Sie sind auf Seite 1von 40

Captulo 3

Geometria

105

106

Por que os nomes elipse, parbola e hiprbole?


Adaptado do artigo de

Geni Shulz da Silva

A Menaecmus, por volta de 350 a.C., discpulo e sucessor do matemtico Eudoxo na direo da Escola de Cizico (sia Menor), atribui-se a inveno das curvas elipse, parbola e hiprbole, por ele construdas mecanicamente e utilizadas na resoluo do clssico problema da duplicao do cubo (problema de Delos). Mas foi Apolnio (III sc. a.C.) quem extraiu essas curvas de uma superfcie cnica, mediante sees planas. Da a denominao comum de sees cnicas. Os nomes elipse, parbola e hiprbole foram mesmo usados por Apolnio, que os tirou de uma terminologia pitagrica (VI sc. a.C.) especfica para reas. Assim, quando os pitagricos faziam a base de um retngulo ficar sobre um segmento retilneo de modo que uma extremidade dessa base coincidisse com uma das extremidades do segmento, diziam que tinham um caso de elipse, parbola ou hiprbole, conforme a referida base fosse menor do que o segmento, 107

com ele coincidisse ou o excedesse. E observamos que a razo dessas designaes est na prpria significao dos termos, pois elipse quer dizer falta, parbola corresponde a igual e hiprbole exprime excesso.

Vejamos agora o fato em relao s curvas em questo. Para isso, consideramos uma cnica de vrtice A, como na figura. Seja P um ponto qualquer da cnica e Q sua projeo ortogonal sobre AB. Pelo vrtice A traamos uma reta perpendicular a AB, sobre a qual tomamos AD = p, p um nmero real positivo previamente dado. A seguir, construamos um retngulo de base AQ, situada sobre a reta

AB, e lado AE sobre AD, de modo que a sua rea seja


Conforme

AE < AD, AE = AD ou AE > AD,


Apolnio denominou a cnica de elipse, parbola ou hiprbole. Em outros termos, se considerarmos a curva referida a um sistema cartesiano de eixos coordenados com eixo dos x (abcissas) sobre AB e eixo dos y (ordenadas) sobre AD e se designarmos as coordenadas de P por x e y, a curva ser uma elipse se y2 < px, uma parbola se y2 = px e uma hiprbole se y2 > px. 108

Por que as antenas so parablicas?


Adaptado do artigo de

Eduardo Wagner

A palavra parbola est, para os estudantes do ensino mdio, associada ao grfico da funo polinomial do segundo grau. Embora quase todos conheam as antenas parablicas, nem todos fazem ligao entre uma coisa e outra. Os espelhos dos telescpios e dos faris dos automveis tambm so parablicos. Por qu? Neste artigo, vamos partir da definio geomtrica dessa curva chamada parbola, descobrir sua equao e investigar algumas de suas propriedades, que vo justificar por que as antenas e alguns espelhos precisam ser parablicos. Por questes de simplicidade, tudo o que dissermos de agora em diante passa-se num plano. Definio Consideremos uma reta d e um ponto F. Parbola de foco F e diretriz d o conjunto de todos os pontos cuja distncia reta d igual distncia ao ponto F. Na figura, se PD = PF, ento P um ponto da parbola de foco F e diretriz d.

109

Para obter diversos pontos de uma parbola, dados o foco F e a diretriz d, trace por F uma reta r perpendicular diretriz, e seja D o ponto de interseo de r e d. O segmento DF chama-se parmetro da parbola e o ponto V, mdio de DF, o vrtice da parbola. Para cada ponto A da semi-reta VF, trace a reta s, perpendicular r. A circunferncia de centro F e raio AD corta s nos pontos P e P, que pertencem parbola. Como PD = AD, a distncia de P ao foco igual sua distncia diretriz. A equao da parbola Em um sistema de coordenadas, no difcil encontrar a equao da parbola, dados o foco e a diretriz. Tomemos como foco e como diretriz.

Se P = (x, y) tal que PF = PD, temos:

Elevando ao quadrado e cancelando os termos iguais dos dois lados, obtemos: 110 , o que mostra que a equao

de uma parbola da forma y = ax2 (um polinmio do segundo grau). Reciprocamente, dada uma funo da forma y = ax2 , fcil provar que qualquer um de seus pontos possui distncia ao ponto distncia reta parbola de foco igual

, o que mostra que o grfico de y = ax2 uma e diretriz .

Com um pouco mais de trabalho, o leitor poder demonstrar que o grfico de y = ax2 + bx + c (com ) tambm uma parbola com vrtice no ponto Antenas e espelhos Vamos voltar agora s nossas perguntas iniciais. Por que as antenas que captam sinais do espao so parablicas? Por que os espelhos dos telescpios astronmicos so parablicos? Nos dois exemplos acima, os sinais que recebemos (ondas de rdio ou luz) so muito fracos. Por isso, necessrio capt-los em uma rea relativamente grande e concentr-los em um nico ponto para que sejam naturalmente amplificados. Portanto, a superfcie da antena (ou do espelho) deve ser tal que todos os sinais recebidos de uma mesma direo sejam direcionados para um nico ponto aps a reflexo. .

