Sie sind auf Seite 1von 3

CLASSIFICAO E TIPO DE FUNDAO

Os termos e definies a seguir apresentados encontram-se na NBR 6122:2010 3.1 Fundao Superficial (Rasa ou Direta) Elemento de fundao em que a carga transmitida diretamente ao terreno pelas tenses distribudas sob a base da fundao, e a profundidade de assentamento em relao ao terreno adjacente fundao inferior a duas vezes a menor dimenso da fundao. 3.2 Sapata Elemento de fundao superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tenses de trao nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim. 3.3 Bloco Elemento de fundao superficial de concreto, dimensionado de modo que as tenses de trao nele resultantes sejam resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. 3.4 Radier Elemento de fundao superficial que abrange parte ou todos os pilares de uma estrutura, distribuindo os carregamentos. 3.5 Sapata associada Sapata comum a mais de um pilar. 3.6 Sapata corrida Sapata sujeita ao de uma carga distribuda linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento. 3.7 Fundao Profunda Elemento de fundao que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistncia de ponta) ou por sua superfcie lateral (resistncia de fuste) ou por uma combinao das duas, devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimenso em planta, e no mnimo 3,0 m. Neste tipo de fundao incluem-se estacas e tubules. 3.8 Estaca Elemento de fundao profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase da execuo, haja descida de pessoas. Os materiais empregados podem ser: madeira, ao, concreto pr-moldado, concreto moldado in loco ou pela combinao dos anteriores. 3.9 Tubulo Elemento de fundao profunda, escavado no terreno em que, pelo menos na sua etapa final, h descida de pessoas, que se faz necessria para executar o alargamento de base ou pelo menos a limpeza do fundo da escavao, uma vez que neste tipo de fundao as cargas so transmitidas preponderantemente pela ponta.

3.10 Estaca pr-moldada ou pr-fabricada de concreto Estaca constituda de segmentos de concreto pr-moldado ou pr-fabricado e introduzida no terreno por golpes de martelo de gravidade, de exploso, hidrulico ou martelo vibratrio. Para fins exclusivamente geotcnicos no h distino entre estacas pr-moldadas e pr-fabricadas, e para os efeitos da Norma, so denominadas prmoldadas. 3.11 Estacas de concreto moldadas in loco Estaca executada preenchendo-se, com concreto ou argamassa, perfuraes previamente executadas no terreno. 3.12 Estacas de reao (mega ou prensada) Estaca introduzida no terreno por meio de macaco hidrulico reagindo contra uma estrutura j existente ou criada especificamente para esta finalidade. 3.13 Estaca raiz Estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada atravs de perfurao rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metlicos recuperveis. 3.14 Estaca escavada com injeo ou microestaca Estaca moldada in loco, armada, executada atravs de perfurao rotativa ou rotopercussiva e injetada com calda de cimento por meio de um tubo com vlvulas (manchete). 3.15 Estaca escavada mecanicamente Estaca executada por perfurao do solo atravs de trado mecnico, sem emprego de revestimento ou fluido estabilizante. Um caso particular da estaca escavada mecanicamente a estaca broca executada, usualmente, por perfurao com trado manual. 3.16 Estaca Strauss Estaca executada por perfurao do solo atravs do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metlica, realizando-se o lanamento do concreto e a retirada gradativa do revestimento com simultneo apiloamento do concreto. 3.17 Estaca escavada com fluido estabilizante Estaca moldada in loco, sendo a estabilidade da parede da perfurao assegurada pelo uso de fluido estabilizante ou gua quando tiver revestimento metlico. Recebe a denominao de estaca escavada quando a perfurao feita por uma caamba acoplada a uma perfuratriz, e estaca barrete quando a seo for retangular e escavada com a utilizao de clam-shell. 3.18 Estaca Franki Estaca moldada in loco executada pela cravao, por meio de sucessivos golpes de um pilo, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituda de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e integralmente armada.

3.19 Estaca mista Estaca constituda por dois segmentos de materiais diferentes (madeira, ao, concreto pr-moldado, concreto moldado in loco etc.). 3.20 Estaca metlica ou de ao Estaca cravada, constituda de elemento estrutural produzido industrialmente, podendo ser de perfis laminados ou soldados, simples ou mltiplos, tubos de chapa dobrada ou calandrada, tubos com ou sem costura e trilhos. 3.21 Estaca hlice contnua monitorada Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introduo, por rotao, de um trado helicoidal contnuo no terreno e injeo de concreto pela prpria haste central do trado simultaneamente com a sua retirada, sendo que a armadura introduzida aps a concretagem da estaca. 3.22 Estaca hlice de deslocamento monitorada Estaca de concreto moldada in loco que consiste na introduo de um trado apropriado no terreno, por rotao, sem que haja retirada de material, o que ocasiona um deslocamento do solo junto ao fuste e ponta. A injeo de concreto feita pelo interior do tubo central em torno do qual esto colocadas as aletas do trado simultaneamente sua retirada por rotao. 3.23 Estaca trado vazado segmentado Estaca moldada in loco executada mediante a introduo no terreno, por rotao, de um trado helicoidal constitudo por segmentos de pequeno comprimento (aproximadamente 10 m) rosqueados e injeo de concreto pela prpria haste central do trado simultaneamente a sua retirada.

Das könnte Ihnen auch gefallen