Sie sind auf Seite 1von 14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

Jornalismo Cultural: conceitos e reflexes contemporneas1 Karina Maria da Silva ARRUDA2 Janyele Mayse Botelho de OLIVEIRA3 Dbora TAVARES4 Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiab, MT

Resumo O presente trabalho um estudo sobre o jornalismo cultural, considerando histria, conceitos e reflexes contemporneas sobre este ramo do jornalismo, sem desconsiderar os conceitos de cultura e a relao existente entre ela e a sociedade. Para alcanar os objetivos da pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliogrfica, onde foram estudados alguns dos principais autores sobre o tema na atualidade. Chega-se concluso que o jornalismo cultural da contemporaneidade muito diferente do original, pois perdeu seu lado opinativo e crtico da cultura e tornou-se um jornalismo mais dedicado divulgao de eventos culturais.

Palavras-chave: Comunicao; Jornalismo; Jornalismo Cultural.

1. Introduo O jornalismo cultural ganha cada vez mais espao entre o pblico leitor. Os cadernos culturais tm grande importncia para a relao do jornal com o leitor e viceversa, pois as sees culturais esto entre as pginas mais lidas dos grandes jornais e revistas. Entretanto este consiste em mais do que emitir opinies sobre livros, filmes, eventos e outros elementos culturais. A riqueza de temas que pode ser abordada ampla, porque a cultura est em tudo que produzido pelo esprito humano.

Trabalho apresentado no IJ 1 Jornalismo do XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste, realizado de 8 a 10 de junho de 2011.
2

Estudante de Graduao do 3 semestre do Curso de Comunicao Social com habilitao em Jornalismo da UFMT, email: karinaturismologa@hotmail.com.
3

Estudante de Graduao do 3. semestre do Curso de Comunicao Social com habilitao em Publicidade e Propaganda da UFMT, email: janyele_oliveira@hotmail.com.
4

Orientadora do trabalho. Professora Dra. Do Curso de Comunicao Social da UFMT, Professora do Programa de Ps-graduao de Estudos de Cultura Contempornea ECCO/ UFMT e lder do grupo de pesquisa de estudos de mdia e cultura- EMiC, email: debora.tavares@terra.com.br.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

2. A Cultura e a Civilizao A palavra cultura possui diversos e diferenciados significados. Embora a sua origem seja facilmente identificada. Segundo Gomes (2009, p. 4), A palavra cultura deriva do vocbulo latino culturam, referindo-se ao ato de cultivar o solo ou tcnica empregada nessa atividade. [...] A aplicao do termo em relao sociedade, porm, s se tornou comum na segunda metade do sculo XVIII. Diferentemente da origem, o significado de cultura possui muitas conceituaes com diferentes e contraditrios pontos de vista. Siqueira (2007, p. 110) afirma que Estamos diante de um paradoxo: para construir um conceito como o de cultura, preciso estar vinculado a uma determinada forma de ver o mundo chamada tambm de cultura. Ainda segundo a autora:
As primeiras tentativas de definir o termo cultura foram elaboradas por antroplogos evolucionistas como Tylor, Morgan e Frazer. Tylor definiu cultura como um todo complexo que inclui uma infinita gama de esferas da ao humana, indo da linguagem at a economia. A despeito da tentativa de forjar um conceito cientfico, a palavra cultura, oriunda do latim, significava no sculo XIII os cuidados dispensados terra ou ao gado (Cuche, 1999). Na metade do sculo XVI, o termo cultura foi empregado para designar o desenvolvimento de uma faculdade humana da mesma forma que se cultivava o solo. interessante notar que o sentido do termo sofre uma transformao, passando do cultivo de alguma coisa para cultura como uma ao de aprimorar o homem. No obstante, da cultura da terra cultura do esprito humano, tem-se a passagem de um plano concreto para um plano abstrato: o pensamento (SIQUEIRA, 2007, p. 111).

No perodo do Iluminismo, durante o sculo XVIII, cultura passa a ser compreendida como a formao ou educao do esprito. Em seguida, houve uma
inverso nessa estrutura: passando a cultura ao de educar a designar o indivduo que fosse ou no seu portador. De uma ao, instruir, passa-se a um estado: ter ou no ter cultura. (SIQUEIRA, 2007, p. 111).