A antena ideal deve dirigir todos os sinais recebidos ao ponto F.

111

Vamos mostrar que se a superfcie for parablica, essa situao ocorre. Observao 1 Observemos inicialmente que uma parbola separa os demais pontos do plano em duas regies: uma, onde cada ponto tem distncia ao foco menor que sua distncia diretriz, chamada regio interior, e outra, onde a distncia de cada ponto ao foco maior que a distncia diretriz, chamada regio exterior.

A figura mostra uma parbola de foco F e diretriz d e uma reta r paralela d, cortando a curva em P e P. Se o ponto P1 da reta r interior ao segmento PP, ento P1F < PF = PD = P1D1 e, portanto, interior parbola. Por outro lado, se P2 um ponto da reta r, exterior ao segmento PP, ento P2F < PF = PD = P2D2 e P2 exterior parbola. Observao 2 Os raios de luz e as ondas de rdio propagam-se no espao em linha reta. Alis, isso no inteiramente verdadeiro, mas para o observador da Terra aceitvel. Quando esses sinais so refletidos em um ponto de uma superfcie, tudo se passa como se estivessem sendo refletidos em um plano tangente superfcie nesse ponto, de acordo com a famosa lei da Fsica: o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo.

112

Consideremos um ponto P qualquer da parbola de foco F e diretriz d, e ainda a reta t , bissetriz do ngulo FPD . Vamos mostrar geometricamente que t tangente parbola. No tringulo PFD, como PF = PD, a reta t, bissetriz do ngulo PFD, tambm mediana e altura. Em outras palavras, a reta t mediatriz do segmento FD. Seja agora Q, um ponto qualquer da reta t, distinto de P. Se D a projeo de Q sobre d, temos:

QF = QD > QD.
Portanto, Q exterior parbola. Ora, o ponto P da reta t pertence parbola, e todos os outros pontos de t so exteriores. Logo, t tangente parbola em P.

Observe, na figura acima, a semi-reta PY, prolongamento do segmento DP. Como a tangente parbola em P bissetriz do ngulo FPD, temos que PY e PF fazem ngulos iguais com essa tangente. Por isso, todo sinal recebido na direo do eixo da parbola toma a direo do foco aps a reflexo.

113

A hiprbole e os telescpios
Adaptado do artigo de

Geraldo vila

artigo anterior trouxe uma interessante propriedade focal da parbola, que utilizada na construo de refletores e antenas parablicas. Seria natural que o leitor perguntasse: e a hiprbole? Tem ela propriedade parecida? Sim, tem, e uma propriedade importante na tecnologia dos telescpios, como explicaremos neste artigo. O que uma hiprbole As chamadas sees cnicas elipse, hiprbole e parbola so as curvas que se obtm como interseco de um cilindro ou cone circular reto com um plano. Outra maneira equivalente de definir essas curvas a geomtrica e se faz em termos da chamada propriedade focal. Supondo que estamos trabalhando em um plano, a hiprbole, por exemplo, pode ser definida geomtricamente:

Dado um nmero positivo d e dois pontos F e F, chama-se hiprbole ao lugar geomtrico dos pontos cuja diferena das distncias a F e F sempre igual a d.
114

Assim, P, P, P, ... so pontos da hiprbole, visto que

PF PF = PF PF = PF PF = ... = d.

Do mesmo modo, Q, Q, Q, ..., satisfazendo as condies,

QF QF = QF QF = QF QF = ... = d
tambm pertencem hiprbole, a qual, portanto, possui dois ramos distintos. Os pontos F e F so chamados focos da hiprbole. Reflexo da luz Vamos imaginar um espelho refletor construdo com o formato de um ramo de hiprbole, estando a parte refletora do lado de fora da hiprbole, isto , na sua parte cncava.

115

Suponhamos que um raio de luz proveniente de um ponto A incida no espelho em P, como ilustra a figura, de forma que a reta AP passe pelo foco F. Ento possvel mostrar, de forma anloga ao feito para a parbola no artigo anterior a este, que o raio refletido passar pelo outro foco F. O leitor interessado pode encontrar a demonstrao dessa propriedade, por exemplo, no nmero 34 da RPM. Vamos ver uma de suas aplicaes na construo de telescpios. Telescpios refletores Galileu Galilei (1564-1642) foi o primeiro cientista a construir um telescpio para observao astronmica. Isso se deu em 1609 e resultou em notveis descobertas: Galileu viu montanhas e acidentes geogrficos na superfcie lunar, observou que Vnus passa por fases como a Lua, notou que Saturno tem um formato alongado (devido a seus anis), e que Jpiter possui satlites girando a sua volta. Em pouco tempo Galileu revolucionou a Astronomia. Os primeiros telescpios, inclusive o de Galileu, foram construdos com lentes e funcionavam com base na refrao da luz. So os chamados telescpios refratores. Acontece que as lentes tm vrios inconvenientes, como as deformaes das imagens que elas produzem, fenmeno que pode ser facilmente observado com Galileu Galilei qualquer lente de grau de culos comuns; basta olhar atravs da lente e mov-la transversalmente para um lado e para o outro, ou em crculos, para notar essas deformaes. Alm disso, a lente tambm atua como um prisma, decompondo a luz branca em vrias cores, produzindo outro tipo de efeito indesejvel nas observaes, as chamadas aberraes cromticas. Esses inconvenientes dos telescpios refratores no existem nos telescpios refletores. O telescpio refletor nada mais do que um espelho parablico no fundo de um tubo, como ilustra a Figura 1. Os raios 116

provenientes de um corpo celeste distante (estrela, galxia, planeta, etc.) formam um feixe praticamente paralelo, que se reflete no espelho e vai formar a imagem do objeto no foco F. O problema agora que, para observar essa imagem, o observador teria de estar com seu olho posicionado no foco da parbola, mas isso impossvel na prtica.

