Sie sind auf Seite 1von 20

Pablo de Assis*

Um breve manual de transtornos mentais**


Um guia introdutrio psicopatologia e os sistemas diagnsticos de classificao

http://pablo.deassis.net.br/ pablo@deassis.net.br
* Pablo de Assis psiclogo e bacharel em psicologia pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Possui ps-graduao latu sensu em MBA Gesto de Recursos Humanos. J lecionou na Universidade Unio das Amricas (Foz do Iguau) nos cursos de Psicologia e Nutrio, e na Universidade Federal do Paran (Curitiba) para o curso de Psicologia. Atua na rea clnica, com adolescentes e adultos, especializando-se em depresso e transtornos alimentares. pesquisador do Ncleo de Estudos do Desenvolvimento Humano (NEDHU-UFPR). ** Proibida a reproduo ou comercializao sem prvia autorizao do autor. Permitido somente como consulta ou uso particular. Distribudo sob licena Creative Commons Atribuio-No comercial-No derivado (cc by-nc-nd)

Transtornos Mentais
Uma breve histria das doenas mentais
Desde que as pessoas se reconhecem enquanto pessoas, existe a percepo de comportamento normal, padro e comportamento desviante. Em diferentes momentos da histria, esses comportamentos desviantes receberam vrios nomes e classificaes. Para os antigos, alguns desses comportamentos eram vistos como sinais de deuses, tanto positivos quanto negativos. Alguns casos de esquizofrenia, por exemplo eram vistos como sinais de profetas. Com a influncia do cristianismo na cultura ocidental, esses mesmos comportamentos passaram a ser vistos como sendo negativos e influenciados por demnios. A depresso, por exemplo, dizia-se que era influenciada pelo demnio do meio-dia. Como a Igreja tinha bastante influncia na sociedade, essas pessoas eram ou abandonadas por estarem possudas ou eram levadas a igrejas para serem exorcizadas. No final da idade mdia e incio do Renascimento, pessoas que apresentavam esses comportamentos eram deixados de lado pela sociedade. Eles eram chamados de loucos e muitas vezes eram trancados com criminosos para afastar suas influncias das pessoas ditas normais. Com o tempo e o avano da medicina, comeou-se a perceber que esses loucos no possuam s comportamento desviante, mas apresentavam sintomas claros que se repetiam em vrias pessoas. Agora, ao invs de trancados em cadeias com criminosos comuns, eles eram trancados em asilos e manicmios para serem estudados e tratados. Neste ponto, passou-se a reconhecer a loucura como doena mental. Surge ento a psiquiatria moderna no final do sculo XIX e vrias tentativas de tratamento de doenas mentais. Sigmund Freud, por exemplo, com ajuda de Jean-Martin Charcot, utilizou inicialmente a hipnose para mostrar que a histeria, doena at ento misteriosa que afetava principalmente mulheres e causava paralisias entre outros sintomas, era uma doena psicognica, ou seja, de origem psicolgica ou mental. Carl Jung, psiquiatra suo que trabalhou no hospital psiquitrico de Burgholzli na sua, mostrou atravs de testes de associao de palavras a existncia de complexos autnomos reprimidos e inconscientes, comprovando assim a tese de Freud. Ele tambm contribuiu no desenvolvimento do diagnstico de esquizofrenia, elaborado por seu professor e mentor Eugene Bleuler, doena at ento chamada de demncia precoce. No sculo XX, houveram muitos avanos na psiquiatria e na psicopatologia, como ficou conhecida a rea de estudos das doenas mentais. Durante a Primeira Guerra Mundial houveram importantes avanos na rea da psicometria, ou de testes psicolgicos. Eles eram utilizados inicialmente para selecionar os melhores soldados e depois para selecionar os melhores empregados para as indstrias.

Com os testes psicolgicos comearam as classificaes de inteligncia. Com isso alguns casos de transtornos mentais passaram a ser classificados como retardos mentais ou dficits de inteligncia. Pessoas com QI entre 80 e 120 eram consideradas normais, pois estavam na mdia. Pessoas com QI abaixo de 80 eram consideradas com atraso no desenvolvimento mental e taxadas como retardadas mentais. Aps a Segunda Guerra Mundial, a Associao de Psiquiatria Americana criou o Manual Estatstico e Diagnstico de Doenas Mentais, o DSM (Diagnostic and Statistic Manual). Atualmente estamos na quarta edio, lanada em 1994, com reviso feita em 2000. A Organizao Mundial da Sade organizou a Classificao Estatstica International de Doenas e Problemas Relacionados com a Sade, atualmente em sua dcima reviso, conhecido por sua sigla CID-10. Ela possui um captulo exclusivo para distrbios mentais e do comportamento que pretende estar concordante com o DSM, porm apresenta algumas diferenas significativas. Um estudo foi feito mostrando que o CID-10 mais utilizado em diagnsticos clnicos enquanto o DSM-IV mais utilizado em pesquisas. O DSM-V est agendado para sair em 2013 e o CID-11 para 2015, com mais aproximaes entre ambos. Com todas as classificaes de loucura da medicina e de retardo mental da psicologia, o sculo XX trouxe muitos estigmas s pessoas que traziam tais rtulos. Elas eram chamadas de loucas, depois de doentes mentais ou retardadas mentais. Inclusive alguns problemas fsicos com efeitos no comportamento e na inteligncia, como o hipotireoidismo tambm chamado de cretinismo, foram responsveis por estigmatizar vrias pessoas. Atualmente, chegou-se em um consenso de utilizar o termo transtorno mental ou distrbio mental, para desestigmatizar essas condies psicolgicas. Essas pessoas no so mais marginalizadas como loucas ou internadas como doentes, mas tratadas com respeito e compreenso. Os atuais manuais classificam os transtornos, no as pessoas. Por isso evita-se utilizar expresses como o esquizofrnico ou o alcolatra e utilizam-se termos como a pessoa com esquizofrenia ou o paciente que sofre de alcoolismo.