A partir da viso dos Iluminismo, que aceita como humano aquele que tem cultura, estabeleceu-se a diviso da sociedade em dois elementos distintos: os povos com formao educacional passam a ser vistos como civilizados e aqueles sem

formao como selvagens. Entretanto, ainda segundo Siqueira, Rousseau tinha uma viso contrria, embora ainda preservasse a dicotomia da cultura. Para ele,
o indivduo possuidor de cultura no foi visto como algo positivo, muito ao contrrio, ganhou uma carga negativa. Os povos que no possuam cultura, no socializados, foram valorizados justamente por no terem

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

ainda sufocado sua essncia natural que, para Rousseau, era boa (SIQUEIRA, 2007, p. 111).

O significado da palavra cultura to complexo e possui tantas definies diferentes que os antroplogos Alfred L. Kroeber e Clyde Kluckhohn registraram a existncia de 164 diferentes definies de cultura, em 1952, que podem ser reduzidas a dois grupos: o primeiro, restrito, referindo-se a como um grupo organiza seu repertrio simblico, e o segundo, amplo, abrangendo todo o conjunto tecnolgico transmissvel. (GOMES, 2009, p. 4). Destes grupos se originaram as vises antropolgica e humanista da cultura. A antropologia v na cultura uma natureza plural e relativista [...] J os humanistas a associam a alguns produtos do esprito humano apontados como culturais ex: poesia, msica, pintura -, o que faz com que considerem que algumas pessoas tm cultura e outras no. (GOMES, 2009, p. 4). A viso humanista considera que as artes levam o homem a um estado de perfeio mental. Da surge a distino entre as culturas popular e erudita. Ainda segundo o mesmo autor, estas vises so frutos da obra do filsofo alemo Johann Gottfried von Herder.
Estas vises distintas vm do sculo XVIII e tm razes na obra do filsofo alemo Johann Gottfried von Herder. Ele considerado o fundador tanto do sentido antropolgico da cultura, ao defender a pluralidade das culturas humanas, quanto do humanista, ao enxergar no trabalho artstico e intelectual o ponto mximo da expresso cultural. Enquanto seu conterrneo Immanuel Kant opunha os conceitos cultura, relacionado aos valores morais do indivduo, e civilizao, associado aos valores materiais, Herder integrava-os, ao ver na cultura no s o que homem pensa, mas tambm o que faz. Ao se referir a tenses entre divises dentro de uma mesma cultura (subculturas) ou nas relaes entre diferentes culturas, Herder tambm antecipou a viso marxista da sociedade como uma arena onde se d a luta de classes (GOMES, 2007, p. 4).

Alfred L. Kroeber, em 1917, dizia que a cultura s era explicvel em seus prprios termos e no sob prismas psicolgicos ou racistas. Afirmava ainda que a cultura superorgnica, no sendo resultado das aes humanas, mas ao contrrio, ela a condutora dessas aes e possui lgica prpria e independente. Gomes afirma ainda que,
A antropologia cultural adotou vrias linhas de investigao. Uma delas, a simbolicidade da cultura, afirma que todos os elementos culturais fala, objetos, aes tm um significado prprio, o que os torna signos, permitindo a caracterizao das culturas como sistemas

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

de smbolos e a aplicao da semitica para seu estudo (GOMES, 2007, p. 5).

Segundo a autora Siqueira (2007, p. 112) Para entender o que hoje podemos chamar de jornalismo cultural, preciso considerar a forma como a noo de cultura foi especialmente construda na Frana e na Alemanha do sculo XVII.
No sculo XVIII, falamos de cultura como sendo a expresso do que h de mais singular em cada povo da face da Terra e que no se confunde com nenhum outro. Temos, portanto, a noo alem Kultur, pensada pelos intelectuais alemes do sculo XVIII Para burgueses e intelectuais, os modos, gestos, costumes e hbitos da aristocracia alem, tidos como refinados, eram manifestaes falsas e superficiais copiadas da civilizao francesa. Em oposio ao estilo de vida superficial das cortes, estariam os autnticos valores culturais que expressariam o esprito alemo (Cuche, 1999 apud SIQUEIRA, 2007, p. 112).

Contrria noo alem da cultura, estava a viso francesa que via a cultura como universal, comum a toda a humanidade. Siqueira (2007, p. 112) afirma que para os franceses cultura seria sinnimo de civilizao na lngua francesa do sculo XVIII. Cultura e civilizao significavam a totalidade dos saberes tais como as artes, as letras, a cincia e a filosofia, que permitem que o homem se diferencie da natureza. A viso francesa entende a cultura e civilizao como sinnimos. Sob esta viso, um povo sem civilizao no tinha cultura. Para Siqueira (2007, p. 112) Civilizao uma noo carregada de valores etnocntricos e evolucionistas ao tomar a Frana como sendo a nao mais civilizada dentre todas. Povos diferentes trazem a capacidade de se civilizar. Ou seja, de se aproximar e um dia ser iguais Frana. Ainda segundo a autora, os critrios que eram utilizados para julgar um povo em civilizado ou nocivilizado era o desenvolvimento tecnolgico e cientfico nos sculos XVIII e XIX.
No sculo XVIII, enquanto civilizao significava para os franceses o desprendimento do homem da irracionalidade do mundo natural, selvagem e desordenado, para os intelectuais alemes implicava formas ilusrias, epifenomenais e no verdadeiras copiadas pelos membros das cortes. Kultur, a verdadeira e profunda cultura de um povo, seria a oposio simtrica da noo de civilizao, algo superficial e efmero (SIQUEIRA, 2007, P. 112).

Para Siqueira (2007, p. 112) o Jornalismo Cultural poderia se aproximar do sentido de Kultur ao ao expressar valores, idias e modos de ser de um povo, revelando aspectos internos, ocultos, profundos. Ela afirma ainda que A nfase de uma parte do jornal como sendo eminentemente cultural parece obedecer mesma dicotomia entre

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

civilizao e cultura para os intelectuais alemes. (SIQUEIRA, 2007, p. 113). Isso explica tambm a abordagem dos cadernos culturais com temas ligados s artes, s letras, filosofia, religio, dana. Enfim, assuntos que valorizam as realizaes interiores e espirituais do ser humano, tomando uma posio contrria s vises que reconhecem na cultura todo e qualquer tipo de produo humana.

3. Histria do Jornalismo Cultural 3.1 Origem e Evoluo do Jornalismo Cultural No h como afirmar com certeza quando surgiu o chamado jornalismo cultural, embora Piza (2003, p. 12) afirme que ele produto de uma era que se inicia depois do Renascimento. Nesse perodo as mquinas j transformavam a economia, a imprensa j havia sido por Gutemberg e o Humanismo se espalhava por toda a Europa. Uma das publicaes mais antigas que se tem conhecimento a abordar esse ramo do jornalismo a revista francesa Journal des Savants de 1665 que, segundo Gomes (2009, p. 10), veiculava resumos de livros lanados na Europa, bibliografia de escritores famosos e artigos sobre literatura, filosofia e cincias. Um dos escritores de grande importncia para a origem do jornalismo cultural foi o britnico Daniel Defoe, autor de Robinson Cruso, que durante quase dez anos (1704-1713) escreveu sozinho Review, um peridico da corte. (PIZA, 2003, p. 13). Mas do ano de 1711 que data um dos marcos do jornalismo cultural, quando dois ensastas ingleses, Richard Steele e Joseph Addison, fundaram a revista diria The Spectator, com a finalidade de Tirar a filosofia dos gabinetes e bibliotecas, escolas e faculdades, e levar para clubes e assemblias, casas de ch e cafs. (PIZA, 2003, p. 11). Essa revista falava de livros, peras, costumes, festivais de msica e teatro, poltica.
Desde o comeo do sculo XVIII, com a produo pioneira de jornalistas-escritores como Swift, Defoe, Addison e Steele para peridicos como The Taler, The Spectator, The Review e The Examiner, o campo do chamado Jornalismo Cultural no parou de crescer e se expandir no mundo inteiro, com um aspecto mais de haute vulgarisation e do profundo processo de socializao e diversificao cultural deflagrado pela imprensa de Gutenberg em meados do sculo XV (RIVERA, 2000, p.41 apud LOPEZ e FREIRE, p.3).

