Sie sind auf Seite 1von 20

BR GAAP vs.

IFRS
Viso Geral
Setembro de 2010

ndice
Introduo Normas convergidas Pronunciamento Conceitual Bsico Estrutura Conceitual CPC PME Contabilidade para Pequenas e Mdias Empresas CPC 01 (R1) Reduo ao Valor Recupervel de Ativos CPC 02 Efeitos das Mudanas nas Taxas de Cmbio e Converso de Demonstraes Financeiras CPC 03 Demonstrao dos Fluxos de Caixa CPC 04 Ativo Intangvel CPC 05 Divulgao sobre Partes Relacionadas CPC 06 Operaes de Arrendamento Mercantil CPC 07 Subveno e Assistncia Governamentais CPC 08 Custos de Transaes e Prmios na Emisso de Ttulos e Valores Mobilirios, CPC 38 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensurao (substitui o CPC 14), CPC 39 Instrumentos Financeiros: Apresentao, CPC 40 Instrumentos Financeiros: Evidenciao CPC 10 Pagamento Baseado em Aes CPC 11 Contratos de Seguro CPC 13 Adoo Inicial da Lei n 11.638/07 e da Medida Provisria n 449/08, CPC 37 Adoo Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade, CPC 43 Adoo Inicial dos Pronunciamentos Tcnicos CPC 15 e 40 CPC 15 Combinaes de Negcios CPC 16 (R1) Estoques CPC 17 Contratos de Construo e CPC 30 Receitas 06 06 07 04 CPC 18 Investimento em Coligada e em Controlada, CPC 19 Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (joint venture), CPC 35 Demonstraes Separadas, CPC 36 (R1) Demonstraes Consolidadas, ICPC 09 Demonstraes Contbeis Individuais, Demonstraes Separadas, Demonstraes Consolidadas e Aplicao do Mtodo de Equivalncia Patrimonial CPC 20 Custos de Emprstimos CPC 21 Demonstrao Intermediria, CPC 22 Informaes por Segmento, CPC 23 Polticas Contbeis, Mudana de Estimativa e Retificao de Erro, CPC 26 Apresentao das Demonstraes Contbeis CPC 24 Evento Subsequente, ICPC 08 Contabilizao da Proposta de Pagamento de Dividendos CPC 25 Provises, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes CPC 27 Ativo Imobilizado, CPC 28 Propriedades para Investimento, CPC 31 Ativo No Circulante Mantido para Venda e Operao Descontinuada, ICPC 01 Contratos de Concesso CPC 29 Ativo Biolgico e Produto Agrcola CPC 32 Tributos sobre o Lucro CPC 33 Benefcios a Empregados 09 09 09 CPC 41 Resultado por Ao Normas sem equivalncia direta em IFRS CPC 09 Demonstrao do Valor Adicionado CPC 12 Ajuste a Valor Presente Principais reas a serem consideradas pelo CPC no futuro 10 11 11 11 CPC 34 Explorao e Avaliao de Recursos Minerais CPC 42 Demonstraes Financeiras em Economias Hiperinflacionrias CPC 44 Demonstraes Financeiras Combinadas 18 18 19 17 17

12 12

07 08 08 08 08 08

13

13 14

14 14 15 16 16

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

Introduo

No surpreendente o fato de que muitos dos interessados nos desdobramentos das normas contbeis em todo o mundo possam estar confusos. A convergncia dos princpios contbeis geralmente aceitos (GAAP) tornou-se prioridade na pauta de diversos pases, e o termo convergncia sugere a eliminao de diferenas. No Brasil, foram adotadas vrias medidas destinadas utilizao das Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards IFRS), sendo que dois caminhos distintos embora correlatos foram tomados para adoo do IFRS. Primeiro, a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e o Banco Central do Brasil (Bacen) determinaram que as companhias abertas e as empresas regulamentadas pelo Bacen utilizassem o IFRS em demonstraes financeiras consolidadas a partir de 2010, permitindo ainda sua adoo antecipada.

