Sie sind auf Seite 1von 20

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

Ensino e aprendizagem em Administrao


145

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

146

E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador
Magnus Luiz Emmendoerfer* Maria Luiza Ftima Costa de Proena Doyle**

RESUMO
Este artigo prope a construo de uma disciplina que tenha como objeto de estudo o poder e a poltica nas organizaes. Foram considerados fundamentos tericos combinados com aplicaes prticas, a fim de se atingir uma concepo pedaggica construtivista. O objetivo pretendido foi contemplado atravs da exposio de eixos temticos relacionados s habilidades que compem a identidade do administrador, quais sejam, saber terico, saber fazer e saber agir. Alm disso, foram discutidos os procedimentos didticos e avaliativos que integram o plano de ensino da disciplina e a viabilidade de sua aplicao no currculo dos cursos de Administrao nas IES. O artigo inicia futuras discusses mais aprofundadas sobre as relaes de poder e poltica nas organizaes, bem como sobre sua aplicao como disciplina e componente da formao integral do administrador. Palavras-chave: Poder e poltica; Relaes de poder; Currculo de Administrao.

ensino da administrao no Brasil possui uma lacuna que se reflete na realidade organizacional atravs do desempenho dos administradores. complexa a relao plena entre teoria e prtica, pois sempre haver espaos na sociedade para a construo da identidade do administrador como cada vez mais apto para lidar com a realidade que vivencia. A lacuna existente pode ser minimizada atravs da esfera conceitual inerente a qualquer profisso, incluindo a admi Artigo convidado e aprovado para publicao em 28/10/2004. * Curso de Ps-graduao em Administrao, UFSC; e-mail: emagnus@brturbo.com. ** Professora do Departamento de Administrao da PUC Minas; e-mail: mldoyle@pucminas.br.

E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

147

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

nistrao, por meio do ensino de disciplinas que interagem nas mais diferentes reas do saber organizacional, como recursos humanos, operaes/produo, marketing, finanas. Tal lacuna se refere ao ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes. O tema dessa disciplina instigante (ROBBINS, 2002), dado que se reporta a uma ao natural, contnua e processual inerente a qualquer indivduo, grupo ou organizao, interferindo na execuo das tarefas cotidianas a cargo do administrador nas organizaes. Comumente, as pessoas que detm poder negam isso, aqueles que desejam tentam no demonstrar o desejo e aqueles que conseguem det-lo no gostam de falar sobre como conseguiram (KANTER apud ROBBINS, 2002, p. 341). Eis um desafio ao ensino da Administrao. Este artigo busca contribuir para o desenvolvimento e a formao do administrador por meio da construo de uma disciplina pouco explorada, compreendida e aplicada nos cursos de Administrao das instituies de ensino superior do Brasil. Acredita-se que o ensino dessa disciplina por professores formados em administrao e no somente por socilogos poder fornecer aos futuros administradores uma interpretao mais ampla e aprofundada das relaes de poder que permeiam a estrutura, o ambiente, a cultura e a tecnologia das organizaes brasileiras. A necessidade de ensinar aos futuros administradores a disciplina de poder e poltica nas organizaes ganha mais evidncia num cenrio internacionalizado, com organizaes transnacionais e blocos econmicos como o Mercosul, a Unio Europia e, logo mais, a Alca. A acentuada diversidade cultural de indivduos nas organizaes brasileiras merece ser interpretada pelos administradores sob a tica do poder e da poltica. Dessa forma, este artigo tem como problema de pesquisa a seguinte questo: como construir uma disciplina para os cursos de Administrao sobre poder e poltica nas organizaes que possibilite aos alunos, futuros administradores, compreender a obteno e o exerccio do poder na realidade organizacional? Tem-se como objetivo principal a estruturao da disciplina de poder e poltica nas organizaes para os cursos de graduao em Administrao atravs de um plano de ensino detalhado, em que se expem o contedo do programa, os procedimentos didticos e as referncias tericas. Este artigo, voltado para a ao-reflexo do ensino e da aprendizagem na Administrao, foi elaborado com o auxlio de procedimentos metodolgicos de cunho bibliogrfico, que possuem respaldo no meio acadmico-cientfico e tratam de poder e poltica nas organizaes. De carter exploratrio, o artigo estuda o assunto sob a tica da administrao, mais presente nas cincias humanas. Na sua 148
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

construo, considera as observaes e percepes dos autores ao longo de sua formao nos programas de mestrado da UFSC e UFMG e em experincias em sala de aula, como professores ou alunos. Primeiramente, descrevem-se os eixos temticos que constituem a disciplina de poder e poltica nas organizaes e, em seguida, expem-se os procedimentos didtico-avaliativos e apresenta-se o plano de ensino da disciplina como componente na formao do administrador. Ao final, tecem-se consideraes sobre a aplicao da disciplina na estrutura curricular dos cursos de Administrao.