Sistemas de classificao e diagnstico


Um dos papis da cincia desenvolver sistemas de classificao de seus objetos de estudo, para facilitar a aproximao do cientista. Na rea da psiquiatria e dos sistemas de diagnstico no diferente. Aceita-se o uso da expresso transtornos ou distrbios mentais para se referir aos problemas psicopatolgicos. Eles so diagnosticados pela presena de sintomas, que so manifestaes nicas e desviantes do comportamento dito normal. Um grupo de sintomas pode ser classificado como uma sndrome. Uma determinada sndrome psicolgica classificada, ento, pode receber o nome de transtorno mental.

Vale, porm, ressaltar que esses sistemas de classificao no so recortes reais da vida. Eles so somente modelos para auxiliar o profissional da rea da sade e deve ser visto como um mapa, um guia e no o territrio. Os transtornos e distrbios mentais no existem de fato, somente um agrupamento pragmtico de manifestaes que chamamos de sintomas.

Psicopatologia na atualidade
Atualmente, reconhece-se como transtornos mentais os problemas classificados no DSMIV e CID-10, como depresso, ansiedade, autismo e esquizofrenia. Tambm reconhecido o diagnstico de atraso mental como um dficit de inteligncia, que pode ser leve, moderado, grave ou profunda. O DSM-IV classifica os diferentes transtornos mentais nos seguintes grupos: 1) Transtornos usualmente diagnosticados na lactncia, infncia e adolescncia, como os retardos mentais e distrbios de aprendizagem; 2) Delirium, Demncia, Transtornos Amnsicos e Outros Transtornos Cognitivos; 3) Transtornos Mentais devido Condio Clnica Geral, como transtornos catatnicos e desvios de personalidade; 4) Transtornos Relacionados a Substncias, como abuso de lcool ou dependncia de drogas, ou ainda transtornos induzidos por uso de substncia como abstinncia de nicotina ou demncia alcolica; 5) Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicticos, como parania (esquizofrenia do tipo paranide) ou transtorno delirante; 6) Transtornos do Humor, como depresso ou transtorno bipolar; 7) Transtornos de ansiedade, como fobias ou pnico; 8) Transtornos somatoformes, como transtornos conversivos e transtornos dismrficos; 9) Transtornos factcios, como a sndrome de Munchousen; 10) Transtornos dissociativos, como anmsia dissociativa ou fuga dissociativa; 11) Transtornos sexuais e de identidade de gnero, como averso sexual ou parafilias (como pedofilia); 12) Transtornos alimentares, como anorexia nervosa e bulimia nervosa; 13) Transtornos do sono, como insnia ou terror noturno; 14) Transtornos de controle de impulso, como cleptomania ou piromania; 15) Transtornos de personalidade, como personalidade paranica ou personalidade obsessivo-compulsiva. O CID-10, em seu captulo 5 (F) dedicado aos transtornos mentais e de comportamento, classifica-os da seguinte forma: 1) Transtornos mentais orgnicos, inclusive os sintomticos (F00-F09), como Alzheimer, demncia vascular ou transtornos mentais devido a leso cerebral ou doena fsica;

2) Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substncia psicoativa (F10F19), como uso de lcool ou mltiplas drogas; 3) Esquizofrenia, transtornos esquizotpicos e transtornos delirantes (F20-F29), como esquizofrenia e psicose aguda; 4) Transtornos de humor ou afetivos (F30-F39), como depresso ou transtorno bipolar. 5) Transtornos neurticos, transtornos relacionados com o stress e transtornos somatoformes (F40-F48), como transtorno obsessivo-compulsivo ou transtorno de estresse pstraumtico; 6) Sndromes comportamentais associadas a disfunes fisiolgicas e a fatores fsicos (F50-F59), como os transtornos alimentares ou disfunes sexuais ou de sono causados por fatores emocionais; 7) Transtornos da personalidade e do comportamento do adulto (F60-F69), como transtornos de hbitos e impulsos. 8) Retardo Mental (F70-79), classificados como leve, moderado, grave ou profundo; 9) Transtornos do desenvolvimento psicolgico (F80-F89), como transtornos relacionados linguagem ou ao desenvolvimento motor; 10) Transtornos do comportamento e transtornos emocionais que aparecem habitualmente durante a infncia ou a adolescncia (F90-F98), como distrbios de conduta ou transtornos hipercinticos; 11) Transtorno mental no especificado (F99).

Detalhamento do DSM-IV Transtornos Usualmente Diagnosticados Durante a Infncia ou na Adolescncia, pela Primeira Vez > Retardo Mental
317 318.0 318.1 318.2 319 315.00 315.1 315.2 315.9 315.4 315.31 315.32 315.39 Retardo Mental Leve Retardo Mental Moderado Retardo Mental Grave Retardo Mental Profundo Retardo Mental, Gravidade No Especificada Transtorno de Leitura Transtorno de Matemtica Transtorno de Expresso Escrita Transtorno de Aprendizagem NE Transtorno do Desenvolvimento de Coordenao Transtorno da Linguagem Expressiva Transtorno da Linguagem Expressiva e Receptiva Transtorno Fonolgico

> Transtornos de Aprendizagem

> Transtorno de Coordenao Motora > Transtornos da Comunicao

307.0 307.9 299.0 299.80 299.10 299.80 299.80 314.xx .01 .00 .01 314.9 312.8 313.81 312.9 307.52 307-53 307-59 307.23 307.22 307.21 307.20 ---787.6 307.7 307.6

