Sie sind auf Seite 1von 4

A Unificao Italiana

Na primeira metade do sculo XIX, predominou no territrio italiano a diviso poltica em diferentes estados independentes, a Regio Norte, O Reino da Lombardia-Veneza e os ducados de Parma, Mdena e Toscana estavam sob o controle do Reino da ustria. O Reino das duas Siclias (ou de Npoles) era ligado dinastia dos Bourbons; os Estados Pontficios, Igreja Catlica; o Reino Sardo-Piemonts era o nico livre e independente. Foi justamente este ltimo reino que liderou o processo de unificao. A soma de dois fatores, em especial, contribuiu para o processo de unificao dos estados italianos: o sentimento nacionalista, que desejava libertar o territrio do domnio austraco, e o interesse da burguesia italiana em acelerar o desenvolvimento econmico e industrial de seus estados. A diviso da Itlia em vrios estados dificultava a consolidao da economia capitalista em um perodo em que a industrializao avanava por toda a Europa. Foi com esse objetivo, ento, que a burguesia italiana liderou o movimento pela unidade poltica e territorial da Itlia, conforme afirmou o historiador Ren Rmond: a burguesia comerciante ou industrial que deseja a unificao do pas, pois v nessa idia a possibilidade de um mercado maior e de um nvel mais elevado. Vitor Emanuel II assumiu o trono do Reino Sardo-Piemonts em 1849. Em 1852, nomeou Camilo Cavour como primeiro ministro. Para estimular a luta pela unificao, Cavour procurou desenvolver internamente o reino, buscando independncia econmica e comercial. No plano externo, negociou o apoio da Inglaterra e da Frana na luta contra a ustria. Com a Frana de Napoleo III, ele trocou os territrios de Nice e Savia por ajuda militar. O conflito entre o Reino Sardo-Piemonts e a Frana (de um lado) contra a ustria foi provocado por Cavour e iniciado cem 1859. Derrotada a ustria, Napoleo III abandonou o acordo com o Estado Italiano para lutar contra a Prssia. No entanto, a derrota austraca e a anexao da Lombardia repercutiram em toda a Itlia. Vrios movimentos explodiram em Mdena, Parma e Toscana, que resolveram se unir ao Reino Sardo-Piemonts. Em Npoles (ou Duas Siclias), Giuseppe Garibaldi liderou a dura luta pela libertao do domnio dos Bourbons. Vencido o conflito, a populao do antigo reino decidiu em plebiscito anexar-se tambm ao Reino SardoPiemonts. Apesar de sua importante participao na guerra contra os austracos, Garibaldi no obteve grande destaque na consolidao da unificao italiana. Seu projeto para a nova nao unificada defendia a formao de um governo democrtico. Garibaldi era um defensor da Repblica: para ele, a Itlia deveria se tornar um pas mais justo, cujo governo permitisse maior participao popular. Contudo, como a liderana da unidade italiana coube aos piemonteses da Regio Norte, a proposta de Garibaldi no se concretizou. A esse respeito, leia este texto:

Voc se recorda das diferenas econmicas que existiam entre as regies Norte e Sul dos Estados Unidos? Ento, na Itlia a situao era semelhante. O Reino do Piemonte, ao norte, possua uma economia mais avanada e industrializada. Na regio da Siclia, ao sul, ainda predominava uma economia agrria e pouco desenvolvida industrialmente. Portanto, no processo de unificao da Itlia, prevaleceu o poder econmico da Regio Norte. Ao invs do projeto popular defendido por Garibaldi, predominaram os interesses da burguesia industrial na formao dessa nova nao italiana. Desta forma, a classe dominante foi o grupo mais beneficiado pela unificao do pas. Com a unidade poltica, a Itlia criou condies para estimular o desenvolvimento econmico e a ampliao da indstria em todo o seu territrio. Em 1861, Emanuel II era proclamado rei da Itlia. Entretanto, faltava ainda resolver o problema dos Estados da Igreja e de Veneza, de posse da ustria. Garibaldi tentou conquistar essas regies, mas fracassou. Veneza foi anexada em 1866, graas derrota da ustria diante da Prssia. Roma foi conquistada com o fim do apoio militar de Napoleo III, em 1870. Esse processo finalmente se consolidou quando, em 1870, Vitor Emanuel II (rei do Piemonte) anexou a cidade de Roma, tornando-a capital da nova nao unificada. A Itlia estava ento definitivamente unificada, mas o problema com a Igreja Catlica permaneceria. O papa Pio IX se recusava a aceitar a anexao de Roma. A questo s seria resolvida em 1929, com a criao do Estado do Vaticano (Tratado de Latro), acertado entre Mussolini, Emanuel III e Pio XI A Questo Romana A anexao de Roma e a conseqente unificao entre os estados do Norte e a Regio Sul da Itlia geraram um problema com a Igreja Catlica, o qual ficou conhecido como Questo Romana. O papa Pio IX no reconheceu a unificao do Estado Italiano, pois a regio onde se situa a cidade de Roma estava sob controle da Igreja em 1870. A Igreja Catlica possua boa parte dos territrios do Centro-Sul da Itlia, denominados de Estados Pontifcios. Sendo assim, o processo de unificao entre os estados do Norte e os do Sul da Itlia representava uma ameaa para a Igreja, que temia perder o controle sobre esses territrios da regio central. Ao se apropriar de Roma, o rei Vtor Emanuel II acabou gerando um conflito com a Igreja. A chamada Questo Romana se estendeu at 1929 e s foi resolvida pelo ditador Benito Mussolini, quando este ofereceu Igreja a autonomia sobre o Estado do Vaticano. Criado na cidade de Roma, o Vaticano um estado independente controlado de forma soberana pela Igreja Catlica, sem interferncia da poltica italiana. Com o fim da Questo Romana, a Igreja reconheceu a unidade do Estado italiano e, conseqentemente, a religio catlica foi institucionalizada como a religio oficial da Itlia.

