Sie sind auf Seite 1von 10

THAIS LEITE JEAN FERNANDO DA SILVA POCORNI RODRIGO LOPES DE OLIVEIRA WILLIAN CORDEIRO DE RAMOS

PROPRIEDADES FUNCIONAIS
ATIBAIA 2011

OBJETIVO Utilizado o mtodo para identificao de cidos e bases, a partir do fator colorimtrico utilizando reagentes naturais e qumicos.

INTRUDUO Os indicadores qumicos so substncias atravs das quais possvel observar o desenvolvimento de uma reao qumica. Estes se utilizam, sobretudo na determinao do ponto de equivalncia em anlise volumtrica e so denominados de indicadores de pH ou indicadores cido-base ou ainda de neutralizao, eles so dotados de propriedades halocromicas, que e a capacidade de mudar de colorao em funo do pH do meio. Quando adicionados a uma soluo, os indicadores de pH ligam-se aos + ons H ou OH-. A ligao a estes ons provoca uma alterao da configurao eletrnica destes indicadores e, conseqentemente, altera-lhes a cor. Estes indicadores, no so aconselhveis para determinar especificamente o valor do pH de uma soluo para este fim podemos usar o pHmetro, em laboratrio eles so largamente utilizados em titulaes.

PROCEDIMENTOS

Materiais utilizados Porta tubo de ensaios Nove tubos de ensaio Um copo Becker de 250 ml Um copo Becker de 100 ml Um bico de Bunsen Um trip Uma tela de amianto Um copo Becker de 400 ml Um almofariz de porcelana Um pistilo de porcelana Uma peneira comum

Reagentes Utilizados Folhas de repolho roxo cido Clordrico Hidrxido de Amnia Hidrxido de Sdio lcool Metlico Azul de Metileno Laranja de metilo Fenolftalena

PROCEDIMENTO PARA O EXTRATO DE REPOLHO ROXO Em um copo Becker, colocou-se uma quantidade de gua superior a 100 ml. Acendeu o bico de Bunsen, sobrepondo o trip em cima do mesmo, e a tela de amianto. Posicionou copo Becker com gua em cima da tela, para aquecer.

No almofariz, colocou-se o repolho picado, e o trituramos com o pistilo. Depois de o repolho ficar em consistncia de uma pasta, acrescentou-se cerca de 50

ml de gua aquecida. Continuou-se a macerar o repolho, at a gua ficar na cor roxa escura. No copo Becker de 100 ml, separou pela peneira o lquido do repolho triturado.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Indicadores naturais

Distriburam-se os tubos de ensaio pelo suporte e colocou-se cerca de 10 ml do lquido em cada tubo de ensaio.

Pipetou 5 ml de cido clordrico em um dos tubos de ensaio. Logo aps o extrato adquiriu uma colorao vermelha.

Pipetou 5 ml de Hidrxido de Amnia em um dos tubos de ensaio. Logo aps o extrato adquiriu uma colorao verde.

Pipetou 5 ml de Hidrxido de Sdio em um dos tubos de ensaio. Logo aps o extrato adquiriu uma colorao verde-amarelo.

Pipetou 2 ml de cido Clordrico e 2 ml de Hidrxido de Sdio em um dos tubos de ensaio. A mistura no mudou a colorao roxa.

Pipetou 5 ml de lcool Metlico 96% em um dos tubos de ensaio. A mistura no mudou a colorao roxa e esquentou.

Indicadores Sintticos

Em um tubo de ensaio vazio, colocou 5 ml de NaOH. Pingou duas gotas de Fenolftalena e a mistura adquiriu a cor rosa.

Em outro de ensaio vazio, colocou 5 ml de NaOH. Pingou duas gotas de Azul de Metileno e a mistura adquiriu a cor azul.

Em um tubo de ensaio vazio, colocou 5 ml de HCl. Pingou duas gotas de Fenolftalena, e a mistura continuou transparente.

Em outro tubo de ensaio, colocou 5 ml de HCl. Pingou duas gotas de Azul de Metileno e a mistura adquiriu uma colorao azul, pouco mais claro do que o mesmo indicador no NaOH.

CONCLUSO

Na experincia com o indicador de pH natural o repolho roxo, pudemos observar a variedades de cores, quando um acido (HCL), uma base fraca (NH3OH), uma base forte (NaOH), quando ocorria a neutralizao com o HCL e o NaOH, e ate a alterao de temperatura na colocao de lcool metlico. Apesar de existir indicadores qumicos, os naturais como o repolho roxo, podem substituir os qumicos em procedimento de titulao, neutralizao e at para determinar a extenso de uma reao qumica. J nos indicadores qumicos, notamos que com muito pouco conseguimos a reao desejada, com a fenolftalena verificamos a sua intensa reao na base NaOH, e a sua no interao com o acido HCL que foi onde ficou incolor, pois este indicador s tem interao colorimtrica a partir do pH 8,0, qualquer valor abaixo disto ele fica incolor. Porem no azul de metileno no teve muita variao da cor azul, e em nossa pesquisa podemos verificar que suas propriedades no so de indicador de pH e sim um indicador de oxidante, que em ambiente oxidante ele se torna azul, e quando esta em ambiente redutor de oxidao ele fica incolor. Foi o que vimos sem ter o conhecimento que quando colocamos o azul de metileno na base, NaOH ele reagiu com o oxignio, que uma substancia altamente oxidante da base e da gua que contida na soluo, e isto justifica o azul forte desta amostra, j no acido, HCL s tnhamos o oxignio da gua que contido na soluo, e como nesta amostra tnhamos menos oxignio d se o motivo do azul claro.

BIBLIOFRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Indicador_de_pH consultado em 22/09/2011 as 00h47min OHLWEILER, O. A., Qumica analtica quantitativa, 3a ed., Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1982, vol. 1 e vol. 2. SABNIS, Ram Wasudeo; Handbook of acid-base indicators; CRC Press, 2007. http://pt.wikipedia.org/wiki/Azul_de_metileno consultado em 22/09/2011 as 15 h e 0min. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenolftale%C3%ADna consultado em 22/09/2011 as 15 h e 20 min.

Das könnte Ihnen auch gefallen