Gagueira Transtorno da Comunicao NE Autismo Transtorno de Rett Transtorno Desintegrativo da Infncia Transtorno de Asperger Transtorno Geral do Desenvolvimento NE Transtorno de Dficit de Ateno / Hiperatividade Tipo Combinado Tipo Predominantemente Desatento Tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo Transtorno de Dficit de Ateno / Hiperatividade NE Transtorno de Conduta Especificar o tipo: Tipo Manifestado na Infncia/ Tipo Manifestado na Adolescncia Transtorno de Rebeldia Resistente Transtorno do Comportamento Disruptivo NE Pica Transtorno da Ruminao Transtorno da Alimentao da Primeira Infncia e na Infncia Transtorno de Tourette Transtorno de Tique Nervoso Crnico Motor ou Vocal Transtorno de Tique Transitrio Especificar se: Episdio nico / Recorrente Transtorno de Tique Nervoso NE Encoprese Com obstipao e Incontinncia Urinria Sem obstipao e Com Incontinncia Urinria Enurese (No Relacionada Condio Clnica Geral) Especificar o Tipo: Somente Noturna / Somente Diurna / Noturna e Diurna

> Transtornos Gerais do Desenvolvimento

> Transtornos do Comportamento e Dficit de Ateno

> Transtornos de Alimentao da Primeira Infncia e da Infncia

> Transtorno de Tiques

> Transtornos de Eliminao

> Outros Transtornos da Primeira Infncia, da Infncia ou da Adolescncia


309.21 313.23 313.89 307.3 313-9 Transtorno de Ansiedade da Separao Especificar se: Manifestao Precoce Mutismo Seletivo Transtorno Reativo do Vnculo na Primeira Infncia ou na Infncia Especificar o Tipo: Tipo Inibido / Tipo Desinibido Transtorno do Movimento Estereotipado Especificar se: Com Comportamento Auto-Destrutivo Transtorno da Primeira Infncia, da Infncia ou da Adolescncia NE

Delirium, Demncia, Transtornos Amnsicos e Outros Transtornos Cognitivos > Delirium


293-0 Delirium Devido a...

[Indicar a Condio Clnica Geral] ---Delirium de Intoxicao por Substncia [Refere-se a Transtornos Relacionados Substncia para cdigos especficos de substncia] ---Delirium por Supresso de Substncia [Refere-se a Transtornos Relacionados Substncia para cdigos especficos de substncia] Delirium Devido a Etiologias Mltiplas [Codificar cada uma das etologias especficas] 780.09 290.xx .10 .11 .12 .13 290.xx .0 .3 .20 .21 290.xx .40 .41 .42 .43 294.9 294.1 294.1 294.1 290.10 290.10 294.1 ------Delirium NE Demncia do tipo Mal de Alzheimer, Com Manifestao Precoce (tambm cdigo 331.0 Mal de Alzheimer no Eixo III) Sem Complicaes Com Delirium Com Delrio Com Humor Deprimido Especifique se: Com Alterao de Comportamento Demncia do Tipo Mal de Alzheimer, Com Manifestao Tardia Sem Complicaes Com Delirium Com Delrio Com Humor Deprimido Especifique se: Com Alterao de Comportamento Demncia Vascular Sem Complicaes Com Delirium Com Delrio Com Humor Deprimido Especifique se: Com Alterao de Comportamento Demncia Devido ao HIV Demncia Devido a Traumatismo Craniano (tambm cdigo 854.00 leso craniana no Eixo III) Demncia Devido Doena de Parkinson (tambm cdigo 332.0 Doena de Parkinson no Eixo III) Demncia Devido Doena de Huntington (tambm cdigo 333.4 Doena de Huntington no Eixo III) Demncia Devido Doena de Pick (tambm cdigo 331.1 Doena de Pick no Eixo III) Demncia Devido Doena de Creutzfeldt-Jakob (tambm cdigo 046.1 Doena de Creutzfeldt-Jakob no Eixo III) Demncia Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral no listada acima] Demncia Persistente Induzida por Substncia (refere-se a Transtornos Relacionados a Substncias para cdigos especficos de substncia) Demncia Devido a Mltiplas Etiologias (codificar cada uma das etiologias especficas)

----

> Demncia

294.8 294.0

Demncia N E Transtorno de Amnsia Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Especifique se: Transitria / Crnica

> Transtornos de Amnsia

----

294.8 294-9

Transtorno de Amnsia Persistente Induzido por Substncia (refere-se aos Transtornos Relacionados a Substncias para cdigos especficos de substncias) Transtorno de Amnsia NE Transtorno Cognitivo NE

> Outros Transtornos Cognitivos

Transtornos Mentais devido Condio Clnica Geral


293.89 310.1 Transtorno Catatnico Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Alterao de Personalidade Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Especificar o tipo: Lbil / Desinibido/ Agressivo / Aptico Paranico / Outro Tipo Tipo Combinado / Tipo No Especificado Transtorno Mental NE Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral]

293.9

Transtornos Relacionados a Substncias


As seguintes especificaes devem ser aplicadas Dependncia de Substncias: Com Dependncia Fisiolgica / Sem Dependncia Fisiolgica Remisso Total Precoce / Remisso Parcial Precoce Remisso Total Sustentada / Remisso Parcial Sustentada Em Terapia Agonista / Em Ambiente Controlado As seguintes especificaes se aplicam aos Transtornos Induzidos por Substncias: Manifestadas Durante a Intoxicao Manifestadas Durante a Abstinncia