QUEM NO TEM PORTO NO PRECISA DE BSSOLA


No ensino da administrao o provrbio acima mantm a sua validade, pois, se os objetivos gerais do ensino da disciplina no forem bem definidos, vale ensinar de qualquer jeito (SENAC.DR.SC.PROFIS, 2001). Logo, preciso fazer duas perguntas ao se construir uma disciplina: por que e para que ensinar? Essas perguntas nem sempre aparecem nos planos de ensino das disciplinas, mas deveriam ser os portos para o ensino atracar. Pouco adianta ao professor adotar os mais avanados recursos de aprendizagem se no tem claro onde se quer chegar com eles, faltando um pressuposto fundamental: a intencionalidade do ato educativo (SENAC.DR.SC.PROFIS, 2001). A inteno de se construir e ensinar a disciplina de poder e poltica nas organizaes advm da necessidade de se entender como o poder obtido e exercido na realidade organizacional (ROBBINS, 2002, p. 341). Atrelada a essa necessidade est outra pergunta: qual a implicao do poder e da poltica nas organizaes para os administradores? Segundo Robbins (2002), se o administrador pretende conseguir que as coisas sejam executadas em um grupo ou organizao preciso que ele tenha e exera o poder. Logo, faz-se necessrio expor os assuntos vistos na disciplina. Estes foram organizados em forma de eixos temticos.

EIXOS TEMTICOS
A idia de eixos temticos associa-se com o pressuposto de inter-relao dos assuntos, ou seja, um assunto depende do outro para fazer sentido e assim propiciar uma viso sistmica da disciplina. Autores como Foucault (1979), Galbraith (1984), Hall (1984) e Robbins (2002) foram considerados na elaborao e ordenao dos eixos temticos da disciplina de poder e poltica nas organizaes aqui apresentados:
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

149

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

a) Vises e conceitos do poder; b) Genealogia do poder; c) Bases e fontes de poder; d) Tticas de poder; e) Poltica o poder em ao; f) Questes atuais. Esses seis eixos temticos, isoladamente ou de forma complementar, foram escolhidos com o objetivo de desenvolver as habilidades necessrias ao administrador, quais sejam, o saber terico, o saber fazer e o saber agir (FLEURY; FLEURY, 2000). Das (1988) sugere apresentar o conceito de poder distinguindo-o daquilo que normalmente considerado, mas que no pode se definir como poder. Dessa forma, o autor esclarece que fora, autoridade, coero, estmulo, recursos, identificao, influncia e persuaso no podem, por si, representar ou satisfazer o conceito de poder. Ter a faculdade de, ter a possibilidade de ou a autorizao para; ter ocasio, ter oportunidade, meio de conseguir; ter calma, pacincia para; ter fora de nimo, energia de vontade para; ter o direito de, a razo, o motivo de so tambm acepes encontradas no dicionrio Aurlio. Alm de conceituar o poder e a poltica nas organizaes em vrias perspectivas, interessa tambm investigar como surgiram os primeiros estudos, que enfoques tiveram, que importncia assumiram na teoria das organizaes as diferentes formas e vises que nos permitiram entender as relaes de poder nas organizaes. possvel compreender o poder pelo poder? Ou ainda, que mecanismos se utilizam para o seu exerccio?

VISES E CONCEITOS DE PODER


Desde os trabalhos pioneiros de Max Weber sobre as conseqncias da racionalizao burocrtica nas sociedades modernas, o conceito de poder tem sido de grande importncia para a compreenso e explicao da estrutura e dos processos organizacionais (HALL, 1984). Para Weber (1965), poder um processo e uma capacidade relacional desigualmente distribuda, destinada a criar e manter estruturas complexas de interdependncia e coordenao social. Durkheim (1995) define poder como um mecanismo institucional de regulao destinado a determinar ou a regular a ao coletiva, expressando-se nos constrangimentos estruturais e em ameaas. Poder o meio pelo qual conflitos de interesses so, afinal, resolvidos. O poder influencia quem consegue o que, quando e como (MORGAN, 1996). 150
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

Max Pags, estudando o poder e suas articulaes na vida de uma organizao, trabalha de forma analtica (e no antropolgica) esse fenmeno sob diferentes matrizes, aliando o referencial marxista psicanlise freudiana (postura sistmico-dialtica) em quatro elementos: como fenmeno de alienao econmica (perspectiva marxista); como fenmeno poltico de imposio e controle sobre as decises e a organizao do trabalho; no nvel ideolgico, como um fenmeno de apropriao de significados e valores; no nvel psicolgico, como um fenmeno de alienao psicolgica (PAGS, 1987). Para Robert Dahl, citado por Crozier (1981) e Robbins (2002), o poder uma relao de dependncia e consiste na capacidade de A para conseguir que B faa alguma coisa que B no teria feito sem a interveno de A. Essas vises distintas ou complementares podem ser utilizadas na construo de uma moldura terica necessria formao das competncias do educando. Sugerem-se as seguintes discusses: a) Discutir e compreender o poder como mecanismo de regulao da ao coletiva (DURKHEIM, 1995) auxiliaria no desenvolvimento de um conjunto de saberes necessrios ao administrador para que possa integrar uma equipe de trabalho ou atuar no papel de gestor de pessoas trabalhando por um objetivo comum? b) Entender o poder como sistema de alienao econmica, fenmeno poltico de imposio e controle sobre as decises e a organizao do trabalho, fenmeno de apropriao de significados e valores e de alienao psicolgica (PAGS, 1987) permitiria ao futuro administrador observar e compreender o comprometimento no ambiente do trabalho, em especial nas organizaes burocrticas multi e transnacionais que determinam comportamentos e avaliam pessoas segundo o comprometimento com os seus interesses? c) Analogamente, o poder como fora, represso e controle das relaes e meios de produo explicaria o exerccio do poder de recompensa, as relaes entre empregado e empregador e o conflito de interesses individuais e organizacionais? d) Mecanismos de influncia e de imposio da vontade prpria sobre a vontade alheia ou relao de dependncia esclareceriam as formas de obteno e manuteno do poder necessrio ao exerccio do papel de administrador?

