Justia ou dos cargos que as integrem; e) a proposta oramentria anual do Ministrio Pblico, elaborada pela Procuradoria-Geral de Justia; f) propostas de criao e extino de servios auxiliares e respectivos cargos; g) projetos de Lei de iniciativa do Ministrio Pblico; II - deliberar sobre outros assuntos de relevncia institucional que lhe sejam submetidas; III - regulamentar todas as eleies previstas nesta Lei e aprovar os nomes dos componentes das respectivas mesas receptoras e apuradoras, indicados pelo Procurador-Geral de Justia; IV dar posse, em sesso solene, ao Procurador-Geral de Justia e ao Corregedor- Geral do Ministrio Pblico; V decidir representao do Corregedor-Geral para o fim de instaurao de sindicncia ou processo disciplinar contra Procurador de Justia; VI - julgar recurso contra deciso: a) de vitaliciamento, ou no, de membro do Ministrio Pblico; b) condenatria em processo disciplinar de membro do Ministrio Pblico; c) proferida em reclamao sobre o quadro geral de antigidade; d) de disponibilidade e remoo por motivo de interesse pblico e afastamento, provisrio ou cautelar, de membro do Ministrio Pblico; e) da recusa prevista no art. 68 desta Lei;

VII - decidir pedido de reviso de processo disciplinar de membro do Ministrio Pblico quando aplicada sano; VIII - deliberar, por iniciativa de um quarto (1/4) de seus integrantes ou do Procurador- Geral de Justia, e pelo voto da maioria simples, quanto ao ajuizamento de ao civil para decretao de perda do cargo de membro vitalcio do Ministrio Pblico, nos casos previstos em lei; IX aprovar os pedidos de reverso; X indicar para aproveitamento membro do Ministrio Pblico em disponibilidade; XI - fixar percentual, no limite mximo de 15% dos integrantes da carreira do Ministrio Pblico para o exerccio de cargos e funes de confiana; XII - elaborar o regimento interno do Colgio de Procuradores de Justia; XIII - exercer quaisquer outras atribuies do Colgio de Procuradores de Justia, no reservadas composio plenria no art. 17 desta Lei. 1. - Aplica-se s decises do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia o disposto no pargrafo nico do art. 17 desta Lei. 2. - A ausncia injustificada de membro do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia a 3 (trs) sesses consecutivas ou 5 (cinco) alternadas, no perodo de doze meses, implicar a perda automtica do mandato e, em relao aos membros natos, a suspenso pelo perodo de doze meses, assegurada a ampla defesa.

DO CONSELHO SUPERIOR
LEI 8625/93
Art. 14 - Lei Orgnica de cada Ministrio Pblico dispor sobre a composio, inelegibilidade e prazos de sua cessao, posse e durao do mandato dos integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico, respeitadas as seguintes disposies: I - o Conselho Superior ter como membros natos apenas o Procurador-Geral de Justia e o CorregedorGeral do Ministrio Pblico; II - so elegveis somente Procuradores de Justia que no estejam afastados da carreira; III - o eleitor poder votar em cada um dos elegveis at o nmero de cargos postos em eleio, na forma da lei complementar estadual.

LC 106/03
Art. 20 - O Conselho Superior do Ministrio Pblico composto pelo Procurador-Geral de Justia, que o preside, pelo Corregedor-Geral do Ministrio Pblico e por 8 (oito) Procuradores de Justia, sendo 4 (quatro) eleitos pelo Colgio de Procuradores de Justia e 4 (quatro) eleitos pelos Promotores de Justia. 1. - O Procurador-Geral de Justia, nas deliberaes do Conselho, alm do voto de membro, tem o de qualidade, exceto nas hipteses do incisos VI e VII do art. 22 desta Lei, sendo, em suas faltas, substitudo pelo Subprocurador-Geral de Justia que indicar, sem direito a voto, e, nos casos de suspeio, pelo Conselheiro mais antigo na classe. 2. - Os integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico no podero abster-se de votar, qualquer que seja a matria em pauta; ressalvados os casos de impedimento ou de suspeio.

Art. 21 - A eleio dos integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico dar-se- no ms de novembro, dos anos pares, mediante voto obrigatrio, plurinominal e secreto. 1. - So inelegveis os Procuradores de Justia que estiverem afastados da carreira at 60 (sessenta) dias antes da data da eleio. 2. - Os integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico tero mandato de 2 (dois) anos, permitida uma reconduo, sendo-lhes vedado, durante esse perodo, o exerccio concomitante dos cargos de Subprocurador-Geral de Justia, Subcorregedor- Geral do Ministrio Pblico, Chefe de Gabinete e Secretrio-Geral. 3. - Os Procuradores de Justia que se seguirem, na ordem de votao, aos 8 (oito) eleitos, sero suplentes, com a numerao ordinal correspondente colocao e, nessa ordem, sero convocados para substituio dos titulares, nos seus impedimentos e faltas. 4. - Em caso de empate, considerar-se- eleito o candidato mais antigo na classe, ou, sendo igual a antigidade, o mais idoso.

DA COMPETNCIA DO CONSUP
LEI 8625/93
Art. 15 - Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compete: I - elaborar as listas sxtuplas a que se referem os arts. 94, caput e 104, pargrafo nico, II, da Constituio Federal; II - indicar ao Procurador-Geral de Justia, em lista trplice, os candidatos a remoo ou promoo por merecimento; III - eleger, na forma da Lei Orgnica, os membros do Ministrio Pblico que integraro a Comisso de Concurso de ingresso na carreira; IV - indicar o nome do mais antigo membro do Ministrio Pblico para remoo ou promoo por antigidade; V - indicar ao Procurador-Geral de Justia Promotores de Justia para substituio por convocao; Vl - aprovar os pedidos de remoo por permuta entre membros do Ministrio Pblico; VII - decidir sobre vitaliciamento de membros do Ministrio Pblico; VIII - determinar por voto de dois teros de seus integrantes a disponibilidade ou remoo de membros do Ministrio Pblico, por interesse pblico, assegurada ampla defesa; IX - aprovar o quadro geral de antigidade do Ministrio Pblico e decidir sobre reclamaes formuladas a esse respeito; X - sugerir ao Procurador-Geral a edio de

LC 106/03
Art. 22 - Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compete: I - indicar ao Procurador-Geral de Justia, em lista trplice, os candidatos a promoo e remoo por merecimento; II - indicar ao Procurador-Geral de Justia o nome do mais antigo membro do Ministrio Pblico para promoo ou remoo por antigidade; III - aprovar os pedidos de remoo por permuta entre os membros do Ministrio Pblico; IV - indicar ao Procurador-Geral de Justia Promotor de Justia para substituio ou auxlio por convocao na forma dos arts. 30, I, e 54, desta Lei; V - determinar, pelo voto de 2/3 (dois teros) de seus integrantes, na forma dos arts. 74, pargrafo nico, 132 e 134, 5., desta Lei, e assegurada ampla defesa, a remoo e a disponibilidade, por interesse pblico, bem como o afastamento cautelar de membro do Ministrio Pblico; VI - decidir sobre o afastamento provisrio do membro do Ministrio Pblico de suas funes, no caso do art. 141 desta Lei; VII - decidir sobre vitaliciamento de membro do Ministrio Pblico; VIII - aprovar o quadro geral de antigidade do Ministrio Pblico e decidir reclamaes a respeito; IX - sugerir ao Procurador-Geral de Justia a edio de recomendaes, sem carter vinculativo, aos rgos do

recomendaes, sem carter vinculativo, aos rgos do Ministrio Pblico para o desempenho de suas funes e a adoo de medidas convenientes ao aprimoramento dos servios; XI - autorizar o afastamento de membro do Ministrio Pblico para freqentar curso ou seminrio de aperfeioamento e estudo, no Pas ou no exterior; XII - elaborar seu regimento interno; XIII - exercer outras atribuies previstas em lei. 1 - As decises do Conselho Superior do Ministrio Pblico sero motivadas e publicadas, por extrato, salvo nas hipteses legais de sigilo ou por deliberao da maioria de seus integrantes. 2 - A remoo e a promoo voluntria por antigidade e por merecimento, bem como a convocao, dependero de prvia manifestao escrita do interessado. 3 - Na indicao por antigidade, o Conselho Superior do Ministrio Pblico somente poder recusar o membro do Ministrio Pblico mais antigo pelo voto de dois teros de seus integrantes, conforme procedimento prprio, repetindo-se a votao at fixar-se a indicao, aps o julgamento de eventual recurso interposto com apoio na alnea e do inciso VIII do art. 12 desta Lei.

Ministrio Pblico, para desempenho de suas funes e adoo de medidas convenientes ao aprimoramento dos servios; X - aprovar o regulamento do concurso para ingresso na carreira do Ministrio Pblico e escolher os membros da Comisso de Concurso, na forma do art. 46, desta Lei; XI - julgar recursos interpostos contra ato de indeferimento de inscrio no concurso para ingresso na carreira; XII - autorizar afastamento de membro do Ministrio Pblico para freqentar cursos, seminrios e atividades similares de aperfeioamento e estudo, no Pas ou no exterior, nas hipteses do art. 104, IV, desta Lei; XIII - elaborar as listas sxtuplas a que se referem os arts. 94, caput e 104, pargrafo nico, no II, da Constituio da Repblica; XIV - elaborar o seu Regimento Interno; XV - exercer outras atribuies correlatas, decorrentes de lei. 1. - As reunies do Conselho Superior do Ministrio Pblico sero pblicas, suas decises motivadas e publicadas por extrato, salvo nos casos dos arts. 66, 2., e 139, desta Lei, e nas demais hipteses legais de sigilo, ou por deliberao de seus membros. 2. - Todas as deliberaes do Conselho sero tomadas por maioria dos votos dos seus integrantes, salvo disposio em contrrio.

DA CORREGEDORIA
LEI 8625/93
Art. 16 - O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser eleito pelo Colgio de Procuradores, dentre os Procuradores de Justia, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento. Pargrafo nico - O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico membro nato do Colgio de Procuradores de Justia e do Conselho Superior do Ministrio Pblico.

LC 106/03
Art. 23 - O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser eleito pelo Colgio de Procuradores de Justia, dentre os Procuradores de Justia, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento. 1. - Observar-se-, quanto inelegibilidade, o disposto no art. 9. desta Lei. 2. - Vagando, no curso do binio, o cargo de CorregedorGeral do Ministrio Pblico, observar-se-, no que couber, o disposto no art. 10 desta Lei. Art. 24 - A Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico o rgo orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministrio Pblico, incumbindo-lhe, entre outras atribuies: I - realizar correies e inspees nas Promotorias de Justia; II - realizar inspees nas Procuradorias de Justia, remetendo relatrio reservado ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia; III - acompanhar o estgio confirmatrio dos membros do Ministrio Pblico;

Art. 17 - A Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico o rgo orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministrio Pblico, incumbindo-lhe, dentre outras atribuies: I - realizar correies e inspees; II - realizar inspees nas Procuradorias de Justia, remetendo relatrio reservado ao Colgio de Procuradores de Justia; III - propor ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, na forma da Lei Orgnica, o no vitaliciamento de membro do Ministrio Pblico; IV - fazer recomendaes, sem carter vinculativo, a