> Transtornos Relacionados Ao lcool > > Transtornos por Uso do lcool
303.90 305.00 303.00 291.8 291.0 291.0 291.2 291.1 291.X .5 .3 291.8 291.8 291.8 291.8 Dependncia do lcool Abuso do lcool Intoxicao Alcolica Abstinncia Alcolica Especificar se: Com Transtornos da Percepo Delirium por Intoxicao Alcolica Delirium por Abstinncia Alcolica Demncia Persistente por Induo Alcolica Transtorno Amnsico Persistente Induzido pelo lcool Transtorno Psictico Induzido pelo lcool Com Delrios Com Alucinaes Transtorno de Humor Induzido pelo lcool Transtorno de Ansiedade Induzido pelo lcool Disfuno Sexual Induzida pelo lcool Transtorno do Sono Induzido pelo lcool

> > Transtornos Induzidos pelo lcool

291.9

Transtorno Relacionado ao lcool NE

> Transtornos Relacionados Anfetamina (Ou Substncias Tipo Anfetamina) > > Transtornos por Uso de Anfetamina
304.40 305.70 292.89 292.0 292.81 292.XX .11 .12 292.84 292.89 292.89 292.89 292.9 Dependncia de Anfetamina Abuso de Anfetamina Intoxicao por Anfetamina Especifique se: Com Transtornos de Percepo Abstinncia de Anfetamina Delirium por Intoxicao com Anfetamina Transtorno Psictico Induzido por Anfetamina Com Delrios Com Alucinaes Transtorno do Humor Induzido por Anfetamina Transtorno de Ansiedade Induzido por Anfetamina Transtorno Sexual Induzido por Anfetamina Transtorno do Sono Induzido por Anfetamina Transtorno Relacionado Anfetamina NE

> > Transtornos Induzidos por Anfetamina

> Transtornos Relacionados Cafena > > Transtornos Induzidos por Cafena
305.90 292.89 292.89 292.9 Intoxicao por Cafena Transtorno de Ansiedade Induzido por Cafena Transtorno do Sono Induzido por Cafena Transtorno Relacionado Cafena NE

> Transtornos Relacionados A Maconha > > Transtornos pelo Uso da Maconha
304.30 305.20 292.89 292.81 292.XX .11 .12 292.89 292.9 Dependncia de Maconha Abuso de Maconha Intoxicao por Maconha Especificar se: Com Alterao de Percepo Delirium por Intoxicao com Maconha Transtorno Psictico Induzido por Maconha Com Delrios Com Alucinaes Transtorno de Ansiedade Induzido por Maconha Transtorno Relacionado Maconha NE

> > Transtornos Induzidos por Maconha

> Transtornos Relacionados Cocana > > Transtornos pelo Uso da Cocana
304.20 305.60 292.89 292.0 292.81 292.xx .11 Dependncia de Cocana Abuso de Cocana Intoxicao por Cocana Especificar se: Com Alterao da Percepo Abstinncia de Cocana Delirium por Intoxicao com Cocana Transtorno Psictico Induzido por Cocana Com Delrios

> > Transtornos Induzidos por Cocana

.12 292.84 292.89 292.89 292.89 292.9

Com Alucinaes Transtorno do Humor Induzido por Cocana Transtorno de Ansiedade Induzido por Cocana Disfuno Sexual Induzida por Cocana Transtorno do Sono Induzido por Cocana Transtorno Relacionado Cocana NE

> Transtornos Relacionados A Alucingenos > > Transtornos pelo Uso de Alucingenos
304.50 305.30 292.89 292.89 292.81 292.xx .11 .12 292.84 292.89 292.9 Dependncia de Alucingeno Abuso de Alucingeno Intoxicao por Alucingeno Transtorno Persistente da Percepo por Alucingeno (Reincidncias) Delirium por Intoxicao por Alucingeno Transtorno Psictico Induzido por Alucingeno Com Delrios Com Alucinaes Transtorno do Humor Induzido por Alucingeno Transtorno de Ansiedade Induzido por Alucingeno Transtorno Relacionado a Alucingeno NE

> > Transtornos Induzidos por Alucingenos

> Transtornos Relacionados A Inalantes > > Transtornos por Uso de Inalantes
304.60 305.90 292.89 292.81 292.82 292.XX .11 .12 292.84 292.89 292.9 Dependncia de Inalantes Abuso de Inalantes Intoxicao por Inalantes Delirium por Intoxicao por Inalantes Demncia Persistente Induzida por Inalantes Transtorno Psictico Induzido por Inalantes Com Delrios Com Alucinaes Transtorno do Humor Induzido por Inalantes Transtorno de Ansiedade Induzido por Inalantes Transtorno Relacionado a Inalantes NE

> > Transtornos Induzidos por Inalantes

> Transtornos Relacionados Nicotina > > Transtorno pelo Uso da Nicotina
305.10 292.0 292.9 Dependncia da Nicotina Abstinncia de Nicotina Transtorno Relacionado Nicotina NE

> > Transtornos Induzidos por Nicotina

> Transtornos Relacionados aos Opiides > > Transtornos pelo Uso de Opiides
304.00 305.50 292.89 292.0 Dependncia Opiide Abuso Opiide Intoxicao Opiide Especificar se; Com Alterao de Percepo Abstinncia Opiide

> > Transtornos Induzidos por Opiides

292.81 292.XX .11 .12 292.84 292.89 292.89 292.9

Delirium por Intoxicao Opiide Distrbio Psictico Induzido por Opiide Com Delrios Com Alucinaes Transtorno do Humor Induzido por Opiide Disfuno Sexual Induzida por Opiide Transtorno do Sono Induzido por Opiide Transtorno Relacionado ao pio NE

