Sie sind auf Seite 1von 28

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

CAPTULO 5 TRANSPORTADOR DE CORREIA (TC)


5.1 Componentes de um TC Um transportador de correia envolve uma serie de elementos que devem ser bem analisados, pois todos tem fundamental importncia para o coreto funcionamento do equipamento. Onde os principais componentes do TC so: Correia; Tambores; Acessrios; Guias laterais; Roletes; Freios; Chute; Estrutura; Drive (conjunto de acionamento) composto por um motor eltrico e um sistema de transmisso (redutor de velocidade para as correias tem-se velocidades baixas, com cerca de 1,2 e 4 m/s);

Fig. 2 Transportador de correia

20

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Fig. 3 Esquemtico de um transportador de correia

A figura a cima apresenta um desenho esquemtico de um transportador de correia onde podemos visualizar cada componente que o compem.

1. Estrutura 2. Correia transportadora; 3. Conjunto de acionamento; 4. Tambor de acionamento; 5. Tambor de retorno; 6. Tambor de desvio; 7. Tambor de esticamento; 8. Tambor de encosto; 9. Rolete de carga; 10. Rolete de impacto;

11. Rolete de retorno; 12. Rolete auto-alinhante de carga; 13. Rolete auto-alinhante de retorno; 14. Rolete de transio; 15. Chute de alimentao; 16. Guias laterais; 17. Chute de descarga; 18. Raspador; 19. Limpador.

21

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

5.1.1 Estrutura composta por todos os elementos de sustentao que envolve um TC, tais como: apoio, torres, colunas, trelias, suportes, torre de transferncia e etc. 5.1.2 Correia Tida como a parte principal do transportador, por ser o componente que estar em contato direto com o material transportado, e que corresponde a um valor de 30 a 40 % (confirmado com o engenheiro Caribe, J. Macedo) do valor total do transportador. A correia tem a sua seleo baseada nos seguintes aspectos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Caractersticas do material transportado; Condies de servio; Tipos de roletes; Largura (determinada por clculo); Tenso mxima (determinada por clculo); Tempo de percurso completo; Temperatura do material;

Uma correia transportadora constituda basicamente de dois elementos: carcaa e coberturas, sendo que cada parte especificada para o tipo transporte solicitado. A carcaa o elemento de fora da correia, pois dela depende a resistncia para suportar a carga, a resistncia para suportar as tenses e flexes e toda a severidade a que submetida correia na movimentao da carga. As fibras txteis so os elementos mais comumente usados na fabricao dos tecidos integrantes das carcaas, porem elas tambm podem ser construdas por cabos de ao. As coberturas das correias so designadas para proteger a carcaa contra o ataque do material transportado. As correias podem ter suas coberturas lisas ou no lisas. As correias com coberturas lisas atendem ao transporte do material em plano horizontal e podem tambm operar em plano inclinado, contanto que no ultrapassem os ngulos especificados pelos fabricantes. As com correias com cobertura no lisa so utilizadas no transporte de produtos em inclinaes que podem atingir at 45, motivo pelo qual so fabricados em vrios relevos

22

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Fig. 4 Correia com aletas

Fig. 5 Transportador de correia com alta inclinao

Analisa-se tambm, pelas caractersticas do material e do transporte efetuado, o tipo de emenda, que ser utilizado na correia. Maiores detalhes sobre: emenda, estocagem das correias sero apresentados no capitulo 7. 5.1.3 Tambores Construdos normalmente em ao, tm como funo principal tracionar a correia para o funcionamento do transportador, sendo neste caso, papel exercido pelo tambor motriz, onde est acoplada a motorizao. Com a movimentao da correia movem-se tambm os demais componentes e o tambor movido, que promove o seu apoio. Os tambores possuem tambm outras funes no transportador, tais como a de efetuar desvios e dobras na correia. Sendo assim, podemos ter a seguinte classificao para os tambores: a) Acionamento utilizado na transmisso de torque, pode estar localizado na cabeceira, no centro ou no retorno; b) Retorno efetua o retorno da correia a sua posio inicial e em alguns TC so responsveis pelo tensionamento da correia, esta localizado na extremidade oposta ao terminal de descarga; c) Esticador utilizado para manter a tenso ideal para o funcionamento do transportador; d) Dobra utilizado para desviar o curso da correia; e) Aletado este tipo de tambor tem uma configurao especial, de modo a no permitir que o material transportado ao cair no lado do retorno, seja pressionado contra correia danificando-a. Pode ser aplicado como tambor de retorno ou de esticamento nos esticadores automticos verticais; f) Magntico Este tambor aplicado nos transportadores, comumente localizados no terminal de descarga e sua funo separar elementos magnticos do material transportado; g) Encosto utilizado para aumentar o ngulo de contato com o tambor de acionamento.

