Sie sind auf Seite 1von 3

A OBESIDADE Obesidade uma doena crnica multi-factorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta at o ponto em que passa a estar

r associada a certos problemas de sade ou ao aumento da taxa de mortalidade. resultado do balano energtico positivo, ou seja, a ingesto alimentar superior ao gasto energtico.

Apesar de se tratar de uma condio clnica individual, vista, cada vez mais, como um srio e crescente problema de sade pblica: o excesso de peso predispe o organismo a uma srie de doenas, em particular doena cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apnia do sono e osteoartrite.

Factores que influenciam o desenvolvimento da obesidade 1. Estilo de vida O aumento da incidncia de obesidade em sociedades nos ltimos 25 anos do sculo XX teve como principais causas o consumo excessivo de nutrientes combinado com crescente sedentarismo. 2. Gentica Como tantas condies mdicas, o desequilbrio metablico que resulta em obesidade fruto da combinao tanto de factores ambientais quanto genticos. Polimorfismos em diversos genes que controlam apetite e metabolismo predispem obesidade, mas a condio requer a disponibilidade de calorias em quantidade suficiente, e talvez outros factores, para se desenvolver plenamente. 3. Doenas Determinadas doenas fsicas e mentais e algumas substncias farmacuticas podem predispor obesidade. Alm da cura dessas situaes poder diminuir a obesidade, a presena de sobre peso pode agravar a gesto de outras. Males fsicos que aumentam o risco de desenvolvimento de obesidade incluem diversas sndromes congnitas (acima mencionadas), hipotiroidismo Sndrome de Cushing e deficincia do hormonio do crescimento. Certas enfermidades psicolgicas tambm podem aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade, diabetes disfunes alimentares como bulimia nervosa. 4. Bactrias Segundo o estudo publicado na revista Science, bactrias que favorecem a digesto tambm poderiam fazer o corpo acumular quilos a mais, caso no estejam devidamente equilibradas. Em excesso, essas bactrias alteram o metabolismo e o apetite Mtodos para a Classificao da obesidade A obesidade pode ser definida por termos relativamente absolutos. Na prtica, a obesidade avaliada em termos absolutos e tambm pela sua distribuio na circunferncia da cintura ou pela razo entre as circunferncias da cintura e do quadril. Alm disso, a presena de obesidade deve ser avaliada enquanto factor de risco cardiovascular e outras condies mdicas que podem aumentar o risco de complicaes. IMC(ndice de massa corporal)

IMC, ou ndice de massa corporal, um mtodo simples e amplamente difundido de se medir a gordura corporal. A medida foi desenvolvida na Blgica pelo estatstico e antropometrista, Adolphe Qutelet.[3] calculado dividindo o peso do indivduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros. Equao: IMC = kg / m2 Onde kg o peso do indivduo em quilogramas e m sua altura em metros.

IMC < 18.5 18.5 24.9 25.029.9 30.034.9 35.039.9 40.0

Classificao Abaixo do Peso Peso normal Sobre peso Obesidade grau I Obesidade grau II Obesidade grau III

Circunferncia da cintura

O IMC no distingue entre diferentes tipos de adiposidade, alguns dos quais podem estar mais associados a doena cardiovascular. Estudos mais recentes dos diferentes tipos de tecido adiposo tm demonstrado, por exemplo, que a obesidade central (em forma de ma, tipicamente masculina) tem uma correlao muito superior doena cardiovascular que o IMC por si s. A circunferncia absoluta (>102 cm para homens e >88 cm para mulheres) e o ndice cintura-quadril (>0.9 para homens e >0.85 para mulheres) so, ambos, utilizados como medidas da obesidade central.

Medio da gordura corporal

Uma maneira alternativa de determinar obesidade medindo a percentagem de gordura corprea. Mdicos e cientistas, em geral, concordam que homens com mais de 25% de gordura e mulheres com mais de 30% de gordura so obesos. Porm, difcil medir a gordura corporal com preciso. O mtodo mais aceito a pesagem do indivduo debaixo de gua, mas s possvel em laboratrios especializados que dispem do equipamento. Os dois mtodos mais simples so o teste da dobra, no qual a pele do abdmen panada e medida para determinar a grossura da camada de gordura subcutnea; e o teste de impedncia biomtrica, que s pode ser realizado em clnicas especializadas e no deve ser feito com frequncia. Outras formas de medir a gordura corporal incluem a tomografia computadorizada e a ressonncia magntica.

Factores de risco e co-morbidades

A presena de factores de risco e outras doenas tambm utilizada no diagnstico da obesidade. Arteriosclerose coronria, diabetes mellitus tipo 2 e apnia do sono representam ameaas vida do paciente que indicariam a urgncia de tratamento clnico da obesidade.

Mecanismos para o tratamento da obesidade O principal tratamento para a obesidade a reduo da gordura corporal por meio de adequao da dieta e aumento do exerccio fsico. Programas de dieta e exerccio produzem perda mdia de aproximadamente 8% da massa total (excluindo os que no concluem os programas). Nem todos ficam satisfeitos com esses resultados, mas at a perda de 5% da massa pode contribuir significativamente para a sade. Mais difcil do que perder peso, manter o peso reduzido. Entre 85% e 95 %, daqueles que perdem 10% ou mais de sua massa corporal, recuperam todo o peso perdido em dois a cinco anos. O corpo tem sistemas que mantm sua homeostose em certos pontos fixos, incluindo peso. Existem seis recomendaes para o tratamento clnico da obesidade: 1. Pessoas com IMC acima de 30 devem ser iniciadas num programa de dieta de reduo calrica, exerccio e outras intervenes comportamentais e estabelecer objetivos realistas de perda de peso. 2. Se os objectivos no forem alcanados, terapia farmacutica pode ser oferecida. O paciente deve ser informado da possibilidade de efeitos colaterais e da inexistncia de dados sobre a segurana e eficcia de tais medicamentos no longo prazo. 3. Terapia farmacutica pode incluir sibutramina, orlistat, fentermina, dietilpropiona, fluoxetina e bupropiona. Para casos mais severos de obesidade, medicamentos mais fortes como anfetaminas e metanfetaminas podem ser usadas seletivamente(somente aps consulta prvia ao seu medico responsvel). 4. Pacientes com IMC acima de 40 que no alcanam seus objetivos de perda de peso (com ou sem medicamentos) e que desenvolvem outras condies derivadas da obesidade, podem receber indicao para realizarem cirurgia baritrica. O paciente deve ser informado dos riscos e potenciais complicaes. 5. Nesses casos, a cirurgia deve ser realizada em centros que realizam grande nmero desses procedimentos j que as evidncias indicam que pacientes de cirurgies que os realizam com frequncia tendem a ter menos complicaes no ps-cirrgico. 6. Medicina tradicional chinesa , a qual recorrendo a tcnicas naturais milenares procura reequilibrar os elementos fsicos. A Medicina Chinesa procura combater a obesidade em conjunto com a adopo de uma dieta equilibrada e saudvel.

Das könnte Ihnen auch gefallen