Foi tambm neste perodo que surgiu o pai de todos os crticos culturais, Samuel Johnson, ou simplesmente Dr. Johnson, que escrevia em The Rambler. Segundo Piza (2003, p.13) suas resenhas da prosa e poesia de seus contemporneos, seus ensaios

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

sobre Shakespeare, seus estudos sobre a lngua inglesa, suas reflexes sobre todos os assuntos [...] fizeram dele o homem de letras mais lido e temido de seu tempo. Depois de Dr. Johnson, William Hazlitt que escrevia em The Examiner foi um dos escritores mais importantes do jornalismo cultural. Piza (2003, p.14) afirma que ele guiava o gosto de toda uma gerao no final do sculo XVIII. Piza (2003, p. 13) afirma que Iniciava-se ento, graas ao poder multiplicador da imprensa, uma era de ouro do jornalismo europeu, to influente na modernidade quanto as revolues polticas, as descobertas cientficas, a educao liberal ou o romance realista. Lopez e Freire (p. 3) explicam que O crescimento do Jornalismo Cultural em outros centros urbanos europeus se deu no mesmo sculo, com o fortalecimento dos estados nacionais e o surgimento do pblico e demanda por produtos culturais. Srgio Luiz Gadini (2003b) destaca que, em Lisboa, isso acontece a partir do ano de 1755. O autor ressalta que foi apenas nos anos de 1800 que se pde encontrar vestgios histricos de uma atividade cultural mais intensa, em Paris, Barcelona e algumas cidades italianas (LOPEZ e FREIRE, p.3). Em meados do sculo XIX, quando a industrializao j tinha tomado conta da Europa e da histria, o ensasmo e a crtica cultural se tornaram ainda mais influentes. (PIZA, 2003, p. 15). Crticos como o ingls John Ruskin e o francs Marcel Proust, que escrevia no Le Figaro e foi influenciado pelo primeiro, marcaram essa poca. A histria do jornalismo cultural tambm registra crticos antecessores, como o Sainte-Beuve, que considerado o papa francs da crtica oitocentista. Este escrevia nos jornais Le Globe e Le Constitutionnel no incio do sculo XIX. Depois dele o jornalista cultural ganhou status: ele poderia desenvolver uma carreira exclusivamente como crtico e articulista, independente de academias ou de uma obra ficcional; a tarefa tinha sua prpria dignidade. (PIZA, 2003, p. 15). No sculo XVIII, perodo iluminista, encontramos Denis Diderot, editor-chefe da Enciclopdia e grande crtico de arte da poca. E no incio do sculo XIX o poeta Charles Baudelaire. A diferena entre esses dois e Sainte-Beuve que este ltimo adquiriu reputao apenas por seu trabalho como crtico. Neste perodo encontra-se as referncias aos chamados folhetins, que eram os espaos dos rodaps dos jornais. Gomes explica:

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

Este espao do rodap ficou consagrado com o nome de folhetim, principalmente a partir da publicao de Les Mystres de Paris, de Eugne Sue, no Journal des Dbats de junho de 1842 a outubro de 1843. Sue no era o primeiro: o La Presse j trouxera La Vieille Fille, de Honor de Balzac, em captulos dirios em 1836. No folhetim, alm de romances, eram publicados contos, novelas, crtica literria, artstica e poltica (GOMES, 2009, p. 10).

Na Alemanha, no sculo XVIII o crtico mais famoso foi G.E Lessing que analisava as produes do teatro, literatura e pintura da capital alem. Este escrevia para o jornal Berlinische Privilegirte Zeitung. E no sculo XIX tivemos Heinrich Heine outro grande poeta, que mesclava crtica social e polmica literria que, na verdade, o fizeram perseguido em seu pas e popular na Frana. (PIZA, 2003, p. 16).
O irlands George Bernard Shaw, em sua atuao na imprensa inglesa, inovou a atividade ao considerar na anlise esttica aspectos sociais e polticos. Enquanto o tambm irlands Oscar Wilde defendia que a crtica cultural era uma forma de arte, Shaw ia mais longe, reivindicando para o jornalismo o status de mais alta forma de literatura. Quanto a jornalismo ser literatura, concordavam com ele o brasileiro Alceu Amoroso Lima e o americano T. S. Eliot (GOMES, 2009, p. 10).