A unificao Alem
Vimos que o processo de unificao da Itlia foi liderado pelo rico e desenvolvido Reino do Piemonte. Na Alemanha, o desejo de unidade poltica e territorial do pas tambm foi iniciativa de um grande Estado Alemo: o Reino da Prssia. Na segunda metade do sculo XIX, a economia prussiana tinha adquirido um nvel de desenvolvimento industrial bem superior, se comparado aos demais estados que compunham a chamada Confederao Germnica (unio dos diversos estados independentes que, posteriormente, formaram a Alemanha). Nessa poca, o territrio alemo (ou germnico) estava dividido em 39 estados. A Confederao Germnica estava sob o comando do Imprio Austraco. Os prussianos consideravam as barreiras alfandegrias que existiam entre os estados germnicos o grande obstculo para a consolidao da sua economia industrial. As restries para a livre circulao de mercadorias entre esses diversos estados realmente dificultaram um maior desenvolvimento econmico, no somente da Prssia, mas tambm dos demais estados da Confederao Germnica, na primeira metade do sculo XIX. Por essa razo, os prussianos defenderam a formao de uma liga (unio) comercial que permitisse que os produtos industrializados circulassem livremente no territrio alemo. O objetivo era derrubar os impostos sobre importao, isentando os produtos alemes do pagamento de tarifas alfandegrias e, com isso, incentivar a produo interna e aprimorar as relaes comerciais entre os membros da Confederao. A rivalidade contra os austracos levou as lideranas prussianas, o imperador Guilherme I e o chanceler (primeiroministro) Otto Von Bismarck, a exclurem a ustria da zolverein. Denominamos zollverein(unio aduaneira criada em 1834, que gerou uma espcie de mercado comum na Alemanha) a unio econmica dos estados germnicos que eliminou as barreiras alfandegrias e impulsionou o comrcio interno alemo. A excluso da ustria foi uma clara provocao dos prussianos que acentuou ainda mais a oposio entre os dois reinos e culminou com a Guerra Austro-Prussiana (1866). Vencida pelo Reino da Prssia, essa guerra gerou a extino da tradicional Confederao Germnica e a formao da Confederao Germnica do Norte, sob o domnio dos prussianos. Ou seja, com a guerra, os estados alemes ficaram divididos entre a liderana da Prssia, ao norte, e a influncia austraca, ao sul, fato que dificultava o processo de unificao. Outro obstculo para que se consolidasse a unificao dos estados alemes era a oposio de Napoleo III, soberano da Frana. Aos franceses no era nada interessante a formao de um grande e poderoso pas em suas fronteiras do leste. Para tentar evitar a unificao alem, a Frana pressionou os estados do Sul a no aderirem ao projeto prussiano. A interferncia francesa

e o desejo de Napoleo III em controlar a Regio Sul desencadearam mais um conflito: a Guerra Franco-Prussiana. Este foi o episdio definitivo para que a unificao alem se concretizasse. A Prssia, comandada por Bismarck, possua um exrcito muito superior ao da Frana. Por essa razo, a guerra, iniciada em 1870, foi amplamente favorvel aos prussianos. Batalha de Sedan (1870-1871) um dos mais importantes conflitos da histria europia, marcou a derrota da Frana de Napoleo III e o nascimento do Imprio Alemo. Em Sedan, Regio Nordeste da Frana, prussianos e franceses se enfrentaram em quase 10 meses de intensos conflitos. Ao final, prevaleceu a superioridade militar dos prussianos. Aproximadamente 200 mil prussianos venceram cerca de 120 mil soldados franceses. Ao final do conflito, alm de ser obrigada a pagar indenizao aos vitoriosos, a Frana perdeu seus territrios da Alscia-Lorena, anexados pelos alemes. Nesse episdio, estava sendo plantada a semente da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Os anos que se seguiram Guerra Franco-Prussiana (1870-1914) marcaram um perodo de instabilidade nas relaes entre os dois pases. A obsesso dos franceses em recuperar seus territrios na fronteira com a Alemanha gerou uma rivalidade e um clima de revanche, que se manifestaria em 1914 com a Primeira Guerra Mundial.

Das könnte Ihnen auch gefallen