Sie sind auf Seite 1von 63

Centro de Cincias Exatas e Tecnologia

QUMICA GERAL
LABORATRIO
Engenharia Eltrica

2011

QUMICA GERAL LABORATRIO

NDICE
I. OPERAES BSICAS DE LABORATRIO.............................................................................. I.1 NORMAS PARA O TRABALHO EXPERIMENTAL.................................................................... I.2 SEGURANA NO LABORATRIO............................................................................................ I.3 ACIDENTES COMUNS E PRIMEIROS SOCORROS................................................................ I.4 EQUIPAMENTOS BSICOS DE LABORATRIO..................................................................... I.4.1 MATERIAIS DE VIDRO E PORCELANA................................................................................. I.4.2 MATERIAIS METLICOS........................................................................................................ I.4.3 IDENTIFICAO DOS MATERIAIS BSICOS DE LABORATRIO...................................... I.5 REGISTRO DE DADOS............................................................................................................. II EXPERIMENTAL.......................................................................................................................... II.1 TCNICAS DE VOLUMETRIA.................................................................................................. II.2 SOLUES............................................................................................................................... II.3 REAES QUMICAS DIVERSAS........................................................................................... II.4 PREPARO DE SOLUES E DETERMINAO DE CONCENTRAO............................... II.5 pH E TAMPES........................................................................................................................ II.6 A QUMICA DA GUA NATURAL............................................................................................. II.7 REAES DE XIDO-REDUO............................................................................................ II.8 CINTICA QUMICA.................................................................................................................. II.8.1 DETERMINAO DA LEI DA VELOCIDADE DE PROCESSOS DO COTIDIANO............... II.8.2 FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DAS REAES................................................ 2 2 3 3 5 5 6 7 12 13 13 17 21 30 32 38 44 50 50 56

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

OPERAES BSICAS DE LABORATRIO

I. 1 NORMAS PARA O TRABALHO EXPERIMENTAL


O(A) aluno(a) deve lembrar-se que o laboratrio um lugar para a realizao de experimentos que envolvem uma srie de substncias txicas e/ou corrosivas e/ou inflamveis, que devem ser manuseadas sempre com grande cuidado e ateno. No laboratrio fala-se e caminha-se o mnimo possvel, sendo o uso do jaleco e dos culos de segurana indispensvel e obrigatrio, visto que sem os mesmos o(a) aluno(a) no poder participar da aula. As seguintes normas devem ser observadas: Cada grupo trabalhar com um kit de vidraria nos trabalhos de laboratrio. Tais vidrarias devero ser mantidas em perfeita ordem, sendo que, no final de cada aula, devem ser cuidadosamente lavadas para posterior uso. Os frascos dos reagentes devero ser tampados aps o uso e guardados nos respectivos lugares. Ao retirar reagentes de frascos conta-gotas, nunca levar a ponta do mesmo em contato com qualquer objeto fora do frasco, nem permitir que a ponta do mesmo encoste nas paredes do tubo ao qual ir ser gotejado o reagente. Nunca retornar sobras de reagentes para seus frascos originais. prefervel desprezar um pouco do reagente do que contaminar todo o frasco que contm o reagente slido ou em soluo. Os materiais e reagentes que sero utilizados e que no fazem parte do material recebido sero colocados sobre o balco e ser de utilizao geral. No final de cada aula, devero ser guardados nos respectivos lugares. Os cidos concentrados e bases (lcalis) concentradas utilizados devero ser sempre manuseados em capela e tampados logo aps a utilizao. No pipetar com a boca estas solues. Reaes que envolvem desprendimento de gases, bem como operaes que envolvem a utilizao de compostos volteis devero ser sempre realizadas em capela. Cada aluno(a) dever trazer um pedao de pano para limpar seu local de trabalho. Se possvel dever trazer tambm uma caixa de fsforos e um rolo de papel higinico para facilitar seu trabalho em laboratrio. Deve-se lavar muito bem a vidraria a ser utilizada no incio e no final de cada aula. No jogar resduos e papis na pia, coloque-os no cesto de lixo. Passar gua corrente em qualquer material a ser lavado antes de colocar no recipiente de lavagem. No gastar gs e reativos sem necessidade. Manter a chama do bico de Bunsen sempre bem regulada e apagar quando no estiver usando.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 2

QUMICA GERAL LABORATRIO

Se ao trmino de uma aula o experimento no tiver sido concludo, deve-se cobrir e rotular o material com clareza. No utilizar papel de filtro para esta finalidade. Os resultados observados devero ser anotados em caderno de laboratrio ou na prpria apostila no momento em que estes foram obtidos. As dvidas devero ser dirigidas ao professor e/ou monitor da disciplina.

I.2

SEGURANA EM LABORATRIO

Especial ateno deve ser dada segurana, tanto pessoal, como coletiva. As medidas de segurana no laboratrio so uma conseqncia das regras de bom senso. Em geral, um acidente ocorre quando menos se espera e no se pode prev-los com antecedncia. No entanto, inmeros cuidados podem ser adotados sem grande esforo, diminuindo assim os riscos a um mnimo insignificante. Embora no seja possvel enumerar aqui todas as causas possveis de acidentes num laboratrio, existem certos cuidados bsicos que facilmente podem ser observados. Fogo: alm de materiais usualmente inflamveis (madeira, cortia, o prprio vesturio, cabelos, etc.), todo o laboratrio contm solventes altamente inflamveis. Portanto, o bico de Bunsen deve ser utilizado somente quando necessrio. No se deve aquecer lquidos inflamveis em chama direta; deve-se afastar o fogo de qualquer coisa que possa inflamar-se e, sobretudo, no esquecer acesa uma chama e/ou de desligar o gs ao sair do laboratrio. Exploses: podem ocorrer principalmente por causa de vazamento de gs ou ignio expontnea de materiais finamente divididos (carvo ativo, p de alumnio), de vapores de solventes inflamveis ou pelo aquecimento de substncias oxidantes (guargia, cido ntrico, cido perclrico, cloratos, nitrato de amnio e outros) em temperaturas acima do necessrio e em presena de substncias orgnicas. Substncias Txicas em Geral: Muitas substncias utilizadas no laboratrio so txicas em maior ou menor escala. Notoriamente, txicos so os cianetos, arsnico, gs sulfdrico, fsforo branco, compostos de mercrio e chumbo, entre outras. Portanto, de um modo geral, evite o contato de qualquer substncia com a pele e no prove, nem aspire profundamente, qualquer substncia desconhecida.

I.3

ACIDENTES COMUNS E PRIMEIROS SOCORROS

QUEIMADURAS - Queimaduras causadas pelo calor seco: no caso de queimaduras causadas por chama ou objetos aquecidos, aplicar pomada de Picrato de Butesin. No caso de queimaduras mais graves, estas devem ser cobertas com gaze esterelizada umedecida em soluo de bicarbonato de sdio a 5%. - Queimaduras causadas por cidos: lavar imediatamente o local com gua em abundncia, durante cerca de cinco minutos. Em seguida, lavar com soluo saturada de bicarbonato de sdio e novamente com gua. Secar a pele e aplicar mertiolate.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 3

QUMICA GERAL LABORATRIO

- Queimaduras por lcalis: lavar a regio atingida imediatamente com bastante gua, durante cerca de cinco minutos. Tratar com soluo de cido actico a 1% e lavar novamente com gua. Secar a pele e aplicar mertiolate. LCALIS OU CIDOS NOS OLHOS: lavar exaustivamente com gua, por uns quinze minutos, no lavador de olhos e aplicar soluo de cido brico a 1%. INTOXICAO POR GASES: remover a vtima para um local arejado, deixando-a descansar. Em casos de asfixia, fazer respirao artificial. INJESTO DE SUBSTNCIAS TXICAS: recomenda-se beber muita gua. - Injesto de cidos: em seguida gua, beber um copo de bicarbonato de sdio a 2% ou leite de magnsia. - Injesto de lcalis: em seguida gua, tomar um copo de cido ctrico ou actico a 2% ou vinagre na diluio 1:1.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

I.4

EQUIPAMENTOS BSICOS DE LABORATRIO

I.4.1 MATERIAIS DE VIDRO E DE PORCELANA

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

I.4.2 MATERIAIS METLICOS

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

I.4.3 IDENTIFICAO DOS MATERIAIS BSICOS DE LABORATRIO

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

10

QUMICA GERAL LABORATRIO

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

11

QUMICA GERAL LABORATRIO

I.5 REGISTRO DE DADOS


Um dos objetivos de um curso experimental ensinar o aluno a transmitir os resultados de um trabalho. Existem vrias maneiras para transmitir os resultados de experimentos realizados num laboratrio. O uso de um caderno de registro com folhas fixas e numeradas para anotaes de informaes e observaes verificadas durante a realizao dos experimentos extremamente recomendado. Todas as observaes devem ser registradas neste, em princpio, at aquelas que aparentemente no so importantes. O caderno de registro constitui a referncia primria de qualquer experimento. Os registros dirios devero ser escritos com caneta permanente e de forma precisa, detalhada e clara, de modo que qualquer pessoa treinada consiga efetivamente reproduzir tudo o que foi feito. A aparncia do registro menos importante do que a sua autenticidade em relatar precisamente a seqncia das operaes realizadas. No Anexo 1 encontramos um modelo de registro em caderno de laboratrio. Durante a realizao dos experimentos o aluno deve efetuar um registro cuidadoso e sistemtico das observaes e, ao final da o aluno dever expor os resultados em um relatrio. O estilo do relatrio pode variar conforme o estilo de cada aluno, entretanto, certas informaes devem ser fornecidas por todos. Em anexo encontram-se dois modelos de relatrios que devero ser utilizados durante o curso, conforme a natureza do experimento (sntese/isolamento e anlise sistemtica de compostos orgnicos). O sucesso do seu relatrio, e o que mais importante, o que voc vai aprender e assimilar vai depender do seu preparo antes de qualquer experimento. Conhecendo a teoria associada com a reao ou a tcnica que ser realizada no laboratrio, voc poupar seu tempo uma vez que estar preparada para tomar certas atitudes que eficientemente diminuiro o desperdcio de tempo, de recursos materiais e energticos, e no comprometer a sua segurana e do seu vizinho.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

12

QUMICA GERAL LABORATRIO

II EXPERIMENTAL
II.1 TCNICAS DE VOLUMETRIA
A) INTRODUO De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de lquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas, enquanto, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e bales volumtricos, que constituem o chamado material volumtrico. Aparelhos volumtricos so calibrados pelo fabricante e a temperatura padro de calibrao de 20 e so divididos em duas categorias: C a) Aparelhos calibrados para dar escoamento a determinados volumes (pipetas e buretas). b) Aparelhos calibrados para conter um volume de lquido (bales volumtricos). A leitura do volume de lquidos claros (transparentes) deve ser feita pela parte inferior, ou seja, na tangente do menisco, estando a linha de viso do operador perpendicular escala graduada, e a de lquidos escuros, pela parte superior, como mostra a figura abaixo.

BALES VOLUMTRICOS: Os bales volumtricos so utilizados para preparao de solues de concentrao conhecida. Transfere-se o soluto para o balo, ou a soluo a ser diluda e em seguida adiciona-se solvente at cerca de da capacidade total do balo. Mistura-se os componentes, deixando em repouso at atingir a temperatura ambiente, completando em seguida o volume do balo e acertando o menisco com um conta-gotas.

PIPETAS: Existem 2 tipos de pipetas: pipetas volumtricas, construdas para dar escoamento a um determinado volume de lquido (mais precisas), e as pipetas graduadas, que possuem escalas que permitem escoar volumes variveis de lquidos.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 13

QUMICA GERAL LABORATRIO

Ainda h uma subdiviso nestes dois grupos, no que se refere ao modo de escoamento: total ou parcial. Escoamento total apresenta duas faixas estreitas acima do cdigo de cor que indica o volume da pipeta. Escoamento parcial apresenta apenas uma faixa.

Para encher a pipeta, coloca-se a ponta no lquido e faz-se a suco at ultrapassar a marca de referncia. Feito isso, tapa-se a pipeta com o dedo indicador, encosta-se a ponta da pipeta na parede do recipiente que vai receber o lquido e deixase escoar o lquido at o trao de referncia (zero). Lquidos txicos ou corrosivos devem ser introduzidos na pipeta atravs de suco com pra de borracha (pipetador de Griffin).

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

14

QUMICA GERAL LABORATRIO

BURETAS: Servem para escoamento de volumes variveis de lquidos, com fcil controle do fluxo de escoamento. A bureta vazia deve ser fixada no suporte, lavada duas vezes com uma pequena poro do reagente em questo (adicionado por meio de um funil), sendo este volume escoado completamente. Enche-se ento a bureta at um pouco acima do zero e deixa-se escoar o lquido lentamente at que o menisco coincida com a diviso zero.

B) OBJETIVOS 1 Conhecer vidrarias e tcnicas de medidas de volume em laboratrios. 2 Manusear os materiais volumtricos. C) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL I. Encher um balo volumtrico de 50 mL com gua at que o nvel coincida com a marca do gargalo para leitura do menisco. Para alcanar a marca, nos ltimos mL utilizar pipeta de Pasteur. Transferir este volume de gua para uma proveta de 50 mL. Observar se os volumes correspondem e anotar a leitura. Repetir o procedimento usando proveta de 250 mL. Medir 50 mL de gua em bquer de 100 mL e transferir para balo volumtrico de 50 mL. Anote o volume observado. Encher uma bureta de 25 mL com gua, acertando o menisco, e transferir o volume para um erlenmeyer. Repetir a operao descarregando a bureta em um bquer de 100 mL. Fazer a leitura do volume e comparar a preciso das escalas.

II.

III.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

15

QUMICA GERAL LABORATRIO

IV.

Pipetar 10 mL de gua com pipeta volumtrica e transferir para uma proveta de 10 mL e depois para uma de 50 mL. Comparar as medidas. Utilizar uma pipeta graduada para transferir os seguintes volumes, em mL, para tubos de ensaio: 1,0; 5,0; 2,7; 3,8; 4,5. Preparar uma soluo de NaCl pesando aproximadamente 0,5 g do sal em bquer de 50 mL. Adicionar gua, agitar com basto de vidro e transferir para balo volumtrico de 50 mL. Completar o volume acertando o menisco.

V. VI.

D) DADOS E RESULTADOS I. Volume de gua no balo de 50 mL Volume de gua na proveta de 50 mL Volume de gua na proveta de 250 mL II. Volume de gua no bquer de 100 mL Volume de gua no balo volumtrico de 50 mL III. Volume de gua na bureta Volume de gua no erlenmeyer Volume de gua no bquer IV. Volume de gua na pipeta volumtrica Volume de gua na proveta de 10 mL Volume de gua na proveta de 50 mL BIBLIOGRAFIA Experiments for General Chemistry, Hunt, H. R. and Block, T. F., 2 ed., John Wiley & Sons, 1994. General Chemistry in the Laboratory, J. L. Roberts Jr.; J. L. Hollenberg and J. M. Postma, 3 edio, W. H. Freeman and Company, New York, 1991. Fundamentos de Qumica Experimental, Constantino, M. G., Silva, G. V. J., Donate, P. M., Edusp, So Paulo, 2004. Qumica Geral Experimental I, Costa, M. H., Honda, N. K., CCET-UFMS, 2010. ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

16

QUMICA GERAL LABORATRIO

II.2 SOLUES
A) INTRODUO Quando uma substncia pura subdividida de modo que suas partculas tomam dimenses moleculares, atmicas ou inicas, ela fica em estado de disperso molecular. Uma disperso molculas de duas ou mais substncias chama-se soluo. Em uma soluo, os componentes individuais esto subdivididos em partculas de tamanho molecular, sendo impossvel a separao por meios mecnicos, utilizando-se a separao por processos fsicos. As solues podem existir em qualquer dos trs estados fsicos da matria, do mesmo modo que os solutos e os solventes, como mostrado na tabela abaixo.

Considerando que para cada estado fsico do solvente o soluto pode ser slido, lquido ou gasoso, pode-se ter nove espcies de solues. No presente estudo, daremos mais nfase s solues slido-lquido e lquido-lquido. 2- SOLUES DE LQUIDOS EM LQUIDOS Existem lquidos que so completamente miscveis (lcool + gua, benzeno + tolueno, etc.). Por outro lado, muitos lquidos no se misturam quando entram em contato: so insolveis ou imiscveis. Existem ainda lquidos parcialmente solveis entre si. Os diferentes limites de solubilidade dependem das diferenas nas suas interaes intermoleculares. Lquidos com estruturas moleculares anlogas, e portanto com interaes intermoleculares semelhantes, so geralmente miscveis. Os lquidos so completamente imiscveis quando as suas foras intermoleculares so ao mesmo tempo muito fortes e tem naturezas muito diferentes. Quando as foras de atrao intermoleculares so similares no soluto e solvente, forma-se uma soluo. 2.2 SOLUES DE SLIDOS EM LQUIDOS
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 17

QUMICA GERAL LABORATRIO

As solues de slidos em lquidos, especialmente, em gua, esto entre as mais comuns e importantes no laboratrio, na indstria e nos processos biolgicos. Desta forma, conveniente distinguir entre os slidos que tem uma rede molecular (sacarose, por exemplo) e os que tem essencialmente uma rede inica (NaCl e KCl, por exemplo).

Sacarose

As foras atrativas entre soluto e solvente devem ser de mesma natureza para que se possa fazer uma soluo com essas substncias. Para os slidos moleculares h duas situaes: slidos apolares e slidos polares. Slidos apolares, que tem suas molculas unidas basicamente atravs de foras de Van der Waals, no so solveis em gua. As molculas de gua, unidas por ligaes de hidrognio (foras de natureza muito diferente das de Van der Waals), se atraem fortemente, excluindo as molculas apolares do soluto. Slidos apolares so solveis em solventes como lcool, ter, CCl4, que tem interaes intermoleculares de natureza mais prxima, proporcionando maior interao soluto-solvente. De modo anlogo, slidos moleculares polares so solveis em gua. As atraes entre os dipolos do solvente e os dipolos do soluto so capazes de superar as foras entre as molculas de solvente-solvente e soluto-soluto, tal que as molculas de soluto deixam sua prpria espcie e migram para o meio das molculas de gua. Esses slidos polares so insolveis em solventes no polares. No caso de slidos inicos, a dissoluo em gua envolve o rompimento de um arranjo tridimensional ordenado rede cristalina produzindo ons hidratados que se movem ao acaso em todo o volume da soluo. A solubilidade em gua do slido inico ento depende: a) da energia da rede, que desfavorvel dissoluo; b) da energia de solvatao, que favorvel dissoluo. E esses fatores dependem das cargas e da dimenso dos ons que compe o composto. Alguns exemplos de energia de rede (Erede) e energia de hidratao (Ehidratao) em kcal/ mol, so dados a seguir.

A Erede diminui medida que a distncia intermolecular entre os ons aumenta. A Erede aumenta medida que a carga dos ons aumenta. Quanto maior o valor da razo
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 18

QUMICA GERAL LABORATRIO

carga/ raio do on, maior seu poder de polarizao, e maior sua atrao pela gua. Logo, maior a Ehidratao. Um composto ser solvel em um certo solvente, a uma dada temperatura , se Ehidratao for maior que Erede, ou se Erede for apenas ligeiramente maior que Ehidratao. B) OBJETIVOS O objetivo dessa demonstrao visualizar as interaes que resultam de misturas de lquidos miscveis e imiscveis, e tirar concluses a respeito dos grupos funcionais e propriedades estruturais sobre suas solubilidades em diferentes solventes.

C) MATERIAIS E REAGENTES

D) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Na realizao dos testes, colocar 20 gotas de solvente no tubo e ento o composto orgnico adicionado gota a gota no tubo, com agitao, cuidadosamente, at um total de 15 a 20 gotas. Deixa-se a mistura descansar. Se nenhuma interface observada o par de substncias considerado miscvel. A presena de turbidez ou de um menisco indica que os compostos no so miscveis.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

19

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELA 1. Resultados das solubilidades de compostos orgnicos em vrios solventes.

1. Qual a tendncia na solubilidade dos lcoois quando o nmero de carbonos aumenta? (a) em gua, (b) em acetona e (c) em hexano? 2. Qual a tendncia de solubilidade em gua quando os lcoois estudados contm ramificaes? 3. Considerando as diferenas estruturais, discutir os resultados obtidos com: (a) os ismeros C4H10O em gua, acetona e hexano, (b) etileno glicol em gua, acetona e hexano e (c) sacarose em gua, acetona e hexano. 4. Aps anlise de todos os dados obtidos, discutit o significado de semelhante dissolve semelhante.

Qumica Geral Experimental I, Costa, M. H., Honda, N. K., CCET-UFMS, 2010.


MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 20

QUMICA GERAL LABORATRIO

II.3 REAES QUMICAS DIVERSAS


A) INTRODUO A Tabela Peridica mostra que existe mais de uma centena de elementos qumicos que combinados do origem a milhes de compostos conhecidos, alguns isolados de fontes naturais, outros sintetizados no laboratrio. A combinao de reagentes (compostos) no meio ambiente ou no laboratrio, envolve reaes qumicas, que um processo onde reagentes (ou materiais de partida) so convertidos a produtos. Os novos compostos tm propriedades e caractersticas diferentes dos materiais de partida. Assim, reaes qumicas so transformaes de umas substncias em outras que ocorrem atravs da redistribuio dos tomos. As reaes qumicas so representadas por igualdades chamadas de equaes qumicas, que so formas abreviadas de descrever as transformaes qumicas e as condies em que ocorrem. A equao qumica possui dois membros: no primeiro membro da equao so colocadas as frmulas das substncias ou elementos reagentes e no segundo membro da equao as frmulas das substncias ou elementos produzidos (produtos) na reao entre os reagentes. Uma seta colocada entre os dois membros da equao indica se a reao irreversvel () e duas setas opostas para indicar que a reao reversvel ( ). A seta dupla indica tambm que o sistema encontra-se em um estado de equilbrio, ou seja, as concentraes de reagentes e produtos permanecem constantes sob determinada condio de temperatura e/ou presso. As equaes qumicas representam as reaes qumicas da maneira mais prxima possvel da realidade, portanto, devem conter informaes como variaes de energia, meio em que se realizam, catalisadores etc. As reaes qumicas podem ser classificadas basicamente de quatro maneiras: Combinao, Decomposio, Simples Troca (ou Substituio) ou Dupla Troca (ou Metatticas). Cada um dos casos pode ainda ter uma subclassificao, que so as reaes de Oxidao Reduo (ou de transferncia de eltrons), Combusto, Endotrmicas ou Exotrmicas (reaes que absorvem ou liberam calor, respectivamente), cido Base, Formao de Gs, Precipitao e reaes Rpidas (ou instantneas) ou Lentas. 1 REAO DE COMBINAO ( A + B C ) Dois reagentes (elementos ou compostos) reagem levando formao de um composto. Ex: (a) (b) (c) 4Fe(s) + 3O2(g) Fe(s) + S(s) Mg(s) + O2(g) 2Fe2O3(s) (xi-reduo) ferrugem

FeS(s) MgO(s) calor

(xi-reduo) (xi-reduo, combusto)

2 REAO DE DECOMPOSIO ( AB A + B )
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 21

QUMICA GERAL LABORATRIO

Um composto, sob certas condies experimentais, d origem a elementos ou compostos mais simples. Ex: (a) 2H2O(l) gs) (b) 2KIO3(s) 2H2(g) + O2(g) 2KI(s) + O2(g) eletrlise da gua (xi-reduo, formao de (xi-reduo, formao de gs)

3 REAO DE SUBSTITUIO (SIMPLES TROCA) ( AB + C CB + A ) o deslocamento (substituio) de um dos componentes de um composto por um outro (elemento ou grupo de elementos). Processos que envolvem oxi-reduo so tpicos dessa classe de reaes. A TABELA 1 mostra a srie de atividades de metais mais comuns e ajuda o qumico a predizer quais reaes de xi-reduo so possveis. TABELA 1 Srie de atividades de metais comuns K Potssio Mais Ativo Na Sdio Ca Clcio Mg Magnsio Al Alumnio Zn Zinco Fe Ferro Pb Chumbo H2 Hidrognio Cu Cobre Hg Mercrio Ag Prata Pt Platina Au Ouro Menos Ativo O metal mais ativo (mais no topo da tabela) capaz de deslocar um metal menos ativo (mais em baixo na tabela) do seu sal. Assim Al(s) desloca Cu(s) da soluo aquosa de CuCl2 , mas Cu(s) no desloca Al(s) de uma soluo aquosa de AlCl3. Ex: (a) 2Al(s) + 3CuCl2(aq) 3Cu(s) + 2AlCl3(aq)

(Nota: Al0 oxidado a Al+3 e Cu+2 reduzido a Cu0) 3Cu(s) + 2AlCl3(aq) (b) Cu(s) + 2AgNO3(aq) No ocorre reao. Cu(NO3)2(aq) + 2Ag(s)

(Nota: Cu0 oxidado a Cu+2 e Ag+1 reduzido a Ag0) (c) 2Na(s) + 2HOH(l) 2NaOH(aq) + H2(g) + calor (exotrmica, liberao de gs) (Nota: Na0 oxidado a Na+ e H+ reduzido a H0)

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

22

QUMICA GERAL LABORATRIO

Hidrognio molecular pode ser deslocado da gua por um metal muito ativo. Metais alcalinos so particularmente reativos com gua e a reao de sdio com gua to exotrmica que pode incendiar o H2(g) liberado. Metais ativos, aqueles acima do H2 na srie, so capazes de deslocar H2 de cidos minerais aquosos, tais como HCl e H2SO4 , mas cobre no. (d) (e) Zn(s) + 2HCl(aq) Cu(s) + H2SO4(aq) ZnCl2(aq) + H2(g) (formao de gs)

No ocorre reao. ( AB + CD AD + CB )

4 REAO DE DUPLA TROCA (METATTICA)

Esse tipo de reao geralmente envolve ons que so formados ou por dissociao de compostos inicos ou por ionizao de compostos moleculares. Ex: (a) AgNO3(aq) + NaCl(aq) NaNO3(aq) + AgCl(s) Branco (reao de precipitao)

Em todas essas classes de reaes, muitas vezes possvel saber se uma reao qumica ocorreu ou no, pela simples anlise qualitativa do sistema reacional, atravs da observao da liberao de gs, mudana de cor, formao de precipitado ou transferncia de energia. Para acompanhar o progresso de uma reao, uma seqncia de observaes e equaes devem ser escritas. Por ex:, a reao entre nitrato de prata e cloreto de sdio. I. Escrever as frmulas dos reagentes: AgNO + NaCl

II. Equao molecular balanceada: escrever as frmulas dos produtos, completando a equao. AgNO3(aq) + NaCl(aq) AgCl(s) + NaNO3(aq)

III. Frmulas dos reagentes em soluo: as frmulas dos sais so escritas de acordo com sua solubilidade ou no. Ambos, nitrato de prata e cloreto de sdio, so solveis em gua e os ctions e nions dos dois sais se tornam espcies hidratadas em soluo. Ag+(aq) + NO3(aq) + Na+(aq) + Cl(aq)

IV. Evidncia de reao: formao de precipitado, liberao de gs, liberao ou absoro de calor, mudana de cor e variao do pH do meio reacional. No sistema em questo, forma-se um precipitado branco de cloreto de prata, que pode ser previsto usando a TABELA 2, que se encontra aps o item 5 (Dados e Resultados). V. Frmulas dos produtos em soluo: so escritas conforme aparecem na soluo aps a mistura. AgCl(s) + Na+(aq) + NO3(aq)
23

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

VI. Equao inica: os reagentes e produtos so colocados numa equao inica balanceada. Ag+(aq) + NO3(aq) + Na+(aq) + Cl(aq) AgCl(s) + Na+(aq) + NO3(aq)

VII. Equao inica lquida, ou final, inclui somente os ons responsveis pela observao da reao. Os ons presentes, mas no envolvidos diretamente na reao observada, so considerados ons expectadores e no aparecem na equao final. Ag+(aq) + Cl(aq) B) OBJETIVOS 1 Demonstrar os diferentes tipos de reaes qumicas. 2 Observar se uma reao ocorre ou no. 3 Reconhecer o(s) produto(s) que se forma(m) nas reaes. 4 Escrever as equaes inicas. 5 Determinar as solubilidades dos reagentes e produtos das reaes. C) MATERIAIS E REAGENTES . . . . . . . . . . . . . . . . . Bquer de 1L Bquer pequeno Vidro de relgio mdio Papel de filtro Tubos de ensaio (14) Funil de vidro pequeno Anel de ferro Suporte de ferro Garra de madeira Pina metlica Pipetas graduadas 5mL 2 Vidros pequenos Esptulas Pisseta com gua destilada Papel toalha Fsforo Suporte para tubos de ensaio . cido clordrico concentrado . Hidrxido de amnia cincentrado . Solues aquosas de: cido clordrico 1,0M e 4,0M cido sulfrico 0,1M Hidrxido de sdio 1,0M e 4,0M Nitrato de prata 0,2M Nitrato de chumbo Sulfato de cobre Sulfato de sdio Iodeto de potssio Iodato de potssio Permanganato de potssio Fenolftalena Slidos xido de clcio Magnsio metlico (em fita) Cobre metlico (em fio) Zinco metlico (pedaos pequenos) Bicarbonato de sdio Oxalato de sdio AgCl(s)

D) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Prepare os tubos de ensaio e numere-os. Procure seguir as instrues abaixo anotando as observaes em seu caderno de laboratrio. Para cada reao utilize 40 gotas de cada soluo, exceto quando houver outra especificao.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 24

QUMICA GERAL LABORATRIO

1 Colocar, em dois vidros pequenos, cerca de 2 3mL de cido clordrico concentrado e hidrxido de amnio concentrado, respectivamente. Depositar os vidros dentro de um bquer de 500mL e tampar com um vidro de relgio deixando em repouso na capela, durante a aula, para observao. As demais reaes sero realizadas em tubos de ensaio, como segue. 2 Coloque em um tubo de ensaio um fio de cobre bem fino, enrolado em espiral, e cubra-o com soluo de nitrato de prata. Deixe em repouso durante a aula, observando o que ocorre. Para as reaes dos itens 3 a 7 usar 2mL (40 gotas) das solues e gotejar a outra soluo, observando o que ocorre. 3 Soluo de sulfato de cobre + soluo de hidrxido de sdio gota a gota. 4 Soluo de nitrato de chumbo + soluo de sulfato de sdio. 5 Soluo de nitrato de chumbo + soluo de iodeto de potssio. Aquea com cuidado. 6 Soluo de nitrato de chumbo + soluo de cido clordrico diludo. 7 2mL de cido clordrico 4M + 2mL de hidrxido de sdio 4M. 8 Coloque em um tubo de ensaio um pouco de xido de clcio (cal viva) e adicione gua. Agite e espere decantar. Adicione duas gotas de fenolftalena sobre o sobrenadante. Observe. 9 Com auxlio de uma pina metlica, queime um pedao de magnsio metlico na chama do bico de gs e coloque o resduo formado no tubo de ensaio. Adicione aproximadamente 2mL de gua sobre o resduo branco, agite e coloque algumas gotas de fenolftalena. CUIDADO! AO QUEIMAR O Mg VOC DEVE EVITAR OLHAR DIRETAMENTE PARA A CHAMA BRILHANTE. 10 Coloque em um tubo de ensaio um pedao de zinco metlico e adicione cido clordrico 4M suficiente para cobrir o pedao de zinco. 11 cido clordrico diludo + soluo de nitrato de prata gota a gota. Filtre a mistura e exponha o resduo obtido luz por algum tempo. Observar o que ocorre. 12 Coloque em um tubo de ensaio limpo e seco, um pouco de bicarbonato de sdio slido (ponta de esptula) e adicione gotas de cido clordrico 4M. Observe. 13 Coloque em um tubo de ensaio aproximadamente 40 gotas de soluo de iodato de potssio + 40 gotas de soluo de iodeto de potssio e uma gota de cido clordrico 4M. 14 Coloque em um tubo de ensaio aproximadamente 10 gotas de permanganato de potssio e 3 a 5 gotas de soluo de cido sulfrico diludo. Aquea a mistura suavemente e acrescente uma ponta de esptula de oxalato de sdio slido. Agite e aquea novamente, se necessrio. Observe o que ocorre.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 25

QUMICA GERAL LABORATRIO

E) DADOS E RESULTADOS 1 Completar a TABELA 3. TABELA 2 Resultados obtidos nas reaes qumicas N DA REAO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 2 Escrever as equaes balanceadas e as equaes inicas. REAGENTES UTILIZADOS PRODUTO(S) OBSERVADO(S) SOLUO 1 SOLUO 2

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

26

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELA 2 Carta para previso de solubilidade de compostos inicos COMPOSTOS SOLVEIS EXCEES Quase todos os sais de Na+, K+ e NH4+

Todos os sais de Cl, Br e I

Haletos de Ag+, Hg2+ e Pb2+

Compostos contendo F

Fluoretos de Mg2+, Sr2+, Ba2+ Pb2+

Sais de: nitrato, NO3 clorato, ClO3 perclorato, ClO4 acetato, CH3COO

Sais de sulfato, SO42

Sulfatos de Sr2+, Ba2+, Pb2+

COMPOSTOS INSOLVEIS Todos os sais de: carbonato, CO32 fosfato, PO43 oxalato, C2O42 cromato, CrO42 sulfeto, S2 A maioria dos hidrxidos e xidos metlicos

EXCEES

Sais de NH4+ e dos ctions de metais alcalinos

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

27

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELAS DE CTIONS E NIONS


CTIONS Monovalentes H
+ +

Bivalentes

Trivalentes

Tetravalentes

Hidroxnio

Be

++

Berlio

+++

Boro

(H3O ) NH4 Li
+ +

Amnio Ltio

Mg Ca Sr

++

Magnsio Clcio Estrncio Brio Rdio Zinco Cdmio Cprico Mercrico

Al

+++

Alumnio Bismuto Cromo Sn


++++

++

Bi

+++

Na K
+

Sdio Potssio

++

Cr

+++

Ba

++

Estnico Plmbico Mangnico Platnico

Rb Cs Ag

Rubdio Csio Prata Cuproso Mercuroso Auroso

Ra Zn

++

Pb

++++

++

Mn Pt

++++

Cd

++

++++

Cu

*Cu *Hg

++

Hg2 Au
+

++

++

*Au Fe
++

+++

urico Frrico Cobltico Niqulico

Ferroso Cobaltoso Niqueloso Estanoso Plumboso Manganoso Platinoso

*Fe Co Ni

+++

*Co *Ni Sn

++

+++

++

+++

++

*Pb

++

*Mn Pt
++

++

*Indica a valncia mais comum

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

28

QUMICA GERAL LABORATRIO

NIONS Monovalentes FClBrIClOClO2ClO3ClO4BrOBrO3IOIO3IO4CNCNO NO2NO3H2PO2PO3HOHMnO4AlO2CH3CO O-

Bivalentes CO3-C2O4-HPO3-

Fluoreto Cloreto Brometo Iodeto Hipoclorito Clorito Clorato Perclorato Hipobromito Bromato Hipoiodito Iodato Periodato Cianeto Cianato Tiocianato Nitrito Nitrato Hipofosfito Metafosfato Hidreto Hidrxido Permanganat o Aluminato Acetato

Carbonato Oxalato Fosfito Sulfeto Sulfito Sulfato Tiossulfato Persulfato xido Perxido Cromato Dicromato Manganato Manganito Zincato Metassilicato Estanito Estanato Plumbito Plumbato Tetrationato

Trivalentes Fe(CN)6Ferricianeto -PO4--AsO3--AsO4--SbO3--SbO4--BO3--N--P--Ortofosfato Arsenito Arseniato Antimonito Antimoniato Borato Nitreto Fosfeto

S-SO3-SO4-S2O3-S2O8-O-O2-CrO4-Cr2O7-

MnO4
-

MnO3ZnO2-SiO3-SnO2-SnO3-PbO2-PbO3-S4O6--

CNS-

Tetravalentes Fe(CN)6Ferrocianeto --P2O7---Pirofosfato ---Sb2O7 Piroantimoniato SiO4---Ortossilicato

NOME DOS HIDROGNONIONS (IUPAC) HSHSO3HSO4HCO3H2PO4HPO4-2 Hidrogenossulfeto (ou bissulfeto) Hidrogenossulfito (ou bissulfito) Hidrogenossulfato (ou bissulfato) Hidrogenocarbonato (ou bicarbonato) Dihidrogenofosfato Hidrogenofosfato

BIBLIOGRAFIA Laboratory Experiments for General, Organic and Biochemistry, F. Bettelheim, J. Landsberg and J. Lee, 2 Ed. Saunders College Publishing, New York, 1995. Laboratory Manual for Principles of General Chemistry, J. A. Beran, 5 Ed., John Wiley and Sons, Inc., 1994.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 29

QUMICA GERAL LABORATRIO

II.4 PREPARO DE SOLUES E DETERMINAO DE CONCENTRAO


1- Preparar 100mL de soluo de HCl 0,1M (soluo 1), partindo de HCl concentrado. 2- Preparar 250 mL de soluo de NaOH 0,15M (soluo 2). 3- Padronizar a soluo 2 com soluo de biftalato de potssio 0,1M. Anotar a concentrao na etiqueta do frasco. 3.1Transferir para um erlenmeyer (com pipeta volumtrica) 10mL de biftalato de potssio 0,1M, e adicionar 10mL de gua deslitada e 3 goats de soluo de fenolftalena. Preparar em triplicata. Transferir a soluo de NaOH (soluo 2) para uma bureta de 25mL. Desenvolver a titulao. A partir do volume gasta da soluo 2, calcular a real concentrao da soluo de NaOH.