O jornalismo cultural no ficou apenas na Europa, no sculo XIX ele chegou s Amricas e se tornou influente em pases como o Brasil e os Estados Unidos. Nos EUA pr-Guerra Civil, a figura maior da crtica (...) foi Edgar Allan Poe. (PIZA, 2003, p. 16). J no sculo XIX o ensasta e articulista Henry James escrevia nos jornais e revistas de Nova York, como o New Yorker Tribune. Mas no final do sculo XIX o jornalismo comeou a mudar e, com ele, o estilo da crtica cultural feita em peridicos. (PIZA, 2003, p. 17). No mesmo perodo, em Londres, o irlands George Bernard Shaw foi crtico de arte, teatro, literatura e msica em Saturday Review e The World.
Sua coluna semanal iniciada nessa publicao em 1890 e intitulada simplesmente G.B.S. misturava polmica poltica, observao social e anlise esttica, era discutida em toda a Inglaterra (e sua repercusso chegava a outros pases, especialmente os EUA) e criou um novo modelo de jornalismo cultural. As crticas das artes saram de seu circuito de marfim: Shaw as lanou no meio da arena social, exigindo que se comprometessem com as questes humanas vivas, mostrando, por exemplo, que uma pera de Mozart era composta de muito mais elementos que as belas melodias e o figurino pomposo. O crtico cultural agora tinha de lidar com idias e realidades, no apenas com formas e fantasias (PIZA, 2003, p. 17).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

Em Viena, Karl Kraus fundou a revista Die Fackel em 1899. Nesta revista unia stira poltica e comentrio esttico e que ele mais tarde passou e escrever inteiramente sozinho, at ser fechada em 1936 por causa da tirania nazista. (PIZA, 2003, p. 18). Deste modo, o jornalismo cultural comeou a se renovar e tomar nova forma. Como retrata Piza (2003, p. 18) At a virada para o sculo XX, o jornalismo era feito de escasso noticirio, muito articulismo poltico e o debate sobre livros e artes. Mas a modernizao da sociedade transformou tambm a imprensa. O jornalismo cultural acompanhou as mudanas ocorridas no jornalismo e tomou uma forma mais moderna. Ainda segundo Piza (2003, p. 19), comeou a utilizar a reportagem e a entrevista, alm de fazer crticas de arte mais breves e participantes.

3.2 O Jornalismo Cultural no Brasil O jornalismo cultural no Brasil, segundo Piza (2003, p. 16) s ganharia fora no final do sculo XIX e dele nasceria o maior escritor nacional, o nosso Henry James, Machado de Assis. O autor foi crtico de teatro e polemista literrio, escreveu ensaios e resenhas. Outros autores literrios que tambm deram sua contribuio ao jornalismo cultural foram o Jos Verssimo, editor da Revista Brasileira, Slvio Romero e Araripe Jr. Gadini aponta outra origem:
Como se sabe, esse processo s vai acontecer no Brasil ainda que de forma lenta, devido ao alto ndice de analfabetismo, baixa concentrao urbana, dentre outros fatores a partir do sculo XIX, tendo como marco a vinda da famlia real em 1808. Na prtica, em termos urbanos e pblicos, s vai ser possvel falar em consumo e crtica cultural algumas dcadas mais tarde. Ou, para ser mais exato, a partir das ltimas dcadas daquele sculo. E, de modo mais significativo, a partir dos anos 1930 (GADINI, 2003a, p. 217 apud LOPEZ e FREIRE, p. 4).

Lopez e Freire ainda fazem mais um apontamento acerca do jornalismo cultural no Brasil. Eles citam Rivera:
De forma complementar, Rivera (2000) atribui esse crescimento nas primeiras dcadas do sculo XX ao aparecimento dos movimentos culturais e literrios de vanguarda que publicaram diversas revistas com suas propostas ideolgicas e estticas. Entre elas esto Klaxon, Revista de Antropofagia, Esttica, Terra Roxa, Leitura, Don Casmurro, Diretrizes, Esprito Novo, Hierarquia, etc. (LOPEZ e FREIRE, p. 4).

Depois da gerao de Machado de Assis e Jos Verssimo, segundo Piza (2003, p. 32) os jornais e revistas brasileiras vo dar mais espao ao crtico profissional e informativo, que no s analisa as obras importantes a cada lanamento, mas tambm
8

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

reflete sobre a cena literria e cultural. Muitos escritores brasileiros passaram pelo jornalismo e pela crtica, antes mesmo da literatura, devido s dificuldades de se viver dela no Brasil. Exemplos so os escritores Lima Barreto e Mrio de Andrade. O ltimo foi ensasta e crtico sobre msica e literatura, embora tambm abordasse as artes visuais e temas como o folclore e a poltica cultural. Em 1928 surgiu a revista O Cruzeiro, que marcou a poca por publicar contos de autores como Jos Lins do Rego e Marques Rebelo, artigos de Vincius de Moraes e Manuel Bandeira, ilustraes de Anita Malfatti e Di Cavalcanti, colunas de Jos Cndido de Carvalho e Rachel de Queiroz entre outros nomes importantes. A revista foi a mais importante do Brasil nas dcadas de 30 e 40. Dos anos 40, na revista Diretrizes, data uma das poucas publicaes do jornalismo brasileiro na reportagem literria. Essa abordagem rara no jornalismo cultural brasileiro, segundo Piza (2003, p. 33) se explica pela economia (revistas com textos longos sempre foram vistas como comercialmente inviveis), mas tambm pela cultura (o jornalismo cultural brasileiro amadureceu tardiamente. A crnica, no

