Sie sind auf Seite 1von 7

PR-PROJETO TCC 2011

TEMA A Filosofia da aprendizagem da Matemtica no Ensino Publico

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Araatuba (SP) 2011 Jlio Csar Durval Chagas dos Santos RA: 0914016

TEMA A Filosofia da aprendizagem da Matemtica no Ensino Publico Pr-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Concluso de Curso como requisito bsico para a apresentao do Trabalho de Concluso de Curso do de Matemtica. Orientador (a):

Universidade Paulista - UNIP Araatuba SP 2011

1. INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO A Matemtica para mim tem sido um grande desafio. Desde minha formao bsica que fao analogias quanto ao ensino e as possibilidades de aprendizagem dos alunos nas primeiras sries do ensino fundamental e depois, a metodologia apresentada pelos mestres no ensino mdio. Tenho observado que a filosofia da aprendizagem adotada em sala de aula deficitria e, sobretudo, confusa no que tange a elaborao de uma filosofia da aprendizagem de matemtica, pois o que se observa em sala de aula apenas o professor oferecendo aos alunos regras e teoremas. Nesta forma de aprendizagem o aluno aprende a guardar nmeros, regras e, poucas vezes, a matria matemtica dominada. Prova disso o fato do aluno esquecer quase tudo que aprendeu em pouco tempo depois de concluso de seu curso bsico.

2. JUSTIFICATIVA: Pesquisando os pais da matemtica, pude observar que os mesmos aplicavam mtodos dinmicos que levavam, os alunos a desafios cada vez maiores e com isso, havia o aprofundamento da intelectualidade individual. Portanto, este trabalho visa apresentao de um modelo de aprendizagem que fora abandonado e, ainda, a fragmentar o ensino da matemtica que embora, seja conhecimento exato, possa fornecer um guia de aprendizagem em que os conjuntos numricos sirvam tambm como parmetros para uma filosofia de aprendizagem da matemtica consciente e prazerosa. Durante minhas experincias como professor de reforo escolar a montagem das equaes com os resultados requeridos. Querendo entender o porqu de tantas dificuldades passei a pesquisar diversas bibliografias sobre o dficit da aprendizagem da matemtica e, ainda com meus prprios alunos, retirando da uma relao das deficincias e, ao mesmo tempo, demonstrando metodologias capazes de aprofundar o ensino da matemtica sem sofrimento para o aluno. pude observar a dificuldade que meus alunos tinham em relacionar a teoria com a prtica

3. OBJETIVOS: 3.1 GERAL: Como objetivo geral pode-se caracterizar este projeto como uma proposta modernizada para o ensino da matemtica nas srias de base do ensino pblico. No se pretende criar novos teoremas matemticos e sim facilitar a compreenso dos existentes por meio de uma aula enriquecida por exemplos dinmicos que transforme as aulas de matemtica que para muitos uma seo de tortura numa odissia de prazer para o aluno e para o professor que a ministra. Espera-se, portanto, que este trabalho atinja seus mais profundos objetivos e que os resultados das pesquisas realizadas possam ser de grande valia para quem examinar este trabalho. A abordagem do tema A filosofia da Aprendizagem da Matemtica no Ensino Pblico, aqui discutido, no pretende ser mais um tema lanado ao acaso, pretende sim, ser uma advertncia e uma linha pedaggica e didtica para o ensino da matemtica dessa forma. Espera-se que se atinja todos os objetivos pretendidos. Procura dar uma viso global e abrangente do tema, definindo de modo amplo, o que se pretende alcanar. Quando alcanado d a resposta ao problema. 4. METODOLOGIA DA PESQUISA: O tipo de pesquisa; Universo e Amostra; Instrumentos de coletas de dados; Mtodo de anlise.

5. CRONOGRAMA: ETAPA: Primeira: 22 Agosto a 05 Setembro Segunda: 19 Setembro a 26 DESCRIO: Pr-Projeto e Indicao da Bibliografia de Resenha Pr-analise do Capitulo Terico e do

Setembro Terceira: 10 de Outubro a 17 de Outubro

Corpo de Pesquisa Quarta: 07 a 14 de Novembro Anlise do Corpus de Pesquisa Quinta: 28 de Novembro a 05 de Entrega do TCC Dezembro 6. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA: NORONHA, Nelson Matos de; OLIVEIRA, Jos Alcimar de; COSTA, Deodato Ferreira de. Filosofia Da Cincia. 2. Ed. Universidade do Estado de Amazonas. Manaus: 2006. COLOMBO, Janecler Aparecida Amorim; MORETTI, Mricles Thadeu. Registros de Representao Semitica e Parmetros Curriculares Nacionais: Interfaces Presentes e Possveis. UTFPR. Campus Pato Branco UFSC. RUSSELL, Bertrand. Introduo Filosofia da Matemtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores 1981. BRINCKMANN, Roque. A Avaliao Formativa da Aprendizagem Atravs da Matemtica Nebulosa. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis 2004. SANTAROSA, Lucila Maria; GRAVINA, Maria Alice. A Aprendizagem da Matemtica Num Ambientes Informatizados. IV Congresso Ribie. Braslia. 1998. TORTOLA, Emerson; REZENDE, Veridiana; SANTOS, Talita Secorun dos. Modelagem Matemtica: Contribuies Para o Ensino e Aprendizagem da Matemtica. X Encontro Nacional de Educao da Matemtica: Educao Matemtica, Cultura e Diversidade. Salvador BA: 2010.
40cbb632-0815-4ab2-bba2-f67392ed37dd

Das könnte Ihnen auch gefallen