Isaac Newton (1642-1727) resolveu esse problema em seu telescpio refletor, colocando um espelho plano E entre o espelho parablico e o foco F (Figura 1). Com isso, os raios que iriam formar a imagem em F so novamente refletidos e vo formar essa imagem num ponto fora do tubo do telescpio, onde se posiciona o observador.

Figura 1

Figura 2 Em 1672 o astrnomo francs Cassegrain props a utilizao de um espelho hiperblico E, como ilustra a Figura 2, em lugar do espelho plano de Newton. Um dos focos da hiprbole coincide com o foco F da parbola. Agora os raios que iriam formar a imagem no foco F so refletidos pelo espelho E e formaro essa imagem no outro foco da hiprbole. 117

Para compreender a vantagem desse espelho hiperblico de Cassegrain sobre o espelho plano de Newton, devemos observar que o espelho plano no pode ficar muito prximo do foco F, sob pena de o ponto da Figura 1 ficar dentro do telescpio; em conseqncia, o espelho plano precisa ser de razovel tamanho, o que resulta num bloqueio significativo da luz incidente no espelho parablico que forma a parte principal do telescpio. O espelho de Cassegrain, pelo contrrio, pode ser construdo mais prximo ou mais afastado do foco F, mantendo-se fixa a distncia FF entre os focos da hiprbole; em conseqncia, o tamanho desse espelho pode ser maior ou menor. A distncia entre os focos F e F tambm pode ser alterada para mais ou para menos, sem mudar a posio do foco F. A combinao desses fatores permite grande flexibilidade na montagem do refletor hiperblico E, adequando-a, assim, s exigncias das observaes. Essas montagens de Cassegrain somente comearam a ser utilizadas nos telescpios cerca de um sculo aps terem sido propostas. Desde ento passaram a ser largamente usadas, e hoje em dia esto presentes no apenas nos telescpios ticos, mas tambm nos radiotelescpios. O famoso telescpio tico do observatrio de Monte Palomar, que fica 80 km a nordeste de San Diego, na Califrnia, utiliza vrias montagens do tipo de Cassegrain.

As PARBOLAS falam...

118

A mgica do cubo
Adaptado do artigo de

Gildo A. Montenegro

Introduo

A visualizao espacial permite reconstruir


mentalmente o mundo fsico e antecipar a soluo de problemas, antes que eles surjam no ambiente real. Nessa linha, a intuio geomtrica deve ser estimulada na escola, com a construo de modelos de poliedros e objetos da vida cotidiana (maquetes). Uma forma geomtrica conhecida desde a antiguidade, e amplamente usada pelo homem, o cubo. H poucos anos surgiu o cubo mgico, engenhoso quebra-cabea que utiliza as combinaes de figuras nas faces de cubos interligados. Entretanto, podem-se fazer, em sala de aula, outras mgicas com cubos. Uma aposta cbica

Ele Todos os livros dizem a mesma coisa: com seis quadrados pode-se armar um cubo. Ela verdade. Abra uma caixa cbica e voc ver que ela formada por seis quadrados, como na figura.
119

Ele Isso o que todos dizem. Mas eu quero mostrar como fazer um cubo com quatro quadrados. Ela Com quatro faces voc forma uma caixa cbica, mas ficam faltando duas tampas.
Ele E se eu fizer um?

Ela No existe cubo com quatro faces. Se voc quer economizar, experimente viver com menos dinheiro. Ele Por falar em dinheiro, voc aposta um almoo como eu farei um cubo com menos de quatro quadrados? Ela Est fechada a aposta! Nessa altura, ele apresenta um recorte em cartolina:

Ele Aqui havia quatro quadrados e eu recortei quatro tringulos que formavam um quadrado; restam trs quadrados. Agora, dobre nas linhas convenientes para formar um slido. Ela No pode ser... bom... de fato, um cubo. S que ele menor do que aquele que eu mostrei. Ele A aposta no envolvia medidas. Mas, eu fao um acordo: voc paga o almoo e eu, a sobremesa... desde que servida em cubas.

