Sie sind auf Seite 1von 4

A revoluo de 1383-1385

Portugal na 2 metade do sc. XIV viveu:


Perodo de fomes, epidemias e guerras

Instabilidade do clima (anos de seca ou demasiado chuvosos) Provocou fracas colheitas por causa dos maus anos agrcolas Falta de alimentos e subida de preos fome. Os camponeses fugiram para as cidades procura de uma vida melhor, provocando falta de mo-de-obra para trabalhar nos campos.

Nas cidades:
No h gua canalizada Nem esgotos O lixo era atirado para as ruas
A falta de alimentos e a falta de higiene provocava doenas,

epidemias. A mais terrvel foi a Peste Negra que matou cerca de 1/3 da populao da Europa em 3 meses. Transmitida ao homem atravs da picada da pulga dos ratos e espalhou-se atravs dos circuitos comerciais.

Descontentamento geral:
Atingia os grandes senhores da nobreza e do clero, que sendo donos

de muitas terras, viram os seus rendimentos diminurem com a falta de mo-de-obra e o aumento de salrios.
Por sua vez os burgueses, embora fossem ricos, no tinham tanta

influncia junto do rei, da nobreza e do clero. A sua actividade comercial no foi muito prejudicada uma vez que o porto de Lisboa era um ponto de escala obrigatrio entre o Norte e o Sul da Europa.

O problema do pas agravou-se com as guerras em que se envolveu

D. Fernando e aps a sua morte, o problema da sucesso.


D. Fernando andou em guerra com Castela porque se achava com

direito ao trono. Aps vrias guerras, assinou em 1383, um Tratado de Paz, em Salvaterra. Neste Tratado constavam as condies de casamento de D. Beatriz (nica filha de D. Fernando) com D. Joo I de Castela. D. Fernando procurou salvaguardar a independncia de Portugal ficando escrito que apenas o futuro filho de D. Beatriz seria rei de Portugal quando atingisse os 14 anos de idade. At l seria a rainha D. Leonor Teles (mulher de D. Fernando e me de D. Beatriz) a governar o reino de Portugal, garantindo assim a independncia do reino de Portugal.

No entanto, aps a morte de D. Fernando nem tudo se passou como estava no Tratado e D. Leonor aclamou D. Beatriz como rainha de Portugal, o que provocou um descontentamento da populao, com medo de perder a independncia.

Por sua vez D. Leonor tinha um conselheiro galego o conde Andeiro que no agradava populao. Assim, lvaro Pais planeou uma conspirao para matar o conde Andeiro com a ajuda do Mestre de Avis (irmo de D. Fernando).

O conde Andeiro foi morto e D. Leonor fugiu para Santarm e depois pediu ajuda a Castela. O Mestre de Avis, apoiado pelo povo e temendo que Portugal fosse invadido pelos castelhanos tomou o cargo de Regedor e Defensor do reino.

A populao dividiu-se:
Apoiantes do Mestre de Avis era o povo, a burguesia e parte do

clero e da nobreza, pois no queriam ser governados por um rei estrangeiro e tinham medo de perder a independncia.
Apoiantes de D. Beatriz grande parte do clero e da nobreza,

porque receavam perder os seus privilgios e no aceitavam o Mestre de Avis por ser filho ilegtimo de D. Pedro I.

A resistncia invaso Castelhana:


O rei de Castela invadiu Portugal para fazer valer os direitos da sua

esposa D. Beatriz. Ocupou Santarm, no entanto, foi vencido pelos portugueses por um pequeno exrcito dirigido por D. Nuno lvares Pereira na batalha de Atoleiros.
O rei de Castela no recuou e cercou Lisboa com o seu exrcito,

durante 5 meses. Este cerco apenas foi levantado porque a peste atingiu D. Beatriz. D. Joo I regressou ao seu pas, mas preparou um novo ataque. Entretanto o Mestre de Avis foi aclamado rei nas Cortes de Coimbra. Nestas cortes o Dr. Joo das Regras (legista) provou que de todos os candidatos ao trono era D. Joo, o Mestre de Avis quem tinha direito a tornar-se rei, uma vez que j tinha lutado muito pela independncia do reino.
D. Joo I de Castela soube da aclamao do Mestre de Avis, como

rei de Portugal e invadiu de novo o nosso pas, em Agosto de 1385 na Batalha de Aljubarrota.

Apesar do exrcito Castelhano ser maior do que o Portugus ( cerca de 30 000 e o portugus 10 000) foi derrotado por D. Nuno lvares Pereira e pelo rei tendo sido utilizada a tctica do quadrado.
Para comemorar esta vitria, D. Joo I (Mestre de Avis) mandou

construir o Mosteiro de Santa Maria da Vitria ou Mosteiro da Batalha. Estilo Gtico Paredes altas e finas, um portal com arco em ogiva e muitas e grandes janelas com vitrais.
Apesar de D. Joo I ter sido eleito nas Cortes e ter vencido na

Batalha de Aljubarrota era necessrio consolidar a independncia. Ento D. Joo I, Mestre de Avis fez um Tratado de Amizade com a Inglaterra para esta o ajudar caso houvesse uma nova invaso

castelhana. Para reforar este tratado D. Joo I casou com D. Filipa de Lencastre, da famlia real Inglesa.

Alteraes da sociedade portuguesa: Com D. Joo I surgiu uma nova gerao de gentes

Aqueles que apoiaram D. Joo I foram recompensados. Foi importante o apoio financeiro da burguesia para suportar as despesas da guerra. Alguns nobres de pouca importncia e alguns burgueses receberam terras, cargos e ttulos. Passaram a ter maior importncia. A alta nobreza que apoiara D. Beatriz fugiu para a, perderam os seus bens e privilgios.

Nota: D. Joo I deu incio a uma nova dinastia Dinastia de Avis Uma dinastia a sucesso de reis pertencentes mesma famlia.

Das könnte Ihnen auch gefallen