Sie sind auf Seite 1von 10

Ministrio da Recepo

Associao Brasil Central


Dept Ministrios da Mulher

Ministrio da

Recepo

As primeiras impresses so deixadas na porta da igreja em 30 segundos, e em mais ou menos 5 minutos as pessoas decidem se desejam voltar ou no. Portanto, imprescindvel ter um ministrio cujo propsito seja: receber, saudar, e cuidar dos visitantes ou convidados. Uma igreja ativa e fervorosa por almas ser: Uma igreja que ora (Ministrio da Orao Intercessria) Uma igreja que cr (Ministrio da Conservao) Uma igreja receptiva (Ministrio da Recepo) T.M. 205

MINISTRIO: esta palavra vem do grego DIACONIA = SERVIO o que a gente faz como discpulo do Senhor. o que fazemos com amor e por amor a Jesus nosso Salvador. contnuo, no espera retribuio. Assim nasce o Ministrio da Recepo e com ele a urgente necessidade de contar com recepcionistas que estejam capacitadas para atuar e falar de forma apropriada, que digam: Boas-Vindas e no ...Adeus. TREINAMENTO DA EQUIPE: Se h uma equipe na igreja que precisa ser bem treinada, ativa e integrada s atividades da igreja, o corpo de recepcionistas. Na maioria das igrejas adventistas, o pessoal da recepo so pessoas improvisadas, que pelo fato de chegarem a tempo, so colocadas porta, j que no h algum que o faa.

O MINISTRIO DA RECEPO usa como principal ferramenta a genuna

cortesia que a graa de Cristo que purifica e enobrece a pessoa.

CONVIDADO OU VISITA? Inicialmente, vamos usar a partir deste palavra convidado em vez de visita.

momento, a

CONVIDADO: algum especial para um programa especial. afetivo e familiar. VISITA: Visita uma palavra que tem conotao de: passageiro temporrio momentneo O QUE PROCURAM OS CONVIDADOS? Os convidados, ao chegarem igreja, buscam duas coisas: 1- Sociabilidade 2- Um sentido de pertinncia (pertencer a um grupo) SOCIABILIDADE Um lugar alegre, onde h afetividade. Vivemos em um mundo frio, hostil, duro, sem afeto e sem amor. Esto em busca de calor humano e contato pessoal adequado. SENTIDO DE PERTINNCIA (Quer dizer, sentir que pertence a um grupo ou comunidade). Eles esperam sentir por palavras e atitudes que lhes digam: Voc bem-vindo e aceito, ns queremos que voc fique conosco, aqui.

QUEM PROCURA A IGREJA? So 5 os grupos de pessoas que procuram a igreja: 1. Pessoas que no pertencem igreja e por uma razo ou outra decidem visit-la.

2. Adventistas ocasionais. 3. Pessoas trazidas igreja por amigos, parentes e conhecidos. 4. Membros da igreja adventista que vieram de outras cidades ou de outras igrejas. 5. Os irmos recm-batizados.

1- PESSOAS QUE NO PERTENCEM IGREJA CARACTERSTICAS: Vm vestidas inapropriadamente: com jias, mini-saias, etc... Geralmente so desconfiadas e sensveis. Para elas, tudo estranho, desde o edifcio da igreja, as pessoas e a programao em geral (Liturgia). As pessoas que pertencem a este grupo gostam de passar despercebidas, no anonimato. Precisam ser bem aceitas e sentir-se como parte de tudo que est ocorrendo. No esto familiarizadas com a linguagem com a linguagem denominacional, portanto no podem entender termos como: Ancio, Colportor, Diaconisa, Desbravador, etc... COMO RECEB-LOS? Olhe nos olhos do visitante. Sorria amavelmente. O sorriso no custa nada, mas vale muito. Diga-lhe: Voc bem-vindo. Geralmente ao adentrar a igreja, eles procuram onde se sentar. No o pressione para tomar assento onde VOC deseja. D a ele a oportunidade de escolher seu lugar. Ao final da reunio, procure-o novamente para saber se gostou e faz-lo saber que foi bom contar com sua presena; Pergunte se gostaria de deixar seu endereo e telefone para ser convidado para um prximo programa especial. No o sufoque com atenes. Por favor, no o faa levantar-se em pblico. No faa observao alguma sobre suas roupas. Estas pessoas acham que esto corretamente vestidas, no conhecem nossas normas e qualquer tipo de

observao neste sentido, pode provocar um desalento. No olhe rapidamente ou com ares de descaso, aquele que Deus comprou com Seu sangue.