3.23.3-

4- Padronizar a soluo 1 (cido) com a soluo de NaOH padronizada. 4.1Transferir para um erlenmeyer (com pipeta volumtrica) 10mL da soluo 1, e adicionar 10mL de gua deslitada e 3 goats de soluo de fenolftalena. Preparar em triplicata. Transferir a soluo de NaOH padronizada (soluo 2) para uma bureta de 25mL. Desenvolver a titulao. A partir do volume gasta da soluo 2, calcular a real concentrao da soluo de NaOH.

4.24.3-

5- Determinar a concentrao desconhecida de uma soluo HCl (soluo 3) fornecida pelo professor. A) DADOS E RESULTADOS Padronizao da soluo de NaOH 0,15M (soluo 2) com soluo de biftalato de potssio

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

30

QUMICA GERAL LABORATRIO

Padronizao da soluo de HCl 0,1M (soluo 1)

Determinao da concentrao molar de uma soluo de HCl de concentrao desconhecida (soluo 3)

BIBLIOGRAFIA Qumica Geral Experimental I, Costa, M. H., Honda, N. K., CCET-UFMS, 2010.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

31

QUMICA GERAL LABORATRIO

II.5 pH E TAMPES
A) INTRODUO Os cidos e bases esto presentes na vida diria na forma de frutas, sucos (cidos) ou agentes domsticos de limpeza, como a amnia (bases). cidos so compostos que podem doar prtons, (H+), e bases so compostos que podem aceitar prtons. Essa classificao foi proposta simultaneamente por Johannes Brnsted e Thomas Lowry em 1923 e conhecida como a Teoria de Brnsted-Lowry. Quando HCl reage com gua , HCl(g) + H2O(l) H3O+(aq) + Cl(aq) ,

HCl um cido (doa H+) e H2O uma base (aceita H+) tornando-se H3O+. Na reao inversa (da direita para a esquerda) o H3O+ um cido e Cl uma base. Como a seta indica, o equilbrio est deslocado para a direita, e no caso do HCl significa que de cada 1000 molculas de HCl dissolvidas em H2O, 990 so convertidas a Cl e somente 10 permanecem na forma no ionizada, HCl, no equilibrio. H3O+ (on hidrnio) tambm um cido, contudo no fornece ons H+ para a base Cl. Os cidos e as bases podem ter foras diferentes, no caso, o HCl um cido mais forte que H3O+ e a gua uma base mais forte que Cl. Na teoria de Brnsted-Lowry toda reao cido-base d origem ao par cidobase conjugado. Na reao acima, HCl um cido e aps perder H+, torna-se a base conjugada Cl. Similarmente, H2O uma base e aps aceitar H+, torna-se o cido conjugado, H3O+. par base-cido conjugado

HCl

H2O

H3O+

Cl

par cido-base conjugado Alguns cidos podem doar apenas um prton; so os cidos monoprticos. Exemplo: HCl, HNO3, HCOOH, CH3COOH, HCN, etc. Outros cidos doam dois ou trs prtons; so os cidos diprticos ou triprticos. Exemplo : H2SO4, H2CO3, H3PO4, etc. Na teoria de Brnsted-Lowry, todo cido considerado monoprtico, sendo que, um cido diprtico, por exemplo, cido carbnico, doa seus prtons em duas etapas distintas: 1. H2CO3 + H2O H3O+ + HCO3

2.

HCO3

H2O

H3O+

CO32
32

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

Assim, HCO3 uma base conjugada na etapa 1 e um cido na etapa 2. Um composto que pode atuar como cido ou base chamado de anftero. Exemplo: a gua atua como cido ou como base, portanto tambm um composto anftero. H2O + H2O H3O+ + OH

Na gua pura, o equilbrio est deslocado para a esquerda porque poucas molculas de gua esto ionizadas, ou seja, somente 1 x 107 mols de H3O+ e 1 x 107 mols de OH so encontrados em 1litro de gua. A constante de dissociao para a auto-ionizao da gua : Kd = [H3O+] [OH] [H2O]2 ; Kd [H2O]2 = [H3O+] [OH] ; Kw = [H3O+] [OH]

Kw = produto inico da gua. Como poucas molculas de gua se auto-ionizam, a concentrao de gua permanece constante e, portanto, Kw temperatura ambiente constante e tem um valor de Kw = [1 x 107] [1 x 107] = 1 x 1014 O valor do produto inico da gua se aplica no somente gua pura, mas a qualquer soluo aquosa. Isso muito conveniente porque se se conhece a concentrao de H3O+, automaticamente se conhece a concentrao de OH e vice-versa. Por exemplo, se numa soluo de HCl 0,01 M, HCl se dissocia completamente, [ H3O+] = 1 x 102, ento [OH] ser : [OH-] = Kw [H3O+] = 1 x 1014 1 x 102 = [OH] = 1 x 1012 M.

Para medir a fora de um cido em soluo aquosa cida ou bsica, P. L. Sorensen introduziu a escala pH. pH = log [H3O+] pH = log 1 x 107, pH = 7,0

Na gua pura,

Como a gua um composto anftero, pH = 7,0 significa soluo neutra. Para soluo de HCl 0,01 M, [H3O+] = 1 x 102, portanto pH = 2. A escala de pH mostra que : [H3O+] [H3O+] [H3O+] pH 0 > 1 x 107, < 1 x 107, = 1 x 107, 1 2 3 pH < 7 pH > 7 pH = 7 = soluo cida = soluo bsica = soluo neutra. 6 7 8 neutro 9 10 11 bsico 12 13 14
33

4 5 cido

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

O pH de uma soluo pode ser convenientemente medido por aparelhos chamados pHmetros, bastando introduzir os eletrodos do pHmetro na soluo a ser analisada e fazer a leitura do pH. O pH de uma soluo tambm pode ser obtido, de uma maneira menos precisa, usando o papel indicador de pH. O papel indicador impregnado com compostos orgnicos que mudam sua cor conforme o pH varia. A cor mostrada pelo papel indicador ento comparada com uma escala de cores fornecida pelo fabricante, conforme FIGURAS 1 e 2.

FIGURA 1 Escala de pH de um papel indicador.

FIGURA 2 Outra escala de pH de um papel indicador. H certas solues que resistem a variaes no pH quando se adiciona a elas cidos ou bases. Tais sistemas so chamados de tampes. Uma mistura de um cido fraco e sua base conjugada forma geralmente um bom sistema tampo. Por exemplo, o cido carbnico, H2CO3, o mais importante tampo no sangue para manter o pH prximo de 7,4. Os tampes resistem a grandes variaes de pH porque o princpio de Le Chatelier governa as condies de equilbrio. No sistema tampo cido carbnico (H2CO3)/bicarbonato (HCO3), cido fraco / base conjugada

H2CO3

H2O

HCO3

H3O+ ,

qualquer adio de um cido, H3O+, deslocar o equilbrio para a esquerda, reduzindo a concentrao de on H3O+ ao nvel inicial com muito pequena variao no pH. Se uma base, OH, adicionada ao sistema tampo, ela reagir com H3O+ do tampo e o equilbrio ser deslocado para a direita para repor os ons H3O+ que reagiram. Os tampes estabilizam uma soluo a um certo pH e isto depende da natureza do tampo e de sua concentrao. Por exemplo, o sistema H2CO3 / HCO3 tem pH = 6,37 quando os dois reagentes esto em concentrao equimolar. Uma mudana na concentrao do cido carbnico em relao a sua base conjugada pode deslocar o pH do tampo. A equao de Henderson-Hasselbalch fornece o relacionamento entre pH e concentrao.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 34

QUMICA GERAL LABORATRIO

pH =

pKa + log [A ] [HA]

[A ] = concentrao da base conjugada, [HA] = concentrao do cido. PKa = - log Ka, Ka = constante de dissociao do cido. No caso do H2CO3, temos: Ka = [HCO3] [ H3O+ ] [H2CO3] Quando as condies so equimolares, [Ha] = [A] , o segundo termo da equao de Hendersson-Hasselbalch se torna igual a zero e o pH = pKa. Se a concentrao de bicarbonato, [HCO3 ], 10 vezes maior que a do cido carbnico [H2CO3], [A] / [HA] = 10, ento log 10 = 1 e o pH do tampo ser: pH = pKa + log [A] / [HA] = 6,37 + 1 = 7,37

Isto o que acontece no sistema sanguneo, onde a concentrao de HCO3 dez vezes maior que a de H2CO3 e o pH se mantm a 7,4. Qualquer variao grande no pH do sangue pode ser fatal (acidose ou alcalose). Outros sistemas tampo funcionam da mesma maneira, por exemplo, o segundo sistema tampo do corpo humano que : H2PO4 + H2O HPO42 + H3O+

O pKa desse sistema tampo 7,21 e ele necessita uma razo molar 1,6/1,0 de [HPO42] / [H2PO4-] para manter o pH do sangue igual a 7,4. B) OBJETIVOS 1 Aprender a medir o pH de uma soluo. 2 Compreender como funciona um sistema tampo. C) EQUIPAMENTOS E REAGENTES . . . . . . . . . pHmetro Pisseta com gua destilada Placa de toque Bquer de 50mL Pipeta de 5mL Papel indicador de pH Leno de papel Pipeta de Pasteur Tubos de ensaio . . . . . . Soluo de HCl 0,1M Soluo de cloreto de amnio 0,1M Soluo de hidrxido de sdio 0,1M Soluo de cido actico 0,1M Soluo de hidrxido de amnio 0,1M Soluo de acetato de sdio 0,1M

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

35

QUMICA GERAL LABORATRIO

D) PROCEDIMENTO 1 Colocar uma gota de HCl 0,1M na placa de toque e mergulhar o papel indicador universal de pH. Retirar o papel e comparar a cor do mesmo com a escala de cores abaixo. Anotar o pH. 2 Repetir o mesmo procedimento com cido actico 0,1M ; acetato de sdio 0,1M ; bicarbonato de sdio 0,1M; amnia 0,1M e NaOH 0,1M. Usar para cada soluo, uma depresso da placa de toque. Anotar os valores de pH. 3 Preparar quatro sistemas tampo em quatro bqueres de 50mL previamente limpos e secos, como a seguir: (a) (b) (c) (d) 5mL de cido actico 0,1M + 5mL de acetato de sdio 0,1M 1mL de cido actico 0,1M + 10mL de acetato de sdio 0,1M 5mL de hidrxido de amnio 0,1M + 5mL de cloreto de amnio 0,1M 1mL de hidrxido de amnio 0,1M + 10mL de cloreto de amnio 0,1M

4 Medir o pH de cada sistema tampo com papel indicador universal de pH. Anotar os dados. 5 Dividir cada um dos tampes (a - d) em duas partes de 5mL, em tubos de ensaio de 15mL rotulando os mesmos. Adicionar 0,5mL de HCl 0,1M primeira parte do tampo a, agitar, medir o pH com papel indicador e anotar o valor do pH. Adicionar 0,5mL de NaOH 0,1M segunda parte do tampo a, agitar, medir o pH e anotar o valor do pH. 6 Repetir o mesmo procedimento com os tampes b, c e d anotando todos os dados. E) Dados e Resultados TABELA 1 Resultados das medidas de pH de solues cidas, bsicas e sais
SOLUES pH HCl 0,1M CH3COOH 0,1M CH3COONa 0,1M NaOH 0,1M NH4OH 0,1M NH4Cl 0,1M

TABELA 2 pH de solues tampes antes e depois da adio de cido e base


SISTEMAS TAMPO A: 5mL CH3COOH 0,1M + 5mL CH3COONa 0,1M aps adio de 0,5mL de HCl 0,1M aps adio de 0,5mL de NaOH 0,1M B: 1mL CH3COOH 0,1M + 10mL CH3COONa 0,1M aps adio de 0,5mL de HCl 0,1M aps adio de 0,5mL de NaOH 0,1M C: 5mL Hidrxido de amnio 0,1M + 5mL de Cloreto de amnio 0,1M aps adio de 0,5mL de HCl 0,1M aps adio de 0,5mL de NaOH 0,1M D: 1mL Hidrxido de amnio 0,1M + 10mL de Cloreto de amnio 0,1M
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

pH MEDIDO ...................... ...................... ...................... ...................... ...................... ...................... ...................... ...................... ......................
36

QUMICA GERAL LABORATRIO

aps adio de 0,5mL de HCl 0,1M aps adio de 0,5mL de NaOH 0,1M

...................... ......................

