Sie sind auf Seite 1von 5

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAO DE TRENA COM RGUA PADRO

Manual: Pgina: Reviso:

S-CD 1 de 5 0 (Nov/2006)

PR-081
1. OBJETIVO

Este procedimento tem como objetivo descrever o processo de calibrao de trena de fita de ao, com comprimento de 0,5 a 50m. 2. DOCUMENTOS DE REFERNCIA 2.1 Norma ABNT NBR 6165 Temperatura de referncia para medies industriais de dimenses lineares Padronizao 2.2 Portaria N 29 de 1995 do INMETRO - Vocabulrio Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (VIM) 2.3 Norma ABNT NBR 10123 Trenas de Fita de Ao 3. TERMINOLOGIA Trena de fita de ao: Instrumento de medio cuja fita graduada no sistema mtrico, ao longo do seu comprimento, com traos transversais e acoplada a um estojo ou suporte dotado de um mecanismo de recolhimento manual ou automtico da fita, existindo ainda alguns modelos com sistema de trava. RBC: Rede Brasileira de Calibrao formada por laboratrios credenciados pelo INMETRO para realizar calibraes conforme escopo de credenciamento. 4. INSTRUMENTOS Rgua graduada padro Lupa graduada Pesos padro de 2 kg e 5 kg Suporte de calibrao de trena Dispositivos de fixao Termmetro Paqumetro Morsa

5. DESVIOS A SEREM VERIFICADOS Erros de Indicao Espessura do encosto Folga do encosto

6. EXECUO 6.1 Preparao Limpeza Utilizar benzina, ter ou lcool isoproplico, tecido de popeline branco, guardanapo de papel ou papel toalha e luvas de ltex. Devem ser limpos, a trena a ser calibrada, e os instrumentos a serem empregados nessa calibrao. Inspeo Visual Utilizando luvas de ltex, verificar se a fita apresenta danos, como por exemplo, fita graduada apagada, corroso, funcionamento da trava, encosto de referncia danificado, riscos na graduao da fita, funcionamento da mola de retorno da fita de ao, etc.. Anotar qualquer anomalia no relatrio de calibrao.

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAO DE TRENA COM RGUA PADRO

Manual: Pgina: Reviso:

S-CD 2 de 5 0 (Nov/2006)

PR-081

Estabilizao da Temperatura Colocar a trena juntamente com os padres sobre o suporte de calibrao para estabilizao da temperatura. A temperatura do ambiente, da trena e dos padres empregados, deve ser de 20 6 C e verificada com um termmetro de resoluo mxima 1 C. Verificao da calibrao dos padres os padres e instrumentos utilizados devem estar calibrados por laboratrios da RBC ou redes metrolgicas estaduais (rastreabilidade a padres nacionais), e dentro do prazo de validade da calibrao. Anotar os dados dos padres e instrumentos e dos seus certificados de calibrao no relatrio de calibrao. Preparao para calibrao Sobre o suporte de calibrao de trena fixa-se a rgua graduada padro com dois dispositivos de fixao conforme a Figura 1. Deve-se observar que a escala superior da rgua graduada padro seja visvel. O incio da rgua padro deve coincidir com a extremidade do suporte de calibrao de trena, para isso pode ser necessrio usar um batente de apoio auxiliar avulso ou j fixado no suporte de calibrao de trena conforme a Figura 1. A fixao da trena feita atravs da colocao do encosto de referncia na extremidade do suporte de calibrao de trena, ficando a trena com a sua escala inferior justaposta a escala superior da rgua graduada padro de acordo com a Figura 1. Adapta-se o fixador sobre a fita de ao da trena na parte posterior ao comprimento do suporte de calibrao de trena, conforme Figura 1 e fixa-se o peso padro adequado faixa de medio da trena que exercer uma fora de trao e tensionar a trena. Para trenas de fita de ao com faixa de medio: menor ou igual a 5 m utiliza-se um peso padro de 2 kg que exercer uma fora de 19,6 N ; maior que 5 m utiliza-se um peso padro de 5 kg que exercer uma fora de 50 N.

Figura 1 Preparao para a calibrao de trena 6.2 Determinao dos Erros de Indicao A medio realizada oticamente, os pontos de medio devem ser determinados em 20%, 40%, 60%, 80% e 100% da faixa de medio da trena. Exemplo: em uma trena de 5m os pontos so: 1000 mm, 2000 mm, 3000 mm, 4000 mm e 5000 mm. Anota-se no relatrio de calibrao em cada ponto de medio: o valor indicado na trena no ponto que est sendo calibrado (A); a leitura da lupa desde a borda inicial do trao da trena at a borda inicial do trao da rgua (B): se a leitura da lupa fica esquerda do trao da escala metlica o valor negativo (-) se a leitura da lupa fica direita do trao da escala metlica o valor positivo (+)

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAO DE TRENA COM RGUA PADRO

Manual: Pgina: Reviso:

S-CD 3 de 5 0 (Nov/2006)

PR-081
o valor indicado na rgua (C).

A Figura 2 apresenta a forma de leitura da trena, lupa e rgua para medir o erro de indicao da trena.

Figura 2 Medio do erro de indicao da trena O valor verdadeiro convencional VVC (D) a soma do valor indicado na rgua (C) com a leitura da lupa (B). D=C+B E o erro de indicao (E) a diferena entre o valor indicado na trena (A) e o valor verdadeiro convencional (D). E=A-D O maior erro de indicao ser o erro de maior valor encontrado entre os pontos medidos. No caso de se realizar medies de comprimentos maiores que o da escala graduada padro deve-se deslocar a trena at que o ltimo ponto calibrado coincida com a extremidade inicial da rgua graduada padro, observando que a borda inicial do trao gravado na trena deve coincidir com a extremidade da rgua graduada padro (utilizar a lupa para verificar a coincidncia de traos). Nesses casos deve-se usar um dispositivo de fixao para prender a fita de ao da trena justaposta a rgua graduada padro nessa posio. Os demais itens de fixao devem ser os mesmos estabelecidos no item 6.1 - Preparao. Deve se observar que os novos valores do valor verdadeiro convencional devero ser somados ao valor verdadeiro convencional do ltimo ponto onde a trena foi deslocada em relao a rgua padro. Exemplo: Calibrao de uma trena de 5m com uma rgua padro de 2000 mm. Valor Indicad Leitura da Lup Valor Indicad VVC na Trena (B) na Rgua D=C+B (A) (C) (D) ... ... ... ... 2000 mm -0,5 mm 2000 mm 1999,5 mm 3000 mm -0,1 mm 1000 mm** = 999,9 + 1999,5 = 2999,4 mm ... ... ... ... ** - deslocamento da trena no ponto de 2m para o incio da rgua padro. 6.3 Medio da folga do encosto e da espessura do encosto Para realizar a medio da folga do encosto fixe na morsa, entre os mordentes, a fita de ao da trena, fixando os mordentes sobre os rebites que fixam o encosto na trena. Mea com os medidores internos do paqumetro a distncia entre a superfcie interna do encosto, sem segur-lo, e a borda do mordente da morsa (F). Anote o valor medido no relatrio de calibrao. Ento mea com os medidores internos do paqumetro a distncia entre a superfcie interna do encosto, segurando-o contra a fita da trena, e a borda do mordente da morsa (G). Anote o valor medido no relatrio de calibrao. O valor da folga do encosto (H) a diferena dessas duas medidas. H=FG Erro de Indicao E=AD (E) ... 0,5 mm 0,6 mm ...

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAO DE TRENA COM RGUA PADRO

Manual: Pgina: Reviso:

S-CD 4 de 5 0 (Nov/2006)

PR-081

A medio da espessura do encosto feita com a utilizao dos medidores externos do paqumetro na posio prxima a escala. Anote o valor medido no relatrio de calibrao. 6.4 Grfico dos Erros de indicao Aps ter-se medido os erros de indicao fazer a marcao desses erros no Grfico dos Erros de Indicao no relatrio de calibrao e unir os pontos com retas, desenhando dessa forma a curva de calibrao da trena. 7. REGISTRO DE RESULTADOS Dever ser preparado um relatrio da calibrao da trena contendo: - caractersticas da trena faixa de indicao, marca e identificao (nmero de srie, etc.); - condies ambientais (temperatura ambiente); - dados da inspeo visual (riscos, mossas, oxidao, outros danos); - dados dos instrumentos e padres utilizados; - tabela contendo o valor indicado na trena, a leitura da lupa e o valor indicado na rgua; - clculos do valor verdadeiro convencional e do erro de indicao em cada ponto de medio; - o valor do maior erro de indicao; - o valor da espessura do encosto; - o valor da folga do encosto; - o grfico dos erros de indicao. Para emitir um parecer de conformidade do equipamento pode-se consultar a norma NBR 10123 - Trenas de Fita de Ao que determina as tolerncias para os erros de indicao ou a Tabela 1*. Obs.: * Para ter certeza dos valores limites consulte sempre a norma original. Comprimento inspecionado (m) 1 >1 ** L em mm. Tabela 1 Tolerncia para o erro de indicao da trena de fita de ao, segundo NBR 10123/1987. 8. ANEXO Anexo I - Relatrio de Calibrao de Trena. Classe da Trena 1 2 1** 2** Tolerncia (mm) 0,3 0,6 (0,3 + L x 10 -4) (0,6 + 2L x 10 -4)

PROCEDIMENTO DE CONTROLE DIMENSIONAL - CALDEIRARIA CALIBRAO DE TRENA COM RGUA PADRO

Manual: Pgina: Reviso:

S-CD 5 de 5 0 (Nov/2006)

PR-081

Procedimento RELATRIO DE CALIBRAO DE TRENA 1) Caractersticas da Trena Faixa de Indicao: N Identificao: Padro de referncia: REV. 0 Nov/2006 Pgina 01/01

Fabricante: Modelo: N de Srie:

2)Condies Ambientais Temperatura Ambiente: _____________________ 3) Inspeo Visual (Observaes)

4) Informaes Leitura da Lupa: esquerda do trao da escala metlica o valor negativo (-) direita do trao da escala metlica o valor positivo (+)

5) Calibrao Valor Indicado na Trena (A) Leitura da Lupa (B) Valor Indicado na Rgua (C) VVC D=C+B (D) VVC = Valor Verdadeiro Convencional Erro de Indicao E=AD (E)

Maior Erro de Indicao: Medida interna do encosto at a morsa, sem segur-lo (F) Folga do encosto (H): H=F-G 6) Dados dos instrumentos e padres utilizados Medida interna do encosto at a morsa, segurando-o contra a fita da trena (G) Espessura do encosto: 7) Grfico dos Erros de Indicao
1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0,0 -0,1 -0,2 -0,3 -0,4 -0,5 -0,6 -0,7 -0,8 -0,9 -1,0

0%

Inspetor:________________________ SNQC:_________________ Data: ______/______/________

100%

20%

40%

60%

80%

Das könnte Ihnen auch gefallen