Sie sind auf Seite 1von 5

Primeira Avaliao Online de Fsica Moderna 1 1 A energia total aproximada de uma partcula de massa m movendo-se a uma velocidade :

a) b) c) d) e)
;

2 Voc est parado em uma esquina e um amigo seu passa dirigindo um carro. Cada um de vocs utiliza um relgio de pulso Vocs anotam o tempo em que o carro passa por dois cruzamentos diferentes e determinam, a partir das leituras dos seus respectivos relgios, o intervalo de tempo entre os dois eventos. Qual de vocs determinou o intervalo de tempo prprio? Justifique sua resposta. 3 Assinale se a afirmativa Verdadeira ou Falsa. (i) (ii) (iii) (iv) (v) A velocidade da luz a mesma em todos os referenciais. O tempo prprio o menor intervalo de tempo entre dois eventos. O movimento absoluto pode ser determinado a partir da contrao das distncias. O ano-luz uma unidade de distncia. Se dois eventos no so simultneos do ponto de vista de um referencial, eles no podero ser simultneos em relao a qualquer outro referencial.

4 - Um postulado bsico da teoria da relatividade de Einstein o seguinte: a) Relgios em movimento marcam o tempo mais lentamente do que quando esto em repouso; b) Barras mveis so mais curtas do que quando esto em repouso; c) A luz tem propriedades de onda e partcula; d) As leis da fsica devem ser as mesmas para observadores movendo-se com velocidade uniforme em relao uns aos outros; e) Tudo relativo. 5 - Um trem viaja muito rapidamente (v = 0,60c) tem um engenheiro (E) na frente, um guarda (G) na traseira e um observador (O) exatamente na metade do caminho entre eles. E e G esto equipados com lmpadas amarelas de sinalizao. O trem passa por uma estao, observado de perto pelo chefe da estao (O). Tanto E assim como G usam suas lmpadas para emitir sinais. Segundo O e O esses sinais chegam simultaneamente a O no instante em que ele est passando por O. De acordo com O: a) b) c) d) e) E e G enviaram seus sinais simultaneamente a partir de diferentes distncias. G enviou seu sinal antes de E, pois O est mais distante de G do que de E. G enviou seu sinal antes de E, pois O est mesma distncia de G do que de E. E enviou o seu sinal antes de G, pois O est mais distante de E do que de G. E enviou o seu sinal antes de G, pois O est mais distante de G do que de E.

6 - A nave espacial U.S.S. Enterprise, que viaja atravs da galxia, envia uma nave exploradora menor que ir at um planeta prximo e enviar os sinais com os resultados de sua observao de volta. O tempo prprio da viagem ao planeta medido por relgios: a) b) c) d) e) A bordo da Enterprise. A bordo da nave exploradora. Na Terra. No centro da galxia. No existe um tempo prprio para a situao descrita no problema pois no existe um referencial absoluto.

7 - Um mson em repouso decai 2s aps ter sido criado. Se movendo em laboratrio a 0,99c, a sua vida mdia de acordo com o relgio do laboratrio seria: a) A mesma. b) 0,28 s c) 14 S d) 4,6 s e) 28s 8 Uma barra de um metro se move na direo de seu comprimento. Segundo as medies realizadas no laboratrio, seu comprimento de 0,31m. A velocidade da barra em relao ao laboratrio :

a) b) c) d) e)

0,096c; 0,31c; 0,69c 0,83c 0,95c

9 Um eltron est se movendo a 0,6c. Se calcularmos sua energia cintica usando a frmula clssica e compararmos com o resultado encontrado usando a frmula relativstica, considerada como o valor correto, temos como resultado que ela

a) b) c) d) e)

Exatamente igual; Metade do valor correto; O dobro do valor correto; Cerca de 1% menor; Cerca de 28% menor.

10 A massa de uma partcula m. A fim de que sua energia total seja o dobro da sua energia de repouso, seu momento deve ser: a) b) c) d) e)

S1 - A energia total de uma partcula ser dada por:

Como

S2 - O intervalo de tempo prprio definido como o intervalo de tempo entre os eventos que ocorrem no mesmo local do referencial. Assim, o meu colega que est em movimento quem determina um intervalo de tempo prprio. S3 (i) Verdadeiro. Esta afirmao uma consequncia do segundo postulado de Einstein tambm conhecido como Postulado 2 (alternativo). (ii) Sabemos que o intervalo de tempo medido em qualquer outro referencial que no seja aquele em que os eventos ocorram no mesmo local sempre maior que o tempo prprio. Assim a afirmao verdadeira. (iii) Falso. Afinal o postulado 1 da relatividade de Einstein estabelece que o movimento uniforme absoluto no pode ser detectado. (iv) O ano-luz a distncia a que luz percorre no vcuo em um ano, considerando sua velocidade como sendo igual a c. (v) Falso. O problema 5 um exemplo da situao proposta por Einstein exatamente para mostrar que um evento que no simultneo em um referencial pode ser simultneo em outro. S4 - Como podemos observar todas as afirmativas esto corretas. Entretanto, apenas a afirmativa (d) representa um postulado bsico da relatividade de Einstein. Afinal, ele estabeleceu os postulados da teoria da relativiade restrita partindo do princpio da relatividade newtoniana que estabelece que as leis da fsica so vlidas para todos os referenciais inerciais. S5 - Este um problema conceitual que vai exigir que o aluno tenha aprendido o conceito de simultaneidade. Sabemos que dois relgios sincronizados em um referencial no estaro sincronizados em relao a outro referencial que se move relativamente ao primeiro. Como consequncia, podemos dizer que dois eventos simultneos em um referencial no so simultneos em outro referencial que se move em relao ao primeiro. Assim, podemos concluir que dois eventos que ocorrem em um referencial so

simultneos se os sinais luminosos por eles emitidos atingirem ao mesmo tempo um observador posicionado exatamente no meio da distncia entre eles. No momento que E e G acendem suas lanternas, clares so emitidos simultaneamente para os observadores O e O. A questo , quem enviou o sinal primeiro para O? E ou G? A figura 1 mostra a situao inicial, quando os dois referenciais esto na mesma posio e as lanternas so disparadas. A luz emitida a partir de por E e G atingem o observador O ao mesmo tempo, como indicado na Figura 2. Este observador percebe que os sinais viajaram com a mesma velocidade distncias iguais, e assim conclui que os acontecimentos em E e G ocorreram simultaneamente. Agora considere os mesmos eventos como visto pelo observador O. At o momento em que os sinais atingem o observador O, o observador O se moveu como indicado na Figura 2. Assim, o sinal proveniente de E j tem passado por O, mas o sinal de G ainda no chegou. Em outras palavras, O v o sinal de E antes de ver o sinal de G. De acordo com Einstein, os dois observadores, sabem que a luz viaja com a mesma velocidade. Portanto, observador O, conclui que a luz que partiu da frente do vago (E) chega antes da que partiu de trs (G). S6 - O tempo prprio como j definimos o intervalo de tempo entre dois eventos que ocorrem no mesmo referencial. Assim, o tempo da viagem ao planeta o do relgio a bordo da nave exploradora. S7 - O comprimento prprio laboratrio 0,99c. Assim, O valor de dado por: e a velocidade sua velocidade em relao ao

Assim,

S8 - O comprimento prprio da barra igual a 1,00m e como:

S9 - A energia cintica do eltron usando a forma clssica ser dada por:

A energia cintica relativstica ser dada por:

) )

Assim conclumos que

S10 - A energia total e o momento se relacionam pela equao: ( Como , ento: ) ( )

Das könnte Ihnen auch gefallen