Sie sind auf Seite 1von 14

A CIDADE QUE QUEREMOS Metodologia do Projeto, Cenrios e Viso de Futuro

Prof. James Wright Profuturo - USP SEMINRIO INTERNACIONAL - 15 de Setembro de 2011

Planejar o longo prazo essencial para as grandes cidades


Sem objetivos gerais, decises parciais geram problemas sociais que se acumulam ao longo do tempo. Um norte geral promove sinergia entre reas, articula apoios e estimula investimentos. As grandes metrpoles bem sucedidas desenvolvem planos com horizonte de 30 anos. As principais empresa de infraestrutura econmica usam cenrios de longo prazo para definir suas estratgias.

Cenrio Tendencial 2040 : o futuro de So Paulo se nada for feito


Crescimento desordenado de vrias dcadas agrava as distores A poluio ser crescente Qualidade de vida ser declinante A Cidade se tornar cada vez menos atrativa e dinmica para empresas e mo de obra especializada Outras cidades do Estado e da regio ultrapassaro So Paulo em gerao de emprego e ndice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Metodologia da Viso Estratgica participativa para o SP2040

Consulta a especialistas Consulta sociedade Seminrio Internacional


Oficinas Regionais Debates abertos Fruns Online

PLANO SP 2040

Delphi - um questionrio iterativo para previso por especialistas:


Rodada inicial: 279 respondentes
Caractersticas: Criado nos EUA pela Rand Corp. Aplicado desde 1980 no Brasil Processo iterativo, mnimo 2 rodadas Anonimato nas respostas Estimula troca de informaes Convergncia ao consenso Estimula a criatividade Protege opinies minoritrias Elimina presses de grupo Utilizar quando: No existem dados histricos Mudanas estruturais previstas Prazos muito longos

SP2040 WebDelphi - Rodada 1: Proposies iniciais com aprovao superior a 80% !


Perfil dos respondentes: Nvel acadmico:
Bacharelado MBA Mestrado/ Outra PsDoutorado graduao

12,8%
Muito alto

36,0%
Alto

31,4%
Mdio

19,8%
Baixo

Conhecimento no tpico do questionrio: 60,7%


Privado

30,7%
Universidade

5,5%
Governo

3,1%
ONGs

Setor profissional: 57%


5

12%

26%

5%

O Cenrio Desejado (Rodada 1): So Paulo , a Cidade que Queremos


Habitao digna e qualidade de vida para 12,4 M. de habitantes Centro global de negcios e inovao, lder no Hemisfrio Sul Ter um papel de gerao e disseminador de conhecimento. Forte empreendedorismo e atrao de investimentos. Um polo comercial e logstico internacional, que alavanca o estado, a regio e o Brasil ! A educao e qualificao tcnica da populao sero as bases para a competitividade global. A renda per capita dever atingir cerca de U$ 53 mil, 2,5 vezes a atual.

SP 2040: A CIDADE QUE QUEREMOS


Objetivos Transversais
Aproximar moradia e emprego
Desenvolvimento Urbano planejamento e financiamento das polticas urbanas Cidade compacta e policntrica Novas infraestruturas e requalificar as existentes.

Recuperar a qualidade ambiental

Modernizar a infraestrutura urbana

Fomentar produtividade e competitividade

Promover a incluso social

Ampliar a capacidade de investimento na cidade


Coeso Social Reduo das desigualdades sociais e territoriais Ampliao e adequao da oferta de servios pblicos Promoo de identidade, pertencimento e memria da cidade

Eixos estruturadores
Mobilidade e Acessibiliade cidade de curtas distncias Incentivo aos meios no motorizados requalificao, expanso e integrao do transporte pblico Conexo regional, nacional e internacional eficiente Oportunidades de Negcios Ambiente favorvel aos negcios Reforar a presena corporativa na cidade Valorizao do capital humano Promover a economia do conhecimento, inovao e
empreendedorismo 7

Melhoria ambiental Valorizao da gua e rios Biodiversidade e infraestrutura verde Gerenciamento sustentvel dos resduos slidos Controle rudos e poluio Adaptao s mudanas climticas

Viso Estratgica:
Grande Concordncia
Nvel de concordncia

Mdia de Concordncia Fortemente Concordo 52% Concordo 35% Discordo 9%

93% A mo de obra qualificada baseia-se no sistema educacional aprimorado desde a pr-escola at a universidade, e o oferecimento de produo cultural, artstica, entretenimento e lazer de qualidade em um ambiente de segurana fsica, patrimonial e ambiental. 93% A cidade em 2040 assumir uma estrutura policntrica, com um centro metropolitano, diversos centros secundrios distritais e de bairros, interligados por uma malha abrangente de transporte publico. 89% Sistemas de transporte pblico oferecero eficincia e comodidade significativamente maiores para os usurios, ligando em rede as diversas centralidades da cidade. 89% A implantao de uma forte infra-estrutura de telecomunicaes permitir avanos em uso de tecnologias informao que contribuiro para uma reduo da demanda por transporte urbano em relao tendncia histrica.
8