GENEALOGIA DO PODER
Para discutir o poder em sala de aula pertinente resgatar Michel Foucault. Sua obra A microfsica do poder apresenta a idia de genealogia como
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

151

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

acoplamento do conhecimento com as memrias locais, que permite a constituio de um saber histrico das lutas e a utilizao desse saber nas tticas atuais (...) trata-se de ativar saberes locais, descontnuos, desqualificados, no legitimados, contra a instncia terica unitria que pretenderia depur-los, hierarquiz-los, orden-los em nome de um conhecimento verdadeiro, em nome de uma cincia detida por alguns (FOUCAULT, 1979, p. 171)

Estabelecer uma genealogia do poder, para Foucault (1979), no consiste na construo de uma forma de cincia mais atenta, mas numa insurreio dos saberes contra aquilo que se instalou nas organizaes como o discurso do poder. Para compreender o poder em suas razes, Foucault (1979) inspirou-se na insurreio dos saberes marxistas, psicanalticos e psiquitricos contra o modelo das instituies psiquitricas e a sua sustentabilidade que, para o autor, reside nos efeitos do poder e de saber de um discurso cientfico. Com essa proposta de insurreio de saberes Foucault pergunta: o que poder? Sua explanao apia-se em dois pilares: o entendimento do poder na teoria jurdica clssica, como encontrada nos filsofos do sculo XVIII e a concepo corrente, econmica, de origem marxista. Na teoria jurdica clssica o poder da ordem da troca contratual. Poder concreto que cada indivduo detm e cederia, total ou parcialmente, para construir um poder poltico, uma soberania poltica (FOUCAULT, 1979, p. 174). Poder que se possuiria como um bem e que se poderia, por conseguinte, transferir ou alienar, total ou parcialmente, por um ato jurdico ou ato fundador de direito, por cesso ou contrato. Na concepo marxista o poder apresenta a funcionalidade econmica de manter as relaes de produo e reproduzir as relaes de dominao de classes. Estes aspectos comuns entre a teoria clssica do poder poltico e a viso marxista poder e bens, poder e riqueza levam Foucault (1979) a uma nova pergunta: a viso economicista explicaria o conceito de poder? A perspectiva foucaultiana do poder tenta compreender, em seus mecanismos e relaes, os diversos dispositivos do poder que se exercem nos diferentes nveis da sociedade, em que domnios e extenses. Fazendo uma anlise no econmica do poder, Foucault (1979) afirma que o poder no se d, no se troca nem se retoma, mas se exerce, s existe em ao. O poder no principalmente manuteno e reproduo das relaes econmicas, mas acima de tudo relaes de fora (p. 175). Se o poder se exerce, o que esse exerccio, em que consiste, qual a sua mecnica? Para essa pergunta, Foucault (1979) traz duas respostas: primeiro, o poder essencialmente repressivo, como j o qualificavam Hegel, Freud e Reich. Ser rgo de represso no vocabulrio atual o qualificativo onrico do poder. Mas, pa152
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

ra introduzir a segunda resposta, Foucault (1979) questiona-se novamente: a anlise do poder deveria ser uma anlise dos mecanismos de represso? Poder em si prprio ativao e desdobramento de uma relao de fora. Poder guerra, guerra prolongada por outros meios (1979, p. 176). Guerra silenciosa nas instituies e nas desigualdades econmicas, na linguagem e at no corpo dos indivduos. A poltica a sano e a reproduo do desequilbrio das foras manifestadas na guerra. Para Foucault, as relaes de poder nas sociedades atuais tm por base uma relao de fora estabelecida. No interior dessa paz civil, as lutas polticas, os confrontos de poder, com o poder e pelo poder, as modificaes das relaes de fora em sistemas polticos devem ser interpretados como continuaes da guerra. A histria que prevalece sempre a da guerra. A deciso final vir da guerra, de uma prova de fora. S uma ltima batalha suspenderia o exerccio do poder como guerra prolongada (1979, p. 176). Ao fugir do modelo econmico, Foucault (1979) sugere que os mecanismos do poder seriam, por um lado, do tipo repressivo (hiptese de Reich) e, por outro, o confronto belicoso de foras (hiptese de Niestzche). Ao contrrio de serem inconciliveis, tais hipteses se articulam. Os dois esquemas de anlise do poder, para Foucault (1979), se fazem atravs do contrato-opresso de fundamento jurdico (baseado na viso dos filsofos do sculo XVIII) e da guerra-represso (em que existe a pseudopaz de uma relao perptua de fora, entre a luta e a submisso). Foucault (1979) sedimenta a sua idia de obteno e exerccio de poder sob o cerne da represso que, at hoje, se d pelo exerccio da soberania. Soberania do Estado, atravs dos institutos legais, e soberania das instituies, pelos mecanismos de disciplina. Ambas envolvem mecanismos de coero, como a criao de aparelhos de saber e de mltiplos domnios do conhecimento; definio de cdigos que no so os da lei, mas o da normalizao que, por sua vez, coloniza os cdigos da lei, fazendo surgir a sociedade da normalizao; horizonte terico que no o do direito, mas o do domnio das cincias humanas, cuja jurisprudncia ser a de um saber clnico, a ascenso de um poder ligado ao saber cientfico. O eixo temtico Genealogia do Poder tratou de rever as razes e origens do poder, na perspectiva Foucaultiana. Para a proposta de estruturar uma disciplina de ensino do poder e poltica nas organizaes compreender as origens do poder, a sua interpretao como mecanismo de represso e o seu papel na sociedade atual representa a possibilidade de desenvolver um saber terico fundamental formao do futuro administrador.