120

Semelhana, pizzas e chopes


Adaptado do artigo de

Eduardo Wagner

As

histrias que vamos contar envolvem dois amigos que gostam de freqentar bares e restaurantes, alm de discutir problemas de Matemtica. Em pelo menos duas situaes, surgiram interessantes problemas cujas solues, alm de elegantes, so bastante educativas. Primeira histria Augusto e Joo foram a um restaurante para comer pizza. O primeiro pediu uma grande, e o segundo, uma mdia e uma pequena, todas do mesmo sabor. Curiosamente, o preo da pizza grande era exatamente igual soma dos preos das pizzas mdia e pequena. Logo aps os pedidos, surgiu naturalmente o problema de saber quem vai comer mais. O fato de os preos a pagar serem iguais no quer dizer nada, porque nos restaurantes, o preo no costuma ser proporcional quantidade da comida servida. Augusto argumenta que, se tivesse uma rgua, 121

poderia medir os dimetros, calcular as reas e verificar se a rea da pizza grande maior, igual ou menor do que a soma das reas das outras duas. Porm, no havia rgua disponvel. Pensando um pouco, Joo, bom gemetra, declarou ter resolvido o problema, dizendo que assim que as pizzas chegassem, diria quem comeria mais e, para isso usaria apenas objetos que estavam em cima da mesa. Augusto estupefato duvidou. Como possvel? No temos instrumento de medida algum. Em cima da mesa s h talheres, copos, guardanapos e o cardpio, responsvel por nossa incrvel discusso! A espera no foi longa, e as pizzas chegaram. Rapidamente, ento, Joo cortou cada uma delas em duas metades.

Sobre a mesa (de mrmore) juntou os dimetros para formar um tringulo. Utilizando o canto do cardpio como um modelo para o ngulo
reto, Joo verificou que o ngulo oposto ao dimetro da maior metade () era menor do que 90o, e declarou eu como mais. E Augusto, aps pensar alguns momentos, concordou.

Qual a explicao? A explicao depende de dois teoremas importantes. O primeiro bastante conhecido e o segundo, no muito. Teorema 1 A razo entre as reas de figuras semelhantes igual ao quadrado da razo de semelhana. 122

Teorema 2 Se figuras semelhantes so construdas sobre a hipotenusa e sobre os catetos de um tringulo retngulo, ento a rea da figura maior igual soma das reas das outras duas. Vamos demonstrar esse segundo teorema. Na figura a seguir, A, B e C representam as reas de figuras semelhantes que foram construdas sobre os lados de um tringulo retngulo de hipotenusa a e catetos b e c. Pelo teorema 1:
A a = B b B b = C c
2

ou
2

A a b
=
2

= =

B b2 C c2

, .

ou

B
2

Portanto,

A a
2

B b
2

C c
2

B+C b2 + c2

Como no tringulo retngulo, a2 = b2 + c2, conclumos que A = B + C. Reciprocamente, se figuras semelhantes so construdas sobre os lados a, b e c de um tringulo, e se A = B = C, ento a2 = b2 + c2 e, pela recproca do teorema de Pitgoras, o tringulo retngulo. Para concluir que, no nosso problema, Joo estava certo, observe que, se o ngulo oposto ao lado a do tringulo de lados a, b e c, temos: < 90o a2 < b2 + c2 A < B + C e > 90o a2 > b2 + c2 A > B + C. Portanto, se na nossa histria Joo constatou que o ngulo era menor que 90o, ento a rea da semipizza grande era menor que a soma das reas das outras duas metades.

123

Segunda histria Dias depois, Augusto, afobado com o calor, senta-se em um bar e pede um chope (na verdade, o primeiro de muitos). Nesse lugar, o chope servido em tulipas, que so copos com a forma de um cone. O garom chega com a bebida, ao mesmo tempo que Joo encontra seu amigo. Como vai, Joo? Sente-se e tome rpido a metade deste copo. Eu tomo a outra metade. A fisionomia de Joo mostra alguma tristeza. Como determinar a altura do nvel da bebida quando um copo cnico contm a metade do seu contedo? Augusto ento alivia a situao. Meu caro amigo, para este problema, seus artifcios so insuficientes. Eu hoje vim prevenido e trouxe uma rgua e uma calculadora. Desculpe-me pela brincadeira, e vamos juntos resolver o nosso problema. Augusto ento saca de sua rgua, calculadora, caneta e sobre um guardanapo mostra a soluo, sob o olhar de um estupefato garom. Observe, Joo, que o copo tem 20 cm de altura. Desejamos obter a altura da superfcies do lquido que corresponde metade do volume do copo. Para isso, precisamos recordar dois teoremas. Teorema 3 Toda seo paralela base de um cone forma um outro cone semelhante ao primeiro. Teorema 4 A razo entre o volume de slidos semelhantes igual ao cubo da razo de semelhana. Augusto continua sua explicao. Se voc tiver tomado uma parte do contedo deste copo, teremos aqui, pelo teorema 3, dois objetos semelhantes: o cone formado pelo lquido e o prprio copo. A razo de semelhana entre esses dois copos a razo entre suas alturas, ou

124

seja, h/20. Como desejamos que o lquido tenha a metade do volume do copo, pelo teorema 4 podemos escrever: isto , Assim, a altura que corresponde metade do volume do copo cm. Joo concorda com a perfeita explicao, mas repara que a resposta no resolve ainda o problema, porque ele no tem a menor idia de quanto . E ento Augusto, com a sua calculadora e seu sorriso irnico, diz: Ah! bom saber que esse valor d aproximadamente 16 cm. Bem. O problema foi resolvido, e o chope, j meio quente, foi adequadamente dividido. Falta apenas o final da histria. Nessa altura, as pessoas das outras mesas ouviam atentamente nossos personagens com um misto de admirao e espanto. Nisso, Joo faz uma descoberta, que anuncia em alto e bom som: Este problema revela que quando somos servidos em tulipas com 4 cm de colarinho estamos tomando apenas metade do contedo do copo. Assim, se eu digo que tomei 10 chopes, na verdade tomei 5, mas paguei 10!! E foram expulsos do bar.

