Sie sind auf Seite 1von 4

O Mito do Eterno Retorno O Problema. Mircea Eliade. - Arqutipos : Repetio de atos/modelos que ocorreram na Gnese.

. Modelos repetidos porque foram consagrados na Origem do Cosmos por Deuses, Antepassados ou Heris. - A Realidade funo da imitao de um arqutipo celeste. - Realidade Transcendente: Tudo (natureza e artefatos humanos) tem realidade e identidade porque participam de uma realidade alm da que se pode ver e tocar. - Nada pode durar se no for dotado de Alma, se no for Animado. Essa Animao se alcana atravs de repetio de Arqutipos, que so os Ritos. - Judeus: Tabernculo Templo Terrestre conforme Templo Celeste. - Cidades: Construdas conforme plano/modelo revelado em sonhos, momento de contato com o Transcendente. - O Caos: Desertos, Mares Desconhecidos, Regies Selvagens, Territrios no Cultivados No existem enquanto espao sagrado, logo no podem ser habitados pelo homem. Representam um espao antes da criao, so parte de um modelo diferente: O CAOS. Antes de se tomar posse desse territrio ele necessita ser COSMIFICADO por Ritos de Criao. (Idade Mdia Bosque // Tempo Expanses Esp. e Port. novas terras em nome de Jesus a Cruz Consagrao Novo Nascimento do Territrio). - Caos: Indiferenciado. Sem forma. Profano. Efmero. Representado pelas guas. - Cosmos: Diferenciado. Com forma definida. Sagrado. Eterno. Separao entre Cu e Terra a partir das guas. - Criao: Passagem do Caos ao Cosmos. - S o Sagrado Existe. S o Sagrado Real. - Simbolismo do Centro: Montanha Sagrada, encontro entre o Cu e a Terra. Eixo do Mundo (CU, TERRA e INFERNO). Este o Centro Sagrado por excelncia, onde se encontra a REALIDADE ABSOLUTA. - Construo de ZIGURATES. - Cristos: GOLGOTA. - BABILNIA Porta dos Deuses. Local por onde os Deuses vem a Terra. - Homem: Criado no Centro do Mundo. Local onde se d o contato entre Divino e Profano. - Paradoxo do Rito de Criao: No momento da realizao dos Ritos todo o espao consagrado retorna ao Centro do Mundo e todo tempo retorna ao Tempo Mtico da Criao // O homem arcaico s consegue ser ele mesmo, quando o deixa de ser e repete os gestos de um ser transcendental.

- Ocorre uma Reedio, uma Recuperao do Tempo e Espao Mtico. No momento do Rito o homem contemporneo da Cosmogonia. - Sbado Judeu e Domingo Cristo: E no Stimo dia ELE descansou. - Cosmogonia: Mitos que explicam a origem do mundo. - Hierogamia: Sexo entre os Deuses Criao. Sexo entre Sacerdotes e Sacerdotizas. A imitao do Arqutipo da Hierogamia era realizado todo incio de um novo ano. Ritos de Criao, Renovao e Fartura. - Renovao do Tempo, dos ciclos de fertilidade da Terra, das Mulheres e dos Animais. O Tempo enfraquecido e deteriorado por causa das faltas dos seres humanos deixa de existir e reposto, renovado, revigorado. - Ocorre uma Abolio do Tempo e Espao. Ocorre um retorno ao Espao e Tempo Primitivo onde ambos so Revigorados. Histria das Crenas e das Idias Religiosas As Religies Mesopotmicas. Mircea Eliade. - guas Primordiais: Freqente na Cosmogonia Arcaica. A gua por no ter forma prpria representava o CAOS. Mesmo na religio Judaico-Crist, no Gnesis, existe a mesma crena de Deus cria os Cus separando o Mar em duas Partes a de cima e a de baixo. Posteriormente separou a debaixo em parte seca (Terra) e parte de reunio das guas (Mares). - A Deusa Me, que habita no Caos: Gera dois Filhos, o Cu e a Terra, que eram unidos. Somente aps terem um filho, a Atmosfera, esse consegue separar os seus pais, levando um para as alturas. - Dilmun: Tempo em que tudo foi criado com perfeio. Representa a Perfeio e BemAventurana dos Primeiros Tempos. dem Judeus-Cristos. Terra Sem Males Guaranis. - O senhor de Dilmun era En-ki, demonstra ter uma natureza mortal, embora divino. - En-Ki come ervas que havia acabado de criar, sem antes dar-lhes nomes e funes. Isso colocava em risco a prpria Criao. Por sua Falta amaldioado por sua esposa. Sofre e se debilita como qualquer mortal, at ser salvo pela prpria esposa. - Segundo os Mitos Mesopotmicos o homem, em sua criao, sempre recebe uma parte de Celeste, de Divino, cedida pelos prprios Deuses. - O homem partilha de Substncia Divina (um Sopro Vital ou o Sangue Divino), dessa forma no existia distncia intransponvel entre as Divindades e a Condio Humana.

- Os seres humanos foram criados para serem SERVIDORES dos Deuses, no seus ESCRAVOS. Tinham a funo de COLABORADORES na manuteno da Criao. Pois so seus IMITADORES. - No final de cada ano ocorria o ritual de Renovao do Tempo: Uma Ano 12 meses (12 ciclos lunares). Um Ms 30 dias. Um Dia 12 partes (1h atual = 2h mesopotmicas). Um Ano de 360 dias. - O Mundo e o Tempo so Purgados, Regenerados atravs de Ritos e Festas de Ano Novo, muitas vezes com Orgias e reprodues de Teogamia. - Deuses: Responsveis pela Ordem Csmica. - Homens: Responsveis pela Ordem Social. - O Diluvio: Fim do Mundo. O mundo recriado da Raiz, depois de um Cataclismo provocado pelos Deuses, descontentes com os seres humanos. Renovao. - Um Novo Mundo, um Novo Tempo e uma Nova Humanidade RESSURGEM aps o CAOS Aqutico. - O nico sobrevivente Zisudra (piedoso e submisso). Levado para viver em Dilmun. Torna-se imortal. O Mito do Dilvio praticamente universal sendo reproduzido por muitas culturas. - O Tempo e o Mundo se deterioram porque a humanidade passa a viver fora dos modelos determinado pelos Deuses ou no realizam corretamente os Ritos (Faltas). - O prprio Cosmos se deteriora pois existe dentro do tempo humano, sendo afetado pelas faltas destes. Para tanto necessita ser periodicamente recriado. - As Festas de Final de Ano ocupam a mesma funo do Dilvio: Fim de uma etapa Desgastada e Decadente, para surgir uma Nova Criao. - Modalidades Csmicas Faces de uma mesma moeda: CAOS/COSMO, DESTRUIO/CRIAO, VIDA/MORTE, ESTERILIDADE/FERTILIDADE. - Mesmo os Deuses deviam aceitar a alternncia entre a Vida e a Morte. Para os homens tal destino no poderia ser diferente. - Nos festejos de Ano Novo, os reis ENCARNAVAM as Divindades. Morriam (ritualmente) como elas, desciam aos infernos e depois retornavam trazendo ORDEM e RECRIAO. Instaurando um NOVO TEMPO para os humanos. - Mitologia Acadiana: Deuses que inspiram Temor Sagrado. Punem os malfeitores e recompensam os justos. - A LUZ considerada o verdadeiro atributo da Divindade. Como o Rei compartilha uma condio Divina o Rei passa a ser visto como RADIANTE.

- Possveis caractersticas assumidas pelos Hebreus da Mitologia Mesopotmica: *Experincia Religiosa Individual como algo possvel (o indivduo reza e pede perdo por seus pecados sem necessitar, obrigatoriamente, de um culto contato pessoal com o divino). *Elevao de Divindades a uma Classe Suprema (Divindades Universais, Muito mais poderosas que as demais e com Luminosidade Aterradora). *LUZ como smbolo do Divino, do Puro, do Celestial. *Viso trgica da existncia humana (um pecador, condenado a errar e ser castigado, um penitente). - O ser humano est condenado a errar devido parte de sua essncia criadora ser demonaca: * O homem criado a partir do sangue de Kingu, um Arquidemnio, lder das hostes infernais criadas por Tiamat para enfrentar o Deus Criador Marduk. *Mas quem modela a forma do homem, que lhe d vida, so as jovens divindades criadoras. *O homem to demonaco, quanto divino. *O homem j foi criado mortal e para servir aos Deuses, no para tentar se igualar a Eles (Gilgamesh). *Algumas oraes Acdias demonstram a indiferena dos Deuses frente ao sofrimento dos homens Uma conscincia da Injustia Divina. *Por isso do pessimismo trgico em relao ao homem. - Segundo a religio Acadiana, na batalha de Criao do Cosmos, Marduk, junto com outras divindades jovens enfrentaram as deidades que representavam a totalidade primitiva, o Caos, a inrcia, a estagnao. O lder das antigas divindades e demnios Tiamat, que vencido por Marduk, que o esquarteja e a partir de seus pedaos so criados o mundo e o universo. Desta forma, o Cosmos, assim como o homem, compartilha tanto do Divino como do Demonaco, portanto tambm se deteriora com o passar do tempo. - Soberano Mesopotmico: * Nos rituais encarna, efetivamente, Marduk e realiza a recriao e fertilidade do Mundo. * Tem uma dupla natureza. Embora tenha descido dos Cus, nasce de um ventre humano. um humano-divino. *Antes de nascer os deuses o predestinaram a soberania. Ligao entre os deuses e os homens. *Habita em um palcio, em uma cidade sagrada, com uma divindade padroeira. Habita o Centro do Mundo. - O Soberano o criador da Vida e da Fertilidade na Terra. Sem ele no possvel realizar o REINCIO. A Vida no se Restaura. - O Rei Mesopotmico humano, mas com intimidade com o Divino, o que o diferencia do Fara Egpcio, que era considerado a prpria encarnao da divindade na Terra.

Das könnte Ihnen auch gefallen