> Transtornos Relacionados Fenciclidina (ou Tipo Fenciclidina) > > Transtornos pelo Uso de Fenciclidina
304.90 305.90 292.89 292.81 292.XX .11 .12 292.84 292.89 292.9 Dependncia de Fenciclidina Abuso de Fenciclidina Intoxicao por Fenciclidina Especificar se: Com Alterao de Percepo Delirium por Intoxicao com Fenciclidina Transtorno Psictico Induzido por Fenciclidina Com Delrios Com Alucinaes Transtorno do Humor Induzido por Fenciclidina Transtorno de Ansiedade Induzido por Fenciclidina Transtorno Relacionado Fenciclidina NE

> > Transtornos Induzidos por Fenciclidina

> Transtornos Relacionados a Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos > > Transtornos pelo Uso de Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos
304.10 305.40 292.89 292.0 292.81 292.81 292.82 292.83 292.xx .11 .12 292.84 292.89 292.89 292.89 292.9 304.80 Dependncia de Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Abuso de Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Intoxicao por Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Abstinncia de Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Especificar se: Com Alterao de Percepo Delirium por Intoxicao com Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Delirium por Abstinncia de Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Demncia Persistente Induzida por Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Transtorno Amnsico Persistente Induzido por Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Transtorno Psictico Induzido por Sedativos,Hipnticos ou Ansiolticos Com Delrios Com Alucinaes Transtorno do Humor Induzido por Sedativos,Hipnticos ou Ansiolticos Transtorno de Ansiedade Induzido por Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Disfuno Sexual Induzida por Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Transtorno do Sono Induzido por Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Transtorno Relacionado a Sedativos, Hipnticos ou Ansiolticos Dependncia de Polisubstncias

> > Transtornos Induzidos por Sedativos, Hipnticos e Ansiolticos

> Transtorno Relacionado A Polisubstncias > Transtornos Relacionados A Outras (Ou Desconhecidas) Substncias > > Transtornos pelo Uso de Outra (ou Desconhecida) Substncia
304.90 Dependncia de Outra (ou Desconhecida) Substncia

305.90 292.89 292.0 292.81 292.82 292.83 292.xx .11 .12 292.84 292.89 292.89 292.89 292.9

Abuso de Outra (ou Desconhecida) Substncia Intoxicao por Outra (ou Desconhecida) Substncia Especificar se: Com Alterao de Percepo Abstinncia de Outra (ou Desconhecida) Substncia Especificar se: Com Alterao de Percepo Delirium Induzido por Outra (ou Desconhecida) Substncia Demncia Persistente Induzida por Outra(ou Desconhecida) Substncia Transtorno Amnsico Persistente Induzido por Outra (ou Desconhecida) Substncia Transtorno Psictico Induzido por Outra (ou Desconhecida) Substncia Com Delrios Com Alucinaes Transtorno do Humor Induzido por Outra (ou Desconhecida) Substncia Transtorno de Ansiedade Induzido por Outra (ou Desconhecida) Substncia Disfuno Sexual Induzida por Outra (ou Desconhecida) Substncia Transtorno do Sono Induzido por Outra (ou Desconhecida) Substncia Transtorno Relacionado a Outra (ou Desconhecida) Substncia NE

> Transtornos Induzidos por Outra Substncia (ou Desconhecida)

Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicticos


295.xx Esquizofrenia A seguinte Classificao do Curso Longitudinal se aplica a todos os subtipos de Esquizofrenia: Episdica com Sintomas Residuais Interepisdicos (Especificar se: Com Sintomas Negativos Proeminentes) / Episdica com Nenhum Sintoma Residual Interepisdico Contnua (Especificar se: Com Sintomas Negativos Proeminentes) Episdio nico em Remisso Parcial (Especificar se: Com Sintomas Negativos Proeminentes) Episdio nico em Remisso Total Outra ou Padro No Especificado Tipo Paranide Tipo Desorganizada Tipo Catatnica Tipo Indiferenciada Tipo Residual Transtorno Esquizofreniforme Especificar se: Caractersticas Sem Bom Prognstico Caractersticas com Bom Prognstico Transtorno Esquizoafetivo Especificar se: Tipo Bipolar / Tipo Depressivo Transtorno Delirante Especificar se: Tipo Erotomanaco/ Tipo Grandioso / Tipo Ciumento/ Tipo Persecutrio / Tipo Somtico / Tipo Misto/ Tipo No Especificado Transtorno Psictico Breve Especificar se: Com Estressor(es) Sem Estressor(es) Com Manifestao Ps-Parto Transtorno Psictico Compartilhado (Folie Deux) Transtorno Psictico Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] .81 Com Delrios

.30 .10 .20 .90 .60 295.40

295.70 297.1

298.8

297.3 293.xx

.82 ----

289.9

Com Alucinaes Transtorno Psictico Induzido por Substncias (refere-se a Transtornos Relacionados a Substncias para cdigos especficos de substncias) Especificar se: Com Manifestao Durante a Intoxicao Com Manifestao Durante a Abstinncia Transtorno Psictico NE

Transtornos do Humor

Codificar o atual estado do Transtorno Depressivo Maior ou Transtorno Bipolar l em 5 pontos: 1 = Leve 2 = Moderado 3 = Severo Sem Caractersticas Psicticas 4 = Severo Com Caractersticas Psicticas Especificar: Caractersticas Psicticas de Humor Congruente/Caractersticas Psicticas de Humor Incongruente 5 = Em Remisso Parcial 6 = Em Remisso Total 0 = No Especificado As seguintes especificaes se aplicam (para episdios atuais e mais recentes) em Transtornos do Humor: a) Especificaes de Severidade/Psicticas/de Remisso b) Crnica c) Com Caractersticas Catatnicas d) Com Caractersticas Melanclicas e) Com Caractersticas Atpicas f) Com Manifestao Ps-Parto - As seguintes especificaes se aplicam a Transtornos do Humor, como segue: g) Com ou Sem Recuperao Interepisdica Total h) Com Padro Sazonal i) Com Ciclo Rpido