23

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Fig. 6 - Tambores de acionamento com revestimento A estrutura de um tambor possui os seguintes componentes principais: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Corpo; Discos laterais; Discos centrais; Cubos; Elementos para transmisso de torque; Eixo; Mancais; Revestimento;

Fig. 7 Esquemtico de um tambor De acordo com sua montagem, os tambores podem se apresentar sendo lisos ou revestidos e de trs formas diferentes: Planos utilizados para aplicaes em geral; Abaulados utilizados onde seja necessrio melhorar o alinhamento da correia;

24

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Nervurados utilizados para o transporte de materiais muito abrasivos ou granulados, que podem aderir correia. Para o seu dimensionamento so consideradas a largura e as tenses da correia e cada componente que constitui a estrutura do tambor possui seu prprio clculo de dimensionamento.

Fig. 8 Tambor com acionamento interno

5.1.4 Roletes So conjuntos de rolos, geralmente cilndricos, e seus respectivos suportes. Estes rolos podem efetuar livre rotao em torno de seus prprios eixos e so instalados com o objetivo de dar suporte movimentao da correia e guila na direo de trabalho. Podem ser encontrados montados com um nico rolo, com rolos mltiplos, e so encontrados nos seguintes tipos: Roletes de impacto - roletes localizados no ponto de descarga do material sobre o transportador, destinando-se a suportar o impacto deste material sobre a correia. So constitudos de vrios anis de borracha montados sobre um tubo de ao e so montados com pequenos afastamentos entre os rolos.

Fig. 9 Roletes de impacto

25

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Fig. 10 - Atuao dos roletes de impacto. Roletes de carga Estes roletes em geral so localizados no lado superior do transportados e sua funo suportar a correia transportadora, bem como a carga que esta sendo movimentada por ela. Os roletes de carga podem ter as seguintes configuraes: planos, duplos, triplos, em catenria com 3 ou 5 rolos ou espiralados. Os roletes duplos, triplos e em catenria tm maior capacidade de carga que o plano, devido ao acamamento que proporcionam correia.

Fig. 11 Roletes de carga Roletes de retorno roletes no qual se apia o trecho de retorno da correia. Possui a montagem com maior espaamento entre si. So constitudos de anis de borracha separados por distanciadores e montados sobre um tubo de ao. Roletes auto-alinhante (carga e retorno) Conjunto de rolos dotado de mecanismo giratrio acionado pela correia transportadora de modo a controlar o deslocamento lateral da mesma, usualmente utilizados tanto no trecho carregado quanto no de retorno. Esse tipo de rolete pode possuir dois braos laterais que avanam paralelos a correia, porem em sentidos opostos ao seu movimento. Na extremidade desses braos so colocados rolos que ficam a 90 da correia. Por qualquer circunstncia que a correia tenha desalinhado sua borda tocar no rolo vertical, provocando um movimento giratrio do conjunto, formando um certo ngulo em relao correia. Esse desvio angular cria uma fora que obriga a correia procura seu centro original, reinstituindo assim o alinhamento (Fig. 13).

Fig. 12 Roletes auto-alinhante

26

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Roletes de transio Esses roletes tm por finalidade acompanhar gradativamente a mudana de concavidade da correia ao se aproximar dos tambores de descarga ou na sada do tambor de retorno. Em geral, estes roletes so providos de rolos laterais regulveis que proporcionam correia uma mudana de planos suave e sem desequilbrio de tenses. Rolete de retorno com anis Tipos de roletes de retorno onde os rolos so constitudos de anis de borracha, de modo a evitar o acumulo do material no rolete e promover o desprendimento do material aderido correia.

Rolete em espiral Tipo de rolete de retorno onde o rolo tem forma de espiral, destinado a promover o desprendimento do material aderido correia.

Fig. 13 Rolete em espiral

Rolete em catenria Conjunto de rolos suspensos dotados de interligaes articulados entre si permitindo o deslocamento longitudinal ou transversal ao transportador e adaptando-se ao formato da correia.

