Sie sind auf Seite 1von 2

Classe java.util.

ArrayList<T>
Miguel Jonathan agosto de 2010. a) Objetos dessa classe possuem a funcionalidade de uma lista de objetos. A lista s pode conter referncias a objetos, e todas as referncias devem ser do mesmo tipo T. Por exemplo, um ArrayList<String> uma lista de strings, e todos os seus elementos sero referncias do tipo String. b) Para criar uma lista de strings: ArrayList<String> lista = new ArrayList<String>(); O efeito criar uma lista vazia. Ao contrrio dos vetores (array) uma lista inicialmente tem tamanho zero. c) O mtodo int size() informa quantos elementos esto na lista. Para inserir elementos no final de uma lista, usa-se o mtodo add(T elemento), sucessivamente. Os elementos da lista so indexados a partir de zero: lista.add("UFRJ"); // uma referncia a essa string ser colocada na posio 0 da
lista

lista.add("UFF");
lista

// uma referncia a essa string ser colocada na posio 1 da // uma referncia a essa string ser colocada na posio 2

lista.add("PUC-Rio");
da lista

d) possvel inserir no meio da lista, com o mtodo: void add(int indice, T elemento). O elemento do segundo parmetro ser inserido na posio dada pelo primeiro argumento. O elemento que estava nessa posio, e todos os seguintes, sero deslocados uma posio para a direita. Por exemplo: lista.add(1, "UFRRJ") faria com que a lista do exemplo acima ficasse com os elementos: UFRJ, UFRRJ, UFF, PUC-Rio, nesta ordem. e) Toda instncia de ArrayList capaz de se expandir automaticamente, obtendo mais espao de memria medida que novos elementos so inseridos. no h limite pr-definido, como ocorre com os vetores. O programador no precisa se preocupar com alocar espao para os elementos de uma lista. f) Para obter um elemento da lista utiliza-se o mtodo abaixo: T get(int indice) - retorna o elemento da lista que est na posio indice. Ex: System.out.println(lista.get(2)); // imprimir PUC-Rio g) Elementos de uma lista podem ser removidos. Em vetores tradicionais essa operao impossvel. Ao se remover um elemento de uma lista, a lista se contrai. O elemento seguinte passa a ter o ndice da referncia removida. Por exemplo, se na lista acima removermos o elemento "UFF", o elemento "PUC-Rio" passar a ser o segundo elemento da lista, com ndice 1. Para remover um elemento, pode-se usar 2 mtodos: T remove(int indice) - remove o elemento na posio indice, e retorna a referncia removida. Dar erro se o ndice fornecido estiver fora dos limites. boolean remove (Object obj) remove o primeiro elemento x da lista que for igual a obj, no sentido que x.equals(obj) == true.Retorna true se for encontrado e removido algum elemento, e false em caso contrrio. h) Podemos alterar o valor de um elemento da lista usando o mtodo set:

T set(int indice, T elemento) esse mtodo substitui o elemento atual no posio indice da lista, pelo elemento passado no segundo parmetro. Por exemplo: lista.set(0, "Unirio") substituir a referncia a "UFRJ" por uma referncia a "Unirio", na lista do exemplo. H ainda vrios outros mtodos para manipular listas. Consulte a API da classe.

Das könnte Ihnen auch gefallen