> Transtornos Depressivos


296-xx .2X .3X 300.4 Transtorno Depressivo Maior Episdio nico a,b,c,d,e,f Recorrente a,b,c,d,e,f,g,h Transtorno Distmico Especificar se: Manifestao Precoce Manifestao Tardia Especificar: Com Caractersticas Atpicas Transtorno Depressivo NE Transtorno Bipolar l Episdio Manaco nico a,c,f Especificar se: Misto Episdio Mais Recente - Hipomanaco g,h,i Episdio Mais Recente - Manaco a,c,f,g,h,i Episdio Mais Recente - Misto a,c,f,g,h,i Episdio Mais Recente - Depressivo a,b,c,d,e,f,g,h,i Episdio Mais Recente - No Especificado g,h,i Transtorno Bipolar || a,b,c,d,e,f,g,h,i Especificar (episdio atual ou mais recente): Hipomanaco / Depressivo Transtorno Ciclotmico Transtorno Bipolar NE Transtorno do Humor Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Especificar tipo: Com Caractersticas Depressivas Com Episdio Tipo Depressivo Maior Com Caractersticas Manacas Com Caractersticas Mistas

311 296.xx .0x .40 .4x .6x .5x .7 296.89 301.13 296.80 293.83

> Transtornos Bipolares

----

296.90

Transtorno do Humor Induzido por Substncias (refere-se a Transtornos Relacionados a Substncias para cdigos de substncias especficas) Especificar tipo: Com Caractersticas Depressivas Com Caractersticas Manacas Com Caractersticas Mistas Especificar se: Com Manifestao Durante a Intoxicao Com Manifestao Durante a Abstinncia Transtorno do Humor NE

Transtornos De Ansiedade
300.01 300.21 300.22 300.29 Transtorno do Pnico Sem Agorafobia Transtorno do Pnico Com Agorafobia Agorafobia Sem Histrico de Transtorno do Pnico Fobia Especfica Especificar tipo: Animal/Ambiente Natural/ Leso ou Transfuso Sangunea/ Situacional/OutroTipo Fobia Social Especificar se: Generalizada Transtorno Compulsivo Obsessivo Especificar se: Com Baixa Autocrtica Transtorno de Estresse Ps-Traumtico Especificar se: Agudo / Crnico Especificar se: Com Incio Tardio Transtorno de Estresse Agudo Transtorno de Ansiedade Generalizado Transtorno de Ansiedade Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Especificar se: Com Ansiedade Generalizada Com Ataques de Pnico Com Sintomas Obsessivo-Compulsivos Transtorno de Ansiedade Induzido por Substncias (refere-se a Transtornos Relacionados a Substncias para cdigos de substncias especficas) Especificar se: Com Ansiedade Generalizada Com Ataques de Pnico Com Sintomas Obsessivo-Compulsivos Com Sintomas Fbicos Especificar se: Com Manifestao Durante a Intoxicao Com Manifestao Durante a Abstinncia Transtorno de Ansiedade NE

300.23 300.3 309.81

308.3 300.02 293.89

----

300.00

Transtornos Somatoformes
300.81 300.81 300.11 Transtorno de Somatizao Transtorno Somatoforme Indiferenciado Transtorno de Converso Especificar tipo: Com Dficit ou Sintoma Motor Com Ataques ou Convulses Com Apresentao Mista Transtorno Doloroso Associado a Fatores Psicolgicos Associado tanto a Fatores Psicolgicos quanto Condio Clnica Geral Especificar se: Agudo / Crnico Hipocondria Especificar se: Com Baixa Autocrtica

307.xx .80 .89 300.7

300.7 300.81

Transtorno Dismrfico do Corpo Transtorno Somatoforme NE

Transtornos Factcios
300.xx .16 .19 .19 300.19 Transtorno Factcio Com Sinais e Sintomas Psicolgicos Predominantes Com Sinais e Sintomas Fsicos Predominantes Com Sinais e Sintomas Fsicos e Psicolgicos Combinados Transtorno Factcio NE

Transtornos Dissociativos
300.12 300.13 300.14 300.6 300.15 Amnsia Dissociativa Fuga Dissociativa Transtorno de Identidade Dissociativa Transtorno da Despersonalizao Transtorno Dissociativo NE

Transtornos Sexuais e de Identidade de Gnero > Disfunes Sexuais

As seguintes especificaes se aplicam a todas as Disfunes Sexuais primrias: Tipo Durante Toda a Vida / Tipo Adquirida / Tipo Generalizada / Tipo Situacional Devido a Fatores Psicolgicos / Devido a Fatores Combinados

> > Transtornos do Desejo Sexual

302.71 302.79 302.72 302.72 302.73 302.74 302.75 302.76 306.51 625.8 608.89 607.84 625.0 608.89 625.8 608.89

Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo Transtorno da Averso Sexual Transtorno do Desejo Sexual Feminino Transtorno Ertil Masculino Transtorno Orgsmico Feminino Transtorno Orgsmico Masculino Ejaculao Precoce Dispareunia (No Devido Condio Clnica Geral) Vaginismo (No Devido Condio Clnica Geral) Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo Feminino Devido a... [Indicar a Condio Clnica Geral] Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo Masculino Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Transtorno Ertil Masculino Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Dispareunia Feminina Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Dispareunia Masculina Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Outra Disfuno Sexual Feminina Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Outra Disfuno Sexual Masculina Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral]