Foram tomadas decises semelhantes pela Superintendncia de Seguros Privados (Susep), indicando que as instituies financeiras e seguradoras tambm seriam obrigadas a apresentar suas demonstraes financeiras segundo o IFRS a partir dessa data. Em seguida, foi publicada em 2007 a Lei no 11.638, nova legislao societria que passou a vigorar em 2008, tornando obrigatria para todas as companhias nacionais a elaborao de suas demonstraes financeiras segundo o novo conjunto de normas locais, que est sendo emitido com base no IFRS. Em outras palavras, tornou-se requerida para todas as companhias brasileiras, sejam elas abertas ou fechadas, a adoo de normas locais idnticas ao IFRS. Localmente, as normas brasileiras esto sendo emitidas pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC), novo rgo regulador contbil brasileiro.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

Esses pronunciamentos substituem as atuais normas contbeis (Normas Profissionais de Contabilidade NPCs, emitidas pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Ibracon) e outras diretrizes definidas por rgos reguladores. At 31 de dezembro de 2008, haviam sido emitidos 14 pronunciamentos tcnicos pelo CPC e uma orientao tcnica (OCPC), a maioria dos quais com adoo requerida para o ano calendrio de 2008. Desde ento, foram emitidos mais 27 pronunciamentos tcnicos (CPCs), juntamente com 14 interpretaes (ICPC) e duas orientaes tcnicas (OCPC). H ainda duas normas adicionais relativas estrutura conceitual bsica para preparao e apresentao de informaes financeiras e especificamente voltadas a pequenas e mdias empresas. Essas novas normas devero ser aplicadas para o ano calendrio 2010 e podem ser encontradas eletronicamente no endereo www.cpc.org.br.

Nesta publicao, BR GAAP vs. IFRS Viso Geral, mergulhamos nas atuais diferenas entre os princpios contbeis geralmente aceitos (GAAP) das duas prticas e apresentamos um panorama, por conta contbil, das semelhanas e divergncias entre eles. Nenhuma publicao que compara dois conjuntos de normas ser capaz de englobar todas as diferenas que possam surgir na contabilidade, tendo em vista a grande variedade de transaes comerciais possveis. A existncia de eventuais diferenas e sua relevncia para as demonstraes financeiras de uma empresa depende de uma srie de fatores especficos. Este guia concentra-se nas diferenas mais comuns entre os princpios contbeis e, conforme o caso, discute de forma geral como e quando essas diferenas devem convergir. Esperamos que este guia seja til para a maior compreenso do assunto.

Ernst & Young Terco


Setembro de 2010

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

Normas convergidas

At setembro de 2010, o CPC havia emitido 43 normas contbeis, sendo que 38 delas so, substancialmente, tradues do IFRS correspondente. No entanto, existem
BR GAAP IFRS

algumas diferenas sutis, em geral relativas a orientaes ou esclarecimentos adicionais includos nas normas do CPC. As informaes contidas neste documento
BR GAAP antes do CPC
Antes da estrutura conceitual bsica, o BR GAAP no contava com uma estrutura especfica para as demonstraes financeiras. A estrutura formaliza determinados itens, como a definio de ativos, passivos, receitas e despesas, alm do conceito de a substncia prevalecer sobre a forma.

Diferenas

Pronunciamento Conceitual Bsico Estrutura Conceitual

Framework for the Preparation and Presentation of Financial Statements

A Estrutura Conceitual Bsica nos termos do BR GAAP difere da Estrutura do IFRS na medida em que esta ltima refere-se a alguns itens no permitidos pela legislao societria brasileira, como a reavaliao de ativos.

CPC PME Contabilidade para Pequenas e Mdias Empresas

The International Financial Reporting Standard for Small and Medium-sized Entities (IFRS for SMEs)

Ambas as normas incluem critrios que as entidades devem atender a fim de aproveitar o pronunciamento, como nenhum instrumento de dvida ou patrimoniais so negociados em mercado de aes e sem responsabilidades fiducirias, mas o BR GAAP tambm inclui requisitos de tamanho especfico que sejam compatveis com a legislao societria brasileira para que uma entidade se qualifique como PME. No Brasil, uma entidade poder utilizar essa norma desde que os critrios especficos da norma sejam atendidos, seu faturamento anual no exceda R$ 300 milhes e o total do ativo no seja superior a R$ 240 milhes.