Fig. 14 Rolete em catenria Roletes guias Estes rolos dispostos verticalmente em relao s bordas da correia so fixos e sua funo guiar a correia, principalmente na entrada dos tambores, evitando que a mesma seja jogada contra estrutura. Este tipo de rolo s deve ser usado em ultima instncia, pois provoca uma autodestruio das bordas da correia e conseqente cisalhamento das lonas da carcaa. 5.1.5 Conjunto de alimentao a)Chute ou bica de descarga: um dispositivo afunilado destinado a receber o material transportado e dirigi-lo convenientemente correia transportadora de modo a carreg-la equilibradamente e sem transbordamento da carga So utilizados como elementos de ligao nos sistemas integrados de transportadores contnuos, como por exemplo, para ligar a sada de um bocal de um silo at a descarga sobre o transportador. Podem ser encontrados nas seguintes configuraes:

27

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Chute com cascata; Chute com caixa de pedra; Chute telescpico; Chute espiral; Chute com comporta regulvel; Chute para transferncia de material fino; Chute com peneiramento.

Fig. 16 - Chute com caixa de pedra Fig. 15 - Chute telescpio

Fig. 17 - Chute com comporta regulvel

Para instalaes mais simplificadas podem ser utilizadas calhas para transferncia de material entre os transportadores.

Fig. 18 - Calha Na visualizao dos dispositivos de ligao nos sistemas integrados podemos determinar a importncia das moegas e tremonhas que so os elementos de armazenamento intermedirio do material transportado, do qual ser despejado nos elementos de transferncia calhas ou chutes. b)Alimentadores: so dispositivos responsveis por regular a distribuio de material em toda extenso da correia, j que em TC com fluxo irregular de carga, ocorrem de setores da correia ter falta de material, enquanto em outros setores ocorre sobrecarga; provocando assim queda de produto da correia o que influencia na capacidade projetada do equipamento.

28

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Os alimentadores em geral esto localizados sob pilhas de estocagem ou sob depsitos do material, que caindo sobre os alimentadores tem o fluxo regulado para a correia. 5.1.6 Conjunto de descarga O meio mais comum de descarga do material da correia atravs do tambor de cabea, derrubando e empilhando-o no local pr-determinado. Porem se no terminal de descarga for instalado um chute adequado o material poder ser estocado em silos laterais ao sistema ou ento transferi-lo para outra correia a fim de ser estocado e m outra rea. Quando o projeto visa descarregar o material em diversos locais ao longo do sistema transportador recomendvel o uso de trippers ou desviadores. a) Desviadores simples so fabricados com chapas ou barras em formatos variados (normais ou em V) e que agem sobre a correia provocando a sada lateral de todo o material transportado ou de apenas uma parte dele. Podem ser fixos na estrutura do transportador ou montados em dispositivos giratrios, dando uma caracterstica retrtil ao desviador. b)Tripper - Dispositivo mvel instalado sobre trilhos que, provocando uma modificao no deslocamento da correia, consegue efetuar descargas do material transportado em qualquer ponto intermedirio lateral do transportador. So utilizados em casos onde a descarga do material deve ser feita em pontos diferentes ou ao longo de todo o percurso de transporte, e podem ser de dois tipos: b1)Manual utilizado para pequenas descargas e em alturas baixas, desloca-se sobre o transportador atravs de manivelas e sua construo bastante simplificada;

Fig. 19 - Tripper acionado por cabo B2)Motorizado tripper de maior porte que trabalha de maneira automatizada, em descargas de alta capacidade. Podem ser controlados remotamente e possuem dispositivos de segurana (chaves fim-de-curso) e parada (freios).

29

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Fig. 20 - Tripper motorizado

Fig. 21 Esquema de funcionamento de um tripper

5.1.7 Conjunto de acionamento Acoplado ao(s) tambor (es) motriz (es), tem a funo de promover a movimentao do transportador e o controle de sua velocidade de trabalho. constitudo de um motor eltrico, acoplamentos hidrulicos (para potencias superiores a 75HP), tambores, dispositivos de segurana e uma transmisso (redutor) e so projetados de acordo com o tipo de transporte e a potncia transmitida. Podem ser instalados em trs posies: na cabeceira do transportador, no centro e no retorno. Para o seu dimensionamento deve ser analisados o perfil do transportador, o espao disponvel para sua instalao e operao, a potncia transmitida, o sentido da correia e as tenses que nela atuam.