E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

153

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

BASES E FONTES DE PODER


O conceito de Robert Dahl sobre poder, expresso por Crozier (1981) e Robbins (2002), implica um potencial que no precisa ser realizado para ser eficaz, podendo existir e no ser exercido. Envolve tambm uma relao de dependncia, que se baseia no controle de algo que uma pessoa B deseje e que a pessoa A detm. O sistema de classificao de poder mais conhecido o de Weber (1965), para quem
o poder envolve a fora ou a coero e no seria um fator importante como processo interno das organizaes, salvo nos casos como os campos de trabalhos forados, algumas prises, algumas escolas... E a autoridade uma forma de poder que no implica fora. Ao contrrio, envolve uma suspenso do julgamento por parte dos que se submetem a ela. (p. 32)

Para Bacharach e Lawler (1980, p. 32), poder diferente de autoridade e de influncia, pois esta ltima uma situao de poder em que a deciso tomada, consciente ou inconscientemente, no momento especfico em que o apelo do poder enviado por aquele que o detm. Nas palavras de Crozier (1981), o poder
de cada indivduo depende do imprevisvel do seu comportamento e do controle que exerce sobre alguma das fontes de indeciso importantes para a realizao dos objetivos comuns. Da a tendncia irresistvel para tornar-se indispensvel, a guardar segredo sobre os arranjos particulares, a manter inacessvel, incerto, mesmo irracional para os outros, aquilo que constitui as bases do seu poder. (p. 6-7)

As bases de poder emanam, segundo French e Raven apud Hall (1984) e Robbins (2002), do estabelecimento da relao de dependncia, de cinco maneiras inter-relacionveis e que se complementam atravs das bases de poder: coero, recompensa, legitimidade, percia e referncia. H tambm quatro fontes de poder nas organizaes. Fontes so a maneira como as partes passam a controlar as bases de poder. Para Bacharach e Lawler (1980), podem ser o cargo ou a posio estrutural; as caractersticas pessoais, como o carisma; a especializao, como a formao profissional; e a oportunidade ou a combinao de fatores que d s partes a chance de utilizarem suas bases de poder. Hall (1984) chama a ateno para dois aspectos relativos s bases e fontes de poder: As bases de poder no podem ser usadas, a menos que o detentor de poder, antes de mais nada, tenha a fonte de poder apropriada. Somadas a isso, as distines entre fontes, bases e tipos de poder tm pouca significao, [...] a 154
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

menos que se considere o exerccio e os resultados dos atos de poder para as organizaes e seus participantes (p. 96). Dessa forma, as bases de poder constituem aquilo que d sustentao ao administrador no exerccio do poder, conforme o Quadro 1.
Quadro 1. Relao das bases e fontes de poder nas organizaes. Bases de poder Fontes de poder Pessoal Coero Recompensa Legitimidade Percia Referncia Personalidade Personalidade Especializao Personalidade Especializao Organizacional Cargo Cargo Cargo Cargo Cargo

Fonte: Elaborao prpria.

As fontes de poder so atributos pessoais ou organizacionais que permitem ao administrador exercer as bases apresentadas no quadro anterior. Por exemplo, para exercer o poder de coero nas organizaes, o administrador pode utilizar certas aes caractersticas da sua personalidade e/ou funes que o seu cargo lhe permite executar. Ilustrar para fins didticos a relao das bases e fontes de poder nas organizaes uma tentativa de sistematizar e sintetizar o contedo desse eixo temtico, que merece ser encarado como insight para futuras pesquisas e discusses em sala de aula e na rea de administrao em geral.

O EXERCCIO DO PODER
O livro Anatomia do poder de Galbraith (1984) traa um panorama de como o poder exercido, como a vontade imposta e como alcanada a aquiescncia alheia. Para Galbraith (1984), o poder exercido por meio de instrumentos e atributos. A trade de instrumentos para manejar ou exercer o poder composta pelo poder condigno, compensatrio e condicionado. A trade de instituies ou atributos que outorgam o direito de exerc-lo e que se refletem tambm no exerccio da profisso do administrador considera a personalidade, a propriedade e a organizao. De acordo com Galbraith (1984), os propsitos ocultos do exerccio do poder envolvem vrias situaes:
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

155

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

O homem de negcios compra a submisso dos seus trabalhadores para que sirvam aos seus objetivos econmicos ganhar dinheiro. O lder religioso persuade seus fiis ou a sua audincia de rdio e televiso porque entende que suas crenas devem ser a deles. O poltico (...) para permanecer no cargo. O ecologista, por preferir o ar limpo (...), obriga as indstrias a respeitar a sua preferncia. Estes buscam submisso ao desejo de custos menores e menos regulamentao legal. (p. 8-9)

Em todos os casos a organizao, unio de interesses, essencial para a conquista da submisso, para a busca e legitimao do poder. Galbraith (1984) afirma que o poder
buscado no s em virtude do servio que presta aos interesses e valores pessoais ou s idias sociais, mas tambm por considerao a ele prprio, pelas recompensas emocionais e materiais inerentes sua posse e ao seu exerccio. E que por uma questo de decoro permissvel disfarar um objetivo com outro [...] a conscincia pblica percebe a realidade. (p. 10)

Retratando a realidade atual do poder e da tica no trabalho, Galbraith (1984) sustenta que o desenvolvimento econmico impeliu a sociedade da imposio da fora fsica para formas mais sutis de imposio, que usam o poder condicionado. Trata-se de um fenmeno resultante de um continuum que parte da persuaso coletiva, visvel at o ponto em que aquilo em que o indivduo foi levado a acreditar seja intrinsecamente correto. O esforo da conquista d lugar subordinao imposta no percebida.
Conquistada a crena, atravs do condicionamento explcito ou implcito, a subordinao vontade alheia considerada como produto do senso moral ou social do prprio indivduo da sua intuio quanto ao que correto ou bom (...) ela totalmente desvinculada de qualquer forma de retribuio compensatria ou punio condigna. (GALBRAITH, 1984, p. 35)

O que predomina, no processo atual de submisso da vontade alheia ou exerccio do poder, so os conceitos das coisas corretas ou gratificantes de serem feitas. Personalidade, propriedade e organizao agem combinadas. Entrega-se autoridade como coisa natural, criando um padro condicionado de conduta aceitvel. Galbraith (1984) reitera que, na anlise do poder, no podemos admitir que haja somente uma fonte ou instrumento de poder em ao, devemos sempre ser sensveis s diversas combinaes das partes componentes. Para tanto, sero consideradas as tticas de poder.

156

E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

TTICAS DE PODER
Para discutir as tticas de poder, relevante introduzir a viso de organizaes como sistemas de governo e sistemas polticos de Morgan (1996). comum vermos os termos autocracia e democracia utilizados para descrever a natureza de uma organizao, estabelecendo implicitamente paralelos entre as organizaes e os sistemas polticos de governo. Do mesmo modo, falar em organizaes burocrticas ou tecnocrticas caracteriza a organizao em termos de um estilo particular de regra poltica. Morgan (1996) classifica as formas mais comuns de regra poltica como autocracia, burocracia, tecnocracia e democracia, ressaltando que, na prtica, encontramos tipos mistos de organizao. As organizaes autocrticas so regidas por gerentes autoritrios, que manipulam habilmente o poder, como resultado de seus laos de famlia ou de suas habilidades em sedimentar a influncia e o prestgio na organizao. As organizaes burocrticas sugerem uma forma de regulamentao associada ao uso da palavra escrita e so geridas pelos burocratas, que se sentam atrs de suas mesas, fazendo e administrando regras para a organizao. O poder e a responsabilidade esto intimamente relacionados com o conhecimento e o uso das regras por algum, o que implica uma forma praticamente legal de administrao. Assim como nas organizaes autocrticas, o padro de poder e autoridade firmemente estvel e claramente definido (MORGAN, 1996). Nas organizaes tecnocrticas, o poder e a responsabilidade esto diretamente ligados ao conhecimento e especializao tcnica de algum. O padro de poder e autoridade est em constante fluxo, medida que diferentes indivduos ou grupos sobem ou descem na estrutura de poder, de acordo com suas contribuies tcnicas. As pessoas que tm maiores conhecimentos tendem a absorver poder e influncia, pois parecem capazes de entender as preocupaes dominantes na organizao (MORGAN, 1996). Para Morgan (1996), o poder de regulao nas organizaes democrticas permanece nas mos do demos (povo) e pode ser exercido atravs de formas representativas de administrao, segundo as quais os diferentes usurios so formalmente representados nas decises, como sistemas de co-gesto ou coalizo, ou na forma de controle pelo trabalhador ou pelos acionistas. Tambm pode ser exercido diretamente, atravs de formas participativas de deciso, em que todos dividem o processo administrativo. De acordo com Morgan (1996), trs tipos principais de sistema democrtico podem ser encontrados em organizaes: Co-gesto: as partes opostas entram em entendimento para gerar interesses mtuos. Cada uma retira o seu poder de uma fonte diferente;
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