BIBLIOGRAFIA Laboratory Experiments for General, Organic and Biochemistry, F. Bettelheim, J. Landsberg and J. Lee, 2 Ed. Saunders College Publishing, New York, 1995.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

37

QUMICA GERAL LABORATRIO

II.6 A QUMICA DA GUA NATURAL


A) INTRODUO difcil imaginar a vida sem gua. Ela o meio no qual todos os processos biolgicos das clulas vivas acontecem. A gua to essencial que pode ser merecidamente chamada de o mais valioso de todos os recursos. Como ns respiramos oxignio, pode-se pensar que ele o mais essencial para a vida, mas esse um ponto de vista humano, pois muitos organismos simples podem viver sem oxignio, mas nenhum organismo pode viver e reproduzir sem gua. H muita gua sobre a terra (estima-se uma quantidade de 1,4x1021 litros), mas a maioria como gua do mar. Cerca de 97,2% est nos oceanos, 2,15% est represada nas calotas polares e geleiras, sobrando 0,65% da gua na hidrosfera, como a frao com a qual ns podemos contar. Nosso estoque de gua fresca logo ser esgotado, exceto se houver renovao contnua desses recursos pelos ciclos de evaporao, condensao e precipitao como chuvas e neve. 1 A composio qumica das guas naturais Em uma rea, tal como a bacia do Rio Amazonas, na Amrica do Sul, longe de atividade vulcnica e poluio industrial, a gua da chuva pode ser muito pura, contendo poucas substncias dissolvidas, principalmente CO2 , traos de xidos de nitrognio e traos de NaCl. Prximo do mar, a chuva que cai contm mais NaCl. Embora NaCl no seja voltil, a interao de ventos e ondas produz gotculas de gua do mar (chamada de aerosol) que so carregadas pelos ventos. Em vrias reas prximas a vulces ativos e em pases industrializados, a precipitao das chuvas contm aprecivel concentrao de cidos dissolvidos. Eles surgem principalmente da combusto de combustveis fsseis. xidos de nitrognio e dixido de enxofre (principalmente da queima de carvo contendo enxofre) so produzidos nos processos de combusto. Estes so posteriormente oxidados a cidos ntrico e sulfrico, numa srie complexa de reaes que ocorrem na atmosfera. A anlise da composio mdia da gua da chuva de muitas regies mostra a presena de quantidades substanciais de cido sulfrico e ntrico. Em uma regio cujo solo deficiente em componentes alcalinos que podem neutralizar os cidos da chuva cida, essa chuva cida causa destruio ecolgica, morte de peixes e outras vidas aquticas e danos na vegetao. A composio da gua dos rios determinada principalmente pelas reaes da gua da chuva com rochas e solos. Gipsita (CaSO4.2H2O) e calcita (CaCO3) so geralmente encontrados em depsitos sedimentares na superfcie da terra. Dolomita [MgCa(CO3)2] tambm encontrada. Gipsita pouco solvel em gua, mas todos os carbonatos podem ser facilmente dissolvidos em gua contendo traos de cido. A menos que a chuva seja cida (de regies industriais), o principal cido presente na gua da chuva CO2 dissolvido que forma soluo fracamente cida. (1) CO2(g) + 2 H2O(l) H3O+(aq) + HCO3(aq) O cido formado reage com rochas contendo carbonato de clcio (e magnsio). (2) H3O+(aq) + CaCO3(s) Ca+2(aq) + HCO3(aq) + H2O(l) A reao lquida, a dissoluo do carbonato de clcio, que a soma das eq. (1) e (2). (3) CO2(g) + H2O(l) + CaCO3(s) Ca+2(aq) + 2 HCO3(aq)

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

38

QUMICA GERAL LABORATRIO

2 Dureza da gua e amolecimento da gua Em muitas regies a gua para uso domstico vem principalmente dos rios, lagos e poos que contm alguns sais dissolvidos, principalmente bicarbonato de clcio (Ca(HCO3)2), resultante da reao mostrada pela equao 3, com menores quantidades de ons sdio, cloreto e sulfato. Ambos, ons Ca+2 e Mg+2 reagem com sabes (os nions carboxilatos de cidos graxos de cadeias longas) para formar uma espuma insolvel. Ca+2 + 2 CH3(CH2)16COO [CH3(CH2)16COO]2Ca+2 (4)

Esse precipitado reduz a eficincia da limpeza do sabo. gua que contm ons clcio e magnsio chamada de gua dura, e se a gua muito dura, necessrio amolece-la diminuindo seu contedo de clcio e magnsio. A gua dura causa desperdcio de sabo porque parte do sabo que seria consumido para a limpeza reage com os ons minerais da gua dura, formando sais insolveis. O amolecimento da gua pode ser feito de varias maneiras. Antes do advento dos detergentes sintticos (que no formam sais insolveis da Ca e Mg), nas lavanderias era adicionado Na2CO3 . 10 H2O para remover os ons clcio, pela reao: Ca+2(aq) + CO32(aq) CaCO3(s) (5)

Um outro mtodo, chamado de troca inica, troca ons Ca+2 por Na+. Para isso usam-se resinas orgnicas sintticas que tem uma rede de hidrocarboneto qual esto ligados grupos funcionais, como mostra a FIGURA 1. So os amolecedores de gua, que transformam a gua dura em gua mole. As resinas polimricas usadas para trocar um on por outro, quando um lquido passa por ela so chamadas de resinas de troca inica.
FIGURA 1 Deionizao de uma soluo de sais usando uma mistura de resinas de troca inica. A resina de troca catinica est originalmente na forma H+, e a resina de troca aninica na forma OH. Nesse ex., soluo de CaCl2 colocada em contato com a resina misturada. gua pura flui atravs da resina. Cada on Ca+2 desloca dois ons H+ e cada Cl desloca um on OH. Nmeros exatamente iguais de ons H+ e OH so produzidos, os quais combinam para formar gua. As linhas em zig-zag representam a matriz do polmero orgnico da resina (a maioria das vezes copolmero estireno divinilbenzeno) ao qual grupos sulfonato (___SO3) e amnia quaternria [____N+(CH3)3] esto ligados

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

39

QUMICA GERAL LABORATRIO

Se os grupos ligados so negativamente carregados, a carga negativa contrabalanada por ons positivos (ctions). Como os ctions no so ligados qumicamente resina, eles podem ser trocados por ctions que tenham carga positiva equivalente. Tais resinas so chamadas de resina de troca catinica. Se os grupos funcionais tm carga positiva, o contra on ter carga negativa e a resina chamada de resina de troca aninica. As equaes que seguem mostram o equilbrio da troca inica. Troca Catinica: resina original na forma de H+. ( RZ SO3 )2Ca+2 + 2 H+ 2 RZ SO3H+ + Ca+2 Troca Aninica: resina original na forma de OH. RZ N+(CH3)3OH + Cl RZ N+(CH3)3Cl + OH RZ representa a matriz do polmero orgnico, onde os grupos esto ligados.

(6)

(7)

Se quantidades equivalentes de resinas catinica (na forma H+) e aninica (na forma OH) so misturadas, essa combinao remover todos os sais dissolvidos, onde H+ e OH produzidos na troca inica so neutralizados e a gua que resulta desse processo pura ou gua deionizada. Esse processo muito usado para a purificao de gua nos laboratrios qumicos. No amolecimento da gua para consumo domstico, a deionizao total no necessria. Somente os ctions responsveis pela dureza da gua so removidos. Assim, somente resina de troca catinica usada, geralmente na forma de Na+. Essa reao de troca catinica ser: (8) 2 RZ SO3Na+ + Ca+2 (RZ SO3)2Ca+2 + 2 Na+ As resinas de troca inica so reversveis, portanto, NaCl usado para regenerar as resinas de troca catinica, por ser barato e abundante. Um amolecedor tpico, utilizado em residncias, consiste de um tanque contendo um polmero especialmente preparado, um reservatrio para cloreto de sdio e reguladores para controle de fluxo de gua. Os polmeros so materiais feitos de molculas extremamente grandes sendo que os polmeros usados nesses amolecedores tm um grande nmero de grupos funcionais, os quais permitem que as molculas de polmeros fixem um grande nmero de ctions. Ativa-se o aparelho fazendo-se passar pelo polmero uma soluo concentrada de NaCl em gua. Os ons Na+ da gua salgada desloca quaisquer ctions que podem estar sobre o polmero do tanque e se prende a ele. Assim, quando a gua dura passa atravs do tanque, os ctions da gua dura deslocam os ons sdio do polmero. Com essa troca dos ons da gua dura por ons sdio do polmero, a gua tornase mole e o polmero vai se tornando saturado com os ons da gua dura. Devido a isto, o aparelho deve ser recarregado peridicamente. Com os ons intrusos removidos da gua, os carboxilatos de sdio (os sabes) agora permanecem dispersos na gua e podem agir como detergente. A gua para consumo (beber, cozinhar, banhar-se e regar plantas) no deve conter mais do que 500 partes por milho (ppm) de slidos dissolvidos (1ppm = 1 mg/L) Os slidos totais dissolvidos podem ser medidos por evaporao de um volume conhecido de gua, secura, seguido da pesagem do resduo. Um valor aproximado pode ser obtido mais rapidamente pela medida da condutividade eltrica da gua.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

40

QUMICA GERAL LABORATRIO

3 Determinao da dureza da gua com EDTA A dureza da gua (soma dos ons clcio e magnsio) medida, geralmente, por titulao usando o nion de um cido poliaminocarboxlico chamado cido etilenodiaminotetraactico (EDTA). O EDTA um cido tetraprtico (H4Y) e geralmente empregado na forma de sal disdico diidratado solvel (Na2H2Y . 2 H2O). O nion H2Y2 reage com Ca+2 ou Mg+2 para formar um on complexo. H2Y2 + Ca+2 H2Y2 + Mg+2 CaY2 + 2 H+ MgY2 + 2 H+ (9)

As estruturas do nion H2Y2 e do complexo com o on metlico, M+2, so mostradas na FIGURA 2.

FIGURA 2: (A) Estrutura do dinion de EDTA, H2Y2. (B) Estrutura de um quelato M+2 EDTA , MY2. O nion EDTA envolve o on metlico, M+2, formando um complexo, cujo termo tcnico quelato. Para se determinar o ponto final da titulao deve-se usar um indicador que tambm complexa Ca+2 e Mg+2, formando um on complexo indicador metal colorido. Conforme o titulante (EDTA) adicionado ele complexa os ons metlicos e quando quantidade suficiente de EDTA adicionada, o EDTA desloca o indicador do complexo indicador metal . Isto acontece porque a constante de equilbrio para a formao do complexo EDTA on metlico muito maior do que a do complexo indicador on metlico. Esse processo produz uma rpida mudana de cor conforme o indicador convertido da cor Mg+2In (vermelho) para o indicador (In) livre (azul). Em meio de tampo pH = 10, a reao pode ser descrita pela equao,
pH =10

onde In representa o nion indicador.

HY3 + MgIn complexo vermelho

MgY2 + HIn2 azul

(10)

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

41

QUMICA GERAL LABORATRIO

Neste experimento ser determinada a dureza de uma amostra de gua da torneira por titulao com EDTA, e se tratar uma amostra de gua com resina de troca catinica na forma de on sdio e se titular a amostra de gua amolecida para ver quanto da dureza permanece. Tambm ser observado os efeitos da gua tratada e no tratada na formao de espuma do sabo. B) OBJETIVO Medir a dureza da gua causada por ons clcio e magnsio dissolvidos, em uma amostra de gua, por meio de titulao com EDTA. C) MATERIAIS E REAGENTES 1 Bureta 25mL 1 Suporte mais 2 garras 3 Erlenmeyer de 250mL 1 Cpsula de porcelana 1 Pipeta volumtrica de 25mL Na2EDTA . 2H2O 0,0100M Na2MgEDTA 0,01M / NH3 0,1M Tampo NH3 1,5M / NH4Cl 0,3M Indicador Negro de Eriocromo T Soluo de sabo a 0,1% (1 g/L de sabo) MgEDTA 0,01M/NH3 0,1M

D) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Determinao de clcio (dureza da gua). titulao de sustituio usando o indicador negro de eriocromo t. Utilizar um volume de amostra que gaste menos que 15mL de soluo de EDTA, num tempo de 5 minutos, para minimizar a tendncia de precipitar CaCO3. 1 Enxaguar a bureta com pequenas pores de EDTA 0,0100M (Na2EDTA . 2H2O, no a soluo MgEDTA 0,01M) e carregar a bureta acertando o menisco. 2 Preparar trs erlenmeyer como segue: Pipetar 10mL da amostra (soluo de ons clcio 0,01M ou gua da torneira) e transferir para erlenmeyer de 250mL. Diluir com cerca de 10mL de gua destilada. Adicionar 2mL de soluo tampo amnia (NH3 1,5M)/Cloreto de amnia (NH4Cl 0,3M), pH = 10. A reao produz ons H+, da a necessidade do tampo para manter a concentrao a nveis aceitveis. Adicionar 1mL de soluo MgEDTA 0,01M/NH3 0,1M, para que a mudana de cor no ponto final se torne mais ntida. Acrescentar uma pitada do indicador (30 40mg da mistura Negro de Eriocromo T / KNO3). 3 Titular a soluo do erlenmeyer com Na2EDTA 0,0100M at que a cor-de-vinho desaparea dando origem cor azul claro. Nenhuma nuance do vermelho-vinho dever estar presente no ponto de equivalncia. Anotar o volume gasto da soluo de EDTA. 4 Repetir a titulao para as outras duas amostras. Os volumes gastos da soluo de Na2EDTA devem coincidir, estando dentro de 3%.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 42

QUMICA GERAL LABORATRIO

1 mol de EDTA 1mol de Ca+2 5 Titular gua deionizada (branco) conforme os tns 2.1 a 2.4. Registrar o volume da soluo de Na2EDTA gasto (sero necessrias somente poucas gotas). Considerar o volume do branco como zero se a soluo est azul. Subtrair o volume necessrio para o branco do volume gasto para titular a gua da torneira, para obter o volume lquido de Na2EDTA 0,0100M necessrio para titular as amostras de gua da torneira. 6 Efetuar os clculos recomendados. A qualidade da gua em engenharia expressa a dureza da gua em partes por milho de CaCO3 (mg de CaCO3 por litro). Assumir que os ons tratados com EDTA derivam do CaCO3. Na maioria das guas naturais h algum Mg+2 presente, portanto expressar a dureza da gua em unidades de mg/L de CaCO3 uma conveno arbitrria que adotada por convenincia (ou tradio). mg CaCO3 = mmol (Ca+2 + Mg+2) x 1 mol CaCO3 x 100g CaCO3 +2 +2 L L mol (Ca + Mg ) 1 mol CaCO3 E) DADOS E RESULTADOS 1 Dados obtidos da titulao: ANLISE DA GUA Torneira ( Deionizada ( mL) mL) VOLUME GASTO DE EDTA 0,0100M (mL) 1 2 3 MDIA (11)

2 Calcular a concentrao de Ca+2 e Mg+2 nas amostras de gua de torneira em milimol/L. No esquecer de subtrair o volume medido do branco, no tem 2.5, do volume medido nos tens 2.3 e 2.4. 3 Usando o valor mdio da concentrao de Ca+2 e Mg+2 em mmol/L, calcular a dureza da gua em mg CaCO3/L (ppm de CaCO3), equao 11.

BIBLIOGRAFIA General Chemistry in the Laboratory, J. L. Roberts Jr.; J. L. Hollenberg and J. M. Postma, 3 edio, W. H. Freeman and Company, New York, 1991. Standard Methods for Examination of Water and Wastewater ,18 edio, publicado por American Public Health Association, Washington, DC, 1992. Anlise Inorgnica Quantitativa, Arthur I. Voguel, 4 edio, Guanabara Dois S.A., 1981.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 43

QUMICA GERAL LABORATRIO

II.7 REAES DE XIDO-REDUO


A) INTRODUO Reaes de oxidao-reduo (redox) so muitas vezes acompanhadas de mudana de cor, mais do que as reaes cido base. A mudana de cor das folhas a cada outono, o enferrujamento dos automveis e a produo de cobre, alumnio e ferro so exemplos de reaes redox. Reaes redox envolvem uma troca de eltrons e sua ocorrncia notada pela variao do nmero de oxidao (Nox) de dois ou mais elementos na reao qumica. Em uma reao redox uma substncia sofre oxidao (perde e) e uma outra sofre reduo (recebe e). As substncias que sofrem oxidao fornecem eltrons para outras substncias, que ao receberem esses eltrons sofrem reduo. Um agente redutor um reagente que fornece eltrons para a reduo de uma outra substncia, portanto se oxida. Um agente redutor comum de laboratrio o on tiossulfato, S2O32, e sua meia-reao para oxidao em soluo aquosa : 2 S2O32(aq) S4O62(aq) + 2 e Um agente oxidante um reagente que provoca a oxidao de uma outra substncia, recebe eltrons, portanto se reduz. Um agente oxidante comum de laboratrio o on permanganato, MnO4, e sua meia-reao para reduo em uma soluo cida : MnO4(aq) + 8 H+(aq) + 5 e Mn+2(aq) + 4 H2O(l) Na PARTE A , diversas reaes redox sero observadas, estudadas e suas equaes balanceadas. Nas PARTES B e C do desenvolvimento experimental, se estabelecer a reatividade qumica de diversos metais e hidrognio. Os metais e hidrognio, listados em ordem de diminuio de atividade (diminuio da tendncia de reagir), constitui uma SRIE DE ATIVIDADE abreviada. O resultado observado quando um metal colocado em uma soluo contendo o ction de um outro metal, demonstra a reatividade relativa dos dois metais. Uma reao de deslocamento ocorre se h evidncia de uma variao qumica. Por ex.: se um metal A mais reativo (maior tendncia de perder e para formar seu ction) do que um metal B, ento o metal A remove B+n da soluo aquosa. O metal A oxidado a A+m na soluo e B+n reduzido a B. A(s) + B+n(aq) A+m(aq) + B(s)

Formas oxidadas e reduzidas para substncias comuns esto na TABELA 1. Um exemplo especfico a reatividade relativa do ferro versus chumbo: experimentalmente, quando ferro metlico, Fe(s) , colocado em uma soluo contendo ons chumbo, Pb+2, o ferro oxidado (perde 2 e) para formar ons Fe+2 e os ons Pb+2 so reduzidos (recebem 2 e) para formar chumbo metlico, Pb(s) . A equao para essa reao : Fe(s) + Pb+2(aq) Fe(aq) + Pb(s) Ao contrrio, quando chumbo metlico colocado em uma soluo contendo ons Fe+2, nenhuma reao ocorre. Pb(s) + Fe+2(aq)
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

no ocorre reao
44

QUMICA GERAL LABORATRIO

Como pode ser visto, ferro prefere o estado inico, enquanto chumbo prefere o estado metlico ferro perde eltrons mais facilmente que chumbo. Ferro, portanto, mais facilmente oxidado do que chumbo, ento diz-se que ferro tem uma maior atividade (reatividade qumica) que chumbo. B) OBJETIVOS 1 Observar e predizer os produtos de reao de oxidao-reduo. 1 Determinar a reatividade relativa de uma srie de elementos metlicos. C) MATERIAIS E REAGENTES . . . . . . . . . . . . . . Bico de gs Pina Bquer de 50mL Pipetas graduadas (3) Suporte para tubos de ensaio Tubos de ensaio (24) Reagentes Slidos Nitrito de potssio (KNO2) Fita de magnsio Fio de cobre Nquel Zinco Ferro Alumnio Magnsio . . . . . . . . . . . . . . . . . Solues Fenolftalena HCl 6M HNO3 6M HNO3 conc. HNO3 0,1M H2SO4 6M KMnO4 0,01M K2Cr2O7 0,01M KI 0,1M K2C2O4 1,0M NaHSO4 0,1M F(NH4)2(SO4)2 0,1M NiSO4 0,1M Cu(NO3)2 0,1M Zn(NO3)2 0,1M Amido Alvejante

D) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1 Reaes de oxidao reduo 1.1 Oxidao do magnsio: Segurar uma fita de magnsio, de aproximadamente 2 cm, com uma pina. Aquece-la diretamente em uma chama do bico de gs at que queime. (Cuidado: no olhar diretamente na chama). A cinza branca produzida xido de magnsio. Colocar a cinza em um bquer de 50mL com gua pela metade, agitar e testar a soluo com indicador (pode ser fenolftalena). Registrar suas observaes. 1.2 Oxidao do cobre: Em trs tubos de ensaio (75mm) separados, adicionar 1mL de HCl 6M, 1mL de HNO3 6M e 1mL HNO3 conc. (Cuidado: evitar contato com a pele. Lavar as reas afetadas com bastante gua). Colocar os tubos de ensaio na capela e adicionar uma tira (ou fio) de cobre metlico, de 1cm, polido, em cada um. Registrar suas observaes. Usar a TABELA 1 para ajuda-lo a escrever as equaes que descrevem corretamente as reaes.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

45

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELA 1: Meias-reaes que ocorrem na parte A.


NO3(aq, incolor) + 2 H+(aq) + e NO2(g, marron-verm.) + H2O(l) NO3(aq, incolor) + 4 H+(aq) + 3 e NO (g, incolor) + 2 H2O(l) MnO4(aq, prpura) + 8 H+(aq) + 5 e Mn+2(aq, rosa claro a incolor) + 4 H2O(l) Cr2O72(aq, laranja) + 14 H+(aq) + 6 e 2 Cr+3(aq, verde escuro) + 7 H2O(l) Cl2(aq, verde muito claro) + 2 e 2 Cl(aq, incolor) Cu(s, avermelhado) Cu+2(aq, azul) + 2 e 3 I(aq, incolor) I3(aq, prpura) + 2 e Fe+2(aq, verde claro a incolor) Fe+3(aq, verm. a marron) + 2 e C2O42(aq,incolor) 2 CO2(g) + 2 e HSO3(aq, incolor) + H2O(l) SO42(aq, incolor) + 3 H+(aq) + 2 e NO2(aq, incolor) + H2O(l) NO3(aq, incolor) + 2 H+(aq) + 2 e Polir o cobre metlico para eliminar a camada de xido.

1.3 Srie de reaes redox: Usar a TABELA 2. Colocar 15 20 gotas de cada soluo listada como SOLUO 1 em tubos de ensaio pequenos. Adicionar gotas da SOLUO 2 at que uma mudana permanente observada. Registrar suas observaes. TABELA 2 Preparao de diversas reaes redox
N A1 A2 A3 A4 B1 B2 B3 B4 HNO3 0,1M KMnO4 0,01M e 2 gotas de H2SO4 6M (cuidado: evitar contato com a pele) KMnO4 0,01M e 2 gotas de H2SO4 6M KMnO4 0,01M e 2 gotas de H2SO4 6M Alvejante (Cl2) e 2 gotas de HCl 6M K2Cr2O7 0,01M e 2 gotas de H2SO4 6M K2Cr2O7 0,01M e 2 gotas de H2SO4 6M K2Cr2O7 0,01M e 2 gotas de H2SO4 6M SOLUO 1 SOLUO 2 (a ser adicionada) 1 gota soluo amido + gotas KI 0,1M Gotas de Fe(NH4)2(SO4)2 0,1M Gotas de K2C2O4 1M Gotas de NaHSO3 0,1M 1 gota soluo amido + gotas KI 0,1M Gotas de Fe(NH4)2(SO4)2 0,1M Gotas de K2C2O4 1M Pitada de KNO2 slido

Descartar as solues dos tubos de ensaio em recipiente adequado, aps filtra-las

2 Reaes com on hidrnio (H3O+) Preparar fitas (fios) de Ni, Cu, Zn, Fe, Al e Mg.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

46

QUMICA GERAL LABORATRIO

2.1 Reatividade do Ni, Cu, Zn, Fe, Al e Mg COM ON H3O+: Encher, metade, tubos de ensaio numerados como A1 A6 com HCl 6M, num conjunto de 24 tubos conforme FIGURA 1. FIGURA 1 Teste de atividade dos metais

2.2 Colocar em cada tubo uma fita (ou fio) de metal, cuidadosamente polida (para remover camadas de xido que so especialmente crticas para alumnio e magnsio camadas protetoras). Esperar de 10 15 minutos para que ocorra alguma reao. Registrar o que voc observou. Olhar atentamente. 3 Reaes de deslocamento entre ctions metlicos 3.1 Reatividade do Cu, Zn e Fe com Ni+2 : Colocar cerca de 1mL de soluo de NiSO4 0,1M nos tubos numerados como B1 B3. Adicionar uma fita de cada metal, recentemente polida, em cada tubo. Qualquer embaamento ou escurecimento do metal, ou mudana de cor da soluo, indica que ocorreu uma reao. Esperar de 5 10 minutos para observar a reao. 3.2 Reatividade do Cu, Zn e Fe com outros ctions: Testar a reatividade dos metais nas seguintes solues 0,1M: Cu(NO3)2 , Zn(NO3)2 e Fe(NH4)2(SO4)2 . A fita metlica pode ser reutilizada desde que previamente polida. Descartar as solues dos tubos de ensaio, aps filtrar, em recipiente adequado e os metais que no reagiram em recipiente para slidos.

E) DADOS E RESULTADOS 1 Reaes de oxidao reduo 1.1 Escrever a equao de oxidao do magnsio ao ar. Destacar o agente oxidante na equao. 1.2 O que o indicador revela? 1.3 Na oxidao do cobre, o que voc observou em cada tubo? O que dizer da habilidade oxidante dos cidos nos trs tubos? Completar a TABELA 3.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 47

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELA 3 Observaes da habilidade oxidante dos cidos na presena de cobre metlico


Solues . HCl 6M . HNO3 6M . HNO3 conc. Tubos 01 02 03 Cobre metlico

1.4 Registrar o nmero de cada tubo, bem como suas observaes para cada mistura. Escrever a equao redox balanceada para cada reao, destacando o agente oxidante. Preencher a TABELA 4 com as observaes realizadas das reaes do item 4.3.1. TABELA 4 Observaes das reaes de oxi-reduo
SOLUO 1 SOLUO 2 OBSERVAES/ PRODUTOS

2 Reaes com on hidrnio (H3O+) 2.1 Preencher a TABELA 5 sobre os resultados das reaes dos metais: Ni, Cu, Zn, Fe, Al e Mg com o on hidrnio. TABELA 5 Observaes da habilidade oxidante dos cidos na presena de cobre metlico
Tubos 01 02 03 04 05 06 Metal Ni Cu Zn Fe Al Mg Soluo HCl 6M

2.2 Arranjar os metais que reagem em ordem de diminuio de atividade. 2.3 Escrever a equao balanceada que ocorre entre Mg e H3O+.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 48

QUMICA GERAL LABORATRIO

3 Reaes de deslocamento entre ctios metlicos 3.1 Completar a TABELA 6, com NR (no h reao) ou R (reao), conforme resultados obtidos no procedimento experimental do tem 4.3. TABELA 6 Reaes de diferentes metais com solues de ons Ni2+, Cu2+ e Zn2+
Solues HCl 6M NiSO4 0,1M Cu(NO3)2 0,1M Zn(NO3)2 0,1M Fe(NH4)2(SO4)2 NR NR NR NR Metais Ni Cu Zn Fe Al Mg

3.2 Escrever as equaes balanceadas para todas as reaes. Destacar o agente oxidante. BIBLIOGRAFIA: Laboratory Manual for Principles of Chemistry, J. A. Beran, 5 Edio, John Wiley & Sons, Inc. 1994.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

49

QUMICA GERAL LABORATRIO

II.8 CINTICA QUMICA


II.8.1 DETERMINAO DA LEI DE VELOCIDADE DE PROCESSOS DO COTIDIANO ORDEM DE REAO
A) INTRODUO No estudo das reaes qumicas, dois fatores devem ser considerados: a espontaneidade do processo (estudo termodinmico) e a velocidade da reao (estudo cintico). A cintica qumica estuda as reaes do ponto de vista da velocidade com que essas reaes se processam, dos fatores que afetam essa velocidade e do mecanismo pelo qual elas ocorrem. As velocidades das reaes qumicas so determinadas atravs de leis empricas, chamadas leis de velocidades, deduzidas a partir do efeito da concentrao dos reagentes e produtos na velocidade da reao. As velocidades das reaes dependem tambm de outros fatores como, por exemplo, presso, temperatura e catalisadores. O efeito da temperatura particularmente importante, pois permite concluses a respeito de fatores energticos envolvidos na reao. A velocidade de uma reao no depende apenas dos estados inicial e final do sistema (como o caso, por exemplo, da variao de entalpia), mas, de cada etapa intermediria pela qual o sistema alcana o estado final. Um estudo cintico da reao permite perceber quais as etapas envolvidas, esclarecendo-se assim o mecanismo pelo qual a reao se processa. Considere a reao: A + B C, e que [A], [B] e [C] sejam as concentraes instantneas dos componentes A, B e C. A velocidade da reao a velocidade da formao do produto (C) ou a velocidade de consumo de um dos reagentes (A ou B). A velocidade do consumo do reagente A a variao da concentrao de A com d [ A] d [C ] o tempo: vA = . A velocidade de formao do produto vC = . dt dt Neste caso a estequiometria indica que a velocidade de formao de C igual velocidade de consumo de A ou de B, pois quando uma molcula de A e uma molcula de B so consumidas, forma-se uma molcula de C. Para a reao: A + 2 B 3 C + D , a relao entre as velocidades de variao das concentraes dos vrios componentes mais complicada e temos:

d [D] 1 d [C] d [A] 1 d [B] = = = dt 3 dt dt 2 dt


Freqentemente verifica-se que a velocidade da reao proporcional a uma potncia da concentrao dos reagentes. Por exemplo, seja a reao: A + expoente 1. B C v = k[A][B] , onde cada valor de concentrao tem

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

50

QUMICA GERAL LABORATRIO

A constante de proporcionalidade k denominada constante de velocidade. Ela no depende das concentraes mas sim da temperatura. A constante de velocidade k a constante de proporcionalidade que relaciona a velocidade s concentraes numa dada temperatura, e deve ser determinada experimentalmente. um parmetro importante, pois uma vez conhecido, permite que se calcule a velocidade da reao para qualquer conjunto de concentraes. A equao que expressa a velocidade da reao em funo das concentraes instantneas das espcies qumicas envolvidas denominada lei de velocidade e determinada experimentalmente para cada reao. O expoente que afeta as concentraes das espcies presentes na lei de velocidade a ordem de reao com relao a este componente. A ordem total da reao a soma das ordens (expoentes) de todos os componentes contidos na expresso. Por exemplo: v = k[A]1/2[B] de ordem com relao a A, de ordem 1 com relao a B e de ordem total 1,5. A ordem de uma reao um nmero (expoente num termo de concentrao na equao de velocidade) que reflete a influncia de um dos reagentes na velocidade da reao. Reao de primeira ordem 2 N2O5 4 NO2 + O2 v = k[N2O5]

[N2O5] tem expoente 1 e isto significa que a reao de primeira ordem em relao ao N2O5, ou seja, se a concentrao do N2O5 for duplicada a velocidade da reao tambm duplica, ou se a concentrao N2O5 for do valor inicial, a velocidade ser da velocidade inicial. Reao de segunda ordem 2 NO(g) + Cl2(g) 2 NOCl(g) (a 50C) v = k[NO]2[Cl2]

A reao de segunda ordem em relao ao NO, de primeira ordem em relao ao Cl2 e de terceira ordem global. Os dados experimentais mostram que se [Cl2] for mantida constante e a [NO] for duplicada, a velocidade da reao aumenta quatro vezes. Reao de ordem zero 2 NH3(g) N2(g) + 3 H2(g) (a 856C) v = k[NH3]0 = k

A velocidade da reao independente da concentrao dos reagentes, no caso, amnia. Reaes heterogneas podem ter ordem zero. Deve ser observado que as ordens em relao aos reagentes podem ser iguais aos coeficientes estequiomtricos correspondentes, porm o mais comum serem diferentes. H vrios mtodos de se determinar a ordem da reao: Mtodo da Velocidade Inicial. Mtodo Grfico. Mtodo da Meia-Vida.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 51

QUMICA GERAL LABORATRIO

No presente estudo, ser utilizado o mtodo grfico para a determinao da ordem da reao. As equaes que relacionam a concentrao com o tempo so diferentes para reaes de primeira e segunda ordem e ordem zero, e uma maneira prtica de se determinar a ordem da reao e a constante de velocidade o mtodo grfico, onde essas equaes so rearranjadas de modo a se obter um grfico retilneo, cuja equao :

y = b + ax b = intercepto da ordenada ( [A]0 ) a = coeficiente angular ( k ) As equaes de velocidade rearranjadas so: ORDEM ZERO [A]t = [A]0 kt y = b ax A = reagente PRIMEIRA ORDEM ln [A]t = ln[A]0 kt y = b ax b = ordenada a t=0 [A]0 a = coeficiente angular k SEGUNDA ORDEM 1/[A]t = 1/[A]0 + kt y = b ax

Com os dados de concentrao e tempo, constri-se grficos para obteno de uma reta que mostrar a ordem da reao. A reta ser obtida quando: [A]t vs t for um processo de ordem zero. ln[A]t vs t for um processo de primeira ordem. 1/[A]t vs t for um processo de segunda ordem. Expresses mais complexas para equaes de velocidade como v = k[A1][A2] ou v = k[A1]2[A2] no do linhas retas nos grficos ln[A] ou 1/[A] contra o tempo. Nestes casos necessrio usar outros procedimentos. De maneira resumida temos:

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

52

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELA 1 Propriedades caractersticas das reaes do tipo A Produtos


ORDE M 0 1 2 EQUAO (LEI) DE VELOCIDADE v = k[A]0 = k v = k[A]1 v = k[A]2 EQUAO INTEGRADA DE VELOCIDADE [A]0 [A]t = kt ln( [A]t / [A]0 ) = kt 1/[A]t 1/[A]0 = kt GRFICO RETILNEO [A]t vs t ln[A]t vs t 1/[A]t vs t COEFICIENT UNIDADE E ANGULAR S DE k k k k mol/L . s s1 L/mol . s

B) OBJETIVO 1 Determinar se dois processos do cotidiano (queima de uma vela e jogo de moedas) seguem uma lei de velocidade de ordem zero, primeira ordem ou segunda ordem. Esses experimentos no representam uma experincia verdadeira de cintica qumica, mas servem como modelos simplistas para experincias de cintica qumica mais complexas e rigorosas, desenvolvidas em laboratrios, nos cursos de qumica. Voc vai coletar dados sobre a variao da massa de uma vela de aniversrio medida que ela queima. Estes dados serviro para modelar dados de concentrao que seriam coletados num experimento de cintica. Voc dever analisar a dependncia dos dados com o tempo e determinar a ordem da reao. Nessas experincias, os alunos coletam dados devido a variaes na quantidade absoluta do objeto presente (massa da vela e nmero de moedas), ao invs de variaes de concentrao, e esses dados absolutos se assemelham ao modelo de concentrao das experincias de cintica qumica. C) MATERIAL UTILIZADO . . . . . . 1 vela de aniversrio pequena e fsforo, 1 suporte onde a vela possa ser colocada para queimar balana, relgio que marque segundos, 100 moedas iguais e pequenas, recipiente para as molculas.

D) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1 Queima da vela 1.1 Pesar o suporte onde ser fixada a vela. 1.2 Pesar o conjunto suporte mais vela. 1.3 Subtrair a massa do suporte da massa do conjunto para se obter a massa da vela. 1.4Acender a vela e deixar queimar por um minuto. Apagar a vela, pesar o conjunto e subtrair a massa do suporte. 1.5 Repetir esta operao a cada um minuto at a vela acabar.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 53

QUMICA GERAL LABORATRIO

Pode-se fazer uma analogia, comparando essa tcnica de coleta de dados ao mtodo de tomar alquotas de uma reao em andamento. DADOS COLETADOS Massa da vela + suporte = Massa do suporte Massa da vela a t=0 = =

Massas coletadas na queima da vela


TEMPO (minutos) 0 1 2 3 4 5 6 7 MASSA DA VELA (g) TEMPO (minutos) 8 9 10 11 12 13 14 15 MASSA DA VELA (g) TEMPO (minutos) 16 17 18 19 20 21 22 23 MASSA DA VELA (g)

2 Jogo de moedas 2.1 Colocar as 100 moedas recebidas do professor em um recipiente, todas viradas para o mesmo lado, por ex. cara. 2.2 Agitar o recipiente vigorosamente e despejar as moedas sobre uma mesa ou bancada de laboratrio. 2.3 Separar as modas que caram com a face cara para cima e descartar as demais. 2.4 Continuar o procedimento at sobrar 3 moedas ou menos. Cada jogada ser considerada como uma unidade de tempo (desconsiderar o tempo real entre as jogadas). DADOS COLETADOS NO JOGO DE MOEDAS N LANCES N CARAS ATENO: Apesar dessas experincias no apresentarem perigo, deve-se ter cautela ao acender a vela e jogar as moedas.
54

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

E) Dados e Resultados 1 Utilizando os dados coletados nas experincias e as equaes da TABELA 1, completar as TABELAS 2 e 3. TABELA 2 Dados e resultados sobre a queima da vela
TEMPO (minutos) MASSA ln MASSA [MASSA TEMPO MASSA ln MASSA DA VELA [MASSA DA VELA]1 DA VELA (g) DA VELA DA VELA]1 (minutos) DA VELA (g)

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

TABELA 3 Dados e resultados sobre o jogo de moedas


LANCES N DE CARAS ln [N DE CARAS] [N DE CARAS]1 0 1 2 3 4 5 6 7

2 Construir trs grficos para cada experincia realizada. 3 Completar a TABELA 4. TABELA 4: Resultados obtidos atravs dos grficos de cada experincia. ORDEM DO CONSTANTE DE INTERCEPTO DA EXPERINCIAS PROCESSO VELOCIDADE (k) ORDENADA A t = 0 QUEIMA DA VELA JOGO DE MOEDAS BIBLIOGRAFIA Rate Law Determination of Everyday Processes, M. J. Sanger, R. A. Wiley Jr.,E. W. Richter, J. Chem. Educ., 79, (agosto de 2002), 989 991. Physical Chemistry, P. J. Atkins, Oxford University Press, 5 edio, EUA, 1995.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

55

QUMICA GERAL LABORATRIO

Chemistry and chemical Reactivity, J. C. Kotz and P. Treichel Jr., 3 edio, Saunders College Publishing, New York, 1996. II.8.2 FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DAS REAES RELGIO DE IODO A) INTRODUO A Cintica Qumica o estudo das velocidades e mecanismos das reaes qumicas. A velocidade de uma reao a medida da rapidez com que se formam os produtos e se consomem os reagentes ou seja, a definio mais simples e fundamental de velocidade de reao o nmero de mols de reagentes que desaparece por unidade de tempo, ou o nmero de mols de produtos que se formam por unidade de tempo. De acordo com a definio, as unidades para velocidade de reao ser mol/s. Para medir a velocidade de uma reao qumica, usa-se alguma propriedade qumica ou fsica do sistema que nos permita determinar variaes no nmero de mols (ou concentrao) por unidade de tempo. Por exemplo, a velocidade de uma reao que libera gs pode ser determinada medindo-se o volume de gs produzido por segundo. Se um reagente ou produto tem uma cor caracterstica, pode-se determinar a intensidade da cor, que proporcional concentrao, a um comprimento de onda determinado, em um aparelho chamado de espectrofotmetro. Um outro mtodo, que ser usado neste experimento, requer a medida do tempo para uma quantidade fixa do reagente desaparecer. Isto chamado de reao relgio. A velocidade das reaes qumicas influenciada pela concentrao e natureza dos reagentes, rea superficial do(s) reagente(s), quando em uma reao heterognea, temperatura do sistema reacional, presena de catalisador e efeito da difuso em uma mistura de reagentes no homogeneizada. 1 Efeito da concentrao Para que ocorra a reao, as molculas ou ons devem se encontrar. Esses encontros (ou colises) muitas vezes so fortes o suficiente para produzir um rearranjo de tomos e assim, uma nova substncia (produto). Quanto mais molculas por unidade de volume, maior a probabilidade de colises. Assim aumentando a concentrao dos reagentes, geralmente aumenta-se a velocidade da reao. 2 Influncia da natureza dos reagentes Metais alcalinos reagem com gua conforme a reao: Metal + H2O

M+(aq) + OH(aq) + 1/2H2(g)

Metal = Li, Na, K, Rb ou Cs (grupo 1 da tabela peridica). A velocidade de reao aumenta, notadamente, do Li ao Cs. Li reage rapidamente, mas Cs reage to violentamente que incendeia o gs hidrognio produzido. O metal que reage mais rapidamente tem o menor ponto de fuso e a menor energia de ionizao. 3 Efeito da rea superficial em uma reao heterognea Em uma reao entre um slido e um gs (ou lquido), os reagentes somente vo estar em contato na superfcie, assim, quanto maior a superfcie de contato do slido,
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 56

QUMICA GERAL LABORATRIO

mais tomos estaro disponveis para reagir. Gros de milho no queimam muito bem, mas quando pulverizado e disperso ao ar ele forma uma mistura explosiva. Grandes elevadores de concreto, para gros, so destrudos por exploses causadas pela ignio da mistura de ar e gros em p. 4 Efeito da temperatura Reaes qumicas envolvem o rearranjo de tomos em novas configuraes. Ligaes qumicas so quebradas e novas so formadas. Esse processo envolve necessariamente estiramento da ligao e distoro dos ngulos de ligao. Isto exatamente o que acontece quando se fornece mais energia a um sistema molecular. A amplitude do estiramento tomo tomo e as vibraes aumentam, deixando os tomos em uma configurao mais propcia a participar de uma reao. Em adio a isto, a energia cintica das molculas aumenta, elas se movem mais rapidamente e, portanto, colidem com mais fora (eficincia), produzindo distores no comprimento e ngulo de ligao das molculas reagentes. Desta forma, uma molcula a temperatura mais alta, tem uma energia maior e, portanto, maior probabilidade de reagir. 5 Efeito do catalisador Um catalisador aumenta a velocidade de uma reao qumica devido a interao com um ou mais reagentes para formar um composto intermedirio mais reativo. O catalisador muda o caminho da reao, abaixando a energia necessria para que a reao ocorra. Os catalisadores podem ser especficos, como por exemplo, as enzimas, ou mais gerais, como por exemplo paldio metlico, finamente pulverizado, que catalisa adio de H2 a duplas ligaes, nas mais diferentes molculas. 6 Efeito da difuso e da homogeneizao Nos gases as molculas se movimentam rapidamente. Molculas de N2(g) , temperatura ambiente, tem uma velocidade mdia de aproximadamente 300m/s, mas essa velocidade diminuda por choques com outras molculas e obstculos encontrados no meio do caminho. Assim, se difcil a difuso do gs imagine o quanto difcil em um lquido, onde cada molcula est rodeada por muitas outras molculas. Dessa forma, se duas solues diferentes no so perfeitamente misturadas, o tempo de reao aumentado, at que o movimento ao acaso, de difuso, produza uma distribuio mais uniforme das molculas reagentes. Isto um ponto importante que deve ser levado em considerao quando se estuda reaes qumicas (ou quando se prepara solues). A homogeneizao da soluo essencial. B) OBJETIVO 1 Observar quantitativamente a velocidade de uma reao qumica. 2 Medir o efeito da concentrao e da temperatura na velocidade de uma reao qumica. 3 Ilustrar o mtodo de obteno de um grfico padro e de seu uso para determinar a concentrao de uma soluo de concentrao desconhecida.
57

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

QUMICA GERAL LABORATRIO

C) MATERIAIS E REAGENTES . . . . Tubos de ensaio (12) Bqueres de 100mL (12) Provetas para medir 10,0mL Bquer ou cuba para banho de gelo . . . . Termmetro (10 a 80C) Cronmetro gua quente Gelo

. Soluo 1: 4,28g KIO3 em 1 litro de soluo . Soluo 2: 0,852g NaHSO3 , 4mL H2SO4 concentrado e 50mL de suspenso de amido em 1L soluo D) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1 Influncia da concentrao de um reagente sobre a velocidade de reao 1.1 Lave uma proveta com gua destilada e depois com pequena poro da soluo 1. 1.2 Disponha 5 tubos de ensaio no suporte e faa diluio da soluo 1 (KIO3) da seguinte forma: mea na proveta o volume da soluo 1, conforme descrito na TABELA 1, e coloque num tubo de ensaio e adicione em cada um o volume indicado de gua destilada. Ao final voc ter um conjunto de 5 solues cujas concentraes podem ser calculadas. Use uma proveta para a soluo 1 e outra para gua. TABELA 1 Diluies da soluo 1 (KIO3)
TUBOS SOLUO 1 (mL) GUA (mL) 1 1,0 9,0 2 1,5 8,5 3 2,0 8,0 4 2,5 7,5 5 3,0 7,0 6 4,0 6,0 7 5,0 5,0 8 7,0 3,0 9 9,0 1,0 10 6,0 4,0

1.3 Lave uma proveta com gua destilada e depois com pequena poro da soluo 2. 1.4 Numere 5 bqueres e coloque em cada um deles 10,0mL da soluo 2 (NaHSO3). 1.5 A seguir faa as misturas, uma a uma, adicionando a soluo 1, do tubo de ensaio, ao bquer. Mea cuidadosamente o tempo de reao, isto , o tempo entre o momento da mistura e o surgimento de cor azul intensa e persistente. Para isto necessrio um cronmetro ou um relgio que marque segundos. Anote os resultados na TABELA 2. 1.6 Repita esta operao para as outras solues. 1.7 Coloque 10,0mL da soluo de concentrao desconhecida em um tubo de ensaio limpo. 1.8 Num bquer limpo coloque 10,0mL da soluo 2. 1.9 Adicione a soluo de concentrao desconhecida, do tubo de ensaio, ao bquer. Mea o tempo de reao.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 58

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELA 2 Tempos de reao para KIO3 , a vrias concentraes, com NaHSO3


TUBOS TEMPO REAO (Seg) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

2 Influncia da temperatura sobre a velocidade de reao 2.1 Abaixamento da temperatura 2.1.1 Lave bem a vidraria utilizada. Use gua da torneira e depois gua destilada. 2.1.2 Prepare 3 novas diluies da soluo 1 conforme indicado na TABELA 3, colocando-as em tubos de ensaio numerados de um a trs. TABELA 3 Diluies da soluo 1 (KIO3)
TUBOS SOLUO 1 (mL) GUA (mL) 1 2,0 8,0 2 6,0 4,0 3 10,0 0,0

2.1.3 Prepare 3 bqueres e coloque em cada um deles 10,0mL da soluo 2 (NaHSO3). 2.1.4 Coloque os bqueres e os tubos de ensaio em banho de gelo e espere que atinjam temperatura cerca de 20C abaixo da temperatura ambiente. 2.1.5 Adicione a soluo do tubo de ensaio 1 ao bquer 1. Mea o tempo de reao e anote na TABELA 4. 2.1.6 Repita este procedimento para as outras duas solues. 2.2 Elevao da temperatura 2.2.1 Lave bem a vidraria utilizada. Use gua da torneira e depois gua destilada. 2.2.2 Prepare 3 novas diluies da soluo 1 conforme indicado na TABELA 3. 2.2.3 Prepare 3 bqueres e coloque em cada um deles 10,0mL da soluo 2 (NaHSO3). 2.2.4 Coloque os bqueres e os tubos de ensaio em gua quente e espere que atinjam temperatura cerca de 20C acima da temperatura ambiente, no ultrapassando 50C. 2.2.5 Adicione a soluo do tubo de ensaio 1 ao bquer 1. Mea o tempo de reao e anote na TABELA 4. 2.2.6 Repita este procedimento para as outras duas solues.
MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS 59

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELA 4 Tempo de reao para a reao KIO3 com NaHSO3 a vrias temperaturas
TEMPO DE REAO (seg) TUBOS ( 20C) 01 02 03 (+ 20C)

E) Dados e Resultados 1 Determine a concentrao molar de KIO3 na soluo 1 e de NaHSO3 na soluo 2. 2 Determine a concentrao de KIO3 em mols por litro em cada uma das solues preparadas a partir da soluo 1. 3 Usando as concentraes e os tempos de reao determinados na primeira parte, trace um grfico colocando na abcissa (varivel independente) a concentrao de KIO3 e na ordenada (varivel dependente) o tempo em segundos. 4 Trace outro grfico, com os mesmos dados que o anterior, mas colocando na abcissa a concentrao de KIO3 e na ordenada o recproco do tempo, isto , 1/tempo, em s1. 5 Qual grfico resulta em reta? Qual o significado disto? 6 Lance na reta o tempo de reao da soluo desconhecida e determine sua concentrao. 7 Que generalizaes podem ser feitas a respeito da influncia da concentrao de um reagente sobre o tempo de reao? 8 Qual a relao entre o tempo e a velocidade da reao? 9 Completar a TABELA 6 com os resultados obtidos para a velocidade das reaes a diferentes temperaturas. 10 Compare os tempos de reao nas diferentes temperaturas e comente seus resultados. 11 Construir grficos (y vs x) de tempo vs concentrao de KIO3 a diferentes temperaturas.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

60

QUMICA GERAL LABORATRIO

TABELA 5 Influncia da concentrao no tempo de reao para a reao do KIO3 com NaHSO3
CONCENTRAO TUBOS DILUIES SOLUO KIO3 1 2 3 4 5 6 2,0mL 4,0mL 6,0mL 8,0mL 10,0mL 10,0mL SOLUO NaHSO3 10,0mL 10,0mL 10,0mL 10,0mL 10,0mL 10,0mL KIO3 MOLAR NaHSO3 TEMPO DE REAO (s) RECPROCO TEMPO (s )
1

TABELA 6 Influncia da temperatura sobre a velocidade da reao do KIO3 com NaHSO3


CONCENTRAO MOLAR TUBOS KIO3 NaHSO3 ( 20C) T. AMBIENTE (+ 20C) + TEMPO DE REAO (seg)

BIBLIOGRAFIA General Chemistry in the Laboratory, J.L. Roberts, Jr, J. L. Hollemberg and J.M. Postma, 3a Ed., W.H. Freeman and Company, New York, 1991. Experiments in Basic Chemistry, S. Murov and B. Stedjee, 2 Ed. , John Wiley & Sons, New York, 1989. Roteiros de aulas Prticas Laboratrio de Qumica Gera e Tecnolgica, Depto. De Qumica e Fsica Molecular, IQSC, USP.

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

61

QUMICA GERAL LABORATRIO

BOAS FRIAS!!!

MARCIA HELENA DE RIZZO DA MATTA DQI/CCET/UFMS

62

Das könnte Ihnen auch gefallen