30

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

5.1.8 Dispositivos de segurana 5.1.8.1 Freios So utilizados para evitar a continuidade de descarga do transportador aps o seu desligamento, em situaes de emergncia ou em caso de controle de acelerao para a partida.

Fig. 22 - Freio 5.1.8.2 Contra-recuos Possuem o mesmo princpio dos freios e so encontrados em transportadores montados em aclive, para que no ocorra o retrocesso do transportador em caso de desligamento. 5.1.9 Acessrios de um transportador Para o funcionamento do transportador so necessrios outros dispositivos que colaboram para flexibilizar a sua utilizao e tambm para a sua manuteno e conservao. 5.1.9.1 Esticador de correia Tem como principal funo garantir a tenso conveniente para o acionamento da correia,e,alm disso, absorver as variaes no comprimento da correia causadas pelas mudanas de temperatura, oscilaes de carga, tempo de trabalho e etc. Automtico por gravidade funciona atravs de um tambor que recebe uma fora contnua aplicada por um contrapeso. Pode ser instalado em qualquer ponto do ramo frouxo da correia, prximo a um dos tambores principais;

31

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Fig. 23 - Esticador por gravidade Parafuso funciona atravs da montagem de duas roscas ligadas ao eixo do tambor do esticador, nas quais deve ser aplicado um torque para promover o deslocamento do eixo e, conseqentemente, promover o esticamento da correia. Deve ser montado exclusivamente no tambor traseiro do equipamento (Fig. 21).

Fig. 24 - Esticador de parafuso 5.1.9.2 Acessrios de limpeza So considerados equipamentos indispensveis ao funcionamento dos transportadores de correia, principalmente nos que transportam materiais abrasivos ou pegajosos, aumentando a vida til da correia e dos tambores. So determinados pelos raspadores, limpadores simples, limpadores por jato dgua e viradores de correia. Raspadores Atuam em contato com o lado sujo da correia, aps o tambor de descarga do material e fazendo com que o material raspado caia na calha de descarga, para evitar danos aos tambores de desvio e aos roletes de retorno. Encontramos os seguintes tipos: Raspador de lmina dupla com contra peso; Raspador de lminas simples com contrapesos ou com mola; Raspador de lminas mltiplas com contrapesos ou com molas; Raspador de lmina seccionada com contrapesos; Raspador de lminas articuladas por molas; Raspador rotativo de escovas; Raspador rotativo de lminas; 32

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Viradores de correia - Atravs do uso de tambores de giro provoca-se uma rotao de 180 na correia aps a sua passagem pelo tambor de cabeceira e prximo ao tambor de retorno ela rotacionada novamente em 180 no sentido oposto. Deste modo o lado sujo da correia no entra em contato com os roletes de retorno. Deve -se considerar bastante distncia de giro que feito na correia para evitar o surgimento de tenses excessivas em suas bordas.

Fig. 25 Virador de correia Limpadores simples Atuam em contato com o ramo limpo da correia, antes dos tambores de esticamento e de retorno, para evitar que o material chegue a cair deste lado da correia e acabe por danificar a correia, os tambores e os roletes de carga. So constitudos de uma estrutura de ao reta ou em V, com uma lmina de borracha encaixada e agindo sobre a correia por fora de seu prprio peso. Limpadores por jato dgua Atuam no lado sujo da correia, no trecho de retorno da correia para desgrudar as partculas aderidas correia, por meio de esguicho de gua que age diretamente sobre a sujeira. 5.1.9.3 Guias laterais Utilizadas nos casos onde h vibrao e onde existe a tendncia do material derramar da correia. Sua aplicao tambm indicada na zona de carregamento, como prolongamento da tremonha. 5.1.9.4 Coberturas a)Superior Protege o material transportado contra as intempries, bem com a correia evitando o ressecamento pela ao do sol. b)Inferior Protege que materiais da parte superior da correia, sujeira ou qualquer corpo estranho caiam no lado limpo da correia.

33

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

5.1.9.5 Passadio Passarela construda ao longo do comprimento da correia com intuito de facilitar a manuteno e operao 5.2 Estocagem Quando estudamos um problema de movimentao, estudamos tambm a questo do armazenamento dos materiais, pois em linhas gerais um no existe sem o outro. As formas mais habituais de armazenamento dos materiais nos sistemas de movimentao de graneis slidos so as pilhas ao cu aberto, as baias de armazenamento e os silos, podendo ser areos ou subterrneos.