entanto, sempre teve espao nas revistas e jornais produzidos no Brasil, sendo, portanto, uma modalidade do jornalismo cultural brasileiro. A grande poca da crtica em jornal no Brasil comearia tambm nos anos 40 e se estenderia at o final dos anos 60. (PIZA, 2003, p. 34). Dois nomes ficaram famosos neste gnero, lvaro Lins e Otto Maria Carpeaux. Ambos combinavam em seus textos o jornalismo e o enciclopedismo, com vises polticas sensatas e apurado estilo ensastico. (PIZA, 2003, p. 34). Trabalharam no jornal Correio da Manh ao lado de Graciliano Ramos, Aurlio Buarque de Holanda, Carlos Drummond de Andrade e Antonio Callado. Ainda segundo Piza, lvaro Lins
estabeleceu um padro com seu Rodap Literrio, fazendo a chamada crtica impressionista - em que o crtico descreve em primeira pessoa suas impresses sobre o livro -, mas com um padro de exigncia e argumentao inditos na imprensa brasileira, porque livre das foras do compadrio e da convenincia (PIZA, 2003, p. 35).

Carpeaux, que era austraco e emigrara para o Brasil em 1939 e se naturalizara brasileiro em 1944, era autor mestre de ensaios curtos e das resenhas ensasticas. Refletiu sobre a literatura e a cultura brasileiras, derrubando mitos e selecionado clssicos autores brasileiros como Machado de Assis, Carlos Drummnod e Graciliano Ramos.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

Muitos outros crticos tambm foram importantes para o jornalismo cultural das dcadas de 40 e 50, como Srgio Buarque de Holanda, Augusto Meyer, Brito Broca e Franklin de Oliveira. Os dois grandes crticos de cinema do pas Moniz Viana e Jos Lino Grunewald. Os polemistas Paulo Francis e Carlos Heitor Cony, alm de Ruy Castro, Srgio Augusto e Nelson Rodrigues. No final da dcada de 50 o Jornal do Brasil, foi que praticamente instituiu o lide no jornalismo brasileiro. Alm disso, este jornal criou o Caderno B, precursor do moderno jornalismo cultural brasileiro. Neste perodo ainda destacavam-se os jornais ltima Hora e Dirio Carioca. No incio dos anos 60, outro marco histrico criado, agora em So Paulo: o Suplemento Literrio de O Estado de S. Paulo. (PIZA, 2003, p. 37). Esse suplemento lanou um modelo que foi seguido por todos os cadernos de outros jornais da poca e segundo Piza tornou os anos 60 a dcada mais memorvel do jornalismo cultural brasileiro. (PIZA, 2003, p.37). Paulo Francis mais um dos crticos que surgiram nesse perodo. Foi crtico de teatro no Dirio Carioca e desejava um teatro com mais autores nacionais e mais profissionalismo. Anos mais tarde Francis ampliou sua abordagem para o jornalismo cultural em geral e tornou-se jornalista do Correio da Manh. Pouco mais de trs dcadas depois, foi comentarista da TV Globo e de mesa-redonda no canal GNT. Nos anos 60, Francis ainda participou de duas revistas que entraram para a histria do jornalismo cultural, a revista Senhor e a Diners. Ambas traziam reportagens interpretativas, crtica cultural, inditos literrios, humor, roteiro e sees de moda e comportamento. No final da dcada de 60 ainda participou de mais um experimento, O Pasquim, um tablide que reunia humor, poltica e cultura. Foi nos anos 80 que os dois principais jornais paulistas A Folha de So Paulo e O Estado de So Paulo criaram seus cadernos culturais dirios, a Ilustrada e o Caderno 2. Em Ilustrada, as reportagens possuam tom autoral, e o autor, misto de reprter e crtico [...] endossava opinativamente aquilo que anunciava. (PIZA, 2003, p. 40). Este caderno manteve esse estilo at os anos 90, quando a opinio diminuiu e a agenda passiva passou a ser mais explorada. O Caderno 2 teve seu apogeu no final dos anos 80, com jornalistas como Wagner Carelli, Zuza Homem de Melo, Enio Squeff e outros. J na dcada de 90 o Caderno 2 abordava mais o teatro, literatura e arte, perfil que segundo Piza permanece