157

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

Democracia representativa: a regra exercida pela eleio de membros que tm mandato para agir em nome daqueles a quem representam, por um perodo determinado. O controle da empresa est nas mos dos trabalhadores ou acionistas; Democracia direta: cada um tem direito igual de governar, participando de todas as decises (ex.: organizaes comunitrias), como uma auto-organizao. Essa noo inicial introduzida por Morgan (1996) permite observar as relaes entre interesses, conflitos e poder nas organizaes, propiciando uma condio favorvel para se estudar as dimenses tticas apresentadas por Robbins (2002). As dimenses tticas permitem identificar onde est o poder nas organizaes. Tticas seriam as formas como as pessoas traduzem suas bases de poder em aes especficas (ROBBINS, 2002). Essas aes tambm podem ser chamadas de poltica, quando no sancionadas pela organizao. As sete dimenses tticas verificveis na organizao so, conforme Kipnis et al. apud Robbins (2002), razo, amabilidade, afirmao, coalizo, barganha, autoridade superior e sano. De acordo com Robbins (2002), as dimenses tticas variam conforme a cultura de cada organizao. As tticas demonstradas esto implcitas em smbolos usados nas aes humanas para atingir um determinado objetivo. Esse ltimo aspecto aproxima-se da idia de Galbraith (1984) sobre a relao entre a finalidade e o exerccio do poder.

POLTICA O PODER EM AO
Polticas organizacionais so aquelas atividades no requeridas como parte do papel formal na organizao, mas que influenciam ou tentam influenciar a distribuio de vantagens e desvantagens dentro dela (ROBBINS, 2002). Por que deve existir a poltica nas organizaes? As fontes potenciais de conflito representadas pelas diferenas de valores, metas e interesses, a competio por recursos limitados e segundo critrios de alocao pouco claros e a ambigidade na comunicao instilam o comportamento poltico nas organizaes (ROBBINS, 2002). Para entender o comportamento poltico ou o poder em ao, consideram-se os fatores individuais e organizacionais que interferem no comportamento poltico organizacional, bem como no atingimento do desempenho esperado. Para Robbins (2002), os fatores individuais incluem elevada capacidade de automonitoramento; centro interno de controle; alta conformidade; investimento na organizao; alternativas percebidas de trabalho e expectativa de sucesso. E entre os fatores organizacionais esto realocao de recursos; oportunidades de promoo; baixo nvel de confiana; ambigidade dos papis; sistema de avaliao de 158
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

desempenho pouco claro; prticas de recompensa de soma-zero; processo decisrio democrtico e cpula de executivos egocntricos. Distinguir o comportamento poltico legtimo da politicagem (comportamento ilegtimo) uma competncia a ser desenvolvida no administrador, atravs do saber agir (em relao aos fatores individuais e organizacionais), a fim de tornar as organizaes mais prximas da eficincia e eficcia desejadas. Questes atuais Para questionar o poder e a poltica nas organizaes, pertinente discutir aspectos ticos do comportamento poltico, relaes desiguais e de abuso de poder no trabalho, tais como: racismo, discriminao por gnero e/ou por portar necessidades especiais (ROBBINS, 2002) e at mesmo nas formas de organizar e liderar equipes, atravs do empowerment (SENNETT, 2002). Procedimentos didtico-avaliativos Para desenvolver os eixos temticos apresentados, pressupe-se que o conhecimento sobre poder e poltica nas organizaes socialmente construdo na disciplina atravs da ao, comunicao e reflexo, envolvendo os estudantes e o professor, num ambiente conectivo e colaborativo. Winn (1999) afirma que o conhecimento construdo pelos alunos em contextos especficos e socialmente. Para esse autor, as bases da abordagem construtivista que levam ao estabelecimento de uma srie de atos proativos incluem os seguintes aspectos: Encorajar os estudantes a assumir responsabilidades pelo prprio aprendizado e os transformar em solucionadores de problemas, envolvendo-os em possibilidades reais e incentivando-os a usar dados obtidos de fontes primrias ou secundrias; Engajar os estudantes em experincias que desafiem suas hipteses iniciais, encorajando-os discusso, envolvendo-os em dilogos com o professor e com os demais estudantes, de forma interativa, com questes abertas, permitindo-lhes assumir suas prprias posies. Piaget (apud VOLPATO et al., 2001) afirma que, para que um indivduo aprenda, necessrio que ele seja o agente de sua aprendizagem. Portanto, aprender para um mundo cuja nfase a imprevisibilidade, a turbulncia, no um processo que conduz acumulao de novos conhecimentos, mas integrao, modificao, estabelecimento de relaes e coordenao entre esquemas de conhecimento que j possuamos, dotados de uma certa estrutura e organizao que varia, em vnculos e relaes, a cada aprendizagem que realizamos (COLL, 1996).
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

159

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

Para Coll (1996) e Volpato (2001) a aprendizagem , ento, o processo pelo qual o ser humano se prepara para fazer frente s novas situaes. o resultado de uma atividade do prprio homem, que desenvolve estratgias muito prprias para aprender. Ningum aprende no lugar de outrem. Sob esse ponto de vista, no h aprendizagem que no seja auto-aprendizagem, um processo atravs do qual a informao se transforma em conhecimento, e conhecimento no o mesmo que memria (WINN, 1999, p. 4). O mesmo autor aponta que os estudantes devem acreditar verdadeiramente naquilo que aprendem, no simplesmente memoriz-lo como se fosse para uma prova. Isso significa que devem construir representaes mentais do contexto no qual esto envolvidos. Esses modelos, de acordo com Winn (1999), so conhecidos como modelos mentais e devem: Ser suficientemente consistentes para permitir interpretao, mas suficientemente flexveis para se adaptar s novas interpretaes e possibilitar ao estudante inferir quando a informao no for totalmente disponvel, assim como construir e testar hipteses que lhe sirvam de novas fontes de informao; Permitir ao aluno descrever a outras pessoas tudo o que ele compreende e gui-lo na pesquisa de fontes de informaes e dados de forma produtiva e eficiente. Em relao ao processo avaliativo, Abreu (apud LOPES; ACCIOLY, 2001) aponta que o professor deve estar atento a alguns procedimentos para que esse processo seja efetivo e coerente, permitindo uma viso mais fiel da aprendizagem: O professor deve pensar, planejar e realizar o processo de avaliao de forma coerente e conseqente com os objetivos propostos para a aprendizagem; O processo de avaliao contnuo e intimamente ligado ao de aprendizagem. Pode reiniciar-se constantemente at atingir os objetivos finais. Sempre relacionado ao desempenho do aluno, transmite ao professor um feedback de seu trabalho. A observao tambm um instrumento de avaliao, desde que o professor e, se possvel, o aluno, registrem os dados observados. O resultado da avaliao produto do grau de interatividade e de envolvimento dos agentes (IES, professores e estudantes) com o projeto pedaggico do curso de modo mais amplo e, de modo mais estrito, atravs do plano de ensino. O plano de ensino Para ilustrar o plano de ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes sob a perspectiva educacional construtivista, foi elaborado o Quadro 2. 160
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

Quadro 2. Plano de ensino para a disciplina poder e poltica nas organizaes. PLANO DE ENSINO Disciplina: Poder e Poltica nas Organizaes Carga horria: 36 h/a (2 crditos) Curso(s) em que ministrada: Administrao

EMENTA Viso geral de diferentes abordagens de poder e organizao. A obteno e o exerccio do poder nas organizaes. Legitimidade e poder no interior das organizaes, a autoridade e o poder de grupos. O comportamento poltico nas organizaes. O poder das organizaes nas sociedades contemporneas. Relaes de desigualdade e abuso de poder nas organizaes. OBJETIVOS Como saber terico, propiciar ao aluno um panorama conceitual do poder. Como saber fazer, evidenciar a obteno do poder por meio das bases e fontes de poder nas organizaes. Demonstrar o processo de se exercer o poder por meio de suas tticas e operaes na esfera organizacional. E como saber agir, analisar o comportamento poltico nas organizaes e discutir questes atuais sobre poder e poltica nas organizaes. CONTEDO PROGRAMTICO Competncias Eixos temticos Carga horria por unidade I - VISES E CONCEITOS DE PODER 4 1.1 Conceitos de diferentes correntes de pensamento Saber terico 1.2 Vises do poder II - GENEALOGIA DO PODER 4 2.1 As perspectivas da constituio do poder 2.2 Os mecanismos de poder III - BASES E FONTES DE PODER 6 3.1 Relao de dependncia 3.2 Tipos, bases e fontes de poder IV - O EXERCCIO DO PODER 8 Saber fazer 4.1 Instrumentos e atributos do exerccio do poder 4.2 Relao entre a finalidade e o exerccio do poder V - TTICAS DE PODER 6 5.1 Organizaes como sistemas de governo e de poltica 5.2 Dimenses tticas VI - POLTICA O PODER EM AO 4 6.1 Fatores individuais e organizacionais 6.2 Reaes ao comportamento poltico Saber agir VII - QUESTES ATUAIS 4 7.1 tica e politicagem no comportamento poltico 7.2 Desigualdade e abuso de poder no trabalho METODOLOGIA DE ENSINO nfase na integrao terica e prtica da disciplina, com apoio do referencial terico elaborado. Alm de preleo, estudo de caso, leituras, trabalhos, jogos de empresa e audiovisual. AVALIAO Do aluno: dos conhecimentos tericos (por meio de testes, trabalhos e jogos de verificao da aprendizagem) e da prtica (por meio de acompanhamento, desempenho prtico, participao em atividades dirigidas, auto-avaliao). Do professor: ao trmino da disciplina, o professor distribuir questionrio para feedback e decises. Fonte: Elaborao prpria.
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

161

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

CONSIDERAES PARA A APLICAO DA DISCIPLINA NO CURRCULO


Para introduzir a disciplina no currculo de Administrao, preciso designar como pr-requisitos as seguintes disciplinas: teoria geral da administrao, comportamento organizacional, sociologia das organizaes e psicologia organizacional, de forma que os alunos que venham a participar da disciplina de poder e poltica nas organizaes tenham captado alguns conceitos bsicos e necessrios para iniciar a discusso sobre poder e poltica nas organizaes. Recomenda-se que a disciplina seja ministrada para alunos dos ltimos perodos do curso. Vale considerar tambm como forma de aplicao e relao dos contedos da disciplina o incentivo do professor e da coordenao do curso participao em atividades de extenso na prpria IES, como empresa jnior e diretrio acadmico, organizaes expressivas que permitem observar e experimentar como se obtm e se exercem o poder e a poltica nas organizaes.