2- ADVENTISTAS QUE ASSISTEM OCASIONALMENTE: CARACTERSTICAS: So inconstantes, no tm um compromisso real com a igreja. Esto em busca de paz interior. s vezes so demasiadamente crticos Perderam seu primeiro amor. Esperam por um gesto que lhes traduza: Ns te amamos, te desejamos aqui e voc nos pertence. COMO RECEB-LOS? EVITE EXPRESSES COMO: Eis que volta o filho prdigo.... Enfim voc se lembrou de sua igreja.... J era tempo de reaparecer.... Evite piadas e gracejos. No preciso perguntar por seu nome, j que voc o conhece. Trate-o como membro (como ele realmente , ainda que afastado)... Posteriormente, procure informar-se de seu novo endereo. Proteja-o de pessoas emocionalmente instveis que as vezes aparecem justamente no momento menos indicado para dizer o inadequado. Se por uma feliz coincidncia sua igreja estiver promovendo uma atividade que ele apreciava quando era assduo, avise-o (programas especiais, encontros esportivos e sociais, etc...). CONVIDE-O SUA CASA: Hoje reservei uma cadeira vazia para um convidado especial. Orei a Deus, que me enviasse este convidado e estou certo de que essa pessoa voc. Vamos minha casa almoar. Durante o almoo, procure relatar as grandes coisas que Deus tem feito por voc e sua famlia. D-lhe oportunidade de expressar suas inquietudes e oua-o com ateno.

Cuide para que suas atitudes ou palavras no expressem: Sou mais santo que voc... (Esta seria a Sndrome de Simo). As Escrituras dizem claramente que devemos tratar com tolerncia e considerao aos que erram... E o corao aparentemente endurecido pode ser ganho para Cristo.CM 254

3- PESSOAS TRAZIDAS IGREJA POR AMIGOS, PARENTES E CONHECIDOS: Estas pessoas possuem as mesmas caractersticas das pessoas que no pertencem igreja (1 grupo) com a exceo de que sentem uma certa segurana ao lado do amigo ou familiar que o trouxe.

COMO RECEB-LOS? Aproveite este vnculo (com o familiar ou amigo que o trouxe), como ponto de contato. Quem os trouxe, saber dar-lhe a ateno que necessitam ou deix-los vontade.

4- MEMBROS DA IGREJA DE OUTRAS CIDADES OU IGREJAS Desejam ser recebidas como se estivessem em sua prpria igreja. Gostam de comparar a igreja com sua prpria igreja. Entendem a linguagem denominacional e toda a liturgia da igreja.

COMO RECEB-LOS? Faa com que a pessoa se sinta bem-vinda Fale sobre a programao do sbado. Irmo, que prazer v-lo aqui. Veja o que temos para hoje.... Se eles desejam divulgar algo, leve-o ao ancio do dia ou ao pastor. 5 OS RECM-BATIZADOS: CARACTERSTICAS: So como meninos aprendendo a ler o alfabeto cristo. Esto vivenciando seu primeiro amor. Esto desejosos de conhecer tudo, fazer de tudo, so grandes colaboradores... Observam muito os lderes da igreja e os tm como modelos inalcanveis.

COMO RECEB-LOS? A maioria deste grupo est experimentando uma grande mudana em seu estilo de vida. Precisam muito apoio e amizade da igreja, pois esto deixando seus ambientes de amigos e muitas vezes perdendo o ambiente familiar. Informe-lhe sobre o horrio da CLASSE PSBATISMAL e verifique se ele est inscrito. Ao notar sua ausncia s reunies, faa-lhe uma chamada telefnica: Sentimos sua falta no sbado.... Lembre-se que este irmo (ou irm), um beb espiritual, portanto, trate-o com muito carinho e tato.