Antes da norma contbil destinada a PMEs, o BR GAAP no dispunha de norma especificamente voltada para entidades de pequeno e mdio porte. Essa norma simplifica as exigncias para empresas enquadradas como PMEs ao omitir determinados tpicos, como Resultado por Ao e segmentos operacionais; elimina ou simplifica opes contidas no conjunto completo de CPCs; simplifica os princpios de reconhecimento e mensurao; e reduz as exigncias de divulgao.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

so apresentadas de forma resumida e no contemplam uma anlise detalhada das normas. As empresas devero consultar a ntegra das normas para
BR GAAP IFRS

assegurar sua aplicao adequada. Essas 38 normas encontram-se resumidas a seguir:


BR GAAP antes do CPC
Antes do CPC 01 (R1), a CVM exigia que as companhias abertas reduzissem o ativo imobilizado ao seu valor recupervel diante de eventos ou circunstncias que indicassem a existncia de uma desvalorizao permanente. Entretanto, havia pouca orientao sobre a forma de clculo dessas redues, no sendo comum o registro de perdas ao valor recupervel. Antes do CPC 02, o BR GAAP no inclua normas especficas relativas converso de demonstraes financeiras elaboradas em moeda funcional que fosse diferente da moeda funcional e da moeda de apresentao das demonstraes financeiras da controladora. As variaes cambiais decorrentes da converso de controladas estrangeiras eram em geral registradas na demonstrao do resultado em vez de conta especfica no patrimnio lquido, conforme exigido pelo CPC 02 e IAS 21.

Diferenas

CPC 01 (R1) Reduo ao Valor Recupervel de Ativos

IAS 36 Impairment of Assets

Nenhuma diferena significativa.

CPC 02 Efeitos das Mudanas nas Taxas de Cmbio e Converso de Demonstraes Contbeis

IAS 21 The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates

O CPC 02 contm pargrafos adicionais que abordam a interpretao IFRIC 16 (Hedges de Investimentos Lquidos em uma Operao no Exterior Hedges of a Net Investment in a Foreign do IFRS). Alm disso, o CPC 02 inclui uma exigncia explcita para controladas consideradas uma extenso da controladora. Tais controladas devero adotar a mesma moeda funcional que a controladora.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

Normas convergidas

BR GAAP

IFRS

Diferenas

BR GAAP antes do CPC


Antes do CPC 03, o BR GAAP exigia a apresentao da Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (Doar). Embora no fosse obrigatria, a Demonstrao dos Fluxos de Caixa era considerada informao complementar e, de modo geral, divulgada por companhias abertas. Antes do CPC 04, no havia normas especficas referentes ao ativo intangvel no Brasil. No entanto, o conceito de ativo diferido, segundo o BR GAAP, permitia que as empresas capitalizassem despesas pr-operacionais e custos de pesquisa e desenvolvimento. De acordo com o CPC 04, muitos desses montantes deixaram de ser capitalizveis. Antes do CPC 05, eram exigidas das companhias abertas algumas divulgaes sobre partes relacionadas. Antes do CPC 06, todas as operaes de arrendamento eram normalmente contabilizadas como arrendamento operacional, sendo as respectivas despesas reconhecidas no vencimento de cada prestao. A divulgao sobre operaes de arrendamento era limitada.

CPC 03 Demonstrao dos Fluxos de Caixa

IAS 7 Statement of Cash Flows

Nenhuma diferena significativa.

CPC 04 Ativo Intangvel

IAS 38 Intangible Assets

Nenhuma diferena significativa.

CPC 05 Divulgao sobre Partes Relacionadas

IAS 24 Related Party Disclosures

Nenhuma diferena significativa.

CPC 06 Operaes de Arrendamento Mercantil

IAS 17 Leases

Nenhuma diferena significativa.

CPC 07 Subveno e Assistncia Governamentais

IAS 20 Accounting for Government Grants and Disclosure of Government Assistance

O CPC 07 inclui exemplos especficos da realidade brasileira, uma vez que os subsdios governamentais so comuns e assumem diferentes formas no Brasil.

Antes do CPC 07, os subsdios governamentais eram em geral creditados ao patrimnio lquido em vez de ser levados a resultado imediatamente ou ao longo do tempo, conforme o caso.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

BR GAAP
CPC 08 Custos de Transaes e Prmios na Emisso de Ttulos e Valores Mobilirios; CPC 38 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensurao (substitui o CPC 14); CPC 39 Instrumentos Financeiros: Apresentao; CPC 40 Instrumentos Financeiros: Evidenciao

IFRS

Diferenas

BR GAAP antes do CPC

IAS 32 Financial Instruments: Presentation; IAS 39 Financial Instruments: Recognition and Measurement; IFRS 7 Financial Instruments: Disclosures

Nenhuma diferena significativa.

Antes dos CPC 38, 39 e 40, certos instrumentos financeiros foram classificados como para negociao, sem considerar se devem ou no ser classificados como disponveis para venda ou mantidos at o vencimento. No havia regras especficas referentes a aes preferenciais com caractersticas de dvida, dvida conversvel ou opes de compra e venda.

CPC 10 Pagamento Baseado em Aes

IFRS 2 Share Based Payment

Nenhuma diferena significativa.

Antes do CPC 10, no eram reconhecidos quaisquer valores a ttulo de opes de aes. Algumas divulgaes, no entanto, eram exigidas das companhias abertas.

CPC 11 Contratos de Seguro

IFRS 4 Insurance Contracts

Nenhuma diferena significativa.

Antes do CPC 11, no havia orientaes especficas para derivativos embutidos em contrato de seguro. O CPC 11 passa a vigorar apenas para perodos iniciados a partir de 1 de janeiro de 2010 para as demonstraes financeiras consolidadas, e no para o ano calendrio de 2008.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

Normas convergidas

BR GAAP

IFRS

Diferenas

BR GAAP antes do CPC

CPC 13 Adoo Inicial da Lei n 11.638/07 e da Medida Provisria n 449/08; CPC 37 Adoo Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade; CPC 43 Adoo Inicial dos Pronunciamentos Tcnicos CPC 15 e 40 IFRS 1 First Time Adoption

Esses CPCs foram emitidos para auxiliar as empresas a aplicar as alteraes trazidas pela Lei no 11.638 e os prprios CPCs. So amplamente equivalentes ao IFRS 1, porm existem diferenas em que se eliminam alternativas e determinados itens so requeridos, principalmente devido a restries ou exigncias decorrentes dos CPCs ou da legislao societria brasileira. Exemplos compreendem a reavaliao de ativos (no permitida pela referida legislao), a apresentao da demonstrao do resultado (no mbito do CPC, as entidades devem apresentar a demonstrao do resultado separadamente da demonstrao da receita abrangente, enquanto o IFRS permite optar entre uma e duas demonstraes), e a data efetiva de quando combinaes de negcios devem ser reavaliadas (de acordo com o CPC, combinaes de negcios somente podem ser reavaliadas retroativamente a 1o de janeiro de 2009, enquanto o IFRS permite que as empresas retroajam a perodos anteriores a isso. Portanto, as empresas no Brasil devero observar as exigncias previstas pelo CPC). Esperamos que os pronunciamentos CPCs 37 e 43 sejam revisados para ficarem alinhados com o IFRS 1.

De acordo com o BR GAAP, a NPC 12 Polticas Contbeis, Mudanas nas Estimativas Contbeis e Retificao de Erros era adotada, sendo que o CPC apresentava mais uma opo quanto adoo da Lei no 11.638. A NPC 12 semelhante norma IAS 8 Accounting Policies, Changes in Accounting Estimates and Errors. O CPC 23 Polticas contbeis, mudanas nas estimativas e retificao de erros passa a vigorar em 2010.

10

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

BR GAAP

IFRS

Diferenas

BR GAAP antes do CPC


Antes do CPC 15, o gio normalmente era calculado como a diferena lquida entre o montante pago pelo investimento e o valor lquido contbil do acervo lquido adquirido na data da aquisio, e no o valor justo do acervo lquido adquirido. Permitida at 31 de dezembro de 2008 e, para certas empresas sujeitas a regulamentao especfica, at 2009, a amortizao do gio proibida de acordo com a nova orientao. Antes do CPC 16 (R1), no eram exigidas divulgaes de baixas ou perdas de estoques.

CPC 15 Combinao de Negcios

IFRS 3 (R) Business Combinations

Nenhuma diferena significativa.