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

mais ou menos at hoje, sem a mesma qualidade de texto e a mesma fora de opinio. (PIZA, 2003, p. 41). Outra caracterstica dos anos 90 a presena cada vez maior de assuntos que no fazem parte das chamadas sete artes (literatura, teatro, pintura, escultura, msica, arquitetura e cinema), como moda, gastronomia e design. (PIZA, 2003, p. 41).

4. O Jornalismo Cultural: conceituaes e reflexes a respeito do seu papel Como vimos anteriormente, o significado de cultura por si s j complexo e amplo. O jornalismo cultural, por sua vez, passou por muitas transformaes ao longo do
tempo. Ento o que jornalismo cultural?

Segundo Frias (2001 apud CUNHA, FERREIRA e MAGALHES, 2002, p. 4), poderamos afirmar que o jornalismo sempre cultural na medida em que exprime o gesto humano dentro de contextos ideolgicos, polticos, enfim, dentro da tessitura social e de relaes. Diante disso, o jornalismo cultural tende a optar por um conceito mais restrito de cultura, que se concentra nas atividades artsticas e no entretenimento. (CUNHA, FERREIRA e MAGALHES, 2002, p. 4). O jornalismo cultural , ou pelo menos deveria ser, mais do que a divulgao dos produtos das setes artes ou de entretenimento. Basso (2006, p. 2), diz que Se por Jornalismo Cultural fosse entendida apenas a veiculao do gosto literrio-artstico, deveria, ento, ser chamado de Jornalismo de Artes. Para a autora a definio mais abrangente e coerente de jornalismo cultural a formulada por Jorge Rivera, que o conceitua como:
[...] uma zona muito complexa e heterognea de meios, gneros e produtos que abordam com propsitos criativos, crticos, reprodutivos ou divulgatrios os terrenos das belas artes, as belas letras, as correntes do pensamento, as cincias sociais e humanas, a chamada cultura popular e muitos outros aspectos que tm a ver com a produo, circulao e consumo de bens simblicos, sem importar sua origem ou destinao (RIVERA, 2003, p. 19 apud BASSO, 2006, p. 2-3).

J Gomes (2009, p. 8) conceitua o jornalismo cultural como o ramo do jornalismo que tem por misso informar e opinar sobre a produo e a circulao de bens culturais na sociedade. Complementarmente, o jornalismo cultural pode servir como veculo para que parte desta produo chegue ao pblico.
[...] certo que a imprensa reflete e, ao mesmo tempo, forma certa concepo social de cultura. Por intermdio daquilo que elege como

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

pauta e do destaque que d a alguns fatos em detrimento de outros, interfere no consumo social dos bens culturais. Logo, a cobertura realizada pela imprensa dinamiza e documenta o campo artstico e cultural, age na formao de pblicos e fornece parmetros de valor para a interpretao da cultura de um determinado local e poca (SEGURA, GOLIN e ALZAMORA, p. 2).

por isso que o jornalismo cultural no deveria se dedicar quase que exclusivamente agenda, como tem acontecido desde a dcada de 90 em muitos peridicos existentes no Brasil.
o papel do jornalismo cultural no apenas anunciar e comentar obras e lanamentos, assim como seus autores, nos diversos setores das artes. tambm refletir e, com isso, causar uma reflexo na populao sobre vrios aspectos que cercam o comportamento e hbitos sociais, fazendo contato com a realidade poltico-econmica da qual a cultura parte integrante. Cultura expandir horizontes, contribuindo dessa maneira para enxergar melhor o que h ao redor, e sob esse olhar que a cultura deve estar presente no jornalismo cultural (PADILHA e PASSOS, 2007, p. 13).

Riviera tambm analisa o jornalismo cultural, sob o ponto de vista do seu papel, levando em considerao a responsabilidade social existente:
o melhor jornalismo cultural aquele que reflete lealmente as problemticas globais de uma poca, satisfaz demandas sociais concretas e interpreta dinamicamente a criatividade potencial do homem na sociedade (tal como se expressa em campos to variados como das artes, das idias, das letras, das crenas, das tcnicas etc.) (RIVEIRA, 2003, p. 11 apud BASSO, 2006, p. 5).