> > Transtornos do Desejo Sexual

> > Transtornos Orgsmicos

> > Transtornos de Dor Sexual

> > Disfuno Sexual Devido Condio Clnica Geral

----

302.70

Disfuno Sexual Induzida por Substncia (refere-se a Transtornos Relacionados a Substncias para cdigos especficos de substncias) Especificar se: Com Diminuio do Desejo Com Diminuio da Excitao Com Diminuio do Orgasmo Com Dor Sexual Especificar se: Com Manifestao Durante a Intoxicao Disfuno Sexual NE Exibicionismo Fetichismo Frotteurismo Pedofilia Especificar se: Atrado Sexualmente por Homens Atrado Sexualmente por Mulheres Atrado Sexualmente por Ambos Especificar se: Limitado ao Incesto Especificar tipo: Exclusivo / No Exclusivo Masoquismo Sexual Sadismo Sexual Fetichismo Transvstico Especificar se: Com Disforia de Gnero Voyeurismo Parafilia NE Transtorno da Identidade Sexual Em Crianas Em Adolescentes ou Adultos Especificar se: Atrados Sexualmente por Homens Atrados Sexualmente por Mulheres Atrados Sexualmente por Ambos Ausncia de Atrao por Ambos os Sexos Transtorno da Identidade Sexual NE Transtorno Sexual NE

> Parafilias
302.4 302.81 302.89 302.2

302.83 302.84 302.3 302.82 302.9 302.xx .6 .85

> Transtornos da Identidade Sexual

302.6 302.9

Transtornos da Alimentao
307.1 307.51 307.50 Anorexia Nervosa Especificar tipo: Restritiva / Compulsiva/ Purgativa Bulimia Nervosa Especificar tipo: Purgativa / No Purgativa Transtorno da Alimentao NE

Transtornos do Sono > Transtornos Primrios do Sono > > Dissonias


307.42 307.44 347 780.59 307.45 Insnia Primria Hipersonia Primria Especificar se: Recorrente Narcolepsia Transtorno do Sono Relacionado Respirao Transtorno do Sono de Ritmo Circadiano Especificar tipo: Demora em Pegar no Sono/Sono Rpido/ Trabalho por Turno Tipo No Especificado

307.47 307.47 307.46 307.46 307.47 307.42 307.43

Dissonia NE Pesadelo Pavor de Dormir Sonambulismo Parassonia NE Insnia Relacionada a ... [Indicar o Transtorno do Eixo l ou do Eixo II] Hipersonia Relacionada a ... [Indicara Transtorno do Eixo l ou Eixo II] Transtorno do Sono Devido a ... [Indicar a Condio Clnica Geral] Tipo Insnia Tipo Hipersonia Tipo Parassonia Tipo Combinado Transtorno do Sono Induzido por Substncia (refere-se a Transtornos Relativos a Substncias para cdigos especficos de substncia) Tipo especfico: Insnia / Hipersonia Parassonia / Tipo Combinado Especificar se: Com Manifestao Durante a Intoxicao Com Manifestao Durante a Abstinncia

> > Parassonia

> Transtornos do Sono Relativos A Outro Transtorno Mental

> Outros Transtornos do Sono


780.xx .52 .54 .59 .59

----

Transtornos de Controle dos Impulsos No Classificados


312.34 312.32 312.33 312.31 312.39 312.30 Transtorno Explosivo Intermitente Cleptomania Piromania Jogo Patalgico Tricotilomania Transtorno de Controle dos Impulsos NE

Transtornos de Ajustamento
309.XX .o .24 .28 .3 .4 .9 Transtorno de Ajustamento Com Humor Deprimido Com Ansiedade Combinado com Ansiedade e Humor Deprimido Com Alterao de Conduta Combinado com Alterao das Emoes e de Conduta No Especificado Especificar se: Agudo / Crnico

Transtornos de Personalidade
310.0 301.20 301.22 301.7 301.83 301.50 301.81 Transtorno da Personalidade Paranica Transtorno da Personalidade Esquizide Transtorno da Personalidade Esquizotpica Transtorno da Personalidade Anti-Social Transtorno da Personalidade Borderline Transtorno da Personalidade Histrinica Transtorno da Personalidade Narcisista

301.82 301.6 301.4 301.9

Transtorno da Personalidade Esquiva Transtorno da Personalidade Dependente Transtorno da Personalidade Obsessiva-Compulsiva Transtorno de Personalidade NE

Outras Condies Que Podem Representar Foco de Ateno Clnica


Fatores Psicolgicos que Afetam a Condio Clnica 316 ...[Fator Psicolgico Especificado] Afetando... [Indicar a Condio Clnica Geral] Escolha o nome baseando-se na natureza dos fatores: Transtorno Mental Afetando a Condio Clnica Sintomas Psicolgicos Afetando a Condio Clnica Traos de Personalidade ou Forma de Manejo Afetando a Condio Clnica Comportamento de Sade Mal-Adaptativos Afetando a Condio Clnica Resposta Fisiolgica Relacionada ao Estresse Afetando a Condio Clnica Outros Fatores No Especificados Afetando a Condio Clnica

> Transtornos do Movimento Induzidos por Medicamento


332.1 333.92 333.7 333.99 333.82 333.1 333.9 995.2 Parkinsonismo Induzido por Neurolpticos Sndrome Maligna Neurolptica Distonia Aguda Induzida por Neurolpticos Acatisia Aguda Induzida por Neurolpticos Discinesia Tardia Induzida por Neurolpticos Tremor Postural Induzido por Medicamentos Transtorno do Movimento Induzido por Medicamentos NE Efeitos Adversos de Medicamento NE