CPC 16 (R1) Estoques

IAS 2 Inventory

Nenhuma diferena significativa.

Os estoques eram registrados pelo menor montante entre custo e valor de mercado, incluindo-se os custos de substituio, em contraste com o menor montante entre custo e valor lquido de realizao nos termos do CPC. Antes dos CPC 17 e 30, os contratos de construo, inclusive os imobilirios, normalmente eram contabilizados com base no mtodo do percentual de concluso da obra. O BR GAAP no continha nenhuma disposio sobre programas de fidelidade do cliente, embora a prtica geral consistia em registrar uma proviso para os custos futuros estimados. Alm disso, normalmente as contas a receber eram registradas a valor nominal, no a valor presente, conforme exigido pelo CPC 12. O BR GAAP no trouxe uma orientao especfica sobre os contratos de concesso. Os ativos da infraestrutura costumavam ser includos no imobilizado do operador.

IAS 11 Construction Contracts; CPC 17 Contratos de Construo; CPC 30 Receitas; ICPC 01 Contratos de Concesso IAS 18 Revenue; IFRIC 12 Contratos de Concesso de Servios; SIC 29 Contratos de Concesso de Servios: Divulgaes O CPC 17 exige divulgaes adicionais relativas receita bruta e lquida.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

11

Normas convergidas

BR GAAP

IFRS

Diferenas
Os CPCs 35 e 36 (R1), bem como a Lei no 6.404/76 alterada pelas Leis no 11.638/07 e 11.941/09, preveem um terceiro tipo de demonstraes financeiras, denominadas demonstraes individuais. Trata-se de demonstraes financeiras da controladora em que so apresentadas as controladas e os empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures) com base no mtodo da equivalncia patrimonial. Os scios das joint ventures devero realizar a consolidao proporcional nos termos do CPC 19, embora tenham a opo de consolidao pelo mtodo proporcional ou de equivalncia patrimonial nos termos do IFRS. No IFRS, uma entidade poder incluir os resultados de um investimento em coligada e/ou controlada com perodo diferente de apresentao de relatrios, desde que a diferena temporal no seja superior a 3 meses em relao data-base da entidade. O CPC18 admite uma diferena de no mximo 2 meses. O CPC 18 apresenta um pargrafo adicional (22A) mediante o qual no podero ser registrados lucros nas demonstraes individuais decorrentes de transaes entre empresas relacionadas que permaneam no grupo das partes relacionadas.

BR GAAP antes do CPC

CPC 18 Investimento em Coligada e em Controlada; CPC 19 Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (joint venture); CPC 35 Demonstraes Separadas; CPC 36 (R1) Demonstraes Consolidadas; ICPC 09 Demonstraes Contbeis Individuais, Demonstraes Separadas, Demonstraes Consolidadas e Aplicao do Mtodo de Equivalncia Patrimonial

IAS 28 Investments in Associates; IAS 31 Interests in Joint Ventures; IAS 27 Consolidated and Separate Financial Statements

Antes do CPC 36 (R1), as participaes de acionistas no controladores eram apresentadas fora do patrimnio lquido em linha destacada do balano patrimonial, e no como item destacado do patrimnio lquido.

CPC 20 Custos de Emprstimos

IAS 23 Borrowing Costs

O IFRS no prev se diferenas cambiais ensejariam ou no um crdito ao ativo em decorrncia de variaes cambiais ativas, enquanto o CPC indica que as diferenas cambiais devem ser capturadas na taxa de capitalizao.

Antes do CPC 20, somente os juros sobre emprstimo eram capitalizados pelas companhias abertas.

12

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

BR GAAP
CPC 21 Demonstrao Intermediria; CPC 22 Informaes por Segmento; CPC 23 Polticas Contbeis, Mudana de Estimativas e Retificao de Erro; CPC 26 Apresentao das Demonstraes Contbeis

IFRS
IAS 34 Interim Financial Reporting; IFRS 8 Operating Segments; IAS 8 Accounting Policies, Changes in Accounting Estimates and Errors; IAS 1 Presentation of Financial Statements

Diferenas

BR GAAP antes do CPC

O IAS 1 no exige a Demonstrao do Valor Adicionado (DVA), que requerida pelo CPC 26, se exigido legalmente ou por algum rgo regulador.

Antes do CPC 22, as companhias abertas tinham a opo de divulgar segmentos com base na IAS 14, que foi substituda pelo IFRS 8. Assim, os critrios para definio de segmentos agora so diferentes. Antes do CPC 26, ativos e passivos eram apresentados em ordem decrescente de liquidez, em vez de observarem classificaes entre circulante e no circulante. A participao de acionistas no controladores era destacada em linha separada do patrimnio lquido. No se exigia a demonstrao do resultado abrangente.

CPC 24 Evento Subsequente; ICPC 08 Contabilizao da Proposta de Pagamento de Dividendos

IAS 10 Events after the Reporting Period

O ICPC 08 esclarece como so contabilizados os dividendos e declara expressamente que os dividendos mnimos obrigatrios nos termos da Lei no 6.404/76 devem ser registrados como item do passivo. A mesma concluso seria extrada com base no IFRS, contudo, no h interpretao no IFRS semelhante ao ICPC 08.

Antes do CPC 24 e do ICPC 08, as entidades eram obrigadas a registrar os dividendos propostos pela administrao, que eram normalmente submetidos aprovao dos acionistas no exerccio subsequente. Dvidas para as quais havia violao contratual eram apresentadas como no circulantes no caso de existir acordo com os credores antes da emisso das demonstraes financeiras. Alm disso, emprstimos de curto prazo eram reclassificados para longo prazo caso a entidade pretendesse refinanci-los para prazos mais longos e, se anteriormente emisso das demonstraes financeiras, a entidade apresentasse documentos formais que justificassem a reclassificao do emprstimo.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

13

Normas convergidas

BR GAAP
CPC 25 Provises, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes

IFRS
IAS 37 Provisions, Contingent Liabilities and Contingent Assets

Diferenas

BR GAAP antes do CPC


Antes do CPC 25, s vezes registravam-se provises para obrigaes legais independentemente da probabilidade de eventual liquidao. Provises para contratos onerosos e obrigaes constitudas no eram prtica comum. Antes do CPC 27, os custos de revises de grande porte normalmente eram lanados como despesa. Constitua prtica comum a aplicao de prazos de vida til definidos pela legislao tributria. A depreciao de componentes era permitida, porm raramente aplicada. Antes do CPC 28, propriedades de investimento no eram destacadas, no sendo portanto contabilizadas como para uso ou para comercializao. Antes do ICPC 01, o BR GAAP no dispunha de orientaes contbeis especficas sobre contratos de concesso. Em geral, os ativos infraestruturais eram incorporados ao imobilizado da operadora. Antes do CPC 29, normalmente as entidades utilizavam o custo para mensurar esses ativos, embora fosse admitida a mensurao a valor justo, desde que observadas determinadas condies.

Nenhuma diferena significativa.

CPC 27 Ativo Imobilizado; CPC 28 Propriedades para Investimento; CPC 31 Ativo No Circulante Mantido para Venda e Operao Descontinuada; ICPC 01 Contratos de Concesso

IAS 16 Property, Plant & Equipment; IAS 40 Investment Property; IFRS 5 Non-current Assets Held for Sale and Discontinued Operations; IFRIC 12 Service Concession Arrangements

A Lei no 11.638 probe a reavaliao de ativos, embora a reavaliao possa ser aplicada (como opo de prtica contbil) a toda uma classe de ativos, os quais passavam ento a ser reavaliados a valor justo, regularmente, de acordo com o IFRS. Nos termos do CPC 31, o CPC apresenta uma categoria adicional de ativos, denominada ativos a serem distribudos aos proprietrios.

CPC 29 Ativo Biolgico e Produto Agrcola

IAS 41 Agriculture

Nenhuma diferena significativa.

14

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

BR GAAP

IFRS

Diferenas

BR GAAP antes do CPC

CPC 32 Tributos sobre o Lucro

IAS 12 Income Taxes

O CPC 32 exige maiores divulgaes, uma vez que est relacionado receita bruta x lquida e a diversos tributos especficos para o Brasil.

Antes do CPC 32, o BR GAAP definia a base tributria de um ativo ou passivo como o valor atribudo para fins fiscais, e no o montante dedutvel ou tributvel. Para o reconhecimento de impostos diferidos ativos, a Instruo CVM 371 considerava no apenas a probabilidade de recuperao futura, mas tambm exigia um histrico de lucro, enquanto o IFRS somente permite o reconhecimento quando sua realizao for provvel (semelhante ao critrio more likely than not do US GAAP), limitada estimativa de lucros tributveis dos dez anos seguintes. Os efeitos fiscais das operaes registradas diretamente no patrimnio lquido no eram claramente definidos no BR GAAP. Impostos diferidos eram classificados como circulante ou no circulante com base em sua natureza, em vez de todos os impostos diferidos serem classificados como no circulantes.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

15

BR GAAP

IFRS

Diferenas

BR GAAP antes do CPC


Antes do CPC 33, o BR GAAP no era to detalhado quanto a IAS 19, o que poderia levar a diferentes interpretaes quanto definio de um plano de contribuio definida e consideraes distintas acerca dos dados para o estabelecimento das hipteses atuariais. Os ativos do plano somente eram registrados se houvesse evidncias claras de que o ativo pudesse reduzir o valor de futuras contribuies, ou ser reembolsado ao empregador; sob a nova orientao, contudo, o ativo de um plano registrado, sujeito a um teste de limite mximo. Normalmente, as entidades brasileiras no contabilizavam supervits de planos de aposentadoria, que era sujeita a determinadas anlises. Os ganhos e perdas atuariais eram registrados na demonstrao do resultado, a menos que no fosse necessrio o seu reconhecimento pelo mtodo de diferimento (corridor approach), enquanto no IFRS esses ganhos e perdas so reconhecidos no patrimnio lquido.

IAS 19 Employee Benefits; CPC 33 Benefcios a Empregados IAS 26 Accounting and Reporting by Retirement Benefit Plans Nenhuma diferena significativa.

CPC 41 Resultado por Ao

IAS 33 Earnings per Share

O anexo ao CPC 41 apresenta orientao para implantao mais especfica ao ambiente brasileiro devido complexidade especfica do capital prprio no Brasil.

Antes do CPC 41, o BR GAAP no exigia o registro do lucro diludo por ao. O lucro bsico por ao era exigido, mas o denominador era em geral a quantidade de aes em circulao no fim do exerccio em relao mdia ponderada de aes em circulao durante o perodo. No havia distino entre aes ordinrias e preferenciais, mas agora o CPC exige o clculo de aes ordinrias.

16

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

Normas sem equivalncia direta em IFRS

Descrio

BR GAAP antes do CPC

CPC 09 Demonstrao do Valor Adicionado

O CPC 09 regulamenta a apresentao da Demonstrao do Valor Adicionado, exigida como componente das demonstraes financeiras das companhias abertas. Essa demonstrao oferece mais elementos de anlise da natureza dos custos e despesas da companhia.

Embora no obrigatria, a Demonstrao do Valor Adicionado era considerada informao complementar e, de modo geral, divulgada pelas companhias abertas.

CPC 12 Ajuste a Valor Presente

O CPC 12 reflete uma norma conceitual que se atm ao valor presente e sua aplicabilidade. Requer que os ativos e passivos sejam descontados a valor presente se implicarem relevncia para as demonstraes financeiras. No h nenhuma norma equivalente no IFRS. Contudo, uma vez que a IAS 39 exige o reconhecimento inicial dos ativos e passivos financeiros a valor justo, no haver diferenas se o valor presente e o valor justo forem os mesmos.

Antes do CPC 12, o BR GAAP no dispunha de norma especfica sobre ajuste a valor presente. De modo geral, as contas a receber e a pagar eram registradas a valor futuro.

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

17

Principais reas a serem consideradas pelo CPC no futuro

Explorao e Avaliao de Recursos Minerais


Convergncia
O CPC brasileiro ainda no emitiu uma norma em matria de recursos minerais. Espera-se que uma norma sobre recursos minerais (CPC 34) seja emitida com base no IFRS 6.

Faz-se necessria a anlise desses ativos quanto possvel reduo ao seu valor recupervel quando fatos e circunstncias sugerirem que o valor contbil superior ao valor recupervel, e pouco antes de o ativo ser reclassificado em virtude da possibilidade de demonstrao da viabilidade tcnica e comercial da extrao do recurso mineral.

IFRS 6
O CPC brasileiro ainda no emitiu esse pronunciamento em forma de minuta porque ele no abrange todos os tipos de explorao e avaliao (ou seja, a explorao de petrleo). O IFRS 6 estabelece que os dispndios relacionados explorao e avaliao de recursos minerais efetuados depois que a entidade houver obtido o direito legal de explorao do local e antes que ela disponha de viabilidade tcnica e comercial para a extrao dos recursos minerais devero ser contabilizados como ativos tangveis ou intangveis, de acordo com a sua natureza. A norma afirma ainda que os dispndios relativos ao desenvolvimento de recursos minerais no devero ser reconhecidos como ativos de explorao e avaliao, devendo antes ser considerados no mbito da Estrutura Conceitual Bsica e da IAS 38 Ativo Intangvel.
18

Prtica Atual
No h um pronunciamento especfico relacionado aos recursos minerais no atual BR GAAP, portanto, as empresas tm adotado, historicamente, a orientao prevista no mbito da estrutura conceitual contbil bsica e os ativos tangveis e intangveis para determinar quais custos so capitalizveis com relao a essas atividades.

Relatrios Financeiros em Economias Hiperinflacionrias


Convergncia
O CPC brasileiro ainda no emitiu uma norma relativa a economias hiperinflacionrias porque atualmente aguarda melhorias a

BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco

serem promovidas na IAS 29 do IASB. A norma sobre economias hiperinflacionrias (CPC 42) dever ser emitida com base na IAS 29 aps essas melhorias.

Semelhanas
Tanto o BR GAAP como o IFRS indicam que o Brasil foi uma economia hiperinflacionria durante determinados perodos na dcada de 90.

Diferenas significativas
Diferenas de poca BR GAAP
Geralmente considera 31 de dezembro de 1995 como a data do trmino do perodo hiperinflacionrio no Brasil.

demonstraes financeiras individuais sob controle ou administrao comuns, de modo a constituir demonstraes financeiras combinadas. As demonstraes financeiras combinadas diferem das demonstraes financeiras consolidadas porque estas ltimas apresentam uma relao entre controladora e controladas, enquanto as primeiras, no. Em vez disso, elas dizem respeito a entidades sob controle ou administrao comuns. No h nenhuma norma IFRS equivalente relativa a demonstraes financeiras combinadas.

IFRS
Geralmente considera 31 de dezembro de 1997 como a data do trmino do perodo hiperinflacionrio no Brasil.

Prtica Atual
No havia nenhum pronunciamento contbil especfico relativo a demonstraes financeiras combinadas de acordo com os BR GAAP anteriores, embora alguns grupos empresariais preparassem demonstraes financeiras combinadas.

Demonstraes Financeiras Combinadas


O CPC brasileiro pretende emitir norma sobre demonstraes financeiras combinadas (CPC 44). No h equivalente direto para essa norma no IFRS. O CPC 44 ser emitido para fornecer orientaes sobre a agregao de
BR GAAP vs. IFRS | Ernst & Young Terco 19

Ernst & Young Terco Auditoria | Impostos | Transaes Corporativas | Consultoria | Middle Market | Governo | Servios Financeiros
Sobre a Ernst & Young A Ernst & Young lder global em servios de auditoria, impostos, transaes corporativas e consultoria. Em todo o mundo, nossos 144 mil colaboradores esto unidos por valores pautados pela tica e pelo compromisso constante com a qualidade. Nosso diferencial consiste em ajudar nossos colaboradores, clientes e as comunidades com as quais interagimos a atingir todo o seu potencial. No Brasil, a Ernst & Young Terco a mais completa empresa de consultoria e auditoria, com 3.500 profissionais que do suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, mdio e grande portes, sendo que 111* so companhias listadas na CVM e fazem parte da carteira especial da equipe de auditoria.

www.ey.com.br
2010 EYGM Limited. Todos os direitos reservados. Esta uma publicao do Departamento de Comunicao e Gesto da Marca. A reproduo deste contedo, na totalidade ou em parte, permitida desde que citada a fonte. *Dado referente a junho/2010

Das könnte Ihnen auch gefallen