125

A preciso do furo cilndrico


Adaptado do artigo de

Luiz Mrcio Imenes

Um

ex-aluno meu, que hoje professor universitrio, enquanto fazia o curso de Matemtica, foi professor em cursos tcnicos. Certa vez, descreveu-me um processo, usado pelos tcnicos de uma indstria, para verificar a preciso de um furo cilndrico praticado numa pea.

Os tcnicos tomam trs bastes cilndricos de mesmo raio r, que so fixados uns aos outros (com solda, por exemplo), formando um conjunto solidrio. O problema calcular o raio r, de modo que, ao introduzir o conjunto no furo cilndrico, os bastes se ajustem sem folga. Girando o conjunto, percebemos se o furo praticado na pea , de fato cilndrico. Ele deve girar sem pegar e sem folga.

126

Pois bem, a execuo desse processo exige a soluo de um problema de Geometria. Na figura seguinte, os trs crculos menores tm o mesmo raio r, so tangentes entre si dois a dois, e cada um deles tangente ao crculo maior de raio R. Devemos calcular r em funo de R. Vamos resolver o problema: O tringulo ABC equiltero, e seu lado igual a 2r. O ponto O seu baricentro, logo

OC = (2/3)CM
Aplicando o teorema de Pitgoras ao tringulo AMC, temos:

CM 2 = (2r)2 r 2 = 3r 2 ou CM = r 3 ou
OC = (2 / 3)r 3.

Como OC = OP PC = R r, temos que

R r = (2/ 3)r 3 ou r = (2 3 3) R .
Esse valor deve ser calculado considerando-se a preciso dos instrumentos de medida usados na indstria. Se, por exemplo, trabalhamos com dcimos de milmetro e R = 10,00 cm, deveremos ter

r = 0,464 R = 4,64 cm.

127

A capacidade do graneleiro
Adaptado do artigo de

Antonio Acra Freira Geraldo Garcia Duarte Jnior

Histrico

Fomos procurados por diretores da Cooperativa


de Laticnios e Agrcola de Batatais Ltda., que nos contaram o seguinte caso o milho produzido pelos cooperados guardado (a granel) num armazm denominado graneleiro. Construdo h 30 anos, embora de slida e perfeita construo, o mesmo carecia de especificaes precisas sobre sua forma e capacidade. O volume do milho armazenado depende de vrios fatores, tais como: temperatura ambiente, umidade e as impurezas que rotineiramente so colhidas com os gros de milho. Por isso os agrnomos responsveis pela cooperativa descontam do cooperado, a priori, um percentual varivel de 4% a 5% do milho depositado. Na entressafra, quando o milho vendido e retirado do graneleiro, a sobra rateada entre os cooperados. At ento, todos estavam satisfeitos com o critrio adotado. Contudo, na entressafra do ano da consulta, a repetio do processo resultou numa falta de 128

aproximadamente 5% do milho depositado. O fato, evidentemente, desagradou a todos e despertou nos diretores a necessidade de estabelecer, com preciso, a forma e a capacidade do graneleiro. Visitamos ento a cooperativa, fazendo o levantamento dos dados e, depois, apresentamos uma soluo moda de Arquimedes, que consiste essencialmente em exaurir o slido por meio de volumes conhecidos. Os clculos O graneleiro tem forma polidrica, com as dimenses indicadas no desenho. Com um corte horizontal, destacamos do slido um paraleleppedo retngulo:

V1 = a b c
Da parte restante, com dois cortes transversais, destacamos um prisma de base trapezoidal:

129

As pontas que restam so simtricas. Cada uma delas pode ser decomposta em um prisma de base triangular e duas pirmides (simtricas) de base retangular:

Assim, o volume do graneleiro dado por:

VG = V1 + V2 + 2 (V3 + 2V4).
Efetuados os clculos, obtm-se: VG = 11 311,72 m3 . Esse o volume de milho que o depsito comporta quando raso. possvel armazenar mais milho ainda, acima da boca, formando-se um monte de forma tambm polidrica:

O ngulo de inclinao das faces laterais (em relao ao retngulo de lados a e b), chamado ngulo de acentamento do milho, fornecido pelos manuais: 27. Com este dado e novos cortes, pode-se calcular o volume do poliedro Vs como a seguir.