CONCLUSES
Reconhece-se que este artigo merece discusses posteriores e mais aprofundadas sobre o poder e a poltica nas organizaes, seu ensino enquanto disciplina e como componente na formao do administrador. Por outro lado, h argumentos que justificam a elaborao e aplicao de uma disciplina de poder e poltica nas organizaes em cursos de graduao em Administrao nas IES brasileiras. Junto a essa discusso, revela-se a necessidade de a atitude tradicional de ensinar e aprender transformar-se numa atitude construtivista, em que a educao tenha como foco central o aluno e o processo natural de aprendizagem, sem se esquecer da formao da identidade profissional que se deseja desenvolver, no caso a do administrador. Traamos aqui os eixos temticos, os procedimentos didtico-avaliativos (sob a tica construtivista) e o plano de ensino como elementos da disciplina que propiciam trazer respostas a essa discusso. O ensino da disciplina apresenta-se como um componente na formao dos administradores que carece de discusso em sala de aula, com vistas a preparar um administrador mais apto para lidar com os processos da realidade organizacional. Por fim, esta proposta preliminar de ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador no pode negar o avano e a beleza do processo de integrar outras reas do conhecimento, como a sociologia, a psicologia, a filosofia e a economia, permitindo aos estudantes de Administrao identificarem-se com a sua profisso por meio da compreenso dos aspectos mais implcitos e subjetivos que envolvem os processos organizacionais. 162
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

O ensino da disciplina de poder e poltica nas organizaes como componente na formao do administrador

ABSTRACT
The purpose of this article is to develop a discipline that deals with power and politics inside companies and organizations. Theorical basis were adapted to practical issues in order to build a content that can be easily applied to real situations. The essential abilities of a business manager theorical knowledge, practice knowledge and action knowledge were covered by presentation of themes related to power and politics inside organizations. Moreover, evaluation methods were discussed and proposed. Considerations about the viability of the application of the discipline to the IES were also analyzed. At the and of this article, it is knowledge that the present piece of work will raise a considerable range of discussions related to power and politics in organizations. Key words: Power and politics; Power relations; Business administration curriculum.

Referncias
BACHARACH, Samuel B.; LAWLER, Edward J. Power and politics in organizations. San Francisco: Jossey-Bass, 1980. COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. So Paulo: tica, 1996. CROZIER, Michel. O fenmeno burocrtico. Braslia: UnB, 1981. DAS, H. Relevance of symbolic interactionist approach in understanding power: a preliminary analysis. Journal of Management Studies, v. 25, n. 3, p. 251-267, may 1988. DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. 6.ed. Lisboa: Presena, 1995. FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria T. L. Estratgias empresariais e formao de competncias: um quebra-cabea caleidoscpico da indstria brasileira. So Paulo: Atlas, 2000. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. GALBRAITH, John Kenneth. Anatomia do poder. So Paulo: Pioneira, 1984. HALL, Richard H. Organizaes: estrutura e processos. Rio de Janeiro: PHB, 1984. LOPES, M.A.S.; ACCIOLY, J. A. Repensando a aprendizagem e o ensino: uma abordagem construtivista. Revista Mltipla, n. 5, 1998. Disponvel em <http://www.upis.br/revista_multipla/nr_005/angela.htm>. Acesso em 26 maio 2001. MORGAN, Gareth. Imagens da organizao. So Paulo: Atlas, 1996. Cap. VI. PAGS, Max et al. O poder nas organizaes. So Paulo: Atlas, 1987. ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional. So Paulo: Atlas, 2002.
E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

163

Emmendoerfer, M. L.; Doyle, M. L. F. C.

SENAC.DR.SC.PROFIS. Programa de desenvolvimento de educadores. Florianpolis, 2001 (Fundamentos terico-metodolgicos Planejamento). SENNETT, Richard. A corroso do carter. Rio de Janeiro: Record, 2002. VOLPATO, A. et al. Mdia e conhecimento: educao a distncia. Disponvel em <http:/ /www.intelecto.net/arceloni.htm>. Acesso em 27 maio 2001. WEBER, Max. The theory of social and economic organizational. 2. ed. New York: Free Press, 1965. WINN, W. Learning in hyperspace. Disponvel em <http://www.umuc.edu/iuc/ workshop97/winn.html>. Acesso em 12 julho 1999.

164

E & G Economia e Gesto, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 147-164, dez. 2004

Das könnte Ihnen auch gefallen