Fig. 26 - Silo Parte fundamental de muitas instalaes onde ocorrem transportes de materiais a granel, a estocagem utiliza-se de vrios equipamentos para a sua administrao. O ptio de estocagem constitui-se das pilhas de estocagem e dos equipamentos para movimentao do material: transportadores de correia, empilhadoras e recuperadoras. As empilhadoras (stackers*) servem para formao das pilhas de estocagem. Operam fazendo a distribuio do material recebido dos transportadores de correia atravs de trippers neles instalados e acoplados as empilhadoras.

Fig. 27 - Empilhadora Para a anlise correta da estocagem devero ser considerados os diversos tipos de empilhadoras e recuperadoras para integrar os diversos 34

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

equipamentos, inclusive para atividades porturias, onde so utilizados os carregadores de navio (shiploader*) e os descarregadores (shipunloader*). As recuperadoras (reclaimers*) servem para recuperao do material estocado. Operam recolhendo o material das pilhas e alimentando os transportadores de correia que o levam ao seu destino.

Fig. 28 - Recuperadora 5.3 Clculo da capacidade do transportador (mtodo Fao) A capacidade (Q) de um transportador funo da sua seco transversal, da velocidade da correia(V) e do peso especfico do material (). C = C tabelado . V . K ;. 5.3.1 Clculo da potncia e esforos de acionamento O acionamento em um transportador de correia pode ser feito, alm da forma normal, tambm em dois tambores de acionamento chamado acionamento duplo. Neste caso so utilizados dois conjuntos de acionamento independentes acionando cada um dos tambores. Esta configurao utilizada para transportadores que operam com tenses elevadas. A potncia utilizada para a movimentao do transportador composta por quatro parcelas: Parte necessria para vencer a inrcia de roletes, tambores e correia. Parte necessria para deslocamento horizontal do material transportado; Parte necessria para deslocamento vertical do material, em transportadores montados ema aclive ou declive; Parte necessria para superar os atritos de acessrios (raspadores, limpadores, etc.) para conseguir acelerao do material, etc. Para o clculo desta potncia podemos utilizar o mtodo prtico ou o mtodo CEMA, que mais rigoroso e detalhista. Para demonstrao ser utilizado o

35

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

mtodo prtico, que utilizado para transportadores simples com at 100 metros de comprimento e baixa capacidade. As frmulas a seguir esto descritas no Manual FAO, e dele devem ser obtidos os dados constantes em tabelas para a concluso dos clculos. Sua aplicao ser melhor visualizada na resoluo de exerccios. Para o clculo da potncia utilizamos:

N e = V (N v + N g ) +

Q (N1 N h ) 100

Onde temos: Ne = potncia total efetiva (HP); Nv = potncia para acionar o transportador vazio a uma velocidade de 1,0 m/s (HP); N1 = potncia para deslocar 100 t/h de material de uma distncia L na horizontal (HP); Nh = potncia para elevar ou descer 100 t/h de material de uma altura H (HP); Ng = potncia para vencer o atrito das guias laterais velocidade de 1,0 m/s, que deve ser desprezada se as guias forem de comprimento normal. Obtendo esta potncia Ne , pode-se determinar a potncia do motor, e a determinao da tenso efetiva da correia - Te - , que a fora tangencial que movimenta a correia.

Te =
onde temos: Ne = potncia total efetiva (HP); Te = tenso efetiva (kgf); V = velocidade da correia (m/s).

75 N e V

5.3.2 Clculos de dimensionamento de TCs O procedimento de clculo apresentado a seguir possui carter apenas didtico. Ser simulada a resoluo de um problema tpico sobre dimensionamento de um transportador de correia, de acordo com as resolues pr-determinadas no manual FAO. Para resoluo de problemas sobre transportadores muito importante utilizao de ferramentas de desenho, seja em CAD ou manualmente, para dar ao projetista as configuraes corretas de espao disponvel tanto nas visualizaes em planta quanto na determinao de cotas de altura (3-D). Para o caso de transportadores de correia simples determinar sua utilizao at um ngulo mximo de inclinao de 20. Deve ser considerada tambm a utilizao contnua da Tabela de Propriedades dos Materiais, para a determinao dos impactos que cada material oferece ao transportador e ao meio-ambiente.

36

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

a) Preparao: materiais necessrios Rgua; Calculadora;. Papel quadriculado (Tamanho adequado ao layout da fbrica); Tabela com as propriedades dos materiais; Manual FAO; b) Dados de entrada Qualidades dos materiais a serem transportados; Proporo entre os materiais; Vazo (t/h); Fluxo dos materiais; Planta baixa da fbrica (layout); Cotas de elevao; Indicao do marco norte da indstria; Indicao do marco zero da indstria; c) Atividades crticas Fazer desenhos de simulao dos transportadores e seus acessrios (desenhos animados), para obter distncias e comprimentos bsicos; Calcular ngulo de acomodao para cada material; Escolher largura da correia e respectiva velocidade (Tab. 1-05); Escolher fator de correo (K) da capacidade (Tab. 1 -03); Calcular capacidade volumtrica (C t) do transportador. Verificar C tabelado (Tab. 1 -04); Verificar para o C tabelado o ngulo de Acomodao da Correia (AAcorreia) (Tab. 1-04); (C C tot ) Oc = tab C tot Calcular o valor da ociosidade (Oc): Se o ngulo de acomodao da correia for maior do que o ngulo de acomodao do material, ou se a ociosidade for maior do que 30%, escolher nova largura de correia, velocidade e refazer os clculos subseqentes; Calcular o comprimento das guias laterais (Lt = 0,20 x L); Calcular a potncia efetiva do transportador (PP. 1-27, Tab. 17, 18, 19, 20); Calcular a potncia necessria do motor eltrico, em funo do rendimento deste; Calcular a tenso efetiva na correia (PP. 1-27); Calcular comprimento total da correia; Calcular relao vazo potncia; Verificar em quanto tempo os materiais das pilhas so consumidos;

37

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

d) Resultados esperados Memorial de clculo; Especificao da correia; Memorial descritivo sobre as consideraes no projeto; Desenhos; Lista de materiais; e) Alguns arranjos

Qent Qent

Qsada

Qent

Qsada

Qent Qsada Qsada

Qent

Qent Qsada Qsada

38

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

5.4 Exerccio resolvido Questo 1: Calcular a potncia do TC para a soja integral com vazo de 191 t/h e com o seguinte layout:

66m MAT: SOJA INTEGRAL Q = 191t/h Layout: I = 10 C = 66m C27NW C - Granular < 2 Escoamento fcil 20 29 7 muito abrasivo N contm poeira explosiva = 0,8t/m3

10o

Vazo volumtrica Q Cc = V K
191 0,8 = 100,53m 3 / h Cc = 2,5 0,95

K = fator de correo da capacidade.Depende da inclinao V = velocidade da correia. Dependa da largura da correia (m/s) A largura arbitrada L1 = 24 Cc1 = 100,53 m3 /h Olhando a tabela do fao verificamos que: para a largura de 24 a capacidade volumtrica ligeiramente maior (107 m3 /h). O ngulo = 20 OBS.: preciso verificar se atende as condies de projeto 1 Condio = ng. Repouso din.(ng. Rep. Esttico 15) (tabelado). C Ct 2 Condio = Ociosidade = c 100 30 % Cc 3 Condio = inclinao = 20 4Condio = Quando passar por um prdio manter uma distncia em altura de 2m

39

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

5 Condio = Quando passar por uma rua considerar uma distncia de 5m de altura Verificaes: 1 Condio ARD = 29 15 = 14 = 20 ARD < Concluso: No atende a 1 condio, devemos procurar ou uma outra largura ou uma nova capacidade volumtrica com a mesma largura anterior. Nova correia: L1 = 24, C t2 = 103 m3 /h => = 5 Nova verificao: 1 Condio ARD = 14 e = 5 ARD > Concluso: A 1 condio foi atendida. 2 Condio 100,53 103 OC = 100 = 2, 45% 100,53 Concluso: A 2 condio foi atendida. CLCULO DA POTNCIA (HP):
N r = V (N v + N g ) +

Q ( N1 + N h ) 100 Os valores so verificados na tabela do fao na pg. 1.28

Nv = 1,61HP Ng = 1,66HP N1 = 1,47HP , Nh = 4,3HP Considerar o comprimento das guias laterais = 20% => L gl = 13,2m 191 N r = 2,5 (1,61 + 1,66 ) + (1,47 + 4,3) = 19, 2HP 100 Nr = 19,2HP = 90% Nf = 5.5 Exerccios propostos Questo 2: Esquematize com perspectiva, vistas, cortes e planta baixa um TC montado sobre ponte rolante e que atenda a um espao de descarga com extenso de 20m x 100m. 19, 2 = 21,33 HP 0,9

40

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

VISTA SUPERIOR

VISTA LATERAL

Questo 3: Dimensionar os transportadores de correia na instalao da fbrica mostrada abaixo, para levar o material das pilhas A e B at a unidade de processamento C, considerando duas etapas: a)Desconsiderar a presena da rua que atravessa a fbrica; b)Considerar a presena da rua (que deve ser transposta a uma altura mnima de 5m) e do prdio D (do qual o TC deve ter afastamento de 2m);

41

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Dados de entrada: Materiais A = milho integral; B = soja integral; Vazo = 167 t/h; Proporo do produto A(2);B(1) Fluxo de A 0 / B 0 para C 0; Cotas de altura Piso = 0 m Ponto C 0 = + 7 m

Ao descarga; Bo descarga; Co carregamento

Vista 3D da Fbrica

42

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

PILHA A MAT : MILHO INTEGRAL = 0,9t/m3 C25N C granular abaixo de 3 escoamento mdio AR = 39 5 no abrasivo N contm poeira explosiva PILHA B MAT : SOJA INTEGRAL = 0,8t/m3 C27NW C - granular abaixo de 2 Escoamento fcil AR = 29 7 Muito abrasivo N Contm poeira explosiva W Podem afetar as peas de borracha PLANTA BAIXA O material retirado do ponto de descarga das pilhas, atravs de reclaimers, e levado at o ponto AB. CLCULO DE DIMENSIONAMENTO DO TC a) Clculo desconsiderando a rua.

43

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Proporo de A (2) B(1) = 0,9t/m3 (considerar o valor do material que tem a maior proporo) Qm = 111,33t/h Qs = 55,67t/h VISTA LATERAL LESTE

Q = 167t/h C = 167/0,9 = 185,56m3 /h Considerar l = 24 Cc = 185,5/ VxK Vm (depende da largura da correia) = (3 + 2,5)/2 = 2,75m/s K (depende do ngulo de inclinao do transportador) =0,957 Cc = 185,5/2,75 x 0, 957 = 70,51 m3 /h Para L=24 ; Ct1 = 82 m3 /h e = 10 1 Condio ARD (24 15) 14 > 10 logo Ok 2 Condio OC = 30% OC = | (82 70,51)/70,51| = 16,3% logo OK L = 50,24m (comprimento do transportador) l = 24 (largura da correia)

44

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

b)Clculo considerando a rua

A grande diferena deste item considerar uma altura mnima de 5m entre o transportador e a rua.

48 x = x = 18,6 m 18 49,6

45

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Como a menor distncia entre o transportador e a rua deve ser 5m, procura-se resolver a questo baseada na distncia de 4m do transportador e a linha horizontal do tambor tensor. Como tinha que atender a condio de projeto a altura elevou-se 2,67m. Deste modo devemos colocar um chute de alimentao. Q = 167t/h C = 167/0,9 = 185,56m3 /h Considerar l = 24 Cc = 185,5/ VxK Vm(depende da largura da correia) = (3 + 2,5)/2 = 2,75m/s K (depende do ngulo de inclinao do transportador) =0,957 Cc = 185,5/2,75 x 0, 957 = 70,51 m3 /h Para L=24 Ct1 = 82 m3 /h e = 10 1 Condio ARD (24 15) 14 > 10 logo Ok 2 Condio OC = 30% OC = | (82 70,51)/70,51| = 16,3% logo OK L = 50,74m (comprimento do transportador) l = 24 (largura da correia)

46

Transportadores Contnuos para Granis Slidos

Clculos de Potncia, Tenso efetiva na correia e comprimento estimado de correia. Ne = Vx (Nv + Ng) + (Q/100)x(N1 + Nh) HP Nr = Ne/ HP Te = 75xNe/V Kgf Cc = 2xL + 12%L m a) Nv = 1,33HP Ng = 1,27HP N1 = 1,25HP Nh = 2,98HP Ne = 14,21HP Nr = 14,21/0,9 = 15,79HP Te = 75x14, 21/2, 75 = 387,54Kgf Cc = 106,5m b) Nv = 1,34HP Ng = 1,28HP N1 = 1,26HP Nh = 3,97HP Ne = 15,95HP Nr = 15,95/0,9 = 17,73HP Te = 75x15,95/2,75 = 435Kgf Cc = 107,57m

47

Das könnte Ihnen auch gefallen