130

No ABM:

Como ABM = ACM, resulta CM = BM = b/2. Ento:

Efetuados os clculos, obtm-se o volume suplementar de milho:

VS = 7028,18 m3 ;
logo o volume total VG + VS = 11311,72 + 7028,18 = 18 339,90. O peso especfico do milho (fornecido pelos manuais tericos) 0,750 t/m3. Logo, a capacidade total do graneleiro :

Cr = 18 339,90 0,750 13755t


Concluso Esses clculos elementares permitiram determinar a capacidade do graneleiro, e assim foi possvel comprovar o desaparecimento de aproximadamente 12 000 sacas de milho da Cooperativa na entressafra. Contudo, at o momento da redao destas notas, no se tinha notcia nem das sacas e nem de como elas desapareceram do graneleiro!

131

Fulerenos e futebol: aplicaes da frmula de Euler


Adaptado do artigo de

Luis Fernando Mello

Em 1982, a seleo brasileira de futebol encantava os amantes da arte futebolstica, na Copa do Mundo realizada na Espanha. No era para menos, uma vez que o time contava com talentos do calibre de Jnior, Cerezo, Falco, Scrates e Zico. Pouco tempo depois, em 1985, trs qumicos, Harold W. Kroto, Robert F. Curi e Richard E. Smalley, surpreenderam a comunidade cientfica com o anncio da descoberta dos fulerenos (Nature, volume 318, p. 162), uma forma alotrpica de carbono e a primeira molecular, qual deram o nome de buckminsterfulereno ou simplesmente C60. (NR) Em 1996, Kroto, Curi e Smalley foram laureados com o Prmio Nobel de Qumica. Dois anos antes ramos tetracampees mundiais de futebol na Copa dos Estados Unidos, com um time esforado, que no encantava e tinha apenas um grande destaque: o baixinho Romrio. Do ponto de vista qumico, o C60 nada mais do que uma molcula formada por 60 tomos de carbono, com cada um desses tomos ligado a trs outros. 132

Do ponto de vista matemtico, a estrutura das ligaes desses 60 tomos de carbono forma um poliedro convexo, cujos 60 vrtices so exatamente os tomos de carbono, e as arestas, suas ligaes qumicas. As faces desse poliedro so hexgonos e pentgonos. Depois do C60, outros fulerenos foram descobertos, tais como C70, C76, C240, C540,..., em que os subndices correspondem ao nmero de tomos de carbono. Estudando a sntese de quantidades macroscpicas de fulerenos, Sumio Iijima, em 1991, descobriu outros tipos de molculas de carbono e as denominou nanotubos: tubos cilndricos de dimetros da ordem de 8 nm a 15 nm (l nm igual a 10-9m), empacotados um dentro do outro, como diversas camadas de uma cebola, e com as extremidades fechadas por hemisfrios fulernicos.

Exemplos de nanotubos (figura da internet: omnis.if.ufrj.br/~capaz/ffnc/home.html)

Mas nem tudo eram flores naquela poca. Em 1990, nossa seleo nacional fracassava nas fases iniciais da Copa do Mundo da Itlia. Recentemente foi descoberto que os nanotubos so flexveis e mais resistentes que qualquer ao, e tm propriedades eltricas especiais, sendo, por exemplo, melhores condutores eltricos que o cobre. Vrias aplicaes envolvendo os nanotubos j esto sendo implementadas (veja Scientific American Brasil, nmero l, p. 41). A frmula de Euler Do ponto de vista matemtico, a estrutura das ligaes dos tomos de carbono dos fulerenos (nanotubos) forma um poliedro convexo, cujos vrtices so tais tomos. 133

Podemos ento utilizar a conhecida frmula de Euler para poliedros convexos,

V A + F = 2, (1) para saber um pouco mais a respeito dessas estruturas, lembrando que V o nmero de vrtices, A o nmero de arestas, e F o nmero de faces do poliedro.
Uma belssima aplicao da frmula (1), no contexto da Teoria dos Grafos, est na sua utilizao na demonstrao do Teorema das Cinco Cores: Todo mapa pode ser colorido com no mximo cinco cores (veja J. L. Gersting, Fundamentos Matemticos para a Cincia da Computao, 4a edio, LTC Editora, p. 253). Uma conseqncia interessante da frmula de Euler

Se um poliedro convexo possui apenas faces hexagonais e pentagonais e, em cada vrtice, incidem exatamente 3 arestas, ento ele possui exatamente 12 faces pentagonais.
Para mostrar esse resultado, observamos primeiro que: cada face hexagonal do poliedro possui 6 arestas em sua fronteira, cada face pentagonal possui 5 arestas em sua fronteira, e cada aresta parte da fronteira de duas faces. Assim, se indicarmos por FH e FP o nmero de faces hexagonais e poligonais, respectivamente, teremos 6FH + 5FP = 2A. (2)

Por outro lado, como cada aresta liga dois vrtices e (por hiptese) de cada vrtice partem trs arestas, temos: 2A = 3V. (3) Da frmula de Euler (1) segue ento que V A + FH + FP = 2. Multiplicando por 6 e usando (2) e (3), obtemos:

FP = 12. Nas molculas de fulerenos e nanotubos, cada tomo liga-se exatamente a 3 tomos de carbono e podemos, portanto, concluir do resultado que elas tm que possuir exatamente 12 faces pentagonais.
134

