Sie sind auf Seite 1von 2

A IDENTIDADE DA PASTORAL DA JUVENTUDE Todos os que abraavam a f viviam unidos (At 2, 44) Pe.

Rodrigo Assis Rosa, OMV 1. VER 1.1. Partir de um fato da vida A pergunta esta: O que entendemos por Pastoral da Juventude e por Grupos de Jovens? H muitas respostas diferentes. Vamos partilhar o que achamos de tudo isso com o grupo. 1.2 Reflexo Agora, de uma maneira mais objetiva, vamos ler em pequenos grupos o que a Igreja e alguns estudiosos dizem sobre o assunto: PJ: Por Pastoral da Juventude (PJ) entende-se a ao organizada dos jovens que so da Igreja, junto com seus pastores e com toda a comunidade, para aprofundar a vivncia de sua f e evangelizar outros jovens a fim de que se transformem em homens novos e agentes de construo da nova sociedade, guiados pelos critrios evanglicos (CNBB). Neste sentido, seu objetivo despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formao, a partir da f, para formar lderes capacitados a atuar nas prprias Pastorais da Juventude, em outros ministrios da Igreja e em seu meio especfico, comprometidos com a liberao integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunho e participao (CNBB). Os Grupos de Jovens tornaram para muitos quase a nica forma PJ. Contudo a PJ na Igreja vai alm da constituio de grupos. Os jovens esto presentes na vida pastoral da Igreja sob muitas formas: aclitos, leitores, catequistas, monitores do curso de crisma, freqentadores de curso de atualizao teolgica (cursos de formao), membros da equipe de liturgia, canto e coral. Cada parquia ou comunidade conhece essa diversidade enorme de presena da PJ. Nas PJ, o processo de educao da f realiza-se a partir dos prprios jovens e com os jovens. Eles so o ponto de partida e os sujeitos ativos da evangelizao dos outros jovens. Esse protagonismo elemento fundamental da pedagogia, da metodologia e da organizao da PJ. Grupo de Jovens: Aps esses esclarecimentos sobre a PJ, cabe agora uma breve reflexo sobre a identidade de um Grupo de Jovens. Embora no sendo a nica forma de ser PJ, o Grupo de Jovens , sem dvida, um instrumento privilegiado. Este , antes de tudo, uma opo pedaggica. Espao de partilha, exerccio de poder, lugar de crescimento comunitrio. Faz parte da vida dos jovens e dos adolescentes viver em grupo. A Igreja, em sua ao evangelizadora, parte dessa realidade e prope que o grupo seja a base da organizao da Pastoral da Juventude do Brasil e das pastorais juvenis especficas, isto , a partir do ambiente onde vivem os jovens: zona rural, escola, bairro, comunidades ribeirinhas, indgenas etc.

A Pastoral da Juventude do Brasil aconselha a formao de grupos de at 25 participantes com idade mais ou menos homognea. O grupo menor favorece a convivncia, a formao democrtica, pois todos podem ser ouvidos, as pessoas tm oportunidade de se conhecer e se reconhecer. O espao fundamental para que os jovens saiam do anonimato, tenham um grupo de iguais que vivem os mesmos dramas e partilham as mesmas inquietaes. No qualquer tipo de grupo que ajuda os jovens a vivenciar o processo de educao da f. Por isso, um Grupo de Jovens das Pastorais da Juventude tem um jeito prprio de ser: um grupo de vida, em que as pessoas aprendem a partilhar seus problemas, acolher-se e ajudar-se para crescer como gente e como cristos e para tornar-se agente de transformao da realidade. Renem-se periodicamente, se possvel toda a semana, na comunidade ou no ambiente especfico, para refletir a vida luz de Evangelho, planejar, realizar alguma ao dentro da realidade em que vivem. o ambiente onde todos os jovens sentem-se acolhidos, decidem juntos e aprendem uns com os outros. Pe. Lanteri e as Amizades: Nosso querido amigo, Pe. Pio Bruno Lanteri, sem dvida um grande inspirador tambm para a Juventude. Com as associaes que animava que tinham o nome de Amizades organizou a atividade dos leigos catlicos para a defesa das verdades do Evangelho, razo pela qual os papas Pio XI e Joo XXIII o saudaram como precursor da atual Ao Catlica que no Brasil ficou conhecida como Pastoral da Juventude, entre outras atividades. Eram grupos pequenos, onde seus membros se dedicavam orao, ao estudo, partilha de seus sonhos, projetos e experincias vividas; depois, como fruto disso, dedicavam-se prtica do Amor (conforto dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, dos marginalizados). Todos falavam e todos ouviam, tanto que o lema das Amizades era: Um s corao e uma s alma. Pe. Lanteri tinha certeza que somente assim, reunindo-se constantemente e partilhando as alegrias e tristezas, que os jovens cristos poderiam dar bons frutos de santidade pessoal e para a construo do Reino de Deus. 2. JULGAR / AVALIAR Ainda nos grupos pequenos, vamos partilhar aquilo que ouvimos dos nossos irmos sobre o que eles achavam da PJ. Vamos partilhar tambm o que acabamos de ler. Vamos aproveitar para fazer um pequeno balano, uma pequena avaliao: De tudo o que ouvimos e lemos, o que j fazemos de positivo? O que precisamos melhorar ou adaptar nossa realidade?

3. AGIR / CELEBRAR A PALAVRA Nos grupos pequenos e especialmente no plenrio: Quais so as sugestes prticas que brotam dessa nossa conversa? O que podemos fazer para melhorar nosso trabalho com a Juventude?

4. BIBLIOGRAFIA SETORES DE JUVENTUDE E VOCAES E MINISTRIOS DA CNBB. Assessoria Vocacional a Grupos de Jovens. So Paulo: Loyola, 2001. LIBANIO, J. B. Jovens em tempos de ps-modernidade: consideraes socioculturais e pastorais. So Paulo: Loyola, 2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen