Sie sind auf Seite 1von 8

LITERATURA DE CORDEL: POR QUE E PARA QUE TRABALHAR EM SALA DE AULA

Roberta Monteiro Alves (UFS)1

RESUMO Este artigo pretende instigar o debate sobre o trabalho com Literatura de Cordel nas salas de aula do Ensino Mdio, partindo de uma concepo que considera essa manifestao artstica popular como uma forma de representao de uma realidade social que precisa ser abordada de forma direta e crtica. Para este momento, ancoramo-nos em tericos como Bakhtin, Vygotsky, Chiappini, Rojo e outros, que enfatizam, cada um de modo particular, a necessidade de se trabalhar a literatura numa interdependncia entre o contexto scio-histrico e a arte, a fim de despertar o interesse do aluno pela condio social, histrica, poltica e econmica daqueles que produzem e lem cordel.

PARA INCIO DE CONVERSA

Neste artigo propomos o trabalho com a Literatura de Cordel em sala de aula como forma de despertar o senso crtico do aluno, bem como sua capacidade de observao da realidade social, histrica, poltica e econmica, principalmente na regio Nordeste, por ser onde ns vivemos, assim como pelo fato de ser esse o local do nosso pas em que essa manifestao popular encontrou maior facilidade de propagao. Justamente por refletir claramente a individualidade da lngua, incluindo-se a as variedades lingsticas fartamente encontradas no Nordeste brasileiro, a Literatura de Cordel nos fornece material exausto para a abordagem dos gneros textuais em sala de aula, sempre tomando por base as idias de Bakhtin acerca dos gneros do discurso. Alm desse autor, percebemos que o tema abordado, ao observar no s a riqueza estilstica da Literatura de Cordel, como tambm as possibilidades de debate sobre a nossa realidade social, poltica e econmica, nos coloca em sintonia com a viso sociointeracionista de aprendizagem proposta pelo psiclogo russo Vygotsky, uma vez que ele concebe a educao formal, aquela desenvolvida na escola, em termos de interao, apontando seu carter como instrumento essencial de humanizao, o que no poderia jamais ser alcanado atravs de um verbalismo vazio.
1 Ps-graduada em Lngua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira, graduada em Direito e Pedagogia pela UFS, mestranda em Letras pela UFS, leciona h 17 anos, sendo os ltimos 08 anos no Ensino Mdio, ex-conselheira do Conselho Estadual de Educao de Sergipe.

Ano 2, Volume 4 p. 103-109 jul-dez de 2008

Roberta Monteiro Alves

104

Alis, justamente a crtica ao verbalismo vazio e descontextualizado, com nfase nas regras gramaticais, que esse artigo se prope a fazer, sempre tomando por base o pensamento desses dois autores j citados, sem perder de vista os prprios Parmetros Curriculares Nacionais (1998), j que sugerem um ensino interdisciplinar e contextualizado, voltado para o exerccio da cidadania, no qual o aluno seja efetivamente protagonista do processo de aprendizagem. Dessa forma, o que propomos que a linguagem seja vista como um meio fundamental para a construo tanto de significados e conhecimentos quanto para a constituio da identidade do estudante, pois a cada dia que passa o mundo exige mais criatividade, senso crtico e capacidade de interpretao no s de textos como tambm do mundo.

ALM DA BELEZA DA RIMA

A Literatura de Cordel faz parte do romanceiro popular do Nordeste e teve sua origem nos romances portugueses em versos, os quais surgiram em sua expresso oral, sendo depois passados para a escrita. Foi nessa regio, local de menor letramento e de acesso mais difcil imprensa, que o Cordel, essas narrativas em versos impressas em papel simples e penduradas num barbante, conhecido como cordel, encontrou terreno mais frtil para se propagar (GALVO, 2001) Pelo fato de esse tipo de literatura ser carregado de toda uma expressividade e historicidade relacionada cultura popular, sentimos a necessidade de contempl-la no s em sua expresso literria, mas tambm como prtica scio-discursiva, principalmente na sala de aula, por ser esse um local de ampla construo do conhecimento. Segundo Bakhtin (2000), seja qual for a esfera da atividade humana, ela estar sempre relacionada utilizao da lngua e essa ser efetuada sob a forma de enunciados, orais ou escritos, que iro refletir as condies especficas e as finalidades de cada uma dessas esferas. O todo do enunciado ser a fuso de trs elementos: contedo temtico, estilo e construo composicional. A partir desse pensamento, o autor nos prope o conceito de gneros do discurso. Qualquer enunciado consideradamente , claro, individual, mas cada esfera de utilizao da lngua elabora sues tipos relativamente estveis de enunciados, sendo isso que denominamos gneros do discurso.(BAKHTIN, 2000, p. 279) Como a capacidade de variao da atividade humana muito grande, os gneros do discurso se apresentam com uma riqueza e variedade inesgotveis, manifestando toda a sua heterogeneidade. Apesar disso, o autor faz uma distino para separar os gneros primrios e os secundrios

Ano 2, Volume 4 p. 103-109 jul-dez de 2008

105

Literatura de cordel: Por que e para que trabalhar em sala de aula

Importa, nesse ponto, levar em considerao a diferena essencial existente entre o gnero do discurso primrio (simples) e o gnero do discurso secundrio (complexo). Os gneros secundrios do discurso o romance, o teatro, o discurso cientfico, o discurso ideolgico, etc. aparecem em circunstncias de uma comunicao cultural mais complexa e relativamente mais evoluda, principalmente escrita: artstica, cientfica, scio-poltica. Durante o processo de sua formao, os gneros secundrios absorvem e transmutam os gneros primrios (simples) de todas as espcies, que se constituram em circunstncias de uma comunicao verbal. (BAKHTIN, 2000, p. 281)

De acordo com essa classificao, podemos considerar a Literatura de Cordel como um gnero secundrio e plurivocal, uma vez que se trata de uma manifestao artstica dentro da cultura popular. Vale lembrar que, quando os gneros primrios se tornam componentes dos gneros secundrios, passam por uma transformao e adquirem uma caracterstica particular: rompe-se sua relao imediata com a realidade existente e com a realidade dos enunciados alheios. Alm disso, no se pode deixar de observar que alguns gneros possuem maior facilidade de refletir a individualidade da lngua, enquanto outros, por possurem formato padronizado, no permitem isso. No primeiro caso, podemos citar como exemplo os gneros literrios. (BAKHTIN, 2000) Para o professor que pretende trabalhar com a diversidade de gneros em sala de aula, fundamental distinguir em qual categoria seu objeto de trabalho deve se encaixar, a fim de que se torne mais fcil extrair o material lingstico de que necessita. No caso da Literatura de Cordel, perfeitamente clara a sua classificao nos gneros secundrios, baseada no fato de que h toda uma estrutura complexa e elaborada. Um estudo, a fim de ser considerado vlido e produtivo, deve ter como ponto de partida o fato de que cada gnero contm os estilos da lngua e, por isso, um estudo prvio dos gneros em sua diversidade deve servir de base. Vale ressaltar que mudanas que por ventura ocorram nos gneros do discurso jamais podem ser separadas das transformaes histricas dos estilos da lngua. Nesse ponto, chama-se a ateno para o fato de que, se a literatura recorre s camadas correspondentes da literatura popular para atender s suas necessidades, ela faz uso obrigatoriamente dos gneros do discurso atravs dos quais essas camadas se atualizaram (ROJO, 2006). Esse pensamento nos leva a concluir que o popular e o erudito possuem uma relao de mo dupla, ou seja, um sempre toma conhecimento do outro, mais cedo ou mais tarde. Esse movimento amplia a capacidade de leitura da Literatura de Cordel, pois aumenta as possibilidades de explorao do estilo e da esttica desse tipo de produo artstica.