E o futebol? A essa altura do campeonato voc pode estar indagando o que toda essa histria de poliedro convexo, fulereno e nanotubo tem a ver com futebol. Uma rpida olhada nos jogos transmitidos pela televiso, ou mesmo no seu armrio, ser suficiente para se convencer de que, de fato, essas C60 com seus 60 vrtices, coisas esto relacionadas. Voc j reparou que 32 faces e 90 arestas alguns modelos de bolas de futebol so fabricados com gomos hexagonais e pentagonais? D uma olhada! Agora, um tal modelo de bola de futebol nada mais do que um poliedro convexo com faces hexagonais e pentagonais inflado. Como os gomos so polgonos regulares, possvel demonstrar que de cada vrtice partem exatamente trs arestas e concluir, pela conseqncia da frmula de Euler demonstrada no item anterior, que devem existir 12 gomos pentagonais. A palavra pentagonal lembra pentacampeonato. E foi com um modelo de bola de futebol com gomos hexagonais e pentagonais que Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gacho fizeram o que fizeram na conquista do pentacampeonato mundial de futebol na Copa da Coreia e do Japo, em 2002.
Nota O nome uma homenagem a Richard Buckminster Fuller (1895-1983), engenheiro, arquiteto, escritor e educador americano, famoso pela originalidade de suas idias. Entre suas criaes arquitetnicas, destaca-se a cpula geodsica, uma estrutura formada por polgonos regulares, que se apoia diretamente no solo sem necessidade de bases ou pilares e pode ser construda em propores ilimitadas. Essa estrutura possui ainda grande estabilidade, o que levou Fuller a prever sua ocorrncia na natureza, conforme mais tarde constatado em microorganismos e nas molculas das quais trata este artigo.

135

Como cortar o pano para revestir o cesto?


Adaptado do artigo de

Luiz Mrcio Imenes

Conheci a Gladys, que tambm professora, num


curso promovido pela PUC de Porto Alegre. Por duas razes, lembro-me bem de um dia em que fui sua casa. A companhia de sua famlia e o almoo estavam uma delcia. Alm disso, ela me props um interessante problema. Sua amiga Irene estava vendendo alguns objetos que ela mesma decorava. Eram peas para o enxoval de bebs. Ela forrava e enfeitava latas de talco, vidros para cotonetes, beros, etc. O problema surgiu quando quis revestir um cesto com a forma e as dimenses (em centmetros) indicados na figura. Como fazer o molde para cortar o pano, de modo a revestir sua superfcie lateral? Vamos resolver o problema. O cesto tem a forma de um tronco de cone de bases paralelas. 136

A planificao da superfcie lateral de um cone circular reto um setor circular, cujo raio a geratriz do cone, e a planificao da superfcie lateral do tronco de cone um setor (pedao) de coroa circular. Este setor dar a forma do molde. Para desenh-lo, precisamos conhecer os raios G e g alm do ngulo central . Os tringulos indicados na figura so semelhantes, portanto

Como 2R = 16,5 e 2r = 13,5 resulta Mas G g = 14,5, donde

Para obter o ngulo central , devemos notar que o arco de raio G, subtendido por ele, tem comprimento igual ao da circunferncia de raio R. Logo,
= 2R 16,5 rad 37o30. 79, 7

rad =

137

Uma construo geomtrica e a PG


Adaptado do artigo de

Elon Lages Lima

Dados os nmeros reais a, r, com 0 < r < 1, seja


S = a + ar + ar2 + + ... + arn + ...
a soma dos termos da progresso geomtrica ilimitada, cujo primeiro termo a, e cuja razo r. Temos:

S = a + r(a + ar + ar 2 + ...) = a + rS,


donde S rS = a e da .

No h geometria alguma nesse raciocnio, embora a progresso se chame geomtrica. Mas, dados a > 0 e 0 < r < 1, podemos construir geometricamente a soma

S = a + ar + ar 2 + ..., seguinte modo:

do

Tomamos um segmento de comprimento a e, a partir de uma de suas extremidades, outro segmento, com um comprimento b, arbitrrio. Na outra extremidade, traamos um segmento paralelo a b , de comprimento rb. 138

A reta que liga as extremidades livres dos segmentos b e rb encontra o prolongamento de a num ponto que dista exatamente S da primeira extremidade de a. A figura ao lado diz mais do que as palavras. Explicao Os tringulos de bases b e rb na figura so semelhantes. A razo de semelhana r. Logo, o segmento adjacente a a mede rS, ou seja,

S = a + rS, donde S = a/(l r) = a + ar + ar2 + ...


Uma construo anloga fornece um segmento de comprimento

S = a ar + ar2 ar3 + ... + ( l)narn + ...


Neste caso, temos

S = a r ( a ar + ar 2 ar 3 + ...),
ou seja,

S = a rS e da S = a/(1 + r).
A construo de S dada na figura ao lado. Os segmentos b e rb so paralelos, traados a partir das extremidades do segmento a, porm em sentidos opostos. Os dois tringulos da figura so semelhantes, e a razo de semelhana r. Logo, se chamarmos S a base do tringulo maior, a base do menor ser r S. Portanto, a = S + rS e da

S = a/(l + r) = a ar + ar2 ar3 + ....