rgo de execuo; V - instaurar, de ofcio ou por provocao dos demais rgos da Administrao Superior do Ministrio Pblico, processo disciplinar contra membro da instituio, presidindo-o e aplicando as sanes administrativas cabveis, na forma da Lei Orgnica; VI - encaminhar ao Procurador-Geral de Justia os processos administrativos disciplinares que, na forma da Lei Orgnica, incumba a este decidir; VII - remeter aos demais rgos da Administrao Superior do Ministrio Pblico informaes necessrias ao desempenho de suas atribuies; VIII - apresentar ao Procurador-Geral de Justia, na primeira quinzena de fevereiro, relatrio com dados estatsticos sobre as atividades das Procuradorias e Promotorias de Justia, relativas ao ano anterior. Art. 18 - O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser assessorado por Promotores de Justia da mais elevada entrncia ou categoria, por ele indicados e designados pelo Procurador-Geral de Justia. Pargrafo nico - Recusando-se o Procurador-Geral de Justia a designar os Promotores de Justia que lhe foram indicados, o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico poder submeter a indicao deliberao do Colgio de Procuradores.

IV - receber e analisar relatrios dos rgos e membros do Ministrio Pblico, na forma estabelecida em Resoluo do Procurador-Geral de Justia; V - apresentar ao Procurador-Geral de Justia, na primeira quinzena de fevereiro de cada ano, relatrio com dados estatsticos sobre as atividades das Procuradorias de Justia e Promotorias de Justia, relativas ao ano anterior; VI - remeter aos demais rgos de Administrao Superior do Ministrio Pblico informaes necessrias ao desempenho das atribuies destes; VII - fazer recomendaes, sem carter vinculativo, a rgo de execuo ou a membro do Ministrio Pblico; VIII - manter assentamentos funcionais atualizados de cada um dos membros da Instituio, para os fins do inciso IV do artigo seguinte; IX administrar o processo de admisso de estagirios, na forma do art. 49, acompanhando-lhes o desempenho e aproveitamento. Art. 25 - Alm da superviso geral das atividades previstas no artigo anterior, incumbe especialmente ao CorregedorGeral do Ministrio Pblico: I - instaurar, de ofcio ou por provocao dos demais rgos de Administrao Superior do Ministrio Pblico, sindicncia ou processo disciplinar contra Promotor de Justia; II - representar ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia para o fim de instaurao de sindicncia ou de processo disciplinar contra Procurador de Justia; III - aplicar as sanes disciplinares de sua competncia ou encaminhar os autos ao Procurador-Geral de Justia, quando couber a este a deciso; IV - prestar ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, para efeito de promoo ou remoo por merecimento, as informaes pertinentes; V presidir a Comisso de Estgio Confirmatrio, encaminhando ao Conselho Superior do Ministrio Pblico a proposta de vitaliciamento, ou no, de Promotor de Justia; VI admitir e desligar estagirios, na forma de Resoluo do Procurador-Geral de Justia; VII - exercer outras atribuies inerentes sua funo ou que lhe forem atribudas ou delegadas pelo rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia. Pargrafo nico - O Corregedor Geral, nos seus impedimentos, frias, licenas e afastamentos, ser substitudo pelo Subcorregedor-Geral mais antigo e, em caso de suspeio, por membro do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia por este indicado, vedada, em qualquer caso, a substituio nos rgos colegiados.

Art. 26 - O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser assessorado por dois Procuradores de Justia, que exercero as funes de Subcorregedor-Geral, e por, no mnimo, quatro Promotores de Justia vitalcios, por ele indicados e designados pelo Procurador-Geral de Justia. 1. - Recusando-se o Procurador-Geral de Justia a designar os Promotores de Justia que lhe forem indicados, o Corregedor-Geral poder submeter a indicao deliberao do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, cuja aprovao suprir o ato de designao. 2. - Caber ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, por proposta do CorregedorGeral do Ministrio Pblico, estabelecer o nmero de Promotores de Justia para as funes de assessoria, observado o mnimo previsto no caput deste artigo.

Das könnte Ihnen auch gefallen