Coeso Social
Mdia de Concordncia Fortemente Concordo Concordo 29% Discordo 8%

Nvel de concordncia

61%

100% Ampliar a oferta dos servios pblicos com qualidade e quantidade capaz de atender as necessidades atuais e futuras da populao em toda a cidade. Para isso, estruturar uma boa oferta de equipamentos de mltiplos usos e, ao mesmo tempo otimizar, o uso dos existentes. 100% Fomentar a produo e difuso das produes artsticas e culturais na cidade, bem como sua integrao com espaos pblicos de interao criativa, propiciando condies que favoream a expresso e manifestao cultural, dos jovens especialmente, nas reas perifricas da cidade. 97% Promover intervenes integradas articulando a eliminao de reas de risco, a implantao de infraestrutura urbana, drenagem, construo de espaos pblicos e de novas unidades habitacionais, para que esses locais se transformem em novos bairros da cidade.

Oportunidades de Negcios
Nvel de concordncia

Mdia de Concordncia Fortemente Concordo 63% Concordo 29% Discordo 7%

100% Reduzir a burocracia para abertura, manuteno e fechamento de negcios 98% Desenvolver polticas ativas de promoo e fortalecimento de setores intensivos em conhecimento e tecnologia (como, por exemplo, os setores de tecnologia de informao, cincias da vida, economia verde e economia criativa), respeitando critrios claros de custos e benefcios ao municpio na escolha dos setores a serem incentivados. 98% Alcanar padres elevados na qualificao do capital humano da cidade, medido, entre outras formas, por exames internacionais, de proficincia em compreenso de textos e matemtica, tornando-os comparveis aos ndices das cidades desenvolvidas e mais equilibradas. A cidade deve tambm fortalecer o ensino intensivo de lnguas estrangeiras.
10

Desenvolvimento Urbano
Nvel de concordncia

Mdia de Concordncia Fortemente Concordo 63% Concordo 29% Discordo 7%

100% Promover intervenes integradas articulando a eliminao de reas de risco, a implantao de infraestrutura urbana, drenagem, construo de espaos pblicos e de novas unidades habitacionais, para que esses locais se transformem em novos bairros da cidade. 97% Poltica de desenvolvimento urbano voltada para os antigos territrios industriais, promovendo novas reas verdes e de grande densidade de uso misto de empregos e residncias para diversas faixas de renda. Tanto pela sua extenso como pela localizao na malha urbana, ligada aos antigos eixos ferrovirios, so reas que apresentam um grande potencial de renovao urbana na cidade, de integrao da cidade e maior adensamento populacional das pores centrais da cidade. 97% Implantar novas infraestruturas e requalificar as existentes para promover o desenvolvimento e qualidade de vida na cidade.
11

Melhoria Ambiental
Nvel de concordncia

Mdia de Concordncia Fortemente Concordo Concordo Discordo

71%

21%

5%

100% 100%

Eliminar totalmente o lanamento de lixo nos cursos dgua. Recuperar e conservar reas de proteo permanente dos rios da cidade, com destaque para implantao de parques lineares. Eliminar os Resduos Slidos Urbanos (RSU) em 2040. Reduo do lanamento de poluentes veiculares na cidade de So Paulo, em torno de 80% dos nveis registrados em 2010, at o ano de 2040.

100% 96%

12

Mobilidade e Acessibilidade
Nvel de concordncia

Mdia de Concordncia Fortemente Concordo 61% Concordo 29% Discordo 8%

97%

A malha de trens metropolitanos dever atingir padro metrovirio em seu ncleo municipal antes de 2020. Na sua poro metropolitana, caber aos trens, com servio e freqncia apropriados, papel importante na articulao com outros municpios da Regio Metropolitana. Constituir um subsistema de mdia capacidade de amplo alcance, cobrindo a cidade, adotando-se tecnologias limpas de trao e solues tecnolgicas de vrios tipos, de modo a preencher a extensa gama de nveis de oferta existentes entre a capacidade dos nibus convencionais e a do Metro. Sistemas de baixa capacidade continuamente aprimorados, aproveitando o potencial oferecido pelas tecnologias de informao. Recorrer a novas tecnologias de transporte e a solues limpas de trao, ensejando uma radical reduo da emisso de origem fssil no sistema de transportes.
13

100%

97%

Prximas etapas: Rodada 2 do WebDelphi e consultas populao


Nova consulta a especialistas e interessados , com pelo menos 1200 convidados. Ampla consulta sociedade atravs do site Discusso em oficinas e debates com a populao nas diferentes regies. Definio de prioridades, prazos, metas e aes estratgicas.
Ajude a construir a Cidade que VOCE quer: PARTICIPE! www.sp2040.net.br

14

Das könnte Ihnen auch gefallen