RECEPCIONISTA: QUALIDADES Muito bom relacionamento e se d bem com as pessoas. Tem o dom da ajuda e da hospitalidade. Possui tato e delicadeza. pontual. altamente socivel, sabendo quando evitar a familiaridade. SEU MODELO JESUS. Ningum possui uma sensibilidade to aguada ou uma natureza to refinada como nosso Salvador.OE, 512 Lida com pessoas dos mais diferentes caracteres, educao e cultura. Necessita da ajuda do Esprito Santo. Reconhece as fisionomias e sabe os nomes dos membros que assistem regularmente. Diz palavras oportunas e adequadas (de acordo). Como mas de ouro em salvas de prata, a palavra dita a seu tempo.(como convm). Provrbios 25:11.

COMO SEU CUMPRIMENTO? To forte como um quebra-ossos? No aperte a mo de nosso convidado to forte como se fosse quebrar seus ossos, e tambm no aceitvel um cumprimento com ua mo flcida ou morta. A j est demonstrando insegurana total. No seja distrada. Esteja sempre ligada programao. A mesa de recepo no um lugar para bate-papos. Use com critrio e cuidado o livro de registro das visitas. No obrigue ou pressione nosso convidado a dar seus dados. Faa uso de seu bom senso. algum que est constantemente bem informada sobre toda a programao da Igreja.

DEVE APRESENTAR UM ROSTO RADIANTE. Se for algum que trabalha os seis dias da semana at esgotar-se, que imagem ter em sua face? (olheiras, cansao...). uma pessoa muito limpa e asseada. Muito boa apresentao pessoal e bom gosto ao se vestir. Fazemos juzo sobre algum, durante os trs primeiros minutos aps conhec-la. Da mesma forma ser para voc e para mim. Portanto, a apresentao pessoal conta e muito. Talvez as primeiras impresses no tm explicaes nem podem definir-se, porm elas existem e so sentidas. Uma vez que se emite um julgamento, ser muito difcil modific-lo.

EXPRESSES QUE SE DEVE USAR E EVITAR: NUNCA DIZER: Pedimos aos visitantes que se coloquem de p.(Estamos fazendo uma diferena). DIZER SEMPRE: A presena de nossos amigos nos d muita alegria e felicidade. NUNCA DIZER: Temos um carto para os que no so adventistas, por favor, levantem a mo.(Marcamos uma diferena). DIZER SEMPRE: Com alegria anunciamos que em nosso meio temos amigos que vieram pela primeira vez. (Mencione seus nomes e aproxime-se para entregar-lhes uma lembrancinha). NUNCA DIZER: Infelizmente ainda estamos em poucas pessoas, mesmo assim vamos iniciar o culto.... (Ser que os assistentes tm menos valor que os ausentes? Ser que os que chegaram a tempo no merecem uma frase de reconhecimento?) DIZER SEMPRE: Felicitamos aos presentes por organizar to bem seu tempo para estarem unidos conosco com o propsito de louvar ao Senhor. NUNCA DIZER: ... Que nos honram com sua presena. - (A pessoa vem honrar a Deus e no a ns). DIZER SEMPRE: Vossa presena e companhia enche nossos coraes de alegria por podermos juntos adorar a Deus.

PENSE NISTO
Se voc fosse um convidado, O QUE GOSTARIA QUE OS RECEPCIONISTAS FIZESSEM POR VOC?

CONCLUSO:

O Ministrio da Recepo um esforo missionrio. Redundar em sade espiritual para a igreja, aumentar o nmero de membros, o fervor, o nimo e a alegria da igreja. Esta ser um lugar agradvel para todos que ali chegam. IMPORTANTE: Amado, fielmente te conduzes quando prestas algum trabalho aos irmos, principalmente aos desconhecidos. III Joo 5

Trabalho adaptado por: NELLY DE CORRALES De: COMO DIZER BOAS VINDAS SEM DIZER ADEUS De: J. Zackrison Traduo: Silene Costa Preparo da Apostila: Simey L. Alves
Evangelismo DSA Diviso Sul-Americana da Igreja Adventista do Stimo Dia

Das könnte Ihnen auch gefallen