Ano 2, Volume 4 p. 103-109 jul-dez de 2008

Roberta Monteiro Alves

106

A escola entra nesse ponto como veculo capaz de levar os alunos a entrar em contato com o maior nmero possvel de gneros textuais, fazendo com que eles sejam no somente ferramenta de comunicao, mas tambm objeto de ensinoaprendizagem. Dessa forma, o texto de cordel pode ser usado como um meio, um recurso a mais para a interlocuo do aluno com a sociedade. O cuidado que se deve ter de apenas no tomar esse trabalho na escola como um mero pretexto para uma abordagem puramente gramatical ou mesmo literria, mas sim discuti-lo em toda a sua riqueza, que envolve no s as questes acima mas tambm contextuais, o que serve de ponto de partida para a discusso dos problemas sociais, histricos, polticos e econmicos do nosso pas. O que nos preocupa o fato de que o ensino de Lngua Portuguesa no Brasil est, tradicionalmente, ligado explorao da gramtica normativa em suas perspectivas descritiva e analtica, ou seja, com nfase no conjunto de regras que a compem e na identificao das partes que formam o todo, com suas respectivas funes. (ROJO, 2006) Todavia, j no final do sculo XX, as concepes de aprendizagem como fruto de uma relao dialtica do indivduo num certo grupo social vo enfatizar a importncia do contexto scio-histrico no processo de desenvolvimento do ser humano, tal como nos prope Vygotsky (2007). Para ele, o ser humano transforma e transformado nas relaes sociais em que est inserido, entretanto sua relao com o meio no ocorre de forma direta, e sim atravs de sistemas simblicos que representam a realidade, sendo a linguagem o principal de deles. preciso entender que, numa viso sociointeracionista, o texto no entra na sala de aula como pretexto para uma abordagem simplista da gramtica ou da literatura, tampouco paras servir de modelo pura e simplesmente. Ao contrrio, deve ser visto pelas vozes que pode trazer e pelo seu potencial de significaes, pela relao que pode estabelecer com outros textos ou mesmo com a realidade do mundo.(ROJO, 2006) Nesse sentido, nosso projeto busca explorar as diversas possibilidades de leituras estticas e sociais que o texto de cordel pode proporcionar em uma aula de Lngua Portuguesa. Magalhes (2005) corrobora com esse ponto ao destacar que a literatura vem sendo usada como pretexto para o ensino da gramtica e, por isso, sua relao com a vida tem se perdido, fato que tem levado ao abandono da reflexo sobre a realidade em detrimento da expresso da forma lingstica. Alm disso, ela alerta ainda para a priso que se tem estabelecido na relao com os estilos de pocas literrias, uma vez que aos alunos tm sido ensinadas apenas as caractersticas de cada uma, o que reduz o texto literrio a uma ilustrao dessas classificaes. Dessa forma, a autora acrescenta que os alunos tm perdido a noo de que as escolas literrias decorrem da criatividade dos escritores em dado momento histrico-social.

Ano 2, Volume 4 p. 103-109 jul-dez de 2008

107

Literatura de cordel: Por que e para que trabalhar em sala de aula

As determinaes da realidade so o pressuposto da arte, cabendo anlise literria esclarecer como um sujeito histrico reflete uma realidade tambm histrica, porque obra de homens e mulheres reais. (MAGALHES, 2002, p.134, apud MAGALHES, 2005)

Segundo Chiappini (2005), para que os textos sejam realmente compreendidos necessria uma viso interdisciplinar, a qual ir exigir muito mais que a decodificao de sinais. A leitura vista como parte do mundo e, por isso, requer a mobilizao de diversos contedos que iro se constituir na interao textoleitor. Nessa relao, sero de fundamental importncia os objetivos do leitor, porque so eles que vo determinar a busca pelo aprofundamento em determinados contedos e mtodos. A autora nos chama a ateno ainda para o papel da escola como crucial na ampliao no s do pblico leitor, mas tambm do material de leitura e dos modos e ritmos de ler. Nesse ponto, podemos nos reportar importncia do contato dos alunos com os diversos gneros textuais, conforme j citado anteriormente. Alis, ela nos alerta para a necessidade de valorizar as condies concretas de comunicao literria, alegando que a leitura no se d no vazio, j que se trata de uma atividade que implica sociabilidade. A leitura surge na escola como uma oportunidade de colocar o aluno em confronto com o outro, propondo-lhe o desafio de enxergar a pluralidade cultural como forma de lev-lo a ser capaz de exercer a sua cidadania plenamente, sem vestgios de imposio de uma cultura sobre a outra. Portanto, nossa discusso no busca a substituio de textos literrios cannicos por textos da Literatura de Cordel, mas sim ampliar o leque de leitura dos alunos, a fim de lhes proporcionar um contato mais plural com as diversas formas de gneros textuais e artsticos encontradas no Brasil. Observa-se que, a cada dia que passa, o mundo contemporneo exige mais agilidade, criatividade, rapidez de pensamento, discurso persuasivo e adequao de estilo, o que impe escola algo novo: levar o aluno a apropriar-se dos escritos para agir na vida (ROJO, 2006). Nesse contexto, a diversidade dos gneros textuais ganha fora em sala de aula, pois vai colocar o aluno em contato com uma gama de opes textuais, as quais, conseqentemente, fornecero diversas vises de mundo. justamente a partir desse momento que se torna possvel desenvolver o senso crtico do aluno, levando-o a perceber no s a sua posio no mundo como tambm a posio do outro, representada nos diversos contextos sociais. O contato com a Literatura de Cordel pode ser capaz de proporcionar aos alunos uma ampliao de sua capacidade de enxergar as diversidades sociais, polticas,

Ano 2, Volume 4 p. 103-109 jul-dez de 2008

Roberta Monteiro Alves

108

econmicas e culturais de nosso pas, principalmente na regio Nordeste, palco de tantas disparidades. Voltamos a ressaltar que o trabalho com o folheto de cordel em sala de aula no pode ser resumido a uma simples leitura dos textos ou at mesmo a uma produo de cordel. Esse trabalho deve ir mais longe, procurando sempre estabelecer relaes entre o que est escrito e a realidade de nosso pas, levando o aluno a pensar o seu lugar no mundo e o daqueles que produzem, consomem e apreciam a Literatura de Cordel. Isso significa dizer que devemos parar de fingir uma prtica sociointeracionista para comearmos a viv-la em sua essncia.

ENCERRANDO A CONVERSA Abordar a presena da Literatura de Cordel em sala de aula implica refletir, entre outras coisas, sobre as concepes de leitura, literatura e ensino postos em prtica no cotidiano das escolas. Seria propor uma forma de estimular os alunos a enxergarem o que h por trs dessas produes textuais, no s no que diz respeito ao texto em si, mas com relao s vozes que ele traz consigo. Vozes essas capazes de expressar questes morais, polticas, sociais, econmicas e culturais. O aluno de hoje precisa enxergar o mundo alm de si mesmo, sob pena de, no o fazendo, ficar margem do prprio mundo em que vive, j que a modernidade se faz presente e exclui aqueles que no preenchem seus requisitos ou se contentam com o superficial. Paralelamente a isso, a necessidade de mudar o contexto socioeconmico em que vivemos tem se tornado urgente e s pode ser alcanada mediante uma educao crtica, voltada para os preceitos scio-interacionistas. A Literatura de Cordel pode perfeitamente contribuir para uma educao voltada para a realidade, na medida em que apresenta ao aluno uma viso de mundo, que pode se assemelhar ou no sua, mas que suscita variados questionamentos que podem levar o aluno a refletir sobre a sua posio social, poltica, econmica e cultural dentro do contexto em que vive, assim como sobre a posio do outro nesse mesmo contexto. A partir desse momento torna-se mais fcil que o aluno se perceba como um ser pensante e crtico, capaz de compreender no s a si mesmo como tambm ao outro e, conseqentemente, tornar-se apto a intervir na realidade, a fim de mud-la para melhor.

Ano 2, Volume 4 p. 103-109 jul-dez de 2008

109

Literatura de cordel: Por que e para que trabalhar em sala de aula

REFERNCIA BIBLIOGRFICA BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BRASIL, Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC, 1998. CHIAPPINI, Lgia. Reinveno da catedral. So Paulo: Cortez, 2005. GALVO, Ana Maria de O. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autntica, 2001. MAGALHES, Belmira. O ensino de Literatura e a interconexo entre representao literria e histria. In: Leitura. Macei: Imprensa Universitria, UFAL, 2005 ROJO, Rosane. O texto como unidade de ensino e o gnero como objeto de ensino da Lngua Portuguesa. In: TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Encontro na linguagem: estudos lingsticos e literrios. Uberlndia: EDUFU, 2006. VYGOTSKY, Lev S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 2007.

Ano 2, Volume 4 p. 103-109 jul-dez de 2008

Roberta Monteiro Alves

110

Ano 2, Volume 4 p. 103-109 jul-dez de 2008

Das könnte Ihnen auch gefallen