> Outros Transtornos Induzidos por Medicamentos

Detalhamento do CID-10 F00-F09 Transtornos mentais orgnicos, inclusive os sintomticos


F00* Demncia na doena de Alzheimer (G30.-) F01 Demncia vascular F02* Demncia em outras doenas classificadas em outra parte F03 Demncia no especificada F04 Sndrome amnsica orgnica no induzida pelo lcool ou por outras substncias psicoativas F05 Delirium no induzido pelo lcool ou por outras substncias psicoativas F06 Outros transtornos mentais devidos a leso e disfuno cerebral e a doena fsica F07 Transtornos de personalidade e do comportamento devidos a doena, a leso e a disfuno cerebral F09 Transtorno mental orgnico ou sintomtico no especificado

F10-F19 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substncia psicoativa


F10 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de lcool F11 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de opiceos F12 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de canabinides F13 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de sedativos e hipnticos F14 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso da cocana F15 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de outros estimulantes, inclusive a cafena

F16 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de alucingenos F17 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de fumo F18 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de solventes volteis F19 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de mltiplas drogas e ao uso de outras substncias psicoativas

F20-F29 Esquizofrenia, transtornos esquizotpicos e transtornos delirantes


F20 Esquizofrenia F21 Transtorno esquizotpico F22 Transtornos delirantes persistentes F23 Transtornos psicticos agudos e transitrios F24 Transtorno delirante induzido F25 Transtornos esquizoafetivos F28 Outros transtornos psicticos no-orgnicos F29 Psicose no-orgnica no especificada

F30-F39 Transtornos do humor [afetivos]


F30 Episdio manaco F31 Transtorno afetivo bipolar F32 Episdios depressivos F33 Transtorno depressivo recorrente F34 Transtornos de humor [afetivos] persistentes F38 Outros transtornos do humor [afetivos] F39 Transtorno do humor [afetivo] no especificado

F40-F48 Transtornos neurticos, transtornos relacionados com o stress e transtornos somatoformes


F40 Transtornos fbico-ansiosos F41 Outros transtornos ansiosos F42 Transtorno obsessivo-compulsivo F43 Reaes ao stress grave e transtornos de adaptao F44 Transtornos dissociativos [de converso] F45 Transtornos somatoformes F48 Outros transtornos neurticos

F50-F59 Sndromes comportamentais associadas a disfunes fisiolgicas e a fatores fsicos


F50 Transtornos da alimentao F51 Transtornos no-orgnicos do sono devidos a fatores emocionais F52 Disfuno sexual, no causada por transtorno ou doena orgnica F53 Transtornos mentais e comportamentais associados ao puerprio, no classificados em outra parte F54 Fatores psicolgicos ou comportamentais associados a doena ou a transtornos classificados em outra parte F55 Abuso de substncias que no produzem dependncia F59 Sndromes comportamentais associados a transtornos das funes fisiolgicas e a fatores fsicos, no especificadas

F60-F69 Transtornos da personalidade e do comportamento do adulto


F60 Transtornos especficos da personalidade F61 Transtornos mistos da personalidade e outros transtornos da personalidade F62 Modificaes duradouras da personalidade no atribuveis a leso ou doena cerebral F63 Transtornos dos hbitos e dos impulsos F64 Transtornos da identidade sexual F65 Transtornos da preferncia sexual

F66 Transtornos psicolgicos e comportamentais associados ao desenvolvimento sexual e sua orientao F68 Outros transtornos da personalidade e do comportamento do adulto F69 Transtorno da personalidade e do comportamento do adulto, no especificado

F70-F79 Retardo mental

F70 Retardo mental leve F71 Retardo mental moderado F72 Retardo mental grave F73 Retardo mental profundo F78 Outro retardo mental F79 Retardo mental no especificado F80 Transtornos especficos do desenvolvimento da fala e da linguagem F81 Transtornos especficos do desenvolvimento das habilidades escolares F82 Transtorno especfico do desenvolvimento motor F83 Transtornos especficos misto do desenvolvimento F84 Transtornos globais do desenvolvimento F88 Outros transtornos do desenvolvimento psicolgico F89 Transtorno do desenvolvimento psicolgico no especificado

F80-F89 Transtornos do desenvolvimento psicolgico

F90-F98 Transtornos do comportamento e transtornos emocionais que aparecem habitualmente durante a infncia ou a adolescncia
F90 Transtornos hipercinticos F91 Distrbios de conduta F92 Transtornos mistos de conduta e das emoes F93 Transtornos emocionais com incio especificamente na infncia F94 Transtornos do funcionamento social com incio especificamente durante a infncia ou a adolescncia F95 Tiques F98 Outros transtornos comportamentais e emocionais com incio habitualmente durante a infncia ou a adolescncia F99 Transtorno mental no especificado

F99 Transtorno mental no especificado em outra parte

Bibliografia

CID-10: classificao de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descries clnicas e diretrizes diagnsticas. Porto Alegre : Artes Mdicas, 1993. DSM-IV - Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais. Porto Alegre, Ed. Artes Mdicas, 1995. ELLENBERGER, Heri. The Discovery Of The Unconscious: The History And Evolution Of Dynamic Psychiatry. Nova Iorque: Basic Books, 1970. JUNG, Carl Gustav. A prtica da psicoterapia. Petrpolis: Vozes, 1988. KAPLAN, I.; SANDOCK , B.J. Compndio de Psiquiatria. Artes Mdicas,. Porto Alegre, 1997.

Sites de Interesse
CID-10 [2008]: Psiquiatria Geral:

http://www.datasus.gov.br/cid10/v2008/webhelp/cid10.htm http://www.psiquiatriageral.com.br/

Das könnte Ihnen auch gefallen