139

Corte e costura
Adaptado do artigo de

Ernesto Rosa Neto

Se

a professora ou professor, por motivo particular, deseja mudar de ramo, sem se afastar do visgo da Matemtica, aqui vai uma colaborao. Como cortar uma manga (de camisa)? Uma manga um tronco de cilindro, dependendo do modelo. A seco uma elipse, cujo plano possui uma inclinao de um ngulo em relao base. Precisamos medir b , que a circunferncia do brao dividida por 2, e , que d a inclinao. O comprimento da parte interna da manga m. Vamos fazer o corte em funo de b, e m. Para cada ponto P da figura, vamos calcular a altura y = PQ em funo do arco AQ , de medida x . Para isto, calculemos TR em funo de x:

140

Nos tringulos BRT e MNT temos:

Fazendo MB = a, temos onde c a semidistncia focal da elipse de semi-eixos a e b.

TR = TC tg = SA tg = (AO OS)tg =
(b bcos x).c/b = c(1 cos x), logo,

y = QP = SR = ST + TR = m + c(1 cos x)

y = m + c c cosx.

Portanto, uma elipse se desenrola numa cossenide. Isso pode ser concretizado tambm em cartolina, que molde para corte. Um modelo em madeira, molhado com tinta, deixa a marca caracterstica no papel. Se o professor pretende mudar, deve tomar medidas!

141

Elipse, sorrisos e sussuros


Adaptado do artigo de

Renato J. C. Valladares

Ao lermos o artigo Por que as antenas so parablicas de Eduardo Wagner sobre as antenas parablicas, baseado na propriedade bissetora da parbola, no podemos deixar de lembrar que as elipses tambm tm uma propriedade similar. Essa propriedade usada na construo de refletores odontolgicos, aparelhos de emisso de certos raios usados em medicina ou nas salas de sussurros existentes .... em certos museus americanos de cincia e nos castelos de alguns monarcas europeus excntricos.... Por outro lado, para cuidar do sorriso dos pacientes, muitos dentistas usam uma luminria com espelho elptico que possui a propriedade de concentrar os raios luminosos em um ponto, que ajustado pelo dentista para iluminar o dente que est sendo tratado. Conseguem-se, assim, duas vantagens: A primeira concentrar o mximo de luz onde se est trabalhando, e a segunda evitar que os raios luminosos ofusquem o paciente, o que aumentaria o desconforto causado pelo tratamento dentrio. 142

De maneira diferente dos holofotes comuns, como os faris de carro, que refletem os raios luminosos em uma mesma direo (valendose, para isso, de um espelho parablico), os holofotes dentrios se valem de espelhos elpticos para concentrar os raios luminosos emitidos pela lmpada em um determinado ponto. Isso ocorre devido propriedade refletora da elipse, que tambm explica o funcionamento de diversos aparelhos de emisso de raios usados em tratamentos mdicos, como, por exemplo, o de radioterapia, cujos raios devem destruir os tecidos doentes, sem afetar os tecidos sadios que se encontram ao redor. J as salas de sussurros so construes de forma oval, onde esto marcados dois pontos no cho. Duas pessoas em p, uma em cada um desses pontos, podem se comunicar em voz sussurrada, inaudvel no restante da sala. Isso tambm decorre da propriedade refletora da elipse. A forma da sala de fundamental importncia. Ao projet-la, fixam-se dois pontos P e Q, que ficam na altura da cabea das pessoas que vo se comunicar. A seguir, toma-se uma elipse E que admita P e Q como focos, e a sala construda de tal maneira que qualquer plano que passe por esses pontos intercepte a sala, segundo uma elipse congruente com a escolhida. Na figura ao lado mostramos uma seo da sala dos sussurros, por um plano que passe por P e Q. Isso possibilita desenvolver todo o nosso estudo na elipse E que, por ser uma figura plana, pode ser considerada em um plano previamente fixado. Pela prpria definio de elipse, a soma das distncias de um ponto da curva aos focos constante. Assim, todas as ondas sonoras emitidas em um dos focos que, ao se refletirem nas paredes da sala, cheguem ao segundo foco, tero percorrido a mesma distncia e, por isso, chegaro ao mesmo tempo. J a propriedade bissetora garante que todo som

143

emitido em um dos focos se dirigir aps a reflexo exatamente para o outro foco.
Assim, conjugando essas duas propriedades, conclumos que todas as ondas sonoras emitidas em um dos focos chegaro ao mesmo tempo no outro foco, o que, sem dvida, proporciona uma amplificao natural do som, explicando o funcionamento das salas de sussurros. Passemos ento a estudar a propriedade bissetora da elipse. Propriedade bissetora da elipse

Seja uma elipse E com focos P e Q e seja um ponto X E. Nesse caso a reta r, tangente a E em X, forma ngulos iguais com os raios focais PX e QX .

A demonstrao dessa propriedade pode ser encontrada, por exemplo, no nmero 36 da Revista do Professor de Matemtica, e se baseia em duas leis fsicas sobre a reflexo: 1. O ngulo de incidncia e o ngulo de reflexo em um plano so iguais. 2. A reflexo em cada ponto de uma superfcie comporta-se como se fosse no plano tangente superfcie, no respectivo ponto.

144

Das könnte Ihnen auch gefallen