Para melhor compreenso preciso entender que o jornalismo cultural, como diz Basso (2006, p. 10) realiza a difuso e a anlise crtica das culturas - formatando um frum pblico de manifestao do pensamento. Neste trecho a autora afirma que o jornalismo cultural tem um duplo papel, o de analisar e divulgar os produtos da chamada cultura ilustrada ou sete artes (literatura, pintura, escultura, teatro, msica, arquitetura e cinema), mas tambm abrange a cultura popular, que revelam os hbitos sociais do cotidiano atravs do modo de ser e se portar. necessrio que o jornalismo cultural, e que o jornalista por conseguinte, tenha uma viso cultural desprovida de preconceitos ou discriminaes quanto cultura de massas, popular ou erudita. Deve observar a cultura de modo amplo e sem divises etnocntricas e discriminatrias, para que o seu papel seja desempenhado de forma ampla, clara e imparcial.

12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

5. Consideraes Finais As observaes e autores apresentados nesta pesquisa visavam cumprir o objetivo inicial de compreender como o jornalismo cultural se situa na contemporaneidade, em comparao aos antigos formatos, e quais so as vises dos estudiosos a respeito de sua formatao atual. No era, pois, objetivo deste artigo fazer julgamento de valor sobre um outro formato do ramo jornalstico apresentado. Verifica-se que o jornalismo cultural, desde sua origem, veio se modificando ao longo do tempo. O formato e assuntos abordados atualmente, bem como a construo dos textos so diferentes dos encontrados nos sculos XVIII, XIX, e incio de XX, como demonstram os autores estudados. Percebe-se, no entanto, uma necessidade de abordagens mais completas e amplas no jornalismo cultural contemporneo. preciso analisar a cultura como algo mais amplo, que vai alm dos produtos da Indstria Cultural. Referncias BASSO, Eliane Ftima Corti. Jornalismo Cultural: uma anlise sobre o campo. 2006. Disponvel em: <www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1869-1.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2011. CUNHA, Leonardo Antunes; FERREIRA, Nsio Antnio Teixeira; MAGALHES, Luiz Henrique Vieira de. Dilemas do jornalismo cultural brasileiro. 2002. Disponvel em: <www.bocc.ubi.pt/pag/cunha-ferreira-magalhaes-dilemas-do-jornalismo.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2011. GOMES, Fbio. Jornalismo Cultural. Brasileirinho Produes, 2009. Disponvel em: <www.jornalismocultural.com.br/jornalismocultural.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2011. LOPEZ, Dbora; FREIRE, Marcelo. O jornalismo cultural alm da crtica: um estudo das reportagens na revista Raiz. Disponvel em: <www.bocc.ubi.pt/pag/lopezdebora-freire-marcelo-jornalismo-cultural.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2011. MAGALHES, Marina. Polarizaes do Jornalismo Cultural. Joo Pessoa, PB: Marca de Fantasia, 2010. Disponvel em: <www.marcadefantasia.com/ebook/jornalism o-cultural-ebook.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2011. PADILHA, Amanda dos Santos; PASSOS, Juliane Fioravante Freitas. A Internet e o Jornalismo Cultural: estudo de caso do site Overmundo. Ribeiro Preto, 2007. Disponvel em: <www.overmundo.com.br/.../a-internet-e-o-jornalismo-cultural-estudode-caso -do-site-overmundo>. Acesso em: 1 mai. 2011.

13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Centro-Oeste Cuiab MT - 8 a 10 de junho de 2011

PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. So Paulo: Contexto, 2003. SEGURA, Aylton; GOLIN, Cida; ALZAMORA, Geane. Jornalismo Cultural: trajetrias e reflexes. Disponvel em: <www6.ufrgs.br/lead/producao.../6.Segura_golin _alzamora.pdf>. Acesso em: 1 mai. 2011. SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira; SIQUEIRA, Euler David de. A Cultura no Jornalismo Cultural. 2007. Disponvel em: <http://www.ppgcomufjf.bemvindo.net/lumina/index.php?journal=edicao&page=article&op=viewFile&path[]=5&pat h[]=15>. Acesso em: 1 mai. 2011.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen